You are on page 1of 30

Rodovia BR 470, km 71, n 1.040, Bairro Benedito Caixa postal n 191 - CEP: 89.130-000.

lndaial-SC Fone: (0xx47) 3281-9000/3281-9090 Home-page: www.uniasselvi.com.br

Curso Profissionalizante Procurando Emprego Centro Universitrio Leonardo da Vinci Organizao: Jacqueline Leire Roepke Capellaro Reitor da UNIASSELVI Prof. Malcon Anderson Tafner Pr-Reitor de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Janes Fidlis Tomelin Pr-Reitor Operacional de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Hermnio Kloch Diagramao e Capa Davi Schaefer Pasold Reviso: Anuciata Moretto Jos Roberto Rodrigues

Todos os direitos reservados Editora Grupo UNIASSELVI - Uma empresa do Grupo UNIASSELVI Fone/Fax: (47) 3281-9000/ 3281-9090 Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Proibida a reproduo total ou parcial da obra de acordo com a Lei 9.610/98.

Procurando Emprego

ALM DAS ENTREVISTAS


Depois de termos aprendido a respeito da elaborao do currculo e da entrevista seletiva, chegou o momento de vasculharmos outras tcnicas que podem ser aplicadas durante um processo de seleo. Quer saber quais so? Ento, no deixe de ler as prximas pginas! SURPRESA! NO ERA S ENTREVISTA! Como vimos, a entrevista uma tcnica utilizada em praticamente todos os processos seletivos. Existem outras tcnicas utilizadas nestes processos. Embora menos frequentes, so muito importantes para que a empresa identique as caractersticas pessoais dos candidatos. Estas tcnicas tambm so fundamentais para ajudar o selecionador a escolher um candidato, entre dois que o tenham agradado igualmente. Vamos conhecer estas tcnicas? Ateno! Se voc tiver um currculo excelente e um timo desempenho na entrevista, j estar com grandes vantagens. Contudo, mesmo que tenha se sado bem nestas etapas, se decepcionar o selecionador no que tange a estas tcnicas extras, corre srios riscos de ser desclassicado do processo seletivo! Portanto, que atento s dicas que sero apresentadas a seguir, para potencializar suas chances de conquistar a vaga almejada!
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Curso Prossionalizante

Algumas organizaes (no a maioria), adicionalmente s entrevistas, utilizam-se de testes e outros instrumentos de avaliao durante o processo de recrutamento e seleo de pessoal. (PEREIRA, 1997, p. 83). As tcnicas extras mais comuns no processo seletivo so os testes, as dinmicas e as situaes inusitadas. Vamos explor-las juntos? Ento prossiga a leitura! OS TESTES Voc poder ser testado durante um processo seletivo, atravs dos testes de conhecimentos gerais/especcos, dos testes psicolgicos, dos testes prticos e do portflio. Os testes de conhecimentos gerais/especficos consistem em provas escritas ou orais que o candidato precisa responder. Os assuntos variam de acordo com a empresa e com a vaga. Por exemplo, podem ser aplicados testes de lngua portuguesa, informtica, atualidades, matemtica, ingls etc. Conforme Ribeiro (2007), o objetivo da utilizao de testes de conhecimentos ou de capacidades consiste na avaliao do nvel de conhecimentos gerais e/ou especcos do candidato, comparando-o ao nvel exigido pelo cargo a ser preenchido. Alm de medir o grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas, ainda apresenta o desempenho dos candidatos.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

H uma enorme gama de testes de conhecimentos gerais/especcos. A maneira de aplicar o teste varia: alguns testes so cronometrados e respondidos individualmente, sendo observados pelo selecionador, outros so feitos sem restrio de tempo e sem a presena do avaliador. A formulao das questes tambm varia. Podem ser discursivas, em formato de redao ou objetivas: mltiplas escolhas, verdadeiro/falso, ordenao ou ligao de colunas, escala de importncia, preenchimento de lacunas, escala de concordncia/discordncia etc. E se a redao for de tema livre? Pode ser o momento ideal para voc demonstrar seu conhecimento a respeito da vaga. Por exemplo, se for uma vaga de contador, pertinente que o candidato escreva sobre as principais tarefas de um contador, sobre os maiores desaos da prosso etc. Voc tambm pode escrever a seu prprio respeito e enfatizar seus pontos positivos. Se o sonho da sua vida trabalhar naquela empresa, seria uma boa oportunidade para escrever os pontos positivos da empresa, demonstrando que voc tem conhecimentos signicativos sobre ela. Caso considere que ainda no domina as atribuies da vaga, que tenha um autoconhecimento muito limitado ou que no tenha assunto para redigir cerca de 30 linhas sobre a empresa, a dica escolher o tema sobre o qual voc mais domina. As regras da escola continuam valendo para esta redao: tenha cuidado com a ortograa e gramtica, respeite os pargrafos e regras de pontuao, evite borres,
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Curso Prossionalizante

faa uma letra decifrvel, no esquea de criar um bom ttulo e de contemplar incio, meio e m, no seu texto. Como preparar-se para tais testes? Na maioria dos casos, a empresa no avisa com antecedncia que haver testes, muito menos, sobre o assunto dos mesmos. Por isso, convm estar sempre atualizado sobre os acontecimentos que vm sendo noticiados, desenvolver o hbito da leitura e participar de cursos de curta durao sobre lngua portuguesa, matemtica, enm, das reas que forem mais prximas sua prosso. Como responder os testes? Procure obedecer s instrues (regras, coordenadas) que o entrevistador lhe transmitir. Geralmente, o que mais conta na avaliao do candidato pressupe ecincia (respostas corretas), agilidade (quanto tempo levou para responder as questes) e ao comportamento (como recebeu as orientaes e como executou a atividade). Alm de testes escritos ou numricos, existem empresas aplicando testes mais ldicos, como enigmas que demandam ser decifrados, atividades com massinhas de modelar etc.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

A inteno dos testes de conhecimentos gerais/ especcos vericar o grau das habilidades gerais e/ou especcas do candidato, em relao ao que o cargo requer, no que tange cultura, escrita, aos clculos, ao raciocnio lgico etc.
FIGURA 1 - PROVA ESCRITA

FONTE: Disponvel em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-26288465.jpg?size=572&uid=f81d650e-46994a34-99b1-3d98b0c7e70a&uniqID=aff28160-9f7d-4a2085c0-4a71896e1033>. Acesso em: 25 maio 2011.

Os testes psicolgicos, por sua vez, so necessariamente aplicados por psiclogos. Existem diversos testes e difcil prever qual ser utilizado por cada empresa, ou selecionador. No perca tempo procurando as respostas corretas para tais testes, pois muito difcil encontrlas atravs de uma fonte convel. Apenas os psiclogos conhecem as respostas esperadas, e eles no costumam divulg-las. Se voc encontrar dicas para burlar os testes psicolgicos, lembre-se de que provavelmente elas foram elaboradas por algum que no conhece a fundo a avaliao psicolgica e que est expressando sua opinio a respeito
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Curso Prossionalizante

que pode estar equivocada. O melhor a fazer na hora de realizar um teste psicolgico procurar o autocontrole, ouvir atentamente as orientaes do psiclogo e procurar segui-las risca. Alm disso, mantenha-se concentrado em responder o seu teste. s vezes, estes testes so aplicados em grupo. No perca tempo observando como seus colegas estaro respondendo. Isto poder desconcentr-lo e, consequentemente, prejudiclo. Os psiclogos utilizam os testes psicolgicos para identicar caractersticas de personalidade ou habilidades especcas, tais como: inteligncia, ateno, concentrao, memria, aptides numricas, verbais e espaciais etc. Cada teste tem um objetivo exclusivo. Vale frisar que nem todos os psiclogos aplicam estes testes. Alm disso, no o teste por si s que aprovar ou reprovar algum candidato. Os testes psicolgicos so apenas uma ferramenta do processo seletivo, e so analisados em conjunto com o currculo, entrevista e demais testes.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego
FIGURA 2 - TESTE PSICOLGICO

FONTE: Disponvel em: <http://www.consultivelabs.com.br/APalo.jpg>. Acesso em: 25 maio 2011.

Os testes prticos envolvem a execuo de determinada atividade. O aplicador ca de olho na maneira que o candidato executa a atividade e o tempo que leva para conclu-la. Por exemplo, muito comum que os processos seletivos para vagas de digitadores tenham como proposta que o candidato digite um texto estipulado pela empresa. O selecionador avaliar o tempo que o candidato levou para concluir a digitao, bem como, a qualidade da escrita, ou seja, a quantidade de erros x acertos. Quando algum candidata-se para ser professor, poder ser convidado a dar uma aula que ser assistida exclusivamente pelo selecionador. Engenheiros podem deparar-se com a necessidade de elaborar um projeto conforme as coordenadas estabelecidas pela empresa. Vagas que exigem habilidades com desenho podem solicitar que, em algum momento do processo seletivo, o candidato esboce algum desenho.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

10

Curso Prossionalizante

Outro tipo de teste prtico realizado atravs de cases. A empresa apresenta uma situao especca e o candidato precisa posicionar-se diante da mesma, descrevendo quais seriam suas aes na ocasio. Os testes prticos servem para a empresa conrmar competncias que o candidato possa ter mencionado durante a entrevista e o grau de tais competncias. Portanto, redobre o cuidado quando cogitar mentir ou aumentar alguma caracterstica sua, numa entrevista. Seu plano pode desmoronar minutos aps, durante a realizao de um destes testes.
FIGURA 3 - TESTE PRTICO

FONTE: Disponvel em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-17731374.jpg?size=572&uid=25d41dae005b-4cdc-917f-277e3f9ccfdb&uniqID=c201274fa023-4624-8cbd-4a9318bf99ef>. Acesso em: 25 maio 2011. Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

11

Dicilmente uma empresa permite que o candidato realize o teste em casa. Pelo motivo bvio de que talvez seja outra pessoa que acabe realizando o teste, em nome do candidato. Todavia, h uma lio de casa que as empresas esto deixando para os candidatos, e isto est se tornando cada vez mais frequente. O nome desta lio portflio. Que tal arregaar as mangas e fazer o seu antes mesmo que algum lhe pea? Vamos l!? Apesar de ter um nome requintado, portflio nada mais do que um dossi da trajetria prossional de uma pessoa. Ou seja, uma coleo de documentos ou das realizaes mais importantes da carreira prossional. Tambm pode ser considerado como uma coletnea dos principais trabalhos realizados, podendo ser composto por fotos dos projetos, desenhos, textos elaborados pelo prprio candidato, croquis de roupas etc. Caso algum dos trabalhos que voc efetuou tenha sido veiculado pela mdia, convm acrescentar a matria no portflio. O contedo e a forma de apresentar o portflio variam de acordo com a rea em que a pessoa trabalha. As reas que mais esto solicitando o portflio so principalmente ligadas comunicao, moda, engenharia, arquitetura, publicidade e propaganda. Ao elaborar o seu portflio, leve em considerao os seguintes aspectos:
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

12

Curso Prossionalizante

Seja sucinto e objetivo. Selecione no mximo 10 trabalhos para compor seu portflio. Da mesma forma que o currculo, a qualidade vale mais do que a quantidade. Deixe seu portflio alinhado ao seu currculo, ou seja, que as informaes que constam em um deles no sejam incongruentes com as informaes do outro. Fique atento tica. No exponha trabalhos que so tratados com sigilo pela empresa pela qual voc trabalhava. S inclua trabalhos ou projetos sobre os quais tenha domnio. Se voc foi apenas um coadjuvante na realizao de um projeto, pode ser melhor deix-lo de lado. Anal, bem provvel que o selecionador faa questionamentos sobre os projetos. Se voc no tiver propriedade para explanar sobre o mesmo, mais vale omitir tal trabalho. Voc pode fazer seu portflio impresso ou digital, por exemplo, numa apresentao de Power point. Ao comparecer entrevista, comente com o entrevistador, no incio da conversa, que voc trouxe o seu portflio e que caria grato se pudesse apresent-lo, no decorrer da conversa.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

13

AS DINMICAS DE GRUPO Voc j participou de alguma dinmica de grupo em processo seletivo? Como foi? Caso ainda no tenha experimentado uma delas, bem provvel que um dia voc seja convidado a fazer parte de alguma dinmica. Em geral, as dinmicas de grupo ocorrem numa sala da prpria empresa. Pode ser conduzida por uma pessoa de qualquer rea ou cargo. O nmero de participantes varia, bem como, o tempo de durao. A pessoa que prope a dinmica ir relatar uma situao hipottica ou real e passar as orientaes para que o grupo saiba como proceder. Existem dinmicas que requerem materiais (objetos, artigos de papelarias etc), mas que tranquilo, pois geralmente a pessoa que conduz a dinmica dispe de todo o material necessrio. As empresas apostam nas dinmicas para avaliarem como cada candidato se comporta durante elas. Avaliam como ele age, se ele interage com os demais, se propositivo, se criativo, como lida com desaos, como o senso de humor etc. Enm, possvel avaliar inmeras caractersticas pessoais numa dinmica de grupo, e o condutor escolhe a dedo uma dinmica que revele exatamente as caractersticas que ele quer analisar ou que so mais importantes para o preenchimento do cargo.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

14

Curso Prossionalizante

Como se deve comportar numa dinmica? A nica resposta adequada para esta pergunta : sendo verdadeiro. Pois se o candidato tenta agir fora do que est habituado, isto perceptvel pelo condutor da dinmica. O comportamento do candidato ca nitidamente sem espontaneidade. Alm disso, no to fcil descobrir qual caracterstica a empresa est procurando. Por exemplo, certa vez uma empresa encaminhou um perl ideal de candidato para uma determinada vaga. Queriam uma pessoa que falasse bastante, que se destacasse na dinmica, ou seja, a pessoa mais ativa/participativa. Em contrapartida, tambm j recebi um perl ideal de uma empresa que esperava um funcionrio introspectivo, mais quieto e tranquilo. Portanto, no tem uma receita pronta de como agir numa dinmica.
FIGURA 4 - DINMICA DE GRUPO

FONTE: Disponvel em: <http://www. corbisimages.com/images/42-18391931. jpg?size=572&uid=9ceb4ee0-84e0-497b-917b5a7fd9129267&uniqID=cedb6b8e-df03-42a1-9572cb28a49dc0b2>. Acesso em: 6 jun. 2011.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

15

O melhor ser autntico e verdadeiro, pois, se voc tmido, no adiantar ngir que extrovertido na dinmica. Alm de perceberem que voc no est agindo com naturalidade, caso seja o candidato escolhido, acabar demonstrando sua timidez no dia a dia do seu trabalho. Isto poder desagradar a liderana. Ou voc mesmo se deparar com atribuies que requerem extroverso e por no ter tal caracterstica, se sentir demasiadamente desconfortvel. Ambas as situaes podero acarretar no seu desligamento da empresa. A dinmica por si s no classica nem desclassica um candidato do processo seletivo. uma ferramenta complementar, analisada em conjunto com os demais resultados apresentados pelo candidato (na entrevista, nos testes etc). Fique atento! Ao participar de uma dinmica, seja voc mesmo! A empresa pode estar procura de algum que possui exatamente as suas caractersticas! Agindo de forma autntica, voc ter mais chances de sentir-se confortvel durante a dinmica. Assim, poder ter um desempenho melhor. E, independente de ser o candidato escolhido ou no, poder concluir que a empresa tomou a melhor deciso. Anal, ser contratado para um trabalho que no se adqua s suas caractersticas poder ter consequncias negativas tanto para voc quanto para a empresa.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

16

Curso Prossionalizante

AS SITUAES INUSITADAS Alm dos testes anteriores, nos quais a empresa deixa claro que est testando o candidato, h tcnicas que so aplicadas sem serem percebidas pelos candidatos. So situaes inusitadas, ou seja, em que o candidato pego de surpresa e est sendo avaliado, mesmo sem perceber. So raras as empresas que utilizam situaes inusitadas. No entanto, interessante que voc saiba da existncia delas, para sentir-se mais preparado. Na verdade, geralmente estas situaes so aplicadas de tal maneira que o candidato nem as perceba. Isto no necessariamente ruim. Lembre-se de que quanto mais natural e autntico voc for, melhor para ambos! As situaes inusitadas podem ser pequenas aes ou, at mesmo, situaes mais elaboradas. Por exemplo, voc sabia que, s vezes, a empresa atrasa o horrio da entrevista propositalmente? O nico intuito identicar a sua reao diante do atraso. Outros exemplos de situaes inusitadas mais simples so: o entrevistador deixa um objeto cair, para checar se o candidato tem a iniciativa de ajuntar. Ou, age de maneira spera, avaliando como a pessoa reage diante deste comportamento. O intuito o mesmo das pegadinhas que a televiso transmite: checar a reao de quem cai na armadilha.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

17

Na busca pelo meu segundo emprego, acredito que fui avaliada desta maneira, por uma empresa. Eu tinha aproximadamente 18 anos. Marcaram a entrevista na parte da noite, quando, aparentemente, s eu e o entrevistador estvamos na empresa. Fui prontamente atendida, no entanto, a empresa parecia um labirinto e atravessamos diversas salas at chegarmos ao local da entrevista. Estranhei, pois conforme amos passando pelas salas, o entrevistador trancava cada porta com duas ou trs chaves diferentes. O molho de chaves dela era enorme. At chegarmos sala da entrevista, ele havia trancado umas sete portas, aproximadamente. Confesso que aquilo me amedrontou um pouco. Todas as janelas que eu via tinham grades reforadas. Levei meu currculo, mas o entrevistador disse que no precisava dele. Ele no falou nada sobre a empresa, nem sobre si mesmo, muito menos sobre a vaga. Assim que nos sentamos, ele simplesmente me disse: Fale-me sobre o seu pai. Sempre tive uma boa relao com meu pai e admirao por ele, tambm. Portanto, no foi difcil discursar sobre isso, apesar de estar um pouco apreensiva pelo excesso de cadeados acionados. Percebi que demonstrar pnico diante de tantas trancas e grades no resolveria. Se a inteno dele fosse ruim em relao minha pessoa, gritar seria intil, pois no havia pessoas por perto, nem outras casas na redondeza. Achei melhor conter o medo e falar sobre o meu pai. Contei tudo o que meu pai tinha de melhor. Tentei falar um pouco de mim, do meu trabalho anterior, tecendo comentrios sobre caractersticas que eu e meu pai temos em comum. Todavia, sempre que eu comeava a falar algo neste sentido, o entrevistador me interrompia: S quero saber sobre o seu pai. Vale mencionar que a expresso facial do entrevistador
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

18

Curso Prossionalizante

manteve-se intacta durante todo o perodo em que estivemos juntos: absolutamente aptica e nada cordial. Ele no fazia perguntas enquanto eu falava, nem sinalizava se eu deveria prosseguir a fala ou no. Quando conclu minha explanao que levou cerca de cinco minutos ele disse que j estava de bom tamanho. Perguntei se eu poderia contar sobre mim, e se ele poderia me apresentar a vaga. Ele apenas disse que no e me levou para fora da empresa, passando novamente por todo aquele labirinto e destrancando e trancando cada porta. Evidentemente, ele nunca mais entrou em contato comigo. At hoje no entendi a moral da histria! Anal, que critrio ele utilizou para me avaliar? Ser que ele esperava que a candidata se recusasse a entrar pelas salas com tantas trancas? difcil adivinhar o objetivo dele.
Tenho uma colega que participou de um processo similar. Tratava-se de uma vaga de nvel gerencial, para trabalhar no municpio de Blumenau-SC. Os candidatos que enviaram o seu currculo para a vaga, receberam um convite para participar do processo seletivo que ocorreria em outra cidade, distando cerca de 30 km de Blumenau. Tendo chegado ao local, minha colega encontrou outros 10 candidatos ali, esperando a chegada do(a) entrevistador(a). Os onze aguardaram mais de uma hora ali. O local combinado consistia numa casa aparentemente abandonada. Depois de uma hora, uma mulher chegou, identicando-se como a avaliadora. Apenas entregou uma chave para eles, e onze folhas de papel (uma para cada um) com um enigma que teriam que responder. Saiu dali rapidamente, informando que dentro de uma hora voltaria para pegar as folhas preenchidas. Os candidatos zeram perguntas, mas a entrevistadora no respondeu nenhuma, demonstrando estar muito apressada. Depois que ela saiu, discutiram entre si, se

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

19

responderiam o enigma na calada mesmo, ou se tentariam colocar a chave na fechadura daquela casa abandonada. Depois da discusso, decidiram tentar abrir a casa. A chave era daquela porta realmente. A casa estava praticamente vazia. Apenas um quarto mobiliado: seis cadeiras, seis mesas e seis canetas. Cada um comeou a tentar responder seu enigma. Cinco pessoas caram de p. O horrio equivalente volta da entrevistadora seria s 11h00 da manh. Todavia, j passava do meio-dia e ela no havia aparecido. Um candidato amassou a folha e desistiu. Os outros dez aguardaram at a chegada dela, que ocorreu s 13h00. Uns saram para almoar e retornaram s 13h30. A maioria cou ali, aguardando a entrevistadora. Quando ela chegou, pediu para conversar a ss com cada candidato, numa espcie de entrevista. O ltimo candidato foi liberado s 15h00. Minha colega acredita que um dos supostos candidatos provavelmente era algum da empresa e que estava observando como se comportavam as pessoas. Possivelmente, cada detalhe foi pensado pela empresa, com objetivos especcos. Ela no sabe o nal da histria, pois a empresa no a contatou para dar um feedback. Ela no possua informao alguma sobre a empresa, muito menos o contato da entrevistadora, que recusou-se a fornec-lo.

Outros casos, igualmente raros, tratam-se dos processos seletivos ao ar livre. Os candidatos so encaminhados a um campo aberto e so convidados a participarem de uma espcie de gincana. As provas podem variar, mas geralmente so as mesmas aplicadas nas gincanas comuns, como, por exemplo, a corrida de sacos.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

20

Curso Prossionalizante
FIGURA 5 - GINCANA - CORRIDA DO OVO

FONTE: Disponvel em: <http://planeteen.zip.net/images/MVC-036S. JPG>. Acesso em: 26 maio 2011.

Uma vantagem desta ferramenta envolve a descontrao do candidato, que acaba agindo de maneira mais natural. E este justamente o objetivo central de um processo seletivo: identicar as caractersticas das pessoas, para conhecer as diferenas individuais e detectar o conjunto de caractersticas que mais se adqua ao perl do cargo (esperado pela empresa). Alm disso, um processo seletivo no formato de gincana costuma ser divertido para os participantes. No entanto, absolutamente compreensvel que alguns candidatos no aceitem participar deste tipo de atividade, principalmente porque nem sempre eles so informados com antecedncia a respeito delas. Talvez voc esteja achando que a utilizao destas tcnicas seja injusta e que at podem ser encaradas como falta de respeito ao candidato. Entretanto, este no o momento mais apropriado para discutirmos sobre isso. Particularmente, no sou favorvel a este tipo de tcnica, mas
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

21

h empresas utilizando-as. O intuito, aqui, no amedront-lo quanto s situaes inusitadas. Ressalta-se que as situaes inusitadas mais elaboradas so pouco usuais. Anal, entendese que o tempo est cada vez mais escasso, tanto para a empresa quanto para os candidatos. Neste sentido, a anlise do currculo, a entrevista e a aplicao de um teste levam menos tempo. Independente da tcnica escolhida pela empresa, seja voc mesmo! Estes exemplos foram apresentados simplesmente porque a maioria das pessoas alega que teria se sado melhor se soubesse que a situao inusitada fazia parte do processo seletivo. Inclusive, refora-se que ao comparecer entrevista, procure ter o restante do dia sem compromissos agendados. Voc no sabe quanto tempo levar a entrevista e se sero aplicadas outras tcnicas, alm da entrevista. Nada impede que voc pergunte o tempo mdio que a empresa pretende contar com a sua presena. Todavia, esta pergunta pode ser interpretada de inmeras formas pelos entrevistadores. O FINAL DO PROCESSO SELETIVO Como j vimos, o processo seletivo varia de acordo com cada empresa e com cada selecionador. H empresas mais geis na contratao de um novo prossional, podendo deni-la em cerca de uma semana. Mas, as empresas tendem a levar mais tempo para concluir o processo, pois divulgar
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

22

Curso Prossionalizante

a vaga, receber currculos, avali-los, escolher alguns para fazer a entrevista, aplicar dinmicas, aplicar testes e analisar os resultados de cada um, demanda certo tempo. Portanto, no desanime se j tiverem passado 15 dias desde que voc fez a entrevista e ainda no tenha sido informado sobre o resultado nal. Na maioria dos casos, a empresa se compromete a contatar o candidato novamente, independentemente se ele ser contratado ou desclassicado. Geralmente a empresa at pretende fazer este contato, mas acaba deixando-o de lado, por falta de tempo. Sendo assim, apenas d o retorno para o candidato escolhido, para que traga seus documentos e informando a data de incio no trabalho. E ento, ser que os candidatos desclassicados caro at a eternidade aguardando uma resposta que no vir? Ou podero posicionar-se de outra maneira? Ao terminar a entrevista, voc pode perguntar se h uma previso para que a empresa estabelea um novo contato com voc. Tambm plausvel perguntar se voc pode contatar a empresa, caso surja alguma dvida. salutar que, antes de se despedir do entrevistador, voc agradea pela oportunidade de participar do processo seletivo. Caso tenha o e-mail de contato do selecionador, voc pode enviar uma mensagem simples e direta no dia seguinte, agradecendo a oportunidade, mantendo-se disposio e nalizando com o seu nome. Trata-se de um diferencial.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

23

Quando a empresa lhe informar uma data em que pretende fazer novo contato, anote-a ou memorize-a. Tente controlar sua curiosidade e aguarde mais dois dias alm do prazo estipulado pela empresa. Quando entrar em contato, evite ligar no incio ou no nal do expediente. Identique-se pessoa que atender e pea se a empresa j tem novidades sobre o processo seletivo. Procure ser cordial, independente da resposta. Tenha bom senso. Cuidado para no ser inconveniente, fazendo diversas ligaes para a empresa. Ligue cerca de duas vezes para a empresa, no mximo. Mais do que isso, pode indicar elevada insistncia da sua parte. Caso a empresa tenha dito que trata-se de uma vaga sigilosa, s fale sobre a vaga com a pessoa que lhe entrevistou. Por exemplo, s vezes, a empresa est descontente com o trabalho da secretria (ou de qualquer outro prossional). Ento, o selecionador faz o possvel para conduzir as entrevistas com discrio, para que a secretria no perceba. Por favor, seja discreto e no passe informaes sobre o processo seletivo com mais ningum da empresa. Recomenda-se que voc no cruze os braos enquanto espera retorno sobre um processo seletivo. Continue procurando, s desista quando tiver sido contratado! Se voc desistir da vaga, contate a empresa e d sua justicativa. Por exemplo: Estou ligando para informar que j consegui outro emprego, estou trabalhando h dois dias no cargo X e estou com boas perspectivas. Agradeo a oportunidade e, talvez, futuramente possamos nos encontrar. Mantenho-me
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

24

Curso Prossionalizante

disposio. Se a empresa entrar em contato com voc para dar o retorno negativo, agradea pela ateno. Evite perguntar o que voc fez de errado, at porque, se voc foi autntico, no cometeu erros. Se no conseguir conter a curiosidade, pea o que voc poderia fazer para melhorar. Dicilmente a empresa aceita se comprometer dando uma resposta a este tipo de pergunta. Todavia, talvez seja algo que poderia ser resolvido em pouco tempo, como a participao de um curso de curta durao. Mas, se a empresa no quiser apontar melhorias, no insista. No que tentando adivinhar o erro, muito menos, d justicativas para a empresa sobre o mesmo. Parece inacreditvel, mas existem candidatos que reagem assim, diante do feedback negativo: Decerto fui desclassicado porque vocs devem ter ligado pro meu ex patro e ele deve ter aberto o jogo... Me deem uma chance, desta vez vou ser diferente. Pode falar que o motivo da desclassicao foi a falta de domnio do ingls. Vou process-los, pois j percebi que estou sendo discriminado.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego
FIGURA 6 - HOMEM GRITANDO AO TELEFONE

25

FONTE: Disponvel em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-22063287.jpg?size=572&uid=138c41dcc378-464a-9fe1-6d49471f254b&uniqID=8f2b20a581e3-4751-b0b5-d5955b9b4a8c>. Acesso em: 26 maio 2011.

Este tipo de comportamento s prejudica o prprio candidato. Como vimos no decorrer deste curso, dicilmente UM motivo que garante a contratao ou a desclassicao do candidato. O selecionador observa o conjunto, o todo. Ser descorts com a empresa na hora de receber o no desfavorece seu marketing pessoal, alm de fechar futuras oportunidades de trabalho naquela empresa ou com aquele selecionador. No esquea que voc poder se deparar com ele em outra empresa, um dia desses... A melhor forma de lidar com uma notcia destas simplesmente agradecendo empresa pela oportunidade e mantendo-se disposio para futuros contatos. Depois
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

26

Curso Prossionalizante

de desligar o telefone, voc at pode chorar, se sentir necessidade. Em seguida, seque as lgrimas, erga a cabea e continue procurando o seu lugar no mundo do trabalho. Ou crie a sua prpria oportunidade. Voc j pensou em ser empreendedor? Extraia aprendizados de cada processo de que voc participar. O simples fato de voc estar realizando este curso revela que voc um bom candidato, pois est interessado/ preocupado com a sua atuao no processo seletivo. Na prxima etapa deste curso, voc visualizar onde poder encontrar a sua oportunidade. Tambm poder entender e reetir sobre o marketing pessoal. Para nalizar, receber dicas de como se tornar um candidato de destaque. Bons estudos!

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

27

R EFERNCIAS
PEREIRA, Paulo. Enfrentando o mercado de trabalho: orientaes para um posicionamento mais adequado para os tempos atuais. So Paulo: Nobel, 1997. RIBEIRO, Elizete Inez Boing. Gesto de pessoas. Indaial: ASSELVI, 2007.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

28

Curso Prossionalizante

A UTOATIVIDADES
1) Relacione as colunas corretamente: A- Testes gerais/especcos. B- Testes psicolgicos. C- Portflio. D- Dinmica de grupo. E- Situaes inusitadas. F- Teste prtico. Coluna B ( ) Avaliao camuada. ( ) Avaliao do saber fazer. ( ) Avaliao de habilidades especcas ou de caractersticas da personalidade. ( ) Avaliao do comportamento. ( ) Provas escritas ou orais. ( ) Dossi da trajetria acadmica e/ou prossional.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

30

Curso Prossionalizante

G ABARITO
1) Relacione as colunas corretamente: A- Testes gerais/especcos. B- Testes psicolgicos. C- Portflio. D- Dinmica de grupo. E- Situaes inusitadas. F- Teste prtico. Coluna B (e) Avaliao camuada. (f) Avaliao do saber fazer. (b) Avaliao de habilidades especcas ou de caractersticas da personalidade. (d) Avaliao do comportamento. (a) Provas escritas ou orais. (c) Dossi da trajetria acadmica e/ou prossional.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

You might also like