You are on page 1of 3

Introduo O efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas ltimas dcadas.

Pesquisas recentes indicaram que o sculo XX foi o mais quente dos ltimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro prximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poder ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nvel dos mares. Como conseqncia, muitas cidades litorneas podero desaparecer do mapa. Como gerado

O efeito estufa gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois so elas que regulam a temperatura, os ventos e o nvel de chuvas em diversas regies. Como as florestas esto diminuindo no mundo, a temperaturas terrestres tem aumentado na mesma proporo.
Um outro fator que est gerando o efeito estufa o lanamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustveis. A queima do leo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dixido de carbono(gs carbnico) e o monxido de carbono ficam concentrados em determinadas regies da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipao do calor. Outros gases que contribuem para este processo so: gs metano, xido nitroso e xidos de nitrognio. Esta camada de poluentes, to visvel nas grandes cidades, funciona como um isolante trmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta. Problemas futuros Pesquisadores do meio ambiente j esto prevendo os problemas futuros que podero atingir nosso planeta caso esta situao persista. Muitos ecossistemas podero ser atingidos e espcies vegetais e animais podero ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regies litorneas. Tufes, furaces, maremotos e enchentes podero ocorrer com mais intensidade. Estas alteraes climticas podero influenciar negativamente na produo agrcola de vrios pases, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevao da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes

martimas, ocasionando a extino de vrios animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares. Solues e medidas tomadas contra o efeito estufa Preocupados com estes problemas, organismos internacionais, ONGs (Organizaes No Governamentais) e governos de diversos pases j esto tomando medidas para reduzir a poluio ambiental e a emisso de gases na atmosfera. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, prev a reduo de gases poluentes para os prximos anos. Porm, pases como os Estados Unidos tem dificultado o avano destes acordos. Os EUA alegam que a reduo da emisso de gases poluentes poderia dificultar o avano das indstrias no pas. Em dezembro de 2007, outro evento importante aconteceu na cidade de Bali. Representantes de centenas de pases comearam a definir medidas para a reduo da emisso de gases poluentes. So medidas que devero ser tomadas pelos pases aps 2012.

Derretimento das calotas polares

Iceberg: uma das causas do derretimento das calotas polares

O que

O derretimento das calotas polares um fenmeno verificado nas ltimas dcadas e est relacionado diretamente com o aquecimento global. Cientistas que estudam o clima verificaram que, com o aumento da temperatura do planeta, provocado principalmente pela emisso de gases poluentes, as calotas polares esto derretendo.

Um dos grandes problemas do derretimento das calotas polares o aumento no nvel das guas dos oceanos. Este fenmeno pode, muito em breve, causar o avano do mar sobre cidades litorneas. Alguns cientistas mais pessimistas, afirmam que, se nada for feito, muitas ilhas e cidades litorneas podem desaparecer do mapa (ficarem submersas). Este fenmeno j pode ser verificado visualmente. J podemos observar vrios icebergs gigantes se formando a partir do desprendimento das calotas polares. Alguns cientistas discordam da relao entre o derretimento das geleiras e o aquecimento global. Desta forma, este fenmeno ainda tem a necessidade de estudos mais profundos e conclusivos.
Com o derretimento das calotas polares, a gua fria e menos densa que a gua salgada vai ficar a cima da grande esteira do pacifico (a corrente do golfo) fazendo com que a mesma diminua a velocidade ate parar. Isso leva o clima a esfriar muito e uma nova "era glacial" se cria (apenas no hemisfrio Norte). J no Hemisfrio sul...: Haveram secas longas com curtos perodos de chuvas, a floresta amaznica e o centro dos continentes ao invs de matas seram grandes savanas. Nos tempos de chuva ira cair muita chuva para pouco tempo criando grandes enchentes e problemas na geografia local... O que ocorre: As Gazes monxido de carbono, CO2, metano (que tem efeitos "espelho" sobre a luz solar... (esses gazes quando encontram a gua viram partculas refletoras, as quais repelem a luz solar que nos aquece de volta para o espao)). Essa luz no chega na terra e ento no nos aquece!(esta faa prevista para depois da parada da Corrente do Golfo). Monxido de carbono + vapor de gua = partculas refletoras. CO2+vapor de gua=partculas refletoras Essas so chamadas de partculas acidas ou a conhecida chuva acida... Mas essa no cai.. Ela permanece l por longos perodos de tempo!

You might also like