You are on page 1of 2

GESTO DE PROJETOS E A LIDERANA ESPIRITUALIZADA

Segundo a jornalista o diretor geral de uma multinacional, Sergio Chaia, entende que ser chefe, estar mais preocupado em servir aos funcionrios do que em dar ordens. Sendo seu maior propsito ajudar sua equipe a se desenvolver, alinhando suas necessidades e valores aos da empresa. Na opinio da jornalista, esta postura de liderana servidora ser a grande tendncia em gesto para os prximos anos.

Ainda na mesma matria, Daniela menciona a opinio de James C. Hunter, autor de O Monge e o Executivo leitura obrigatria para qualquer cargo de gesto: Muitos executivos acham que, porque esto no comando, seus funcionrios que tm de servi-los. Mas isso j no funciona. Hoje, as empresas precisam contar com o corao, a mente e o esprito dos seus colaboradores. E s se consegue isso quando o lder deixa de lado o desejo de poder e serve, em vez de ser servido.

Segundo o artigo o perfil deste novo lder : ser tico, que ajuda os colegas, serve em vez de ser servido. E, pode crer, no tem vergonha de dizer que depende da equipe para crescer, enfim, este o novo Lder Espiritualizado.

O tema para muitos polmico, pois quando se trata de espiritualidade nas organizaes, muitos fazem caretas ou desdenham o assunto. Mas o que significa este descaso para tratar o assunto? Ser medo de encarar suas prprias limitaes, tendo de deixar de usar o velho chicote (ignorncia, brutalidade, assdio moral, etc.)? Eu no tenho dvidas que se trata de medo; medo de ter que se reciclar e no conseguir, e principalmente, medo de acabar ficando fora do mercado. O que os novos lderes de sucesso esto fazendo entender que seus colaboradores, funcionrios, enfim suas equipes, no so mquinas ou robs sem sentimentos, sem famlias e conseqentemente sem problemas no seu dia a dia. Sabem que na sua grande maioria, os funcionrios no conseguiro produzir, e conseqentemente, no atendero a demanda a eles destinada, se no estiverem fsico e emocionalmente bem. Quem perde com isso? Todos, funcionrio, chefia e principalmente a empresa. A jornalista Daniela teve o cuidado de apresentar em seu artigo as diferenas entre Espiritualidade e Religiosidade, a fim de esclarecer eventuais interpretaes equivocadas sobre o tema. Abaixo as transcrevo: EMERSON DENNIS CORREIA

ESPIRITUALIDADE DE LIDERANA

Significa a capacidade de pensar, sentir e agir com base na crena de que existe algo
maior do que os aspectos materiais;

Representa a busca de significado para o papel do ser humano na empresa, na famlia, na


sociedade (e o conseqente equilbrio dessas vrias dimenses);

uma postura de vida, no envolve rituais; Tem elementos comuns a todas as religies, como amor, esperana, liberdade, igualdade
etc. RELIGIOSIDADE

Representa vrias correntes (religies) que conduzem espiritualidade; Baseia-se na forma como os fundadores de cada religio viam o mundo; Envolvem rituais e costumes; Ganha nova vertente de acordo com os contextos histricos e culturais.
Meu objetivo no entrar de forma profunda no tema, para isto basta lerem o artigo da Daniela de Lacerda na ntegra, mas sim o de chamar a ateno dos Gestores de Projetos - principalmente na rea industrial, onde participo no meu dia a dia -, de que a reciclagem necessria e que os treinamentos e cursos no devem ser tratados como se fosse um estorvo, perda de tempo, algo para apenas atender a exigncia da empresa ou para melhorar o currculo. O Gestor de Projetos, lder pela funo que atua, deve estar sempre atualizado, gerenciar como um lder moderno, participativo e comprometido, saber delegar e cobrar resultados, saber tirar todo potencial da sua equipe, em todas as especialidades - imprescindveis para o bom andamento dos empreendimentos -, enfim, saber tirar o mximo de todos os colaboradores, pois s assim ser reconhecido e respeitado como grande lder. CAROS E PREZADO EQUIPE EM QUANDO ESTIVER EM MINHA LIDERANA ESSE SERA MINHA LIDERANA, AONDE CONTO COM APOIO DE TODOS, PORQUE UMA EQUIPE FAZ UM LIDER, MAS UMA LIDER NO FAZ UMA EQUIPE.

Att Emerson Dennis Correia Lder de Equipe de Bombeiros CM Couto/Telefnica So Paulo.

You might also like