You are on page 1of 3

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA

LCIO RIBEIRO, brasileiro, casado, auxiliar de produo, inscrito no CPF 3.253.1544-1, residente e domiciliado na Rua Av. Lions, bairro gua Santa, cidade de Curitibanos/SC, por seu procurador infra-assinado, vem presena dessa Colenda Turma, inconformado com a r. deciso de fls.75/77 nos autos da AO DECLARATRIA DE INEXISTENCIA DE DBITO C/C PEDIDO DE CANCELAMENTO DE NEGATIVAO NO SPC que corre perante o d. juzo da comarca de CURITIBANOS , sob o n 022.11.000534-2, que move em face de LOJAS BERLANDA interpor RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO com pedido de TUTELA ANTECIPADA RECURSAL, pelo que expe e requer o seguinte.

I. DA DECISO AGRAVADA O Agravante comprou um televisor 32, e deu uma entrada de R$ 500.00(quinhentos reais) e parcelou o resto em 10x278.86, porm passou por dificuldades financeiras e no teve como pagar as parcelas restantes. Mas apesar das dificuldades conseguiu saldar toda a dvida, porm devido ao atraso nas parcelas seu nome foi inscrito no rgo de proteo ao crdito (SPC). Acontece que mesmo aps ele tendo pagado as parcelas restantes, o agravado no retirou seu nome no rol da lista de inadimplentes (SPC). Ou seja, mesmo diante do adimplemento da dvida o ora agravado no retirou o registro seu nome nos rgos de proteo ao crdito. Devido aos acontecidos o agravante moveu Ao Declaratria de Inexistncia de Dbito c/c Pedido de Cancelamento de Negativao no SPC, em face de Lojas Berlanda, o qual foi indeferido pelo magistrado sob o argumento de no conter os requisitos do art. 273 do CPC, no entanto como ser demonstrada a seguir, a deciso merece ser reformada. II. DO CABIMENTO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Conforme o art. 522 observa-se a situao de urgncia e de ineficcia do retido, pois o senhor Lcio Ribeiro conta com restries em seu nome, mesmo j tendo quitado toda a sua dvida. Nota-se a urgncia, devido ele possuir uma famlia e necessitar de seu crdito para realizar suas compras mensais (mercado, farmcia etc.). necessrio que seu nome seja retirado imediatamente do (SPC), para que o Sr. Lcio Ribeiro possa fazer suas compras normalmente. III. DAS RAZES PARA A REFORMA Em decorrncia deste incidente o agravante se sentiu vrias vezes constrangido, e tendo sua honra e sua moral abalada, em face desta inscrio. J decidiram os egrgios tribunais sobre esta matria:
INDENIZAO POR DANOS MORAIS - INJUSTA NEGATIVAO NO SPC - DEVER DE INDENIZAR DESNECESSIDADE DE PROVA DO PREJUZO - VALOR DA INDENIZAO - RECURSOS IMPROVIDOS. A permanncia da inscrio em rgo de restrio ao crdito, depois de quitada a dvida, acarreta a responsabilidade pela indenizao, independente da prova objetiva do dano. Na fixao da indenizao h que se atentar para a no configurao do enriquecimento seu causa da vtima. (RAC n. 18301/2004 Des. Evandro Estblie).

A Constituio no seu art.5 inciso X diz:


X - So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;

Dessa forma, fica claro que a empresa agravada, ao cometer imprudente ato, afrontou confessada e conscientemente o texto constitucional acima transcrito, devendo, por isso, ser condenada respectiva indenizao pelo dano moral sofrido pelo requerente.

IV. DO REQUERIMENTO E INFORMAES Por todo o exposto, requer que o recurso de agravo seja CONHECIDO e PROVIDO, para reformar a deciso agravada no sentido de ser concedida a declaratria de inexistncia de dbito c/c pedido de cancelamento de negativao no SPC, Por oportuno, informa que o recurso de agravo est sendo instrudo com as seguintes cpias, nos termos do artigo 525 do Cdigo de Processo: a) Cpias obrigatrias: deciso agravada, certido de intimao da deciso agravada e procuraes; b) cpias facultativas: (carne comprovante de pagamento), informa ainda, que esta constituda nos autos a seguinte

advogada: (Lilian de Souza Bleichuvehl, Rua Cel. Maximino A. de Moraes, n 155, bairro Centro, cidade So Cristvo do Sul/SC). Informa, por fim, que segue acostada a guia do preparo. Termos em que, Pede deferimento.

Curitibanos(SC), 07 de novembro de 2011.

LILIAN DE SOUZA BLEICHUVEHL OAB/SC 24.973

You might also like