You are on page 1of 1

MACROECONOMIA FUNDAMENTOS DA MACROECONOMIA A teoria microeconmica explica a composio e a alocao da produo total, a teoria macroeconmica busca explicar as flutuaes

do nvel de atividade econmica, do nvel da produo global. O termo micro indica apenas a decomposio de variveis macroeconmicas, como consumo, poupana e o investimento. A macroeconomia estuda a economia em seu conjunto, analisando as variveis de maneira agregada, e no de maneira isolada, como a microeconomia. A macroeconomia no leva em considerao o comportamento das unidades econmicas individuais e de mercados especficos, anlise tpica da microeconomia. A macroeconomia no se ocupa da formao dos preos de um produto especificamente. Ao analisar o mercado ocupa-se do seu conjunto, omitindo aspectos particulares de um setor ou uma indstria. A macroeconomia ocupa-se de analisar o curto prazo; quando estuda questes de longo prazo, a anlise macroeconmica denomina-se teoria do desenvolvimento e crescimento econmico. Os mtodos de anlise bsicos, no estudo da determinao de preos e quantidades so:

Anlise do equilbrio parcial: estuda-se um mercado isoladamente, no levando em considerao as possveis interferncias dos demais mercados; Anlise do equilbrio geral: considera-se a interdependncia de todos os mercados. Os preos dos bens se formam em um mercado influenciados pelo conjunto dos bens desse e dos demais mercados e pelos preos de todos os insumos da economia.

Metas de poltica macroeconmicas Polticas macroeconmicas tm como meta alcanar um ou mais dos seguintes objetivos:

Alto nvel de emprego; Estabilidade de preos inflao; Distribuio eqitativa da renda; Crescimento econmico per capita ou produto nacional per capita.

Instrumentos de poltica macroeconmica

As polticas fiscais, que diz respeito ao oramento dos diversos nveis de governo, ou seja, so os gastos e as receitas dos governos; As polticas monetrias, que se refere ao controle do governo sobre a oferta monetria, ou seja, sobre a quantidade de moeda e de ttulos pblicos em circulao no mercado; A poltica cambial, que diz respeito ao controle e taxa de cmbio; As polticas de rendas, que se referem interveno do governo na formao da renda dos agentes econmicos.

Estrutura de anlise macroeconmica Ela se compe de cinco mercados. So eles: 1. Mercado de bens e servios - reflete o nvel de atividades dessa economia, a qual representada pelos quatro agentes macroeconmicos: consumidores, empresas, governo e setor externo; Mercados de trabalho so relevantes, nesse mercado, a taxa salarial e o nvel de desemprego; Mercado monetrio O Banco Central ocupa-se de equilibrar a oferta e a demanda desse mercado, de modo a no prejudicar as transaes nem desvalorizar a moeda; Mercado de ttulos Os agentes superavitrios (gastam menos do que sua renda) emprestam moeda para os agentes deficitrios e, assim, se constitui o mercado de ttulos; Mercado de divisas h necessidade de moedas distintas, constituindo-se o mercado de divisas.

2. 3.

4.

5.

You might also like