You are on page 1of 6

Doe seu trabalho escolar, envie-o ao e-mail: palmiro@aguianet.com.

br

Universidade Cruzeiro do Sul Tecnologia em Processamento de dados 2 ano B

www.palmiro.rj.net

FERRAMENTAS DE MODELAGEM
Trabalho realizado como exigncia de avaliao, na disciplina de Anlise de Projetos de Sistemas Computacionais, ministrada pelo Professor Gerson.

PAULO GUIMARES MARTINS RGM 31216-9 JUNHO/1999

Introduo
A anlise de sistemas sem dvida a parte mais difcil do desenvolvimento de solues para atravs de processamento de dados, em qualquer que seja a aplicao ao qual ser destinada. Em todos os momentos havero conflitos de interesse, sob a ptica de qual departamento, setor ou pessoa influir na conduo dos processos que resultaro no sistema criado. O Analista de Sistemas, com sua bagagem de conhecimentos sobre programao e uso de ferramentas indicadas ir, atravs de subsdios outros, oriundos dos especialistas no negcio a ser informatizado, conduzir levantamentos, questionamentos e entrevistas, de forma a compreender o negcio do seu futuro usurio, de forma que o sistema concebido venha trazer ganhos de produtividade ( sabido que ganhos financeiros nem sempre podem ser medidos) atravs da automatizao de diversos processos existentes e se possvel, melhor-los. Este trabalho visa comentar algumas ferramentas tradicionalmente usadas neste trabalho, a saber: Diagramas de Fluxo de Dados, Dicionrio de Dados, Especificao de Processos, Diagramas de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Transio de Estados.

Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)


O Diagrama de Fluxo de Dados um modelo lgico do sistema. O modelo no depende do hardware, do software, da estrutura dos dados ou da organizao do arquivo. No h nenhuma implicao fsica do DFD. Como o DFD um quadro grfico do sistema lgico, ele tende a ser de entendimento fcil, mesmo para usurios no tcnicos, e assim, serve como uma excelente ferramenta de comunicao. Finalmente, o DFD um bom ponto de partida para o projeto de sistema. O DFD utiliza quatro smbolos bsicos para formar um quadro de um sistema lgico: O Quadrado, define a origem ou destino do dado. O Retngulo com cantos arredondados, ou o crculo, representa um processo de transformao de dados. O Retngulo aberto em um dos lados menores, significa um depsito de dados.

A Seta, representa o fluxo dos dados. Como citado anteriormente, o processo a que estes smbolos representam, no necessariamente um programa de computador, e ainda, um smbolo nico de processo pode representar um ou mais programas, ou ainda qualquer procedimento, at manual, mas que trate ou transforme informao.

Smbolos usados no DFD


Ou Origem ou destino dos dados

Ou

Processo que transforma dados

Depsito de dados

Fluxo dos dados.

Exemplo de DFD no cotidiano


Uma forma interessante de exemplificar o uso do DFD atravs da diagramao de uma atividade corriqueira, como abaixo: Utilizao do DFD em uma cozinha, fazendo e servindo um bolo:

ncomen Encomenda
do Bolo Mistura de Ingredientes Forno

Mesa

Dispensa

Comensais do bolo

Dicionrio de dados
O dicionrio de dados uma coleo de dados a respeito de dados. A idia bsica fornecer informaes sobre a definio, s estrutura e a utlizao de cada elemento de dados que a organizao usa. O elemento de dado a unidade de dado que no pode ser decomposta. O uso de dicionrio de dados basicamente voltado documentao, pois uma coleo de dados a respeito de dados seria uma referncia valiosa em qualquer organizao, visto que diferentes grupos ou pessoas podero definir um elemento de dado especfico, de modo bastante diferente. Abaixo, um exemplo de armazenamento em dicionrio de dados: Geral Nome Pseudnimos ou sinnimos Descrio Formato Tipo de dado Comprimento Quadro Unidades (kg/m2 , etc) Caractersticas de Utilizao Faixa de valores Freqncia de uso Informao de Controle Origem Data de origem Usurios Programas em que usado Autorizaes de mudanas Autorizaes de acesso Informao de grupo Estrutura paterna Estruturas Subsidiarias Estruturas repetitivas Localizao fsica Registro

Entrada/sada/local Valores condicionais

Arquivo Base de dados

O quadro mostra como informaes podem ser registradas num dicionrio de dados. Como podemos observar, o dicionrio de dados gira sempre em torno de elementos e estruturas de dados, que numa linguagem mais simples, podemos chamar de ttulos, subttulos e por fim o dado propriamente dito, o qual no pode mais ser subdividido. Concluindo, podemos criar um dicionrio de dados para pesquisas de diversos assuntos, que certamente teremos estruturas semelhantes, divididas sempre em itens e sub-itens.

Especificao de Processos
A especificao de processos, seja em sistema computacional ou no, se aplica a tornar lgicas as aes sobre determinado trabalho a ser feito, de forma a agiliz-lo. Num exemplo extremamente simples, poderamos descrever um processo, e os processos internos a ele, como abaixo: Trocar pneu: Podemos partir do pressuposto que o pneu est furado, no entanto devemos deter algumas informaes e tomar algumas atitudes para efetuar esta tarefa. Resumidamente teremos: Precisamos saber se o veculo est parado ou em movimento, neste caso dois processo totalmente diferentes podero ser disparados, um deles seria procurar formas adequadas de parar o veculo e outra seria tomar aes para iniciar a troca, como verificar se existe estepe, por exemplo. Enfim, especificar processos depende de uma avaliao minuciosa do trabalho a ser executado, seja ele manual, ou para desenvolvimento de uma aplicao informatizada, e neste caso, utilizar-se de ferramentas especficas para este fim, como as tabelas de deciso, por exemplo, que iro tornar claros os aspectos lgicos do programa, os quais sero escritos pelo programador (gerador de cdigo).

Diagrama de Entidades
Assim como vimos nas definies sobre o DFD, podemos representar as entidades atravs de grficos (desenhos), com algumas caractersticas prprias. Um exemplo disso a representao de entidade externa ao processo, que comumente identificada por um quadrado slido, cujos lados de cima e da esquerda so representados por traos duplos, para destacar o smbolo do resto do diagrama.

Como referncia a entidade, esta pode ser identificada por uma letra minscula no canto superior esquerda. Outra caracterstica desta representao que para evitarmos o cruzamento das linhas de fluxo de dados, podemos duplicar a representao de uma ou mais entidades, traando uma linha inclinada no canto inferior direito do desenho, estas linhas sero tantas quantas forem as duplicaes necessrias.

Bibliografia
GANE,Chris, Anlise Estruturada de Sistemas, Rio de Janeiro, 1983, Livros Tcnicos e Cientficos Editora. DAVIS,Willian S., Anlise e Projeto de Sistemas, Rio de Janeiro, 1987, Livros Tcnicos e Cientficos Editora.

You might also like