You are on page 1of 5

Os benefcios da atividade fsica

Sabemos que as doenas esto ligadas questo gentica, porm muitas delas podem ser evitadas atravs de uma vida saudvel e ativa. O sedentarismo est intimamente relacionado s doenas e por isso devemos nos exercitar para que tenhamos qualidade de vida e sade em abundncia. Abaixo, apresenta-se um quadro descritivo com os principais benefcios obtidos com a prtica de atividade fsica:

-Benefcios fisiolgicos: * Controle do peso corporal * Melhora da mobilidade das articulaes * Reduo do risco de doenas vinculadas ao sedentarismo (diabetes, hipertenso, colesterol, obesidades, etc) *Aumento da fora e da resistncia muscular para realizar as mais diversas tarefas, incluindo as do dia a dia.

-Benefcios Psicolgicos e sociais: *Aumento da auto estima *Reduo da depresso *Alvio ao estresse *Aumento do bem estar social *Melhora da auto imagem *Reduo ao isolamento social

-Benefcios na composio corporal:

*Esvaziamento e diminuio do tamanho das clulas de gordura *Aumento da quantidade de msculo no corpo *Aumento do metabolismo, fazendo com que o prprio corpo gaste mais calorias

Cuidados necessrios para iniciar um programa de treinamento fsico

Avaliao mdica

Em primeiro lugar, todo programa de atividade fsica deve ser precedido por uma avaliao mdica, portanto antes de iniciar os exerccios, consulte um mdico para que ele possa dizer se est apto a comear se exercitar.

Avaliao fsica

Em segundo lugar, precisamos saber qual o nosso objetivo, pois podemos almejar emagrecer, manter o peso, ganhar msculo, sermos ativos, ou melhorar o condicionamento. Algo muito importante no treinamento a mensurao destes objetivos que conquistamos exatamente para sabermos o quanto evolumos e quanto ainda teremos que melhorar, e para isso necessrio fazer algum tipo de avaliao. Sem dvidas a melhor forma de fazermos

uma avaliao fsica seria tendo a possibilidade de faz-la com um avaliador especializado, contudo podemos adapt-la quelas pessoas que no dispem de tal ferramenta, podendo realizar em casa sua prpria avaliao. Neste caso, pode-se controlar ao menos o peso corporal, verificar sua altura e suas circunferncias corporais (atravs da fita mtrica).

-AVALIAO ANTROPOMTRICA: 1)Peso 2)Altura 3)Circunferncias

O peso e a altura so de extrema utilidade dentro da avaliao fsica, pois a juno de ambos representa o ndice de Massa Corporal (IMC). Ele a relao entre o peso corporal (em quilogramas) e a altura (em metros) ao quadrado.
2

IMC = peso (em kg) altura (metros)

O IMC torna-se bastante til devido facilidade de seu clculo e padronizao valores fixos, os quais esto descritos abaixo: *Abaixo do normal: IMC menor que 18,5 *Ideal: IMC 19 at 24,9 *Sobrepeso: IMC 25 at 29,9 *Obesidade grau 1: IMC 30 at 34,9 *Obesidade grau 2: IMC 35 at 39,9 *Obesidade grau 3, ou gravssima: IMC maior que 40.

As circunferncias geralmente mais aferidas so: braos, antebraos, coxas e panturrilhas de ambos os lados, regio peitoral, cintura e quadril. Para que estas medies sejam bastante fidedignas, necessrio que elas sejam padronizadas sempre na mesma marca do membro. Por exemplo, se eu tiver medido a coxa na regio mais grossa, l que eu medirei na prxima avaliao.

Alm do peso, altura e circunferncias podemos verificar ainda 2 outros importantes quesitos: anlise cardiorrespiratria (condio do corao e pulmo) e flexibilidade:

-AVALIAO CARDIORRESPIRATRIA E DE FLEXIBILIDADE: -Avaliao cardiorrespiratria Existem muitos testes que podem determinar e avaliar a situao cardiorrespiratria de cada indivduo. No entanto imensamente fcil determin-la atravs de uma bicicleta ergomtrica, esteira, ou pista de corrida. De tempo em tempo (trs meses em mdia) voc poder estipular um tempo (por exemplo, 12 minutos) e ver quantos metros consegue concluir correndo, andando, ou pedalando. claro que sempre deve-se respeitar o protocolo, ou seja, se meu primeiro teste foi realizado em uma esteira, eu devo refazer os prximos testes tambm na esteira. E a cada reavaliao, voc constatar se seu condicionamento foi aprimorado e o quanto isso representa.

-Avaliao da flexibilidade:

Este um teste muito simples: Sentado e com as pernas esticadas, tente encostar as mos nos ps juntos sem dobrar os joelhos. Aps todas estas informaes fica fcil adquirir mais sade se exercitando. Devemos deixar as desculpas de lado e iniciar um programa de qualidade de vida! Boa sorte!

Bianca Vilela, personal trainer e.mestranda em Fisiologia do Exerccio pelo Cemafe/ Escola Paulista de Medicina. www.biancavilela.com.br .

You might also like