You are on page 1of 8

4. FUNDAMENTOS DE GERONTODESIGN 4.

1 Epistemologia do Design
O corpo para Leonardo da Vinci o que tem altura, largura, comprimento e profundidade1 sendo irrefutavelmente um campo epistemolgico de conhecimento. Este conhecimento paradigmtico porque tem profundidade. A profundidade reflecte-se em diversos campos cientficos tais como a filosofia, a antropologia, a medicina, entre outras mas, tambm, nos saberes cientficos das artes como a msica, a dana, as artes plsticas e o design que procuram na somatognosia do corpo a sua fundamentao cientfica. O design ao utilizar o corpo humano na dimenso fsica e metafsica poder construir um corpus cientfico, isto , atravs da somatognosia do corpo humano poder construir teorias e modelos. Esta tese sobre gerontodesign, como especialidade do design, procurar elaborar constructos tericos e paradigmas tcnicos e modelos a utilizar no calado e alvitrar propostas viveis para um ps-doutoramento em palmilhas. Assiste-se, cada vez mais, na comunidade cientfica o debate se design ou no uma cincia. Design, no sentido imago hominis, a cincia ou o lugar de sabedoria, arte, fascinao, imaginao e criatividade de desenhar modelos acima e abaixo da linha de produtos industriais, comerciais e artesanais. uma cincia e uma arte de dar forma, deformar e transformar o mundo natural/ecolgico, num mundo artificial, mais belo/esttico (Marujo, J., 2005). Design uma palavra de origem inglesa com duplo significado; alm de funcionar como substantivo (design) que significa desgnio, projecto, inteno, plano, propsito, meta, estrutura fundamental, conspirao malvola, conjura, malcia, etc., funciona tambm como verbo (to design) cujo significado afigura projectar, desenhar, designar, traar, assinar, conformar, fingir, tramar algo2. Gerontodesign, sendo uma das especialidades da cincia do design, a qual estamos a investigar e a cientificar para este estudo, o resultado da aglutinao de gerontologia com design no sentido de projectar, conceber e apropriar3 modelos a baixo custo para a comunidade/sociedade idosa, procurando ajudar e/ou solucionar os seus problemas somatognsicos, aumentando significativamente a conquista da sua autonomia e independncia, que uma das caractersticas da cidadania. Gerontodesign tem a finalidade de moldar utenslios ergonomicamente adaptados aos idosos cuja forma/funo esttica.

1 2

DA VINCI, Leonardo - Selections from the Notebooks of Leonardo Da Vinci, 1952, p. 301. Cf. MARUJO, J. e SOUSA, A. de - GerontoDesign: O estado de arte do Design Gerontolgico, 2005; HESKETT, J. - El diseo en la vida cotidiana, 2005; DORMER, P.-. Os significados do design moderno- A caminho do sculo XXI, 1995. 3 Na antiguidade, as sociedades alteravam os seus artefactos em funo das suas necessidades. O mesmo acontece aos artefactos de gerontodesign. Adaptamos os artefactos s necessidades dos gerontes.

Cabe aos investigadores a incumbncia de se questionarem do porqu de tanta contestao que envolve a problemtica epistemolgica do design e de encontrarem a resposta desta discusso do desgnio do design. A dualidade corpo/alma uma discusso que remonta aos primrdios da humanidade conforme se pode ler em Fdon de Plato: enquanto possuirmos um corpo e a semelhante flagelo estiver a nossa alma enleada, jamais conseguiremos alcanar satisfatoriamente o alvo das nossas aspiraes: e esse, dizemos ns que a verdade4. O mesmo se passa com o saber-saber e o saber-fazer em design. A finalidade do design concebe-se na mente humana que uma dupla mente porque nos mente e nos coloca demente (Marujo, 2006). Deste modo, designar os desgnios do design implica analisar os resultados que se observam nas coisas (artefactos). Assim, design como cincia deve pr em prtica um design baseado em resultados do que adoptar uma teoria assente em intenes e no senso comum. Pye, (apud. Dormer, 1995), refere que passamos muito tempo a embelezar certas coisas para compensar o facto de elas no funcionarem suficientemente bem. Para uma melhor e adequada compreenso sobre a praxis do design, no podemos olvidar a escola e as doutrinas da Bauhaus porque foi considerada a primeira Escola de Design, fundada por Walter Gropius, na Alemanha, em 1919, aps a I Guerra Mundial. Para Gropius, a Bauhaus era mais do que a fuso entre uma Academia e uma Escola de Artes e Ofcios. A Bauhaus, atravs do emprego da produo da mecnica industrial expandiu-se como actividade formativa, social, intelectual e simblica. A construo de artefactos destinava-se a eliminar as diferenas sociais existentes naquela poca com a finalidade de unir o povo ao artista, modelando objectos cuja forma/funo era esttica. Tais ideias e ideais formaram as aspiraes de toda uma gerao que marcou a contemporaneidade. Designers que mantiveram um esprito arrojado (os do design socialista) porque no perderam o idealismo modernista que dizia: a funo determina a forma ou a forma segue a funo5. Depois da Segunda Guerra Mundial, o Design Modernista viu a sua integridade violada por aqueles que comearam a sentir-se espartilhados, sendo acusado de utilitarismo barato de segunda ordem6 devido excessiva banalizao dos objectos7.

4 5

PLATO Fdon Plato, 2003, p. 52. Foi a meados do sculo XIX, que o escultor HORATIO GREENOUGH inventou a expresso A forma segue a funo. Em 1880, este claim foi repetido pelo famoso arquitecto norte-americano LOUIS SULLIVAN e, por sua vez, serviu de linha-mestra Wiener Werksttte, German Werkbund e mais tarde Bauhaus. Mais tarde FRANK LLOYD WRIGHT, redefiniu a frase como Forma e funo so uma s. 6 DORMER, Peter - Os significados do design moderno - A caminho do sculo XXI, p.19, 1995. 7 Os ps-modernistas consideraram que a esttica da caixa preta/cilindro branco era incaracterstica e annima, possuindo falta de individualidade, devido aos aspectos prticos impostos pelo sistema de fabrico com formas de produo relativamente simples.

Referindo Dormer (1995), No devemos perder de vista que a mudana tanto um sinal de questionamento, procura, inovao e especulao constantes como de oportunismo. Os lderes industriais, nos finais da dcada de 70, em busca de uma elite social mais endinheirada, no se disponibilizaram para dar continuidade a essa viso humanista, suscitando um novo princpio de design simbolista, de valor semntico, denominado de design ps-moderno. Este novo ideal, defendido por Charles Jenks8, permitiu, a artistas/designers como Michael Graves e Philippe Starck, a produo de objectos pejados de conceito e arte, em que a funcionalidade do objecto no quotidiano, suposta premissa primacial, no tivesse tanta importncia, arrastando-se tal conceito, at aos dias de hoje, no design contemporneo. De facto, nenhum critico de arte coloca em questo, se estas so ou no so verdadeiras obras de arte ou de design, inclusive encontraremos exemplares destes dois artistas/designers e seus contemporneos em conceituadas Galerias e Museus de Arte e de Design. Jean Baudrillard, socilogo francs e terico ps-modernista, em voga na dcada de 80, pelo menos entre os ingleses, holandeses e norte-americanos, defende a teoria psmoderna, dizendo que verdade ou falsidade absolutas no existem (Dormer, 1995). Com efeito, no panorama da nova fsica, as apreciaes subjectivas parecem ter implicaes em acontecimentos supostamente objectivos. Podemos, no campo da fsica das pequenas partculas, dizer que a verdade reside nos olhos e na mente de quem observa9 Questionaremos se as colunas de ordem do design de hoje, ainda, so iguais s do design de ontem? A resposta a esta pergunta encontra-se na arquitectura. A arquitectura uma cincia do foro das artes que utiliza diversos estilos ornamentais e arquitectnicos criados ao longo dos sculos. Da no ter perdido as suas colunas de ordem porque o cnone normativo de funcionalidade, no amplo termo de habitabilidade10, sempre se manteve. A arquitectura de hoje continua a ser reconhecida como arquitectura, enquanto, o design nem sempre se caracteriza e personifica to bem. Tais condies determinam a difcil tarefa de identificar a fronteira entre arte e design conforme se pode observar na obra de Calvera (Arte?Diseo) ou na de Norberto Chaves (El diseo: ni arte ni parte).

Arquitecto e terico norte-americano, a quem se atribuiu a popularizao do conceito de ps-modernismo na arquitectura e no design. 9 A explicao mais imaginativa do comportamento subjectivo das pequenas partculas na fsica -nos dada pelo dramaturgo Tom Stoppard na sua pea Hapgood, Faber, 1988. Ver tambm:HAWKING, STEPHEN W.,A Brief History of Time, Bantam Press, 1988, pp.53-61. 10 A arquitectura hbrida, que se inscreve na arquitectura contempornea, por vezes afasta-se deste conceito que acabmos de dar, aproximando-se das artes virtuais.

Perguntmos ao longo desta investigao se design ou no uma cincia porque existe uma constante contradio e incerteza do que o design devido falta de coerncia funcional, instigada por uma constante aluso arte. funo do designer apresentar opes reais e significativas para os problemas das pessoas, e estes, segundo Papanek, deveriam participar mais activamente nas decises que lhes dizem respeito em conjunto com os designers e arquitectos, tornando-se mesmo quer queiram quer no os seus prprios designers. Para que o designer ou a sua equipa trabalhe num design apropriado, de excessiva complexidade de requisitos, essencial existir uma abordagem pluridisciplinar, no campo das cincias humanas, sociais e tecnolgicas, que envolva as reas de economia, ergonomia, psicologia, lingustica, sociologia, antropologia, direito, engenharia, informtica, arquitectura. Papanek, no seu livro Arquitectura e Design Ecologia e tica refere que os designers tm oportunidade de criar algo de novo, ou de refazer algo para que fique melhor. O design permite a satisfao profunda que provm apenas de levar uma ideia a bom termo e ao seu desempenho efectivo. Essa satisfao profunda est repleta de um valor espiritual porque foi conferida pelo designer, no acto de dar forma ao objecto, bem como pelo seu manuseamento posterior pelo utilizador. Nesta tesina sobre gerontodesign procuraremos dar valor, manifestamente, espiritual ao calado porque alimentar a nossa alma e a do seu utilizador, a pessoa idosa. O calado concebido pela gerontotecnologia ajudar a criar bem-estar ao idoso, auxiliando-o no processo de caminhar, atenuando-lhe a dor fsica e psicolgica. Idearemos novos materiais e processos de fabricao que sero benficos para o meio ambiente, poupando energia e, se possvel, gerando energias renovveis. Somos da opinio que o incio do novo milnio trar uma nova linha epistemolgica de design, em que o ser humano surgir como questo magna de investigao para produo de novos artefactos e de novos saberes.

4.2 As oscilaes de gosto


Como a natureza humana , antes de tudo, metafsica, ento, o ser humano no s corpo. Um esprito o penetra e o anima e permite-lhe ser, na realidade, um corpo humano. Afigura-se obstinao facciosa esquecer a espiritualidade humana. () Matria, vida e esprito no se apresentam como trs ordens de realidade ou trs ordens de seres, mas como trs planos de significao, ou trs formas de unidade (Merleau-Ponty (1994), apud. L, V., 2005). Heskett, J. (2005), dizia que desde os tempos imemoriais que os seres humanos tm criado esteretipos de formas e conceitos fixos acerca das formas mais adequadas para

cada finalidade, conciliando a idoneidade humana para a inovao. O Homem um ser animal que cria a ordem e a desordem, e como afirma Aristteles, no com o intuito justia, paz, defesa ou trfico, mas por causa de uma vida boa. Essa vida boa significou, sempre, a satisfao dos desejos sociais bsicos do homem: sociabilidade, religio, desenvolvimento artstico e intelectual, poltica, e por conseguinte, mesmo quando vivia nas cavernas, j deixava as marcas da sua personalidade11 atravs da arte rupestre. Nesta investigao sobre a somatognosia do p procuraremos o valor espiritual no calado quando o aglutinamos a trs planos de significao ou s trs formas de unidade: matria, vida e esprito. Segundo o psiclogo Flgel, o homem cobre-se com vestes por trs compromissos perenes: a proteco, o pudor e a decorao. A proteco servia para o Homem cobrir-se das temperaturas climatricas, e de possveis ataques de animais; o pudor, tendia a ocultar as qualidades do corpo e faz-las passar inobservadas; enquanto a decorao visava atrair a ateno dos outros por meios de exibicionismo social, cultural ou tnico12. O conhecido psiclogo Wilhelm Wundt, em incios do sculo XX, afirmou que as roupas e os ornamentos foram inventados no estado totmico do desenvolvimento da humanidade, estando ao mesmo nvel das tatuagens e da dana. O vesturio assumia um papel protector para o Homem porque o protegia e o defendia das doenas e, simultaneamente, possua um papel mgico ao dar sorte na caa ou na guerra 13. S mais tarde, a pouco e pouco, que esses objectos se transformaram em adornos. A mulher, afirma Flgel (apud. Baldini) o mais pudico e, ao mesmo tempo, o mais exibicionista dos sexos. Podemos observar esses dois compromissos no calado feminino. Certos modelos de calado feminino nitidamente discretos provem a proteco do p e o conforto14, enquanto outros ostentam grandes saltos e padres coloridos, que no servem seno, para atrair as atenes, revelando um gosto exibicionista e originalidade de escolha. Tais convenes advm do facto de do sapato servir tambm como condio social. O sapato designa uma classe social, uma condio e um privilgio (Palla, 2004). Hoje j no possvel conceber um conceito de gosto esttico normativo e sentencioso, cujo juzo axiolgico, volta dos objectos da arte, fique limitado aos cnones e aos humores de uma determinada poca e at de uma determinada actividade criativa. (Dorfles, 2001).

11 12 13 14

Cf. PAPANEK, Victor - Arquitectura e Design Ecologia e tica, 2002 pp.113 e 118. BALDINI, M. A inveno da moda, 2006, p. 20. Cf. WUNDT, W. Elementi di psicologia dei popoli, BOCCA, FRATELLI, Turim, 1929, p. 364. Conforto uma caracterstica da boa educao e definiu-o como uma ausncia de irritao (DORMER).

Pode ser verdade que tenhamos de escolher entre tica e esttica, mas, independentemente do que escolhemos, uma encontrar sempre a outra no fim do caminho. (Jean-Luc Godard in Dorfles). Tais acontecimentos devem-se substancialmente s transformaes socioculturais que iniciam modificaes, substituindo os moldes culturais at ento vlidos e funcionais (Livolsi, M. 1989) por modelos efmeros. O gosto dominante de uma sociedade em organizao poder ser, portanto, um gosto esteticamente dbio. E aqui que se centralizam as to debatidas questes do gosto realadas por Livolsi: o gosto individual e a generalizao dos gostos. Algumas perguntas se colocam nesta investigao com base nas teorias de Livolsi: 1) At que ponto o indivduo est dotado espontaneamente de um gosto inato; ou pelo menos, absorvido atravs de factores hereditrios, mas j irremediavelmente consolidado? 2) At que ponto possvel influenciar o seu gosto do exterior atravs da presena de produtos oportunos? 3) E at que ponto possvel uma educao do gosto especfico em relao generalizada do gosto esttico? Estas questes influenciadas por uma moda que dita a forma, que como o prprio afirma, no so simples de resolver, aplicam-se aos diversos sectores do design, nomeadamente ao sector industrial de vesturio e acessrios, onde se inscreve o calado. O designer pode influenciar o gosto do pblico, educando-o para um gosto esttico intermdio entre a novidade e a tradio denominado de cdigo formal. A moda o papel central que dita a mudana intencional ou seja, a novidade aliada criatividade. A moda para Baldini, M. (2006) o que nos convida a escolher entre a seduo e a elegncia, entre o conformismo e a contestao, entre a juventude (cada vez mais in) e a maturidade (cada vez mais out). Moda, para Steinmetz, uma mudana peridica de estilo, mais ou menos obrigatria. Para Darwin, o vesturio est sujeito s leis do progresso e as modas sucedemse com uma continuidade quase perfeita. Em ambos os casos, uma forma substituda por outra que se demonstra mais adaptada s condies ambientais do momento15.

15

Apud. BALDINI A inveno da moda, 2006, p. 28

O ser humano aspira constantemente ao enriquecimento intelectual e pessoal que se manifesta no desejo permanente de fuga rotina. O tdio, suscitado pelo tempo livre, refora essa inquietao e curiosidade pela novidade, fundamentando a criao de novas modas16 que reflictam no s o nosso gosto mas, tambm, o gosto do nosso tempo. Kant, na Antropologia Pragmtica escreve que a novidade o que faz com que se ame a moda17ou como Volli, em Contro la moda, (apud. Baldini) precisamos quotidianamente do novo, somos dependentes dele. O novo a droga dos nossos tempos () E o novo, inevitavelmente, ou procura ser moda. Em sntese, o novo faz-nos sentir bem, aumentando a nossa auto-estima, despertando, como profere Baldini, o narciso adormecido em cada um de ns. Por detrs da mutabilidade da moda esconde-se a promessa, sempre renovada, de um ideal absoluto de beleza que, no fundo, no existe L. Kybalova, O. Herbenova, M. Lamarova in Baldini. Esse ideal absoluto de beleza instigado pela moda e pela publicidade visto negativamente por muitas pessoas. Prova disso so as deformaes constantes na coluna e nos membros inferiores do ser humano, causado pelas formas estreitas do calado feminino. Mas essas enfermidades de beleza no calado no so resultantes de uma sociedade moderna, advm de um tempo remoto, em que o calado ostentava um papel simblico crucial de status e sexualidade. Exemplo disso o estranho calado francs do sculo IX, dito polainas que se prolongavam para a frente numa espcie de esporo longo e grosso. Quanto maior fosse o comprimento do sapato, maior era a virilidade masculina. Somente a nobreza que ostentava tais sapatos, chegando a atingir os cinquenta centmetros de comprimento. Quando Carlos VIII proibiu, por decreto, este tipo de calado, por uma questo de bom-senso, apresentando-se esteticamente como um rei castrado, toda a nobreza masculina teve de acompanhar nesse novo estilo, pois ningum poderia ser mais viril que o prprio rei. Talvez por esses motivos que existe ainda nos dias de hoje uma espcie de feiticismo pelos sapatos de bico femininos. O homem reencontra no sapato da mulher um pnis que lhe permite afastar a imagem angustiante da castrao18. O corpo uma cifra que espera ser decifradao que permite ao corpo visto ser convertido no corpo, ou o que traduz a organizao espacial do corpo numa organizao semntica de vocabulrio e vice-versa a transformao do corpo em extenso, em interioridade aberta
16 17

Cf. BALDINI, M. A inveno da moda, 2006, p.85. ADDISON in DORFLES, Gillo - Smbolo, Comunicazione, consumo, 1989, p.36, dizia que Todas as coisas novas suscitam prazer na imaginao, pois enchem a alma com uma surpresa agradvel. 18 Cf. SIGURT, R. Delineamentos psicolgicos da moda masculina, 1989, p. 26 e 27, in Psicologia do Vestir.

como um livro, ou como um cadver em silncio colocado sob os nossos olhos. (Michel De Certeau)19 Os freudianos, por seu lado, vm no p, um smbolo flico. Na obra Do Essencial e do Suprfluo, de Maria Jos Palla, Diel da opinio que o p o trao de unio entre o corpo e a terra, bem como o smbolo da alma. Os seus defeitos, o coxear de Hefaistos e o calcanhar de Aquiles no so simples imperfeies mas sim qualidades que afectam e marcam um destino.

19

CERTEAU, Michel de Writings and Histories, 2000.

You might also like