You are on page 1of 7

O conceito de Offshoring: benefcios e desvantagens

Carlos Daniel da Silva1

Resumo Este pequeno artigo aborda, em linhas gerais, a questo do Offshoring, seus benefcios e desvantagens, para pases emergentes e pases desenvolvidos, respectivamente. Primeiramente conceitua-se o que Offshoring e em seguida faz-se uma anlise comparativa entre pases. A concepo de fronteira j no mais a mesma, quando observado a dinmica da economia globalizada e suas repercusses. Fato que coloca a prtica do Offshoring em destaque no mundo globalizado atual.

Rsum Cet article discute court en termes gnraux, la question des dlocalisations, les avantages et les inconvnients pour les pays mergents et dvelopps respectivement. Premire conceptualise ce qui est dlocalisation et fait ensuite une analyse comparative entre les pays. La notion de frontire n'est plus la mme, quand l'observe la dynamique de l'conomie mondialise et de ses rpercussions. Fait que les endroits de la pratique de la dlocalisation en surbrillance dans le monde globalis d'aujourd'hui.

Introduo

A globalizao um processo que mudou o mundo e toda a forma de pensar as fronteiras. As linhas imaginrias da diviso dos Estados ficaro para sempre nas mentes dos saudosistas e no mais representaro toda a forma de lugar ou delimitao do espao econmico e social.

Os limites agora so outros, muito mais embasados por vias econmicas, sociais e principalmente pela fora dos mercados e das alteraes de hbitos que a humanidade demonstra adquirir a cada dia.

Economista, Ps-Graduado em Gesto Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV, Especialista em Docncia do Ensino Superior e Professor do Centro Universitrio do Distrito Federal UDF.

Offshoring

O processo de globalizao parece recente, mas recente o termo e sua definio, pois antes houve uma fase, defendida por estudiosos do assunto, chamada de mundializao, que era o processo de aproximao dos homens de diferentes espaos geogrficos, caracterizada por dinmicas fortemente condicionadas pela economia. (AMIN, 2000).

Apesar de a globalizao no ser apenas um processo econmico, mas tambm, social, poltico e cultural, a fora do capital se impe a todas as outras foras, sendo o processo econmico, inclusive, indutor do processo de globalizao como um todo.

A Globalizao um movimento silencioso, porm persistente e sem volta. Desde a mais remota antiguidade, o Homem desbrava fronteiras e avana por territrios, promovendo, a profuso cultural, econmica e social, alterando a cada dia hbitos, costumes, crenas, e principalmente a forma de se comercializar.

A partir de ento, o mundo comeou a ficar cada vez menor e com uma mistura cultural sem precedentes na histria da humanidade, o mundo passou a ficar mais prximo.

As transaes econmicas mundo afora, aumentou exponencialmente nos ltimos 20 anos, pases que at um quarto de sculo eram considerados de economia modesta passaram a ter participao decisiva no mercado internacional, com produtos e servios de toda ordem.

O avano tecnolgico unido propagao do conhecimento atravs de polticas multilaterais (entre vrios pases), proporcionou a concretizao de ideias, antes consideradas absurdas. A fibra tica, os processadores, os satlites, a telefonia mvel, a informtica com seus hardwares e softwares e principalmente a Internet, encurtou, ainda mais as distncias e diferenas lingsticas entre os seres humanos.

Enfim o processo de globalizao faz com que pessoas possam conviver com realidades antes impossveis. Consumir produtos e servios de qualquer lugar do planeta sem precisar ir at o pas de origem, basta querer, pagar e pronto, ter.

Mas dentro de todo o universo que o processo de globalizao, existem as nuances que normalmente aparecem, em qualquer processo quando iniciado. Apenas comercializar produtos entre pases, foi uma fase da globalizao chamada inicial, onde o Brasil exportava para a China o minrio de ferro, que processava essa matria-prima em chapas de ao para exportar aos Estados Unidos que por sua vez utilizava na construo de carros que exporta para o Brasil.

Esse processo avanou muito nas ltimas dcadas, ampliando o conceito de globalizao, acrescentando o conceito de terceirizao de servios, onde muitos profissionais de pases emergentes, mas muito bem preparados, aportavam em terras distantes para trabalhar em reas antes dominadas por europeus e americanos.

Alm disso, linhas inteiras de produo de parte de componentes com menor grau estratgico para o produto, eram transferidos para pases como a China. Na produo de um carro, por exemplo, partes secundrias das peas, como lanternas e faris, eram produzidas em pases asiticos e os componentes principais mantinham sua produo nos pases de origem, como o motor e cmbio. Oliveira, (2007) afirma que essa prtica tem sido utilizada por muitas empresas h vrias dcadas (...). Seu principal objetivo permitir que a empresa se detenha preferencialmente em suas competncias centrais, transferindo atividades secundrias para subsidirias ou parceiros externos.

Ainda, segundo Oliveira, (2007) nos anos 1970 e 1980, o foco das terceirizaes eram as reas de produo ou de servios auxiliares, tais como limpeza ou segurana. A terceirizao das partes secundrias de produo das empresas tinha como ponto principal reduo de custos operacionais, aproveitar da flexibilidade da capacidade de expanso, conseguir ampliar a concentrao na competitividade frente a concorrentes e deter o domnio de tecnologias mais rapidamente.

Com essa prtica os pases chamados emergentes avanaram em suas plantas de produo, chegando at mesmo a competir com pases desenvolvidos em vrios setores do mercado internacional. Com a migrao de trabalhadores muito bem treinados dos pases em desenvolvimento para os pases mais ricos os donos da casa passaram a perder seus empregos e esse fato provocou mudanas na legislao desses pases, provocando o endurecendo das exigncias migrao de trabalhadores estrangeiros nos pases desenvolvidos.

A partir de ento, uma nova fase da globalizao inicia-se, quando algumas empresas como a GE, American Express e British Airways, passaram a terceirizar os servios, mas, sem a importao da mo de obra, ou seja, os servios seriam produzidos integralmente na empresa contratada de pases em desenvolvimento como ndia, Chiana, Brasil, e muitos outros pases, que oferecessem alguma vantagem profissional ou tcnica para as empresas de pases desenvolvidos.

Essa prtica ficou conhecida como offshoring de servios, que se por um lado proporciona ganhos de escala para as empresas, quando reduzem seus custos com mo de obra ou mesmo tributos, por outro provoca a perda de empregos nos pases ricos, problema sentido, atualmente, em toda a Europa e Estados Unidos, pois os valores da mo de obra na ndia so infinitamente menores que nos Estados Unidos. (ver tabela). Tabela 1.

Se anteriormente apenas as reas secundrias eram transferidas para pases perifricos, com o offshoring as partes consideradas primordiais do negcio (...) tambm passaram a migrar para outros pases, assim como reas especficas, tais como finanas, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, marketing e call centers. (OLIVEIRA, 2007).

O conceito de offshoring abriu possibilidades e oportunidades, principalmente para pases que esto em processo de desenvolvimento de suas economias e necessitam de criar mercado interno a partir da gerao de empregos. Esses empregos podem ser, boa parte deles, oriundos da infra-estrutura que oferecem, utilizada em boa parte pelas empresas internacionais.

Um estudo da The McKinsey Quarterly de 2007, faz um comparativo dos principais pases que oferecem condies reais de aproveitar os benefcios que o offshoring pode proporcionar, posicionando o Brasil frente da ndia em alguns aspectos. (ver grfico 1).

Grfico 1.

Porm o mesmo estudo aponta as deficincias do Brasil em relao a outros fatores importantes para atrair empresas que queiram estabelecer seus negcios com o conceito de offshoring no pas. O nvel de educao um deles, pois segundo o estudo, de 8 a 13% dos profissionais apenas esto preparados para corresponderem s demandas dessas empresas. Fato que na China e na ndia essa relao muito superior, devido ao nvel dos profissionais com educao superior ser alto e que dominam mais de um idioma. (ver grfico 2).

Grfico 2.

Concluso

A globalizao apresenta silhuetas diferentes a cada momento e os pases precisam adaptar-se rapidamente, pois do contrrio, ficaro de fora dos avanos tecnolgicos, econmicos e, assim, perderem a possibilidade de proporcionar avanos sociais como a gerao de emprego.

Fica claro que existem os benefcios do offshoring para quem recebe as empresas que queiram operar no pas dessa forma, mas de outro ngulo, para os pases que perdem seus postos de trabalho a realidade pode ser outra muito perversa.

Sem dvida que a reduo dos custos em escala, conseguido principalmente pela reduo do valor real da mo de obra, faz com que muitos indivduos possam desfrutar de servios e produtos, uma vez que os preos esto em queda a cada dia, fato que proporciona maior consumo, portanto maior venda para as empresas.

Mas a dinmica no mnimo intrigante, pois para oferecer produtos baratos as companhias buscam mercados que ofertem mo de obra barata, para com seu ganho de produtividade, oferecer esses produtos nos centros de consumo (pases ricos na maior parte), porm esses pases esto perdendo parte de sua massa salarial com o desaparecimento dos empregos, consequentemente deixaro, coeteris paribus, de consumir ao nvel que consomem atualmente, provocando, assim, a necessidade de mais uma mudanas na globalizao.

Referncias

Farell, Diana. et al. Avaliando o potencial de offshoring do Brasil. The Mckinsey Quarterly, 2007. Disponvel em: http://download.mckinseyquarterly.com/LA-. Acesso em: 24 de novembro de 2010. Friedman, Thomas L. O mundo plano: o mundo globalizado do sculo XXI. 3 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006. Oliveira Jr., Moacir; Gio, Paulo. Estratgia de offshoring. Revista de Administrao de Empresas, RJ, Vol.6, N 4, Jul./Ago. 2007. Disponvel em http://www16.fgv.br/rae/artigos/4923.pdf. Acesso em: 23 de novembro de 2010.

You might also like