You are on page 1of 2

SEMINRIO DIREITO INTERNACIONAL E EFETIVAO DO DIREITO SADE NOS PASES DO MERCOSUL

PERMEABILIDADE NAS ORDENS JURDICAS NACIONAIS, PARTICIPAO SOCIAL E APLICAO CONTENCIOSA

Data: 16 de novembro de 2011 (quarta-feira) Local: Sala da Congregao da Faculdade de Sade Pblica (USP)
Organizao: Ncleo de Direito Sanitrio, CEPEDISA-FSP/USP e IRI/USP

O Ncleo de Pesquisa em Direito Sanitrio sedia o projeto multidisciplinar Direito sade e democracia sanitria: pontes para a cidadania, que tem como objetivo geral investigar e analisar a incorporao das normas democraticamente construdas pela sociedade aos ritos judiciais, e o papel dos sistemas jurdicos na efetivao do direito sade em Estados democrticos com altos nveis de crescimento econmico. O projeto conta com a participao de pesquisadores de diversas unidades da USP, alm de numerosos parceiros de outras instituies brasileiras e estrangeiras. Um dos objetivos especficos desse projeto consolidar no Brasil a disciplina do direito internacional da sade, a fim de avaliar a evoluo do direito convencional em matria de sade pblica, o contencioso internacional relacionado sade (em especial casos do Tribunal Internacional de Justia e dos sistemas de soluo de controvrsias da Organizao Mundial do Comrcio e das jurisdies regionais), assim como o modo de recepo das normas internacionais sanitrias no ordenamento jurdico brasileiro e nos demais pases estudados. Sero igualmente promovidos estudos comparados relativos aos demais Estados do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e aos demais BRICS (frica do Sul, China, ndia e Rssia). O presente Workshop, primeira atividade da vertente internacionalista do projeto, voltada aos Estados-membros do Mercosul, a fim de esboar uma resposta seguinte questo: o direito internacional, seja ele multilateral ou regional, contribui para a efetivao do direito sade nos chamados pases emergentes?

Leonilson, 1957 Fortaleza - 1993 So Paulo Sem ttulo, 1989 Aquarela e tinta preta sobre papel 32,0 x 24,0
Reproduo da obra autorizada gratuitamente pela Sociedade Amigos do Projeto Leonilson Comisso de Organizao: Sueli Dallari, Adelaide Silva e Rachelle Balbinot (CEPEDISA); Deisy Ventura, Felipe Castellaro, Karin Kaori e Letcia Martins Gomes (IRI/USP)

PROGRAMA 16 DE NOVEMBRO DE 2011


15h30 Pausa para caf

10h - Abertura Apresentao do Ncleo de Direito Sanitrio e do Seminrio


Sueli Gandolfi Dallari (FSP/USP) e Maria Hermnia Tavares de Almeida (IRI/USP)

16h - Mesa 3 Aplicao contenciosa do direito da sade no plano internacional


3.1. O direito internacional da sade aplicado no sistema de soluo de controvrsias do Mercosul ou em outro contencioso do qual esses Estados faam parte? Ou o direito comercial de tais sistemas contempla dispositivos prprios sobre sade? 3.2. O direito internacional da sade aplicado nas jurisdies nacionais? Convidados: Alberto do Amaral Jnior (Faculdade de Direito/USP) Jnia Saldanha (UNISINOS/UFSM) Renata Gaspar (PUC-Campinas) Debatedoras: Camila Baraldi (IRI/USP) e Elaini Silva (CEBRAP)

10h30 - Mesa 1 O direito internacional da sade nos Estados do Mercosul


1.1. As normas internacionais sanitrias esto incorporadas s ordens jurdicas nacionais? Tais normas contribuem efetivao do direito sade nos Estados Partes? 1.2. H participao social nos momentos de elaborao e de incorporao s ordens nacionais das normas internacionais sobre sade pblica? 1.3. H estudos comparados sobre os sistemas de sade nos Estados Partes do Mercosul? Convidados: Claudia Madies (Universidad Isalud, Argentina) Geraldo Lucchese (Cmara dos Deputados, Brasil) Sergio Madera (Observatrio Mercosul de Sistemas de Sade, Uruguai) Debatedoras: Sueli Dallari e Deisy Ventura

18h Relatoria e encerramento

12h30 - Almoo 1. 2. 3. 4. Nome completo: Instituio: Email: Telefone para contato:

INSCRIES
Favor enviar os dados abaixo, exclusivamente por email, ao endereo cepedisa@usp.br

13h30 - Mesa 2 A incorporao do direito do Mercosul s ordens nacionais


2.1. Qual o grau de incorporao das normas regionais s ordens jurdicas nacionais dos pases do Mercosul? Quais so os trunfos e as disfunes desse processo? 2.2. H participao social nos momentos de elaborao e de incorporao s ordens nacionais das normas internacionais? Qual o papel do Parlamento do Mercosul? Convidados: Adriana Dreyzin (Universidade Nacional de Crdoba, Argentina) Alejandro Daniel Perotti (Universidade Austral de Buenos Aires) Clarissa Franzoi Dri (UFSC) Michelle Ratton Sanchez-Badin (Escola de Direito da GV/SP) Debatedores: Janina Onuki (IRI-USP) e Marcelo de Almeida Medeiros (UFPE)

Observaes: Devido ao nmero limitado de lugares, a inscrio dever ser previamente confirmada por email. Aguarde nosso contato. Ser fornecido certificado unicamente aos inscritos que participarem das trs mesas do evento.

You might also like