You are on page 1of 4

Comentrio da sedrh 34 Maassey HaShlichim (At.

) 16

Introduo
Este um estudo preliminar para ajudar aos comentaristas das escrituras no dia de hoje, bem como para ajudar as famlias que se renem em suas casas ajudando no estudo das escrituras para que o pensamento teolgico segundo as escrituras seja formado em seu corao. Estou por empenhar-me a ajudar novos trabalhos e de corao aberto a fazer o possvel para ajudar as famlias que esto iniciando sua caminhada.

Filho da me Judia
No sei se o leitor est familiarizado com a cultura Judaica, mas o fato que hoje um judeu considerado judeu se nasceu de um ventre judeu. Sua me no precisa necessariamente ter nascido judia, porm ele precisa ter nascido depois de ela ter tornado-se judia convertida ao judasmo. Bem, nem sempre foi assim. fato que pela Torh (Lei do Senhor) era o pai que transmitia o titulo de familiaridade,no sentido de ascendncia (Nmeros 1:2). Essa prtica perdurou durante muito tempo. Porm com o passar do tempo, j na dispora, vemos os israelitas mantendo contato com outros povos e dividindo divisas e terras com eles. Nisso antropologicamente complexo, pois o contato cultural com as famlias mais prximo, mais ou menos o que ocorre no Brasil.

Sendo assim na sociedade da dispora, onde o pai passa mais tempo trabalhando e as mes mais prximas aos filhos, e estes mais prximos da cultura externa ao povo de Israel, a me torna-se o canal de entrada cultural para as famlias. De mesma forma ocorreu em Esdras (Ezrah) 10.1-4, as famlias no estavam retornando a obedincia da torh (Lei do Eterno) e sendo assim eles estavam sendo influenciados pela cultura de casa, ou seja as mes estavam ensinando costumes extra bblicos ao povo atravs dos lares. Entendemos que conforme as escrituras nos mostram o grande problema no se o judeu filho de me judia ou de pai judeu, mas a questo o que ensinado no lar, j que as mes permanecem mais tempo com os filhos e tratam de forma mais prxima com os filhos.

Ensinamento dos Apstolos:


Em Maassey HaShlichim (Atos) 16.4 Temos no aramaico a seguinte afirmativa Quando iam passando pelas cidades, Proclamavam e ensinavam a guardar os mandamentos que escreveram os Emissrios mais velhos de Jerusalm.

Quando iam passando pelas cidades, Proclamavam e ensinavam a guardar os mandamentos que escreveram os Emissrios mais velhos de Jerusalm.
.

Em primeiro lugar vemos a palavra mandamento, que boa parte dos comentaristas do novo testamento atribuem aos decretos de atos 15, porm nas viagens de Shaul no aplicariam-se em plenitude, pois ele levava tambm a mensagem aos Judeus e atos 15 fala somente para os iniciantes da f.

A palavra aqui usada para mandamento Puqdane (

I ) a palavra

aplicada a mandamento e geralmente aparece na Brit Chadasha (Novo Testamento) relacionada aos mandamentos da Torh (A lei do Senhor) para isso temos Mt. 5:19, Mt. 19:17, Mc. 10.19, Mc. 12.29 e etc.

Sendo assim o escrito que era ensinado aos que eles estavam levando eram as halachot, ou seja as interpretaes de aplicao prtica dos mandamentos da torh (Lei o Senhor) na vida prtica dos discpulos. Isso significa que eles estavam ensinando as interpretaes ensinadas por Yeshua para que fossem levadas as congregaes da galut (dispora). Portanto a torh era ensinada aos que adentravam na f de Yeshua.

Crescimento e confirmao na f.

Assim as Congregaes eram confirmadas na f, e dia a dia cresciam em nmero. Maassey HaShlichim (At.) 16.5

Vemos que o grande segredo do Crescimento da f nos primrdios era o ensino das escrituras e da obedincia aos mandamentos. A confirmao das congregaes eram tambm atravs do ensinamento da torh na interpretao de Yeshua HaMashiach, podemos ver que se a Congregao no ensina os mandamentos e no tm a confirmao dos mandamentos ela no est estabelecida e confirmada na f de Yeshua. Ou seja no podem na prtica que esto fazendo um trabalho em nome de Yeshua, pois essa expresso significa

representante de Yeshua e para a congregao ser confirmada na f precisa seguir, segundo as escrituras, precisa seguir os mandamentos. Procure sempre as palavras das escrituras aplicadas na prtica. Esteja sempre em busca da f bblica, estamos em um momento de restaurao da f e precisamos retornar ao caminho da Teshuvh. Que o Eterno lhes abenoe.

Estudo Por: Yaakov Benlev Kehilah Beit Or Rio de Janeiro www.beitor.wordpress.com


Tenha um grupo de Estudos em seu lar, entre em contato conosco e saiba o que preciso para iniciar. Estaremos abertos e dispostos a lhe ajudar. Inscreva-se tambm em nosso site, ou adicioneme no facebook ou Twitter para receber novidades e manter-se conectado a ns.

You might also like