You are on page 1of 76

CADERNOS DE SOCIOEDUCAO SECREtARIA DE EStADO DA CRIANA E DA JUvENtUDE SECJ

Internao e Suicdio:
Protocolo de Ateno aos Sinais

Curitiba 2010

GOVERNO DO ESTADO DO PARAN

Orlando Pessuti Governador do Estado do Paran

Ney Amilton Caldas Ferreira Chefe da Casa Civil

Thelma Alves de Oliveira Secretria de Estado da Criana e da Juventude

Flvia Eliza Holleben Piana Diretora Geral da Secretaria de Estado da Criana e da Juventude

Roberto Bassan Peixoto Coordenador de Socioeducao

CADERNOS DE SOCIOEDUCAO SECREtARIA DE EStADO DA CRIANA E DA JUvENtUDE SECJ

Internao e Suicdio:
Protocolo de Ateno aos Sinais

1 Edio

Curitiba 2010

SIStEMAtIZAO Shanny Mara Neves APOIO tCNICO Rejane Cristina teixeira tabuti COLABORADORES Profissionais do Grupo de Estudos, Pesquisa e Elaborao do Protocolo de Atendimento a Pacientes com Risco de Suicdio, do Centro Psiquitrico Metropolitano (CPM) COLABORADORES DIREtORES DE UNIDADES QUE REPRESENtAM SUAS EQUIPES: Adilson Jos dos Santos Umuarama Alex Sandro da Silva Fazenda Rio Grande Amarildo Rodrigues da Silva Laranjeiras do Sul Ana Marclia P. Nogueira Pinto Cascavel Esther victoria Cantilon Marqueno Maurutto Piraquara Fausto Nunes Campo Mouro Glaucia Renno Cordeiro Ponta Grossa Jlio Cesar Botelho Londrina Lzaro de Almeida Rosa Piraquara Luciano Aparecido de Souza Curitiba Mrcio Schimidt Londrina Mariselni vital Piva Curitiba Nilson Domingos Paranava Rafael C. Brugnerotto Cascavel Ricardo Jos Deves toledo Ricardo Peres da Costa Maring Sandro de Moraes Pato Branco Sonia Sueli Alves de Lima Santo Antonio da Platina vandir da Silva Soares Foz do Iguau

Governo do Paran

CEDCA

Capa Tiago Vidal Ferrari Ilustraes Tiago Vidal Ferrari Projeto Grfico / Diagramao / Finalizao Gennaro Vela Neto Tiago Vidal Ferrari Reviso Ortogrfica Elizangela Brito Reviso Roberto Bassan Peixoto Criao Publicitria e Marketing Fernanda Morales Felipe Jamur Organizao da coleo Deborah Toledo Martins Roberto Bassan Peixoto

Secretaria de Estado da Criana e da Juventude Rua Hermes Fontes, 315 - Batel 80440-070 - Curitiba - PR - 41 3270-1000 www.secj.pr.gov.br

14 zero 9 Marketing e Comunicao | 41 3085-7111

Cidadania

Cidadania dever de povo. S cidado quem conquista seu lugar na perseverante luta do sonho de uma nao. tambm obrigao: A de ajudar a construir a clarido na conscincia das pessoas e de quem merece o poder. Cidadania, fora gloriosa que faz um homem ser para outro homem, caminho no mesmo cho, luz solidria e cano!

Thiago de Mello

A Palavra

Um cenrio comum das cidades: meninos perambulando pelas ruas. Antes, apenas nas grandes cidades; agora, em qualquer lugarejo. Ontem, cheirando cola; hoje, fumando crack. Destruindo seus neurnios e seus destinos. Enfrentando os perigos da vida desprotegida. Aproximando-se de fatos e atos criminosos. Sofrendo a dor do abandono, do fracasso escolar, da excluso social, da falta de perspectiva. vivendo riscos de vida, de uma vida de pouco valor, para si e para os outros. Ontem, vtimas; hoje, autores de violncia.

Um cenrio que j se tornou habitual. E, de tanto ser repetido, amortece os olhos, endurece coraes, gera a indiferena dos acostumados. E, de tanto avolumarse, continua incomodando os inquietos, indignando os bons e mobilizando os lutadores.

Uma mescla de adrenalina e inferno, a passagem rpida da invisibilidade social para as primeiras pginas do noticirio, do nada para a conquista de um lugar. Um triste lugar, um caminho torto; o ccc do crack, da cadeia e da cova.

Assim, grande parte de nossa juventude brasileira, por falta de oportunidade, se perde num caminho quase sem volta. Reverter essa trajetria o maior desafio da atualidade.

Enquanto houver um garoto necessitando de apoio e de limite, no deve haver descanso.

Com a responsabilidade da famlia, com a presena do Estado, desenvolvendo polticas pblicas conseqentes, e com o apoio da sociedade, ser possvel criar um novo tecido social capaz de conter oportunidades de cidadania para os nossos meninos e meninas.

A esperana um dever cvico para com os nossos filhos e para com os filhos dos outros.

A vontade poltica e a determinao incansvel dos governadores Requio e Pessuti, aliadas ao empenho e dedicao dos servidores da SECJ, compem o cenrio institucional de aposta no capital humano, e sustentam a estruturao da poltica de ateno ao adolescente em conflito com a lei no Paran, como um sinal de crena no futuro.

nosso desejo que esses cadernos sejam capazes de apoiar os trabalhadores da Rede Socioeducativa do Estado do Paran, alinhando conceitos, instrumentalizando prticas, disseminando conhecimento e mobilizando idias e pessoas para que, juntos com os nossos garotos, seja traado um novo caminho.

Com carinho, Thelma

Apresentao
Com satisfao e orgulho apresentamos a reedio do conjunto Cadernos do IASP, agora como Cadernos de Socioeducao. A mudana de nome expressa o avano conceitual e prtico do atendimento ao adolescente em conflito com a lei, que resultou na criao da Secretaria de Estado da Criana e Juventude - SECJ em substituio ao Instituto de Ao Social do Paran - IASP. a primeira secretaria de estado do pas a ser implantada especificamente para pensar, executar e articular as polticas pblicas do Sistema de Garantia de Direitos das Crianas e Adolescentes e as polticas para a Juventude.

Em 2004, o Governo do Estado do Paran, realizou um diagnstico sobre a situao do atendimento ao adolescente que cumpre medida socioeducativa de privao e restrio de liberdade, identificando, dentre os maiores problemas, dficit de vagas; permanncia de adolescentes em delegacias pblicas; rede fsica para internao inadequada e centralizada com super-lotao constante; maioria dos trabalhadores com vnculo temporrio; desalinhamento metodolgico entre as unidades; ao educativa limitada com programao restrita e pouco diversificada e resultados precrios.

tal realidade exigia uma resposta imediata de implementao de uma poltica pblica que fosse capaz de romper estigmas e para-

digmas, concebendo um sistema de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, com as seguintes caractersticas: estruturado, organizado, descentralizado e qualificado; articulado com os servios pblicos das polticas sociais bsicas; desenvolvido em rede e em consonncia com a legislao e normatizao vigentes (Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE, recomendaes do Conselho Nacional dos Direitos da Criana e Adolescente - CONANDA); gerido a partir de um modelo de gesto democrtica, planejada e monitorada permanentemente; e principalmente, centrado na ao scio-educativa de formao e emancipao humana, capaz de suscitar um novo projeto de vida para os adolescentes.

Este movimento foi sustentado por trs eixos fundamentais: a reviso do modelo arquitetnico, a implementao de uma proposta poltico-pedaggica-institucional e a contratao e qualificao de profissionais. Os avanos dessa poltica pblica vo desde o aumento da oferta de vagas para adolescentes de internao e semiliberdade, passam pelo co-financiamento de programas de Liberdade Assistida e Prestao de Servios Comunidade at a formao continuada dos profissionais dos Centros de Socioeducao-Censes, dos Programas em Meio Aberto, dos Conselhos tutelares, dos Ncleos de Prticas Jurdicas entre outros.

O trabalho de planejamento e engajamento dos servidores colocaram o atendimento socioeducativo do Paran como referncia nacional, evidenciada nas constantes visitas de gestores e profissionais de outros Estados e na premiao do projeto arquitetnico para novas unidades, pelo Prmio Socioeducando, promovido pelo Instituto Latino-Americano das Naes Unidas para a Preveno do Delito e tratamento do Delinquente - ILANUD e Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica SDH-PR.

Nesse reordenamento institucional, realizado a partir do plano de ao de 2005-2006, foi possvel qualificar a rede existente, alm de criar um padro para as novas unidades a serem implantadas, de acordo com o previsto no SINASE, de forma a constituir um sistema articulado de ateno ao adolescente em conflito com a lei.

A presente reedio dos Cadernos de Socioeducao retoma com maior fora seu significado original em estabelecer um padro referencial de ao educacional a ser alcanado em toda a rede socioeducativa de restrio e privao de liberdade e que pudesse, tambm, aproximar, do ponto de vista metodolgico, os programas em meio aberto, criando, assim, a organicidade necessria a um sistema socioeducativo do Estado.

Nela esto presentes e revisados os 5 Cadernos: Compreendendo o Adolescente, Prticas de Socioeducao, Gesto de Centros de Socioeducao, Rotinas de Segurana e Gerenciamento de Crises, acrescidos de quatro novos volumes: Programa Aprendiz; Semiliberdade; Internao e Suicdio: Protocolo de Ateno aos Sinais e Informaes sobre Drogadio.

todos seguem a mesma dinmica de elaborao. So resultados de um processo de estudo, discusso, reflexo sobre a prtica e registro de aprendizado, envolvendo diretores e equipes das unidades, da sede e grupos sistematizadores, com intuito de produzir um material didtico-pedaggico a servio da efetiva garantia de direitos e execuo adequada das medidas socioeducativas. trata-se, portanto, de uma produo coletiva que contou com o empenho e conhecimento dos servidores da SECJ e com a aliana inspiradora da contribuio terica dos pensadores e educadores referenciais.

Assim esperamos que os Cadernos de Socioeducao continuem cumprindo o papel de subsidiar os processos socioeducativos junto aos adolescentes, produzindo seus resgates scio-culturais e renovando a esperana de novos projetos de vida e de sociedade. Como na primeira edio: Que seu uso possa ser to rico e proveitoso quanto foi a sua prpria produo!

Sumrio
1] Principais Aspectos da Adolescncia ..............................................................................21 2] Principais Fatores de Risco ................................................................................................25 3] Suicdio e Fatores Sociodemogrficos ...........................................................................27 4] Doenas Fsicas e Suicdio .................................................................................................29 5] Suicdio e Transtornos Mentais ........................................................................................30 6] Suicdio e Fatores Ambientais .........................................................................................31 7] O Adolescente em Conflito Com a Lei .............................................................................32 8] Os Perfis do Adolescente com Risco de Suicdio ...........................................................34 9] Fatores de Risco em Comum.............................................................................................36 10] A Recepo do Adolescente na Unidade......................................................................38 11] Observao Ps-ingresso ...............................................................................................41 12] A Continuidade no Monitoramento .............................................................................42 13] Interveno Social............................................................................................................43 14] Ambiente Fsico ................................................................................................................45 15] Tratamento de Sade Mental.........................................................................................46 16] Ocorrncia de Tentativas de Suicdio ............................................................................47 17] Exposio ao Suicdio ......................................................................................................48 18] Sntese das Melhores Prticas ........................................................................................50 19] Os Sinais Precursores do Suicdio ..................................................................................51 20] Como Ajudar o Adolescente com Risco de Suicdio?..................................................54 21] Classificao do Risco de Suicdio..................................................................................58 22] Encaminhando o Adolescente com Risco de Suicdio ................................................60

23] Recursos da Comunidade ...............................................................................................61 24] O Que Fazer e o Que No Fazer ......................................................................................62 25] Consideraes Finais .......................................................................................................63 26] Sugestes de Apoio .........................................................................................................64 Centros de Informao ..........................................................................................................64 Leituras Recomendadas........................................................................................................65 ANEXO ......................................................................................................................................67 Referncias...............................................................................................................................72

Introduo
O referido ensaio surge da necessidade e discusso acerca de se criar um protocolo, ou mais, a necessidade de propor aes efetivas que possam colaborar no cotidiano do atendimento socioeducativo, na superao de situaes que possam contribuir para evitar tentativas de suicdios, ou ainda identificar elementos que permitam uma interveno no momento certo. tal discusso se pauta como fundamental considerando o conflito que o adolescente vive consigo mesmo, com sua famlia e com a sociedade quando este est privado de liberdade. Assim, vamos primeiro abordar os conceitos, saber sobre como diagnosticar e ainda as possibilidades de interveno.

O caderno foi criado visando atender a uma demanda advinda dos profissionais dos Centros de Socioeducao que se deparam com a difcil tarefa de lidar com a questo do suicdio. No material apresentado buscamos abordar, de forma prtica, os possveis sinais precursores do suicdio e suas respectivas condutas de ajuda, ilustrados com situaes relacionadas rotina dos Censes. A ameaa de suicdio, decorrente da ambivalncia de sentimentos e a hesitao em atentar contra a prpria vida, est presente at o ltimo momento e pode ser interrompida a qualquer hora, devendo ser considerada um importante pedido de ajuda.

18

O suicdio refere-se a um tipo de comportamento no qual o adolescente busca encontrar uma soluo para um problema existencial, atentando contra a prpria vida. trata-se de um fenmeno que vem crescendo nos ltimos anos. Diante desse fato, persiste a dvida sobre o motivo pelo qual leva os jovens a interromperem bruscamente suas vidas, num ato de desespero.

A explicao da causa do suicdio no se deve a um nico fator, devendo-se considerar a histria pregressa, os problemas e os conflitos anteriores. Pode se tratar de um acmulo anterior de problemas que atinge o ponto culminante na adolescncia.

O histrico de abuso de lcool e drogas tambm se encontra como uma das causas presentes entre os adolescentes que cometeram suicdio. Publicaes do Drug Abuse and Mental Health Administration, de 1990, mostram que treze por cento das pessoas que cometem suicdio o fazem em consequncia do abuso de lcool e drogas. O lcool e as drogas prejudicam o controle dos impulsos, inclusive das tendncias autodestrutivas. Os jovens morrem principalmente de causas violentas, e o suicdio a terceira causa de morte em adolescentes (apud RESMINI,1997).

19

A adolescncia um dos perodos mais propcios ao comportamento suicida, pois est relacionada a uma fase de intensas mudanas que fazem com que o jovem experimente nveis crescentes de ansiedade e angstia. Segundo Bouchard, se outros agentes estressantes so acrescentados, o comportamento suicida pode ser precipitado. Este s escolhido depois que uma srie de outros comportamentos tenham sido ensaiados e fracassaram. O suicdio aparece, ento, como a nica via possvel. Ele representa uma expresso de mudana, um desejo de acabar com a situao em que se encontra. um meio de represso e de vingana contra os prprios sentimentos de impotncia e de incapacidade de mudar uma situao problemtica. Geralmente, o objetivo principal de tentar suicdio mudar de vida e no pr fim a ela.

Na presente cartilha, sero apresentados possveis sinais, precursores do suicdio, e suas respectivas condutas de ajuda. O importante saber que nunca tarde para intervir. A ambivalncia de sentimentos e o medo de atentar contra a prpria vida esto presentes at o ltimo momento e podem ser interrompidos a qualquer hora.

20

1] Principais Aspectos da Adolescncia


A adolescncia marcada por uma srie de mudanas que podem ser identificadas atravs de perodos distintos: Perodo inicial: de 10 a 13 anos, marcado pelo crescimento e pela puberdade. Perodo mdio: entre 14 e 16 anos, marcado pelo desenvolvimento do intelecto e pela identificao com grupos. Perodo final: entre 17 e 20 anos, marcado pela consolidao das ideias e da identidade e pela proximidade e pelo ingresso no mundo adulto. Por ser uma fase de transio entre a infncia e a vida adulta, importante que a adolescncia seja vista no como um perodo de crise, mas como uma fase essencial de transio entre as duas etapas.

A adolescncia um perodo de constantes transformaes no corpo, na mente e na vida social.

O conjunto de mudanas corporais ocorridas na adolescncia chamado de puberdade. A adolescncia e a puberdade no devem ser entendidas como sinnimos, j que a puberdade apenas um dos aspectos dessa fase e se refere ao desenvolvimento orgnico e corporal.

Segundo o Caderno do IASP Compreendendo o Adolescente, de 2006, a pu-

21

berdade tem seu incio entre 8 e 14 anos de idade. Nessa fase, o adolescente passa por muitas mudanas no corpo, que no podem ser controladas por ele. Essas modificaes so provocadas por alteraes hormonais e podem durar at os 20 anos de idade. O incio da puberdade marcado pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundrios broto mamrio nas meninas e aumento dos testculos nos meninos e termina com o completo desenvolvimento fsico, parada do crescimento e aquisio de capacidade reprodutiva.

Com todas essas mudanas e a exploso de hormnios no corpo, comum que os adolescentes sintam-se assustados, angustiados e no saibam como lidar com tais transformaes. Por isso, importante que adultos tenham a compreenso e a clareza de tais mudanas, para no tratar pequenos eventos como grandes problemas ou recriminar o adolescente por atos e fatos que no dependem do seu controle.

Psicologicamente, o adolescente tem menos necessidade de proteo por parte da famlia, comea a assumir responsabilidades, a buscar independncia e a querer fazer as coisas por si prprio.

Porm, muitas vezes, quando pretende se comportar como um adulto encontra uma srie de proibies, pois, de fato ainda no pertence ao mundo dos adultos. A criana torna-se um adolescente que tem que comear a enfrentar as mudanas que ocorrem com ele, a tomar conscincia do que elas significam, ficar atento ao que est se tornando dia aps dia e, ao mesmo tempo, tem que enfrentar o mundo exterior.

22

Pode-se dizer que uma das principais caractersticas da adolescncia a ruptura com o passado. Ao mesmo tempo em que se distancia da famlia, o adolescente estabelece novas relaes, vinculando-se mais aos amigos e aos grupos de sua gerao. Essas novas relaes so positivas e necessrias ao desenvolvimento das habilidades sociais do adolescente e da construo do seu projeto de vida.

Em muitos casos, crianas atingem a adolescncia com referncias familiares frgeis. Nessas situaes, as relaes sociais tornam-se mais difceis, pois a ideia de pais heris na infncia est comprometida pela negligncia, pelo abandono e pela falta de identidade familiar.

Diante de adolescentes com esse histrico de vida, os responsveis devem estar atentos, pois as relaes com grupos podem se tornar perigosas, j que esses adolescentes, para satisfazer sua necessidade de identificao e de pertena, acabam expondo-se a riscos.

O caminho para a formao de seus prprios ideais gera dvidas e insegurana em como fazer e agir. At porque no existe uma resposta pronta sobre o que melhor, preciso constru-la. Uma certa intranquilidade pode surgir da, j que a primeira vez que o adolescente est sendo ele mesmo, tomando suas decises sozinho, tentando usar de sua liberdade e de sua responsabilidade.

Apesar das dificuldades e das dvidas encontradas na adolescncia, essa uma fase de preparao para a vida adulta. Esse um momento em que o adolescente vive de forma mais intensa todo o conjunto de transformaes que vo estar presentes, de alguma forma, por toda a vida.

23

Embora a adolescncia seja marcada por aspectos da faixa etria e caractersticas comuns, deve-se ressaltar que cada adolescente dotado de particularidades marcadas pela experincia, pelos comportamentos e pelo significado prprio com que avalia as situaes vivenciadas.

24

2] Principais Fatores de Risco


O risco de suicdio na adolescncia um fator importante a ser considerado na medida em que, geralmente, nessa fase do desenvolvimento, podem surgir sentimentos intensos de baixa autoestima e quadros psiquitricos de grande risco. Atitudes de arrogncia e enfrentamento podem, na realidade, indicar um pedido de ajuda, de forma a expressar suas dvidas e angstias. Os adolescentes podem adotar condutas prejudiciais sua integridade e apresentar uma srie de manifestaes que demonstrariam uma patologia, com riscos crescentes de problemas emocionais, entre eles os sintomas depressivos e a ideao suicida.

Na adolescncia, ocasionalmente, podem aparecer ideias suicidas, uma vez que fazem parte do processo de desenvolvimento de estratgias, que acontece na infncia e na adolescncia, para lidar com problemas existenciais como, por exemplo, compreender o sentido da vida e da morte. A questo torna-se preocupante quando o suicdio passa a ser a nica alternativa para suas dificuldades. Who (2002) citado por Werlang et al. informa que a intensidade desses pensamentos, sua profundidade, durao, o contexto em que surgem e a impossibilidade de desligar-se deles que so fatores que distinguem um jovem saudvel de um que se encontra margem de uma crise suicida.

Conforme alguns estudos dos seguintes autores: Barrios et al., 2000; Maris, Bermann & Silvermann, 2000; Field, Diego & Sanders, 2001, citado por Werlang et al., estima-se que de 7 a 40% das crianas e adolescentes da populao geral j

25

tiveram, em algum momento de sua vida, uma ideao suicida sria, comparado frequncia em cerca de um tero da populao geral, considerando todas as faixas etrias (MANN, 2002).

Diante disso, ressalta-se uma preocupao especial com os jovens que, de modo geral, podem desenvolver ideias suicidas. A necessidade de avaliar essa questo de forma preventiva envolve, necessariamente, o levantamento dos principais fatores de risco, tais como os sociodemogrficos, doenas fsicas, transtornos mentais e fatores ambientais.

26

3] Suicdio e Fatores Sociodemogrficos


3.1 Sexo
Pessoas do sexo masculino tendem a cometer mais suicdio que as do sexo feminino, apesar destas tentarem com mais frequncia.

3.2 Idade
Um dos picos da taxa de suicdio reside em jovens de 15 a 35 anos.

3.3 Estado Civil


Os adolescentes que vivem sozinhos ou so separados da famlia esto mais vulnerveis ao cometimento de suicdio, decorrente do sentimento de desamparo e/ ou falta de referncia familiar.

3.4 Profisso
Pessoas residentes na rea rural apresentam taxas de suicdio maiores que a mdia, sendo um dos motivos a ameaa sade mental, alm da fsica, decorrente da exposio aos agrotxicos.

27

3.5 Desemprego
A perda do emprego do prprio adolescente e/ou dos familiares pode estar associado ao suicdio.

3.6 Migrao
Adolescentes que se mudaram de uma rea rural para a urbana, ou diferentes regies, esto mais suscetveis ao comportamento suicida ocasionado pela falta de adaptao.

28

4] Doenas Fsicas e Suicdio


Alguns tipos de doenas fsicas tambm podem contribuir com o aumento das taxas de suicdio, entre elas esto: Doenas Neurolgicas: epilepsia, trauma cranioenceflico, acidente vascular cerebral (AvC). Cncer. HIv e AIDS. Doenas crnicas: diabetes, esclerose mltipla, condies crnicas renais, hepticas ou gastrointestinais, doenas cerebrovasculares ou neurovasculares e doenas sexuais.

O risco de suicdio aumenta em doenas crnicas e dolorosas. Pessoas com dificuldade de andar, ver ou ouvir tambm apresentam risco aumentado no cometimento de suicdio.

29

5] Suicdio e Transtornos Mentais


Segundo a Organizao Mundial de Sade, a maioria das pessoas que cometeram suicdio apresentavam um transtorno mental diagnosticvel. O suicdio e o comportamento suicida so mais frequentes em pacientes psiquitricos. Os grupos diagnsticos de risco so os seguintes: Depresso. Esquizofrenia. Alcoolismo e/ou abuso de substncias psicoativas. transtornos de Personalidade. transtorno mental orgnico.

30

6] Suicdio e Fatores Ambientais


A maioria dos que cometem suicdio passaram por acontecimentos estressantes nos trs meses que antecederam ao ato, tais como: Problemas interpessoais, tais como conflitos com a famlia, amigos ou namorado (a). Separaes da famlia ou amigos. Eventos de perda, tais como luto ou questes financeiras. Sentimentos de rejeio, vergonha ou culpa. Problemas legais e/ou perda da liberdade.

31

7] O Adolescente em Conflito Com a Lei


Nas penitencirias, segundo a Organizao Mundial de Sade, os indivduos privados de liberdade apresentam um risco de cometimento de suicdio mais elevado do que a populao geral, visto que, como exemplo, nas instalaes das celas dos detentos que aguardam julgamento, a taxa de suicdio chega a ser trs vezes maior.

Segundo Winnicott citado por Filho (2001), na adolescncia, a agresso sociedade que o desprezou, ou ao seu prprio corpo que pouco vale porque no foi valorizado, situao esta bem configurada nas frequentes tentativas de suicdio ou em situaes de potencial risco suicida, ser inevitvel se aes de resgate no forem desenvolvidas o mais breve possvel.

O fato do adolescente se encontrar privado de liberdade pode influenciar as taxas de suicdio de diferentes formas. No entanto, possvel reduzir esse ndice nos Centros de Socioeducao aderindo a alguns procedimentos de preveno ao suicdio.

A combinao de alguns fatores podem contribuir para o aumento desse risco. Os Centros de Socioeducao comportam grupos vulnerveis que se encontram tradicionalmente entre os grupos de maior risco, entre eles, jovens do sexo masculino, portadores de transtornos mentais, indivduos

32

desprivilegiados e isolados socialmente, usurios de substncias psicoativas e/ou com tentativas de suicdio anteriores. Embora a grande maioria dos suicdios que ocorrem nas Unidades so cometidos por adolescentes do sexo masculino (considerando que a maioria dos jovens em medida so do sexo masculino), as adolescentes tentam suicdio cinco vezes mais do que as que se encontram fora das Unidades e duas vezes mais do que os adolescentes em Internao. Elas tambm apresentam altos ndices de doenas mentais graves. Embora os perfis de adolescentes do sexo feminino em Internao Provisria ou em cumprimento de medidas de Internao ou Semiliberdade se encontrem em menor nmero quando em comparao com os do sexo masculino, fatores como pouco suporte familiar e social, comportamento suicida anterior, histrico de transtorno psiquitrico ou problemas emocionais devem ser considerados para a preveno ao suicdio. O impacto psicolgico decorrente da privao ou do estresse associado ao dia a dia devido ao novo ambiente pode ultrapassar as habilidades de adaptao dos indivduos vulnerveis. Mesmo com a existncia de regras e procedimentos formais, a sobrecarga ou o despreparo do profissional pode contribuir para a perda dos sinais antecipados de deteco do suicdio.

33

8] Os Perfis do Adolescente com Risco de Suicdio


O primeiro passo para reduzir o risco de suicdio do adolescente em cumprimento de medida de internao reside no desenvolvimento de perfis que podem ser usados para identificar grupos e situaes de alto risco. Adolescentes que se encontram em Internao Provisria diferem dos que se encontram em medida de Internao com referncia a certos fatores de risco do suicdio. Contudo, em certas circunstncias, as populaes representadas por esses perfis acabam se misturando.

A experincia de privao pode ser particularmente difcil para os adolescentes em conflito com a lei, visto que so separados de suas famlias e amigos. Os jovens que so colocados em delegacias tambm devem ser considerados como suicidas de alto risco.

8.1 Adolescentes em Internao Provisria


Os adolescentes que podem cometer suicdio nas delegacias ou nos Centros de Internao Provisria geralmente so do sexo masculino, solteiros, que cometeram infrao pela primeira vez, geralmente sob o efeito de substncias psicoativas. Como se encontram sob efeitos dessas substncias no

34

momento em que so admitidos, tendem a cometer suicdio dentro de 24 horas aps ou nas primeiras horas. Um segundo perodo de risco aos jovens que aguardam a deciso da medida durante o perodo da deciso judicial, especialmente quando a deciso de uma medida severa pode ser antecipada.

8.2 Adolescentes em Cumprimento de Medidas de Internao


Comparando-se aos adolescentes que aguardam deciso judicial, aqueles que tendem a cometer suicdio so geralmente mais velhos, com infraes mais graves, e que podem cometer suicdio aps passar um tempo considervel em medida. O suicdio pode ser precipitado por um conflito dentro da instituio com outros internos ou com a direo, uma perda ou conflito familiar, ou uma deciso judicial negativa, tais como a no liberao do Cense para uma atividade externa desejada ou o aumento do tempo de cumprimento da medida socioeducativa.

A privao pode representar uma perda da liberdade, perda de apoio familiar ou social, medo do desconhecido, medo de violncia fsica e/ou sexual, incerteza e medo do futuro, embarao e culpa sobre o ato infracional, e medo ou estresse referente s condies precrias do ambiente. Alm disso, a privao provoca um aumento do estresse decorrente dos conflitos dentro da instituio, vitimizao, frustrao legal e colapso fsico e emocional.

35

9] Fatores de Risco em Comum


Em ambos os casos, os adolescentes apresentam um nmero de caractersticas comuns que podem ser utilizadas no auxlio preveno ao suicdio.

9.1 Fatores Situacionais


Os adolescentes que se encontram em Internao Provisria ou em Internao tendem a cometer suicdio por enforcamento, quando as vtimas so colocadas em alojamentos individuais ou segregados, ou quando a equipe se encontra reduzida, tais como nos plantes noturnos ou fins de semana. Deve-se prestar ateno aos adolescentes que recebem medida disciplinar de isolamento, visto que a segregao pode aumentar o risco do cometimento de suicdio.

9.2 Fatores Psicossociais


Pouco suporte familiar e social, comportamento suicida anterior (especialmente dentro do ltimo ou dos 2 ltimos anos), um histrico de transtorno psiquitrico ou problemas emocionais so comuns entre os adolescentes suicidas. Quaisquer que sejam os estressores e as vulnerabilidades do indivduo, indcios comuns ao cometimento do suicdio parecem ser sentimentos de desesperana, uma diminuio de projetos para o futuro e uma perda da capacidade de adaptao. O suicdio vem a ser visto como a nica sada para os sentimentos de desespero e falta de esperana. Dessa forma, os indivduos que verbalizam esse tipo de sentimentos ou admitem a inteno suicida ou planos para o suicdio devem ser considerados.

36

9.3 Perfis que podem mudar ao longo do tempo


Algumas caractersticas podem ser teis para identificar grupos de alto risco em potencial e que podem precisar de monitoramento e interveno adiante. Mesmo que os programas de preveno ao suicdio sejam empregados adequadamente, as caractersticas que compem o perfil de alto risco podem mudar ao longo do tempo. Condies ambientais podem alterar o perfil de adolescentes de alto risco, particularmente nos Centros de Socioeducao. As caractersticas devem ser consideradas somente como um ponto de ateno para identificar grupos e situaes de alto risco. Sempre que possvel, eles devem ser utilizados para verificar as condies locais e atualizar regularmente as mudanas ocorridas e as que podem ocorrer.

37

10] A Recepo do Adolescente na Unidade


Uma vez que a equipe est capacitada e familiarizada com os fatores de risco do suicdio, o prximo passo implementar uma triagem para os novos adolescentes que ingressam na Unidade. visto que os suicdios em delegacias ou em internao provisria podem ocorrer dentro das primeiras horas, a triagem referente ao suicdio deve ocorrer quase que imediatamente aps a entrada na instituio. Para ser efetiva, ela deve ser realizada no momento em que os adolescentes chegam na Unidade e sempre quando as circunstncias ou condies modificarem. Nos Censes com alta rotatividade e recursos limitados, o monitoramento de todos os adolescentes que ingressaram pode se tornar impossvel. Uma soluo seria realizar o monitoramento para aqueles adolescentes que combinam as caractersticas do perfil de alto risco e aqueles que demonstram sinais de inteno suicida.

Quando h o profissional da sade na composio da equipe do Cense, o monitoramento do suicdio pode ser iniciado dentro do contexto de uma avaliao inicial de sade. O monitoramento do suicdio deve ser uma responsabilidade da equipe do sistema socioeducativo como um todo, devendo estar preparada para verificar a possibilidade de cometimento do suicdio. Dentro do contexto de um Centro Socioeducativo, respostas afirmativas a uma ou mais dos seguintes itens podem ser utilizadas para indicar um aumento do risco e uma posterior necessidade de interveno: O adolescente se encontra em crise de abstinncia.

38

O adolescente expressa altos nveis de vergonha, culpa e preocupao sobre a privao de liberdade. O adolescente expressa desesperana ou medo do futuro, ou mostra sinais de depresso, tais como choro, diminuio de sentimentos e da expresso verbal. O adolescente admite pensamentos frequentes de suicdio. O adolescente j recebeu tratamento anterior decorrente de problemas mentais. O adolescente sofre atualmente de um transtorno psiquitrico ou age de maneira bizarra ou incomum, tais como dificuldade em focar a ateno, falando sozinho, ouvindo vozes. O adolescente fez uma ou mais tentativas de suicdio e/ou admite que o suicdio uma opo frequentemente aceitvel. O adolescente admite ou parece ter poucos recursos de suporte internos e/ou externos.

A verificao das caractersticas do suicdio so essenciais para uma preveno mais efetiva por uma srie de razes: Ela respalda os profissionais do Cense com questes estruturadas nas reas referentes ao suicdio que precisam ser focadas.

39

Quando h pouco tempo disponvel para conduzir a triagem, a checagem atua como um auxiliar de memria para a equipe atuante. O levantamento realizado na triagem facilita a comunicao entre os profissionais que se encontram na instituio. Ela prov o instrumental necessrio para detectar o alto risco de suicdio no perodo de ingresso na Unidade e novamente, quando h mudanas de condies.

importante que os tcnicos de referncia e/ou a equipe de sade do Cense realizem o levantamento para a deteco do suicdio antes de fazerem o encaminhamento Rede. Uma vez que o risco de suicdio foi identificado, deve ser notificado nos pronturios para que a informao seja repassada equipe do outro planto. A checagem referente ao suicdio no se restringe entrada do adolescente no Cense, nem deve ser considerada como ferramenta exclusiva. Ela pode ser utilizada a qualquer tempo no perodo do cumprimento da medida para identificar o risco e a necessidade de interveno.

40

11] Observao Ps-ingresso


Devido possibilidade da ocorrncia de suicdio aps o perodo inicial do cumprimento da medida, no o suficiente monitorar os adolescentes somente no perodo da entrada, mas sim em intervalos regulares de tempo. Para ser efetiva, a preveno ao suicdio deve envolver observao contnua. A equipe socioeducativa deve estar apta para se manter vigilante durante a permanncia do adolescente no Cense. Dessa forma, a equipe pode detectar um possvel cometimento de suicdio de acordo com as seguintes aes: A rotina de segurana deve observar indcios de inteno suicida ou sintomas de choro; insnia; lentido; inquietao ou agitao extrema; sbita mudana de humor; hbitos alimentares ou sono; doao de posses ou bens; perda do interesse em atividades habitualmente desenvolvidas ou relacionamentos; recusa em tomar medicao ou exigncia no aumento da dosagem. Conversas com o adolescente sobre a durao da medida ou outros perodos crticos, tais como a morte de um membro da famlia, pode auxiliar na identificao de sentimentos de desesperana ou inteno suicida. Uma conversa com familiares e amigos prximos do adolescente durante o perodo das visitas pode contribuir na identificao de disputas ou problemas emergentes. As famlias devem ser encorajadas a informar os profissionais sobre a possibilidade dos adolescentes nutrirem desejos suicidas.

41

12] A Continuidade no Monitoramento


Como um monitoramento adequado e contnuo se faz necessrio, o gerenciamento do processo deve ser estabelecido com polticas claras, articuladas e procedimentos que definam responsabilidades para o alojamento, superviso contnua, e intervenes de sade mental voltadas aos adolescentes que so considerados de alto risco.

O monitoramento adequado aos adolescentes em situao de risco essencial, principalmente durante o perodo do planto da noite, quando a equipe se encontra reduzida. importante que o nvel de monitoramento esteja associado ao nvel do risco. Os adolescentes com alto risco requerem superviso constante.

42

13] Interveno Social


Os adolescentes que chegam aos Censes apresentam certas vulnerabilidades ao suicdio. Estas, associadas crise da privao e a estressores contnuos decorrentes do novo ambiente em que se encontram, podem culminar em um colapso emocional e social, levando ao suicdio. O isolamento social e fsico e a falta de acesso aos recursos de suporte intensificam o risco. Dessa forma, um importante elemento para a preveno ao suicdio nos Centros de Socioeducao a interao social significativa.

A maioria dos suicdios tende a ocorrer quando o adolescente isolado do grupo de adolescentes. Assim, quando colocados em alojamentos isolados pode ser gerado um aumento do risco de suicdio. Acomodar o adolescente suspeito em um alojamento compartilhado pode reduzir significativamente o risco, particularmente quando colocado com outros adolescentes que possam ser solidrios e compreenderem a situao do outro. Em alguns casos, o suporte social pode ser fornecido atravs de adolescentes especialmente capacitados para esse fim. Nesse caso, os familiares tambm podem ser uma importante fonte de recursos para o suporte social.

importante perceber, contudo, que se o monitoramento ou as intervenes forem realizados de forma negligente ou pouco cuidadosa

43

podem haver riscos. Os adolescentes com alto risco de cometimento de suicdio que so colocados em alojamentos compartilhados tm maior facilidade de acesso a instrumentos letais. Colegas de alojamento pouco solidrios podem deixar de alertar a equipe se uma tentativa de suicdio ocorrer. Assim, a acomodao de um adolescente potencialmente suicida em um alojamento compartilhado nunca deve ser considerada como um substituto ao suporte social e ao monitoramento adequado pela equipe especializada.

44

14] Ambiente Fsico


O acesso imediato a um mtodo para cometer suicdio um fator importante na determinao ou no do ato. Reduzir esse acesso uma efetiva estratgia de preveno dentro do Cense. Alm da vigilncia permanente, deve-se remover os possveis meios para cometimento do suicdio.

A maioria dos adolescentes comete suicdio por enforcamento, utilizando objetos de vesturio, tais como meias, roupas ntimas, cintos, cadaros, camisetas ou roupas de cama e banho, tais como lenis e toalhas. Um ambiente seguro deve ser um alojamento que no haja pontos de enforcamento e tampouco acesso a materiais letais sem superviso.

Adolescentes em situao de risco podem solicitar recursos restritivos para sua proteo. Devido natureza controversa desses apoios, regras e procedimentos claros devem ser colocados quando forem usados. As regras e os procedimentos devem definir as situaes nas quais os apoios devem ser apropriados, os mtodos para garantir que alternativas menos restritivas sejam usadas primeiro, as questes de segurana, o limite de tempo para o uso dos recursos, a necessidade de monitoramento e superviso enquanto os recursos so utilizados, e acesso aos profissionais de sade mental.

Com o avano da tecnologia, o monitoramento por cmeras tm, em algumas Unidades, substitudo a presena fsica dos educadores sociais na superviso dos adolescentes em risco de suicdio. Contudo, a cmera pode apresentar alguns pontos cegos que, associados distrao do operador, podem gerar problemas.

45

15] Tratamento de Sade Mental


Uma vez que o adolescente foi identificado como sendo de alto risco, a avaliao e o tratamento pela equipe de sade mental da Rede devem ser acompanhados pelos tcnicos de referncia. Contudo, em alguns casos, o acesso a esses profissionais pode ser complicado pelo fato dos recursos da rede de sade disponveis serem limitados.

Como as instalaes do Cense no tero recursos suficientes para atender a todas as necessidades da sade fsica e mental dos adolescentes, no vivel que a equipe assuma todas as responsabilidades que tambm competem Rede. Assim, a fim de suprir as necessidades de sade e sade mental do adolescente, a equipe do Cense precisar criar vnculos fortes com os recursos existentes na comunidade. Isso significa que a Justia, o sistema de sade e sade mental devem estar integrados no servio de preveno ao suicdio. Isso pode exigir a realizao de acordos de cooperao de servios em hospitais gerais, servios de emergncia, instalaes psiquitricas, programas comunitrios de sade mental e outros.

46

16] Ocorrncia de Tentativas de Suicdio


Se uma tentativa de suicdio ocorrer, o relato do incidente e os procedimentos realizados devem ser inseridos em documento oficial de notificao com fins de proporcionar o feedback necessrio para melhorar as bases de preveno ao suicdio. Assim, a equipe de sade, juntamente com a equipe do Cense, deve esclarecer cada incidente em uma tentativa de: reconstruir os eventos importantes relacionados ao suicdio; identificar fatores que podem conduzir morte do adolescente por terem sido despercebidos ou inadequadamente resolvidos; assessorar na adequao da resposta de emergncia; dar continuidade s implicaes polticas para melhorar os esforos de preveno futuros.

Alm disso, educadores sociais e outros profissionais do Cense que experienciaram o suicdio de um adolescente podem sentir uma gama de sentimentos de raiva e ressentimento a culpa e tristeza. Esses indivduos podem se beneficiar de um aconselhamento, de grupos organizados para esse fim ou terapia individual.

47

17] Exposio ao Suicdio


Uma parcela dos suicdios de adolescentes est relacionada vulnerabilidade decorrente da exposio ao suicdio na vida real, ou por meio dos veculos de comunicao, que podem influenciar a prtica do comportamento suicida.

Uma pequena porcentagem de suicdios tambm ocorre em adolescentes vulnerveis que esto expostos ao suicdio na vida real, ou atravs da mdia, ou sob influncia de algum que tenha comportamento suicida. Existem estudos que adotaram, principalmente no que se refere ao suicdio na adolescncia, o termo suicdio contagioso, utilizado para definir um excessivo nmero de suicdios que ocorrem em curtos intervalos de tempo um do outro, ou em proximidades geogrficas (na mesma ala, por exemplo). Um suicdio facilita a ocorrncia de outro, pois a imitao do processo serve como modelo para sucessivos suicdios. Esse contgio pode se dar atravs de contato direto com a vtima, pela amizade com esta, por transmisso da mdia ou por conhecimento de boca a boca. Segundo os autores Gould, Wallenstein & Davidson, 1989; Stone, 1999 citado por Werlang, o suicdio contagioso est relacionado com o mecanismo das epidemias de suicdio, com idene

tificao

48

imitao macia. Devido a essas caractersticas, esse fenmeno pode, portanto, ser comum entre os adolescentes.

Os alojamentos tambm podem ser um dos ambientes propcios ao suicdio em srie. Uma avaliao de suicdios em srie em prises tem sugerido que o aumento do risco de suicdios subsequentes parece estar limitado a um perodo de quatro semanas seguintes ao suicdio inicial, e que parece reduzir ao longo do tempo. Os educadores sociais e a equipe de forma geral precisam estar atentos a esse perodo de aumento do risco. Estratgias para reduzir o risco de contgio do comportamento suicida inclui a proviso de cuidados psiquitricos para adolescentes com transtornos mentais, a remoo ou tratamento daqueles particularmente suscetveis, e uma ateno especial na transmisso de informao sobre o suicdio ocorrido ao tcnico responsvel na Sede da Secretaria de Estado da Criana e da Juventude.

49

18] Sntese das Melhores Prticas


As melhores prticas para a preveno do suicdio nos Censes esto baseadas nos seguintes elementos: Um programa de capacitao, incluindo revises para a equipe do Cense pode auxili-los a reconhecer adolescentes suicidas e responder adequadamente aos que se encontram em risco. Procedimentos para monitorar sistematicamente os adolescentes durante sua chegada na Unidade e por todo o perodo de permanncia, a fim de identificar aqueles que podem apresentar alto risco, so necessrios. Um mecanismo para manter a comunicao entre os membros da equipe a respeito dos adolescentes de alto risco deve ser desenvolvido. Procedimentos por escrito que definam os requisitos mnimos para alojar os adolescentes de alto risco; proviso de suporte social; rotina de monitoramento constante para os adolescentes suicidas graves; e uso apropriado de restrio fsica, quando necessrio. Desenvolvimento de recursos internos suficientes e fortalecimento dos vnculos com os servios de sade mental para assegurar o acesso a profissionais de sade mental quando houver a necessidade de avaliao e tratamento. Desenvolvimento de uma estratgia de notificao quando um suicdio ocorrer com o intuito de identificar meios de melhorar a deteco do suicdio, monitoramento, e gerenciamento dessas situaes de risco nos Censes.

50

19] Os Sinais Precursores do Suicdio


O suicdio no acontece sem aviso. Geralmente, os adolescentes em situao de risco fornecem indcios que antecipam suas intenes, alertando as pessoas que se encontram sua volta. So apelos de ajuda, o que ainda lhes resta de esperana. Deve-se prestar ateno evoluo da medida socioeducativa, para que haja o reconhecimento dos pontos principais de enfoque.

Alguns fatores podem indicar iminente risco de suicdio, merecendo a devida ateno: funcionamento familiar perturbado; experincias emocionais difceis, seja uma perda recente ou um acontecimento traumtico; suicdio na famlia ou em seu crculo de amizades; identificao com o morto, t-lo como modelo; crise de abstinncia devido ao consumo de drogas, lcool ou medicamentos de forma excessiva; fugas, deslocamentos repetidos em famlia ou centros de acolhimento; uma ou vrias tentativas anteriores de suicdio.

Existem trs caractersticas em particular que so prprias do estado das mentes suicidas: 1. Ambivalncia: a maioria das pessoas j apresentou sentimentos confusos de cometer suicdio. O desejo de viver e o desejo de morrer oscilam nesses jovens. H um

51

sentimento de angstia entre sair da dor de viver e um desejo de permanecer vivo. 2. Impulsividade: o suicdio tambm um ato impulsivo. Assim como qualquer outro, o impulso para cometer suicdio transitrio e dura alguns minutos ou horas. geralmente desencadeado por acontecimentos negativos do dia a dia. 3. Rigidez: as pessoas com ideias suicidas constantemente pensam sobre suicdio e no so capazes de perceber outras maneiras de sair do problema. tendem a pensar de maneira rgida e drstica.

A maioria das pessoas com risco de suicdio comunica seus pensamentos e intenes suicidas. todos esses pedidos de ajuda no podem ser ignorados. Mensagens diretas Mensagens verbais: seria melhor se eu morresse, vocs no me vero por muito tempo.... Ameaas de suicdio: vou me matar, quero morrer.... Comportamentos autodestrutivos e perigosos.

Mensagens indiretas Referir-se ao suicdio de modo indireto: sou intil, vocs estaro melhor sem mim, fazer piadas sobre suicdio.... Preparar-se para uma viagem, redigir cartas de adeus. Interessar-se por temas relativos morte. transtornos do apetite. transtornos do sono (insnia ou hipersonia). Falta de energia ou grande agitao. Perda de interesse e prazer nas atividades. tristeza, choro, falta de coragem.

52

Indeciso. Irritabilidade. Alta impulsividade. Sentimentos de desvalorizao, baixa autoestima. Ansiedade aumentada. Retraimento e busca da solido.

Comportamentos Dificuldade de concentrao. Diminuio no rendimento escolar. Descuido com a aparncia. Consumo excessivo de lcool, drogas lcitas e ilcitas e/ou medicamentos, quando o adolescente se encontra em cumprimento de medida de Semiliberdade. Quando o educando se encontra em internao provisria, deve-se prestar ateno a uma possvel crise de abstinncia.

Suicdio Fato e Fico


FICO Pessoas que ficam ameaando suicdio no se matam. Quem quer se matar, mata-se mesmo. Suicdios ocorrem sem avisos. Melhora aps a crise significa que o risco de suicdio acabou. Nem todos os suicdios podem ser prevenidos. Uma vez suicida, sempre suicida. FATO A maioria das pessoas que se matam deu avisos de sua inteno. A maioria dos que pensam em se matar tem sentimentos ambivalentes. Suicidas frequentemente do ampla indicao de sua inteno. Muitos suicdios ocorrem em um perodo de melhora, quando a pessoa tem a energia e a vontade de transformar pensamentos desesperados em ao autodestrutiva. Verdade, mas a maioria pode ser prevenida. Pensamentos suicidas podem retornar, mas eles no so permanentes e em algumas pessoas eles podem nunca mais retornar.

Extraido do documento Preveno do Suicdio: Um manual para profissionais da sade em ateno primria. Organizao Mundial de Sade. Genebra, 2000

53

20] Como Ajudar o Adolescente com Risco de Suicdio?


Quando a pessoa diz Eu estou cansado da vida ou No h mais razo para eu viver, ela geralmente rejeitada, ou, ento obrigada a ouvir sobre outras pessoas que estiveram em dificuldades piores. Nenhuma dessas atitudes ajuda a pessoa com risco de suicdio.

O contato inicial com o adolescente em risco muito importante. O primeiro passo achar um lugar adequado, onde uma conversa possa ser mantida com privacidade razovel. O prximo passo reservar o tempo necessrio. Pessoas com ideao suicida usualmente necessitam de mais tempo, e o profissional precisa estar preparado mentalmente para lhes dar ateno. A tarefa mais importante ouvi-las efetivamente. Conseguir esse contato e ouvir por si s o maior passo para reduzir o nvel de desespero suicida. importante que a equipe tambm se remeta s mensagens indiretas. Alm do que dito pelo adolescente, existem outras formas de manifestar a inteno do ato. todas as formas de manifestao merecem a devida ateno, mesmo quando h a possibilidade de manipulao por parte do adolescente, visto que a manipulao por si s j um risco.

54

Como se comunicar Ouvir atentamente, ficar calmo. Entender os sentimentos da pessoa (empatia). Dar mensagens no verbais de aceitao e respeito. Expressar respeito pelas opinies e pelos valores da pessoa. Conversar honestamente e com autenticidade. Mostrar sua preocupao, seu cuidado e sua afeio.

Como no se comunicar Interromper muito frequentemente. Ficar chocado ou muito emocionado. Dizer que voc est ocupado. tratar o educando de maneira que o coloque em uma posio de inferioridade. Fazer comentrios invasivos e pouco claros. Fazer perguntas indiscretas.

Uma abordagem calma, aberta, de aceitao e de no julgamento fundamental para facilitar a comunicao.

Oua com cordialidade, Trate com respeito, Empatia com as emoes, Cuidado com o sigilo.

55

Como abordar o adolescente Quando a equipe suspeita da possibilidade de um comportamento suicida, os seguintes aspectos necessitam ser avaliados: Estado mental atual e pensamentos sobre morte e suicdio. Plano suicida atual quo preparada a pessoa est, e quo cedo o ato est para ser realizado. Sistema de apoio social da pessoa (famlia, amigos, etc.).

A melhor maneira de descobrir se uma pessoa tem pensamentos de suicdio perguntar para ela. Ao contrrio da crena popular, falar a respeito de suicdio no coloca a ideia na cabea das pessoas. De fato, elas ficaro muito agradecidas e aliviadas de poder falar abertamente sobre os assuntos e as questes com os quais esto se debatendo.

Como perguntar? No fcil perguntar para uma pessoa sobre sua ideao suicida. importante aproximar-se do assunto gradualmente. Algumas questes teis so: voc se sente triste? voc sente que ningum se preocupa com voc? voc sente que a vida no vale mais a pena ser vivida?

Quando perguntar? Quando a pessoa tem o sentimento de estar sendo compreendida. Quando a pessoa est confortvel falando sobre seus sentimentos. Quando a pessoa est falando sobre sentimentos negativos, de solido, desamparo, etc.

56

O que perguntar? 1.Descobrir se a pessoa tem um plano definido para cometer suicdio: voc fez algum plano para acabar com sua vida? voc tem uma ideia de como voc vai faz-lo?

2. Descobrir se a pessoa tem os meios para se matar: Os meios so facilmente disponveis para voc?

3. Descobrir se a pessoa fixou uma data: voc decidiu quando voc planeja acabar com sua vida? Quando voc est planejando faz-lo?

todas essas questes precisam ser perguntadas com cuidado, preocupao e empatia.

57

21] Classificao do Risco de Suicdio


importante que cada adolescente seja atendido de forma diferenciada, de acordo com a classificao dos tipos de risco e as caractersticas apresentadas. Baixo risco A pessoa teve alguns pensamentos suicidas, como Eu no consigo continuar, Eu gostaria de estar morto, mas no apresenta uma ideao.

Ao necessria Oferecer apoio emocional. O tcnico de referncia deve encaminhar o adolescente para um profissional de sade mental ou um mdico.

Mdio risco A pessoa tem pensamentos e planos de cometer suicdio imediatamente.

Ao necessria Oferea apoio emocional, trabalhe com os sentimentos suicidas da pessoa. O tcnico de referncia deve encaminhar o adolescente a um psiquiatra, ou mdico, e marcar uma consulta o mais breve possvel. O tcnico de referncia que atende o adolescente deve reforar a importncia do apoio dado pelas famlias, pelos amigos e colegas.

58

Alto risco A pessoa tem um plano definido, tem os meios para faz-lo, e planeja faz-lo imediatamente. Deve-se prestar especial ateno queles que realizaram tentativas recentes.

Ao necessria Estar junto da pessoa. Nunca deix-la sozinha. Fazer um contrato. Extraia uma promessa do indivduo de que ele no vai cometer suicdio sem que se comunique com a equipe e por um perodo especfico. O tcnico de referncia do adolescente deve entrar em contato com um profissional da sade mental ou mdico para providenciar encaminhamento adequado (hospitalizao). Informar a famlia.

59

22] Encaminhando o Adolescente com Risco de Suicdio


Ateno aos seguintes itens! Quando encaminhar? Quando a pessoa tem: doena psiquitrica; histrias de tentativas de suicdio anteriores; histria familiar de suicdio, alcoolismo ou doena mental; doena fsica; nenhum apoio social.

Como encaminhar? Explicar ao adolescente a razo do encaminhamento para o atendimento mdico. Manter contato peridico.

60

23] Recursos da Comunidade


As fontes de apoio usualmente disponveis so: famlia; amigos; colegas; igrejas; centros de crise; profissionais de sade.

Como obter esses recursos? tente conseguir permisso do adolescente para mobilizar quem possa ajud-lo, e depois entre em contato com essas pessoas. Mesmo que a permisso no seja dada, tente localizar algum que seria particularmente compreensivo com ele. Fale com o jovem e explique que algumas vezes mais fcil falar com um estranho do que com uma pessoa amada, para que ele (a) no se sinta negligenciado ou ferido. Fale com as pessoas de apoio sem acus-las ou faz-las sentirem-se culpadas. Assegure novamente seu apoio nas aes que sero tomadas. Fique atento, tambm, s necessidades dos que se propuseram a ajudar.

61

24] O Que Fazer e o Que No Fazer


O que fazer Ouvir, mostrar empatia, e ficar calmo. Ser afetuoso e dar apoio. Leve a situao a srio e verifique o grau de risco. Pergunte sobre tentativas anteriores. Explore as outras sadas, alm do suicdio. Pergunte sobre o plano de suicdio. Identifique outras formas de dar apoio emocional. tome atitudes, consiga ajuda. Se o risco grande, fique com a pessoa. O que no fazer Ignorar a situao. Ficar chocado ou envergonhado e ou em pnico. Falar que tudo vai ficar bem. Desafiar a pessoa a continuar em frente. Fazer o problema parecer trivial. Dar falsas garantias. Manter a situao em segredo. Deixar a pessoa sozinha.

62

25] Consideraes Finais


Assim como os fatores de risco podem levar ao suicdio, existem outros que podem servir de proteo para este, atuando como elementos que, de certa forma, apoiam a deciso do adolescente em desconsiderar a autodestruio como sada possvel. Entre os principais fatores protetores encontram-se a boa relao com os membros da famlia, boas habilidades sociais, busca por ajuda e conselhos, senso de valor pessoal, abertura para novas experincias e aprendizados, receptividade com a ajuda dos outros e desenvolvimento de projetos de vida; valores culturais, lazer, esporte, religio, boas relaes com amigos, colegas, professores e outros adultos, apoio de pessoas relevantes e amigos que no usem drogas; e, por fim, uma dieta saudvel, boa qualidade do sono e atividade fsica.

Dessa forma, faz-se necessrio que programas e estratgias de preveno dos comportamentos suicidas sejam includos na pauta das polticas de educao e sade pblica, uma vez que a perda prematura de adolescentes por suicdio pode e deve ser evitada.

Compromisso,

sensibilidade,

conhe-

cimento, preocupao com outro ser humano e a crena de que a vida um aprendizado que vale a pena so os principais recursos que os profissionais tm; apoiados nisso eles podem ajudar a prevenir o suicdio.

63

26] Sugestes de Apoio


Abaixo segue uma indicao de um rgo no governamental caso haja interesse em se obter mais informaes sobre o assunto abordado neste caderno ou conhecer os locais de atendimento na sua cidade ou regio.

Centros de Informao
Centro de valorizao da vida (Cvv) www.cvv.org.br Rua Carneiro Lobo, 35 Curitiba - PR, 80240240 (0xx41) 3342-4111

64

Leituras Recomendadas
BRASIL. Ministrio da Sade. Cadernos juventude, sade e desenvolvimento. Braslia: Ministrio da Sade, 1999. p.75-79. DOLtO, Franoise. Los suicidios de adolescentes: una epidemia ocultada. In: ______. La causa de los adolescentes: el verdadero lenguaje para dialogar con los jvenes. Barcelona: Seix Barral, 1990. p. 107-126.

INFANtE, Domingos Paulo. O suicdio na adolescncia. In: SAItO, M. I.; SILvA, L. E. v. (Org.). Adolescncia: preveno e risco. So Paulo: Atheneu, 2001. p. 399-403. LUZ, Maria teresa Machado; CAStRO E SILvA, Ricardo de. vulnerabilidade e adolescncias. In: BRASIL. Ministrio da Sade. Cadernos juventude, sade e desenvolvimento. Braslia: Ministrio da Sade, v. 1, p.93-96, 1999.

SAGGESE, Edson; LEItE, Lgia Costa. Sade mental na adolescncia: um olhar sobre a reabilitao psicossocial. In: BRASIL. Ministrio da Sade. Cadernos juventude, sade e desenvolvimento. Braslia: Ministrio da Sade, v. 1, p.197-205, 1999.

A questo do suicdio encontra-se tambm implicada nas artes, na msica e no cinema, podendo-se indicar alguns filmes para estudo e posterior anlise referente temtica, visto que apenas a sua exibio no suficiente, devendo haver uma fundamentao no debate sobre as questes presentes nos roteiros.

65

Virgens Suicidas (EUA, 2000) Direo: Sophia Coppola Sociedade dos Poetas Mortos (EUA, 1989) Direo: Peter Weir Viver e Morrer em Los Angeles (EUA, 1985) Direo: Willian Friedkin Thelma e Louise (EUA, 1991) Direo: Ridley Scott Sete Vidas (EUA, 2008) Direo: Gabriele Muccino Invases Brbaras (Canad, 2003) Direo: Denys Arcand

66

ANEXO
PROTOCOLO DE ATENDIMENTO
NVEIS DE RISCO Baixo risco Apresenta pensamentos de morte, derrotistas e de menos valia, tais como Eu no consigo continuar, Eu gostaria de estar morto, ao mesmo tempo em que possui o desejo de viver, com energia para investir em objetivos de vida.

Ao necessria Oferecer apoio emocional, procurando acolher e escutar o que o adolescente tem a dizer. Encaminhar o adolescente ao tcnico de referncia para avaliao do caso e verificar a necessidade de tratamento, realizando os devidos encaminhamentos rede. Comunicar toda a equipe que acompanha o adolescente, com os devidos cuidados na forma de aviso e respeitando-se o sigilo necessrio. Manter contato com o adolescente em intervalos regulares pela equipe de referncia.

Mdio risco tem pensamentos e ideias, mas no tem planos de cometer suicdio.

67

Ao necessria Oferecer apoio emocional. Encaminhar o adolescente ao tcnico de referncia para avaliao do caso e verificar a necessidade de tratamento, realizando os devidos encaminhamentos rede. Comunicar toda a equipe que acompanha o adolescente, com devidos cuidados na forma de aviso e respeitando-se o sigilo necessrio. Manter contato com o adolescente em intervalos regulares pela equipe de referncia. Informar a famlia.

Alto risco A pessoa tem um plano definido e dispe dos meios para faz-lo. Deve-se disponibilizar especial ateno para aqueles que realizaram tentativas recentes.

Ao necessria Estar junto ao adolescente. No deix-lo sozinho. Conversar e tentar remover os possveis meios para se cometer suicdio. Fazer um combinado, enquanto o auxlio no chega. Entrar em contato com um profissional de sade mental ou mdico, o mais rpido possvel, para providenciar encaminhamento de emergncia adequado. Informar a famlia.

68

Encaminhando o paciente com risco de suicdio Como encaminhar Explicar ao adolescente a razo do encaminhamento. Observar possveis riscos de tentativas durante o trajeto. Aps retorno ao Cense, o acompanhamento deve ser realizado mantendo-se uma postura neutra sobre a situao. O acontecimento sobre o fato ocorrido deve permanecer entre a equipe tcnica e os envolvidos. importante evitar a divulgao de informaes desnecessrias que no contribuem no tratamento do adolescente. Como proceder aps o retorno ao Cense Manter postura adequada, de neutralidade, durante esse perodo. No divulgar informaes desnecessrias que no contribuam no tratamento do adolescente. O fato ocorrido deve permanecer entre a equipe tcnica e os envolvidos no processo socioeducativo do jovem educando. Promover aes de sensibilizao da equipe e dos outros adolescentes, caso haja necessidade.

O que fazer e o que no fazer O que no fazer Ignorar a situao. Ficar chocado ou envergonhado e em pnico. Falar que tudo vai ficar bem. Desafiar o adolescente a continuar em frente. Fazer o problema parecer trivial. Dar falsas garantias.

69

Jurar segredo. Deixar a pessoa sozinha.

O que fazer Ouvir, mostrar empatia, e ficar calmo. Ser afetuoso e dar apoio. Leve a situao a srio sempre e verifique o grau de risco. Pergunte sobre tentativas anteriores. Pergunte sobre o que o adolescente pensa que est acontecendo com ele. Ganhe tempo faa um combinado. Identifique outras formas de dar apoio emocional. Remova os meios, se possvel. tome atitudes, consiga ajuda. SE O RISCO GRANDE, FIQUE COM A PESSOA!

Caso haja identificao de alto risco de suicdio, o adolescente deve ser encaminhado imediatamente ao pronto-atendimento. importante ficar prximo para evitar tentativas durante o trajeto e garantir a chegada do adolescente em segurana.

Aps a tentativa de suicdio, o adolescente deve ser imediatamente encaminhado para avaliao clnica de urgncia, para verificao de possveis sequelas. A equipe de sade do Cense deve encaminha-lo rede e realizar o acompanhamento do adolescente. Posteriormente, ele deve ser encaminhado para avaliao psiquitrica e iniciar o atendimento com equipe multidisciplinar.

70

Durante o perodo da noite, quando no h tcnico disponvel, os encaminhamentos aos servios de urgncia das Unidades Bsicas de Sade e dos prontos-socorros devem ser realizados pelos educadores de planto.

Alm do evento agudo, deve ser priorizado o cuidado contnuo em todos os momentos, mesmo quando o adolescente aparenta melhora. Na maioria das vezes, a manuteno desse cuidado poder evitar novas tentativas. O acompanhamento frequente se faz necessrio!!!

71

Referncias
AMERICAN Psychiatric Association: Diagnostic and statistical manual of mental disorders. Fourth Edition. Washington, DC, American Psychiatric Association, 1994. BOUCHARD, G. Suicdio na adolescncia. Disponvel em: <www.psychomedia.qc.ca/ dart7.htm>.

BRASIL. Secretaria de Estado da Criana e da Juventude. Cadernos do IASP - Compreendendo o Adolescente. Curitiba, 2006.

FILHO, L. M. Abaixar a idade de imputabilidade penal. Associao Brasileira Multiprofissional de Proteo Infncia e Adolescncia. Rio de Janeiro. Ago. 2001. Disponvel em: <http://www.abrapia.org.br/antigo/a_noticia_comentada/noti-

cias_comentadas/>.

MANN, J. J. A current perspective of suicide and attempted suicide. Annual International Medicine. 2002. p. 136, 302-311.

PREvENO do suicdio: um manual para profissionais da sade em ateno primria. transtornos mentais e comportamentais. Departamento de Sade Mental. Genebra, 2000.

PREvENtING suicide: a resource for prison officers. Mental and behavioural disorders. Department of Mental Health. World Health Organization. Geneva. 2000.

72

RESMINI, ENIO A. M. . Suicdio na adolescncia. Psychiatry on-line Brazil. Jan. 1997. Disponvel em: <http://www.polbr.med.br/arquivo/suicidio.htm>.

RESOLUO RDC n. 101, de 30 de maio de 2001.

WERLANG, B. S. G.; BORGES,v. R. ; FENStERSEIFER, L. Fatores de risco ou proteo para a presena de ideao suicida na adolescncia. Revista Interamericana de Psicologa/Interamerican Journal of Psychology. - 2005, vol. 39, num. 2 p. 259-266. Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

73

Socioeducador, faa aqui suas anotaes

74

75

Governo do Paran

CEDCA

You might also like