You are on page 1of 4

Os males do crescimento das cidades: cincia para suas solues?

Escrito por Arthur Molina WED, 16 de Mar de 2011 22:54 - ltima atualizao WED, 23 de Mar de 2011 22:53

As configuraes espaciais das cidades hoje, que resultam de um crescimento acelerado, correspondendo a conurbaes, metrpoles e megalpoles dispersas realmente um mal que deve ser evitado e combatido? Seria possvel prever por simples matemtica a maioria das tendncias de crescimento ou desenvolver uma teoria geral sobre os processos de urbanizao para todas as cidades no mundo?

por Arthur Molina

Um ditado popular alemo Stadtluft macht frei, contempla que o ar da cidade liberta", faz referncia s cidades medievais que no estavam sob julgo do controle feudal de famlias da nobreza e possuidores das terras produtivas. Na cidade, os habitantes eram considerados cidados livres. As cidades medievais foram a pea inicial de desenvolvimento das cidades que conhecemos hoje. Bem diferente do ar citadino, principalmente londrino, ps-revoluo industrial que era considerado o mal e o modo de infeco de todas as doenas e pestes, em especial o clera, que se alastravam facilmente e matavam em poucas horas aps os primeiros sintomas.

Nesta poca acreditava-se que o contgio era feito pelos vapores ftidos ou miasmas na atmosfera dos subrbios apinhados de pessoas em condies precrias (KOCH, 2005; TUTHILL, 2003). Nesta poca a compreenso de cidade era bem diferente, tal era a tecnologia da poca, tanto em termos de manter uma densidade populacional que suportasse os limites das estruturas de gua e despejos de detritos, quanto o acesso alimentos, uma vez que no podiam estar a uma distncia superior velocidade dos transportes da poca.

Entre 1831 e 1854 mais de dez milhes de pessoas morreram na Inglaterra devido ao clera. Nesta poca as pessoas usavam bombas dguas pblicas abastecidas por poos e no havia rede de esgotos fazendo com que os dejetos fossem jogados diretamente nos rios ou em poos abertos chamados fossas. A partir deste ltimo ano, o mdico John Snow ps em prtica o que considerado hoje em dia como as

1/4

Os males do crescimento das cidades: cincia para suas solues?


Escrito por Arthur Molina WED, 16 de Mar de 2011 22:54 - ltima atualizao WED, 23 de Mar de 2011 22:53

fundaes do SIG moderno. Ele identificou geograficamente todos os casos de clera no bairro do Soho. A partir desta visualizao cartogrfica pde provar que na realidade o meio de infeco da doena era a gua, em especial, de uma bomba de poo dgua pblica na Broad Street. A epidemia de clera na Europa e nos Estados Unidos do sculo XIX terminou aps cidades metropolitanas finalmente melhorarem o saneamento e o abastecimento de gua.

Apesar dos avanos da tecnologia e at mesmo com o grande interesse atual pelos conceitos de ecodesenvolvimento, o pensamento corrente ainda persiste na definio de cidade doente. Quanto maior cidade, maior seus problemas sociais e ambientais para a populao e o planeta. Amparadas nestas constataes, vrias polticas pblicas, herdeiras daquelas higienistas e sanitaristas do sculo XIX, se alastraram durante todo o sculo passado e at hoje so postas em prtica. Pode-se citar, como erros de polticas que acabaram tendo efeito contrrio, no apenas os processos de remoo de favelas brasileiras, mas tambm a estratgia de encolhimento planejado em Nova York dos anos 1970 e processos de diminuio da densidade populacional na Europa.

A alta densidade provocada pelo crescimento acelerado de diversas cidades levando a conurbaes, metrpoles e megalpoles realmente um mal que deve ser evitado e combatido?

Segundo os pesquisadores Bettencourt e West (2010, p. 912-913) esta no seria uma verdade. As cidades fornecem tantas solues quanto problemas em razo de serem centros mundiais de criatividade, poder e riquezas. Em funo de uma economia de escala similar a encontrada em organizaes de comunidades de formigueiros e colmeias, a poupana no apenas de recursos mas tambm de capital humano poderiam ser um fator importante a ser considerado.

Estes pesquisadores defendem que possvel prever por simples matemtica a maioria das tendncias de crescimento e que possivel desenvolver uma teoria geral sobre os processos de urbanizao para todas as cidades no mundo. A grande varivel que define a previso a mais simples: a quantidade populacional da cidade. E mais, elegem o valor de 15% como uma espcie de proporo urea do crescimento da cidade em habitantes em relao aos ndices gerais mensurveis em uma cidade. Por exemplo, se uma dada cidade duplicar o seu tamanho de populao, ser necessrio apenas 85% mais de infraestrutura urbana, seja de arruamento, cabeamento eltrico, tubulao de gua e esgoto dentre outros. Desta

2/4

Os males do crescimento das cidades: cincia para suas solues?


Escrito por Arthur Molina WED, 16 de Mar de 2011 22:54 - ltima atualizao WED, 23 de Mar de 2011 22:53

forma h uma economia de 15% pois, em geral, a criao e operao de uma mesma infraestrutura mais densa mais eficiente e economicamente vivel do que em espaos mais extensos.

Contudo esta proporo urea serve para o bem e para o mal. No apenas a renda per capta, salrios, infraestrutura urbana, nmero de instituies educacionais e de pesquisa crescem por 15% a mais que a espectativa linear de crescimento, mas tambm ndice de crime, trafico de drogas, congestionamentos de transito, incidncia de determinadas doenas tambm seguem o mesmo padro. Seguindo esta linha de raciocinio, as cidades so verses aproximadas uma das outras em escalas menores ou maiores. O trabalho faz referencia de que Nova York e Tquio seriam, em um nvel previsivel e surpreendentemente, verses em uma maior escala de So Francisco na California e Nagoya no Japo. Trazendo para o Brasil, esta no uma realidade to distante uma vez que segundo dados da Rede de Cidades Mdias (ReCiMe) vrias das dinmicas e mazelas caractersticas de cidades de grande porte j so identificveis nas cidades mdias.

Seguindo o mesmo raciocinio a pesquisa de Hoornweg, Sugar e Gomez (2011) aponta que a pegada de carbono provocada pelas grandes cidades e metrpoles so menores que geradas por cidades menos densa e menor populao. Uma vez que as cidades so responsveis por 80% das emisses globais de gases-estufa, faz-se necessrio uma anlise mais detalhada de quais e que padro de cidades deixam maior pegada. Foram analisadas 110 cidades de 30 pases. A partir deste estudo concluiu-se que com a eficincia principalmente de meios de transporte pblico e matrizes energticas ecolgicas, muitas grandes cidades desenvolvidas emitem menos gases que cidades menores. Como o caso de Nova York e Barcelona na Espanha que apresentam emisses menores que a Cidade do Cabo na Africa.

O estudo analisa quatro cidades brasileiras. Os resultados mostram que o Rio de Janeiro a que tem maior quantidade de emisso (2,1 toneladas por habitante por ano), seguido de Porto Alegre (1,48 ton./hab.ano), So Paulo (1,4 ton./hab.ano), e Goinia, (0,99 ton./hab.ano).

No a primeira vez que a comprao entre a estrutura e dinmica das cidades feita em relao a organizao em sociedade de formigas e abelhas. Johnson (2003) segue a mesma linha valorizando a vida nas cidades enquanto meio no s de promoo de economias de escala mas de desenvolvimento tecnolgico e

3/4

Os males do crescimento das cidades: cincia para suas solues?


Escrito por Arthur Molina WED, 16 de Mar de 2011 22:54 - ltima atualizao WED, 23 de Mar de 2011 22:53

inovao.

Como est sugerido, nem erradicao das cidades, nem a diminuio da densidade urbana so solues para o problema urbano. Um novo modelo menos desigual faz-se necessrio e uma vez que tivermos definido os parametros desta teoria unificada de urbanizao definida por Bettencourt e West, que seja possvel alterar as variveis para o bem da sociedade humana.

Bibliografia BETTENCOURT, L.; WEST, G. A unified theory of urban living. In: NATURE vol. 467, p.912-913. 21 outubro 2010. HOORNWEG, D.; SUGAR, L.; GOMEZ, C. L. T. Cities and greenhouse gas emissions: moving forward. In: Environment and Urbanization January 10, 2011. Artigo acessvel em: < http://eau.sagepub.com/content/early/2011/01/08/0956247810392270.abstract>. Acesso em 18/03/2011. JOHNSON. S. Emergncia: A dinmica de rede em formigas, cerebros, cidades e softwares. Editora Jorge Zahar. Rio de Janeiro, 2003. KOCH T. Cartographies of Disease: maps, mapping and medicine. California: ESRI Press, 2005. TUTHILL, K. John Snow and the Broad Street Pump on the trail of an epidemic. Cricket 31(3), pp. 23-31, Novembro, 2003. Artigo acessvel em <http://www.ph.ucla.edu/epi/snow/snowcricketarticle.html>. Acesso em 24/05/2010.

4/4

You might also like