You are on page 1of 17

AS FONTES DE INFORMAO AMBIENTAL: UMA ANLISE SOBRE A SUA APLICABILIDADE PELOS PROFISSIONAIS DA SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE NO PAR

(SEMA/PA) Paulo Cesar Chagas Maia


Resumo: O artigo discute conceitos e caractersticas da informao ambiental sob o aspecto de vrias teorias, denominaes do bibliotecrio e do educador ambiental como usurios da informao ambiental. Nesta esteira faz uma anlise da Rede Internet como canal de acesso a outras fontes de pesquisa e sob essa fundamentao terica apresenta uma pesquisa de campo para analisar como os profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Par (SEMA/PA) utilizam as fontes de informao ambiental em seus servios e como essas informaes contribuem nas aes tcnicas e educativas desses profissionais. A proposta metodolgica da pesquisa foi um estudo de caso de carter qualitativo, onde foram priorizados os discursos e os conhecimentos dos atores sociais. Esses atores so os profissionais da informao (bibliotecrios) e educadores ambientais (gegrafos, pedagogos, bilogos, engenheiros florestais e outros) que atuam na rea de gesto ambiental da SEMA, num total de 18 profissionais selecionados. Ficou constatado nesse trabalho que os profissionais utilizam as fontes de pesquisa para acessar a informao com a finalidade de subsidiar a elaborao de relatrios, projetos, programas, cartilhas ambientais, jogos educacionais e informativos, alm de disponibilizar a informao ambiental por meio de oficinas, palestras, seminrios, stio da SEMA e na distribuio de kits ambientais. Palavras-chave: Meio ambiente - Fontes de informao; Informao ambiental Servios de Informao; Educao Ambiental Fontes de Informao

1 INTRODUO A informao se apresenta como matria prima essencial na produo de bens e servios e o profissional que conseguir transform-la em conhecimento ter grandes chances de solucionar ou amenizar os problemas da ao do homem sobre a natureza, bem esse duramente afetado nas ltimas quatro dcadas.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

54

A importncia social do presente artigo propiciar, ao bibliotecrio e ao profissional da educao ambiental, a identificao, no contexto da sociedade da informao, das vantagens e das dificuldades em acessar e aplicar as fontes de informao especializadas na rea do meio ambiente. A busca pela informao se concentra no ncleo de documentao da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), principalmente quando os profissionais dessa rea tm acesso a uma grande quantidade de documentos na rea do meio ambiente, por meio de uma variedade de suportes tecnolgicos que ajudam no uso e na aplicao da informao no processo de tomadas de decises, contribuindo de maneira significativa para a gesto ambiental. O presente estudo tem como finalidade central analisar como as fontes de informao ambiental, mais especificamente as usadas na pesquisa via internet so aplicadas pelos profissionais da SEMA. A grande dificuldade encontrada nessa pesquisa concentra-se no manuseio das fontes de pesquisa especializadas em meio ambiente pelos profissionais que tem a informao como objeto de trabalho ou estudo. A falta de capacitao por meio de treinamentos para o acesso s novas tecnologias e da educao continuada do bibliotecrio, no que diz respeito uso das fontes de informao, dificulta a recuperao da informao segura, rpida e de qualidade. A abordagem metodolgica da pesquisa foi um estudo de caso qualitativo, em que foram priorizados os discursos e os conhecimentos dos atores sociais. Esses atores so os profissionais da informao (bibliotecrios) e educadores (gegrafos, pedagogos, bilogos e outros) que atuam na rea ambiental em recursos hdricos e unidades de conservao da SEMA, num total de 18 profissionais selecionados.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

55

2 A INFORMAO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA TERICA Na sociedade contempornea, a informao desempenha um importante papel nas relaes entre os seres humanos, inserida que est nas atividades intelectuais, financeiras, comerciais e pessoais, disponibilizada por meio de uma diversidade de formatos e suportes. A sua produo, organizao, domnio e transformao podem causar mudanas polticas, culturais e econmicas de uma regio ou nao (SANTOS; SILVA, 2006, p. 6). Para Barros (2004, p. 39), a informao vem ganhando cada vez mais importncia na humanidade, j que ela reduz a insegurana, revela alternativas adicionais ou estimula os indivduos ao na busca de um ambiente sadio e agradvel para todos. Constitui-se num insumo de fundamental relevncia na gerao do conhecimento, possibilitando de modo eficiente a satisfao das diversas demandas da populao, isto , a sua necessidade dada pela possibilidade de conhecimento que ela representa, o que pode ser recuperado e utilizado produtivamente nas variadas atividades da sociedade. Segundo Le Coadic (2004, p. 4), a informao definida como sendo:
um conhecimento inscrito (registrado) em forma escrita (impressa ou digital), oral ou audiovisual, em um suporte. A informao comporta um elemento de sentido. um significado transmitido a um ser consciente por meio de uma mensagem inscrita em um suporte espacial-temporal: impresso, sinal eltrico, onda sonora etc. Essa inscrio feita graas a um sistema de signos (a linguagem), signo este que um elemento da linguagem que associa um significante a um significado: signo alfabtico, palavra e sinal de pontuao.

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

56

Nessa direo essa pesquisa analisou como a informao ambiental ou ecolgica se relaciona e se integra com as vrias cincias que estudam o conhecimento humano resultante das inquietaes e problemas relacionados questo do meio ambiente. Marcatto (2005, p.24), baseada na Coveno de Aarhus1, conceitua informao ambiental como qualquer informao em forma escrita, audvel, eletrnica ou em outro material qualquer, relativa ao meio ambiente. Essa informao seria sobre o ar, a gua, o solo, a diversidade biolgica, os organismos geneticamente modificados, as polticas, os planos e programas ambientais. Nesse momento, a informao ambiental tem um importante papel de colocar aos indivduos os problemas e solues viveis sobre a questo, alm de controlar e armazenar a documentao pertinente produzida sobre os assuntos ligados ao meio ambiente. A sua principal caracterstica a inter e multidisciplinaridade, pois leva em considerao conceitos cientficos, sociais e filosficos. Trata-se de uma rea ligada a campos cientficos distintos como a Medicina, Direito, Geografia, Biologia, Geologia e Cincias Sociais (CARIB, 1992, p. 41). A identificao dos conceitos e caractersticas da informao ambiental importante para compreenso e utilizao de trabalhos realizados por tcnicos, pesquisadores e para a sociedade em geral que se interessem pela pesquisa, bem como para a conscientizao das pessoas sobre a preservao do meio ambiente.

A Conveno de Aarhus foi realizada em 25 de junho de 1998 na cidade dinamarquesa de Aarhus, durante 4 Coferncia Ministerial Ambiente para Europa, com a finalidade de garantir os direitos do cidado no que se refere ao acesso a informao e a participao do pblico em matria de ambiente.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

57

2.1 OS USURIOS DA INFORMAO AMBIENTAL Na rea da informao so vrios os conceitos e acepes sobre a definio do termo usurio, ou seja, aquele indivduo que de fato dela necessita e faz seu uso em pesquisas ou utiliza como subsdio nos seus trabalhos tcnicos. Segundo Sanz-Casado apud Santiago e Paiva (2008, p. 2), usurio aquele indivduo que necessita de informao para o desenvolvimento de suas atividades, sendo beneficiados com os servios das unidades de informao. Dentre os usurios da informao ambiental, encontramse os funcionrios dos rgos governamentais formuladores de polticas e legislao, das empresas privadas, das organizaes no governamentais de meio ambiente, das entidades nacionais e internacionais, pesquisadores, cidados e a mdia. Esses usurios demandam informaes de todos os tipos, como dados estatsticos, tecnologias, pesquisas, teses, legislaes, estudos e relatrios de impactos ambientais, instituies e especialistas, eventos, etc. (TAVARES; FREIRE, 2003, p. 213). Algumas categorias de profissionais atuam como intermedirios no processo de transferncia informacional. Nesse grupo, possvel incluir o bibliotecrio e o educador ambiental, que utilizam a informao como ferramenta de trabalho. Curiosamente, esses profissionais, muitas vezes, atuam tambm como usurios da informao, quando buscam documentos para atender s suas necessidades de usabilidade na pesquisa. O bibliotecrio tm na informao o seu instrumento de trabalho, possuindo um papel especial na rea ambiental, pois precisam filtrar os documentos de qualidade para dar suporte em suas atividades tcnicas, com intuito de disponibilizar e criar aos usurios informaes seguras, estratgicas e com eficcia, para responder s suas necessidades e s demandas dos principais servios e produtos da biblioteca.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

58

Na rea do meio ambiente, como em outras reas do conhecimento humano, o bibliotecrio tem a funo de ser um agente socializador e disseminador da informao ambiental, ou seja, tem um papel de fornecer informaes com o intuito de alcanar um comportamento ecologicamente correto, gerar pensamentos crticos e atitudes conscientes em relao preservao do nosso ecossistema. Ele desempenha um papel de suma importncia, agindo como formador de opinio e como agente conscientizador da problemtica ambiental (MARTINS; CIPOLAT, 2006, p. 179). Os educadores ambientais so profissionais envolvidos com a prtica da educao voltada para a promoo de mudanas que permeiam o cotidiano de todos os indivduos e instituies ligadas com a sustentabilidade do meio ambiente. As aes desses educadores so coletivas e devem ser voltadas s atividades de proteo, recuperao e melhoria socioambiental. Segundo Quintas (1995, p. 16), o educador ambiental aquele
capaz de construir e reconstruir, num processo de ao e reflexo, o conhecimento sobre a realidade, de modo dialgico, com sujeitos envolvidos no processo educativo. O educador deve estar capacitado para atuar como catalizador de processos educativos que respeitem a pluralidade e diversidade cultural, fortalecendo a ao coletiva e proporcionando a compreenso da problemtica ambiental.

Esses educadores so grupos de profissionais de vrias instituies, que atuam no campo da educao ambiental e da educao popular. Eles desenvolvem processos formativos de educao destinados totalidade da base territorial onde atuam, ou seja, so grupos de pessoas que compartilham suas vises e interpretaes sobre o meio ambiente (PROFEA, 2006, p. 33-34).

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

59

3 CONCEITUALIZAO DAS FONTES DE INFORMAO As fontes de pesquisa constituem-se em um veculo de busca e de acesso informao de significativa importncia no desenvolvimento da pesquisa cientfica e na disseminao de documentos. Barros (2007, p. 9) argumenta que descobrir e saber usar algumas fontes da informao (ferramentas de acesso e busca) so condies essenciais para que o usurio consiga realmente se inteirar com eficincia de pelo menos parte de sua rea de atuao. Desse modo, as fontes de informao so elos entre o conhecimento existente e o pesquisador. Tomando outra perspectiva de fontes de pesquisa, Cunha (2001, p. 2) conceitua como:
quaisquer recursos que respondam a uma demanda de informao por parte dos usurios, incluindo produtos e servios de informao, pessoas ou rede de pessoas. Elas so classificadas em: fontes primrias que contm as novas informaes de fatos acontecidos (peridicos, legislaes, relatrios tcnicos, projetos), fontes secundrias que so os organizadores dos documentos primrios e guiam o leitor para eles (base de dados, livros, internet, banco de dados) e tercirias que tm como funo principal ajudar o leitor na pesquisa das fontes primrias e secundrias, sendo sinalizadores de localizao (bibliotecas, centros de informao, diretrios).

Dominar o uso e acesso fontes de fundamental importncia para a pesquisa e para tomada de decises de profissionais que a utilizam, com o objetivo de informar a sociedade, sempre levando em considerao as vantagens que ela pode trazer para o usurio, dentre as quais destacam-se as seguintes: rapidez nas buscas das pesquisas; segurana no acesso informao; economia de tempo e informao de qualidade e gratuita.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

60

3.1 A INTERNET INFORMAO

COMO

CANAL

DE

ACESSO

A internet vista atualmente como uma importante fonte eletrnica de acesso informao, em face s facilidades de busca que ela representa, principalmente servindo de canal para o acesso e manuseio de outras fontes de informao. A grande rede possibilita ao usurio acessar e achar as principais informaes sobre cada rea de atuao, possibilitando uma disponibilidade maior de informao e uma interao imediata com outros indivduos. Para Barros (2004, p. 210), a rede mundial de computadores tornou-se
uma indispensvel fonte de pesquisa para os diversos campos do conhecimento. Isso porque representa hoje um extraordinrio acervo de dados que esta colocado disposio de qualquer pessoa do planeta, podendo ser acessada com extrema facilidade, graas aos sofisticados recursos informacionais disponveis. A Internet liga milhes de sistemas, onde inclui museus, universidades, revistas, correios, bibliotecas e outros.

4 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS A proposta dessa pesquisa metodolgica est focada em duas partes. No primeiro momento, foi feita uma pesquisa bibliogrfica com a finalidade de localizar trabalhos em livros, peridicos e artigos cientficos j publicados sobre o assunto como base terica para realizao da monografia. Nessa linha de orientao, sustenta Almeida (1992, p. 30) que esse tipo de pesquisa propicia conhecer as contribuies culturais ou cientficas que
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

61

tenham sido publicadas em todas as reas do conhecimento humano. No segundo momento, prosseguiu-se com o trabalho de campo da pesquisa, a fim de verificar como os atores sociais envolvidos no trabalho utilizam as fontes de informao ambiental como suporte aos seus trabalhos institucionais e de que forma contribuem no processo de tomada de decises, no que se refere a procedimentos de gesto ambiental no mbito da SEMA. Essa anlise foi um estudo de caso de nfase qualitativa, em que foram priorizados os discursos e os conhecimentos dos atores sociais. Nesse tipo de investigao procura-se reduzir a distncia entre a teoria e os dados, entre o contexto e ao usando a lgica da compreenso dos fenmenos pela sua descrio e interpretao (TEIXEIRA, 2003, p.127). 5 OS RESULTADOS E DISCUSSES As categorias de pesquisa sero identificadas e analisadas pela expresso tcnico quando nos referimos aos discursos dos profissionais da informao (bibliotecrio) e educador quando analisamos os contedos dos educadores ambientais (bilogos, pedagogos e outros). Os bibliotecrios da unidade de informao da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) possuem um papel importante no processo de gesto ambiental da Secretaria, pois utilizam a informao como ferramenta de trabalho, disponibilizando servios e produtos que iro satisfazer os anseios e necessidades informacionais dos usurios. Segundo a opinio de cinco tcnicos entrevistados, considera-se que o manuseio das fontes via internet facilita o acesso de informaes especializadas em meio ambiente, por possuir uma variedade de stios ambientais, facilitando os servios operacionais e gerenciais dos bibliotecrios e possibilitando uma maior divulgao e
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

62

disseminao dos documentos. Mas alertam para o cuidado em considerar a procedncia (credibilidade) das informaes disponveis nas fontes de pesquisa e verificar o renome da instituio e o tipo de informao que pretende acessar. Dentre esses profissionais, dois tcnicos acreditam que as fontes de pesquisa so excelentes ferramentas de trabalho para subsidiar o processo da gesto da informao ambiental, pois, em posse da informao de qualidade, o profissional poder tomar decises planejadas com a preparao de planos de ao e projetos que ajudam nas suas atividades tcnicas, possibilitando o surgimento de novas alternativas para se criar, obter e oferecer novos produtos informacionais aos usurios. Para os bibliotecrios, a informao ambiental acessada nas fontes de pesquisa considerada estratgica, pois possibilita um melhor andamento e preciso nas atividades administrativas e gerenciais dos servios bibliotecrios, ou seja, surgem novas idias e as informaes so facilmente processadas e disseminadas. Com o uso das principais fontes de pesquisa pelos tcnicos, so produzidos produtos informacionais oferecidos pela unidade de informao da SEMA, tais como bases de dados, cartilhas ambientais e o kit ambiental, que so divulgados e disseminados para a sociedade por meio do stio e da unidade de informao desta secretaria, alm de viagens educativas com a programao de oficinas e seminrios. Os tcnicos se consideram intermediadores da informao porque se promovem como elo entre o usurio e a informao. Nesse momento, possvel verificar as seguintes afirmaes de dois tcnicos:
Sou intermediador da informao, pois filtro e socializo a informao para a sociedade por meio da consulta de vrias fontes de pesquisa na internet e repasso os levantamentos bibliogrficos de interesse para os usurios via e-mail (tcnico ).
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

63

Presume-se que todas essas informaes so baseadas nos relatos de profissionais bibliotecrios experientes que usam a informao como instrumento de trabalho, mas precisam estar constantemente atualizados, com uma educao continuada que possibilite criar novas opes nos servios da biblioteca. Os educadores ambientais, como j foi mencionado, so profissionais que esto em contato dirio com a informao ambiental, ou seja, desenvolvem atividades de gesto e educativas voltadas sensibilizao da sociedade, principalmente para os emergentes problemas ambientais produzido pela ao do homem sobre a natureza. Esses educadores da SEMA apontam solues viveis para a sustentabilidade do meio ambiente, independente da rea de atuao, pois exercem constantemente atividades estratgicas com o objetivo de preservar a fauna e flora em nossa regio. Os educadores consideram fcil o manuseio da internet para acessar a informao ambiental, por se conseguir muitas informaes de modo rpido e prtico, com um espao de tempo menor na hora da pesquisa. Isso pode ser constatado nas seguintes afirmaes:
A internet nos dias de hoje, requer curiosidade e dedicao quando nos propomos a us-la como fonte de pesquisa, stios muitos importantes e confiveis apresentam uma quantidade significativa de informaes verdicas, portanto, facilitam em muito os trabalhos relacionados com a questo ambiental (educador).

Ento, a Rede Internet possibilita um acesso mais rpido a qualquer tipo de fontes de informao, e consequentemente a consulta do documento necessrio para suporte tcnico em sua rea de atuao.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

64

A respeito da gesto ambiental, os educadores comentam que atravs do acesso s fontes de informao ambiental qualquer tcnico pode tomar atitudes que melhorem a criao de um projeto ou relatrio tcnico. Nesse caso, basta encontrar a informao que esteja procurando e que ajude no andamento do trabalho. E isso colocado nas seguintes afirmaes:
No momento que eu acesso uma informao ambiental de qualidade, a partir desse momento possvel tomar uma boa deciso, por exemplo, preciso de dados sobre o desmatamento na Amaznia, basta que acesse o stio especializado como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e procure o local ou a fonte que tenha essas informaes e aplique no meu trabalho (educador 1). Ajuda principalmente na elaborao de projetos e relatrios tcnicos, que so grandes gargalos na hora de buscar dados estatsticos sobre o volume de gua dos rios, por exemplo. Agora, por outro lado as informaes auxiliam com clareza na tomada de decises. (educador 2).

visvel que no ambiente de trabalho dos educadores as fontes de pesquisa ajudam a tomar decises, tornando-as estratgicas para o andamento dos servios de gesto ambiental da SEMA. Todos os educadores da SEMA desenvolvem aes de trabalho envolvendo a educao ambiental em sua rea de atuao e, por isso, consideram-se intermediadores (socializadores) no processo de acesso, disponibilizao e divulgao da informao ambiental. Essas argumentaes so confirmadas nos contedos dos seguintes discursos:
Sou um intermediador da informao ambiental porque estamos dialogando com a sociedade de
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

65

maneira direta, ministrando cursos, palestras e seminrios, que sensibilizem a sociedade sobre as questes relacionadas ao meio ambiente (educador ).

Esses profissionais da educao esto compromissados em ajudar a construir um planeta sustentvel, colaborando com estudos ambientais que possam diminuir a problemtica do meio ambiente, mostrando ao Estado, iniciativa privada (empresrios) e sociedade sobre a importncia de alertar a populao em preservar e conservar os recursos da natureza. possvel afirmar, baseando-se nesses relatos que tanto os tcnicos como educadores utilizam a informao ambiental para sensibilizar de maneira integrada a sociedade, trazendo benefcios preservao ambiental, pois, no momento que a informao democratizada, as pessoas comeam a formar opinies e concluses a respeito da situao em o planeta est atravessando . Esse tipo de informao disponibilizado pelas instituies de ensino e pesquisa, pelos governos, pela sociedade civil organizada e pelos meios de comunicao. 6 CONSIDERAES FINAIS Nos dias de hoje, podemos considerar a importncia das fontes de informao para o acesso e utilizao pelos usurios, pois uma ferramenta de trabalho que precisa ser divulgada pelas instituies do Estado e empresas privadas, sempre levando em considerao as possibilidades da organizao da informao, que cresce diariamente na sociedade. A informao ambiental acessada e transformada por uma parcela significativa da sociedade por ser interdisciplinar, envolvendo-se em vrios campos do conhecimento, sempre

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

66

primando pela tentativa de solucionar os problemas ambientais, construindo um mundo mais saudvel. A experincia deste estudo trouxe luz a relevncia de se trabalhar diretamente com a informao voltada para o meio ambiente, sob o prisma tcnico e administrativo, em que o profissional pode trabalhar com informaes precisas e de qualidade, facilitando a sua tomada de deciso e consequentemente facilitando a gesto ambiental. tambm dada nfase ao aspecto pedaggico direcionado a sensibilizar as pessoas para preservar e conservar a natureza para geraes futuras. Pode-se afirmar que as fontes de pesquisa desenvolvem um papel crucial no desenvolvimento das atividades tcnicas dos profissionais da SEMA relacionado ao acesso e uso da informao ambiental, pois direcionam o melhor lugar para encontrar os documentos necessrios realizao de um bom trabalho. Mas ainda h alguns profissionais que no conseguem enxergar o papel estratgico das fontes por falta de conhecimento ou ento por comodismo. A Rede Internet foi percebida pelos profissionais da instituio como uma ferramenta de busca de qualquer fonte de pesquisa on-line, facilitando o acesso informao ambiental, no que diz respeito reduo do tempo e do espao. Essa tecnologia facilita tambm a divulgao e disseminao dos documentos sobre os produtos e servios dos profissionais da SEMA. Percebe-se tambm o compromisso do bibliotecrio e dos educadores ambientais da secretaria, em relao disponibilizao da informao ambiental, pois se consideram intermediadores (mediadores e socializadores) no processo de acesso e disseminao dos contedos dos documentos, por meio de vrios suportes infomacionais que alcanam aos mais variados tipos de usurios como: alunos, pesquisadores, professores, agricultores, empresrios e outros.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

67

REFERNCIAS ALMEIDA, Maria Lcia Pacheco de. Como elaborar monografias. 3. ed. Belm: Cejup, 1992. BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. A efetividade do direito a informao ambiental. 2004. 230p. Dissertao (Mestrado em Desenvolvimento Sustentvel) Centro de Desenvolvimento Sustentvel, Universidade de Braslia. Braslia, 2004. _________. Fontes de informao jurdico-ambiental: stios, dicionrios, bibliografias e outras referncias para pesquisa. Belo Horizonte: Frum, 2007. 107 p. CARIB, Rita de Cssia do Vale. Subsdios para um sistema de informao ambiental Brasil. Cincia da Informao, Braslia, v. 21, n. 1, p. 40-45, jan./abr. 1992. CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informao em cincia e tecnologia. Braslia: Ed. Briquet de Lemos, 2001. 168 p. HISTRIA da Conveno Aarhus. Disponvel em: <www.apambiente pt>. acesso em 18 jun. 2010. LE COADIC, Yves-Franois. A Cincia da Informao. 2. ed. Braslia: Ed. Briquet de Lemos, 2004. 124 p. MARCATTO, Flvia Silvia. A participao pblica na gesto de rea contaminada : uma anlise de caso baseada na Conveno de Aarhus. 2005. 256 p. Dissertao (Mestrado em Sade Pblica) Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo. So Paulo, 2005.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

68

MARTINS, Mariza Silveira; CIPOLAT, Sabrina. O Bibliotecrio como agente socializador na disseminao da informao sobre o meio ambiente: relato de experincia. Biblos, Rio Grande, p. 179187, 2006. PROGRAMA Nacional de Formao de Educadoras(es) Ambientais (PROFEA): por um Brasil educado e educando ambientalmente para a sustentabiblidade. Braslia: OGPNEA, 2006. 53 p. QUINTAS, Jos Silva (Coord.). Seminrio sobre a formao do educador para atuar no processo de gesto ambiental. Braslia: IBAMA, 1995. 36 p. SANTIAGO, Sandra Maria Nri; PAIVA, Eliane Bezerra. Necessidades e uso da informao na Biblioteca Universitria. In: SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 15, 2008, So Paulo. Disponvel em:< http://www.sbn.unicamp.br/snbu2008/textos>. Acesso em: 25 maio. 2009. SANTOS, Fernando Bittencourt dos; SILVA, Helen de Castro. Busca e uso da informao ambiental por pesquisadores da rea de meio ambiente. In: FRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA, 2, 2006, So Paulo. Disponvel em:< http://www.amigosdanatureza.org.br>. Acesso em: 10 maio. 2009. TAVARES, Carla; FREIRE, Isa Maria. Informao ambiental no Brasil: para que e para quem. Perspectivas em Cincia da Informao, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 208-215, jul./dez. 2003. TEIXEIRA, Elizabeth. As trs metodologias: acadmica, da cincia e da pesquisa. 6.ed. Belm: UNAMA, 2003.187p.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

69

______
THE AMBIENT INFORMATION OF SOURCES: AN ANALYSIS ON ITS APPLICABILITY BYR THE PROFESSIONALS OF THE STATE SECRETARY OF ENVIRONMENT OF THE PAR (SEMA/PA) Abstract: The article discuss the concepts and characteristics to the information ambient above the aspect of some theories, denominations of the librarian and the ambient educator as information users. In this wake an analysis of the Intenet as a channel of access to other research sources and under that theory found present a research to analyze how the professionals of the State Secretary of Environment of the Par (SEMA/PA) apply the research sources in its technician services and how such information contribute in the actions educative and techniques of these professionals. The methodology proposal of the research was a case study of qualitative nature, where the speeches and knowledge of social actors will be prioritized. These actors are the information professionals (librarians) and environmental educators (geographers, pedagogues, biologists, forest engineers and others) working in the area of environmental management of the SEMA, a total of 18 professionals selected. It was found in this work that the professionals use research sources to access information in order to subsidize the production of reports, projects, programs, educational environment primers, educational games and briefings. The availability of environmental information produced by the Institution is disseminated to society through workshops, lectures, seminars, site of the SEMA and distribution of environmental kits. Keywords: Environment - Information sources; Environmental information Service Information; Environmental education Information souces

______ Paulo Cesar Chagas Maia Bibliotecrio gerente da SEMA/PA, Especialista em Informtica e Educao pela UEPA, Especialista em Informao Ambiental pelo NUMA/UFPA, Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFPA. E-mail: paumaia@gmail.com Artigo: Recebido em: 08/04/2010 Aceito em: 02/08/2010
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.2, p. 54-70, jul./dez., 2010.

70

You might also like