You are on page 1of 7

MATA ATLNTICA

LOCALIZAO GEOGRFICA DA REGIO

A mata atlntica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma rea de 1,3 milho de quilmetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical mida do Brasil, s comparvel Floresta Amaznica. O grande destaque da mata original era o pau-brasil, que deu origem ao nome do nosso pas. Alguns exemplares eram to grossos que trs homens no conseguiam abraar seus troncos. O pau-brasil hoje quase uma relquia, existindo apenas alguns exemplares no Sul da Bahia. Atualmente da segunda maior floresta brasileira restam apenas cerca de 5 % de sua extenso original. Em alguns lugares como no Rio Grande do Norte, nem vestgios. Hoje a maioria da rea litornea que era coberta pela Mata Atlntica ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porm, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no sudeste do Brasil. O aparecimento da Serra-do-Mar e da Mantiquiera datam da separao entre o continente Americano e Africano. No pricpio eram altas montanhas e s com os milhes de anos de eroso conseguiram suavisar essas rochas de formao antiga que sustentam o continente sulamericano. Concomitantemente evoluram as linhagens de plantas que originaram a Mata Atlntica. Nesta poca tambm desenvolveram-se insetos, aves e mamferos fazendo com que hoje fauna e flora se combinem rica e complexamente. * rea total original: aproximadamente 1,3 milho de km2. * rea total atual: aproximadamente 52.000 Km2.

A Mata Atlntica pede a sua ajuda pois ela pedeu 90% de sua madeira desde 1500 quando foi descoberta.Alguns anos depois descobriram como ela importante para que possamos sobreviver.Ela e os outros animais pedem a sua ajuda para que isso no continue enquanto estivermos vivos.

Mata Sempre Verde


Imagine observar a bela Mata Atlntica a bordo de um avio.O que se v um tapete verde cobrindo todo o solo,com algumas manchas coloridas despontando aqui e ali.So as copas floridas das rvores que chegam a medir mais de 20 metros de alturas.Mas olhando de longe,a floresta no revela toda a sua beleza. preciso penetrar seu interior para entender o quanto ela rica e variada.

Por dentro da Mata


As rvores muito prximas formam uma teia de luz e sombra no solo.Nos galhos agarram-se cips,musgos e epfitas,buscando a luz do sol.H numeros habitantes nesse mundo verde:esquilos,pssaros e macacos,como o sagui.Nos lagos e rios h sempre a possibilidade de encontrar capivaras ou lontras,mamferos que passam grande parte do tempo na gua.Mas difcil avisar animais que correm risco de extino,como antas ou tatus.

Floresta da Chuva
O que chamamos Mata Atlntica no um a floresta s.So vrias matas,que tem em comum o fato de estarem prximasao oceano Atlntico,e reas de campos e mangues.So lugares muito midos,onde chove bastante durante todo o ano.Isso garante um solo sempre abastecido de gua,a permanncia de muitos rios e riachos e a manuteno de imensa variedade de espcies vegetais e animais. Perto do Fim

A Mata Atlntica original,que existia no Brasil na poca da chegada dos portuguses,em 1500,ocupava mais de 1 milho de quilmetros quadrados.Ela estendia-se desde o Estado do io Grande do Norte,seguia penetrado pelo interior no Sudeste do pas e chegava at o Estado do Rio Grande do Sul.Hoje,h muito pouco dessa imensido verde.O que resta,os chamados remanescentes,est sendo conservado nos parques e nas reservas florestais.

Ameaados!
Em meio s rvores da Mata Atlntica,existem animais que s sobrevivem se a floresta se mantiver inteira.Acabar com a floresta significa terminar tambm com uma infinidade de animais que nela habitam. E olhe que no so poucos.Os cintistas calculam que as florestas midas,como a Mata Atlntica,so os maiores arsenais de vida silvestre do planeta.Na floresta que ainda resiste,contam-se mais de 10 mil tipos de plantas e centenas de espcies animais.

Refgio
Muitos animais s so encontrados na Mata Atlntica brasileira.H milhares de anos,quando o planeta todo passou por um perodo de glaciao,apenas algumas reas prximas dos trpicos permaneceram aquecidas,permitindo a vida de plantas e animais.Entre essas reas,pedaos do que hoje a Mata Atlntica se tornaram refgio para animais que,de outra forma,teriam desaparecido para sempre.Por isso h tantas espcies exclusivas da Mata Atlntica.

Plantas Nativas
De cada dois tipos de rvores da floresta,um nativo dali e no se encontra em nenhum outro local do planeta.A maioria das espcies da palmeira tambm exclusiva da Mata Atlntica.Mas o recorde fica por conta das bromlias,plantas epfitas,que se fixam nos galhos e troncos de rvores e chegam a compor 70% do total de variedades existentes.

Perigo de Extino
Entre os aimais,o nmero de exemplares tpicos da floresta tambm impressionante.Por conter espcies nicas,cada pedao de mata derrubada significa riscos de extino para eles.Calcula-se que mais de 170(dentre as mais de 300) que ainda resta da Mata Atlntica.Entre eles esto macacos,aves,borboletas,rpteis e anfbios.

O Smbolo da Mata Atlntica


O Mico-Leo-Dourado virou smbolo da luta pela conservao da floresta.Eles so animais pequenos,que no medem mais que 60 cm,de belo plo dourado e uma espcie de juba(como a dos lees)em torno da cabea.Vivem nas copas das rvores,procurando seus alimentos favoritos,principalmente pequenos frutos,insetos e nctar de flores.Esto entre os primatas mais raros do planeta,pois s so encontrados em pequenas reas florestais do Rio de Janeiro.

Algazarra
Os micos-lees-dourados vivem sempre em grupo com cerca de seis membros,ocupando uma pequena poro da mata onde dormem,procuram alimentos e fazem algazarra,pulando de galho em galho.Nas reas protegidas j vivem 800 micos e possivel ver o seu brilho dourado em meio folhagem.

Animais de Estimao
Mas se hoje j podemos comemrorar o nmero crescente de animais,a situao era muito diferente na dcada de 1970.Caados para servirem de animais de estimao ou para serem exibidos nos zoolgicos,a populao de micos-lees-dourados chegou perto de desaparecer,restando pouco mais de 100 indivduos da espcies.

Projetos de Sucesso
Um projeto bem sucedido para recuperar a populao de micos foi inciada em 1971.Eles ganharam uma rea especial na Reserva Biolgica de Poo das Antas,no Rio de Janeiro,e animais nascidos em cativeiro foram devolvidos mata. Mas a garantia de sobreviver dos micos est diretamente relacionada preservao da floresta onde vivem.

ndice:
MATA ATLNTICA LOCALIZAO GEOGRFICA DA REGIO

Mata Sempre Verde ............................................................................................ Por dentro da Mata.............................................................................................. Floresta da Chuva................................................................................................ Ameaados........................................................................................................... Refgio................................................................................................................. Plantas Nativas.................................................................................................... Perigo de Extino.............................................................................................. O Smbolo da Mata Atlntica.............................................................................. Algazarra............................................................................................................. Animais de Estimao......................................................................................... Projetos de Sucesso.............................................................................................

Referncias Bibliogrficas:

http://irmaoswinchesters.blogspot.com/2011/01/mata-atlantica.html

FERRI, Mrio Guimares Ecologia: temas e problemas brasileiros Editora Itatiaia So Paulo,Vol 3 , 1974.

RIZZINI, Carlos Toledo, Ecossistemas Brasileiros

E.E. PROF JAIR BARTH

Trabalho de Geografia
Tema: Mata Atlntica

Nome : Leticia Fernanda

N 24

Itapetininga 2011

You might also like