You are on page 1of 75

INTERPRETAES DO BRASIL

AUTORES: JULIA ODONNEL E CELSO CASTRO REELABORAO: TATIANA SICILIANO COLABORADORES: FABIANA NAVARRO E FBIO FELICIANO BARBOSA

GRADUAO 2011.1

Sumrio

Interpretaes do Brasil
1 APRESENTAO DO CURSO.............................................................................................................................. 3 2 APRESENTAO GERAL DA DISCIPLINA E DO METODOLOGIA DE TRABALHO ................................................................. 5 3 A JUSTIA COMO UM MICROCOSMOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA A PARTIR DO FILME JUSTIA ...................................... 7 4 COMO SE DEVE ESCREVER A HISTRIA DO BRASIL?: VON MARTIUS O PRIMEIRO INTRPRETE DA NAO IMAGINADA ......... 11 5 O DISCURSO RACIALISTA E CONSTRUO DO BRASIL COMO UM PAS MESTIO ........................................................... 16 6 NINA RODRIGUES E O PROBLEMA NEGRO ....................................................................................................... 25 7 : BRANQUEAR COMO SOLUO: OLIVEIRA VIANNA E A DEFESA DO BRANQUEAMENTO ................................................. 33 8 UMA VISO POSITIVA SOBRE A MESTIAGEM GILBERTO FREYRE E A INFLUNCIA CULTURALISTA DO ANTROPLOGO FRANZ BOAS ............................................................................ 35 9 GILBERTO FREYRE UMA NOVA VISO SOBRE O BRASIL .................................................................................... 40 10 OS SERTES: O DILEMA ENTRE OS DOIS BRASIS ................................................................................................ 52 11 AS BASES DO PENSAMENTO SANITARISTA E O ENGAJAMENTO DE MONTEIRO LOBATO ATRAVS DE JECA TATU .................. 57 12 O BRASIL DOS CORONIS E O PACTO POLTICO DA PRIMEIRA REPBLICA .............................................................. 61 13 SRGIO BUARQUE DE HOLANDA E AS RAZES DO BRASIL .................................................................................. 64 14 ROBERTO DAMATTA E O QUE FAZ DO BRASIL, O BRASIL? ..................................................................................... 67 15 CAIO PRADO JNIOR E A VISO MARXISTA SOBRE O BRASIL................................................................................ 69 16 CELSO FURTADO E OS CONCEITOS: DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO .................................................... 71

INTERPRETAES DO BRASIL

1 APRESENTAO DO CURSO 1.1 APRESENTAO GERAL 1.1.1 Objetivos e Concepo do Curso Este curso tem por objetivo apresentar algumas das principais interpretaes feitas sobre o Brasil. O que caracteriza o Brasil, tornando-o diferente de outras naes? Quais so os nossos principais dilemas? Ao longo da existncia do Brasil como nao independente, vrios autores (intrpretes) se propuseram a responder a essas questes, apresentando diferentes respostas. Algumas singularidades sobre os intrpretes do Brasil no podem ser esquecidas: muitos linham formao jurdica formal foram advogados, juzes e promotores; um nmero considervel deles se envolveu com a vida poltica e com os debates sobre os grandes temas nacionais; j outros, tiveram intensa vida parlamentar e, por conta disso, participaram da criao das leis e Constituies do Brasil. Foram homens pblicos, homens de Estado e intelectuais reconhecidos, dentro e fora do mundo acadmico. Um curso com esse perfil pode ser estruturado de muitas maneiras. Por isso, importante apresentarmos de imediato as opes bsicas feitas para a montagem do programa: Ao invs de um levantamento enciclopdico e exaustivo de temas, autores, obras e tradies intelectuais, o que se pretende, aqui, concentrar a discusso em torno de certas questes centrais presentes nas obras de alguns de nossos intrpretes Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Gilberto Freyre, Srgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr., Vtor Nunes Leal, Celso Furtado e Roberto DaMatta, dentre outros. Procurou-se, na medida do possvel, preservar, na montagem do curso, a diversidade de interpretaes sobre o Brasil. O curso privilegia o contato direto do aluno com os textos originais dos intrpretes do Brasil. Embora o professor seja o responsvel por contextualizar o que est sendo lido e de fornecer as informaes que no esto contidas nos prprios textos, o curso incentiva que os alunos faam as suas prprias leituras. Pretende-se, com isso, estimular a leitura desse tipo de textos literrios. Ele , sem dvida, informativo; mas pretende, acima de tudo, ser formativo. Embora haja um esforo no sentido de contextualizar historicamente as obras e autores examinados ao longo da disciplina, buscaremos tambm, sempre que possvel, refletir sobre a atualidade do que est sendo lido. As interpretaes do Brasil no dizem respeito a uma arqueologia das idias: elas permanecem vivas, embora nem sempre com a mesma configurao. No se pretende, claro, fazer com que no espao de um semestre o aluno se torne habilitado a ter opinies prprias e originais sobre essas questes, mas sim munici-lo para que comece a construir uma conscincia crtica sobre esses temas. O curso est centrado em autores geralmente includos na tradio de estudos sobre o que se costuma chamar pensamento social brasileiro, isto , a produo acadmica de cientistas sociais sobre a realidade nacional.
FGV DIREITO RIO 3

INTERPRETAES DO BRASIL

O que o pensamento social brasileiro? Um conjunto de idias sobre as identidades do Brasil, produzidas por intelectuais que se destacaram ao interpretar a singularidade do pas a partir de diferentes ngulos, seja econmico, social, jurdico, histrico ou cultural. So considerados grandes nomes do pensamento social brasileiro Gilberto Freyre, Victor Nunes Leal, Srgio Buarque de Holanda, Celso Furtado. Para saber mais consulte: a) IANNI, Octvio. Pensamento Social no Brasil. So Carlos: EDUSC, 2004; b) AXT, Gnter; SHULER, Fernando Luiz. Intrpretes do Brasil: cultura e identidade. Artes e Ofcios: Porto Alegre, 2004.

Com o objetivo de mostrar que as interpretaes sobre o Brasil repercutem foram do mundo acadmico foram includos textos e produes artsticas sobre as quais essas interpretaes tiveram algum tipo de influncia. Afinal, obras produzidas num determinado campo repercutem sobre outros, numa relao de circularidade. Essas interpretaes tambm passam para o senso comum, alimentando opinies, muitas vezes tidas como naturais pelas pessoas que as emitem. Um dos objetivos do curso ser justamente ajudar a des-naturalizar algumas dessas idias, apresentando o contexto de sua produo.

1.1.2 E o que os estudantes de Direito podem esperar do presente curso? O ensino das Interpretaes do Brasil no tem a pretenso de fazer com que os estudantes se tornem fervorosos pesuisadores e crticos do pensamento social brasileiro se isso acontecer ser bom, muito bom mesmo. O nosso intento mais simples, porm no menos ambicioso: fazer com as atividades da nossa disciplina colaborem para o desenvolvento das habilidades que um intrprete do direito precisa ter e desenvolver para atuar de forma crtica na distribuio e administrao da justia. Sabemos que a justia para funcionar bem, e ser minimanente justa, precisa de interprataes sobre os fatos e as leis, e que esses fatos, leis e as prprias interpretaes que eles recebem sofrem a influncia do contexto que os envolve. As interpretaes do Brasil podem ajudar a compreeno das origens e da formao do Estado brasileiro, o que fundamental para delimitao e entendimento do que pblico e do que privado.

1.1.3 Mtodo Didtico e Avaliao O professor ser o principal responsvel por contextualizar historicamente as obras e autores examinados no curso. Estimularemos sempre a participao ativa dos alunos, que devero ler previamente os textos.

FGV DIREITO RIO

INTERPRETAES DO BRASIL

2 APRESENTAO GERAL DA DISCIPLINA E DO METODOLOGIA DE TRABALHO Apresentao da disciplina e da sua mecnica de funcionamento. Ser uma boa oportunidade para o aluno apresentar e discutir com o professor e demais colegas as suas dvidas iniciais.

INTERPRETAES GEOGRFICAS SOBRE O BRASIL

Mapa 1:Terra Brasilis, Atlas Miller, 1519. Biblioteca Nacional de Frana1

Disponvel em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/mapa153.htm>. Acessado em: 13 ago. 2010

FGV DIREITO RIO

INTERPRETAES DO BRASIL

Mapa 2: Estados do Brasil e as fronteiras com os pases da Amrica do Sul.2

O Brasil, como o seu mapa, pode ser interpretado de vrias formas e maneiras. Por essa razo, metaforicamente, ele como uma lei: admite vrias interpretaes, execeto aquelas que fazem-no deixar de ser o que realmente .

Disponvel em: <http://www.brasilturismo.com/mapas/mapa-politico. htm. Acessado em: 18 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

INTERPRETAES DO BRASIL

3 A JUSTIA COMO UM MICROCOSMOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA A PARTIR DO FILME JUSTIA

Imagem da Capa do filme Justia.

O mais alto grau da injustia no ser justo e, todavia, parec-lo Tobias Barreto4.

Nessas duas aulas o objetivo suscitar uma discusso acerca das relaes entre direito e a sociedade brasileira em sentido amplo. Para tal, assistiremos ao documentrio Justia5, de 2004, dirigido pela cineasta Maria Augusta Ramos, que mostra o cotidiano do Tribunal de Justia do Rio de Janeiro.
6 7

Disponvel em: <http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/ uploads/2008/06/justica-do-kubota. jpg>. Acessado em: 18 ago. 2010. Tobias Barreto? Tobias Barreto (1939 1899) foi professor da Faculdade de Direito do Recife. As suas obras sobre a filosofia do direito abriram novos rumos ao ensino jurdico no Brasil. Aps a projeo do documentrio ao aluno que desejar saber mais sobre ele poder consultar a seguinte fonte: LACERDA, Gabriel. O Direito no Cinema: Relato de uma Experincia Didtica no Campo do Direito. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2007. Nesse livro, h um captulo dedicado ao documentrio Justia, Trata-se da Parte II, 4. Disponvel em: <http://www. fotosearch.com.br/fotos-imagens/ justi%C3%A7a_2.html>. Acessado em: 18 ago. 2010. Disponvel em: <http://cconsolo. files.wordpress.com/2009/11/justica. jpeg>. Acessado em: 18 ago. 2010.

Imagens que representam a justia

Na sua obra cinematogrfica sobre os bastidores da justia carioca, Maria Augusta usa cenas e personagens reais para mostrar como que os intrpretes do direito e as pessoas comuns (cidados) vivenciam um processo judicial criminal. Para atingir esse objetivo. Maria Augusta optou pela filmagem de audincias, cenas da vida privada de alguns magistrados, de uma defensora pblica e da famlia de um ru.

FGV DIREITO RIO

INTERPRETAES DO BRASIL

Imagens de uma unidade do sistema penitencirio brasileiro.

A idia iniciarmos o curso com uma sensibilizao acerca dos papis do direito na conjuntura da realidade brasileira, dando o ponto de partida para diversos temas que aparecero ao longo do curso atravs de uma discusso mais contempornea sobre a justia e os seus desafios.
10

11

Na primeira imagem (A) nos apresenta o interior do Presdio Frei Caneca, o primeiro do Brasil, fundado em 1850, implodido em 2010. Na segunda (B), est uma das juzas que Maria Augusta filmou e entrevistou para realizar o seu filme.

Disponvel em: <http://www. fotosearch.com.br/fotos-imagens/ justi%C3%A7a_2.html>. Acessado em: 18 ago. 2010. Disponvel em: <http://www.ibccrim. org.br/site/_images/ft_c_ep.jpg>. Acessado em: 18 ago. 2010. Disponvel em: <http://www. fotosearch.com.br/fotos-imagens/ justi%C3%A7a_2.html>. Acessado em: 18 ago. 2010.

Maria Augusta no teoriza a justia o que ela ou dever ser para garantir os direitos previstos nas nossas leis e Constituies. Porm, as imagens captadas e registradas, no seu trabalho, fornecem farto material para darmos incio compreenso do papel da justia na sociedade brasileira.

10

11

Disponvel em: <http://4.bp.blogspot. com/_n0uB3ui5I3I/Sfs4_3GX0AI/ A A A A A A A A B p U / nTv H P F B d C l Y / s 2 0 0 / D O C UM E N T % C 3 % 8 1 R I O + JUSTI%C3%87A.jpg>. Acessado em: 18 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

INTERPRETAES DO BRASIL

Os desafios so imensos [...] Se a justia clere, funciona [...] todos ganham. Essas so as palavras do Desembargador Jos Carlos Murta Ribeiro, presidente do TJRJ, de 2007 a 2009. Para saber mais sobre a formao histrica da justia brasileira, consultar: a) ARAJO, Rosalina Corra. O Estado e o Poder Judicirio no Brasil. Rio de Janeiro: Lunen Jris, 2004; b) BAJER, Paula. Processo Penal e cidadania. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed, 2002; c) FAUSTO, Boris. O crime do restaurante chins. Carnaval, futebol e justia na So Paulo dos anos 30. So Paulo: Companhia das Letras, 2009; d) SCHWARTZ, Stuart B. Burocracia e Sociedade no Brasil Colonial. So Paulo: Perspectiva, 1979; e) WEHLING, Arno; WEHLING, Maria Jos. Direito e Justia no Brasil Colonial: o Tribunal da Relao do Rio de Janeiro (17512 1808). Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

Depois de assistir projeo do filme Justia e ler o que consta na apresentao da nossa atividade, o aluno deve buscar possveis respostas para algumas indagaes: H justia de verdade no Brasil? Quais seriam as responsabilidades dos intrpretes do direito na produo de injustias? O que podemos aprender sobre o Brasil e a sua justia depois da projeo do documentrio?

Para aguar ainda mais a capacidade de reflexo do aluno, recomenda-se a leitura, e se possvel a audio, da msica Que pas esse?, de Renato Russo, lder da banda de Rock Legio Urbana.

FGV DIREITO RIO

INTERPRETAES DO BRASIL

12

Renato Russo

Que pas esse Msica de Renato Russo. Nas favelas, no senado Sujeira pra todo lado Ningum respeita a constituio Mas todos acreditam no futuro da nao Que pas esse? Que pas esse? Que pas esse? No Amazonas, no Araguaia i, i, Na Baixada Fluminense Mato Grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz Na morte eu descanso, mas o Sangue anda solto Manchando os papis, documentos fiis Ao descanso do patro Que pas esse? Que pas esse? Que pas esse? Que pas esse? Terceiro mundo, se for Piada no exterior Mas o Brasil vai ficar rico Vamos faturar um milho Quando vendermos todas as almas Dos nossos ndios num leilo Que pas esse? Que pas esse?

12

Disponvel em: <http://1. bp.blogspot.com/_yGh2WqmN8c/S6ypHs9cWSI/AAAAAAAAAiY/ r0Je3MBJI6A/s400/Renato_Russo_ bmp.jpg> Acessado em: 18 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

10

INTERPRETAES DO BRASIL

4 COMO SE DEVE ESCREVER A HISTRIA DO BRASIL?: VON MARTIUS O PRIMEIRO INTRPRETE DA NAO IMAGINADA

13

Karl Friedrich von Martius.


14

Neste mdulo entraremos em contato com o debate a respeito da formao da sociedade brasileira, vista como o resultado da confluncia e miscigenao de diferentes raas, nomeadamente, amerndias, europias e africanas. Qual a dimenso e as caractersticas desse fenmeno? Qual seu efeito, positivo ou negativo, sobre a formao social brasileira? Como a cincia respondia a essas questes no passado, e como responde hoje? Nesta aula discutiremos a construo da imagem do Brasil como um pas mestio em diferentes perodos da histria. A partir do texto de Karl Friedrich von Martius (1794 /1868.), Como se deve escrever a Histria do Brasil, do ano de 1843, analisaremos um dos primeiros discursos identitrios nacionais, buscando compreender os pontos e problemas ento apontados como cruciais compreenso da jovem nao brasileira. Von Martius, nasceu na Baviera, onde hoje a tual Alemanha. Ele integrou a misso artistica austraca que, no ano de 1817, trouxe a arquiduquesa Leopoldina para se casar com o prncipe D. Pedro. Quando chegou ao Brasil, o nosso jovem intrprete tinha apenas 23 anos de idade, e para c veio, junto com Johann Baptist Spix, por ordem do governante da Bavaria, Maximiliano I (18051825) para explorar e catalogar a fauna e a flora do Brasil.
13

Disponvel em: <http://1.bp.blogspot. com/_yGh2WqmN8-c/S6ypHs9cWSI/ AAAAAAAAAiY/r0Je3MBJI6A/s400/Renato_Russo_bmp.jpg> Acessado em: 18 ago. 2010. Disponvel em: <http://florabrasiliensis.cria.org.br/opus>. Acessado em: 18 ago. 2010.

14

FGV DIREITO RIO

11

INTERPRETAES DO BRASIL

15

Johann Batist Ritter Von Spix16

E quem foi Johann Baptist Ritter von Spix (1781-1826)? Nasceu em Hchstadt (Alemanha), em 09 de fevereiro de 1781 e faleceu em Mnaco de Baviera (Germnia), em 13 de maio de 1826. Foi zologo e mdico.

Von Martius participou de expedies por quase todo o Brasil, entre 1817 e 1820, o que fez com que passasse dez meses na regio norte do nosso pas. com a qual estabeleceu uma intensa relao. O tempo que permaneuceu nessa parte do Brasil (vide mapa abaixo) foi crucial para que ele criasse e mais tarde publiasse a Flora Brasiliensis (1829), uma das obras mais importantes sobre a botnica. Esse trabalho ainda hoje considerado uma referncia nos estudos das riquezas da flora brasileira, com 22.767 espcies catalogadas.
17

15

Disponvel em: <http://www. bayern.com.br/images/UserUpload/ image/Spix.jpg> Acessado em: 18 ago. 2010 Disponvel em: <http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http:// www.bayern.com.br/images/UserUpload/image/Carl%2520Friedric h%2520Philipp%2520von%2520M artius.jpg&imgrefurl=http://www. bayern.com.br/curas.aspx&h=450& w=344&sz=26&tbnid=LI6Fx1_MK iHdpM:&tbnh=257&tbnw=196& prev=/images%3Fq%3Dimagens %2Bde%2Bvon%2Bmartius&hl= pt-BR&usg=__M3_IVAC7d8G6-_ mfEcsZRouiZrY=&sa=X&ei=ZdtmTJ0B8L_lgem8ImfBQ&ved= 0CBwQ9QEwAA>. Acessado em: 18 ago. 2010. Disponvel em: <http://www. fotosearch.com.br/fotos-imagens/ justi%C3%A7a_2.html>. Acessado em: 18 ago. 2010.

16

17

Rota da expedio de Karl Friedrich von Martius 1817 a 1822.

FGV DIREITO RIO

12

INTERPRETAES DO BRASIL

A vinda de cientistas e artistas europeus, na condio de integrantes de misses artisticas e cientficas, incrementou o debate a cerca dos temas nacionais.

Imagens de escravos feitas por Jean-Baptiste Debret A18

B19

Na primeira imagem (A) da capa de uma das obras de Von Martius, de 1848. Na segunda (B), a imagem de uma Revista do IBHG, de 1889. Para saber um pouco mais o trabalho de Von Martius, consultar: a) MARTIUS, Karl Friedrich Philipp von Natureza, Doenas, Medicina e Remdios dos ndios Brasileiros 1844. So Paulo: Ed. Nacional: Braslia INL, 1979; b) MARTIUS, O Estado do Direito entre os Autctones do Brasil. So Paulo: Edusp, 1982.

Com a Independncia, os debates sobre as identidades do Brasil se intensificam, criando algumas instituies que iro abrigar alguns dos nossos principais intrpretes, e arquivar parte da sua produo intelectual. Nesse sentido, merece lembrana a criao do Instituto Histrico e Geogrfico do Brasil. O Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro (IHGB)20 foi fundado em 21 de outubro de 1838. uma das mais antigas entidade de fomento de pesquisa e preservao do patrimnio histrico, geogrfico e cultural do Brasil. O seu fundador, patrono e grande finaciador foi o imperador D. Pedro II

18

Imagem digitalizada pelos autores a partir de um exemplar original. Disponvel em: <http:// pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Hist%C3%B3rico_e_ Geogr%C3%A1fico_Brasileiro>. Acessado em: 18 ago. 2010 Maiores informaes sobre a histria e o acervo do IBHG podem ser obtidas no site da instituio: http://www. ihgb.org.br/ihgb.php

19

Seguindo as tradies da poca, o IHGB promoveu, em 1840, um concurso objetivando premiar o melhor projeto para se escrever a Histria do Brasil. Von Martius, que j havia percorrido e explorado, entre outras, as ento provncias da Bahia, Minas Gerais, Gois e a Amaznia, escreve em 1843 Como se deve escrever a histria do Brasil , a monografia publicada em 1845 na Revista do IHGB e a mesma premiada em 1847.

20

FGV DIREITO RIO

13

INTERPRETAES DO BRASIL

21

Detalhe da A Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles (1861).

Neste quadro temos parte dos elementos humanos que, futuramente, formaram a nao brasileira, j que o mais antigo registro de envio de escravos africanos para o Brasil de 1533 quando Pero de Gis, Capito-Mor da Costa do Brasil, requisitou ao Rei D. Joo III a remessa de 17 negros para a sua capitania de So Tom.

Segundo Erwin Theodor Rosenthal, germanista e professor emrito de literatrura alem da USO, at hoje a obra de Von Martius uma importante fonte de informao para quem faz pesquisas sobre metodologia histrica, etnografia, folclore brasileiro e as nossas lnguas indgenas. O texto em discusso parte de outro trabalho de von Martius ttulo O Estado de Direito entre os Autctones do Brasil, da Edusp, do 1982. Nesse trabalho Von Martius, assevera que
Qualquer que se encarregar de escrever a Histria do Brasil, pas que tanto promete, jamais dever perder de vista quais os elementos que ai concorreram para o desenvolvimento do homem [...] tendo para a formao do homem convergido de um modo particular trs raas, a saber: a de cor de cobre ao americana; a branca [...] e enfim a preta ou etope [...] a cada uma dessas raas compete, segundo a sua ndole inata [...] um movimento histrico caracterstico e particular [...] Portanto, devia de ser um ponto capital para o historiador reflexivo mostrar como no desenvolvimento sucessivo do Brasil [essas raas] so colocadas uma ao lado da outra, de uma maneira desconhecida na Histria Antiga, e que devem servir-se mutuamente de meio e de fim (VON MARTIUS, 1981, 87, 89).

Von Martius, por conta das suas interpretaes do Brasil, atual, presente, polmico e ter lugar no futuro porque at hoje, para o bem e para o mal, a teoria da miscigenao (misturas) das raas brancas, negras e indgenas faz correr tinta na academia, continuar a ser pesquisada, est presente no senso comum e uma idia que, inegavelmente, singulariza a imagem do Brasil e dos brasileiros no mundo.

21

Disponvel em: <http://pt.wikipedia. org/wiki/A_primeira_missa_no_Brasil>. Acessado em: 18 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

14

INTERPRETAES DO BRASIL

As idias que Von Martius produziu sobre a importncia de se escrever uma histria brasileira para o fortalecimento do Imprio, pois [difundiria] entre os contemporneos sentimentos e pensamentos do mais nobre patriotismo se adequariam ao que Benedcit Anderson, estudioso dos temas ligados ao nacionalismo, denomina de processos pelos quais a nao veio a ser imaginada e, uma vez imaginada, modelada, adaptada e transformada (2008, 199). Para Anderson a nao como (...) uma comunidade poltica imaginada (2008, p. 32). Portanto, a nao uma construo, politicamente imaginada, pois simultaneamente limitada, inclusive geograficamente, e soberana. Quem Benedict Anderson? Benedict Anderson nasceu em Kuning, China, no ano de 1936. Este autor viveu e foi criado na Califrnia (USA). Estudou em Cambridge e Cornell, onde passou a lecionar. Atualmente professor emrito do Centro de Estudos Internacionais dessa Universidade. Sua produo acadmica vasta e mundialmente reconhecida. Para saber mais sobre o tema das identidades consultar: a) ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. So Paulo, Companhia das letras, 2008; b) GUIMARES, Manoel Salgado. Nao e Civilizao nos trpicos: O Instituto Geogrfico e Histrico Brasileiro e o Projeto de uma Histria Nacional. In: Estudos Histricos, RJ, nmero 1, 1988.

FGV DIREITO RIO

15

INTERPRETAES DO BRASIL

5 O DISCURSO RACIALISTA E CONSTRUO DO BRASIL COMO UM PAS MESTIO


22

O Mestio, Candido Portinari, 1934.

As prximas aulas vo abordar o debate sobre a influncia da raa, do meio ambiente e da cultura na formao da sociedade brasileira. A contextualizao desses textos demandar uma explicao introdutria sobre: Como a idia de evoluo desenvolvida na biologia darwinista deu impulso a idias semelhantes nas cincias humanas; Alm de como a viso estrangeira sobre o Brasil foi, durante o sculo XIX, em geral marcada negativamente pela presena da mestiagem e de populaes de cor. No podemos deixar de mencionar que o racismo entrou definitivamente para a literatura cientfica, na virada do sculo XIX para o XX, para justificar e legitimar a dominao colonial, legislaes racistas e os horrores do nazismo. Alm disso, uma anlise mais local da fora que a idia de raa passou a ter a partir dessa mesma poca, nos faz crer que o racismo mais um dos instrumentos a servio da dominao poltica e da explorao econmica. Por essa razo, a idia de raa e todas as suas implicaes so temas centrais dos debates cientficos em grande parte do sculo XX, que s comeam a perder a fora e o prestgio da cincia da II Guerra Mundial. A partir desse ltimo conflito, a ONU incentivou e liderou a produo de trabalhos e pesquisas que comprovassem que os postulados do racismo no tinham fundamento cientfico.

22

Disponvel em: <http://www.culturabrasil.pro.br/imagens/mestico.jpg>. Acessado em: 21 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

16

INTERPRETAES DO BRASIL

Imagens do DNA Humano


23 24

23

Disponvel em: <http://www. mundovestibular.com.br/materias/ imagens/DNA2.gif>. Acessado em: 18 out. 2010. Disponvel em: <http://www. biosphera.com.br/imagens/dna/dna. biosphera1.jpg>. Acessado em: 18 out. 2010.

24

FGV DIREITO RIO

17

INTERPRETAES DO BRASIL

5. 1 CHARLES DARWIN, A TEORIA DA EVOLUO, AGASSIZ E GOBINEAU. 5.1.1 Charles Darwin

Para ser um bom observador preciso ser um terico, Charles Darwin (i)

Darwin, quando jovem25

Charles Darwin (1809 1882), eminente cientista ingls, o autor da teoria da evoluo das espcies. Para ele, as espcies inclusive o ser humano tm um ancestral comum que se transforma para se adaptar s alteraes das condies de existncia.

Quem foi Charles Darwin? O autor do livro As Origens das Espcies (1859) On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life. Nessa obra, Darwin exps a sua teoria que explica a origem, a evoluo e a diversidade das espcies. Outras obras de Darwin: a) A descendncia do Homem e Seleo em relao ao Sexo (The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex, 1871); b) A Expresso da Emoo em Homens e Animais (The Expression of the Emotions in Man and Animals, 1872)

26

25

Charles Darwin

Disponvel em: <http://www.revelinnewyork.com/sites/default/files/ Charles-Darwin-31.jpg>. Acessado em: 18 ago. 2010.

26

Disponvel em: <http://pt.wikipedia. org/wiki/Instituto_Hist%C3%B3rico_e_ Geogr%C3%A1fico_Brasileiro>. Acessado em: 18 ago. 2010

FGV DIREITO RIO

18

INTERPRETAES DO BRASIL

A Representao da teoria da evoluo de Charles Darwin27 e a imagem.

Charles Darwin passou a ser munidalmente conhecido despois de convencer a comunidade cientfica da existncia da evoluo das espcies e de estabelecer uma teoria para explicar que ela atua por meio do processo de seleo natural e do sexo. A teoria de Darwin ainda nos dias atuais a principal referncia que os cientistas usam para explicar os fenmenos biolgicos e a diversidade humana.

Para saber mais sobre Darwin e as suas idias consultar: a) BLANC, Marcel. Os Herdeiros de Darwin. Lisboa: Teorema, 1991; b) DARWIN, Charles. Expresso das Emoes no Homem e nos Animais. So Paulo: Companhia das Letras, 2009; C) STRATHERN, Paul. Darwin e a Evoluo em 90 Minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zhar Editor, 2001.

27

Disponvel em: <http://www.revelinnewyork.com/sites/default/files/ Charles-Darwin-31.jpg>. Acessado em: 20 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

19

INTERPRETAES DO BRASIL

5.1.2 Louis Agassiz

Louis Agassiz28

Louis Agassiz (1807 1873) na segunda metade do sculo XIX (1865/1866) organizou a Expedio Thayer na qual fez o registro fotogrfico de tipos raciais brasileiros do Rio de Janeiro E da Amaznia. Essa expedio exploratria foi custeada pelo milionrio norte-americano Nathanael Thayer sob a proteo de D. Pedro II. O material que Agassiz coletou constitui um dos principais registros fotogrficos do Brasil de meados do sculo XIX e, atualmente, est no acervo do Peabody Museum de Harvard University. Quem tiver interesse poder consutlar virutalmente as publicaes e o acervo do Peabody Museum of Archaeology and Ethomology at Harwrd University, no seguinte site: http://www.peabody.harvard.edu. Este museu, uma dos mais antigos do gnero, foi fundado em 1886.

Imagem do Peabody Museum of Archaeology and Ethomology at Harward University.

Para saber mais sobre Louis Agassiz consultar: MACHADO, Maria Helena Pereira Toledo. A cincia norte-americana visita a Amaznia: entre o criacionismo cristo e o poligenismo degeracionista [PDF]. In Revista da USP, So Paulo, n. 75, p. 68-75, setembro/novembro de 2007.

28

Disponvel em: <http://cienciahoje. uol.com.br/colunas/em-tempo/imagens/louisagassiz.jpg>. Acessado em: 20 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

20

INTERPRETAES DO BRASIL

Imagem captada por Agassiz ao longo da expedio que ele organizou29.

Quem tiver interesse em saber mais sobre como as idias centrais do racismo cientfico foram recebidas e praticadas no Brasil, poder consultar: a) ADORNO, Srgio. Racismo, criminalidade violenta e justia penal: rus negros e brancos em perspectiva comparada. In: Revista Estudos Histricos, 1996, nmero 18; b) ANTUNTES, Jos Leopoldo Ferreira. Medicina, Leis e Moral: pensamento mdico e comportamento no Brasil (1870 1930). So Paulo: Editora da UNESP, 1999; c) SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetculo das Raas: cientistas, instituies e questo racial no Brasil; 1870 1930. So Paulo: Companhia das Letras, 2003

Mas ser que cabe falar em raa pura no Brasil? Ser que a mistura das raas tornou o nosso pas invivel? Ser que ela nos condenou estagnao? Ser que existem verdadeiras raas no Brasil? possvel comparar o Brasil aos USA e a frica do Sul em relao s questes raciais?

29

Disponvel em: <http://www. ppgasmuseu.etc.br/museu/media/ eventual/2009set_palestra.JPG>. Acessado em: 20 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

21

INTERPRETAES DO BRASIL

5.1.3 Joseph Arthur de Gobineau

J a trouv a ce pay um climat dtestable; j nen garderai pas un fort bon souvenir palavras de Gobineau sobre o Brasil30.

Gobineau.31

Joseph Arthur de Gobineau (1816 1882) foi um diplomata frnces que, na segunda metade do sculo XIX, veio para o Brasil por ordem do Imperador Napoleo III. Desde que chegou ao pas nunca escondou a sua falta de simpatia pela nossa terra e gente por devido ao clima, para ele infernal, e da grande quantidade de mistura racial entre os negros, brancos e ndios. Tal singularidade racial no foi vista favoravelmente porque para ele a miscigeno gera degenerao. Mesmo destestando o Brasil, Gobineau fez amizade com Pedro II com o qual manteve corrposondncia, depois que deixou o Brasil. Na interpretao de Gobineau a raa determinava a ao e a qualidade das aes dos indivduos. O seu livro mais famoso o Ensaio sobre a desigualdade das raas humanas (1855), um dos primeiros trabalhos sobre eugenia e racismo cientifico. O que eugenia? Trata-se do termo cunhado por Francis Galton (1822-1911), um cientista ingls, cujo significado bem nascido. Francis Galton, afirmava que a eugenia era um estudo cientfico que poderia melhorar ou piorar as qualidades raciais, fsicas e mentais das geraes futuras. Nesse sentido, o estudo eugnico ajudaria na definio das polticas de combate criminalidade. Logo, eugenia, para ele e os seus seguidores, sinnimo de melhoramento gentico das raas.

30

Traduo livre: encontrei nesse pas (o Brasil) um clima detestvel [e] no guardarei dele boas lembranas. Disponvel em: <http://pt.wikipedia. org/wiki/Gobineau>. Acessado em 21 ago. 2010.

31

FGV DIREITO RIO

22

INTERPRETAES DO BRASIL

32

33

Na primeira imagem (a), temos Francis Galton. Na segunda (B), o quadro A Redeno de Can de Modesto Brocos y Gomes, de 1895, no qual o aprimoramento racial se daria via embranquecimento da cor da pele. Nesta obra de arte temos uma me negra, uma filha mulata e um genro e neto brancos. Depois que a escravido acabou, o embrenquecimento foi eleito pelas autoridades e renomados intelectuais como a soluo para resolver a questo da presena negra na sociedade brasileira.

Devido as suas posies, contrrias e nada simpticas ao Brasil, o Conde de Gobineau foi definido por Alceu Amoroso Lima como o inimigo cordial do Brasil:
Salvo o Imperador (D. Pedro II, grifo nosso) no h ningum neste deserto povoado de malandros [...] os brasileiros no passam de mulatos da mais baixa categoria: Uma populao todo mulata, com sangue viciado, esprito viciado e feia de meter medo [...] Nenhum brasileiro de sangue puro; as combinaes dos casamentos entre brancos, indgenas e negros multiplicaram-se a tal ponto que os matizes da carnao so inmeros, e tudo isso produziu, nas classes mais baixas e nas altas uma degenerescncia do mais triste aspecto [e que] As melhores famlias tm cruzamentos com negros e ndios. Estes produzem criaturas particularmente repugnantes (GOBINEU apud RAEDERS, 1988, 89, 90).

32

Para saber mais sobre o perodo em que Gobineau viveu no Brasil consultar: RAEDERS, Georges, O Inimigo Cordial do Brasil: O Conde de Gobineau no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

Disponvel em: <http://www.google. com.br/imgres?imgurl=http://agaudi. files.wordpress.com/2008/08/sirfrancis-galton.jpg&imgrefurl=http:// agaudi.wordpress.com/2008/08/20/ la-eugenesia/&h=543&w=400&s z=81&tbnid=OWEMLacSaP37oM :&tbnh=262&tbnw=193&prev=/ images%3Fq%3Dimagens%2BFranc is%2BGalton&zoom=1&q=imagens +Francis+Galton&hl=pt-BR&usg=_ _9ofjw0bm1L5u249G5QiVuhkx2ks= &sa=X&ei=Sq3HTJeECcL-8AaBj9kp&ved=0CBwQ9QEwAQ>. Acessado em: 21 out. 2010. Disponvel em: <http://2. bp.blogspot.com/_N23-9iBfKxI/ S05agA-dqeI/AAAAAAAAABc/ w_4GLF6CTX0/s320/Quadro+-+A+ Reden%C3%A7%C3%A3o+de+Can. +Modesto+Brocos+Y+Gomes.jpg>. Acessado em: 10 out. 2010.

Na viso de Gobineau, o Brasil seria um pas invivel sem futuro, sem chances de progredir por causa da intensa miscigenao das suas raas constitutivas. Gobineau defendia a seguinte tese: em 270 anos a contar da sua chegada ao Brasil a nossa populao iria desaparecer por causa das misturas das raas.

33

FGV DIREITO RIO

23

INTERPRETAES DO BRASIL

Bem, a populao brasileira no desapareceu, cresceu e continua a crescer. E o nosso pas no foi condenado estagnao. Hoje, o pas tem o seu peso e importncia no cenrio internacional. O que podemos aprender sobre o Brasil com as idias de Gobineau e Agassiz sobre o Brasil? Apesar das previses racialistas no terem se concretizado, as idias racistas deixaram de ter lugar entre ns?

FGV DIREITO RIO

24

INTERPRETAES DO BRASIL

6 NINA RODRIGUES E O PROBLEMA NEGRO Nesta aula, entraremos em contato com as teorias, produzidas no Brasil, que valorizaram o papel que a raa tem no processo de desenvolvimento do pas a partir da leitura e discusso de textos produzidos por Nina Rodrigues: Os africanos no Brasil [1906] um deles.
34

Na primeira imagem (A), temos Nina Rodirgues. Na segunda (B), a Capa de uma edio mais recente do livro Africanos no Brasil, da Editora Madras (2008). O texto do mdico e antroplogo Raimundo Nina Rodrigues, um dos pioneiros nos estudos sobre as populaes negras no Brasil, nos permite observar como a cincia do incio do sculo XX referendava uma importncia central noo de raa. Nessa poca, no Brasil, USA e Europa, o estudo (e a classificao) das raas humanas serviu para explicar, prever e reprimir as aes humanas, o que foi fundamental para a criao de leis e polticas que levavam em conta esse fator. Quem foi Nina Rodrigues (1806/1906)? Nascido em Vargem Grande, MA, foi o fundador da antropologia criminal brasileira e pioneiro dos estudos sobre a cultura negra no Brasil. Comeou o seu curso de medicina na Bahia, mas o concluiu no Rio de Janeiro (1888). Desenvolveu pesquisas sobre as influncias que a raa tem sobre as condies sociais, psicolgicas e a conduta do indivduo. Por conta dos resultados dessas pesquisas, Nina props uma reformulao do conceito de responsabilidade penal, que deveria ser determinada em funo da raa do agente criminoso. Nina Rodrigues no foi um simples estudioso dos problemas do negro no Brasil e da influncia das culturas africanas sobre a cultura baiana/nacional, mas o criador (cone) de uma escola sobre esses temas. Morreu em Paris, no ano de 1906. Entre os seus livros mais conhecidos e citados esto: As raas humanas e a responsabilidade penal no Brasil (1894), O animismo fetichista dos negros da Bahia (1900) e Os africanos no Brasil [1906].

34

Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1c/ Nina_02.jpg>. Acessado em: 21 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

25

INTERPRETAES DO BRASIL

Um dos crticos de Nina Rodrigues foi Manoel Raymundo Querino, um intelectual baiano que combateu fervorosamente a idia de que existem raas superiores e inferiores um ideal que, como veremos, foi amplamente aceito e defendido por vrios intelectuais brasileiros do final do sculo XIX e primeira metade do sc. XX. Quem foi Manoel Querino? Nem Santo Amaro da Purificao (1851-1923) foi um intelectual afro-descendente, pioneiro nos estudos antropolgicos da influncia da cultura africana na cultura baiana.

Manoel Querino.

Nina Rodrigues sofreu forte influncia do pensamento do mdico italiano Cesare Lombroso (1835-1909), que escreveu as seguintes obras: a) LUomo Delinquente (1876; O Homem Criminoso); b) Le Crime, Causes et Remdes (1899; O Crime, Suas Causas e Solues). Essa influncia foi to forte e intensa que Nina Rodrigues chegou a ser conhecido como o Lombroso dos Trpicos. Lombroso desenvolveu teorias para explicar e identificar quem um criminoso nato o agente que nasceu para cometer crimes por causa dos seus traos fsicofisionmicos. Segundo os estudos e pesquisas de Lombroso, um criminoso nato poderia caracterizado pela identificao e anlise dos traos anatmicos do seu corpo, estando cada um deles associado a um comportamento criminoso ou socialmente inadequado. O conhecimento desses traos seria fundamental para determinar as leis, os tipos de punio e as polticas de combate e preveno criminalidade.

FGV DIREITO RIO

26

INTERPRETAES DO BRASIL

Quem foi Cesare Lombroso? Professor de psiquiatria, medicina forense e higiene da Universidade de Turim. Foi tambm um dos grandes nomes da antropologia criminal. Para ele e os seus discpulos como o nosso Nina Rodrigues e o escritor francs Emile Zola as caractersticas fsicas, fisiolgicas e mentais dos indivduos indicavam uma maior ou menor predisposio para a prtica de atos criminosos, o que determinava as medidas, polticas e leis que seriam empregadas no combate a criminalidade. Segundo Lombroso o estudo cientfico da anatomia do corpo do indivduo feito por meio de exames antropomtricos capaz de atestar se ele ou no um criminoso nato. Para os padres contemporneos as idias de Lombroso so absurdas, mas foram acolhidas com entusiasmo e euforia no primeiro Congresso Internacional de Antropologia Criminal, realizado em Roma, no ano de 1885. Esse acolhimento, caloroso, tornou Lombroso uma verdadeira celebridade entre os cientistas do mundo civilizado.

35

Lombroso
36

35

Disponvel em:<http://www.jornaldosespiritos.com/fotos/6.1.9.9.jpg>. Acessado em: 21 ago. 2010. Disponvel em: <http://www. iconica.com.br/wp-content/uploads/2009/10/Cesare-Lombroso_O-homem-criminal-18761.jpg>. Acessado em: 21 ago. 2010.

36

Representaes dos tipos humanos que, segundo os estudos lombrosianos, seriam criminosos natos.

FGV DIREITO RIO

27

INTERPRETAES DO BRASIL

Quem quiser saber mais sobre a influncia que a idia de raa e o racismo cientfico tiveram sobre o pensamento jurdico e as decises da justia brasileira, dever consultar: a) DUARTE, Evandro Charles Piza. Criminologia & Racismo. Curitiba: Juru, 2006; b) RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Cor e Criminalidade: estudo e anlise da justia no Rio de Janeiro (1900 1930). Rio de Janeiro: Editora da URFJ, 1995.

Aos olhos de muitos polticos e intelectuais do final do sculo XIX, o negro se tornou um grande problema nacional a partir do fim da escravido porque, antes da Lei urea ser assinada, ele tinha um papel bem definido: ser escravo; ser uma res (objeto) que podia pertencer a outro homem. No Brasil, as teses racistas ganharam fora e muitos adeptos no final do sculo XIX e incio do XX. Algumas reaes a essas teses tm origem na luta contra a escravido cujos grandes expoentes foram Luiz Gama (1830/1882), Evaristo de Morais (1871/1939) e Joaquim Nabuco, entre outros (1849/1910). A escravido deixou marcas profundas na sociedade brasileira. A lgica dessa instituio a escravido, que existiu no Brasil at bem perto do incio do sculo XX, foi captada e registrada por Machado de Assis, no conto Pai Contra Me:
A ESCRAVIDO levou consigo ofcios e aparelhos, como ter sucedido a outras instituies sociais. No cito alguns aparelhos seno por se ligarem a certo ofcio. Um deles era o ferro ao pescoo, outro o ferro ao p; havia tambm a mscara de folhadeflandres. A mscara fazia perder o vcio da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha s trs buracos, dous para ver, um para respirar, e era fechada atrs da cabea por um cadeado [...] O ferro ao pescoo era aplicado aos escravos fujes. Imaginai uma coleira grossa, com a haste grossa tambm direita ou esquerda, at ao alto da cabea e fechada atrs com chave [...] H meio sculo, os escravos fugiam com freqncia. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravido [...] Quem perdia um escravo por fuga dava algum dinheiro a quem lho levasse. Punha anncios nas folhas
FGV DIREITO RIO 28

INTERPRETAES DO BRASIL

pblicas, com os sinais do fugido, o nome, a roupa, o defeito fsico, se o tinha, o bairro por onde andava e a quantia de gratificao. Quando no vinha a quantia, vinha promessa: gratificar-se- generosamente, ou receber uma boa gratificao [...] Cndido Neves perdera j o ofcio de entalhador, como abrira mo de outros muitos, melhores ou piores. Pegar escravos fugidos trouxe-lhe um encanto novo. No obrigava a estar longas horas sentado. S exigia fora, olho vivo, pacincia, coragem e um pedao de corda. Cndido Neves lia os anncios, copiava-os, metia-os no bolso e saa s pesquisas. Tinha boa memria. Fixados os sinais e os costumes de um escravo fugido, gastava pouco tempo em ach-lo, segur-lo, amarr-lo e lev-lo.37

38

39

37

Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_ obra=1951>. Acessado em: 25 ago. 2010. Disponvel em: <http://veja.abril. com.br/saladeaula/100805/imagens/ C2.jpg>. Acessado em: 25 ago. 2010. Disponvel em: <http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/ debret/feitores.htm>. Acessado em 25 ago. 2010.

Imagens clssicas de Jean-Baptiste Debret sobre a escravido.

38

39

FGV DIREITO RIO

29

INTERPRETAES DO BRASIL

Para saber mais sobre a histria da escravido, origens e fundamentao jurdica no Brasil consultar: a) CASTAELNAU, Francis. Entrevista com Escravos Africanos na Bahia Oitocentista. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2006; b) HILL, Pascoe Grenfell. Cinqenta Dias a Bordo de um Navio Negreiro. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2006; c) GOULART, Mauricio. A Escravido Africana no Brasil: das origens extino. So Paulo: Afla-Omega, 1975. d) MALHEIRO, Perdigo. A Escravido no Brasil: ensaio histrico, jurdico, social. Braslia: Instituto Nacional do Livro / Pretpolis: Vozes, 1975.

40

41

Para saber mais sobre a luta contra a escravido no Brasil e no mundo consultar: a) AZEVEDO, Elciene. Orfeu da Carapinha: a trajetria de Luiz Gama na Imperial cidade De So Paulo. So Paulo: Editora da UNICAMP, 1999; b) DAVIS, David Brion. O Problema da Escravido na Cultura Ocidental. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001; c) GRIMBERG, Keila. Cdigo Civil e cidadania. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed, 2002. (pg. 7 a 37); d) GORENDER, Jacob. A Escravido Colonial. So Paulo: tica, 1988; e) MORAES, Evaristo de. A Escravido Africana no Brasil: das suas origens extino. Braslia: Editora UNB, 1998; f ) MOURA, Clvis. Dicionrio da Escravido Negra no Brasil. So Paulo: EDUSP, 2004; g) NABUCO, Joaquim. A Escravido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
40

Disponvel em: <http://4.bp.blogspot. com/_CS6ME7ILiHM/SR4d5XzqAwI/ AAAAAAAABps/bnDDhRSMBO0/ s400/Museu+da+escravatura++acervo+(2).jpg>. Acessado em: 24 ago. 2010. Disponvel em: <http://2. bp.blogspot.com/_-0YrIrYzcdA/S61VgiEoJ0I/AAAAAAAAAiU/TX4xXb0ZqIo/ s1600/cicatrizes+de+flagela%C3%A 7%C3%A3o+em+um+escravo.jpg>. Acessado em: 24 ago. 2010.

41

FGV DIREITO RIO

30

INTERPRETAES DO BRASIL

Talvez voc fique chocado com a forma como as idias racistas so afirmadas, construdas e defendidas por nomes consagrados da cincia do Brasil e do mundo. Como exemplo, citamos uma frase do prprio Nina Rodrigues: A raa negra no Brasil [...] h de constituir sempre um dos fatores da nossa inferioridade como povo. (p.7). Cientficas ou no, essas idias sobre a raa e a influncia negativa (ou positiva) que ela tem sobre o indivduo fazem parte do senso comum. Em que medida voc j ouviu falar coisas semelhantes s que leu no texto e na citada frase de Nina Rodrigues?
42

O Navio Negueiro, Rugendas 1830.

E o que realmente o problema negro? Ele diz respeito a uma srie de iniciativas e idias que buscam apagar as marcas negativas que a escravido e os escravos deixaram na sociedade brasileira e nos seus indivduos. Falar sobre esse problema discorrer sobre teses e interpretaes que buscam uma soluo para identificar essas marcas e super-las, mas desde que o resultado seja o embranquecimento da populao uma medida que melhoraria a qualidade racial da nao brasileira. A escravido, cujo principal fundamento terico a crena na inferioridade e na falta de humanidade do escravizado (o outro inferior), acabou oficialmente no ano de 1888, quando a princesa Isabel assinou a Lei urea. A prtica do racismo hoje, por fora da Constituio de 1988, que deu origem Lei Ca, crime inafianvel e imprescritvel.

42

Disponvel em: <http://pt.wikipedia. org/wiki/Navio_negreiro>. Acessado em: 26 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

31

INTERPRETAES DO BRASIL

A lei Ca de 13 de maio de 1989 o diploma legal que institui os crimes raciais do direito brasileiro, que so inafianveis e imprescritveis. Surgiu para regulamentar o dispositivo da Carta de 1988 que determina a criminalizao da prtica do racismo. O texto dessa lei est disponvel no seguinte endereo: <http://www2.mre. gov.br/dai/genocidio.htm>. Acesso em: 14 dez. 2008. Voltaremos a abordar essa importante lei mais a frente. Ela lei foi criada por iniciativa do Deputado Federal Constituinte Carlos Alberto Ca, advogado, jornalista e militante histrico do Movimento Negro Braseiro.

FGV DIREITO RIO

32

INTERPRETAES DO BRASIL

7 : BRANQUEAR COMO SOLUO: OLIVEIRA VIANNA E A DEFESA DO BRANQUEAMENTO

Imagem de Oliveira Viana. 43

Continuaremos a discusso iniciada na aula anterior, apresentando Oliveira Vianna (1883-1951) em Evoluo da raa [1923]. Neste texto, so analisadas as caractersticas (raciais) dos portugueses, ndios e negros, bem como dos mestios que seriam, segundo o autor, caracterizados por instabilidades. Ainda se encontra presente no pensamento e obra de Oliveira Vianna, na dcada de 20, a idia de que a nao brasileira composta dessas trs etnias, mas que a branca prevalecer sobre as demais. Para ele a miscigenao, desde que controlado, pode criar seres melhores que os seus progenitores.Para Oliveira Vianna, a composio do povo brasileiro englobaria as trs etnias, mas a branca seria incontestavelmente superior. Desta forma, a miscigenao no seria um problema. Quem foi Oliveira Vianna? Membro da Academia Brasileira de letras e do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, um dos grandes intrpretes do Brasil. Oliveira Viana foi advogado, socilogo e professor de direito criminal da Faculdade do Estado do Rio de Janeiro. Ocupou vrios cargos pblicos at se tornar, em 1940, membro do Tribunal de Contas da Unio. Alm de criar importantes obras sobre as origens da populao brasileira, Oliveira Vianna est entre os nomes pioneiros da institucionalizao do direito do trabalho no Brasil. Foi um dos mais destacados defensores da eugenia no Brasil. Era abertamente contra a imigrao de japoneses para o Brasil. Uma das suas mais famosas frases : os 200 milhes de hindus no valem o pequeno punhado de ingleses que os dominam [e] japons como enxofre: insolvel. Depois da Revoluo de 1930 que levou Getlio Vargas ao poder, Oliveira Vianna tornou-se consultor da Justia do Trabalho. Graas a essa posio, Vianna pode influenciar decisivamente na elaborao da legislao sindical e trabalhista da Era Vargas.
43

Disponvel em: <http://n.i.uol.com. br/licaodecasa/biografias/oliveira-viana.jpg>. Consultado em: 27 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

33

INTERPRETAES DO BRASIL

Obras de autoria de Oliveira Vianna: Populaes Meridionais do Brasil (1918), O idealismo da Constituio (1920), Pequenos estudos de psicologia social (1921), Evoluo do povo brasileiro (1923), O ocaso do Imprio (1925), Problemas de poltica objetiva (1930), Formation ethnique du Brsil colonial (1932), Raa e assimilao (1932), Problemas de direito corporativo (1938), Problemas de direito sindical (1943) e Direito do trabalho e democracia social (1951, uma coletnea de artigos).

Oliveira Vianna acreditava que essa arianizao da nossa populao resolveria, sem o uso de medidas radicais e legais, o problema do negro, uma vez que ele estaria fadado a desaparecer do Brasil com o decorrer do tempo. Os trabalhos e as idias de Oliveira Vianna, no campo da Histria, Sociologia e Direito do Trabalho at hoje so referncias obrigatrias para quem quer entender e comear a criar as suas prprias interpretaes sobre o que o Brasil.

Para saber mais sobre a vida e obra de Oliveira Vianna consultar: a) BASTO, lide Rugai; MOREAS, Joo Quartim de. O Pensamento de Oliveira Vianna. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993; b) TORRES, Vasconcellos. Oliveira Vianna, sua vida e sua posio nos estudos brasileiros de sociologia. Rio de Janeiro / So Paulo: Freitas Bastos, 1956; c) VIANNA, Oliveira. Escritos Inditos. Campinas: Editora UNICAMP, 1991;

FGV DIREITO RIO

34

INTERPRETAES DO BRASIL

8 UMA VISO POSITIVA SOBRE A MESTIAGEM GILBERTO FREYRE E A INFLUNCIA CULTURALISTA DO ANTROPLOGO FRANZ BOAS
44

Sem um fim social o saber ser a maior das futilidades Gilberto Freyre

Nas prximas aulas o tema ser a discusso das idias presentes no pensamento de Gilberto Freyre (1900 1987), cujas obras Casa-Grande & Senzala (1933) e Sobrados e Mucambos (1936) tratam e inovam os estudos sobre a formao do Brasil. Quem foi Gilberto Freyre? Um dos maiores e mais influentes intelectuais brasileiros do sculo XX cujos trabalhos so reconhecidos internacionalmente at o presente momento. A sua obra estudada at hoje em importantes universidades do mundo Ocidental. Freyre inciou aos seus estudos, em 1908, no Colgio Americano Batista Gilreath, instiuio que o seu pai ajudou a fundar. Perto do fim da segunda dcada do sculo XX, Freyre foi estudar na Universidade do Texas (USA) onde concluiu a graduao em cincias sociais, e deu continuiadade aos seus estudos na Universidade de Columbia (USA) onde obteve o ttulo de Masters of Arts. Na Universiade de Columbia conheceu Franz Boas, a sua principal referncia intelectual. No ano de 1922 publicou a sua tese de mestrado Social life in Brazil in the middle of the 19th century (Vida social no Brasil nos meados do sculo XIX j traduzida para o portugus). Essa tese deu origem ao que, certamente, o seu livro mais conhecido e lido, Casa-Grande & Senzala (1933), um verdadeiro tratado sobre a formao do Brasil, que j foi traduzido para o ingls e o francs entre outras lnguas. Gilberto Freyre costuma ser apontado, e criticado, como o criador e grande terico da (ideologia da) democracia racial, No entanto, em Casa Grande & Senzala, primeiro livro da trilogia sobre a formao do patriarcalismo no Brasil, no h meno alguma palavra democracia racial.

44

Disponvel em: <http://4.bp.blogspot. com/_pBT1Xc1uMPQ/SpDUfiNjGrI/ AAAAAAAAACA/_-dVjUk6j_U/s320/ senzala+debret.jpg>. Acessado em: 21 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

35

INTERPRETAES DO BRASIL

Mais informaes sobre Gilberto Freyre e a sua obra podem ser obtidas no site da fundao que leva o seu nome: http://www.fgf.org.br.

45

46

A = Imagem de uma Casa Grande. B = imagem do negro na senzala, segundo Jean-Baptiste Debret.

45

Disponvel em: <http://www.scielo. br/img/revistas/anaismp/v14n1/02f38. jpg>. Acesso: 26 ago. 2010.

46

Disponvel em: <http://www.asminasgerais.com.br/zona%20da%20mata/ UniVlerCidades/Hist%C3%B3ria/imagens/1111000033%20Cena%20de%20 Senzala.JPG>. Acesso: 26 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

36

INTERPRETAES DO BRASIL

Freyre, Adonias Filho (esq.), e Rachel de Queirs (centro).

Por influncia direta de Franz Boas antroplogo prussiano que consolidou a sua carreira nos USA, com quem estudou e conviveu, Gilberto Freyre criou uma nova forma de buscar, contar e registrar a histria do Brasil algo que fundamental para qualquer tipo de anlise e proposio sobre os nossos grandes dilemas e temas nacionais. Freyre, desafiando os padres acadmicos da poca, valeu-se, por exemplo, entre outras fontes de investigao para redigir Casa-Grande & Senzala, de memrias, cartas de viajantes estrangeiros que passaram pelo Brasil, histrias sobre a vida privada dos engenhos e uma farta bibliografia para mudar os rumos do pensamento social brasileiro e das interpretaes do Brasil. A obra de Franz Boas enfatiza a centralidade do conceito de cultura para a compreenso da diversidade humana, retirando qualquer cientificidade da noo biolgica de raa noo essencial para a construo e divulgao do racismo cientfico. Sob a forte influncia dessa nova centralidade, Gilberto Freyre se firmou como um divisor de guas no pensamento social brasileiro.

FGV DIREITO RIO

37

INTERPRETAES DO BRASIL

47

Quem foi Franz Boas (1858-1942)? Uma das principais referncias para a antropologia contempornea por ter defendido a importncia de compreendermos a cultura em suas particularidades. Faleceu em New York City, New York, deixando como lio principal que no existem culturas superiores ou inferiores e que todas constituem fenmenos especficos e originais.

Para saber mais sobre Franz Boas, consultar: a) FRANZ, Boas. Antropologia cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2009; b) BOAS, Franz; STOCKING JR, George. A formao da antropolonia americana. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.

47

Imagens das obras Franz Boas

Disponvel em: <http://upload. wikimedia.org/wikipedia/commons/ thumb/6/62/FranzBoas.jpg/250pxFranzBoas.jpg>. Acesso em: 26 ago. 2010.

FGV DIREITO RIO

38

INTERPRETAES DO BRASIL

Imagem da recente de Casa-Grande & Senzala e Sobrados e Mucambos

Para saber mais consultar: a) Cludia Castelo. O Modo Portugus de Estar no Mundo. O Luso-Tropicalismo e a Ideologia Colonial Portuguesa (1933-1961). Porto: Edies Afrontamento, 1999; b) FREYRE, Gilberto. Os escravos nos anncios de jornais brasileiros do sculo XIX; c) VENTURA, Roberto. Casa-Grande & Senzala. So Paulo: Publifolha, 2010;

Os trabalhos de Freyre foram decisivos para um progressivo abandono dos pressupostos racialistas no meio intelectual brasileiro. Ao lanar Casa-Grande & Senzala (1933), Gilberto Freyre, valorizou a contribuio do negro e das culturas afro para a formao do Brasil. O enfoque valorativo que Freyre deu a esses elementos constitutivos do Brasil chocou-se diretamente com as teorias racialistas e determinismos adotados por Slvio Romero, Nina Rodrigues, Oliveira Vianna e outras intelectuais da primeira metade do sculo XX. Esses intrpretes do Brasil, ao contrrio de Freyre, responsabilizavam, entre outros fatores, o clima tropical insalubre do Brasil e as populaes mestias, entre outros fatores, tidas como neurastnicas e degeneradas, pelo atraso do pas.

FGV DIREITO RIO

39

INTERPRETAES DO BRASIL

9 GILBERTO FREYRE UMA NOVA VISO SOBRE O BRASIL

Gilberto Freyre entre livros, papis e escritos48

Nesta aula, ser discutido o captulo 1 de Casa-Grande & Senzala, Caractersticas gerais da colonizao portuguesa do Brasil: formao de uma sociedade agrria, escravocrata e hbrida. Observe a nfase que Freyre d ao fato de que, ao comearem a colonizar o Brasil, em 1532, os portugueses j tinham um sculo de contato com os trpicos e vinham de uma populao j miscigenada. O que significa a idia de que a formao social brasileira representou um processo de equilbrio de antagonismos. Preste ateno tambm nas fontes utilizadas por Freyre para escrever seu texto e nos temas abordados. Deve-se tambm mencionar as crticas feitas interpretao de Freyre, em particular: 1) a polmica a respeito da pouca ou quase nenhuma relevncia do preconceito racial como fator explicativo para a desigualdade entre os brancos e os negros no Brasil (por oposio a uma explicao fundamentalmente classista, defendida por Florestan Fernandes e outros); 2) e as crticas sofridas por Gilberto Freyre em funo de sua suposta defesa da existncia de uma democracia racial no Brasil cuja paternidade lhe injustamente atribua e por conta da qual a fora negativa da cor e da raa quase no seria percebida pelos nossos agentes e instituies sociais. Segundo as interpretaes do Brasil produzidas por Freyre, depreendemos que no Brasil as relaes pessoais, as leis e as instituies sociais no so criadas e estabelecidas com base no valor e na classificao que a cincia d s raas (e cores) que compem o Brasil.

48

Disponvel em: <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/ setembro2004/imagens/265capa1. jpg>. Acesso em: 01 set. 21010.

FGV DIREITO RIO

40

INTERPRETAES DO BRASIL

FGV DIREITO RIO

41

INTERPRETAES DO BRASIL

49

Mapa lustrado de um Engenho

Sobre a vida e trajetria acadmica de Gilberto Freyre, cabe ressaltar: Organizou em 1926, o Primeiro Congresso Regionalista do Recife, e, em 1934, o primeiro Congresso Afro-Brasileiro. De 1926 a 1930, foi secretrio particular do ento Governador de Pernambuco Estcio Coimbra, a quem acompanhou, em 1930, ao exlio na Europa. Depois de ter publicado Casa-Grande & Senzala, ensinou, como professor extraordinrio, nas Universidades de Stanford, Michigan, Indiana e Virginia, e dirigiu um seminrio sobre a Sociologia da Escravido na Universidade de Columbia. No Brasil foi fundou ctedras de Sociologia, como a da Escola Normal do Recife; e da Faculdade de Direito de Recife, 1925. No ano de 1946, foi eleito deputado Constituinte. Em 1948, como deputado, apresenta o Projeto de Lei que dou origem ao Instituto Joaquim Nabuco, transformado em fundao no ano de 1980. Em 1962 recebeu o ttulo de doutor Mximo na Universidade de Coimbra. No ano 1965 recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa nas Universidades de Mnster (Alemanha) e Sussex (Inglaterra). Em 1971, a Rainha Elizabeth II concedeu-lhe o ttulo de Cavalheiro Comandante do Imprio Britnico.

49

Disponvel em: <http://2. bp.blogspot.com/_qWVEOkgCLUo/ R1E37iskKpI/AAAAAAAAAUg/Vc83glCtyKA/s320/cicero+dias.jpg>. Acesso em: 01 set 2010.

FGV DIREITO RIO

42

INTERPRETAES DO BRASIL

A primeira obra de Freyre inspirou nossas interpretaes do Brasil, at mesmo na literatura. Belo exemplo disso o poema Casa Grande & Senzala de Manuel Bandeira: Casa Grande & Senzala Manuel Bandeira (1949) Casa Grande & Senzala Grande livro que fala Desta nossa leseira Brasileira. Mas com aquele forte Cheiro e sabor do Norte Dos engenhos de cana (Massangana!) Com fuxicos danados E chamegos safados De mulecas fuls Com sinhs! A mania ariana Do Oliveira Viana Leva aqui a sua lambada Bem puxada. Se nos brasis abunda Jenipapo na bunda, Se somos todos uns Octoruns, Que importa? l desgraa? Essa histria de raa,

FGV DIREITO RIO

43

INTERPRETAES DO BRASIL

EXTRA: LEGISLAO BRASILEIRA SOBRE O RACISMO O tema do pas mestio, uma caracterstica que teria abrandado o racismo e os seus efeitos entre ns, continua nessa aula com a seguinte discusso: de que forma o direito brasileiro acompanhou essa discusso sobre a discriminao racial em nossa sociedade? Para increment-la ser apresentado um breve panorama histrico da legislao que o Brasil criou para tratar desse tema, focado fundamentalmente em duas leis a Lei Afonso Arinos (1951) e a Lei Ca (1989).

Quem desejar saber mais sobre leis de combate o racismo consultar: SILVA, Jorge da. Direitos Civis e Relaes Raciais no Brasil. Rio de Janeiro: LUAM, 1994.

A Lei Afonso Arinos50 foi o primeiro texto legal do direito brasileiro que criminalizou a prtica de certas formas de discriminao racial: Art. 1. Constitui contraveno, punida nos termos desta lei, a prtica de atos resultantes de preconceito de raa, de cor, de sexo ou de estado civil.51 [...] Art. 2. Ser considerado agente de contraveno o diretor, gerente ou empregado do estabelecimento que incidir na prtica referida no artigo 1. desta lei. Das Contravenes Art. 3. Recusar hospedagem em hotel, penso, estalagem ou estabelecimento de mesma finalidade, por preconceito de raa, de cor, de sexo ou de estado civil. Pena priso simples, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa de 3 (trs) a 10 (dez) vezes o maior valor de referncia (MVR). Art. 4. Recusar a venda de mercadoria em lojas de qualquer gnero ou o atendimento de clientes em restaurantes, bares, confeitarias ou locais semelhantes, abertos ao pblico, por preconceito de raa, de cor, de sexo ou de estado civil. Pena Priso simples, de 15 (quinze) dias a 3 (trs) meses, e multa de 1 (uma) a 3 (trs) vezes o maior valor de referncia (MVR). Art. 5. Recusar a entrada de algum em estabelecimento pblico, de diverses ou de esporte, por preconceito de raa, de cor, de sexo ou de estado civil. Pena Priso simples, de 15 (quinze dias a 3 (trs) meses, e multa de 1 (uma) a 3 (trs) vezes o maior valor de referncia (MVR). Art. 6. Recusar a entrada de algum em qualquer tipo de estabelecimento comercial ou de prestao de servio, por preconceito de raa, de cor, de sexo ou de estado civil. Pena priso simples, de 15 (quinze) dias e 3 (trs) meses, e multa de 1 (uma) a 3 (trs) vezes o maior valor de referncia (MVR). Art. 7. Recusar a inscrio de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, por preconceito de raa, de cor, de sexo ou de estado civil. Pena priso simples, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa de 1 (um) a 3 (trs) vezes o maior valor de referncia (MVR). Pargrafo nico. Se se tratar de estabelecimento oficial de ensino, a pena ser a perda do cargo para o agente, desde que apurada em inqurito regular.

50

O texto desta lei est disponvel no seguinte site:<http://www.planalto. gov.br/ccivil/Leis/L7437.htm>. Acesso em: 07 set. 2010. Ao longo da sua vigncia, no anos 80, a discriminao em razo do gnero e estado civil foram includas no texto da Lei Afonso Arinos. Nas suas origens, essa lei s tratava da tipificao e punio/criminalizao das discriminaes resultantes de preconceitos fundados na cor e na raa.

51

FGV DIREITO RIO

44

INTERPRETAES DO BRASIL

Art. 8. Obstar o acesso de algum a qualquer cargo pblico civil ou militar, por preconceito de raa, de cor, de sexo ou de estado civil. Pena perda do cargo, depois de apurada a responsabilidade em inqurito regular, para o funcionrio dirigente da repartio de que dependa a inscrio no concurso de habilitao dos candidatos. Art. 9. Negar emprego ou trabalho a algum em autarquia, sociedade de economia mista, empresa concessionria de servio pblico ou empresa privada, por preconceito de raa, de cor, de sexo ou de estado civil. Pena priso simples, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa de 1 (uma) a 3 (trs) vezes o maior valor de referncia (MVR), no caso de empresa privada; perda do cargo para o responsvel pela recusa, no caso de autarquia, sociedade de economia mista e empresa concessionria de servio pblico.

Afonso Arinos

Quem foi Afonso Arinos (1905-1990)? Poltico, advogado, professor e autor do projeto de lei que deu origem ao primeiro diploma legal que criminalizou a prtica do preconceito de cor e raa. Essa lei, de n. 1.390/51, ficou conhecida pelo seu nome, e vigorou at quase o final dos anos 80. Para conhecer um pouco das obras que Afonso Arinos Mello Franco escreveu consulte: a) O ndio Brasileiro e a Revoluo Francesa. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000; b) Desenvolvimento da Civilizao Material no Brasil. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005.

FGV DIREITO RIO

45

INTERPRETAES DO BRASIL

O aluno que desejar saber algo mais sobre a Constituio (1946) que deu fundamento a Lei Afonso Arinos e inaugurou criminalizao da prtica do Racismo, poder consultar: Nogueira,Octaciano. A Constituinte de 1946. Getlio, o Sujeito Oculto. So Paulo: Martins Fontes, 2005.

Nesta fase do curso, discutiremos tambm o texto O tom da cor, no qual a jornalista Miriam Leito prope questes atuais para o debate do racismo.

FGV DIREITO RIO

46

INTERPRETAES DO BRASIL

O tom da cor (Por: Miriam Leito, O Globo, 7/11/2008).


S h o ps, depois do antes. S se chega, depois da caminhada. S se rene o que esteve separado. Entender a diferena no quer-la, pode ser o oposto. A imprensa brasileira, to capaz de ver as desigualdades raciais nos Estados Unidos, to capaz de comemorar um presidente negro, prefere, em constrangedora maioria, o silncio sobre a discriminao no Brasil. Lendo certos artigos, editoriais e escolhas de edio sobre a questo racial no Brasil, me sinto marciana. Sobre que pas eles esto falando, afinal? Com que constroem argumentos e enfoques to estranhos? Por que ofender com o espantosamente agressivo termo racialista quem quer ver os dados da distncia entre negros e brancos no Brasil? No possvel estudar as desigualdades sem pesquisar as diferenas entre os grupos. No se estuda sem dados. No Brasil, h quem se ofenda com a criao de critrios para levantar os dados de cor como se isso fosse uma ameaadora classificao racial. Veja-se a cena que est nas abundantes e belas imagens da vitria americana. H vrias tonalidades de pele no grupo que se define como afro-americano. Aqui, sustenta-se que miscigenao exclusividade nossa e que ela eliminou as diferenas. Os pardos (ou mulatos, como alguns preferem) e os pretos (como define o IBGE) esto muito prximos em inmeros indicadores e esto muito distantes em relao aos brancos. Medir a distncia que ambos tm em relao aos brancos no uma forma perversa de negar a miscigenao. Medida distncia, preciso conhecer suas razes. S assim possvel construir as pontes que ligam as partes. O presidente Barack Obama fez a campanha por sobre as diferenas raciais, por vrios motivos. Primeiro, por estratgia eleitoral: falava para um pas majoritariamente branco. Qualquer candidato que escolha apenas um grupo perde a eleio. Ganha-se a eleio construindo se coalizes. Ele formou a dele com os 90% de votos dos negros, 60% de votos dos latinos e 45% de votos dos brancos. Como h muito mais brancos no pas, em termos numricos, recebeu em termos absolutos mais votos dos brancos. Vitria americana sobre sua prpria Histria. Outro motivo que ele veio aps. Ele no precisava do discurso de reivindicao de direitos, porque ele j foi feito na gloriosa caminhada que conquistou tanto. Um esforo que exige novos passos, mas que extraordinariamente bem-sucedido. Obama no precisava acentuar sua condio de negro. Ele . Por isso, os jornais do mundo inteiro comemoraram o primeiro presidente negro. Ele tambm filho de branco, mas por que isso no causa espanto? Ora, porque os brancos so a etnia dominante. A novidade est em sua origem negra. O jornalismo destaca o novo, e no o fato banal. Certas anlises no Brasil se perderam em encruzilhadas, tentando adaptar os fatos a suas interpretaes do que sejam as diferenas entre os dois pases. L e c houve e h discriminao. L, no negaram e evoluram. Aqui, nos perdemos em questinculas desviantes, quando o central : h desigualdades raciais e elas so intolerveis. Pessoas que pensam assim se esforam para entender as razes e as razes das desigualdades, se debruam sobre os dados,
FGV DIREITO RIO 47

INTERPRETAES DO BRASIL

no negam problema existente. A libertao vem da verdade conhecida. Quem no sabe, a esta altura, que o conceito de raa falso? bizantino repetir isso. Discutir a desigualdade racial no a forma de racializar o pas, mas sim constatar um problema, criado sobre um artificialismo, e que exige superao. Racializado ele j , com esta vergonhosa ausncia dos negros (pretos e pardos), de todos os crculos, do poder no Brasil. Comemorar a vitria em terra alheia, negando a existncia da derrota em casa, uma escolha que tem sido feita com insistncia no Brasil. Na festa de Obama, isso se repetiu. Aqui se vai da negao do problema condenao de todo tipo de instrumento usado para enfrentlo. Tudo acusado de ser racialista: constatar as desigualdades, apontar suas origens na discriminao, tentar polticas pblicas para reduzi-las. Argumentam que temos que melhorar a educao pblica. Claro que temos, sempre tivemos. urgente que se faa isso. Algum discute isso? A diferena entre a forma como o racismo se manifesta nos Estados Unidos e no Brasil no pode ser usada para perdoar o nosso. Aqui, vicejou a espantosa idia da escravido suave, como viceja hoje a idia de que temos uma espcie de racismo benigno ou apenas uma discriminao social que atinge os negros pelo mero acaso de serem eles majoritrios entre os pobres. So palavras que se negam. Este tipo de violncia no comporta o termo benigno, como nenhuma escravido pode ser suave, por suposto. Segunda-feira vou ao Laboratrio de Anlises Econmicas, Histricas, Sociais e Estatsticas das Relaes Raciais da UFRJ ver o lanamento do Mapa Anual das Desigualdades Raciais. Vou para olhar de novo os dados, conversar de novo com negros e brancos que estudam o assunto, aprender mais um pouco, procurar, esperanosa, algum avano. No acho que essa uma conversa perturbadora da nossa paz social. No acredito na paz que nega o problema. Acho lindo o sonho dos americanos, mas quero sonhar o meu.

No direito brasileiro do sculo XX e XXI, a proibio da prtica do racismo sempre esteve nos textos das nossas Constituies. tradio que remonta ao texto da Carta de 1934. Por conta da Carta de 1988, em substituio lei Afonso Arinos, o Brasil produziu uma nova legislao para criminalizar certas formas de racializao e promover a igualdade de direitos e de oportunidades entre os negros e os brancos. Essa nova Constituio determinou que a prtica racismo constitui um crime inafianvel e imprescritvel, definido e punido na forma da lei antes dela o racismo era uma contraveno penal. Diz o texto dessa Constituio:
Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: XLII a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei.
FGV DIREITO RIO 48

INTERPRETAES DO BRASIL

Para complementar essa norma constitucional, que imps a transformao da prtica do racismo em crime inafianvel e imprescritvel, o Congresso Nacional aprovou a Lei Ca52 cuja origem est em um projeto de lei apresentado pelo deputado constituinte Carlos Alberto de Oliveira: Art. 1 Sero punidos, na forma desta Lei os crimes resultantes de discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. (nova redao dada pela Lei n 9.459, de 13 de maio de 1997). (redao original) Art. 1 Sero punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raa ou de cor. ............................................. Art. 4 Negar ou obstar emprego em empresa privada. Pena: recluso de dois a cinco anos. 1o Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminao de raa ou de cor ou prticas resultantes do preconceito de descendncia ou origem nacional ou tnica: (Redao da LEI N 12.288/20.07.2010). I deixar de conceder os equipamentos necessrios ao empregado em igualdade de condies com os demais trabalhadores; (Redao da LEI de n. 12.288/20.07.2010); II impedir a ascenso funcional do empregado ou obstar outra forma de benefcio profissional; (Redao da LEI N 12.288/20.07.2010); III proporcionar ao empregado tratamento diferenciado no ambiente de trabalho, especialmente quanto ao salrio. (Redao da LEI N 12.288/20.07.2010). .............................................
Art. 8 Impedir o acesso ou recusar atendimento em restaurantes, bares, confeitarias, ou locais semelhantes abertos ao pblico. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 9 Impedir o acesso ou recusar atendimento em estabelecimentos esportivos, casas de diverses, ou clubes sociais abertos ao pblico. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 10. Impedir o acesso ou recusar atendimento em sales de cabeleireiros, barbearias, termas ou casas de massagem ou estabelecimento com as mesmas finalidades. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. Pena: recluso de um a trs anos e multa. 1 Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular smbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz sustica ou gamada, para fim de divulgao do nazismo. Pena: recluso de dois a cinco anos e multa. 2 Se qualquer dos crimes previstos no caput cometido por intermdio dos meios de comunicao social ou publicao de qualquer natureza: Pena recluso de dois a cinco anos e multa.
52

Disponvel em:<http://www.soleis. adv.br/racismo.htm>. Acesso em: 07 set. 2010

FGV DIREITO RIO

49

INTERPRETAES DO BRASIL

Quem foi Carlos Alberto Ca? Advogado, jornalista e, como acabamos de ver, deputado constituinte. Ca um lder e militante histrico do Movimento Negro Brasileiro um conjunto de instituies que lutam contra o racismo, a discriminao e a desigualdade nos mais diferentes espaos da nossa sociedade.

Ca sendo homenageado por estudantes.

Para saber mais sobre como o direito tem sido usado para criminalizar a prtica do racismo e combater os efeitos da discriminao, consultar: a) SILVEIRA, Fabiano Augusto Martins. Da Criminalizao do Racismo: Aspectos Jurdicos e Sociocriminolgicos. Belo Horizonte: Del Rey, 2006, b) SILVA, Katia Elenise Oliveira da. O papel do direito penal no enfrentamento da discriminao. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001; d) VIEIRA JNIOR, Ronaldo Arajo. Responsabilizao objetiva do Estado: Segregao Insitucional do Negro e Adoo de Aes Afirmativas como Recuperao de Damos. Curitiba: Juru, 2005.

FGV DIREITO RIO

50

INTERPRETAES DO BRASIL

O aluno que tiver interesse em conhecer quais so as polticas pblicas e medidas governamentais que o Brasil vem adotando, nas ltimas dcadas, para combater a prtica do racismo e assegurar o direito igualdade de tratamento e oportunidades, consultar: a) BEGHIN, Nathalie; JACCOUD, Luciana. Desigualdades Raciais no Brasil: um balano da interveno governamental. Braslia: Ipea, 2002. FONSECA, Dagoberto Jos. Polticas Pblicas e Aes Afirmativas. So Paulo: Selo Negro, 2009; c) JACCOUD, Luciana (org.). A Construo de uma Poltica de Promoo da Igualdade Racial: uma anlise dos ltimos 20 anos. Braslia: Ipea, 2009; d) THEODORO, Mrio (org.). As polticas pblicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos aps a abolio. Braslia: Ipea, 2008. Maiores informaes sobre onde e como encontrar as publicaes do IPEA Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada, esto disponveis no seguinte site: <http:// www.ipea.gov.br>. O Ipea, um dos centros de pesquisa e pensamento econmico mais respeitados do Brasil, um rgo do governo federal responsvel por pesquisas e estudos que do origem s polticas pblicas focadas no desenvolvimento do nosso pas.

FGV DIREITO RIO

51

INTERPRETAES DO BRASIL

10 OS SERTES: O DILEMA ENTRE OS DOIS BRASIS Daremos agora incio ao segundo mdulo do nosso curso, que tem como tema central uma das mais recorrentes oposies presentes nas interpretaes sobre o Brasil: o divrcio entre os dois brasis, recorrente em vrios eixos antinmicos o Brasil do litoral e o dos sertes, o moderno e o atrasado, o civilizado e o rstico, aquele que se desenvolve e o que passa fome, o que aponta para o futuro e o que est preso a reminiscncias do passado. Nas prximas aulas, discutiremos parte de um livro sempre considerado pelos intelectuais como uma obra chave para compreenso do Brasil. Trata-se do livro Os Sertes (1902), de autoria de Euclides da Cunha 1866/1909. Esse livro fez com que Euclides da Cunha e as suas principais interpretaes do Brasil ficassem conhecidos nacional e internacionalmente. Fez a cobertura da Guerra de Canudos, no interior da Bahia, para o Jornal o Estado de So Paulo. Com base no material que enviou para este peridico a fim de divulgar o que acontecia nessa Guerra, Euclides escreveu a obra que consagrou a sua genialidade e as suas interpretees do Brasil: Os Sertes.

Euclides da Cunha e imagem da sua obra mais conhecida Os Sertes.

Quem foi Euclides da Cunha? Membro da Academia Brasileira de Letras e do IHGB. Foi escritor, socilogo, reprter jornalstico, gegrafo, e engenheiro militar. Discutiremos a parte 2 dos Sertes, o captulo O homem. Nele, Euclides apresenta uma viso sobre a populao sertaneja marcada por contradies. Por um lado, influenciado pelas teorias consideradas cientficas poca abordadas anteriormente, o autor considera negativamente essa populao porque, segundo as suas prprias palavras, a
FGV DIREITO RIO 52

INTERPRETAES DO BRASIL

mestiagem extremada um retrocesso. Do outro lado, Euclides exaltava os feitos dos integrantes dessa mesma populao, o sertanejo, que, com bravura, resistia a todas as adversidades do meio ambiente, o Serto. Nessa linha de pensamento, na qual consta uma imagem negativa da mestiagem, Euclides apresenta o sertanejo como retrgrado, resistente civilizao e presa fcil do misticismo religioso e de lderes messinicos como Antnio Conselheiro. No seu livro, e em especial na parte que vamos ler e comentar, Euclides compara e aponta diferenas entre o mestio do litoral e do interior o sertanejo , antes de tudo, um forte, que sabe resistir como ningum violncia exercida pelos donos de terras e pelos civilizados do litoral. Temos nesse quadro descrito por Euclides o tema recorrente de uma nacionalidade dividida. Para compreender o livro que imortalizou Euclides da Cunha, preciso contextualizar a sua vida e a obra, assinalando sua formao cientificista na Escola Militar e sua profisso de engenheiro. Devemos nos lembrar da ocorrncia de vrios movimentos sociais rurais no Brasil entre 1870 e 1920, que, a partir de 1889, comearam a ser vistos como obstculos ao progresso e consolidao do regime republicano.

O que foi a Guerra do Canudos? O confronto entre o Exrcito Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo scio-religioso liderado por Antnio Conselheiro, que aconteceu no interior da Bahia de1896 a 1897. Aps o envio da sua quarta expedio, o Exercito Brasileiro debelou Canudos, e os principais resultados dessa vitria foram a morte de Antonio Conselheiro, a degola de muitos prisioneiros de guerra e a completa distruio de todas as 5.200 casas do arraial de Camudos.

53

54

53

Pster do filme sobre Canudos e uma imagem do lder carismtico Antonio Conselheiro (1830 1897).

Disponvel em: <http://3.bp.blogspot. com/_aBNSahGm1r8/SxUqEOErhdI/ AAAAAAAAACo/hbBhFLC1J_I/s1600/ guerra-de-canudos-poster01.jpg>. Acessado em 15 set. 2010. Disponvel em: <http://coracaodoceara.zip.net/images/conselheiro01. jpg>. Acessado em 15 set. 2010.

54

FGV DIREITO RIO

53

INTERPRETAES DO BRASIL

55

Imagem do Exercito Brasileiro durante a Guerra de Canudos


56

O lder Antonio Conselheiro morto e um sertanejo com mais de 90 anos

Quem quiser saber mais sobre Euclides da Cunha, consultar: a) GALVO, Walnice Nogueira. Dirio de uma Expedio. So Paulo: Companhia das Letras, 2000 VENTURA, Roberto. Os Sertes entre dos centenrios. In: MADEIRA, Anglica e VELOSO, MARIZA (orgs.). Descobertas do Brasil. Braslia: UnB, 2001; c) VENTURA, Roberto. Os Sertes. So Paulo: Publifolha, 2002.

55

Disponvel em: <http://www.osorio. org.br/imagens/quadros/quadro_canudos.jpg>. Acesso em 15 set. 2010. Disponvel em: <http://www. por talsaofrancisco.com.br/alfa/ euclides-da-cunha/imagens/euclidesda-cunha-16.jpg>. Acessado em 15 set. 2010.

56

FGV DIREITO RIO

54

INTERPRETAES DO BRASIL

SUGESTO PARA PESQUISA NA INTERNET: O site www.euclidesdacunha.com.br contm informaes sobre a vida e a obra de Euclides da Cunha, alm de muitas fotos sobre este importa intrprete do Brasil.

57

Mapa da localizao geogrfica de Canudos, interior da Bahia.

No ano de 1976, a Guerra de Canudos, a saga de Antonio Conselheiro e dos sertanejos, retratados por Euclides da Cunha, foram transformados em samba de emredo pela Escola de Samba Em Cima da Hora. At hoje esse samba considerado um dos mais belos do gnero de todos os tempos. O desfile em que a Em Cima da Hora fez para defender esse samba e disputar o carnaval de 1976 pode ser assistido no seguinte site http://www.youtube.com/ watch?v=qtMJ3wDJSCg. J pequenos filmes sobre a vida de Euclides da Cunha podem ser vistos nos seguintes endereos eletrnicos: a) http://www.youtube. com/watch?v=FbuddDK-2QY&feature=related: b) http://www.youtube.com/ watch?v=5ulJf3Jmye4&feature=related

57

Disponvel em: <http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/brasil_america/imagens/ canudos_conselheiro_mapa.jpg>. Acessado em 15 set. 2010.

FGV DIREITO RIO

55

INTERPRETAES DO BRASIL

Os Sertes (1976) Em Cima da Hora Composio: Edeor de Paula58 Marcado pela prpria natureza O Nordeste do meu Brasil Oh! solitrio serto De sofrimento e solido A terra seca Mal se pode cultivar Morrem as plantas e foge o ar A vida triste nesse lugar Sertanejo forte Supera misria sem fim Sertanejo homem forte (bis) Dizia o Poeta assim Foi no sculo passado No interior da Bahia O Homem revoltado com a sorte do mundo em que vivia Ocultou-se no serto espalhando a rebeldia Se revoltando contra a lei Que a sociedade oferecia Os Jagunos lutaram At o final Defendendo Canudos (bis) Naquela guerra fatal59.

58

Este o samba de enredo que a Escola de Samba em Cima da Hora apresentou no desfile de carnaval de 1976. Disponvel em: <http://letras.terra. com.br/em-cima-da-hora/867181/>. Acessado em 14 set. 2010.

59

FGV DIREITO RIO

56

INTERPRETAES DO BRASIL

11 AS BASES DO PENSAMENTO SANITARISTA E O ENGAJAMENTO DE MONTEIRO LOBATO ATRAVS DE JECA TATU

60

Nas nossas prximas aulas, conheceremos um personagem famoso do imaginrio social brasileiro, o Jeca Tatu. Leremos trechos da crnica Urups com o qual Monteiro Lobato (1882 1948) criou este personagem. Monteiro Lobato critica a viso romntica do indgena na literatura brasileira (como a apresentada por Jos de Alencar): Porque a verdade nua manda dizer que entre as raas de variado matiz, formadoras da nacionalidade e metidas entre o estrangeiro recente e o aborgine de tabuinha no beio, uma existe a vegetar de ccoras, incapaz de evoluo, impenetrvel ao progresso. Feia e sorna, nada a pe de p. Essa a raa do caboclo, do caipira, representada pela figura do Jeca Tatu: Pobre Jeca Tatu! Como s bonito no romance e feio na realidade! Doente, supersticioso, fatalista, preguioso e incapaz para o trabalho produtivo, o caipira avesso ao progresso e mudana. incapaz, enfim, de ser brasileiro: O sentimento de ptria lhe desconhecido. No tem sequer a noo do pas em que vive.

Quem fom Monteiro lobato? Jos Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do sculo XX, editor de livros e autor de importantes tradues. Ficou popularmente conhecido pelo enfoque educativo de suas obras. Escreveu importantes livros infantis, o que constitui aproximadamente a metade da sua produo literria uma das mais famosas delas o Sitio do Picapau Amarelo cujos personagens centrais so Emlia (a boneca de pano), Narizinho, Pedrinho, o Visconde de Sabugosa, o Saci Pere, a Cuca, D. Benta e a Tia Nastcia. Monteiro Lobato era formado em Direito pela USP e chegou a atuar como promotor de justia na ciade de Areais. No dia 20/3/1919, Ruy Barbosa pronunciou, no Teatro Lrico do Rio de Janeiro, uma conferncia sobre a questo social e poltica no Brasil, com grande repercusso na imprensa. O discurso comeava com uma longa referncia ao Jeca Tatu, visto por ele como sujeito s aes [d] os manda-chuvas deste serto mal-roado que se chama Brasil

60

Disponvel em: <http://destaquein. sacrahome.net/files/images//lobato. jpg>. Acesso em 27 de set. 2010.

FGV DIREITO RIO

57

INTERPRETAES DO BRASIL

. Este discurso contribuiu para que o Jeca Tatu alcanasse notoriedade nacional. Dentro deste bloco, assistiremos o filme Jeca Tatu, de Mazzaropi (1959). Um dos cineastas e atores mais populares do cinema brasileiro de todos os tempos, apesar de geralmente odiado pelos crticos, Amcio Mazzaropi filmou e representou vrias vezes o personagem de Monteiro Lobato, embora emprestando sua viso ao personagem. Esses filmes so classificados geralmente como comdias musicais, mas neles Mazzaropi tambm retrata temas srios e caros temtica do curso, como a explorao dos pequenos colonos pela ganncia do latifndio e o sistema poltico local dominado pelos coronis.
61

O Caipira picando fumo, de Almeida Jnior (1893), e o filme Jeca Tatu.

O debate sobre o filme de Mazzaropi leva discusso sobre cultura popular. Podemos destacar duas vises distintas: 1) a que v a cultura popular como espria, sem qualidade, banal; e 2) a que a v como mais autntica e pura. Numa viso mais moderna sobre o conceito de cultura, preciso enfatizar a existncia de uma circularidade entre a cultura do povo e das elites.

61

Disponvel em: <http://mais. u o l. co m . b r / m e d i a s B yTa g s. ht m l?types=A&tagIds=105166& i n d e x . c u r r e n t Pa g e = 1 & i n d e x . orderBy=mostRecent>. Acesso em 27 de set. 2010.

FGV DIREITO RIO

58

INTERPRETAES DO BRASIL

Os temas srios presentes no filme Jeca Tatu por exemplo, a explorao dos pequenos colonos pela ganncia do latifndio e o sistema poltico local dominado pelos coronis serviro de ligao com o tema central do texto a ser examinado posteriormente.

Para saber mais sobre as obras e personagens de Monteiro Lobato, poder consultar uma das suas obras: a) Ideias de Jeca Tatu. Globo: 2008; b) Saci Perer: o resultado de um inqurito. Globo: 2008.

62

Monteiro Lobato foi um homem de mltiplas atividades, destacando-se que: a) foi fazendeiro (herda fazenda do av da veio inspirao de Jeca Tatu); b) jornalista as suas crnicas sobre o personagem Jeca Tatu foram inicialmente divulgados atravs de O Estado de So Paulo; c) editor (compra a Revista do Brasil em 1918 e inicia, nesse mesmo ano, sua editora, a Monteiro Lobato; d) adido comercial em Nova Iorque de 1927 a 1931; e) nacionalista histrico e grande incentivador das campanhas do Petrleo e do Ferro; f ) em 1925, candidata-se a ABL, mas no aceito. g) no ano de 1944, indicado membro da ABL, mas no aceita diz-se lisonjeado, mas declara ser mal comportado para o Petit Trianon.

62

Disponvel em: <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/ artigos/dicasnavegacao/monteiro_lobato_03.jpg>. Acesso em 27 de set. 2010.

FGV DIREITO RIO

59

INTERPRETAES DO BRASIL

Terminamos sugerindo a leitura de uma msica que retrata a vida do caipira: De Papo pro Ar (Msica) (Joubert de Carvalho / Olegrio Mariano 1931) Eu no quero outra vida Pescando no rio de Jerer Tenho peixe bom Tem siri patola Que d com o p Quando no terreiro Faz noite de luar E vem a saudade me atormentar Eu me vingo dela Tocando viola de papo pro ar Se compro na feira Feijo, rapadura Pra que trabalhar Sou filho do homem E o homem no deve Se apoquentar

FGV DIREITO RIO

60

INTERPRETAES DO BRASIL

12 O BRASIL DOS CORONIS E O PACTO POLTICO DA PRIMEIRA REPBLICA Nesta aula, vamos analisar parte de um clssico sobre a poltica no Brasil, que o livro Coronelismo, enxada e voto. O municpio e o regime representativo no Brasil [1949], de Victor Nunes Leal.

O Catador de caf de Cndido Portinari. 63

O livro analisa o fenmeno do poder local caracterstico do interior o coronelismo , sistema poltico e econmico que vigorou durante a Primeira Repblica. O coronelismo seria marcado por uma rede complexa de relaes, favores e compromissos que envolvem o coronel local, os governadores dos Estados e o presidente da Repblica. O aluno deve ter em mente a imagem das elites rurais o coronel presentado em muitos dos filmes de Mazzaropi. Uma questo que o aluno deve considerar durante a leitura se o coronelismo, ao trmino da primeira Repblica, provocou a extino de suas prticas. As prticas coronelistas proporcionaram uma sobrevida da agricultura latifundiria j decadente na segunda metade do sculo XIX, e esto intrinsecamente relacionadas com o modelo federativo previsto na Carta de 1891; e legitimada pela Poltica dos Estados, rotinizada por Campos Sales.

63

Disponvel em: <http://peadgravatai.pbworks.com/f/Portinari.jpg>. Acessado em 15 set. 2010.

FGV DIREITO RIO

61

INTERPRETAES DO BRASIL

Quem foi Victor Nunes Leal (1914 1985)? Foi um renomado jurista e professor brasileiro. Formou-se em Cincias Jurdicas e Sociais (1936) na antiga Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, hoje UFRJ. No ano de 1947 apresentou e defendeu a tese O municipalismo e o regime representativo no Brasil uma contribuio para o estudo do coronelismo para ingressar como professor nesta universidade. No ano de 1948, a sua tese foi publicada pela Editora Forense com o ttulo Coronelismo, exanda e voto. Nunes Leal foi, alm de professor, Procurador-geral de Justia do DF (de maro a novembro de 1956), Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica (1956 1959), consultorgeral da Repblica (1960) e Ministro do Supremo Tribunal Federal (1960-1969) do qual foi afastado do Supremo por fora do Ato Institucional n 6 (AI-6), de 1 de fevereiro de 1969. Esse afastamento fez com que ele retornasse ao exerccio da advocacia. Didicou aos seus estudos a produo de obras sobre o direito pblico brasileiro. Victor Nunes Leal participou do projeto de criao da UnB.

64

Victor Nunes Leal e o livro que o consagrou como um dos grandes intrpretes do Brasil.

Sobre a Primeira Repblica e o governo de Campos Salles (1898 1902), consulte: LESSA, Renato. A inveno da Repblica. Topbooks: 1999. Sobre o coronelismo e mandonismo, consultar: CARVALHO, Jos Murilo. Mandonismo, clientelismo: uma discusso conceitual. In. Pontos e Bordados. Escrito de Histria e Poltica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999 (pg. 130 153).

64

Disponvel em: <http://www.victornunesleal.pro.br/fotos/Foto%20-%20 21.jpg>. Acessado em 15 set. 2010.

FGV DIREITO RIO

62

INTERPRETAES DO BRASIL

O Brasil um dos maiores colgios do mundo, sendo superado apenas pela ndia e os USA. Quem quiser saber mais sobre o sistema eleitoral e poltico do Brasil, consultar: a) ARINOS, AFONSO et alli. Modelos Alternativos de Representao Poltica no Brasil e Regime Eleitoral, 1821 1921. Braslia: UnB, 1981; b) AVELAR, Lcia (org.). Sistema Poltico Brasileiro: uma introduo. So Paulo: Ed. UNESP/ Fundao Konrad Adenauer, 2007; c) NICOLAU, Jairo. Histria do voto no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2004; e) PORTO, Walter Costa. Dicionrio do voto. Braslia: UnB, 2000.

FGV DIREITO RIO

63

INTERPRETAES DO BRASIL

13 SRGIO BUARQUE DE HOLANDA E AS RAZES DO BRASIL

65

Conheceremos nessas duas aulas outro grande clssico de interpretao do Brasil; Srgio Buarque de Holanda. Razes do Brasil Neste livro considerado um dos mais importantes j publicados no Brasil em todos os tempos Srgio Buarque de Holanda apresenta uma sntese da formao da sociedade brasileira, a partir da anlise dos fundamentos da sua colonizao.

Quem foi Srgio Buarque de Holanda? Nasceu e estudou em diversas escolas de So Paulo. Em 1921, modou-se para o Rio de Janeiro, matriculando-se na Faculdade Nacional de Direito, que hoje pertence a UFRJ, onde obteve o bacharelado em Cincias Jurdicas e Sociais no ano de 1925. Participou do Movimento Modernista, escrevendo para as revistas Klaxon e Esttica. Atuou em diferentes rgos de imprensa e, entre 1929 e 1930, foi correspondente especial dos Dirios Associados em Berlim.De 1953 a 1955, viveu na Itlia e nesse perodo esteve frente da ctedra de estudos brasileiros da Universidade de Roma. De volta ao Brasil, em 1958, assumiu a cadeira de Histria da Civilizao Brasileira, da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da USP.

65

Disponvel:< http://provsjose.zip. net/images/sergio.jpg>. Acessado em 18 out. 2010.

FGV DIREITO RIO

64

INTERPRETAES DO BRASIL

66

Na nossa anlise de parte de Razes ser dada uma breve explicao sobre a metodologia dos tipos ideais e sobre noes como patrimonialismo, burocracia e Estado Moderno, conceitos desenvolvidos por Max Weber, que foi uma das suas principais influncias intelectuais. Para saber mais e conhecer melhor a obra de Srgio Buarque de Holanda: consultar o site www.unicamp.br/siarq/sbh. Este site foi criado e organizado pela Unicamp em comemorao do seu centenrio de nascimento desse grande intrprete do Brasil. Nele possvel encontrar uma cronologia sobre esse autor, a listagem de suas obras e informaes sobre o Acervo Srgio Buarque de Holanda, que a Unicamp abriga desde 1983. Cronologia e ttulo das principais obras de Srgio Buarque de Holanda: a) Cobra de Vidro. So Paulo, 1944; b) Mones. Rio de Janeiro, 1945; c) Expanso Paulista em Fins do Sculo XVI e Princpio do Sculo XVII. So Paulo, 1948; d) Caminhos e Fronteiras. Rio de Janeiro, 1957; e) Viso do Paraso. Os motivos ednicos no descobrimento e colonizao do Brasil. So Paulo, 1959; f ) Do Imprio Repblica. So Paulo, 1972. (Histria Geral da Civilizao Brasileira, Tomo II, vol. 5).

66

Disponvel em: <http://resistir.info/ brasil/imagens/sergio.jpg>. Acessado em 18 de out. 2010.

FGV DIREITO RIO

65

INTERPRETAES DO BRASIL

A imagem do documentrio sobre o autor de Razes do Brasil.

Quem foi Max Weber? Maximillian Weber (1864 1920) foi um intelectual alemo, jurista e economista. considerado um dos fundadores da Sociologia moderna e da adminstrao. Entre os temas que so correntes nas suas obras esto a burocracia, a racionalizao e a legitimidade do poder. Obras de Max Weber: a) Economia e Sociedade. Braslia: Editora UnB, 1999; b) A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Companhia das Letras, 2004.

FGV DIREITO RIO

66

INTERPRETAES DO BRASIL

14 ROBERTO DAMATTA E O QUE FAZ DO BRASIL, O BRASIL?

Roberto DaMMata.67

O que faz do Brasil o Brasil? O texto a ser discutido nesta aula traz a perspectiva inovadora do antroplogo Roberto DaMatta sobre os fenmenos que singularizam a sociedade brasileira. O tema central do pensamento de DaMatta desse texto o dilema entre tendncias hierarquizantes e individualistas presentes na sociedade brasileira; em outras palavras, o dilema entre individualismo e pessoa, protagonista da Rua e sujeito das prticas impessoais; e pessoa, principal ator social da Casa.

DaMatta descreve o dilema brasileiro da seguinte forma: No h brasileiro que no conhea o valor das relaes sociais e que no as tenha utilizado como instrumentos de soluo de problemas ao longo da sua vida. No h brasileiro que nunca tenha usado o voc sabe com quem est falando? diante da lei universal e do risco de uma universalizao que acabaria transformando sua figura moral num mero nmero ou entidade anmica.

Quem Roberto DaMatta? Roberto Augusto DaMatta (1936) um dos mais importantes e prestigiados antroplogos brasileiros. Possui graduao em Histria pela Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962), Curso de especializao em Antropologia Social (Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1960); mestrado (Master in Arts) e doutorado (PhD) pela pela Universidade Harvard (1969 e 1971). Foi Chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e Coordenador do seu Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social (1972 a 1976). Professor Emrito da Universidade de Notre Dame, USA, onde ocupou a Ctedra Reverendo Edmund Joyce (1987 a 2004). Atualmente professor titular da PUC do Rio de Janeiro.

67

Disponvel em: http://www.google. com.br/imgres?imgurl=http://api. ning.com/files/LoFf3x8cJ6dnz7g3FSQ glWyt*GzpxaMW0tCQ-T2S6mjKV*pGlt NVeUPClhqg79EeWjpuBkyTifvn9KFQA S*YGywSUJryobsg/roberto_damatta_ galeria230x330.jpg&imgrefurl=http:// maniadehistoria.ning.com/forum/ topics/o -jeitinho -brasileiro - e uma&usg=__Qs2L0RWdsXXQu-dxp dfMG7IvZ38=&h=330&w=230&sz= 34&hl=pt-BR&start=2&zoom=1&u m=1&itbs=1&tbnid=5jP603kvUWQ 1qM:&tbnh=119&tbnw=83&prev=/ images%3Fq%3Dimagens%2Bde%2B roberto%2Bdamatta%26um%3D1%2 6hl%3Dpt-BR%26tbs%3Disch:1. Acessado em: 19 out. 2010.

FGV DIREITO RIO

67

INTERPRETAES DO BRASIL

Para conhecer um pouco mais sobre esse autor, consultar: a) DAMATTA, Roberto. O Modo de Navegao social: a malandragem, o jeitinho e o voc saber com quem est falando?. In. O que o Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 2004 (pg. 45/46); b) DAMATTA, Roberto. O voc sabe com quem est falando? no Brasil e no USA. In. Tocquevilleanas. Notcias da Amrica. Rio de Janeiro: Rocco, 2005 (pg. 263-265).

Sobre o emprego do jeitinho e dos pistoles favores no legais nos assuntos da administrao da justia e na cultura jurdica do nosso pas, consultar: ROSEEN, Keith. O jeito na cultura jurdica brasileira. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

Quem desejar ler um comentrio sobre as idias de Roberto DaMatta, poder consultar: BARBOSA, Lvia. O jeitinho e o Voc sabe com quem est falando: uma comparao entre dois dramas sociais, in: O jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros. Rio de Janeiro, Campus, 1992, p. 73-81. [9p.]

Quem desejar ver e ouvir Roberto DaMatta expor suas interpretaes sobre o Brasil, dever assistir ao documentrio Intrpretes do Brasil, de Isa Grinspum Ferraz.

FGV DIREITO RIO

68

INTERPRETAES DO BRASIL

15 CAIO PRADO JNIOR E A VISO MARXISTA SOBRE O BRASIL

68

Na primeira dessas aulas entra em cena a perspectiva marxista de interpretao sobre o Brasil, por meio de seu principal representante: Caio Prado Jnior. Para ele, o sentido da evoluo de um povo s pode ser percebido quando desviamos o olhar dos pormenores de sua histria e nos voltamos para o conjunto dos fatos e acontecimentos essenciais que a constituem num longo perodo de tempo. Caio Prado examina as caractersticas da colonizao do Brasil, vista como um captulo da histria do desenvolvimento do capitalismo comercial europeu. A explorao agrria nos trpicos realizou-se em grandes unidades produtoras, que reuniram grande nmero de trabalhadores subalternos. Por esse motivo, nossa colonizao, diferente da ocorrida na Amrica do Norte, recorreu mais mo-de-obra escrava indgena e principalmente africana, do que atrao de colonos europeus. Enquanto na Amrica do Norte constituram-se colnias de povoamento, escoadouro para excessos demogrficos da Europa que se reconstituram no Novo Mundo, mantendo uma organizao e uma sociedade semelhantes do seu modelo de origem europeu, nos trpicos, pelo contrrio, surgiu um tipo de sociedade inteiramente original. As suas obras inauguraram, no pas, uma tradio historiogrfica identificada com a ideologia marxista, com a qual busca uma explicao diferenciada para a sociedade colonial brasileira No seu conjunto, e vista no plano internacional, a colonizao dos trpicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais complexa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo carter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um territrio virgem em proveito do comrcio europeu. Na essncia da formao brasileira, Caio Prado v que, na realidade, constitumonos para fornecer acar, tabaco e alguns outros gneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodo, e em seguida caf, para o comrcio europeu. Este carter se manteve dominante atravs dos trs sculos do perodo colonial, mas, para alm dele, gravou-se profunda e totalmente nas feies e na mentalidade. O sentido da evoluo brasileira, segundo Caio Prado Jr., ainda se afirmaria por aquele carter inicial da colonizao: permanente explorao.

68

Disponvel em: <http://1.bp.blogspot. com/_MNjvTyDyXgc/TH63pr76i5I/ AAAAAAAAAgo/YuYPLksvEx4/s320/ Caio_Prado_Junior.jpg>. Acesso em 18 de out. 2010.

FGV DIREITO RIO

69

INTERPRETAES DO BRASIL

Quem foi Caio Prado Jnior? Caio da Silva Prado Jnior (1907 1990). foi historiador, gegrafo, escritor, poltico, professor e editor brasileiro. Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de So Francisco, em So Paulo (1928), onde mais tarde tournouse livre-docente de Economia Poltica. Teve intensa vida poltica ao longo das dcadas de 30 e 40, participando das articulaes para a ecloso da Revoluo de 1930. No ano de 1945 foi eleito deputado estadual, como terceiro suplente pelo PCB e, em 1948, deputado da Assembleia Nacional Constituinte, cujo mandato seria cassado em 1948 por determinao do Tribunal Superior Eleitoral.
69 70

Cronologia das principais obras de Caio Prado Jr.: a) 1933: Evoluo poltica do Brasil; b) 1942: Formao do Brasil Contemporneo; c) 1945: Histria Econmica no Brasil; d) 1952: Dialtica do Conhecimento; e) 1953: Evoluo Poltica do Brasil e Outros Estudos; f ) 1954: Diretrizes para uma Poltica Econmica Brasileira; g) 1957: Esboo de Fundamentos da Teoria Econmica;i) 1966: A Revoluo Brasileira; h) 1972: Histria e Desenvolvimento; i) 1979: A Questo Agrria no Brasil.

Quem desejar saber mais sobre o marxismo, consultar: a) CAMPOS, Benedicto de. Constituio de 1988: Uma anlise Marxista. So Paulo: Alfa-Omega. 1990; b) ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. A Ideologia Alem. So Paulo: Martins Fontes. 2007; c) ENGELS, Friedrich, MARX. Karl. Manifesto do Partido Comunista. Petrpolis: Vozes, 2008; d) MARX, Karl. Contribuio Crtica da Econmica Poltica. So Paulo: Martins Fontes, 2007.

69

Disponvel em: <http://2.bp.blogspot. c o m / _ M N j v Ty D y X g c / T I J K X D 5JukI/AAAAAAAAAlI/SfyvuejfHvY/ s1600/29872_4.jpg>. Acessado em 18 out. 2010. Disponvel em: <http://3. bp.blogspot.com/_hW1wNJIUSVM/ SV5mLKEiX6I/AAAAAAAAAJE/IVVh9ncT3AE/s400/caio_prado_junior_historia_economic.jpg>. Acessado em 18 out. 2010.

70

FGV DIREITO RIO

70

INTERPRETAES DO BRASIL

16 CELSO FURTADO E OS CONCEITOS: DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO

Imagem de Celso Furtado, um dos maiores economistas brasileiros. 71

O autor a ser lido para esta aula considerado o principal terico do subdesenvolvimento brasileiro:Celso Furtado (1920 2004). Um dos principais economistas brasileiros, Celso Furtado foi um dos expoentes da famosa CEPAL (Comisso Econmica para a Amrica Latina, criada pela ONU em 1949) e desenvolveu, ao longo dos anos 50, um inovador mtodo histrico-estrutural para explicar economias capitalistas subdesenvolvidas como a brasileira. A essa dimenso acadmica, Celso Furtado associou uma importante trajetria como administrador pblico e ator poltico, tendo sido diretor do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDE), do Nordeste (BNDE), criador e Superintendente da SUDENE e ministro do Planejamento de Joo Goulart. As suas idias sobre o desenvolvimento e o subdesenvolvimento divergiram das doutrinas econmicas dominantes em sua poca e estimularam a adoo de polticas estatais intervencionistas sobre o funcionamento e rumos da economia. Suas principais obras sublinham a necessidade de implementao de profundas reformas estruturais, rejeitando, porm, a alternativa revolucionria ao estilo sovitico. Os pases subdesenvolvidos tiveram, segundo Furtado, um processo de industrializao indireto, ou seja, como conseqncia do desenvolvimento dos pases industrializados. Este processo histrico especfico do Brasil criou uma industrializao dependente dos pases j desenvolvidos e, portanto, no poderia jamais ser superado sem uma forte interveno estatal que redirecionasse o excedente, at ento destinado s classes altas, e no para investimentos no setor produtivo. importante ressaltar que isto no significava uma transformao do sistema produtivo por completo, mas um redirecionamento da poltica econmica e social do pas que levasse em conta o verdadeiro desenvolvimento social.

71

Disponvel em: <http://4. bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/ Sxoea8_QWLI/AAAAAAAAOog/K6W3_qnF5s/s400/Celso_Furtado. jpg>. Acessado em: 18 out. 2010.

FGV DIREITO RIO

71

INTERPRETAES DO BRASIL

Quem foi Celso Furtado? Economista e um dos mais renomados intelectuais brasileiros do sculo XX. Em 1939, muda-se da sua terra natal, a Paraba, para o Rio de Janeiro onde, no ano seguinte, ingressa na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para cursar o bacharelado em Cincias Jurdicas e Sociais. Em 1944 foi convocado para integrar a Fora Expedicionria Brasileira (FEB), servindo na Itlia. Em 1946, comeou o doutorado em economia na Universidade de Paris-Sorbonne, concludo em 1948 com uma tese sobre a economia brasileira no perodo colonial. De volta ao Brasil, foi trabalhar na DASP e na Fundao Getlio Vargas. Em meados de abril de 1964 foi para Santiago do Chile, a convite do Instituto Latino-Americano para Estudos de Desenvolvimento (Ildes), ligado Cepal. No ano seguinte mudou-se para New Haven (USA), assumindo o cargo de pesquisador do Instituto de Estudos do Desenvolvimento da Universidade de Yale. Dedicou-se ao ensino e a pesquisa nas universidades de Yale, Havard, Columbia (USA), Cambridge (BG) e Sorbonne (Frana). Assumiu a ctedra de professor efetivo da Faculdade de Direito e Cincias Econmicas da Universidade de Paris (Sorbone), permanecendo nos quadros da desse remomada instituio por vinte anos.
72 73

Quem desejar saber mais sobre as idias de Celso Furtado, consultar: a) O longo amanhecer: reflexes sobre a formao do Brasil. So Paulo: Paz e Terra, 1999; b) A economia latino-americana. So Paulo: Cia da Letras, 2007; c) Formao Econmica do Brasil. Companhia das Letras, 2009 (Edio comemorativa de 50 anos dessa obra). Outra opo para quem se interessar sobre a vida e obra de Celso Furtado visitar o site da biblioteca que leva o seu nome: www.bibliotecacelsofurtado.org.br.
72

Disponvel em: <http://1. b p. b l o g s p o t . c o m / _ 0 p L h 1 k E _ Z To / S A h _ p O d y j o I / AAAAAAAAAQ8/3qMUp1_URpY/ s320/86_2642-O%2BLongo%2BAman hecer%2BCelsoFurtado.jpg>. Acessado em: 18 out. 2010. Disponvel em: <http://www.politicaparapoliticos.com.br/resources/imagens/especial/10091-celso_furtado. jpg>. Acessado em: 18 out. 2010.

73

FGV DIREITO RIO

72

INTERPRETAES DO BRASIL

Alm da vida acadmica e intelectual de Celso Furtado, marcada pela produo de clssicos sobre a pesquisa e o ensino da economia, devemos destacar que ele: a) presidiu a elaborao do plano de metas de JK; b) foi Ministro do Planejamento do Governo Joo Goulart (1962) e da Cultura do Governo Sarney. Celso Furtado; c) o principal terico do subdesenvolvimento no Brasil. d) No ano de 1979, depois de anistiado, e com a redemocratizao do Brasil, retornou militncia poltica, conciliando essa atividade com suas tarefas acadmicas como diretor de pesquisas da Ecole des Hautes tudes en Sciences Sociales (Paris); e) No incio dos anos 80, filia-se ao Partido do Movimento Democrtico Brasileiro (PMDB); f ) Em 1985 foi convidado a participar da Comisso que elaborou o Plano de Ao do Governo de Tancredo Neves, e em seguida nomeado Embaixador do Brasil junto Comunidade Econmica Europia; g) Durante o tempo em que esteve frente do Ministrio da Cultura (86/88), no governo Jos Sarney, participou da criao da primeira lei brasileira de incentivos fiscais cultura; i) Em 1977, foi eleito para a Acadmia Brasileira de Letras.

FGV DIREITO RIO

73

INTERPRETAES DO BRASIL

BERNARDO BUARQUE DE HOLLANDA Bacharel (1996) e licenciado (1998) em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre (2003) e doutor (2008) em Histria Social da Cultura pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa-sanduche na cole des Hautes tudes en Sciences Sociales (EHESS-Paris), em 2006. professor-pesquisador do Centro de Pesquisas e Documentao de Histria Contempornea do Brasil (CPDOC), da Fundao Getlio Vargas (FGV-RJ). Ps-doutorado na Maison des Sciences de lHomme (Paris-2009), com bolsa do Conseil National de la Recherche Scientifique (CNRS). Editor da Revista Esporte & Sociedade. Foi professor de Histria Moderna e Contempornea da UFRJ. Tem experincia nas reas de Histria, Antropologia e Sociologia. Seus principais temas de pesquisa so: histria literria e modernismo; cultura brasileira - crtica e interpretao; cultura popular e identidade nacional; pensamento social e intelectuais no Brasil; histria social do futebol e torcidas organizadas.

FGV DIREITO RIO

74

INTERPRETAES DO BRASIL

FICHA TCNICA

Fundao Getulio Vargas Carlos Ivan Simonsen Leal PRESIDENTE FGV DIREITO RIO
Joaquim Falco DIRETOR Srgio Guerra
VICE-DIRETOR DE PS-GRADUAO

Evandro Menezes de Carvalho


VICE-DIRETOR DA GRADUAO

Thiago Bottino do Amaral


COORDENADOR DA GRADUAO

Rogrio Barcelos Alves


COORDENADOR DE METODOLOGIA E MATERIAL DIDTICO

Paula Spieler
COORDENADORA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES E DE RELAES INSTITUCIONAIS

Andre Pacheco Mendes


COORDENADOR DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

Marcelo Rangel Lennertz


COORDENADOR DO NCLEO DE PRTICA JURDICA CLNICAS

Cludia Pereira Nunes


COORDENADORA DO NCLEO DE PRTICA JURDICA OFICINAS

Mrcia Barroso
NCLEO DE PRTICA JURDICA PLACEMENT

Diogo Pinheiro
COORDENADOR DE FINANAS

Rodrigo Vianna
COORDENADOR DE COMUNICAO E PUBLICAES

Milena Brant
COORDENADORA DE MARKETING ESTRATGICO E PLANEJAMENTO

FGV DIREITO RIO

75

You might also like