You are on page 1of 12

Sumrio

1 2 3 4 5 6 Resumo.................................................................................................................................. 3 Introduo ............................................................................................................................. 3 Teoria .................................................................................................................................... 5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL. ......................................................................................... 9 RESULTADOS E DISCUES. ................................................................................................ 11 Referncias Bibliogrficas....................................................................................................12

ndice de Figuras
Figura 1 Dureza mxima versus teor de carbono de aos carbono comuns, mostrando a mxima dureza oriunda da martensita comparada com a desenvolvida microestrutura perlitica. Afim de produzir a dureza mxima deve se evitar a reao (ferrita + cementita) durante a tempera.............................................................................................................. 4 Figura 2 Ensaio JOMINY de temperabilidade. ............................................................ 5 Figura 3 Velocidade de resfriamento versus posio em relao a extremidade resfriada. (Estas velocidade de resfriamento variam muito pouco para os vrios aos carbono de baixa liga)....................................................................................................... 6 Figura 4 Curva de temperabilidade para seis aos diferentes com a composio e os tamanhos de gros autenitico indicados. O intervalo de variao das especificaes qumicas normais produz alguma variao na temperabilidade. ...................................... 7 Figura 5 Dispositivo JOMINY segundo norma ASTM A255 ...................................... 9 Figura 6 Fig 6 Corpo de prova dimensionado segundo norma. ............................... 10 Figura 7 Tabela de dureza em funo da profundidade do corpo de prova ................ 11 Figura 8 Grfico de dureza em funo da profundidade do corpo de prova construido a partir de dados obtidos no experimento ....................................................................... 11

1 RESUMO Neste relatrio iremos acompanhar o ensaio de JOMINY, que ira nos fornecer como resultado a endurecibilidade, ou profundidade de dureza, de trs diferentes aos atravs do ensaio normatizado Jominy (ASTM A255). O experimento mostra: Como a adio de elementos de liga permitem que uma pea seja tratada termicamente com mais uniformidade e a uma profundidade maior; Como a diferena na quantidade de carbono modifica o valor de dureza para aos com quantidades similares de elementos de liga. 2 INTRODUO Se repararmos ao nosso redor hoje percebemos que estamos cercados por diversos tipos de materiais, em tudo o que fazemos ou onde vamos podemos notar a riqueza dos tipos de materiais que nos rodeiam. Em especial os Aos e Ligas, que sem percebermos nos tornamos extremamente dependente deles, seja em nosso transporte em hospitais em prdios e estruturas. E necessrios como engenheiros que conheamos os parmetros crticos de temperabilidade dos materiais para que possamos manipul-los durante os tratamentos trmicos. A dureza que se consegue na tempera de uma ao e a temperabilidade ou penetrao de tempera, so duas caractersticas que freqentemente se confundem. Na tempera vrios tipos de aos, pode se ver que uns endurecem mais do que outros e que a penetrao da dureza no interior das peas tambm diferente. A dureza a resistncia opem a penetrao, e a temperabilidade esta determinada pela profundidade e distribuio da dureza no interior das peas. Tem se assim, a intensidade de endurecimento, grandeza que expressa a possibilidade mxima de endurecimento e depende da quantidade de carbono, dos elementos de liga em soluo slida durante a austenitizao, do tamanho de gro austentico e da intensidade do resfriamento.

Figura 1 Dureza mxima versus teor de carbono de aos carbono comuns, mostrando a mxima dureza oriunda da martensita comparada com a desenvolvida microestrutura perlitica. Afim de produzir a dureza mxima deve se evitar a reao (ferrita + cementita) durante a tempera.

Atravs da curva JOMINY possvel uma distino clara destes dois conceitos. O inicio das curvas no eixo das ordenadas corresponde, qual seja o teor do elemento de liga no ao, as durezas mximas obtidas expressam a intensidade de endurecimento. A declividade da curva e tanto mais acentuada quanto menor a temperabilidade dos aos e definem a penetrao da tempera.

3 TEORIA ENSAIO JOMINY Uma barra redonda, de tamanho determinado, aquecida a fim de formar austenita e ento uma de suas extremidades temperada com uma corrente de gua de vazo e presso especificadas, conforme indica a figura 2. Determina-se ento os valores das durezas ao longo do comprimento da barra, o qual foi submetido a um gradiente de velocidade de resfriamento, Constri-se em seguida uma curva de temperabilidade.

Figura 2

Ensaio JOMINY de temperabilidade.

A extremidade temperada resfriada muito rapidamente, de forma que ai se atinge a dureza mxima possvel, de acordo com o teor de carbono do ao. Conforme se caminha ao longo do comprimento tem-se velocidade de resfriamento cada vez menores, de forma que a dureza vai diminuindo. A figura 3 mostra a velocidade de resfriamento em funo da distancia extremidade temperada. Essa curva valida todos os aos carbono comum ou de baixa liga. Como a temperatura, o tamanho e forma do corpo de prova, o mtodo e as demais variveis so padronizadas, a velocidade de resfriamento para um certo ponto praticamente independente do tipo de ao.

Figura 3 Velocidade de resfriamento versus posio em relao a extremidade resfriada. (Estas velocidade de resfriamento variam muito pouco para os vrios aos carbono de baixa liga)

As curvas de temperabilidade possuem grande valor pratico pois se conhecer a velocidade de resfriamento de um ao em uma tempera, a dureza pode ser lida diretamente a partir da curva de temperabilidade do ao e se for medida a dureza em qualquer ponto, avelocidade de resfriamento correspondente pode ser obtida a partir da curva de temperabilidade.

Figura 4 Curva de temperabilidade para seis aos diferentes com a composio e os tamanhos de gros autenitico indicados. O intervalo de variao das especificaes qumicas normais produz alguma variao na temperabilidade.

A figura 4 apresenta a curva de temperabilidade para um ao 1040 com tamanho de gro e composio indicados. A extremidade temperada possui a mxima dureza para um ao com 0,40% de carbono, pois o resfriamento foi suficientemente rpido para se ter 100% de martensita. Entretanto, logo atrs dessa extremidade, a velocidade no foi suficientemente rpida para evitar a formao de alguma ferrita e cementita, de forma que no se atinja dureza mxima neste ponto.

FATORES QUE AFETAM A TEMPERABILIDADE De modo geral pode-se dizer que so os mesmos que influem sobre a posio das curvas nos diagramas isotrmicos ou de transformao contnua, isto , tamanho de gro, homogeneidade da austenita e composio qumica. Adotando o critrio seguido por Bain Parton, os fatores que afetam a temperabilidade dos aos poderiam ser agrupados da seguinte maneira: 1 - FATORS QUE DIMINUEM A TEMPERABILIDADE: a) Granulao fina da austenita. 7

b) Incluses no dissolvidas. Carbonetos (ou nitretos) Incluses no metlicas. 2 FATORES QUE AUMENTAM A TEMPERABILIDADE: a) Elementos dissolvidos na austenita (exceto o cobalto) b) Granulao grosseira da austenita. c) Homogeneidade da austenita Os fatores do grupo (A) assim agem porque aceleram a nucleao e os fatores do grupo (B) aumentam a temperabilidade por retardarem a nucleao e o crescimento dos produtos de transformao. A influncia considerada mais importante a dos elementos de liga dissolvidos na austenita, entretanto convm ressaltar que quando se estuda a influencia destes elementos, necessrio que os aos sob comparao apresentem condies semelhantes de tamanho de gro e de incluses. Todos os elementos de liga comumente usados nos aos, com exceo do cobalto, aumentam a temperabilidade, numa proporo que depende do tipo de elemento de liga, devendo-se igualmente observar que pequenos teores de certos tipos de elementos so to eficientes quanto muito maiores teores de outros elementos, assim como a adio simultnea de vrios elementos de liga em pequenas quantidades atua de modo mais eficiente que maiores porcentagens de um ou dois elementos apenas. A temperabilidade dos aos aumentada pela presena de elementos de liga aproximadamente na seguinte ordem ascendentes: nquel, silcio, mangans, cromo, molibdnio, vandio e boro. Os elementos que formam carbonetos como cromo, molibdnio e vandio exigem que os aos que os contm seja aquecido para austenitizao a temperaturas mais elevadas, antes do resfriamento necessrio para produzir endurecimento, pois a parcela sob a forma de carboneto no se apresenta inicialmente dissolvida na austenita e assim a tempera de autenitizao mais elevada possibilitara que essa dissoluo se processe, de modo a garantir eficiente endurecimento do ao.

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL. Para a realizao do ensaio necessrio a utilizao do dispositivo JOMINY como mostrado na figura 05. Ele deve fornecer gua a vazo e presso especificados na figura. Foi preciso tambm um forno para austenitizar o corpo de prova e de um durmetro para a realizao das medidas de dureza ao longo da pea.

Figura 5

Dispositivo JOMINY segundo norma ASTM A255

CORPO DE PROVA O corpo de prova normalizado segundo norma (ASTM , ABNT), e suas dimenses so como mostra a figura abaixo(figura 6)

Figura 6

Fig 6 Corpo de prova dimensionado segundo norma.

MTODO DE ENSAIO. O corpo de prova foi aquecido at uma temperatura de 900C, para que se complete-se a austenitizao. Aps ter chegado a temperatura foi rapidamente levado dispositivo JOMINY para que se complete o ensaio. Aps isto desbastamos uma das faces para podermos realizar o ensaio de dureza (HRc).

10

5 RESULTADOS E DISCUES. Aps desbastarmos o corpo de prova e realizarmos o ensaio de dureza em toda a extenso do corpo, obtivemos os seguintes resultados de dureza de acordo com a distncia da ponta do corpo de prova em milmetros
Resultados do ensaio JOMINY 1.5 3 4.5 6 7.5 9 10.5 12 13.5 15 20 25 30 35 40 45 50 SAE 4340 49,5 52,2 34,8 43,7 50,4 52,2 50,7 49,4 48,4 47,2 44,6 51,7 49,8 48,5 45,7 43,5 40,1 SAE 1045 44,9 29 21,8 14,5 13,7 14,4 15 12,6 13,3 22,8 21 17,5 16,6 12,9 12,1 13,1 10,7

Figura 7

Tabela de dureza em funo da profundidade do corpo de prova

Com esses resultados, podemos construir as curvas de temperabilidade destes dois materiais.

Figura 8

Grfico de dureza em funo da profundidade do corpo de prova construido a partir de dados obtidos no experimento

Comentrio. Atravs deste grfico podemos observar que a dureza mdia cai de acordo com a profundidade do corpo de prova, isto porque quanto mais se aprofunda o material, mais lenta se torna taxa de resfriamento e como consequncia se diminui a formao de martensita e aumenta a formao de ferrita e cementita. Podemos perceber tambm que o ao SAE 4340 mesmo sendo um ao de menor concentrao de carbono que o SAE 1045, tem maior temperabilidade, portanto mantm seus nveis de dureza relativamente altos enquanto comparado ao longo da seo resfriada, isso se deve ao fato de que o SAE 4340 possui em sua composio elementos de liga (Mn,Mo,Cr,Ni) que aumentam a temperabilidade dos materiais, pois funcionam como elementos estabilizadores, retardando as curvas de formao de ferrita e bainita. A partir disso podemos concluir que a temperabilidade dos aos afetada pelo teor de carbono em sua composio, mas o fator que mais inlfui na temperabilidade do material a adio de elementos de liga.

11

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS HEAT TREATER''S GUIDE : PRACTICES AND PROCEDURES FOR IRONS AND STEELS - 2ND ED / C1995 CHANDLER, HARRY. HEAT TREATER''S GUIDE: PRACTICES AND PROCEDURES FOR IRONS AND STEELS. 2ND ED METALS PARK, OH: ASM INTERNATIONAL, C1995. 904 P. ISBN 0-87170-520-6 NMERO DE CHAMADA: 672.36 H437 1995 ASM HANDBOOK / 1982-1997 - AMERICAN SOCIETY FOR METALS. HANDBOOK COMMITTEE. ASM INTERNATIONAL HANDBOOK COMMITTEE. ASM HANDBOOK. CHIO: AMERICAN SOCIETY FOR METALS, 1982-1997. 20 V. NMERO DE CHAMADA: 669 A836

12

You might also like