You are on page 1of 16

Braslia dezembro 2009

A Exigibilidade do Direito Humano Alimentao Adequada

O Direito Humano Alimentao Adequada (DHAA) previsto em tratados in ternacionais de Direitos Humanos, a exemplo do Pacto Internacional dos Direi tos Econmicos, Sociais e Culturais (PIDESC). No Brasil, a Lei Orgnica de Segu

rana Alimentar e Nutricional (Lei n 11.346/2006) define o Direito Humano Alimentao Adequada como o direito de acesso regular e permanente a ali mentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base prticas alimentares promo toras de sade que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cul tural, econmica e socialmente sustentveis.

O DHAA est indivisivelmente ligado dignidade da pessoa humana, justia social e realizao de outros Direitos Humanos.
O DHAA est ligado dignidade da pessoa humana, justia social e rea lizao de outros Direitos Humanos como o direito humano terra, ao meio ao emprego e renda, moradia, entre outros. Assim, a promoo do DHAA ambiente equilibrado e saudvel, sade, educao, cultura, informao, depende da realizao da reforma agrria, do apoio agricultura familiar, de polticas de abastecimento, de incentivo s prticas agroecolgicas, das aes de vigilncia sanitria dos alimentos, de abastecimento de gua e saneamento bsico, de alimentao escolar, do atendimento prnatal de qualidade, da via bilidade de praticar o aleitamento materno exclusivo, da no discriminao de povos, etnia e gnero, entre outros aspectos. Este vnculo entre os direitos so os princpios que chamamos de indivisibilidade e interdependncia, isto , um direito no se realiza plenamente se outros tambm no forem garantidos.

A obrigao de garantir a realizao dos Direitos Humanos sempre do Estado, por ser ele o responsvel pelo exerccio do Poder Executivo, Legislativo e Ju dicirio, incluindo a aplicao e utilizao dos recursos pblicos e do seu poder leiro cumprir a legislao sobre os Direitos Humanos, como impe o princpio de do DHAA1.

de polcia para garantir o interesse pblico. Dessa forma, cabe ao Estado brasi Estado de Direito, garantindo o respeito, a proteo, a promoo e o provimento

Cabe ao Estado Brasileiro obedecer legislao sobre Direitos Humanos, garantindo o respeito, a proteo, a promoo e o provimento do DHAA.
Caso este direito no esteja sendo realizado, ou seja, esteja sendo violado em razo de ao ou omisso, so necessrios mecanismos para exigir e garantir que esta violao seja reparada. Assim, preciso que sejam criados e/ou forta lecidos mecanismos de exigibilidade, ou seja, que sejam criadas e/ou fortaleci das instituies e instrumentos que respondam s aes que visam a cobrana tas da sociedade civil, para demandar direitos, sejam atendidas, respeitadas e protegidas.

deste direito junto ao Estado. Da mesma maneira necessrio que as aes dire

Exigibilidade , portanto, a possibilidade de exigir direitos perante os rgos pbli cos competentes nacionais e internacionais. No conceito de exigibilidade est in cludo, alm do direito de reclamar, o direito de obter uma resposta e uma ao desse poder, em tempo oportuno. Na prtica, no se pode falar em Direitos Huma nos sem que hajam mecanismos de exigibilidade disponveis para exigilos.

1. Ver Comentrio Geral n12 do Comit de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais da ONU. Disponvel em: http://www.unhchr.ch/ tbs/doc.nsf/%28Symbol%29/HRI.GEN.1.Rev.7.Sp?Opendocument Documento em portugus (traduo no oficial) disponvel em: http://www.abrandh.org.br/downloads/Comentario12.pdf

Exigibilidade , portanto, a possibilidade de exigir direitos perante os rgos pblicos competentes nacionais e internacionais.
As diferentes dimenses da exigibilidade Em nvel nacional, os titulares de direito devem ter a possibilidade de denunciar violaes ao DHAA junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio e de co brar a realizao dos seus direitos por meio de instrumentos de exigibilidade de diferentes naturezas2: a) Administrativos; b) Polticos; c) Quase judiciais e d) Judiciais.

A exigibilidade administrativa a possibilidade de exigir um direito junto aos organismos pblicos diretamente responsveis pela sua garantia, ou seja, daque les rgos que esto em contato permanente com a populao e que executam INCRA (Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria), as delegacias re agncias da previdncia social etc. Estes espaos devem estar preparados para receber demandas relativas preveno, correo ou reparao das ameaas ou violaes aos direitos.

as polticas pblicas. No Brasil podemos citar como exemplos os escritrios do gionais do Ministrio do Trabalho, os postos de sade, as escolas pblicas, as

2. A classificao apresentada tem como critrio a natureza dos rgos ou autoridades pblicas perante as quais so exigidos direitos.

A exigibilidade administrativa a possibilidade de exigir um direito junto aos organismos pblicos que executam as polticas pblicas.
Muitas programas e instituies pblicas possuem ouvidorias que recebem re instrumento que pode ser utilizado, por qualquer pessoa, para exigir adminis clamaes e pedidos de esclarecimentos dos usurios de seus programas. Outro trativamente a realizao de direitos o direito de petio. Atravs deste instru mento, qualquer pessoa ou organizao pode escrever um texto informando qual direito e que grupo ou indivduo est sendo ameaado ou lesado e quem o responsvel por esses problemas. A petio deve ser entregue tanto no local onde est ocorrendo o problema (centro de sade, escola, restaurante popular etc.) quanto no escritrio local do rgo que responsvel pelo programa ou ao da qual se est reclamando. importante que o documento seja feito em

duas vias, para que o interessado possa pegar uma assinatura comprovando que

o documento foi entregue em determinada data. Mesmo que o funcionrio que responsabilidade de encaminhar o pedido s pessoas competentes.

receba o documento alegue que no tem como resolver o problema, ele tem a

importante saber que para a exigibilidade administrativa ser efetiva pre

ciso ampliar os instrumentos de exigibilidade. Assim, fundamental que as polticas e os programas pblicos tenham rotinas e procedimentos acessveis (linguagem adequada ao pblico e acesso fsico) e de conhecimento pblico, explicitando quem so os titulares de direito, o que so violaes no mbito do programa e quando elas podem ocorrer, quais organismos so responsveis pelo mos disponveis para a cobrana de direitos e quem pode exigilos, como estas cumprimento das obrigaes e reparao das violaes, quais so os mecanis obrigaes podem ser cobradas pelos titulares de direito perante os organismos

pblicos diretamente responsveis pela garantia do DHAA e quais so os passos seguintes caso no haja resposta (s) denncia(s) de violao apresentadas.

No mbito do Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Con fortalecimento da exigibilidade no mbito de programas e polticas pblicas e muitos Conseas Estaduais tambm j tem uma comisso de DHAA.

sea) foi criada uma Comisso Permanente de DHAA3 que visa contribuir com o

A exigibilidade poltica implica a possibilidade de exigir a realizao de direi

tos junto aos organismos de gesto de programas e polticas pblicas (Poder Executivo), junto aos organismos de gesto compartilhada responsveis pela proposio e fiscalizao de polticas e programas pblicos (conselhos de polti cas pblicas) ou junto aos representantes do Poder Legislativo. Tanto em mbito tos Humanos; alm disso, como em outros pases do mundo, cabe ao parlamen to fiscalizar o Poder Executivo.

federal, como estadual e municipal, o Poder Legislativo tem comisses de Direi

A exigibilidade poltica a possibilidade de exigir a realizao de direitos junto aos organismos de gesto de programas e polticas pblicas (Poder Executivo, Conselhos de Polticas Pblicas e Poder Legislativo).

3. A CP DHAA do CONSEA desenvolveu uma metodologia de anlise de polticas e programas pblicos sob a perspectiva dos Direitos Humanos que auxilia no processo de definio de instrumentos de exigibilidade administrativa nos programas de SAN. O guia para aplicao desta metodologia est disponvel em: www.planalto.gov.br/consea documentos

A exigibilidade poltica , portanto, a capacidade de incidir sobre as principais decises polticas e sobre o processo de elaborao de normas, para exigir que a participao social e outros princpios, para a garantia dos Direitos Humanos. os agentes polticos faam as escolhas mais eficazes e diligentes, contemplando

O Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Consea) e os conse no Brasil.

lhos estaduais so exemplos de mecanismos de exigibilidade poltica do DHAA,

A exigibilidade quase judicial a possibilidade de exigir a realizao de direitos junto a rgos que no so parte do Poder Judicirio, mas que podem, emitir recomendaes e acionar a Justia para a garantia de direitos.
A exigibilidade quase judicial a possibilidade de exigir a realizao de direitos junto a rgos que no so parte do Poder Judicirio (em concepo restrita), mas que podem, emitir recomendaes e, em ltima instncia, acionar a Justia O MP, antes de exigir direitos perante o Poder Judicirio, pode usar instrumentos para a garantia de direitos. No Brasil, o caso, por exemplo, do Ministrio Pblico. quasejudiciais, ou seja, na esfera administrativa, para averiguar violaes de direitos e para fazer com que os agentes pblicos adqem suas aes s nor mas que prevem Direitos Humanos.

Outro tipo de mecanismo fundamental para a proteo quase judicial do DHAA

so as instituies nacionais de Direitos Humanos criadas para monitorar e

promover a realizao desses direitos. Dentre as existentes, podemos citar as

comisses nacionais de Direitos Humanos e outros rgos especializadas na

proteo dos direitos de grupos especficos, tais como, por exemplo, minorias

tnicas e lingsticas, populaes indgenas, crianas, refugiados ou mulheres. Os conselhos de Direitos Humanos tambm devem ser entendidos como insti tuies nacionais de Direitos Humanos.

No Brasil, em maio de 2005, no mbito do CDDPH Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, foi instituda a Comisso Especial para Monitoramento de Violaes ao DHAA. Sua criao foi o resultado de um longo processo de negociao entre a presidncia do CONSEA e a Secretaria Especial de Direitos Humanos, com a intereral e da Relatoria Nacional para os Direitos Humanos Alimentao Adequada, gua e Terra Rural.

venincia do Grupo de Trabalho de DHAA do Ministrio Pblico Fed-

importante ressaltar que, embora a Comisso seja o nico meca-

nismo oficial de monitoramento de violaes do DHAA no Brasil, a Dessa forma, para que se cumpra a LOSAN4 e as normas de Direitos executar bem o seu mandato.

mesma tem enfrentado inmeros desafios para atingir seu objetivo. Humanos, necessrio que esta Comisso seja fortalecida e possa

A exigibilidade judicial a possibilidade de exigir a realizao de direitos junto

ao Poder Judicirio. A cobrana de direitos junto Justia pode ser realizada me vocado, isto , procurado para se posicionar sobre casos concretos, os sujeitos que tem seu direito ameaado ou violado devem dirigirse a ele atravs de ad Pblico.

diante diferentes instrumentos formais. Como o Poder Judicirio deve ser pro

vogados pblicos (Defensoria Pblica) ou particulares ou atravs do Ministrio


4. Artigo 2 e pargrafo II, e pargrafo VII da LOSAN determinam que mecanismos de exigibilidade do DHAA devem ser criados.

A exigibilidade judicial a possibilidade de exigir a realizao de direitos junto ao Poder Judicirio.


No Brasil, por exemplo, temos a Ao Civil Pblica (ACP)5 que um instrumento dor, ao meio ambiente, ordem urbanstica, ordem econmica, ou qualquer mas de grupos ou mesmo de toda a sociedade. processual que tem como pressuposto o dano ou ameaa de dano ao consumi outro interesse difuso ou coletivo, isto , interesse que no de um indivduo,

No Brasil, um exemplo de exigibilidade judicial foi a Ao Civil meio das Promotorias de Justia da Infncia e da Juventude e do

Pblica movida pelo Ministrio Pblico do estado de Alagoas, por Ministrio Pblico do Trabalho, contra o municpio de Macei, apon-

tado como responsvel pela violao dos direitos difusos e coletivos, inclusive o DHAA, das crianas e adolescentes residentes na Orla Lagunar daquela cidade.

Vale tambm mencionar que, nos casos em que no haja reparao em nvel

nacional, ou que a mesma demore a ser prestada ou haja risco de vida para vti mas de violao, possvel exigir a realizao de Direitos Humanos atravs de mecanismos internacionais de exigibilidade.

5. A Constituio Federal conferiu ao Ministrio Pblico o uso da Ao Civil Pblica para o cumprimento de suas atribuies. A Lei 7.347, de 1985, tambm permite que sejam autores de Aes Civis Pblicas as pessoas jurdicas da administrao pblica, direta e indireta, e associaes, o que inclui organizaes no governamentais, que estejam constitudas h pelo menos um ano.

Aes de Iniciativa da Sociedade Civil

A mobilizao social e a exigncia de direitos Um dos principais instrumentos para a cobrana de direitos tem sido as aes de mobilizao social realizadas por entidades da sociedade civil, movimentos sociais e titulares de direito para pressionar os portadores de obrigao a su perarem situaes de violao e a cumprirem suas obrigaes.

Organizaes da sociedade civil e movimentos sociais de diversas partes do mundo, em sua luta contra a excluso, a fome, a pobreza, a discriminao e a violao de direitos tem, em muitos casos, buscado estas estratgias de mo bilizao social e presso poltica para a cobrana de direitos e superao de quadros de violao. Atravs da realizao de marchas, campanhas, elaborao to, os movimentos sociais e as entidades da sociedade civil podem pressionar os diversos rgos que devem garantir a realizao dos direitos, tais como o Minis trio Pblico, os conselhos de polticas pblicas e de Direitos Humanos, rgos do Poder Executivo, Legislativo, Judicirio etc. Neste processo fundamental ressaltar a importncia de se garantir o apoderamento e a participao ativa e todas as estratgias para a cobrana desses direitos. informada dos titulares que tem seus direitos violados como protagonistas de

e divulgao de relatrios com denncias de violaes etc., os titulares de direi

Alm disso, h aes inovadoras que tem sido desenvolvidas pela sociedade civil, a exemplo do Projeto Relatores Nacionais para os Direitos Humanos Econmi direitos. importante destacar que uma das relatorias previstas neste projeto a Relatoria Nacional para os Direitos Humanos Terra, Territrio e Alimentao Adequada. cos Sociais, Culturais e Ambientais6, para exigir e monitorar o cumprimento de

6. Para conhecer mais sobre o Projeto Relatores ver site: http://www.dhescbrasil.org.br/_plataforma/index.php

10

Trs passos fundamentais para o fortalecimento da exigibilidade do DHAA Trs passos so fundamentais para o fortalecimento da exigibilidade adminis trativa, poltica, quase judicial e judicial, bem como para o fortalecimento das demandas da sociedade civil:

1 As pessoas (os titulares de direito) precisam saber que tm direitos. 2 Os portadores de obrigao (agentes pblicos) precisam conhecer, ter
condies para cumprir e efetivamente cumprir suas obrigaes.

gibilidade, de conhecimento de todos, de fcil acesso e o mais prximo possvel das pessoas e comunidades.

3 necessrio que sejam estabelecidas rotinas e instrumentos pblicos de exi

Desafios e tarefas para a promoo do DHAA Para que os trs passos apresentados acima possam ser efetivamente realiza

dos, precisamos entender o papel fundamental que cada um de ns possui en

quanto indivduos, agentes do Estado, membros de conselhos ou representantes da sociedade civil no processo da promoo da realizao do DHAA como um direito que pode e deve ser exigido em nossa realidade local.

Neste processo importante ponderar que cada sujeito tem um papel para a promoo e exigibilidade do DHAA e que cada realidade demanda aes espec ficas para a garantia deste Direito Humano fundamental.

11

Neste contexto, algumas questes podem ser consideradas fundamentais para todos os interessados em promover a exigibilidade dos Direitos Humanos:

3 De modo geral, um dos grandes desafios est na promoo de debates e ca

pacitaes com o objetivo de promover uma cultura de Direitos Humanos e su perar a cultura autoritria e paternalista que ainda permeia a nossa sociedade e as aes de governo. Isto fundamental para que a populao brasileira possa pas mais justo e igualitrio. Estas aes permanentes de formao em DHAA e entidades da sociedade civil.

fortalecer seus instrumentos de luta e o seu protagonismo na construo de um devem ser realizadas para os titulares de direitos, agentes pblicos, movimentos

3 importante conhecer e fazer uso de instrumentos de Direitos Humanos como, por exemplo, as Diretrizes Voluntrias em apoio realizao progressiva do direito alimentao adequada7, o Comentrio Geral 128 , a Lei Orgnica de

tos Humanos10 e o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Cul turais (PIDESC)11.

Segurana Alimentar e Nutricional (LOSAN)9, a Declarao Universal dos Direi

7. As Diretrizes Voluntrias podem ser encontradas no site da ABRANDH: http://www.abrandh.org.br/downloads/diretrizes.pdf 8. http://www.abrandh.org.br/downloads/comentario12.pdf 9. Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional Lei 11.346 de 15 de setembro de 2006. Disponvel em: http://www.abrandh.org.br/downloads/losanfinal15092006.pdf 10. Declarao Universal dos Direitos Humanos. ONU, Nova York, 1948. Ver: http://www.unhchr.ch/udhr/lang/por.htm 11. ONU. Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. ONU, Nova York, 1966. Ver: http://www.direitoshumanos.usp.br/counter/Onu/Sist_glob_trat/texto/texto_2.html

12

3 importante tambm que todas as polticas e programas pblicos sejam

efetivamente desenvolvidos enquanto aes de promoo e provimento de dos segundo os princpios dos Direitos Humanos e que sejam criadas rotinas e procedimentos de exigibilidade no mbito destas aes. Alm disso o fortaleci mento das instncias e instrumentos de exigibilidade j existentes tambm fundamental.

Direitos Humanos. Para tanto, necessrio que os mesmos sejam implementa

3 Um outro desafio est em instituir e fortalecer, em todos os CONSEAs Esta

duais, uma comisso que seja encarregada de analisar os principais programas e polticas pblicas de SAN, pela tica da promoo dos princpios e dimenses de DHAA do CONSEA Nacional. dos Direitos Humanos, tendo como base o trabalho da Comisso Permanente

3 Uma outra necessidade aproximar os Fruns Estaduais de SAN e os CONSEAs

Estaduais dos conselhos estaduais de Direitos Humanos, com o objetivo de DHAA, com o apoio do CONSEA.

garantir que estes conselhos recebam e investiguem denncias de violaes do

13

Princpios dos Direitos Humanos: Dignidade humana.

Esse princpio exige que todas as pessoas sejam tratadas com respeito, dignidade e valorizadas como seres humanos. Polticas pblicas baseadas em Direitos Humanos reconhecem o indivduo no como mero que pode reivindicar esses direitos.

objeto de uma poltica, mas sim como titular de Direitos Humanos,

Prestao de Contas (ou responsabilizao).

Uma abordagem baseada em Direitos Humanos reconhece o estabelecimento de metas e processos transparentes para o desenvolvimento e a reduo da pobreza. Os agentes pblicos so responsveis por suas aes e delas devem prestar contas. Apoderamento.

Os indivduos, por sua vez, precisam se apoderar das informaes e instrumentos de Direitos Humanos para que possam reivindicar do Estado aes corretivas e compensaes pelas violaes de seus direitos.

14

No-discriminao.

O DHAA deve ser garantido sem discriminao de origem cultural, econmica ou social, etnia, gnero, idioma, religio, opo poltica sejam realizadas aes afirmativas e enfoques prioritrios em grupos vulnerveis, em particular, as mulheres. Participao. ou de outra natureza. Isso, porm, no afasta a necessidade de que

Esse princpio destaca a necessidade de que as pessoas definam as aes necessrias ao seu bem-estar e participem, de forma ativa e informada, do planejamento, da concepo, do monitoramento e da

avaliao de programas para o seu desenvolvimento e a reduo da

pobreza. Alm disso, as pessoas devem estar em condies de participar dos debates e aes ligadas s questes macro-polticas. A participao plena requer transparncia. Ela apodera as pessoas e uma outra forma de reconhecimento de sua dignidade.

15

SHCN 215, bloco D, sala 115, Asa Norte, Braslia, DF, 70.874-540 (61) 3340 7032 www.abrandh.org.br

Ao Brasileira pela Nutrio e Direitos Humanos

Para aprofundar os conhecimentos apresentados neste folheto no deixe de ler os documentos elaborados pela ABRANDH sobre a exigibilidade do DHAA (ver documentos no site: http://www.abrandh.org.br/artigos.html).

You might also like