You are on page 1of 3

Agrupamento de Escolas Gil Vicente

BIBLIOTECA ESCOLAR/CENTRO DE RECURSOS DR. MARIA JOS MARTINS

Projeto de Voluntariado de Leitura

Introduo
Integrada na Semana da Leitura 2010, a equipa da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Dr. Maria Jos teve a ideia de criar uma bolsa de leitores que, durante essa semana, se deslocou s diferentes escolas do primeiro ciclo do agrupamento, para momentos de partilha e de promoo de leitura. Dado o sucesso alcanado, todos concordaram que este pequeno projeto precisa de se estender O projeto Ler Sem Limites Voluntariado de Leitura surge, assim, da necessidade de ultrapassar os limites fsicos da escola e levar, de um modo ainda mais visvel, as atividades desenvolvidas no agrupamento a outras instituies e servios da comunidade em que nos inserimos. Palavras de ordem como partilha e aproximao fazem cada vez mais sentido, ainda mais quando se celebra o Ano do Voluntariado.
1

Descrio
O projeto Ler Sem Limites Voluntariado de Leitura prope-se conceber e desenvolver, anualmente, um projeto de voluntariado social e de proximidade centrado na leitura. Assim, a BE/CRE, atravs de uma bolsa de leitores constituda por voluntrios, pretende criar vrios programas de promoo do livro e da leitura, fomentando ao mesmo tempo a incluso social atravs do acesso facilitado ao livro e informao. Esta ser uma oportunidade para a Biblioteca alargar a sua atuao para outros tipos de pblico, desenvolvendo atividades que j fazem arte do seu plano de ao, mas adaptadas a outras realidades. A BE pretende, assim, facilitar o acesso ao livro queles leitores que tm mais dificuldades em se deslocar Biblioteca atravs da disponibilizao de BiblioCaixas com livros adequados aos gostos dos utentes das instituies; realizar atividades de leitura animada e auscultar os gostos / experincias de leitura de cada um dos utentes das instituies.

Parceiros
Lar de Idosos Rainha D. Leonor Associao Social e Cultural de Urgezes [ASCU] Biblioteca Municipal de Guimares

Objetivos
A criao de um programa de voluntariado numa biblioteca escolar , fundamentalmente, uma ao cultural, pois o acesso ao livro um direito e a leitura um instrumento fundamental para o exerccio pleno da cidadania. Mas o grande objetivo deste

projeto a formao de cidados capazes [de dar], atravs da sua participao num projeto de voluntariado. So outros objetivos: - Criar e desenvolver metodologias adequadas formao dos voluntrios nos aspetos social, cultural e biblioteconmico; - Promover o intercmbio de experincias entre a comunidade de voluntrios, a equipa da biblioteca e a comunidade; - Impulsionar a criao de redes locais de entreajuda; - Captar novos leitores; - Promover hbitos de leitura.
2

Atividades
- A criao de uma bolsa de voluntrios orientados para um trabalho com um pblico snior a base de todo este projeto. Pretende-se, - Bolsa de Leitores assim, abrir inscries para a criao de uma bolsa constituda por voluntrios (alunos, professores, assistentes operacionais,

encarregados de educao) que se disponibilizem para participar em aes de animao de leitura. - Criao de um conto a vrias mos. semelhana do que aconteceu com o Conto Andarilho, aqui pretende-se que cada - Escrita em cadeia instituio/entidade inicie/desenvolva/termine um conto, formando assim uma cadeia de escrita. Ex:. O conto poder ser iniciado no Lar Rainha D. Leonor, desenvolvido numa das escolas do Agrupamento e terminado na Associao Social e Cultural de Urgezes. - Eu escrevo, tu ilustras [Memrias Ilustradas] - Criao de uma espcie de dirio/livro de memrias ilustrado. A escrita poder ficar a cargo dos utentes das instituies e a ilustrao ser da responsabilidade dos alunos. - Avs contam contos - Convite aos utentes para animarem momentos de leitura no Centro Escolar de Urgezes. - Manter a tradio das turmas de Lngua Portuguesa fazerem uma - Hora do Conto apresentao na BE/CRE de uma histria, um excerto ou autor, mas convidando os utentes da instituio para assistirem mesma.

A equipa da BE

You might also like