You are on page 1of 4

Acta

Presentes: Turma 10 e 11 do 12 ano Prof. Ana Marques Guedes Dra. Lurdes Silva Prof. Regina Roxo Prof. Lurdes Vilela

Sesso: Comemoraes do Centenrio da Repblica


A sesso teve incio s 10h 30m. Na mesma Presidencial estavam presentes seis pessoas: O Presidente Hugo Alves, assessorado por Joana Bacelar; O Presidente Hugo Cavaco, assessorado por Francisco Viegas; Dra. Lurdes Silva, como mediadora; Prof. Ana Marques Guedes Na mesa eleitoral estavam presentes os alunos Jaime Pinto, Sofia Silva e Tnia Rodrigues. Como responsvel pelo trabalho tcnico estava a aula Mariana Amorim. A aluna Mariana Neves ficou encarregue das fotografias. A sesso teve incio com uma apresentao breve feita pela Prof. Ana Marques Guedes, onde se agradeceu a participao dos presentes, explicitou-se os motivos que levaram quela sesso e apresentaram-se os oradores. A Professora aproveitou o momento para ler uma passagem do dirio do seu av, remota aos primrdios da Implantao da Repblica. Uma vez feitas as apresentaes, foi solicitado aos oradores que escolhessem os seus porta-vozes. O Discurso 1, correspondia aluna Ana Melcia que nomeou como porta-voz Jaime Pinto. O Discurso 2, do aluno Joo Carlos Ferreira, que nomeou como seu porta-voz Diogo Duarte, foi lido em ltimo lugar. A assessora Joana Bacelar deu a palavra oradora Ana Melcia. Prosseguiu-se leitura do Discurso 1. Palmas. Uma vez terminada a leitura, a assessora Joana deu a palavra ao orador Joo. Leitura do Discurso 2. Palmas.

Uma vez terminado o tempo dedicado leitura dos discursos o presidente Hugo Cavaco declara aberta a sesso de debate alusiva aos discursos. A Prof. Ana explica muito brevemente aos presentes que o voto dividido em duas partes: voto para melhor discurso e posteriormente voto para melhor orador. Intervenes: O presidente Hugo Cavaco dirige a primeira interveno aluna Catarina Paixo, pedindo a sua opinio acerca dos discursos. A aluna d maior relevncia ao discurso 2 por se focar na actualidade. Antes de a palavra passar para outro aluno, a prof. Ana Guedes intervm para explicar o porqu da oradora Ana se focar na Histria. O mesmo presidente dirige-se ao aluno Nuno Teixeira com a mesma questo, e este expressasse ao dizer que o discurso 2 estava mais prximo de um discurso parlamentar. Interveno da aluna Camila Pereira que mostra o seu interesse em ambos mas destaca a objectividade do discurso 2. Interveno da assessora Joana que discorda da aluna Camila porque considera melhor destacar-se a Histria de um acontecimento. Presidente Hugo Cavaco passa a palavra ao aluno Gasto que destaca o discurso 2 por o considerar mais direccionado aos jovens. O Presidente Hugo Alves pergunta ao aluno Ionut Sima sobre a sua opinio acerca dos discursos. O aluno respondeu que embora sejam os dois bons gostou mais do discurso 2 por apelar mais actualidade e tambm ao voto da juventude. A assessora Joana intervm para referir quais os critrios de avaliao e classificao dos votos. Os critrios so lidos pelo porta-voz Jaime. O presidente Hugo Cavaco faz aluso ao aluno Sebastio Menezes que tem tatuado no brao o braso monrquico. O aluno mostra-se relutante a falar devido aos seus ideais monrquicos e porque considera a sua interveno desnecessria. A assessora Joana pede depois a opinio da oradora Ana Melcia acerca das opinies referidas. Ana, refere que o discurso do orador Joo se revelou mais pessoal. Interveno da prof. Ana Guedes sobre a iseno de opinies polticopartidria nos discursos. O orador Joo concorda com a professora que neste mbito no seria apropriado referir-se a um partido especfico.

A assessora Joana dirige-se aluna Mariana Neves que diz que apesar de ser importante sabermos as origens, o apelo feito pelo discurso 2 foi o que mais a cativou. A prof. Ana Guedes pede para a oradora Ana reler o apelo final do seu discurso, o que esta ltima faz. O presidente Hugo Cavaco pergunta se h algum que discorde do apelo sem resposta. A prof. Ana Guedes refere que estes discursos no servem de incitamento s massas (resposta interveno da Mariana Neves) e pede ainda uma opinio oposta da aluna. Intervm o aluno Marcelo Alves mas com uma opinio semelhante. A assessora Joana mostra mais uma vez a sua opinio quando diz que o orador Joo destacou-se como melhor orador mas que considera o discurso 1 mais apropriado. Como resposta, o orador pede uma opinio mais fundamentada e refora ainda que o interesse pela politica deve revelar-se em qualquer idade. Interveno da prof. Lurdes Vilela, que em suma, diz que o problema actual no est na poltica mais sim nos polticos. O orador Joo salienta que no seu discurso faz um apelo ao voto geral. aluna Sofia Cintra pedida uma opinio, e esta revela que no teve preferncias mas que ambos os discursos tm pontos positivos. A prof. Ana Guedes dirige-se aluna Patrcia Ferrer. A aluna mostra-se muito objectiva na sua opinio e refere que o discurso 1, em termos de contedo, mais concreto mas que o Joo se mostrou melhor orador. Interveno da prof. Ana Guedes que refere que, como historiadora reconhece o quo complicado saber quais as ferramentas de trabalho individual. A assessora Joana d a palavra aluna Tnia Rodrigues. A aluna fala sobre o discurso 2, referindo que este faz um bom apelo ao voto e que se dirige mais juventude. O presidente Hugo Cavaco dirige-se ao aluno Nuno Teixeira, questionando-o acerca da sua opinio quando se fala em poltica. O aluno responde ao mostrar a sua preferncia no discurso 2 e diz ainda que em Portugal todos reclamam do Governo mas so poucos aqueles que votam para a diferena. Interveno da prof. Ana que pergunta ao Nuno se ele vive para o social. Nuno responde que sim, mas que tambm se interessa por poltica.

Interveno do assessor Francisco Viegas que destaca vrios alunos que partilham da mesma viso de mudar o mundo. Salienta ainda que em Portugal h muitas pessoas que s sabem criticar, ainda que o faam sem fundamento e aponta como exemplo os preconceitos dos mais velhos. A prof. Ana argumenta que o Francisco tem preconceitos sobre a gerao mais velha do mesmo modo que os mais velhos tm preconceitos relativamente gerao mais nova. Entrada da professora Albertina Mourato. Interveno da aluna Camila, que discorda da opinio da professora, dizendo ainda que o Francisco tem razo porque nas entrevistas, a comunicao social escolhe as pessoas menos indicadas. A aluna Maria Bizarro concorda que as queixas que grande parte dos portugueses fazem so hipcritas. O assessor Francisco Viegas especifica a sua opinio anterior. A assessora Joana dirige-se aluna Madalena Zargallo e pergunta-lhe se considera os 18 anos a idade ideal para votar. A aluna diz que sim porque considera que com essa idade j se tem mais maturidade. O presidente Hugo Cavaco dirige-se ainda mesma aluna e pede a sua opinio sobre os discursos. A aluna responde que o discurso que lhe tocou mais foi o discurso 2. O presidente Hugo Alves pede a opinio da professora Regina Roxo. Esta, responde que ambos os discursos so bons, com caractersticas diferentes mas que se completam. Fala ainda sobre os portugueses e o voto, concordando com o que j fora referido e que acha muito bem que os jovens mudem a sua posio e que participem mais activamente. Diz ainda que o sentido de voto deve ser em funo do pas e que os portugueses tm em grande maioria uma atitude comodista. Interveno da mesa sobre o escasso tempo. Para concluir, o presidente pede para a Dra. Lurdes Silva dar a sua opinio a fim de encerrar a sesso. A Dra. Lurdes fala acerca da sua colaborao na sesso. Destaca que o espao de debate uma boa iniciativa para a escola, uma vez que considera importante que haja esta partilha de ideais. Refere ainda que os oradores divulgaram o nome da escola de uma forma muito positiva. Agradecimentos aos alunos e oradores em especial. So oferecidos presentes simblicos como forma de agradecimento. A sesso encerra s 12 horas.

You might also like