You are on page 1of 3

AS FASES PIAGETIANA

Piaget usou o critrio de diviso baseado no desenvolvimento da inteligncia, de acordo com esse critrio dividiu em estgios. Piaget enfatiza o desenvolvimento intelectual e divide os perodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento das novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global. Seus estudos e pesquisas demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, prprias de cada faixa etria, isto , existe uma assimilao progressiva do meio ambiente que implica uma acomodao das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior. Os perodos, sensrio-motor, pr-operatrio, operatrio-concreto e operatrio formal, cada um deles caracterizado por aquilo que melhor o individuo consegue fazer nessas faixas etrias; todos os indivduos passam por todas essas fases ou perodos, nessa seqncia, porm o incio e o trmino de cada uma delas depende das caractersticas biolgicas do individuo e de fatores educacionais e sociais. Fases ou perodos: Sensrio-motora: (o recm-nascido e o lactente) vai desde o nascimento at mais ou menos dois anos de idade, em que a atividade intelectual, como o nome indica de natureza sensorial e motora; a criana percebe o ambiente e age sobre ele. Fica evidente que o desenvolvimento fsico acelerado o suporte para o aparecimento de novas habilidades, isto , o desenvolvimento sseo, muscular e neurolgico permite a emergncia de novos comportamentos como sentar-se, engatinhar, andar, o que propiciar um domnio maior do ambiente.

Passar a diferenciar o seu eu do mundo exterior, situando-se como um elemento entre outros e no mais sentir que o mundo uma continuao do prprio corpo. Tambm deixar de ter atitude passiva para ter atitude ativa e participativa em relao ao ambiente e pessoas de seu mundo. Pr-operatria: (a primeira infncia) dos dois aos sete anos; no final do perodo anterior, a criana capaz da fala imitativa, dependendo da estimulao do meio ambiente. J neste perodo, o que mais de importante acontece o aparecimento da linguagem oral e, como decorrncia disso, surge o pensamento. Assim, desenvolve-se a capacidade simblica a criana comea a usar smbolos mentais, como imagens ou palavras que representam objetos que no esto presentes. Nesse perodo a criana egocntrica incapaz de se colocar no ponto de vista de outrem; incapaz de aceitar o ponto de vista de outra pessoa, quando diferente do dela. animista atribui vida aos objetos; no aspecto afetivo o critrio de bem e de mal a vontade dos adultos; concebe as regras como imutveis e determinadas externamente. Neste perodo a maturao neurofisiolgica se completa permitindo a coordenao motora fina. Fase ou perodo das operaes concretas: (a infncia propriamente dita) vai dos sete aos 11/12 anos. Nesse perodo as operaes mentais da criana ocorrem em resposta a objetos e situaes reais. A criana usa lgica e raciocnio de modo elementar, mas somente os aplica na manipulao de objetos concretos. Ainda no pensa em termos abstratos; experimenta dificuldades com os problemas verbais, com as hipteses. A sua principal aquisio a realizao de operaes mentais concretas, que se caracteriza pela necessidade da presena de objetos concretos no raciocnio.

Nota-se tambm o declnio do egocentrismo e da linguagem egocntrica. As crianas passam a aceitar que a outra criana tambm tem sentimentos e pensamentos; passa a aceitar as regras do jogo. O sentimento de pertencer a um grupo torna-se cada vez mais forte. Ao longo desse perodo desenvolve-se a capacidade de cooperao, facilitando o trabalho em grupo que se torna cada vez mais absorvente para a criana. Perodo das operaes formais: (a adolescncia) dos 11/12 anos em diante. Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, isto , o adolescente realiza as operaes no plano das idias sem necessitar de manipulao ou referncias concretas. Poder entender conceitos como amor, democracia, justia, liberdade, etc. Torna-se consciente de sua forma de pensar, sempre justificando o seu pensamento. s vezes se isola, exatamente porque est definindo sua identidade e autonomia pessoal. nesta fase que o adolescente passa a entender proposies e estabelecer concluses. Os seus interesses so diversos e mutveis, sendo que a estabilidade chega com a proximidade da idade adulta.

You might also like