You are on page 1of 3

As 13 perguntas mais clssicas de entrevista de emprego - Carreira

Page 1 of 3

Na berlinda 03/06/2010 11:52

As 13 perguntas mais clssicas de entrevista de emprego


Saiba como responder as questes mais cabulosas durante uma entrevista de emprego
Talita Abrantes, de

So Paulo - A entrevista a etapa mais importante de um processo de seleo. o momento em que, olhando nos olhos do candidato, o recrutador consegue comprovar intuies e tirar todas dvidas possveis. S depois disso, ele estar apto para bater o martelo sobre a contratao ou no. "Essa a hora da verdade. O candidato tem que fazer de tudo para encantar o recrutador", diz Irene Azevedo, da consultoria DBM. Vencer a ansiedade e responder as expectativas do recrutador ao mesmo tempo no tarefa fcil. Por isso, conversamos com os principais headhunters do pas para descobrir as perguntas mais tradicionais durante uma entrevista de emprego e quais as melhores maneiras para respondlas. Confira. 1. Por que voc est mudando de emprego? Essa a primeira pergunta entre as mais perigosas em uma entrevista de emprego. Por isso, preciso extrema cautela para respond-la. O candidato que decidir soltar o verbo contra o emprego anterior cai em descrdito logo de incio. "Isso soa mal. Passa a impresso de um profissional intransigente que, na primeira mudana de rota, prefere uma movimentao", afirma Eduardo Baccetti, scio-diretor da consultoria de recrutamento 2GET. De acordo com Priscila de Azevedo Costa, coordenadora do programa Veris Carreira da Veris Faculdades, o caminho para conversar sobre essa questo de uma maneira convincente remeter para o atual momento de carreira e para os prprios planos para o futuro. 2. Por que voc foi demitido? Uma das principais saias justas em uma entrevista de emprego quando o recrutador, sem nenhum pudor, busca saber o contexto em que o candidato foi desligado da empresa anterior. O assunto delicado e exige muito jogo de cintura do candidato. A melhor estratgia, segundo os especialistas, ser sincero. E, em alguns casos, recorrer a um tom mais eufemista. Nesse contexto, por exemplo, "o candidato pode dizer que divergia estrategicamente do direcionamento da empresa", exemplifica Irene. Ou, "admitir que estava em um momento em que no podia contribuir totalmente para as necessidade da empresa", diz Priscila. O importante, segundo ela, tomar cuidado para no prejudicar a prpria imagem ou falar mal da companhia.

http://exame.abril.com.br/noticia/13-perguntas-mais-classicas-entrevista-emprego-56614... 3/8/2011

As 13 perguntas mais clssicas de entrevista de emprego - Carreira

Page 2 of 3

3. Por que quer trabalhar aqui? No vale responder que esse era o seu sonho de infncia. Por isso, fundamental estudar sobre os valores da empresa antes da entrevista e mostrar para o recrutador que seu plano de carreira est alinhado com essa viso. "O candidato tem que ter muita conscincia das suas prprias realizaes e intenes", diz Irene. "E, a partir disso, saber contar muito bem sua histria". 4. Quais suas principais realizaes ao longo da carreira? Para responder a perguntas como essa, preciso fazer uma avaliao profunda sobre sua evoluo na carreira antes da entrevista. Afinal, segundo os especialistas, esse tipo de tpico demanda informaes precisas sobre os fatos que tornaram seu passado profissional memorvel. "Se eu no tiver resultados que suportem e comprovem meus pontos fortes, no ir adiantar nada", afirma Irene. 5. Quais seus principais fracassos? Aqui a proposta do recrutador entender como voc reage diante de situaes difceis. Por isso, no tenha medo de relatar os problemas que voc j enfrentou em outros empregos. Foque, contudo, na maneira como conseguiu driblar as dificuldades e nas lies que tirou de cada situao. A, ideia, segundo os especialistas tentar mostrar que os fracassos, no fim, contriburam pra seu amadurecimento na carreira. 6. Quais seus pontos fortes? Elencar as prprias qualidades nem sempre uma tarefa fcil. No entanto, saber falar sobre isso de uma maneira elegante essencial durante uma entrevista de emprego. Lembre-se que este o momento para mostrar ao recrutador que voc tem as caractersticas necessrias para o cargo em questo. Contudo, cuidado para no cair no narcisismo vazio. "Ele precisa mostrar exemplos prticos dessas qualidades", afirma Priscila. 7. Que pontos em seu comportamento ainda precisam ser desenvolvidos? Para responder a tradicional pergunta sobre defeitos, boa parte dos candidatos recorrem ao macete clssico de se definir como um profissional perfeccionista. "Todo mundo quer transformar uma qualidade excessiva num defeito", afirma Priscila. Segundo ela, diante desse clich, os recrutadores logo ficam com um p atrs. Agora, se voc realmente perfeccionista, a dica dar um exemplo prtico que prove essa caracterstica. E, para mostrar que est sendo sincero, conte sobre outro defeito. Mas, cuidado para no dar um tiro no p. "Escolha uma questo que no atrapalhe muito sua eficincia no trabalho e contextualize", diz Priscila.

8. Quais so suas motivaes? O objetivo do recrutador com esta questo avaliar se o perfil do profissional coerente com a estrutura da empresa. "Todo mundo precisa ser motivado para continuar a produzir bem", diz Priscila. E ningum quer contratar um profissional que, em poucos meses, perca o contentamento em trabalhar. Por isso, para seu prprio bem, no tente dissimular uma resposta padro. Seja sincero consigo mesmo e mostre qual a empresa ideal para seu perfil.

9. Consegue trabalhar sob presso? Saber lidar com a presso no mercado de trabalho uma postura que exige tempo e aprendizado. Por isso, mostre para o recrutador exemplos prticos que comprovem que voc

http://exame.abril.com.br/noticia/13-perguntas-mais-classicas-entrevista-emprego-56614... 3/8/2011

As 13 perguntas mais clssicas de entrevista de emprego - Carreira

Page 3 of 3

consegue se dar bem em situaes como essas. "No responda apenas sim ou no. Sempre traga uma experincia que esclarea o que voc quer contar", diz Priscila. 10. Conte sobre sua famlia? O que faz nas horas vagas? Os recrutadores hoje j entendem que vida profissional e pessoal esto, sim, ligadas. Por isso, com essa pergunta, a proposta entender como a rotina pessoal influencia a dinmica durante o horrio do expediente. "Conforme a pessoa fala, queremos identificar quais os valores que ela tem", explica Priscila. Segundo ela, o ponto no tentar ser perfeito, mas mostrar como voc administra os principais conflitos da vida. 11. Qual sua pretenso salarial? A dica de Irene para esse momento da entrevista tentar adiar ao mximo sua resposta. "Explique que o valor da sua remunerao s pode ser definido quando voc entneder todos os desafios do cargo", explica. Se a justificativa no pegar e o recrutador insistir em uma resposta, conte qual era seu ltimo salrio. 12. Quais seus planos para o futuro? Neste ponto, o recrutador quer identificar se sua estratgia de carreira est alinhada ou no com o ritmo da corporao. Nem sempre, contudo, fcil ter na ponta da lngua projetos para um futuro muito longnquo. Se esse for seu caso, no se desespere. Seja sincero e mostre consistncia nos planos para mdio e curto prazo. 13. Por que devo contratar voc? Essa pergunta requer extrema coerncia do candidato com todas as informaes que passou para o recrutador durante o processo de seleo. , neste ponto, que ganha relevncia, o profissional que souber fazer o melhor marketing pessoal. "O perfil pessoal acaba determinando muito, o brilho no olho, a vontade de ainda querer fazer", diz Baccetti, da 2 GET.

http://exame.abril.com.br/noticia/13-perguntas-mais-classicas-entrevista-emprego-56614... 3/8/2011

You might also like