You are on page 1of 14

Movimento das Discordncias

Profa. Adriana Amaro Diacenco

Discordncias
Uma discordncia um defeito cristalino linear no qual diversos tomo esto desalinhados e consequentemente provocam uma distoro na estrutura cristalina.

Toda teoria de deformao e endurecimento de metais fundamentada no movimento de discordncias.

Deformao Plstica
A deformao plstica o resultado do movimento dos tomos devido tenso aplicada. Durante este processo ligaes so quebradas e outras refeitas; Nos slidos cristalinos a deformao plstica geralmente envolve o escorregamento de planos atmicos e o movimento de discordncias;

Plano de escorregamento Deformao plstica ou permanente de um cristal perfeito (isento de defeitos cristalinos) pode ocorrer pelo deslocamento de planos de tomos em relao aos planos paralelos adjacentes.

A presena de discordncias promove uma distoro da rede cristalina de modo que certas regies sofrem tenses compressivas e outras, tenses de trao.

Mecanismos de Aumento de Resistncia dos Metais


Aumento da resistncia por reduo do tamanho de gro; =>Encruamento;

Aumento da resistncia pela reduo do tamanho do gro

O contorno de gro funciona como um barreira para a continuao do movimento das discordncias devido as diferentes orientaes presentes e tambm devido s inmeras descontinuidades presentes no contorno de gro.

Mtodos de deformao plstica severa, como a prensagem angular de seo transversal constante ECAP (equal channel angular pressing) permitem o refino de gro em escala nanomtrica.

A extruso em canal angular (ECA) um processo de deformao recentemente desenvolvido por Segal, que consiste em fazer passar uma amostra de material de uma extremidade outra de dois canais seqenciais que se interceptam fazendo entre si um ngulo de 90 ou 120.

Processos de Conformao dos Metais: Exemplo Laminao

Em funo da temperatura e do material utilizado, a conformao mecnica pode ser classificada como trabalho a frio e a quente. O trabalho a quente (TQ) usado para reduzir os esforos de conformao e/ou permitir a recristalizao. O trabalho a quente a etapa inicial na conformao mecnica da maioria dos metais e ligas. Este trabalho no s requer menos energia para deformar o metal, como proporciona o surgimento de menos discordncias microestruturais. O trabalho a frio acompanhado do encruamento do metal, que ocasionado pela interao das discordncias entre si e com outras barreiras tais como contornos de gro que impedem o seu movimento atravs da rede cristalina.

O encruamento de um metal pode ser definido como sendo o seu endurecimento por deformao plstica. Durante a deformao plstica o nmero de discordncias aumenta drasticamente; Pelo fato de a temperatura em que a deformao efetuada ser fria em relao a temperatura absoluta de fuso do metal, tambm chamado de trabalho a frio. A maioria dos metais encruam temperatura ambiente.

You might also like