You are on page 1of 15

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAVILHAS EDITAL 001/2009 - Concurso Pblico

Prova: 14 de Maro de 2010.

CARGO: 14. Tcnico em Enfermagem

1- Este caderno de provas contm um total de 30 (trinta) questes objetivas, sendo 10 (dez) de Lngua Portuguesa e 15 (quinze) de Conhecimentos Especficos e 5 (cinco) de Sade Pblica em 13 pginas numeradas. Confira-o. 2- Confira se este caderno corresponde ao cargo para o qual voc est concorrendo. 3- Esta prova ter, no mximo, trs horas de durao, includo o tempo destinado transcrio de suas respostas no gabarito oficial. 4- No perca tempo em questes cujas respostas lhe paream difceis; volte a elas se lhe sobrar tempo. 5- Respondidas as questes, voc dever passar o gabarito para a sua folha de respostas, usando caneta esferogrfica azul ou preta. 6- Este caderno dever ser devolvido ao fiscal, juntamente com sua folha de respostas. 7- Esta pgina poder ser destacada para anotaes ou transcrio das respostas que voc assinalou. 8- Aps o trmino da prova, sero disponibilizados, no primeiro dia til subsequente prova, no stio eletrnico: www.fumarc.org.br, o caderno de prova e o gabarito oficial.

05

N INSCRIO

ASSINATURA CANDIDATO

UTILIZE O GABARITO ABAIXO COMO RASCUNHO

GABARITO
LNGUA PORTUGUESA QUESTES RESPOSTAS 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

CONHECIMENTOS ESPECFICOS QUESTES RESPOSTAS QUESTES RESPOSTAS 21 22 23 24 25 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

SADE PBLICA QUESTES RESPOSTAS 26 27 28 29 30

Prezado (a) candidato (a): Assine e coloque seu nmero de inscrio no quadro abaixo. Preencha, com traos firmes, o espao reservado a cada opo na folha de resposta. N de Inscrio Nome

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA - ENSINO MDIO A LITERATURA HUMANIZA

Filosofia, arte e psicanlise podem apontar sadas contra demnios psmodernos, como depresso, que afetam a juventude INEZ LEMOS * O novo secretrio nacional do livro, Waly Salomo, pretende desenvolver uma paixo nacional pela leitura. Notcia para l de boa, pois segundo a ltima pesquisa internacional sobre o tema, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking dos pases onde menos se l. Em entrevistas imprensa, o secretrio do livro tem falado de seus projetos para a divulgao da leitura no Brasil. O propsito usar a leitura como libertao. A ideia criar o hbito da leitura entre os jovens, pois estamos nos tornando um pas cuja populao s entende o que ouve e no entende o que l. O que revela que a presena intelectual da gerao audiovisual resume-se audio. quando o registro psquico existe para compreender apenas atravs do som das palavras, comprometendo a compreenso da leitura. O jovem que no consegue ler hoje ser o adulto de amanh, que, tambm alienado da escrita, se eternizar preso em sua pobreza simblica. Waly Salomo sonha com um povo mais bem alimentado, letrado, gostando de livro mas sem estar oprimido pela leitura: Minha meta transformar o livro numa carta de alforria. A leitura pode se transformar em uma opo profissional, isso que os jovens precisam saber. O mundo dos livros um lugar de formao. Muitos que hoje ocupam lugar de destaque em seus trabalhos s o conseguiram porque se formaram nos livros. Quem l aprende a falar, a escrever e a pensar. Ser que a cultura capitalista teme uma nao que l? Juventude deve ser sinnimo de idealismo, de utopias. Todos os grandes revolucionrios da histria eram ainda jovens quando resolveram fazer de sua causa a razo de sua vida.

Somos uma cultura conectada mais em mquinas que nos homens. Muitos passam horas envolvidos no computador, navegando na internet ou brincando com o celular. quando a tecnologia deixa de ser um meio e passa a ser um fim. Sem desenvolver a capacidade de reflexo, sem saber elaborar uma frase, de nada vale o computador. triste ter um celular e no ter grandes ideias para nele se comunicar. Acho que os grandes valores hegemnicos ocidentais, como razo, trabalho e conhecimento, sofreram um golpe com a globalizao. A sociedade ps-moderna, que exibe alto grau de avano tecnolgico, acabou exercendo um vazio simblico nas pessoas. E a juventude o segmento que mais sofre com isso. A tecnologia interfere na noo de tempo e cultura. Tudo se transforma com muita rapidez. A historicidade cedendo lugar m simultaneidade. E a vida construo. Lenta e pausada. O prazer est em acreditar em um sonho e persegui-lo por toda a vida. Os jovens esto famintos de histrias, smbolos e utopias. A arte foi substituda pelo entretenimento. A mdia eletrnica a metfora da era do vazio. Ela banaliza a vida, o sexo e o amor. Nela, tudo se descaracteriza e perde a densidade. Falta densidade s pessoas atuais. E a capacidade de enfrentar os problemas, a dor e o sofrimento. Tudo tem que ser resolvido rapidamente. Se esto chateados, tomam Prozac! As pessoas esto desaprendendo a viver. E os jovens esto aprendendo a morrer. Na droga, no crime, no suicdio. Prevalece a descrena na alegria de viver. Que pode estar nos livros, no cinema, no teatro ou na luta por um grande ideal. Como nos confirma Hipcrates: A vida breve, longa a arte. (LEMOS, Inez. Jornal Estado de Minas, caderno opinio- 2000 *Consultora em educao e psicanalista. e-mail: mils@gold.com.br.)

QUESTO 01 Atente para o destaque em cada um dos termos: I. II. III. IV. O propsito usar a leitura como libertao. Minha meta transformar o livro numa carta de alforria. O jovem que no consegue ler hoje ser o adulto de amanh, que, tambm alienado da escrita... Sem desenvolver a capacidade de reflexo, sem saber elaborar uma frase...

Pode-se afirmar que: a) os termos destacados nos fragmentos II e IV estabelecem correlao sinonmica com os termos I e III, respectivamente. b) Os termos destacados em I e III no encontram correspondncia sinonmica em II e IV. c) Apenas o termo destacado em III encontra correspondncia sinonmica em IV. d) Apenas o termo destacado em I encontra correlao sinonmica em II. QUESTO 02 Marque a alternativa que contm o principal objetivo do texto: a) Divulgar a literatura brasileira como complemento era tecnolgica. b) Informar a respeito da gerao que representar o Brasil daqui a 20 anos. c) Argumentar a favor da criao de hbito e do cultivo da leitura entre os jovens. d) Criticar o uso excessivo das novas tecnologias.

QUESTO 03 Quanto linguagem do texto, pode-se afrimar que: a) b) c) d) h mistura entre a correo gramatical e marcas caractersticas de estilo. privilegia a correo gramatical com nuances de coloquialidade. predomina a modalidade coloquial. h nfase de palavras no dicionarizadas.

QUESTO 04 Considere o fragmento abaixo e assinale a afirmativa INCORRETA sobre ele: A ideia criar o hbito da leitura entre os jovens, pois estamos nos tornando um pas cuja populao s entende o que ouve e no entende o que l. a) No aspecto morfossinttico, o termo da leitura designado como locuo adjetiva que funciona como adjunto adnominal. b) O termo entre, nas dez classes gramaticais, compreendido como preposio e enfatiza, no texto, a ideia de em meio a. c) A conjuno pois exprime o sentido de explicao e pode ser substitudo por porque. d) O pronome cuja designa uma demonstrao e pode ser substitudo, sem alterao semntica, pelo termo equivalente onde . As questes 05, 06 e 07 esto embasadas no fragmento a seguir. Leia-o atentamente. Quem l aprende a falar, a escrever e a pensar. Ser que a cultura capitalista teme uma nao que l? Juventude deve ser sinnimo de idealismo, de utopias. QUESTO 05 A frase interrogativa da autora Inez Lemos, acima, sugere que um cidado leitor: a) seja alienado realidade nacional. b) conecta-se ao mundo tecnolgico com mais habilidade. c) engaja-se na luta por direitos sociais, polticos e econmicos, conscientemente. d) valoriza mais o conhecimento do vazio simblico que o isenta da realidade. QUESTO 06 A ultima frase do fragmento Juventude deve ser sinnimo de idealismo, de utopias apresenta-se como um tipo de argumento: a) b) c) d) contraditrio. falso. categrico. persuasivo.

QUESTO 07 Dentre os verbos do fragmento acima, aprende est no ________________ e falar, escrever e pensar esto no _______________________. Completam adequadamente as lacunas os tempos/formas/modos indicados na opo: a) presente do indicativo e infinitivo. b) pretrito perfeito e presente do indicativo. c) infinitivo e presente do indicativo. d) presente do indicativo e presente do subjuntivo. QUESTO 08 Observe as informaes abaixo: I. Uma paixo nacional pela leitura II. Minha meta transformar o livro numa carta de alforria III. A vida breve, longa a arte. O uso das aspas se deu por um processo intertextual denominado: a) pastiche. b) parfrase. c) pardia. d) citao. QUESTO 09 Assinale a opo que indica a INCORRETA correspondncia entre o termo em negrito e a informao a que ele se refere, no texto: a) O prazer est em acreditar em um sonho e persegui-lo por toda a vida. ( um sonho ) b) A mdia eletrnica a metfora do vazio. Ela banaliza a vida, o sexo e o amor. ( A mdia eletrnica ). c) A sociedade ps-moderna, que exibe alto grau de avano tecnolgico... ( A sociedade ps-moderna ) d) O jovem que no consegue ler hoje ser o adulto de amanh, que, tambm alienado da escrita, se eternizar preso em sua pobreza simblica. (O adulto de amanh)

QUESTO 10 A ideia criar o hbito de leitura entre os jovens, pois estamos nos tornando um pas cuja populao s entende o que ouve e no entende o que l Assinale a afirmativa INCORRETA sobre os elementos de coeso destacados no fragmento: a) ... pas cuja populao... o pronome relativo cuja introduz ideia de posse. b) ... o que ouve e no entende o que l... o primeiro que pronome; o segundo, conjuno. c) ... entre os jovens, pois estamos... o conectivo pois coordenativo e introduz explicao. d) ... o que ouve e no entende ... a conjuno e, coordenativa, evidencia ideia de adio.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS TCNICO DE ENFERMAGEM

QUESTO 11 As feridas de pele ou lceras de presso so rupturas estruturais e fisiolgicas do tegumento que estimulam respostas reparadoras normais ou anormais. (BORGES, et al In: Ratton, 1997. p: 646) A respeito da preveno e tratamento das lceras de presso, esto corretas as seguintes intervenes de enfermagem, EXCETO: a) b) c) d) Hidratar a pele com leos naturais. Usar cremes especficos com uria. Usar colcho piramidal e coxins. Arrastar o paciente durante as trocas.

QUESTO 12 A sade do trabalhador um importante indicador da qualidade da assistncia. No que se refere ao conhecimento relativo biossegurana e preveno de infeces nosocomiais ocupacionais, todas as afirmativas abaixo so verdadeiras, EXCETO: a) Os trs microorganismos habitualmente associados exposio ocupacional ao sangue so HBV, HIV e HCV. b) O sangue no o principal veculo de transmisso do HBV porque contm o mesmo nmero de partculas infectantes do que os outros fluidos corporais. c) O HCV no significativamente transmitido atravs da exposio ocupacional ao sangue, ao contrrio do HBV. d) A CCIH deve atuar junto com o SESMT atravs do Programa de controle mdico de sade ocupacional (PCMSO - Portaria 24 de 29/12/94 Ministrio do Trabalho).

QUESTO 13 O tratamento emergencial da hipovolemia grave no PS (pronto socorro), secundria ao choque hemorrgico compreende as seguintes condutas teraputicas, EXCETO: a) b) c) d) Infuso inicial de 2000 ml de cristaloide. Puno de acesso venoso central. Puno de 2 (dois) acessos venosos perifricos de grosso calibre. Solicitao de tipagem sangunea e prova cruzada.

QUESTO 14 A vacina trplice contm toxoide diftrico, toxoide tetnico e Bordetella pertussis inativada em suspenso. Sobre esta vacina assinale a afirmativa CORRETA: a) b) c) d) O intervalo mnimo entre as doses de 30 dias. Est indicada a partir de 30 dias de vida. Sua via de administrao subcutnea. Pode ser usada at os 10 anos de idade.

QUESTO 15 De acordo com o cdigo de tica dos profissionais de enfermagem, a pena de cassao do direito ao exerccio profissional de competncia do Conselho Federal de Enfermagem, conforme o disposto no Art. 18, pargrafo primeiro, da Lei n 5.905/73. Dentre os aspectos observados para a graduao desta penalidade e respectiva imposio considera-se: a) b) c) d) Idade do infrator. Antecedentes do infrator. Tempo de exerccio profissional do infrator. Grau de instruo do infrator.

QUESTO 16 De acordo com o cdigo de tica e deontologia em enfermagem, Recusar-se a executar atividades que no sejam de sua competncia tcnica, cientfica, tica e legal ou que no ofeream segurana ao profissional, pessoa, famlia e coletividade, : a) b) c) d) Um dever do profissional. Uma proibio ao profissional. Um direito do profissional. Uma responsabilidade do profissional.

QUESTO 17 So consideradas circunstncias agravantes da infrao cometida pelo profissional de acordo com o cdigo de tica e deontologia de enfermagem, EXCETO: a) b) c) d) Confessar espontaneamente a autoria da infrao. Causar danos irreparveis. Cometer infrao dolosamente. Cometer a infrao por motivo ftil ou torpe.

QUESTO 18 O tratamento da tanto da emergncia como da urgncia hipertensiva tem como objetivos, EXCETO: a) b) c) d) Prevenir infarto. Prevenir AVE (acidente vascular enceflico). Prevenir edema pulmonar. Diminuir imediatamente a PA.

QUESTO 19 As principais complicaes agudas do Diabetes Mellitus so, EXCETO: a) b) c) d) Hipoglicemia. Cetoacidose diabtica. Fenilcetonria. Coma hiperosmolar.

QUESTO 20 Doena causada pelo Mycobacterium leprae que se manifesta atravs de leses de pele: manchas esbranquiadas ou avermelhadas com perda de sensibilidade, sem evidncia de leso nervosa troncular. Estas leses de pele ocorrem em qualquer regio do corpo, mas, com maior frequncia, na face, orelhas, ndegas, braos, pernas e costas, mas podem tambm acometer a mucosa nasal. Trata-se de: a) Tuberculose. b) Hansenase. c) Neuropatia diabtica. d) Pnfigo. QUESTO 21 Cerca de 10% das pessoas infectadas pelo bacilo da tuberculose adoecem, metade delas durante os dois primeiros anos aps a infeco e a outra metade ao longo de sua vida. Esta estimativa est correta se no existirem outras infeces ou doenas que debilitem o sistema imunolgico da pessoa, como as listadas abaixo, EXCETO: a) b) c) d) infeco pelo HIV. tratamento prolongado com corticosteroides. desnutrio calrico proteica. gravidez.

QUESTO 22 Alm da equipe e suas funes bsicas, o funcionamento da sala de vacinao envolve as seguintes atividades, EXCETO: a) b) c) d) Administrao de imunobiolgicos especiais. Triagem. Orientaes especficas. Relatrios mensais.

10

QUESTO 23 Calcule qual o gotejamento necessrio aproximado para correr uma soluo de 520 ml em 4 horas em equipo de gotas: a) b) c) d) 35 gotas por minuto. 43 gotas por minuto. 65 gotas por minuto. 70 gotas por minuto.

QUESTO 24 Em quanto tempo correr o seguinte esquema de soro SF 0,9% 500ml + SGH 50% 40 ml + KCl 10% 10 ml a40 gotas por minuto? a) b) c) d) 4 horas e 58 minutos. 4 horas e 6 minutos. 4 horas e 35 minutos. 6 horas.

QUESTO 25 Foi prescrito para um paciente vtima de TRM 150mg de metilprednisona em bolus, diludo para 40 ml de soluo, com SGI 5%. Sabendo-se que a apresentao da droga frasco ampola de 500mg/5ml, quantos ml sero usados da droga e do SGI 5% respectivamente? a) b) c) d) 1,5 ml e 38,5 ml. 1,5 ml e 40 ml. 5 ml e 35 ml. 5 ml e 40 ml.

11

CONHECIMENTOS ESPECFICOS SADE PBLICA

QUESTO 26 Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando a organizao do Sistema nico de Sade: ( ) A sociedade participa e acompanha a execuo das polticas de sade. ( ) Acesso aos servios de sade planejado conforme a realidade local da populao . ( ) Acesso aos recursos tcnicos existentes de forma hierarquizada e de maior Complexidade. ( ) Acesso aos recursos tcnicos existentes para o restabelecimento da sade em todos os nveis de ateno.

1 - Controle Social

2 - Atendimento Integral

3 - Atendimento Especializado

4 - Regionalizao

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : a) b) c) d) 1,4,3,2. 2,3,1,4. 1,2,3,4. 4,2,3,1.

12

QUESTO 27 Os trs princpios que formam a base do Sistema nico de Sade e que se encontram detalhados na Lei n. 8.080/90, de 19/9/90 so: a) Participao da comunidade, descentralizao das aes de sade e atendimento integral populao. b) Descentralizao, humanizao e recuperao da sade. c) Recuperao da sade, acompanhamento das polticas municipais e humanizao da assistncia. d) Atendimento integral populao, recuperao da sade e acompanhamento das polticas municipais. QUESTO 28 NO atribuio do Sistema nico de Sade atuar na: a) b) c) d) Fiscalizao e inspeo de alimentos. Fiscalizao da produo de substncias txicas e radioativas. Assistncia ao trabalhador vtima de acidente de trabalho. Realizao de registros de nascimento e bito.

QUESTO 29 De acordo com a Constituio Federal do Brasil, a direo do Sistema nico de Sade nica, sendo exercida em cada esfera de governo, pelos seguintes rgos: a) b) c) d) Hospital Regional e Hospital Municipal. Hospital Municipal e Secretarias Regionais de Sade. Ministrio da Sade, Secretarias Estaduais e Municipais de Sade. Secretarias Estaduais, Regionais e Municipais de Sade.

QUESTO 30 De acordo com a Lei n. 8.080/90, de 19/9/1990 que dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, compete a direo municipal do Sistema nico de Sade, EXCETO: a) b) c) d) Executar as aes de vigilncia epidemiolgica. Participar no controle das zoonoses. Colaborar na fiscalizao das agresses ao meio ambiente. Colaborar na implantao de servios de saneamento e acesso rodovirio. 13

You might also like