You are on page 1of 3

Discos Removveis(PENDRIVES)

Os discos removveis, popularmente chamados de Pendrives, so dispositivos de armazenamento de dados compactos e de fcil transporte. Cada menores e com maior capacidade de armazenamento esses pequenos discos se tornaram uma ferramenta muito til no dia-a-dia dos usurios de informtica.

Agora que j sabemos do que se trata os tais discos removveis, vamos aprender utiliza-lo de forma correta. 1 Passo: Insira o Pendrive em qualquer porta USB disponvel em seu computador; Note que prximo ao relgio ir surgir um cone em forma de um cabo USB com uma seta verde. Isso significa que o Pendrive foi reconhecido pelo Sistema Operacional com sucesso. 2 Passo: Abra o MEU COMPUTADOR clicando duas vezes sobre o cone na REA DE TRABALHO; Ir surgir uma janela como esta logo abaixo onde voc visualiza-ra todos os dispositivos de armazenamento disponveis e reconhecidos pelo Sistema Operacional. O dispositivo que queremos estar denominado como DISCO REMOVVEL (X:). NOTA: o X aps o nome poder ser qualquer letra de A a Z. Esta letra definida pelo proprio Sistema Operacional.

3 Passo: Aps identificado qual dos dispositivos o nosso Pendrive basta um clique duplo sobre ele para abri-lo.

Na janela que aparece agora temos a visualizao de todos os arquivos armazenados neste disco removvel.

APAGANDO ARQUIVO Para retirar (apagar) qualquer arquivo basta seleciona-lo e pressionar a tecla DELETE ou clicar com o boto direito do mouse e selecionar o item EXCLUIR. ADICIONANDO ARQUIVO Para colocar ( adicionar) qualquer arquivos basta ir at o arquivo que deseja adicionar, clicar com o boto direito do mouse e selecionar o item ENVIAR PARA / DISCO REMOVVEL (X:). APAGANDO/ ADICIONANDO VRIOS ARQUIVOS Caso queira apagar ou adicionar mais de um arquivo de uma vez s basta selecionar vrios arquivos segurando a tecla CTRL enquanto clica nos arquivos desejados e repetir o restante normalmente. FORMATANDO DISCO REMOVVEL Se a inteno for apagar todos os arquivos do disco voc pode optar pela opo FORMATAR indo em MEU COMPUTADOR clicar com o boto direito sobre o dispositivo e selecionar o item FORMATAR e em seguida INICIAR. NOMEANDO DISCO Nesta mesma opo, FORMATAR, voc pode adicionar um nome personalizado para seu disco clicando em ROTULO DO VOLUME e digitando o nome pretendido. Aps feito isso conclua a

REMOVENDO DISCO COM SEGURANA Aps a utilizao do disco antes de retira-lo da porta USB necessrio um procedimento de segurana para assegurar que nenhum arquivo se perca ou que se danifique o dispositivo impossibilitando seu uso futuro. Lembra do cone ao lado do relgio que surgiu assim que inserimos o pendrive na porta USB? Ento, e nele que devemos clicar para fazer a remoo do dispositivo com segurano. bem simples, basta clicar sobre o cone e em seguida em EJETAR. O Sistema ir enviar uma mensagem informando se o dispositivo est ou no pronto para ser retirado. Se a mensagem for positiva basta retira o pendrive. Caso seja negativa, verifique que nenhum dos arquivos do pendrive esteja aberto. Tendo algum aberto basta fecha-lo e repetir o procedimento.

Que tal treinar um pouco agora? No exerccio de hoje voc dever fazer todas a etapas abaixo:

INSERIR UM PENDRIVE RENOMEAR O DISCO FORMATAR O DISCO INSERIR ARQUIVOS NO DISCO APAGAR ARQUIVOS DO DISCO REMOVER O DISCO COM SEGURANA

You might also like