You are on page 1of 4

D

CITAO TIPOS DE CITAO

icas para

onografia

a meno de uma informao extrada de outra fonte. (ABNT, 2002). obrigatrio indicar as fontes de onde as informaes foram extradas.

Citao direta: a transcrio idntica de parte do texto consultado. Citao indireta: so idias do autor consultado sem, todavia, transcrever o texto literalmente. Podem ser transcritas com as prprias palavras, expressando a idia do autor ou quando se faz o resumo do texto consultado, sem alterar as idias do autor.

SISTEMA DE CHAMADA Deve-se utilizar o sistema autor-data para as citaes no texto e o numrico para notas explicativas. No sistema numrico, a indicao da fonte feita por uma numerao nica e consecutiva, em algarismos arbicos. No sistema autor-data a indicao da fonte feita pelo ltimo sobrenome do autor, ano de publicao da obra e pgina (no caso de citaes diretas). Exemplo: Rosenberg (2002, p. 65) nos ilustra com muita preciso que o e-learning se caracteriza como uma forma de ensino a distncia que utiliza as tecnologias da internet. Mais recentemente, as tecnologias de comunicao, especialmente em sua verso digital, ampliaram ainda mais, o alcance e as possibilidades de EAD (CHAVES, 2001). CITAO DIRETA Citao direta (de at trs linhas): so adicionadas ao texto, e devem estar entre aspas. So identificadas pelo sobrenome do autor, pelo ano de publicao da obra e pela pgina. Exemplo: Para Gonalves (2003, p. 55) a videoconferncia um sistema interativo de comunicao em udio e vdeo. Citaes diretas, com mais de trs linhas: devem ser destacadas em pargrafo separado, com recuo de 4 cm da margem esquerda, entrelinhas simples, com letra menor que a do texto e sem aspas.

Exemplo:
A integrao dos sistemas deve funcionar completamente integrado com os sistemas j existentes da instituio (Sistema de Recursos Humanos), sendo tambm essencial a compatibilidade com os softwares de correio eletrnico j disponveis na organizao. A comunidade de conhecimento e colaborao de suporte pode criar, manter e gerenciar informaes dos membros, instalaes de discusso ou de bate-papo, links para consultores e orientadores (ROSENBERB, 2002, p. 112).

EQ 31/33 Ed. Consei Sala 420 Guar II DF Fone/Fax: 3381-7538 www.vlx.com.br; vlx@vlx.com.br 1

D
CITAO INDIRETA publicao da obra. A indicao da pgina consultada opcional. Exemplo:

icas para

onografia

So colocadas no texto, sem aspas. So identificadas pelo ltimo sobrenome do autor e pelo ano de

Schwabe (2005) cita como desvantagem, alm da falta de comprometimento, o fato de se ignorar que todos os cursos requerem um esforo pessoal, no suprido pela tecnologia. CITAO DE CITAO Citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original. (ABNT, 2002). indicada pelo ltimo sobrenome do autor da citao, ano de publicao da obra seguido da expresso apud e, em seguida, o sobrenome do autor da obra consultada, ano de publicao da obra e a pgina (quando se tratar de citao direta). A expresso apud significa citado por, conforme, segundo. Exemplos: Segundo LANDIM (1998 apud FERREIRA, 2001, p. 50) a atual forma de ensino presencial no possui a capacidade de oferecer uma comunicao destinada a um grande nmero de alunos. NISKIER (2002 apud SCHWABE, 2005) destaca que o EAD possui uma mdia mais rica, o que favorece o contedo e a absoro pelo aluno. preciso lembrar que o e-learning no substitui a educao e o treinamento presenciais. (NISKIER, 2002, p. 80 apud SCHWABE, 2005, p. 120). GRIFO Para destacar trecho na citao, dever ser usada a expresso grifo nosso, aps o ano de publicao ou pgina, ou grifo do autor, caso o destaque j faa parte da obra consultada. Exemplo: O ensino a distncia enfatiza, principalmente, a questo da distncia no espao e prope o uso de tecnologias de informao e comunicao de dados para contornar este fator limitante. (CHAVES, 2001, p. 20, grifo nosso).

EQ 31/33 Ed. Consei Sala 420 Guar II DF Fone/Fax: 3381-7538 www.vlx.com.br; vlx@vlx.com.br 2

D
REFERNCIAS AUTOR PESSOAL

icas para

onografia

Indica o autor pelo ltimo sobrenome, em maisculas, seguido do nome e outros sobrenomes. LTIMO SOBRENOME, Nome e sobrenome. Ttulo: subttulo. Edio. Local: Editora, ano. TIBA, Iami. Disciplina: limite na medida certa. 9. ed. So Paulo: Integrare, 2006.

MAIS DE TRS AUTORES Indica-se apenas o primeiro autor, acrescentando a expresso et al. RODRIGUES, Manuela Mendes et al. Manual de modelos de cartas comerciais. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2000.

ARTIGO E/OU MATRIA DE REVISTA, JORNAL LTIMO SOBRENOME, Nome e sobrenome. Ttulo: subttulo (do artigo). Ttulo: subttulo (da revista ou jornal). Cidade, volume, nmero, pginas, ms abreviado, ano. FERREIRA, Joo Carlos Antunes. Como viver em sociedades. Revista Martima. Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 20. nov. 1999.

TRABALHO ACADMICO LTIMO SOBRENOME, Nome e sobrenome. Ttulo do trabalho. Cidade, Ano. Total de pginas. Natureza do trabalho (se monografia, tese, dissertao). Nome da Universidade ou entidade responsvel pelo curso, ano de defesa. LACERDA, Wilma Dias. Bulimia. Braslia, DF, 2002. 120 p. Dissertao de mestrado. Universidade de Braslia, 2002. PARTE DE LIVRO (CAPTULO) LTIMO SOBRENOME, Nome e sobrenome (do autor do captulo). Ttulo: subttulo (do captulo do livro). In: LTIMO SOBRENOME, Nome e sobrenome (do autor do livro). Ttulo: subttulo (do livro). Edio. Local: Editora, ano. Pginas. RIES, Bruno Edgar. Desenvolvimento social. In: BERTAWEIL, Ferreira (Org.). 3. ed. Psicologia e educao: desenvolvimento humano infncia. 9. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. p. 50-60.

EQ 31/33 Ed. Consei Sala 420 Guar II DF Fone/Fax: 3381-7538 www.vlx.com.br; vlx@vlx.com.br 3

D
LEGISLAO

icas para

onografia

JURISDIO. Ttulo, numerao e data. Ementa. Dirio Oficial, Cidade, volume, nmero, data. Seo, pgina. BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria n 2.048/GM, de 05 de novembro de 2002. Institui o Regulamento Tcnico dos Sistemas Estaduais de Urgncia e Emergncia. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, n. 219, 12 nov. 2002. Seo 1, p. 32-54.

PARA REFERNCIAS EM MEIO ELETRNICO As referncias devem obedecer ao mesmo padro, acrescidas das informaes sobre o endereo eletrnico e o dia do acesso. BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria n 2.048/GM, de 05 de novembro de 2002. Institui o Regulamento Tcnico dos Sistemas Estaduais de Urgncia e Emergncia. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, n. 219, 12 nov. 2002. Seo 1, p. 32-54. Disponvel em: <http://dtr2001.saude. gov.br/sas/>. Acesso em: 24 mar. 2006.

ARTIGO EM MEIO ELETRNICO SEM AUTORIA NOME DO SITE. Ttulo: subttulo (do artigo). Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia, ms abreviado e ano. ESCOLA NET. Perguntas mais freqentes. Disponvel em: <http://www.escolanet.

com.br/perguntas/>. Acesso em: 21 jul. 2005.

EQ 31/33 Ed. Consei Sala 420 Guar II DF Fone/Fax: 3381-7538 www.vlx.com.br; vlx@vlx.com.br 4

You might also like