You are on page 1of 12

Processo de instalao apache/ php / mysql

1)

alt + f2 -> vai direto ao gerenciador de pacotes synaptic ou gksudo synaptic

2)

Pacotes do Apache

necessrio baixar os seguintes pacotes: -> apache2 -> libapache2-mod-php5

Note que alm desses pacotes que escolhemos, o Synaptic marca alguns outros. Essas so as dependncias dos pacotes, ou seja, pacotes-filho necessrios para que os pacotespai escolhidos funcionem.

Pacotes do PHP
Depois, buscaremos por php5 e marcaremos os pacotes:

php5, o pacote principal php5-cli, para PHP em linha de comando php5-common, uma biblioteca raiz do PHP php5-curl, para bibiloteca CURL php5-gd, biblioteca manipulao de imagens via PHP php5-mysql, para conexo com bancos de dados MySQL php5-pgsql, para conexo com bancos de dados PostgreSQL php5-sqlite, para conexo com bancos de dados SQLite verso 2 php5-sqlite3, para conexo com bancos de dados SQLite verso 3 php5-sybase, para conexo com Sybase e Microsoft SQL Server php5-xsl, para aplicao de estilos XSL php-doc, documentao do PHP

Pacotes do Mysql

Finalizando a Instalao
Para completar a instalao, aplicaremos as mudanas no boto "Apply" (Aplicar):
Aps confirmar a instalao dos pacotes, o Synaptic far uma conexo com o servidor do Ubuntu, baixar, instalar e configurar os pacotes selecionados. Durante a instalao, o configurador do MySQL pedir uma senha, necessria para o usurio root do banco:

Digite a senha que preferir e prossiga, confirmando a senha e terminando a instalao. Se tudo ocorreu bem, ao acessar o endereo http://localhost/ voc dever ver a simptica tela de confirmao do Apache:

Configurao Bsica
Os arquivos de publicao desse servidor ficam na pasta /var/www. Precisaremos adicionar permisses para que voc possa alterar o contedo dessa pasta. Para isso, abriremos o nautilus (gerenciador de arquivos do Ubuntu) como administrador:

Digite Alt+F2. O comando gksudo o comando padro para executar tarefas como administrador. Aps a tela do nautilus abrir, abriremos a tela de propriedades da pasta www e colocaremos as permisses para que qualquer pessoa possa criar e excluir arquivos:

Para verificar se o PHP est funcionando:

Testando o PHP
Para testarmos o PHP, substuiremos o arquivo index.html por um arquivo index.php contendo o seguinte cdigo:
<?php phpinfo();

Ao acessar http://localhost/, voc dever ver uma tela de informaes do PHP. Geralmente isso no ocorre, e o apache envia o arquivo para download.

Se isso ocorrer, basta reiniciarmos o apache digitando no terminal (sudo apache2ctl restart )(para abrir o terminal, aperte Alt+F2 e digite gnome-terminal). Isso recarregar as configuraes e tudo dever funcionar normalmente, exibindo o PHP Info ao acessar a URL http://localhost/.

Testando o MySQL
S nos resta testar o MySQL. Para isso abriremos um terminal e digitaremos o comando (mysql -u root p), que conecta ao banco de dados local utilizando o administrador (usurio root). Esse comando pedir uma senha, basta digitar aquela que voc escolheu na configurao do MySQL l em cima.

Se tudo correr bem, o prompt do monitor do MySQL estar disponvel para digitar instrues

Aprendizado: Qualquer coisa que eu faa necessrios comandos para execuo: 1- para abrir a tela do administrador de arquivos alt + f2 comandos especficos: 1- Para modificar um arquivo na pasta var gksudo nautilus /var 2- Para abrir o gerenciador de pacotes synaptic Gksudo synaptic 3- Abrir o console Gnome-terminal 4- Para restart o servido apache
sudo apache2ctl restart

5- Para acessar o mysql:


mysql -u root p

You might also like