You are on page 1of 44

Universidade Federal de Minas Gerais

Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Materiais e Construo

Curso de Especializao em Construo Civil

Monografia

REUSO DA GUA PLUVIAL EM EDIFICAES RESIDENCIAIS

Autora: Bruna Quick da Silveira Orientador: Prof. Dalmo Lcio M. Figueiredo

Janeiro/2008

BRUNA QUICK DA SILVEIRA

REUSO DA GUA PLUVIAL EM EDIFICAES RESIDENCIAIS

Monografia apresentada ao Curso de Especializao em Construo Civil da Escola de Engenharia da UFMG

nfase: Tecnologia e Produtividade das Construes Orientador: Prof. Dalmo Lcio M. Figueiredo

Belo Horizonte Escola de Engenharia da UFMG 2008


2

Agradeo a todos que me instruram e apoiaram durante a realizao deste trabalho.

SUMRIO

1. INTRODUO......................................................................................... 2. REVISO BIBLIOGRFICA..................................................................... 2.1. A Importncia do Reuso da gua............................................... 2.2. Reuso da gua........................................................................... 2.3. Aplicaes................................................................................... 2.4. Critrios de Qualidade da gua para Reuso............................... 2.5. Clculo de Quantidade de gua a Ser Coletada......................... 2.6. Sistemas de Reaproveitamento................................................... 3. ESTUDO DE CASO................................................................................. 4. ANLISE.................................................................................................... 5. CONCLUSO............................................................................................ 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..........................................................

01 03 03 06 07 12 14 17 22 30 33 34

LISTA DE FIGURAS FIGURA 01: Ciclo das guas. (CNEN, 1996).............................................. FIGURA 02: Mapa de Pluviosidade............................................................. (ttp://www.santaremtur.com.br/portugues/maps/images/brazilclimate.jpg) FIGURA 03: Esquema de Instalao da Linha Europa............................... (http://www.engeplas.com.br/agua.html) FIGURA 04: Esquema de Instalao da Linha Oceania............................. (http://www.engeplas.com.br/agua.html) 11 15

20

21

TABELA 01: Disponibilidade de gua por Habitante Regio (1000m)... (AYIBOTELE, 1992). TABELA 02: Consumo de gua per Capita. (JACOBI, Pedro)...................

03

16

FOTO 01: Utilizao para Irrigao ou Rega de Jardins e Praas.............. (RAMOS, 2002) FOTO 02: Lavagem de Ruas e Caladas. (RAMOS,2002)......................... FOTO 03: Utilizao para Desobstruo da Rede de Esgoto..................... (RAMOS, 2002) FOTO 04: Sistema Decorativo Aqutico. (SILVEIRA, 1999)....................... FOTO 05: Sistema de Irrigao. (PROAGI, 2005)...................................... FOTO 06: Captao da gua atravs de ralos e calhas na laje.................. (SILVEIRA, 2007)

08

08 08

09 09 23

FOTO 07: Os ralos instalados na laje cumprem a funo do filtro, separando as sujeiras mais grossas (SILVEIRA, 2007)..................................................... 24 FOTO 08: Tubulao proveniente da laje de cobertura seguindo at o reservatrio inferior. (SILVEIRA, 2007)............................................................................ 24 FOTO 09: Acesso ao reservatrio inferior (SILVEIRA, 2007)...................... FOTO 10: Alapo para inspeo do reservatrio (SILVEIRA, 2007)......... FOTO 11: Bomba do sistema da irrigao (SILVEIRA, 2007)..................... 25 25 26

FOTO 12: Painel de controle do sistema de irrigao automtico............... (SILVEIRA, 2007) FOTO 13: Reservatrios superiores (SILVEIRA, 2007).............................. FOTO 14: Posicionamento da tubulao em um dos reservatrios superiores (SILVEIRA, 2007)......................................................................................... FOTO 15: Reservatrios superiores (SILVEIRA, 2007)............................... FOTO 16: Posicionamento da tubulao no reservatrio superior (SILVEIRA, 2007) ........................................................................................ FOTO 17: Reservatrio para uso dos coletores solares. Recebe gua somente da distribuidora e est ligada ao boiler do aquecedor solar.......... (SILVEIRA, 2007) FOTO 18: Irrigao do jardim, uma das destinaes finais da gua da chuva (SILVEIRA, 2007).........................................................................................

26

27

27 28

28

29

29

RESUMO

A gua um recurso limitado e precioso. Embora cerca de 3/4 da superfcie da Terra seja ocupada pela gua, deste total apenas 3% so de gua doce, dos quais apenas 20% encontram-se imediatamente disponveis para o homem. Alm disto, a distribuio desigual da gua pelas diferentes regies do planeta faz com que haja escassez do recurso em vrios pases.

Uma alternativa para a soluo deste problema a coleta da gua pluvial. Reusar a gua traz benefcios porque reduz a demanda nas guas de superfcie e subterrneas alm de proteger o meio ambiente, economizar energia, reduzir investimentos em infra-estrutura e proporcionar melhoria dos processos industriais. O uso eficiente da gua representa uma efetiva economia para consumidores, empresas e a sociedade de um modo geral.

Algumas aplicaes para reuso da gua ou da gua reciclada incluem entre outros possveis, os industriais, irrigao de lavouras, a irrigao de parques e jardins, campos de futebol, sistemas decorativos aquticos, reserva de proteo contra incndios, lavagem de trens e nibus pblicos, gramados, rvores e arbustos decorativos ao longo de avenidas e jardins de escolas e universidades.

Os critrios de qualidade para o reuso da gua so baseados em requisitos de usos especficos, em consideraes estticas e ambientais e na proteo da sade pblica.

O clculo da quantidade de gua a ser coletada em uma residncia deve levar em considerao o volume de chuva anual na regio desejada, a superfcie de cobertura por onde a gua ser coletada, a quantidade de gua a ser coletada e a demanda do local. A instalao pode ser feita segundo a soluo alem, que supre a demanda de uso interno e externo, atendendo a reas de maiores captao e sendo ideal para obras que ainda se encontram na fase de construo, ou a soluo australiana, que oferece solues mais simples e de menor custo, voltadas prioritariamente para o uso externo de obras j acabadas.

O estudo de caso apresentado neste trabalho ilustra o reaproveitamento da gua da chuva em uma residncia, demonstrando que alm de ser ecologicamente correto, o sistema pode ainda ser muito interessante economicamente. Em casos como o ilustrado, onde h uma rea significativa de irrigao, o investimento se torna financeiramente vivel em um menor prazo, uma vez que este uso no demanda nenhum tipo de tratamento gua coletada, evitando maiores despesas. Passa-se ento ao questionamento da eficincia do sistema e busca de alternativas para potencializ-lo. A partir do momento em que ele se torna eficiente somente com a incidncia de chuvas alternadas, quando a gua captada em um perodo utilizada no outro, conclui-se que ele no ser til em reas de baixa pluviosidade ou regies com perodos de chuvas curtos. Alm disto, devese considerar que mesmo em perodos de chuvas prolongadas, uma vez cheio o reservatrio, todo o restante da chuva no ser coletado, restringindo a capacidade de coleta ao tamanho do reservatrio.

1. INTRODUO

A gua faz parte do patrimnio do nosso planeta. Cada continente, cada povo, cada regio, cada cidade, cada cidado plenamente responsvel aos olhos de todos. Ela a condio essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano e sem ela no poderamos conceber a atmosfera, o clima, a vegetao, a cultura ou a agricultura como so. O direito gua um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito vida, tal qual estipulado no Art. 30 da Declarao Universal dos Direitos Humanos (DDH, 2005).

Entretanto, os meios naturais de transformao da gua em gua potvel so lentos, frgeis e muito limitados. Assim sendo, esta deve ser manipulada com racionalidade, preocupao e moderao, no devendo ser desperdiada, poluda, ou envenenada. De maneira geral, sua utilizao deve ser feita com conscincia e discernimento, para que no se chegue a uma situao de esgotamento ou de deteriorao da qualidade das reservas atualmente disponveis (Zampieron, 2005). Para tanto, sugere-se ento, a adoo da captao da gua da chuva como ferramenta de gesto da gua.

O Reuso Planejado da gua faz parte da Estratgia Global para a Administrao da Qualidade da gua, proposta pelo Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente e pela Organizao Mundial da Sade (OMS, 2005). Ela prev o alcance simultneo de trs importantes elementos que so a proteo da sade pblica, a manuteno da integridade dos ecossistemas e o uso sustentado da gua (Reuso, 2005).
9

O reuso da gua seria, ento, a utilizao dessa substncia por duas ou mais vezes, reproduzindo o que ocorre espontaneamente na natureza atravs do ciclo da gua, com a finalidade de evitar que as indstrias ou grandes condomnios residenciais e comerciais continuem consumindo gua limpa em atividades em que seu uso dispensvel. Com isso, preserva-se a gua potvel para o atendimento exclusivo das necessidades que exigem sua pureza e para o consumo humano (gua, 2005).

A gua reaproveitada pode ser utilizada na recarga do lenol fretico, na gerao de energia, na irrigao, na reabilitao de corpos dgua e industrial, na refrigerao de equipamentos, na lavagem de ruas e feiras livres, na limpeza de monumentos, em sistemas de controle de incndio, na limpeza de banheiros e ptios, em descargas sanitrias, nas fontes luminosas, etc. Em vrios pases do mundo o reuso planejado da gua j uma soluo adotada com sucesso em diversos processos.

10

2. REVISO BIBLIOGRFICA 2.1. A Importncia do Reuso da gua


A gua um recurso limitado e precioso. Embora cerca de 3/4 da superfcie da Terra seja ocupada pela gua, deste total apenas 3% so de gua doce. Porm, 80% da gua doce esto congeladas nas calotas polares ou geleiras, ou em lenis subterrneos muito profundos, ou seja, somente 20% do volume total de gua doce do planeta encontram-se imediatamente disponvel para o homem. A distribuio desigual da gua pelas diferentes regies do planeta faz ainda com que haja escassez do recurso em vrios pases.

TABELA 01: DISPONIBILIDADE DE GUA POR HABITANTE REGIO (1000m)

N.B. AYIBOTELE. 1992. THE WORLD WATER: ASSESSING THE RESOURCE

No Brasil a gua doce abundante na maioria das regies. No entanto, o mau uso, o desperdcio e a poluio dos rios e lenis freticos ameaam o abastecimento e aumentam o custo da gua tratada da rede pblica, principalmente nos grandes centros. Neles, a situao agravada pelo problema da impermeabilizao do solo, que alm de diminuir a recarga dos lenis
11

aqferos, causa enchentes em pocas de chuva intensa.

A escassez e o mau uso dos recursos hdricos fizeram com que a ONU considerasse a gua o principal tema do sculo 21 e declarasse 2003 o ano internacional da gua. A proteo da gua potvel deve ser assegurada para garantir que ela no se torne, num futuro prximo, um produto de luxo e, por isto, a Unesco prope que a dcada de 2005 a 2015 seja dedicada busca de solues (Para, 2004).

A captao da gua da chuva uma prtica muito difundida em pases como a Austrlia e a Alemanha, aonde novos sistemas vm sendo desenvolvidos, permitindo a captao de gua de boa qualidade de maneira simples e bastante eficiente em termos de custo-benefcio. A utilizao de gua de chuva traz vrias vantagens (Aquastock, 2005): Reduo do consumo de gua da rede pblica e do custo de fornecimento da mesma; Evita a utilizao de gua potvel onde esta no necessria, como por exemplo, na descarga de vasos sanitrios, irrigao de jardins, lavagem de pisos, etc; Os investimentos de tempo, ateno e dinheiro so mnimos para adotar a captao de gua pluvial na grande maioria dos telhados, e o retorno do investimento ocorre a partir de dois anos e meio; Faz sentido ecolgica e financeiramente no desperdiar um recurso natural escasso em toda a cidade, e disponvel em abundncia todos os telhados;
12

Ajuda a conter as enchentes, represando parte da gua que teria de ser drenada para galerias e rios;

Encoraja a conservao de gua, a auto-suficincia e uma postura ativa perante os problemas ambientais da cidade.

Algumas cidades brasileiras j transformaram em lei a captao da gua pluvial. A lei municipal de Curitiba-Paran n. 10785 de 18 de setembro de 2003 diz que1:
"Cria no Municpio de Curitiba, o Programa de Conservao e Uso Racional da gua nas Edificaes - PURAE." Art. 1. O Programa de Conservao e Uso Racional da gua nas Edificaes PURAE tem como objetivo instituir medidas que induzam conservao, uso racional e utilizao de fontes alternativas para captao de gua nas novas edificaes, bem como a conscientizao dos usurios sobre a importncia da conservao da gua. Art. 7. A gua das chuvas ser captada na cobertura das edificaes e encaminhada a uma cisterna ou tanque, para ser utilizada em atividades que no requeiram o uso de gua tratada, proveniente da Rede Pblica de Abastecimento, tais como: rega de jardins e hortas, lavagem de roupa; lavagem de veculos; lavagem de vidros, caladas e pisos. Art. 8. As guas Servidas sero direcionadas, atravs de encanamento prprio, a reservatrio destinado a abastecer as descargas dos vasos sanitrios e, apenas aps tal utilizao, ser descarregada na rede pblica de esgotos.

Em So Paulo, a lei estadual N. 12526 de 2 de janeiro de 2007 pronuncia2:


Estabelece normas para a conteno de enchentes e destinao de guas pluviais. Artigo 1 - obrigatrio a implantao de sistema para a captao e reteno de guas pluviais, coletadas por telhados, coberturas, terraos e pavimentos descobertos, em lotes, edificados ou no, que tenham rea impermeabilizada superior a 500m2 (quinhentos metros quadrados)...

Existe ainda a norma NBR-15527, gua de chuva Aproveitamento de coberturas em reas urbanas para fins no potveis Requisitos, instituda em
1

LEI Municipal de Curitiba n 10485 de 18/09/2003. Programa de Conservao e Uso Racional da gua nas Edificaes. Disponvel em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/Secretarias.aspx?svc=70> 2 LEI Estadual de So Paulo n 12526 de 2/1/2007. Di sponvel em: <http://www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/index.htm> 13

setembro de 2007 pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), que prev, entre outras coisas, os requisitos para o aproveitamento da gua pluvial coletada em coberturas de reas urbanas e aplica-se a usos no potveis em que as guas podem ser utilizadas aps o tratamento adequado.

2.2. Reuso da gua

O reaproveitamento ou reuso da gua o processo pelo qual a gua, tratada ou no, reutilizada para o mesmo ou outro fim (Loreno, 2005). Essa reutilizao pode ser direta ou indireta, decorrente de aes planejadas ou no. Joo Carlos de Almeida Mieli (Mieli, 2001), em sua dissertao de mestrado sobre Reuso da gua Domiciliar, define melhor cada tipo de uso:

Reuso indireto no-planejado da gua: aquele em que a gua, utilizada em alguma atividade humana, descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluda, de maneira no intencional e no controlada.

Reuso indireto planejado da gua: aquele no qual os efluentes depois de tratados so descarregados de forma planejada nos corpos de guas superficiais ou subterrneas, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento de alguma necessidade.

14

O reuso indireto planejado da gua pressupe que exista tambm um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estar sujeito apenas a misturas com outros efluentes que tambm atendam aos requisitos de qualidade do reuso objetivado.

Reuso direto planejado das guas: aquele cujos efluentes, depois de tratados, so encaminhados diretamente de seu ponto de descarga at o local do reuso. J vem sendo praticado por indstrias e em irrigao.

Reciclagem de gua: o reuso interno da gua, antes de sua descarga em um sistema geral de tratamento ou outro local de disposio. Funciona, assim, como fonte suplementar de abastecimento do uso original. um caso particular do reuso direto planejado.

2.3. Aplicaes

Algumas aplicaes para reuso da gua ou da gua reciclada incluem entre outros possveis, os industriais, irrigao de lavouras, a irrigao de parques e jardins, campos de futebol, sistemas decorativos aquticos, tais como fontes, chafarizes, espelhos e quedas d'gua, reserva de proteo contra incndios, lavagem de trens e nibus pblicos, gramados, rvores e arbustos decorativos ao longo de avenidas e rodovias, quadras de golfe, jardins de escolas e universidades (gua, 2005). A seguir so ilustradas algumas destas aplicaes:

15

FOTO 01: UTILIZAO PARA IRRIGAO OU REGA DE JARDINS E PRAAS RAMOS, 2002

FOTO 02: LAVAGEM DE RUAS E CALADAS RAMOS, 2002

FOTO 03: UTILIZAO PARA DESOBSTRUO DA REDE DE ESGOTO RAMOS, 2002.

16

FOTO 04: SISTEMA DECORATIVO AQUTICO SILVEIRA, 1999.

FOTO 05: SISTEMA DE IRRIGAO PROAGI, 2008

17

Reusar a gua ou usar a gua reciclada traz benefcios porque reduz a demanda nas guas de superfcie e subterrneas disponveis (Strauss, 1991 apud Mieli, 2001). O uso da gua de maneira mais eficiente protege o meio ambiente, economiza energia, reduz os investimentos em infra-estrutura, ocasionando melhoria dos processos industriais. O uso eficiente da gua representa uma efetiva economia para consumidores, empresas e a sociedade de um modo geral.

Segundo Hespanhol (2000) apud Mieli (2001), um dos pilares do uso eficiente da gua o combate incessante s perdas e aos desperdcios - no caso do Brasil a mdia de perdas nos sistemas de abastecimento de 40%. Um sistema de abastecimento de gua potvel no deve ter como objetivo principal tratar gua para irrigao ou para servir como descarga para banheiros ou outros usos menos nobres. Esses usos podem ser perfeitamente cobertos pelo reuso ou por gua reciclada.

Alguns fatores devem ser considerados em um programa de reuso da gua: Identificao de oportunidades em reusar a gua. A determinao da qualidade mnima da gua necessria para o uso em questo. Avaliao da degradao da qualidade de gua resultante do primeiro uso. Identificao das fontes de gua que satisfazem s exigncias de qualidade da gua. Determinao de como a gua pode ser transportada ao novo uso.

18

Governo e Concessionrias devem unir seus esforos para desenvolver programas de informao ao pblico sobre os princpios da eficincia do uso da gua explicitando como a gua chega ao consumidor; os custos do servio da gua; a importncia de se conservar a gua e como as pessoas podem participar dos programas de conservao.

semelhana do que acontece com o ciclo da gua na natureza (fig.01), o "caminho suave" procura integrar as diversas etapas: o abastecimento da gua se beneficia com o tratamento dos esgotos e com o aproveitamento da gua da chuva, que ajudam a proteger e restaurar a prpria capacidade do ecossistema de produzir mais gua limpa. Se tudo isto estiver funcionando, ser muito mais barato utilizar os servios ligados gua.

FIGURA 01: CICLO DAS GUAS

CNEN, 1996.

As

condies

de

abastecimento

saneamento

vm

melhorando

gradativamente. Segundo o IBGE (2004), o nmero de domiclios abastecidos pela rede geral de distribuio de gua de 78,8%. O abastecimento de gua do restante da populao ainda feito por poos, nascentes, carros-pipa ou at pela chuva.
19

Essa situao mais freqente nas zonas rurais, onde apenas 17,2% das moradias dispem de gua tratada, em comparao com 92,7% das moradias das reas urbanas. H diferenas tambm entre as regies. No Norte e no Nordeste o percentual de domiclios abastecidos com gua tratada inferior a 70%, no Sudeste ultrapassa os 85%.

O escoamento sanitrio beneficia 63,9% da populao brasileira. As duas formas mais adequadas para efetuar esse escoamento so: por rede coletora em 42,4% dos domiclios e por fossa sptica em 21,5%. Em 27,5% das moradias h apenas fossas secas ou os dejetos so lanados diretamente em valas, rios, lagos ou no mar. Em 9% dos domiclios no existe nenhuma forma de escoamento (IDH, 2004).

2.4. Critrios de Qualidade da gua para Reuso


Quando se deseja reaproveitar a gua da chuva, para qualquer fim especfico, importante saber que sua aceitabilidade depende diretamente de suas qualidades fsicas, qumicas e micro biticas, podendo estas serem afetadas pela qualidade da fonte geradora, da forma de tratamento adotada, da confiabilidade no processo de tratamento e da operao dos sistemas de distribuio (Crook, 1993).

Os critrios de qualidade para o reuso da gua so baseados em requisitos de usos especficos, em consideraes estticas e ambientais e na proteo da sade pblica (Ramos, 2005). Estes critrios diferem bastante quando se comparam pases industrializados com pases em desenvolvimento, diferena

20

que pode ser parcialmente atribuda a fatores como viabilidade econmica, tecnologia disponvel, nvel geral da sade das populaes e caractersticas polticas e sociais.

Para pases em desenvolvimento, onde as infeces parasitrias so endmicas, as orientaes recomendadas pela Organizao Mundial da Sade (OMS, 2005) para o reuso da gua so consideravelmente menos restritivas, sendo dirigidas principalmente para remoo de helmintos.

Dependendo da utilizao, os critrios para a qualidade da gua incluem os seguintes aspectos3:


Proteo sade da populao: A gua para reuso deve ser segura para o fim pretendido. A maioria dos critrios de qualidade desta gua voltada principalmente para a proteo da sade da populao e muitos so norteados apenas por preocupaes com a segurana microbiolgica. Requisitos de uso: Muitos usos industriais e algumas outras utilizaes tm requisitos fsico-qumicos de qualidade que esto relacionados com a sade da populao. As qualidades fsicas, qumicas e microbiolgicas podem limitar a aceitabilidade da gua para reuso. Aspectos estticos: Para usos mais nobres, como por exemplo, a irrigao urbana ou para a descarga de vasos sanitrios, a aparncia da gua no deve ser diferente daquela apresentada pela gua potvel, ou seja, deve ser clara, sem cor e sem odor. Em represas que se destinam recreao, a gua recuperada no deve estimular o crescimento de algas. Percepo da populao e/ou do usurio: A gua deve ser percebida como segura e aceitvel para o uso pretendido e os rgos de controle devem divulgar tal garantia. Esta diretriz pode ocasionar a imposio de limites conservadores para a qualidade da gua por parte dos rgos de controle.

importante lembrar ainda que, segundo Organizao Mundial da Sade (OMS, 1973) os critrios de sade para o reuso potvel definem que no devera existir nenhum coliforme fecal em 100ml, nenhuma partcula virtica em

CROOK, James, apud SANTOS, Hilton Felcio. Critrios de Qualidade da gua para Reuso. Revista DAE 174, Dez 1993.

21

1000ml ou nenhum efeito txico para seres humanos, entre outros critrios de potabilidade da gua.

Segundo o pesquisador James Crook, 1993, os maiores problemas decorrentes do reuso da gua so a tubercularizao, a corroso e entupimentos devidos proliferao bitica. Ele sugere algumas solues para problemas especficos, como a clarificao com cal ou precipitao com sulfato de alumnio para remoo de nutrientes. A troca tnica, que eficaz na remoo da dureza da gua. O cido sulfrico, que pode ser usados para o controle do ph e da alcalinidade, os poli fosfatos, para controle da corroso, os fosfanatos ou os fosfatos de clcio para a desestabilizao, os poliacrilatos para a disperso de slidos em suspenso, o cloro para controle biolgico, alm de agentes antiespumantes para a disperso das espumas causadas pelos fosfatos e por alguns compostos orgnicos.

2.5. Clculo de Quantidade de gua a Ser Coletada

Para calcular a quantidade de gua que se pode coletar, Brenda Valle, 1981, afirma que necessrio primeiro pesquisar o volume de chuva anual na regio desejada, sendo que este valor deve representar a mdia dos trs anos consecutivos de menos chuva, de forma que no se sobreestime a quantidade de gua que se pode coletar. Em casos onde estas informaes no estejam disponveis, utiliza-se nos clculos 2/3 das precipitaes mdias anuais, presentes em mapas como o apresentado a seguir.

22

FIGURA 02: MAPA DE PLUVIOSIDADE http://www.santaremtur.com.br/portugues/maps/images/brazilclimate.jpg

Dependendo da utilizao a ser dada gua, no interessante que sua coleta se d imediatamente aps o incio da chuva, pois esta gua inicial, ao escorrer pela cobertura, passa a conter sujeiras como excrementos de pssaros, folhas, entre outras impurezas que dificultam no processo de tratamento desta gua.

Ainda seguindo as recomendaes de Valle, supondo que se perde 10% da chuva nesta gua inicial que no se coleta, e tambm na evaporao e na gua que transborda do reservatrio quando a chuva intensa, a quantidade de chuva coletada em litros ser igual superfcie da cobertura multiplicada pela pluviosidade mdia e por 0,9, ou seja, 90% coletada. Lembrando que se entende por superfcie a rea de cobertura quando esta plana ou ento a sua projeo em planta, quando inclinada.

Quando se pretende coletar toda a gua da chuva, se faz necessria a utilizao de um reservatrio que tenha tamanho suficiente para armazenar no

23

mnimo 25% da chuva anual estimada, e um ladro para garantir que no ocorram transbordas indesejadas.

Antes de considerar a utilizao que se dar gua da chuva, convm examinar tambm os consumos anuais por grupo de renda e o consumo de gua em habitaes residenciais, j que estes variam bastante de pessoa para pessoa de acordo com a sua faixa de renda e cidade onde habitam.

TABELA 02: CONSUMO DE GUA PER CAPITA.

Pas Brasil (Distrito Federal) Brasil (Rio de Janeiro) Brasil (Minas Gerais) Brasil (Regio Norte)

Consumo mdio por hab. (litro/pessoa/dia) 225 140 124 140

JACOBI, Pedro.

Coletadas todas estas informaes, pode-se ento dar incio ao clculo de quantidade de gua a ser coletada propriamente dito. Nesta pesquisa, os valores apresentados por Valle em seus clculos para cidades na Espanha foram substitudos por valores encontrados no Brasil, j que este o pas de enfoque da pesquisa.

Para fazer uma comparao entre a quantidade de gua de chuva coletada e a quantidade de gua fria consumida, imaginemos uma habitao em Belo Horizonte, com quatro pessoas em uma casa cuja cobertura tenha uma superfcie de 50m:

24

Chuva mdia anual: 1.554mm 2/3 das chuvas mdias anuais: 1.036mm Chuva coletada: 1.036 x 50 x 0,9 = 46.620 Litros/ano.

Este valor estimado significa que ao final de um ano quase 50.000 litros de gua seriam economizados em descargas sanitrias, lavagem de carros, irrigao de jardins entre tantos outros usos que se podem dar gua da chuva.

2.6. Sistemas de Reaproveitamento da gua da Chuva

O reaproveitamento eficiente da gua da chuva no tem mistrios, mas so necessrios alguns pequenos cuidados que tornam os sistemas mais seguros e de fcil manuteno. Abaixo se encontram os passos a serem seguidos na montagem do sistema de reaproveitamento da gua (Aquastock, 2008):

1 Passo: Dimensionamento do Sistema O primeiro passo para o reaproveitamento eficiente da gua da chuva o dimensionamento do sistema ideal para cada caso, a partir das necessidades e objetivos do usurio, da rea de captao e das caractersticas da construo. A definio do tamanho e localizao do reservatrio particularmente importante, pois este o item mais oneroso do projeto e sua especificao correta pode representar uma importante economia. necessria a coleta de informaes por meio de entrevista com o cliente e levantamentos no local.

25

2 Passo: Modelo do Sistema O segundo passo definir o modelo do sistema de reciclagem, que pode ser feito de vrias formas diferentes, dependendo da empresa contratada. Eles podem variar desde linhas que utilizam cisternas e filtros subterrneos e apresentam solues mais completas de reciclagem de gua de chuva, s linhas mais simples, que utilizam filtros de descida e caixas d'gua acima do nvel do solo.

3 Passo: Fornecimento de Componentes Com base no dimensionamento e na definio dos objetivos e caractersticas do sistema a ser implantado, o fornecedor especifica, integra e fornece os diversos componentes necessrios. O principal componente a ser especificado nesta etapa ser o filtro por onde a gua passar antes de ir para o reservatrio.

4 Passo: Instalao do Sistema A instalao fica por conta do fornecedor, que deve dispor de pessoal especializado para realizar a instalao de todos os componentes hidrulicos e tambm eltricos (no caso de utilizao de bombas) dos sistemas.

Para efeito ilustrativo, foi eleita a empresa Engeplas para exemplificar dois sistemas de coleta e tratamento da gua da chuva, sendo esta uma escolha aleatria, sem fins publicitrios.

26

A Linha Europa, inspirada na soluo alem de tratamento de gua de chuva, compreende sistemas destinados a suprir a demanda de uso interno e externo, atendendo tambm a reas de maiores captao. ideal para obras que ainda se encontram na fase de construo, permitindo uma maior integrao entre os sistemas de gua potvel e pluvial.

No caso de um sistema para suprir o uso interno e externo, os componentes devem incluir calhas para a captao da gua do telhado, filtro, reservatrio e bomba, alm de outros acessrios, como freio dgua (para reduzir o turbilhonamento na cisterna), filtro flutuante (para garantir a qualidade da gua coletada pela bomba) e multisifo (para evitar a entrada de insetos e roedores na cisterna).

A gua da cisterna subterrnea pode ser recalcada com a ajuda de bomba para um reservatrio superior, de onde segue aos pontos de consumo por gravidade. Pode ainda ser feita por uma bomba pressurizadora, com captao da gua diretamente do reservatrio inferior, quando as torneiras so acionadas. Neste caso o reservatrio superior desnecessrio.

O tamanho dos reservatrios definido levando-se em conta a previso de consumo, a superfcie de captao e o perodo mximo de estiagem previsto para a regio. Pode-se optar ainda por complementar o abastecimento por gua de chuva com alimentao da rede pblica, ligando os dois sistemas. O diagrama abaixo ilustra um esquema de instalao tpico para uso interno e externo.

27

FIGURA 03: ESQUEMA DE INSTALAO DA LINHA EUROPA. AQUASTOCK, 2008

1. Filtro tipo vortex 2. Freio dgua 3. Bomba submersvel 4. Filtro flutuante 5. Central de controle/ interligao com rede pblica 6. Multisifo 7. Bia de nvel 8. Alimentao dos pontos de consumo a partir da caixa dgua superior.

A Linha Oceania, baseada na soluo australiana de tratamento da gua da chuva, oferece solues mais simples e de menor custo, voltadas prioritariamente para o uso externo (jardins, pisos externos). A instalao simplificada e o custo menor fazem com que esta linha de produtos seja ideal para obras acabadas, pois implica em interferncia mnima nas instalaes existentes.

Um sistema para uso externo bem mais simples. Como o consumo menor, o reservatrio tambm pode ser menor, podendo ser colocado diretamente sobre o cho. possvel tambm alimentar os pontos de consumo por

28

gravidade diretamente do reservatrio, dispensando o uso de bombas e outros equipamentos.

FIGURA 04: ESQUEMA DE INSTALAO DA LINHA OCEANIA. AQUASTOCK, 2008

29

3. ESTUDO DE CASO

Para exemplificar os princpios apresentados nesta pesquisa foi realizado um estudo de caso de uma residncia construda no ano de 2007, localizada no Condomnio Vale dos Cristais, com 600m e capacidade para seis habitantes.

A coleta da gua da chuva foi um dos requisitos impostos pelos proprietrios durante a concepo do projeto, o que permitiu que o sistema fosse integrado edificao e calculado de acordo com as suas necessidades reais, as quais abrangem o jardim de aproximadamente 1.000m e seis instalaes sanitrias.

Para tanto, foi construdo um reservatrio inferior com capacidade para 50.000 litros, que aproveitou parte da estrutura inferior da casa permitindo grande economia na estruturao do sistema. Alm deste, tambm foi instalado um reservatrio superior com capacidade para 2.000 litros, para atendimento exclusivo dos vasos sanitrios.

O sistema muito simples e se resume coleta da gua da chuva atravs das calhas e rufos do telhado, que se encaminham diretamente para o reservatrio superior, de onde segue para os vasos sanitrios. Existem ainda os ralos instalados nas lajes impermeabilizadas que, ao coletarem a gua, j servem como filtro para as impurezas maiores como as folhas. Esta gua fica armazenada no reservatrio inferior, podendo atender tanto o sistema de irrigao quanto reabastecendo o reservatrio superior atravs de uma bomba de recalque. Convm lembrar ainda que ambos os reservatrios possuam

30

alimentao da rede pblica para complementar o abastecimento da gua da chuva em pocas de baixa pluviosidade.

A tubulao utilizada foi a mesma que se utiliza normalmente para a coleta pluvial e o abastecimento de gua, variando de 75 a 100 mm na captao de 50 a 40 mm na distribuio.

Foi implantado ainda um sistema de irrigao inteligente, dotado de sensores externos que detectam o percentual de gua no ar, evitando assim que a rega do jardim ocorra durante os dias chuvosos. O sistema encontra-se programado para realizar duas regas ao dia, abrangendo os 04 setores do jardim e consumindo cerca de 2.400 litros de gua por ciclo.

FOTO 06: CAPTAO DA GUA ATRAVS DE RALOS E CALHAS NA LAJE. SILVEIRA, 2007.

31

FOTO 07: OS RALOS INSTALADOS NA LAJE CUMPREM A FUNO DO FILTRO, SEPARANDO AS SUJEIRAS MAIS GROSSAS. SILVEIRA, 2007.

FOTO 08: TUBULAO PROVENIENTE DA LAJE DE COBERTURA SEGUINDO AT O RESERVATRIO INFERIOR. SILVEIRA, 2007.

32

SENSOR DE UMIDADE: EVITA QUE O SISTEMA DE IRRIGAO FUNCIONE DURANTE OS PERODOS DE CHUVA.

FOTO 09: ACESSO AO RESERVATRIO INFERIOR. SILVEIRA, 2007.

FOTO 10: ALAPO PARA INSPEO DO RESERVATRIO. SILVEIRA, 2007.

33

FOTO 11: BOMBA DO SISTEMA DE IRRIGAO SILVEIRA, 2007.

BOMBA DE RECALQUE QUE ENVIA A GUA AT A CAIXA D`GUA SUPERIOR.

FOTO 12: PAINEL DE CONTROLE DO SISTEMA DE IRRIGAO AUTOMTICA. SILVEIRA, 2007.

34

TUBULAO PROVENIENTE DA CALHA. =75

EXTRAVASOR =100 mm.

TUBULAO DE DISTRIBUIO DE GUA. =50 TUBULAO DE DISTRIBUIO DE GUA DA COPASA. =40

FOTO 13: RESERVATRIOS SUPERIORES. SILVEIRA, 2007.

TUBULAO PROVENIENTE DA CALHA. =75 mm

EXTRAVASOR QUE DIRECIONA A GUA AT O RESERVATRIO INFERIOR. =100 mm

TUBULAO DE DISTRIBUIO DE GUA DA COPASA. =40 mm

FOTO 14: POSICIONAMENTO DA TUBULAO EM UM DOS RESERVATRIOS SUPERIORES. SILVEIRA, 2007.

35

FOTO 15: RESERVATRIOS SUPERIORES SILVEIRA, 2007.

ENTRADA DE GUA DA COPASA PARA TORNEIRA LOCALIZADA NA PARTE EXTERNA DA CASA.

LADRO DA CAIXA DE GUA FRIA QUE ALIMENTA OS COLETORES SOLARES.

REGISTRO DE GUA DA COPASA NA CAIXA DE COLETA DE GUA PLUVIAL.

FOTO 16: POSICIONAMENTO DA TUBULAO NO RESERVATRIO SUPERIOR. SILVEIRA, 2007.

36

FOTO 17: RESERVATRIO PARA USO DOS COLETORES SOLARES. RECEBE GUA SOMENTE DA DISTRIBUIDORA E EST LIGADA AO BOILER DO AQUECEDOR SOLAR. SILVEIRA, 2007.

FOTO 18: IRRIGAO DO JARDIM, UMA DAS DESTINAES FINAIS DA GUA DA CHUVA. SILVEIRA, 2007.

37

4. ANLISE

O reaproveitamento da gua da chuva em residncias, alm de ser ecologicamente correto, pode ainda ser muito interessante economicamente. Em casos como o apresentado, onde h uma rea significativa de irrigao, o investimento se torna financeiramente vivel em um menor tempo, uma vez que este uso no demanda nenhum tipo de tratamento gua coletada, evitando maiores despesas.

Os investimentos feitos no mbito estrutural foram irrisrios, visto que o sistema aproveitou a prpria estrutura da residncia para ser implantado. Quanto esfera hidrulica, os custos tambm no foram significativos j que independentemente da instalao de um sistema deste tipo, a residncia deve encaminhar a gua pluvial rede pblica coletora, demandando a utilizao de grande quantidade de tubulaes. O custo adicional veio da instalao do reservatrio superior, no valor aproximado de R$12.000,00 (doze mil reais), e a bomba de recalque, que envia a gua do reservatrio inferior para o superior em caso de necessidade.

Para se avaliar, ento, o custo benefcio do sistema, necessrio considerar a pluviometria anual, a rea de captao e a demanda do recurso.

O ano de 2007 e incio do ano de 2008 apresentaram ndices pluviomtricos muito baixos em relao mdia dos anos anteriores. Desta forma foram coletados apenas 50m de gua no perodo de chuvas.

38

Isto significa que o sistema no atuou em seu estado pleno, ficando os reservatrios, na maior parte do tempo, com pouca gua, levando a um consumo de gua da COPASA muito alto e gerao de custos extras que poderiam ser evitados.

Apenas durante duas semanas, quando ocorreram chuvas prolongadas, o reservatrio superior conseguiu se manter em seu estado pleno, garantindo uma economia de cerca de 8.000 litros.

Estima-se que a economia gerada ao final um ano de funcionamento do sistema seja de R$1.000,00 (hum mil reais), o que far com que o retorno do investimento ocorra somente em aproximadamente 15 anos.

Passa-se ento ao questionamento da eficincia do sistema e busca de alternativas para potencializ-lo. A partir do momento em que ele se torna eficiente somente com a incidncia de chuvas alternadas, quando a gua captada em um perodo utilizada no outro, conclui-se que ele no ser til em reas de baixa pluviosidade ou regies com perodos de chuvas curtos. Alm disto, deve-se considerar que mesmo em perodos de chuvas prolongadas, uma vez cheio o reservatrio, todo o restante da chuva no ser coletado, restringindo a capacidade de coleta ao tamanho do reservatrio.

Uma sugesto para solucionar esta deficincia conjugao com o sistema de poo artesiano que apesar de apresentar alto custo inicial aproximadamente R$20.000,00 garante fornecimento de gua durante todo o ano.

39

Recomenda-se ainda a manuteno freqente de todos os componentes do sistema, para evitar que este gere custos extras ou esperdcios. Um defeito na bia, por exemplo, pode levar ao acionamento da alimentao da rede pblica e o aumento significativo na conta de gua.

40

5. CONCLUSO

Ao chegarmos ao final desta pesquisa e avaliarmos tudo o que foi dito a respeito da necessidade de se preservar a gua, podemos concluir que o reaproveitamento da gua, no somente a pluvial, mas tambm das guas servidas, representa uma alternativa eficiente e econmica no combate ao desperdcio.

Os benefcios do reuso devem ser informados populao para que ela reflita sobre os desdobramentos na economia tanto da matria-prima quanto dos recursos financeiros, uma vez que a gua reciclada costuma apresentar alguma turvidez - o que no chega a comprometer o seu uso mas sempre causa estranheza ao usurio que no est acostumado a ela.

Como o aumento da demanda pela gua segue seu curso, natural que alternativas para seu uso sejam previstas. Nossa contribuio, no mbito da presente proposta, foi projetar a ampliao do uso da gua reciclada, expectativa de que, com a comprovao das vantagens de seu

aproveitamento, tal recurso torne-se uma prtica mais comum, a ponto de as novas construes j serem projetadas com a previso do mesmo. Nem sempre a economia significativa em termos financeiros, porm com a escassez cada vez maior da gua, o percentual encontrado bem expressivo.

41

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

VALLE, Brenda e Robert. La Casa Auto Sificiente. Captulo 9: Recogida del gua de lluvia. (1 ed.) Espanha: H. Blume Ediciones. 1981, p. 57-59. MIELI, Joo Carlos de Almeida. Reuso da gua Domiciliar. Niteri, abr.2001. JNIOR, Avay Miranda. O Reuso da gua e a Gesto de Recursos Hdricos. Disponvel em: <http://www.unb.br/ft/enc/recursoshidricos/artigo114.pdf> Acesso em: 23/03/2005. SAYEGH, Simone. Futuro do Presente. aU, Ed. Pini, ano 19, n127, p.2431, out.2004. CIOCCHI, Luiz. Para utilizar gua de chuva em edificaes. Tchne, Ed. Pini, n 72, p. 58-60, mar.2003. PARA Multiplicar a gua. Casa Cludia, Ed. Abril, p.112-116, fev.2004. GUA de Reuso. Disponvel em: <www.idelt.com.br/meio_ambiente.html> Acesso em 12/04/2005. FREITAS, Ana Carolina. Regulamentao para Reuso da gua deve sair em outubro. 25/08/2004. Disponvel em: <http://www.abcon.com.br/news.php/131> Acesso em: 21/01/2008. LORENO, ngela. gua com Conscincia. Disponvel em: <www.ecopress.org.br/eco/> Acesso em: 21/01/2008.

IDHEA: Instituto para o Desenvolvimento da Habitao Ecolgica. SISTEMA de Aproveitamento de gua de Chuva. Disponvel em: <http://www.idhea.com.br/ecoprodutos/aguadechuva.htm> Acesso em: 23/03/2005. IDHEA, Instituto para o Desenvolvimento da Habitao Ecolgica. MINI Estao de Tratamento. Disponvel em: <http://www.idhea.com.br/ecoprodutos/miniestacao_de_tratamento_agua_e sgoto.htm> Acesso em: 23/03/2005 REUSO das guas, Alternativa do Presente para Garantir o Futuro. Disponvel em: <www.sabesp.com.br/a_sabesp/tecnologia/reuso_aguas.htm> Acesso em: 22/03/2005.

42

ZAMPIERON, Snia Lcia Modesto; VIEIRA, Joo Luiz de Abreu. Poluio da gua. Disponvel em: <http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html> Acesso em: 21/01/2008. INDICADORES de Desenvolvimento Sustentvel Brasil 2004. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/recursosnaturais/ids.pdf> Acesso em: 21/01/2008. DECLARAO dos Direitos Humanos. United Nations Information Center. Disponvel em: <http://www.unchr.ch/udhr/lang/por/htm> Acesso em: 25/10/2005. OMS, Organizao Mundial da Sade. Disponvel em: <http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/relext/mre/nacun/agespe c/oms/> Acesso em: 21/01/2008. LEI 9433 de 08/01/1997. Poltica de Recursos Hdricos do Pas. Disponvel em: <http://www.lei.adv.br/9433-97.htm> Acesso em: 21/01/2008. LEI Municipal de Curitiba n 10485 de 18/09/2003. Programa de Conservao e uso Racional da gua nas Edificaes. Disponvel em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/Secretarias.aspx?svc=70> Acesso em: 21/01/2008. ANO Internacional da gua 2003. Disponvel em: <http://planetaorganico.com.br/agua2003.htm> Acesso em: 21/01/2008. CONSELHO Nacional do Meio Ambiente. Resoluo n 20 de 18/06/1986. AQUASTOCK gua da Chuva. Sistema de Reaproveitamento da gua da Chuva. Disponvel em: <http://www.engeplasonline.com.br> Acesso em: 21/08/2008. CROOK, James, apud SANTOS, Hilton Felcio. Critrios de Qualidade da gua para Reuso. Revista DAE 174, Dez 1993. JACOBI, Pedro. A gua na terra est esgotando? verdade que no futuro prximo teremos uma guerra pela gua?. Disponvel em: <http://www.geologo.com.br/aguahisteria.asp> Visita em 21/01/2008. RAMOS, Manoel Henrique. Desenvolvimento de Alternativas para a Reutilizao da gua no Servio Pblico Municipal. Disponvel em: <http://www.semasa.sp.gov.br/Documentos/ASSEMAE/Trab_55.pdf> Acesso em 21/01/2008.

43

PROAGI, Projetos Agroindustriais Ltda. Disponvel em: <http://www.infonet.com.br/proagi/empresa.htm> Acesso em: 21/01/2008.

44

You might also like