You are on page 1of 79

Solues em perfeita Harmonia

Quadros elctricos Merlin Gerin

Entrada de quadro

Cabea de grupo

Cabea de grupo

Cabea de grupo

Sadas iluminao

Sadas tomadas

Sadas diversas

BTP - JOC FEV.2007 - PT

Breves noes tericas

BTP - JOC FEV.2007 - PT

Breves noes tericas O que um quadro elctrico ?


Um dos elos vitais na cadeia de distribuio de energia elctrica.

Conjunto de equipamentos, convenientemente agrupados, incluindo as suas ligaes, estrutura de suporte e invlucro, destinado a proteger, a comandar ou a controlar as instalaes elctricas.
BTP - JOC FEV.2007 - PT

Breves noes tericas Funo de um quadro elctrico


Reagrupar os aparelhos de proteco e comando Informar o utilizador final do estado das suas instalaes Proteger o utilizador do quadro contra os riscos de acidente Evoluir dentro das necessidades do utilizador

BTP - JOC FEV.2007 - PT

Breves noes tericas Corrente estipulada, In


Corrente estipulada do aparelho de corte e/ou proteco definida aquando da concepo.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

Breves noes tericas Corrente de curto-circuito, Icc


Corrente de valor elevado que resulta do contacto da alma condutora de dois condutores activos que em servio normal apresentam potenciais diferentes, seja devido a defeito de isolamento ou devido a contacto acidental no qual a impedncia da malha de defeito desprezvel. Os valores de Icc que podem ocorrer numa instalao dependem do lugar onde ocorrem, da potncia da fonte de alimentao, da extenso e da caracterstica da rede.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

Breves noes tericas Corrente de curto-circuito, Icw


Valor eficaz da corrente de curta durao admissvel estipulada para o circuito pelo fabricante, que o circuito pode suportar sem danificaes nas condies do ensaio normativo 8.2.3. Salvo indicao contrria do fabricante, esta durao de 1 segundo(IEC 60439-1)

BTP - JOC FEV.2007 - PT

Breves noes tericas


Grau de proteco, IP (NP EN 60529)
1 algarismo : proteco contra os slidos

BTP - JOC FEV.2007 - PT

Breves noes tericas Grau de proteco, IP (IEC 60529)


2 algarismo : proteco contra os lquidos

BTP - JOC FEV.2007 - PT

10

Breves noes tericas Grau de proteco, IP (IEC 60529)


Letra adicional (facultativa) : proteco contra o acesso s partes perigosas A : proteco contra o acessos das costas da mo B : proteco contra o acesso do dedo C : proteco contra o acesso de um utenslio 2,5 mm D : proteco contra o acesso de um utenslio 1 mm utenslio articulado normalizado de teste para a letra B

BTP - JOC FEV.2007 - PT

11

Breves noes tericas Grau de proteco contra impactos, IK IEC 62262

BTP - JOC FEV.2007 - PT

12

Breves noes tericas Regimes de neutro, TT-IT-TN


O regime de neutro determina a escolha dos materiais e a concepo do quadro 3 regimes de neutro neutro terra TT neutro isolado IT terra pelo neutro TN

TT

IT

TN

BTP - JOC FEV.2007 - PT

13

Breves noes tericas Ventilao


Um quadro concebido para funcionar num ambiente normal. A maior parte dos aparelhos s funciona correctamente com temperaturas entre 10 e +70C.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

14

Breves noes tericas Ventilao


Quadro G, IP30, 23 mdulos Factor de simultaneidade : 0,7 Temperatura ambiente em redor do quadro : 35C P(W) = 170 W

BTP - JOC FEV.2007 - PT

15

Breves noes tericas Localizao dos quadros elctricos


O quadro de entrada deve ser estabelecido dentro do recinto servido pela instalao elctrica e, tanto quanto possvel, junto ao acesso normal do recinto e do local de entrada de energia.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

16

Breves noes tericas As formas : compartimentao


Em maioria das instalaes, os quadros elctricos no necessitam de uma compartimentao particular. A Schneider Electric prope solues que vo para alm das recomendaes da norma:
a abertura dos espelhos necessita de uma ferramenta. as portas que do acesso s partes sob tenso so fechadas com chave. os tapa-bornes protegem sistematicamente os disjuntores Compact NS e os interruptores INS e INV as ligaes a montante e a jusante dos aparelhos de entrada so protegidas.

A proteco de pessoas e de bens garantida de origem. Independentemente, com o Prisma Plus , possvel realizar a compartimentao no interior das celas, respondendo s exigncias das formas 2, 3 e 4 definidas pela norma.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

17

Breves noes tericas


As formas : separao dentro de conjunto

Forma 1

Forma 2a

Forma 3a

Forma 4a

Forma 2b
BTP - JOC FEV.2007 - PT

Forma 3b

Forma 4b
18

Breves noes tericas


As formas : separao dentro de um conjunto
Definies
Forma 1 : nenhuma separao no interior do invlucro Forma 2a : as unidades funcionais so separadas do barramento mas no dos bornes. Forma 2b : as unidades funcionais e os bornes so separados dos barramento. Os bornes no so separados entre eles. Forma 3a : as unidades funcionais so separadas entre elas e so separadas do barramento e dos bornes Forma 3b : as unidades funcionais so separadas entre elas e so separadas do barramento. Os bornes so separados do barramento as unidades funcionais no so separados entre si. Forma 4a : as unidades funcionais so separadas entre elas e so separadas do barramento. Os bornes que fazem parte integrante das unidades funcionais so separados entre eles. Forma 4b : as unidades funcionais so separadas entre elas e so separadas do barramento. Os bornes so separados entre eles e so separados das unidades funcionais.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

19

Regulamentaes

BTP - JOC FEV.2007 - PT

20

Regulamentaes
Os mnimos requisitos para garantir a segurana de um quadro de BT Primeiro que tudo, deve respeitar as normas : Normas de construo de quadros :
IEC 60439-1 : conjunto de aparelhagem de baixa tenso

Normas construtivas para a aparelhagem incorporada :


IEC 60947-1 : dispositivos gerais IEC 60947-2/3, IEC 60898 : disjuntores/interruptores IEC 60269-1 : fusveis de baixa tenso

Normas de instalaco :
Regras Tcnicas de Instalaes Elctricas de Baixa Tenso, RTIEBT Portaria n 949-A/2006 IEC 60364 e Cenelec HD 384 : instalaes elctricas em edifcios
BTP - JOC FEV.2007 - PT

21

Regulamentaes
A norma IEC 60439-1 A norma IEC 60439-1 indica as regras gerais de realizao de quadros, de modo, responder aos critrios de segurana e de disponibilidade, exigidas pela aplicao :
garante o nvel mnimo da segurana de pessoas e bens aplica-se ao conjunto de aparelhagem de baixa tenso para a distribuio de potncia e ou controlo-comando para ter em considerao: - as condies do servio (temperatura) - as exigncias da construo (IP, IK, formulrios) - as exigncias dos testes

Assim, a conformidade a esta norma , para o cliente final, uma segurana sobre a qualidade na realizao do quadro.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

22

Regulamentaes
Os ensaios da norma IEC 60439-1 Garantem a conformidade do quadro elctrico e so destinados a verificar as caractersticas do quadro : 7 ensaios ao tipo :
n - limites de aquecimento 1 n propriedades 2 dielctricas n comportamento aos 3 curtos-circuitos n - eficcia do circuito de 4 proteco n - distncias de 5 isolamento e linhas de fuga n - funcionamento 6 mecnico n grau de proteco. 7

3 ensaios individuais de srie (rotina) :


n - cablagem, 8 funcionamento elctrico n - isolamento / ensaio 9 dilectrico n - medida da 10 proteco.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

23

Regulamentaes 7 ensaios ao tipo realizados pelo fabricante


Estes ensaios obrigatrios so destinados a verificar as caractersticas do quadro. Eles garantem a conformidade do quadro elctrico. Os 7 ensaios ditos ao tipo so efectuados sobre as configuraes mais desfavorveis e as mais difceis do sistema funcional Prisma Plus. Os quadros so completos, constituidos por componentes standards, de ligaes pr- fabricadas, equipadas por aparelhagem Merlin Gerin e Telemecanique e realizadas conforme as regras de arte. Os ensaios so realizados nos laboratrios da Schneider Electric ou nos laboratrios acreditados Asefa, Kema, Lcie,...

BTP - JOC FEV.2007 - PT

24

Regulamentaes
Ensaio n (8-2-1) : limites de aquecimento 1

Garante a segurana e longevidade do quadro evitando problemas, tais como:


deteriorao dos contactos diminuio da performance dos isolantes queimaduras de pessoal da manuteno deteriorao de componentes electrnicos falhas no funcionamento dos aparelhos: disparos intempestivos.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

25

Regulamentaes
Ensaio n (8-2-2) : propriedades dielctricas 2

Garante a segurana e a longevidade do quadro evitando problemas, tais como:


aparecimento de arcos elctricos isolantes deteriorados ao longo do tempo "riscos elctricos" (contactos).

BTP - JOC FEV.2007 - PT

26

Regulamentaes
Ensaio n (8-2-3) : Comportamento aos curto-circuitos 3

Simulao de um incidente que poderia acontecer na instalao Resistir s correntes de curto circuito :
Evitar o perigo (ruptura e projeco de componentes, e o gerao de arcos e a sua propagao ao exterior do quadro,...) Garantir uma reposio rpida da instalao , aps o incidente.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

27

Regulamentaes
Ensaio n (8-2-4) : circuito de proteco 4

A eficcia do circuito de proteco controlado por dois ensaios:


Verificao, por estudo ou medio da resistncia, havendo uma ligao real entre as massas de invlucro e o circuito de proteco Comportamento corrente de curto-circuito realizado entre o condutor de proteco e a fase mais prxima.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

28

Regulamentaes
Ensaio n (8-2-5) : distncias de isolamento e linhas de fugas 5

Controlo das distncias de isolamento : distncia mais curta entre duas partes condutoras. Controlo das linhas de fuga : distncia mais curta ao longo da superfcie da matria isolante entre 2 partes condutoras.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

29

Regulamentaes
Ensaio n (8-2-6) : funcionamento mecnico 6

Resistncia do material, assegura e garante a longevidade dos diferentes mecanismos.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

30

Regulamentaes
Ensaio n (8-2-7) : grau de proteco 7

Os ensaios efectuados definem a capacidade do quadro equipado a : proteger as pessoas contra acessibilidades a partes perigosas proteger os materiais contra a penetrao de corpos slidos ou de lquidos proteger os materiais contra as influncias externas tais com impactos.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

31

Regulamentaes
3 ensaios individuais de srie (rotina) realizados pelo quadrista*
Os ensaios devem ser efectuados por um tcnico com formao, sendo estes simples e rpidos de realizar : Inspeco do conjunto segundo as instrues de montagem e o dossi tcnico do quadrista* (verificao dos calibres, apertos, ...) verificao do isolamento verificao das medidas de proteco e da continuidade elctrica dos circuitos de proteco. Estes ensaios vm completar os testes realizados pelo constructor e garantir o profissionalismo e a responsabilidade da colocao em obra. Schneider Electric fornece as ferramentas facilitando estes ensaios: guia de inspeco qualidade guia de colocao em servio guias de montagem Prisma Plus Sistemas P e G.
* Quadrista, ou seja construtor do quadro elctrico

BTP - JOC FEV.2007 - PT

32

Regulamentaes
Ensaio n (8-3-1) : cablagem, funcionamento elctrico 8

Verificao da eficcia dos elementos de comando mecnico, encravamentos . Disposio correcta dos condutores. Existncia de continuidade nas ligaes.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

33

Regulamentaes
Ensaio n (8-3-4) : isolamento / (8-3-2) : ensaio dielctrico 9

Verificao de ausncia de arco elctrico e da perfurao do isolamento, entre as partes sob tenso (entre elas) e entre elas e as massas.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

34

Regulamentaes
Ensaio n (8-3-3) : medida da proteco 10

Verificao da continuidade dos circuitos de proteco ao nvel dos invlucros metlicos.

BTP - JOC FEV.2007 - PT

35

Regulamentaes
Fabricante e Quadrista, juntos para garantir a segurana : IEC 60439-1 Fabricante :
os produtos ensaiados em configuraes reais d instrues precisas para uma relaizao sem falhas.

Quadrista* :
colocao disposio de informaes, pelas ferramentas de colocao em obra (catlogos, internet) um conhecimento dos produtos e das solues do quadro, fruto de uma longa experincia e optimizao sistemtica.

Um sucesso compartilhado:
esta complexidade deve ser duradoura, para de certo modo consolidar o nosso profissionalismo.
* Quadrista, ou seja construtor do quadro elctrico

BTP - JOC FEV.2007 - PT

36

Regulamentaes
A norma IEC 60947-2

IEC 60947-2 Disjuntores de BT destinado a ser operado por pessoas qualificadas. Prev a existncia de pessoal tcnico na instalao, ou seja equipas de manuteno. Como tal, o poder de corte do aparelho mais elevado mas suporta menos curto-circuitos.
Ex. O poder de corte do disjuntor C60N, segundo a IEC 60947-2 de 10 KA

BTP - JOC FEV.2007 - PT

37

Regulamentaes
A norma IEC 60898

IEC 60898 Disjuntores de BT para uso residencial acessvel a ser operado por pessoas no qualificadas. No prev a existncia de pessoal tcnico na instalao, ou seja equipas de manuteno. Como tal, o poder de corte do aparelho mais baixo e suporta mais curto-circuitos. Reforando assim a proteco de pessoas e bens.
Ex. O poder de corte do disjuntor C60N, segundo a IEC 60898 de 6 KA

BTP - JOC FEV.2007 - PT

38

No conformidades mais habituais

BTP - JOC FEV.2007 - PT

39

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

Circuitos dos quadros no esto identificados

BTP - JOC FEV.2007 - PT

40

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

No existe continuidade elctrica no condutor de proteco

BTP - JOC FEV.2007 - PT

41

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

Circuito sem proteco contra sobreintensidades

BTP - JOC FEV.2007 - PT

42

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

A instalao no garante a resistncia de isolamento regulamentar

Distncia de isolamento nesta montagem : 11 mm Distncia de isolamento norma IEC 60439-1: 14 mm

BTP - JOC FEV.2007 - PT

43

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

Quadro elctrico sem fechadura em local pblico

BTP - JOC FEV.2007 - PT

44

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

No possui caixa estanque

BTP - JOC FEV.2007 - PT

45

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos Cdigo de cores incorrecto Cor de identificao incorrecta condutor fase verde/amarelo
Cores dos condutores Fase : Castanho, preto, cinzento ou vermelho Neutro : azul claro Condutor de proteco (PE): verde-amarelo

BTP - JOC FEV.2007 - PT

46

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

O In do interruptor no o adequado (mnimo 16A)

In (mnimo 16A)

BTP - JOC FEV.2007 - PT

47

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

No foram apresentados certificados de conformidade

BTP - JOC FEV.2007 - PT

48

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

No existe coerncia do material utilizado

BTP - JOC FEV.2007 - PT

49

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

Possibilidade de contacto fortuito com condutores activos

BTP - JOC FEV.2007 - PT

50

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

Materiais da instalao no cumprem normas

BTP - JOC FEV.2007 - PT

51

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

Os aparelhos de corte no tm In>= Iz Iz corrente mxima suportada pela canalizao elctrica


QGBT

QP

BTP - JOC FEV.2007 - PT

52

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

Quadro elctrico no est no interior da instalao junto a acesso normal Falta a instalao de Quadro Parcial no(s) andare(s) O quadro elctrico no est correctamente localizado

BTP - JOC FEV.2007 - PT

53

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

Locais EPT- aparelhos e Quadros com caractersticas <IP23 a IP26-IK04

BTP - JOC FEV.2007 - PT

54

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos Locais EPT- aparelhos e Quadros com caractersticas <IP23 a IP26-IK04

BTP - JOC FEV.2007 - PT

55

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

Local pblico com Quadro e aparelho de corte e comando acessvel ao pblico

No quadro deve estar previsto um contacto NF no aparelho de entrada, pronto a ser actuado em caso de emergncia (ex. fogo, catstrofes naturais, etc)

BTP - JOC FEV.2007 - PT

56

Riscos de origem elctrica


No conformidades mais habituais em quadros elctricos

Falta de obturadores nos quadros

BTP - JOC FEV.2007 - PT

57

Escolha, dimensionamento, oramentao

BTP - JOC FEV.2007 - PT

58

Escolha, dimensionamento, oramentao


Questes do local de instalao Local de instalao : IP / IK Questes tcnicas potncia e distncia do transfo seces e natureza dos cabos entradas, sadas acessos ao quadro extenso futura esquema de ligao terra identificao forma : In / Icc : bornes / extenso : cima / baixo : frente, atrs, lateral : extenso por barramentos : PE / PEN : circuitos / aparelhos / quadros : necessidades dos utilizadores

BTP - JOC FEV.2007 - PT

59

Escolha, dimensionamento, oramentao


Perante um pedido de preo para um equipamento, quadro elctrico, o que fazer ? Conheo a oferta do fabricante ? Como escolher os aparelhos ? Tenho documentao que me suporte a escolha ? Que ferramentas de apoio : catlogos, software ?

BTP - JOC FEV.2007 - PT

60

Escolha, dimensionamento, oramentao


Catlogo Multi9 Catlogo Compact NS Catlogo Pragma Catlogo Prisma Plus Software de escolha, dimensionamento e oramentao de quadros elctricos Sisprobuilding

BTP - JOC FEV.2007 - PT

61

Escolha, dimensionamento, oramentao

BTP - JOC FEV.2007 - PT

62

Escolha, dimensionamento, oramentao

BTP - JOC FEV.2007 - PT

63

Escolha, dimensionamento, oramentao


Ex. 1 In : 63A Icc : 10 KA, IEC 60947-2 IP : 30 IK : 08

BTP - JOC FEV.2007 - PT

64

Escolha, dimensionamento, oramentao


Ex. 2
Q NS 4 250

In : 250A
STI

EVA

Icc : 15 KA IP : 30 IK : 08 Sugesto: Barramento Powerclip

1 2

SELCTOR V P

SELECTOR A P

ID 4 25 300 mA

ID 4 25 300 mA

ID 4 25 300 mA

ID 4 25 300 mA

D C60 1 10

D C60 1 10

D C60 1 10

D C60 1 16

D C60 1 16

D C60 1 16

D C60 1 10

D C60 1 10

D C60 1 10

D C60 1 16

D C60 1 16

D C60 1 16

BTP - JOC FEV.2007 - PT

65

Escolha, dimensionamento, oramentao


Ex. 3 In : 250A Icc : 15 KA IP : 55 IK : 10 Sugesto: Barramento em escada

BTP - JOC FEV.2007 - PT

66

Escolha, dimensionamento, oramentao


Sisprobuilding

BTP - JOC FEV.2007 - PT

67

Escolha, dimensionamento, oramentao


Sisprobuilding

BTP - JOC FEV.2007 - PT

68

Equipamento M9 e Compact NS

BTP - JOC FEV.2007 - PT

69

Equipamento M9

Domae

Clario

C60

C120

NG125

...
BTP - JOC FEV.2007 - PT 70

Equipamento M9

Logis

Micro Pragma

Mini Pragma

Pragma

Kaedra

BTP - JOC FEV.2007 - PT

71

Compact NS
A gama de 100 a 630 A
NS 100 a 250 NS 400 a 630

NSA 160

NS 80 H-MA

4 atravancamentos de 100 a 630 A 4 dimenses de 36 a 150 kA

BTP - JOC FEV.2007 - PT

72

Compact NS
Desempenho Icu e Ics
Icu (kA) 220 / 415 V

Desempenho Ics em % Icu


% 00 1 0% 10 % 00 1

L H N

150

% 00 1 0% 10 % 00 1

150

70

70

36

50

100

160

250

400

630

BTP - JOC FEV.2007 - PT

73

Compact NS
Os disparadores
NS 100 a 250 NS 400 a 630

Magnetotrmico TM

Electrnicos STR 23

Electrnicos STR 22 SE, STR 22 ME, STR 22 GE

Electrnicos STR 43 ME, STR 53

Especfico DC

BTP - JOC FEV.2007 - PT

74

Compact NS
Disparadores para NS 100 a 250
TM - D STR22SE TM - G STR22GE TM - D TM - G 16 25 40 63 80 100 125 160 200 250

Proteco base Proteco das redes alimentadas por geradores e cabos de grande comprimento Proteco das redes de corrente contnua

BTP - JOC FEV.2007 - PT

75

Compact NS
Instalao
Instalao
fixo Extr. base Extr. chassis

Ligaes
tomadas atrs tomadas frente por cabo manual

Comando
elctrico rotativo

NS 100 a 250 NS 400 a 630

fixo

extravel sobre base

extravel sobre chassis

BTP - JOC FEV.2007 - PT

76

Compact NS
Auxiliares e acessrios
Auxiliares elctricos Contactos auxiliares Comando rotativo

Comando elctrico Encravamentos Ligaes Bloco de medida

BTP - JOC FEV.2007 - PT

77

Compact NS
Regulao dos Disparadores

BTP - JOC FEV.2007 - PT

78

Compact NS
Regulao dos Disparadores

BTP - JOC FEV.2007 - PT

79

You might also like