You are on page 1of 2

Disciplina Sistemas de Tutoria em Cursos a Distncia Turma: Grupo 21 Tutor(a): Elaine Romualdo Tarefa Etapa 1 Aluno(a): Simone Pedrosa

a Aster Interatividade, tutoria e o ambiente de aprendizagem As mudanas aceleradas oriundas da globalizao do conhecimento, onde o uso das novas tecnologias tem se destacado, fundamentalmente pela popularizao da internet, vm se refletindo em diversas reas, principalmente no setor educacional. Tais mudanas levam revelao de novos paradigmas e novos profissionais na educao e, consequentemente, aos novos processos de construo, gesto e disseminao do conhecimento, provocando, assim, uma revoluo nos processos ensino-aprendizagem. Neste contexto, a educao a distncia facilita o processo educativo na medida em que se utiliza da comunicao sncrona e assncrona entre os envolvidos na construo do conhecimento, possibilitando a cooperao e colaborao de todos (TORRES, 2004). Entende-se por AVA (GOMES, 2001), todo o ambiente tecnolgico no ciberespao que permite o processo de ensino-aprendizagem atravs da mediao pedaggica entre alunos, grupos ou professores dispersos geograficamente. Tais espaos compartilhados serviro de suporte bsico para as interaes necessrias na construo do texto coletivo, incluindo as trocas de informao por todos os envolvidos neste processo buscando atingir um objetivo em comum. A ao interativa entendida como um processo de reflexo, discusso, crtica e ponderao que conduzido mais facilmente quando compartilhado com outras pessoas, possibilitando a co-autoria na construo e reconstruo do conhecimento numa ao proativa entre todos do grupo (SILVA, 2010). Um requisito bsico do processo educativo em contextos virtuais a interatividade. A essa ao interativa, podemos associar trs atores principais: o professor, o aluno e o material didtico.

a) O professor - Isto implica na mediao pedaggica do professor, ou seja, a forma


como o professor (tutor) desempenha seu papel neste espao. Ser presente, cordial, parceiro, conhecedor dos contedos, dar feedback aos alunos nas suas atividades, acompanhar o desenvolvimento e participao de seus alunos, indicar leituras relevantes, entre outras caractersticas de um bom tutor, garantem melhores resultados no processo ensinoaprendizagem. O professor exerce papel fundamental como mediador do processo educativo, auxiliando os alunos na construo de uma comunidade de aprendizagem e, de acordo com Perrenoud (2000) mais do que ensinar, trat-se de fazer aprender.

b) O aluno - O aluno, uma vez inserido nesta comunidade de aprendizagem, se sente


comprometido com este grupo, de forma a atuar como co-responsvel pela aprendizagem dos seus colegas, compartilhando informaes relevantes ao crescimento do grupo como um todo. Desta forma, os alunos tm oportunidade de exercitar a sua autonomia, percebendo que neste

processo colaborativo, a construo do conhecimento ocorre mais nas interaes com seus colegas (MEDEIROS, 2010).

c)

O material didtico - de grande relevncia na ao interativa. Este deve ser

diversificado, possuir design atrativo e confortvel para leitura, dispondo de uma linguagem clara, cientfica e significativa, possibilitando a anlise crtica, a elaborao de sntese e a construo do texto coletivo. O acesso a informaes, contedos e ambiente de sala de aula, disponibilizado nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e seus espaos interativos (fruns, chats, mensagens, etc). A ao proativa dos alunos base para a reflexo e autonomia dos mesmos. Para Moraes (2008, p. 81), "nos ambientes de aprendizagem online, o processo de interao suscita o uso de uma linguagem cuidadosa, que convide o interlocutor ao dilogo". Como estamos inseridos neste mundo globalizado, as ferramentas tecnolgicas existentes que apiam esta nova modalidade de ensino propiciam uma nova forma de atuao no processo de ensino-aprendizagem. Tais inovaes, almejadas por tantos pedagogos, se fazem presentes atravs das inquietaes dos alunos e professores na busca constante de conhecimento, utilizando-se da pesquisa e do outro, na busca de respostas para as suas dvidas. A proposta da educao a distncia uma aprendizagem focada na co-autoria e na autonomia do aluno a partir da interatividade que ocorre nas comunidades virtuais de aprendizagem. Para facilitar esse processo necessrio que a mediao pedaggica no AVA seja relevante e significativa para o aluno e que o tutor esteja devidamente preparado, atravs de cursos de capacitao continuada, interligando e integrando saberes alunos e professor, construindo a rede humana de aprendizagem. Referncias: AMARAL, Rita de Cssia B. M.; ROSINI, Alessandro M. Concepes de Interatividade e Tecnologia no Processo de Tutoria em Programas de Educao A Distncia: Novos Paradigmas na Construo do Conhecimento. Disponvel em: http://intersaberes.grupouninter.com.br/6/2.pdf. Acesso em: 27 out 10. GOMES, P. V. A experincia da PUC-PR na implantao das tecnologias de informao e comunicao no ensino superior. Colabora, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 37-45, 2001. MEDEIROS, Leila; MACEDO, Margarete; AMARAL, Srgio; RIBEIRO, Vera. Sistemas de tutoria em cursos a distncia: Texto base. Material da disciplina Sistemas de tutoria em cursos a distncia, do curso Planejamento, Implementao e Gesto da EAD, 2010, UFF, Rio de Janeiro. Ministrio da Educao - MEC, Secretaria de Educao a Distncia - SEED. Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Programa Interinstitucional de Capacitao em EAD para a UAB. Rio de Janeiro: 2010. 26p. MORAES, M. C; PESCE, L.; BRUNO, A. R. Pesquisando fundamentos para novas prticas na educao on-line. So Paulo: RG Editores, 2008. PERRENOUD, P. (2000). Dez competncias para Ensinar. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul. SILVA, Marco. Pedagogia do parangol - novo paradigma em educao presencial e online. Disponvel em: <http://www.ensino.eb.br/artigos/parangole.pdf>. Acesso em: 26 out. 2010.

You might also like