You are on page 1of 7

1. Preservam-se a correo gramatical e a coerncia do texto ao se usar direito influir em lugar de direito de influir.

2. O Brasil foi considerado lder no combate fome (...). Na linha 1, em fome, o emprego do acento grave justifica-se pela regncia de combate e pela presena de artigo definido feminino antes de fome.

3. Para combater a fome, no nos podemos limitar s doaes, (...). Se s, em s doaes, fosse substitudo por a, a correo gramatical do perodo seria prejudicada.

4. A expresso nominal D. Fortunata empregada, no texto, sem artigo. Por essa razo, caso a palavra sublinhada em deu joias mulher fosse substituda por D. Fortunata, o acento grave sobre o a que sucede joias no deveria ser empregado.

5. Caso se substitua a por as na construo programa de fomento a publicaes cientficas, o acento grave passa a ser optativo, isto , pode ser empregado ou no, sem prejuzo da correo gramatical da frase.

6. Mas, tambm em relao a esses direitos e valores, (...). Na linha 13, devido presena da expresso em relao, o uso do sinal indicativo de crase em a esses direitos facultativo.

7. Quanto ao ambiente educativo, os indicadores referem-se ao respeito, alegria, amizade e solidariedade, disciplina, ao combate discriminao e ao exerccio dos direitos e deveres. O emprego do sinal indicativo de crase em alegria e amizade; e em disciplina e discriminao deve-se regncia de respeito, que exige a preposio a, e presena do artigo definido feminino.

8. (...) quando props a criao de um comit de chefes de Estado para dinamizar as aes de combate fome e misria em todo o mundo. Os sinais indicativos de crase em combate fome e misria podem ser eliminados sem prejuzo para a correo do perodo.

9. (...) contra a objeo de que a definio da democracia processual, que se relaciona com a estrutura jurdica do Estado democrtico, (...). Poderia ser empregada a preposio a no lugar de com. Caso fosse feita essa substituio, seria obrigatrio o sinal indicativo de crase.

10. Se governos e organizaes internacionais no direcionarem investimentos para adaptarem a produo agrcola mudana climtica, a fome poder dizimar os que vivem nessas reas. A correo do texto seria mantida se a expresso mudana climtica fosse substituda por mudanas climticas. 11. O sinal de crase em oferecidos nossa percepo e s nossas vivncias indica que oferecidos tem complemento regido pela preposio a. 12. (...) uma rea com uma cobertura florestal de espcies predominantemente nativas. Os termos florestal e nativas so adjetivos que qualificam, respectivamente, os substantivos cobertura e espcies.

13. (....) tem como objetivo bsico o uso mltiplo sustentvel dos recursos florestais de florestas nativas (...). A palavra uso est empregada como adjetivo.

14. Com a mesma correo gramatical de Se nos dedicarmos esto conjugados os verbos ver, em Se vermos uma estrela cadente, faremos um pedido, e pr, em Se pusermos a mo no fogo, nos queimaremos.

15. O verbo empregado em chegara o efetivo pode ser substitudo pela locuo verbal tinha chegado, sem prejuzo para a interpretao do texto.

16. Escutai; a anedota 19 curta. A forma verbal Escutai est flexionada no modo subjuntivo e indica a incerteza do falante a respeito do que est dizendo.

17. (...) curandeiro e lder espiritual, o paj evita sair da tribo para no perder seus poderes. Na semana passada, porm, representantes indgenas decidiram reunir os pajs (...). A substituio da conjuno adversativa porm por seu sinnimo mas, contudo, todavia, entretanto provocaria erro na estrutura sinttica.

18. (...) a frota se torna um apoio fundamental para a Marinha de Guerra (...). O deslocamento do pronome tono para depois do verbo, em se torna, escrevendo-se torna-se, provocaria erro gramatical no texto.

19. Os pronomes empregados em quando lhe saiu o prmio e atirou-se s despesas suprfluas devem ser interpretados como reflexivos.

20. Substituindo-se o termo sublinhado em Olham uma moeda de R$ 1 por um pronome pessoal correspondente, considerando a funo sinttica do trecho, obtm-se: Olham-na.

21. Ao se fazer um apanhado histrico do papel de ouvidor na estrutura do Poder Judicirio, no Brasil, importante ressaltar que seu surgimento se deu com o objetivo de proteger o cidado contra qualquer tipo de abuso, garantindo-lhe os direitos fundamentais, hoje, elencados pela prpria Constituio Federal. Em garantindo-lhe, o pronome lhe exerce funo sinttica de complemento verbal e desempenha textualmente a funo de elemento coesivo anafrico, retomando o termo cidado.

22. Mas, tambm em relao a esses direitos e valores, preciso ter em conta que todos so iguais, (...). No que diz respeito s relaes de coeso textual, correto afirmar que o conectivo que substitui a expresso direitos e valores.

23. Um bom homem do sculo XVI ou XVII ficaria espantado com as exigncias de identidade civil a que ns nos submetemos com naturalidade. O emprego da preposio antes do pronome, em a que, atende regra gramatical que exige a preposio a regendo um dos complementos do verbo submeter.

24. (...) possibilitando-lhes comprar os alimentos de que necessitam. Na linha 19, o emprego da preposio de em os alimentos de que exigido pela regncia de necessitam.

25. triste explicar como um pas cujo litoral de 9.198 km, (...). Mantm-se as relaes semnticas entre os termos e a correo gramatical do texto ao se substituir cujo litoral por com um litoral.

26. Os homens, ao produzirem seus meios de vida, produzem a si mesmos, em um infinito processo de autoconstruo. Respeitam-se a coerncia da argumentao e as regras gramaticais ao se usar produzem-se em lugar de produzem a si mesmos.

27. Hoje se acredita que a famlia nuclear tenha-se estabelecido por trazer vantagens evolutivas. O pronome se, tanto em se acredita como em tenha-se estabelecido, tem funo de marcar a indeterminao do sujeito da orao. 28. No temos dado muita ateno a uma de nossas mais importantes riquezas nacionais. Trata-se de nosso patrimnio lingstico. Mantm-se a coerncia textual e a correo gramatical ao se substituir Trata-se de nosso patrimnio lingstico por Tratam-se de nossas lnguas e idiomas nacionais.

29. O emprego do acento agudo nos vocbulos pas e a justifica-se pela mesma regra de acentuao grfica.

30. (...) o escoamento da produo de petrleo e gs natural ser feito por dutos submarinos (...). Em por dutos submarinos, a substituio de por pela preposio de mantm a correo gramatical do perodo.

31. (...) h amplo consenso de que o mais terrvel dos efeitos da misria, a fome, no consequncia da baixa produo de alimentos, (...). O termo a fome est entre vrgulas porque funciona, no trecho, como um vocativo. 32. Na orao H vinte meses que o Decreto foi revogado, a forma verbal H poderia ser corretamente substituda por Faziam.

33. Seria privilegiada a conciso do texto se, no trecho Precisa haver um nmero significativo de pessoas qualificadas e competentes, o segmento sublinhado fosse suprimido. Nesse caso, no entanto, seria necessria a alterao de Precisa haver para Precisam haver.

34. (...) e assim se poderia avaliar se h risco na elaborao do sistema financeiro (...). O verbo h seria mantido no singular mesmo que risco fosse empregado no plural, mas sua substituio pelo verbo existir manteria a coerncia textual desde que seguisse a flexo de risco para que a correo gramatical fosse preservada.

35. H pessoas que desperdiam muito dinheiro. Trocando-se haver por existir, o verbo existir deve vir no plural, concordando com pessoas, da seguinte forma: Existem pessoas que desperdiam muito dinheiro.

36. Na orao Segue anexa a nota editorial, foi atendida regra de concordncia nominal, visto que o adjetivo anexa est no feminino para concordar com a expresso no feminino a nota editorial, que exerce a funo de sujeito da orao.

37. A maioria dos estudiosos evita os clichs como o diabo foge da cruz, (...). No segundo perodo do texto, a forma verbal evita, empregada no singular, poderia ser substituda pela forma flexionada no plural, evitam, caso em que concordaria com estudiosos, sem que houvesse prejuzo gramatical para o perodo.

38. Desde ento, vm se impondo, entre especialistas ou no, a compreenso sistmica ecossistema hipercomplexo em que vivemos e a necessidade de uma mudana nos comportamentos predatrios e irresponsveis, (...). A retirada do acento circunflexo na forma verbal vm provoca incorreo gramatical no texto porque o sujeito a que essa forma verbal se refere tem dois ncleos compreenso e necessidade.

39. Sem prejuzo para a reescritura ou para a correo gramatical do texto, o perodo Nos ltimos anos, dezenas de escolas foram fechadas no interior dos estados, por escassez de alunos poderia ser parafraseado como: Nos ltimos anos, fechou-se, no interior do estado, dezenas de escolas, por escassez de alunos.

40. No espectro das relaes quantitativas, separam-se gradativamente setores particulares. A presena do pronome em separam-se indica que o sujeito genrico.

41. (...) o pas demonstra o que pode ser atingido quando o Estado tem recursos (...). A substituio da expresso pode ser atingido (R.4-5) por se pode atingir mantm a correo gramatical e as informaes originais do perodo.

42. No trecho a mulher que lhe disse, a expresso que confere nfase ao elemento que exerce a funo de sujeito da orao.

43. (...) em primeiro lugar, a vida social, necessidade bsica dos seres humanos, uma constante troca de bens e de servios, (...). A insero de que imediatamente antes da palavra necessidade alteraria as relaes sintticas do perodo, mas preservaria a coerncia e a correo gramatical do texto.

44. O trecho Ao se usarem clichs como muletas do discurso tem sentido equivalente a Quando clichs so usados como muletas do discurso.

45. (...) apoio aos inmeros programas criados por governos estaduais, municipais e pela sociedade civil organizada que buscam combater a fome (...). O trecho que buscam combater inicia uma orao subordinada adjetiva restritiva.

46. bvio que o investimento necessrio para otimizar e modernizar esse sistema grande e que a movimentao de cargas por ele no tem a mesma velocidade do transporte areo ou do ferrovirio. A conjuno e liga dois complementos para a expresso obvio.

47. Sua maior riqueza eram os pregos de sua casa. Na linha 9, a flexo de plural na forma verbal eram deve-se concordncia com os pregos; mas as regras gramaticais permitiriam usar tambm a flexo de singular, era.

48. Na construo Segundo o ministro da Educao brasileiro, Fernando Haddad, as equipes, o termo Fernando Haddad est isolado por vrgulas por ser aposto.

49. (...) a informalidade nas relaes de trabalho prejudica o trabalhador, que fica sem acesso aos direitos trabalhistas garantidos pela CLT e ao seguro-desemprego, (...). Ela tambm impede que o trabalhador informal tenha acesso aos benefcios previdencirios. As expresses aos direitos trabalhistas garantidos pela CLT, ao seguro-desemprego e aos benefcios previdencirios exercem, nas oraes a que pertencem, a mesma funo sinttica.

50. No perodo anterior, as duas ocorrncias da palavra que so conjuno e pronome relativo respectivamente, introduzindo uma orao substantiva e outra adjetiva.

51. Certamente voc j se perguntou por que algumas pessoas tm tanto e outras to pouco. Na indagao da linha 1, aparece a expresso por que. Na resposta, a expresso correta seria porque, como aparece a seguir: Algumas pessoas tm mais dinheiro do que outras porque sabem como aumentar sua riqueza.

52. Em mandar vir da Europa alguns pssaros, a forma verbal vir poderia concordar com a expresso nominal alguns pssaros, que o sujeito desse verbo.

53. (...) que so necessrios para que uma pessoa no seja rebaixada de sua natureza humana. Mantm-se o texto coerente e gramaticalmente correto ao se substituir que uma pessoa no seja por uma pessoa no ser.

54. O fato de existir a necessidade de viver em sociedade tem consequncias muito srias. Uma delas que os problemas de cada pessoa (...). A insero da preposio de imediatamente antes de que os problemas preservaria a coerncia da argumentao e manteria o texto correto com relao s normas gramaticais.

55. Todo indivduo tem direito proteo de sua liberdade, de sua integridade fsica e de outros bens que so necessrios (...). Nas linhas 10 e 11, a repetio da preposio de antes de sua liberdade, sua

integridade e outros bens indica que se trata de trs expresses que complementam proteo, e no direito.

56. (...) entre outras medidas, a abertura de canais para ligao das vias fluviais naturais, a adaptao dos leitos dos rios para a profundidade necessria ao calado das embarcaes, a correo do curso fluvial, a construo de vias de conexo (...). Nas linhas 8, 9, e 10, as vrgulas depois de naturais, embarcaes e fluvial separam termos de uma enumerao.

57. O Fome Zero lanou um pacote de polticas para ajudar a reduzir a fome incluindo transferncias de dinheiro, bancos de alimentao e cozinhas comunitrias. Na linha 10, a substituio do travesso por vrgula prejudica a correo gramatical do perodo.

58. Naquela poca, a Mata Atlntica, que leva esse nome por (nos tempos hoje ditos remotos) se estender por quase toda a costa litornea, atingia 1,3 milhes de quilmetros quadrados, (...). A coerncia textual e a correo gramatical admitem que os parnteses que demarcam a informao inserida nas linhas 9 e 10 possam ser substitudos por travesses.

59. A Caixa Econmica Federal est financiando a casa prpria (sonho de muitos brasileiros). A substituio dos parnteses por um travesso logo aps prpria mantm correta a pontuao do perodo. 60. O povo americano conheceu a Amaznia, maior reserva florestal do mundo. Assim, mais uma nao se rende a essa maravilhosa natureza. A vrgula depois do substantivo Amaznia poderia ser substituda por dois pontos sem prejudicar a correo gramatical do perodo.

61. Comprou-a com a sorte grande que lhe saiu num meio bilhete de loteria, dez contos de ris. A vrgula empregada imediatamente antes da expresso dez contos de ris pode ser substituda por dois-pontos ou por travesso, sem prejuzo para a coerncia e a correo do texto.

62. Em um comunicado, os lderes dos pases disseram que a disseminao de armas nucleares e biolgicas, alm do terrorismo, era a ameaa proeminente para a segurana internacional. O deslocamento da expresso Em um comunicado para imediatamente aps disseram, com os devidos ajustes no uso de letras maisculas e na pontuao, preserva a coerncia e a correo gramatical.

63. Os trabalhadores cada vez mais precisam assumir novos papis para atender s exigncias das empresas. Por constituir expresso adverbial deslocada depois do sujeito, seria correto que a expresso cada vez mais estivesse no texto entre travesses ou vrgulas.

64. (...) cansou-se e inventou um bom-bom de gergelim de excelncia ainda sem nome. Ia dar dinheiro. Esperava para hoje o telefonema de um sujeito e fiz o que pretendia, ser cordial com ele (...). O sintagma para hoje poderia se, no texto, isolado por vrgulas, mantendo-se a correo gramatical e a coeso textual.

65. As estradas da Gr-Bretanha tinham sido construdas pelos romanos, e os sulcos foram escavados por carruagens romanas. A vrgula que precede a conjuno e indica que esta liga duas oraes de sujeitos diferentes; mas a retirada desse sinal de pontuao preservaria a correo e a coerncia textual.

66. A concepo global atualmente dominante tem como objetivo fortalecer a instaurao de um nico cdigo unificador de comportamento humano, e abre o caminho para a realizao do sonho definitivo de economias globais de escala. A supresso da vrgula logo aps o termo humano no prejudica a correo gramatical do perodo. 67. Haveria erro de concordncia nominal caso se substitusse a expresso nas reas civil e criminal por na rea civil e na criminal. 68. Mantendo-se a correo gramatical e o sentido da sentena, no trecho o sistema bancrio, hoteleiro, de telecomunicao, a expresso sublinhada poderia receber a flexo de plural: os sistemas. Gabarito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 E C E C E E E C C E C C E E C E C E E C 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 C E C C C C E E C C E E E C C C C E E E 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 C C C C C E C C C E C C C E C C E C C C 61 62 63 64 65 66 67 68 C C C C C C E C

You might also like