You are on page 1of 3

1. Escreva o que voc entende por identidade e por docente. Segundo tuas idias, o que seria identidade docente?

Compare suas idias com as das autoras. No meu ver identidade seria se identificar com aquilo que voc faz, construindo o carter do indivduo e este carter sempre se renova com as experincias vividas. Docente seria o profissional que ensina e que aprende ao ensinar, um professor aberto ao dialogo com seus alunos. Agora identidade docente o carter do professor, sendo que este esta feliz por fazer seu trabalho. O autor DUBAR (1997, p. 13) diz que identidade o produto de sucessivas socializaes, ento que quanto mais se vive maior a experincia, com isso as idias se reconstroem atravs dos conhecimentos. J para Fischmann (1994, p. 62) a identidade se constri a partir da interseco das circunstncias que nos cercam com os desejos que trazemos, equivaleria assim o nosso dia-a-dia com os sonhos que temos. E a identidade docente como os autores confirmam se d pela pratica da docncia, sentido como ser professor, no ficando somente na sala de aula como aluno, mais sim ver como a relao aluno-professor, as dificuldades de dominar uma turma, as decises que devem ser tomadas na hora, os imprevistos, essas caractersticas s sero absorvidas ou melhoradas atravs da vivencia de ser educador. 2. O que estgio? Para que ele serve? Compare as idias das autoras com as suas expectativas registradas na pergunta 6 do questionrio do primeiro encontro. Estgio o momento de comear a construir a identidade docente, onde se observa, reflete e se aperfeioa. Como afirma o BURIOLLA (1999, p. 10) o estgio o lcus onde a identidade profissional gerada, construda e referida, assim com essa identidade sendo gerada, a certeza ou incerteza de ser educador vai aparecer. O estgio tambm vai servir para analisar os recursos tericos e metodolgicos que so utilizados para a transmisso do conhecimento. As expectativas so parecidas, as autoras no citam de forma clara o ambiente escolar, mas deixam subentendido que a cultura e o ambiente das crianas devem ser levados em conta para que aja um ensino melhor. 3. Como o bom professor de Matemtica? Compare suas idias do primeiro questionrio com as apresentadas no texto. O bom professor seria aquele que se autoforma, se autocrtica, reelabora constantemente seus saberes, leva em conta os contextos escolares que aceita desafios e ousado. Comparando com a minha resposta vejo que o bom professor no fica somente na sala de aula no ensino, ele vai muito mais alm, procura se aperfeioar e como tambm relatei, o educando deixa um espao de discusso entre aluno-professor, onde que ele desafiado respondendo as perguntas dos alunos.

4. As autoras afirmam que o professor est em constante formao. Suas concepes so formadas e reconstrudas por influencia de muitos fatores, inclusive pela realidade vivenciada nas escolas e pelos depoimentos de professores que possuem uma longa carreira no magistrio. Voc j ouviu professores experientes (tempo de servio) relatarem sobre sua prtica? Que tipo de depoimentos voc ouviu? Segundo as autoras, com que tipo de situao o estagirio pode se esbarrar quando entra na escola? Em relao a depoimento de outros professores s ouo eles reclamarem dos alunos, da escola e principalmente do seus salrios. Algumas dificuldades que as autoras trazem so de situaes desgastantes, desiluso dos profissionais de educao, se enganar pelo contexto de uma sociedade, podendo tambm ter dificuldade no domnio de recursos tericos e metodolgicos.

5. Os trabalhos apresentados no Endispes so relatos de experincias de sala de aula ou resultados de pesquisas na rea da educao. Os estagirios supervisionados podem ser um espao de investigao, de pesquisa. No primeiro encontro, uma das colegas da turma comentou sobre a importncia do professor pesquisar, no sentido de ir em busca de novidades sobre formas de ensinar. Alm desse, existe outro sentido para pesquisar que surge quando o professor se preocupa e reflete sobre algum fato em sua sala de aula. Quais poderiam ser os problemas de pesquisa do professor? O problema seria os meios tecnolgicos que so muito importante, o professor pode fazer o aluno pesquisar sobre algum assunto, mas o que vemos hoje no Ensino Mdio so somente cpias, no temos trabalho, ento o professor deve ficar esperto nesses meios para que o aluno no engane o docente.

6. Quais caractersticas dos cursos de formao de professores apontadas pelas autoras voc relacionou com o nosso curso de Licenciatura em Matemtica? Os docentes utilizam a autoformao que pode ser lembrada que quando a prova termina o contedo ainda relembrado, as praticas pedaggicas j so um meio para que os alunos j comecem a formar uma identidade docente, j que se tem que preparar aula com mtodos diferenciados, mas mesmo assim acho que o curso tem a fragilidade de muitas vezes de se preocupar somente com o contedo no de que como ensinar este certo contedo, mas como posso perceber que se aprofunda o curso as praticas so cada vez mais discutidas, o que ajuda na aprendizagem de como ensinar.

7. Quais momentos do nosso curso foram significativos para o ser professor? Quais aprendizagens voc teve nesses momentos? Principalmente nas praticas pedaggicas que vemos como aplicar o contedo, trazendo para os alunos acontecimentos do dia-a-dia. E tambm algo de importncia seria sobre a histria disso, a origem, como surgiu e porque, e tambm na discusso das praticas vendo o que ela teve de especial no ensino, ver como avaliar essas foram alguns pontos positivos que vi no curso para ser professor.

You might also like