You are on page 1of 1

I Seminrio de Extenso e Cultura SEMEX, 2011, Mossor - RN. Anais da Semana de Ensino Pesquisa e Extenso SEPE/UFERSA, 2011.

Comportamento dos parmetros fsico-qumicos da gua do Rio Apodi/Mossor


Behavior of water physical-chemical parameters of Apodi/Mossor river L. K. P. Dias1, D. C. E. Soares1, E. J. Silva1, L. A. P. Pinheiro1 1 Departamento de Cincias Animais UFERSA E-mail: liviakpd@hotmail.com

Os recursos hdricos situados nos centros urbanos esto expostos a intensas presses das atividades antrpicas, comprometendo drasticamente sua qualidade. Esse estudo teve como objeto de anlise a bacia do rio Apodi/Mossor. Este, ao longo de toda a sua extenso, da nascente, no municpio de Lus Gomes-RN at sua desembocadura, entre os municpios de Areia Branca e Grossos-RN, apresenta diversos problemas relacionados sade de suas guas, que se agravam, sobretudo, em seus trechos urbanos. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas do Rio Apodi/Mossor, bem como a intensidade dos impactos a que o corpo hdrico est submetido, e identificar seus organismos bioindicadores. As anlises foram realizadas em perodos distintos do ano (estao chuvosa e seca). Foram realizadas expedies de campo para o levantamento dos parmetros fsico-qumicos da gua da bacia em questo em 5 pontos estratgicos de monitoramento referenciados por GPS, dispostos no sentido nascente-foz. O Reservatrio de Santa Cruz montante (RSCM) (545,753' S; 3748,080' W), Reservatrio de Santa Cruz jusante (RSCJ) (545,794' S; 3748,011' W), Barragem de Gensio (BG) (513,149' S; 3721,761' W), Barragem Arte da Terra (BAT) (511,725' S; 3720,438' W) e Passagem de Pedras (PP) (59,353' S; 3717,132' W). Na coleta das amostras de gua foi utilizada a garrafa de Van Dorn, e para a medio das variveis limnolgicas (temperatura, transparncia, pH, oxignio dissolvido (OD), slidos totais dissolvidos (STD) e condutividade eltrica) utilizou-se o multi-sensor de parmetros limnolgicos. Os resultados demonstram que a maioria das variveis limnolgicas apresentou os maiores valores na estao seca. A transparncia apresentou ampla variao entre as estaes (de 12,5 a 150 cm), sendo maior no perodo de estiagem, onde houve uma reduo do 2 ao 5 ponto. A temperatura (26,8 a 31,8 C) e o pH (7,34 a 8,45) no apresentaram grandes variaes entre os pontos e as estaes. A condutividade eltrica, slidos totais e OD nos pontos RSCJ, BG, BAT, PP apresentaram maiores valores na poca de seca, com exceo de RSCJ que apresentou maior resultado na poca chuvosa. medida que se aproxima dos centros urbanos o rio sofre alteraes fsicas (represamentos), qumicas (aumento dos STD), e biolgicas como, por exemplo, o desaparecimento de macrfitas bioindicadoras de ambientes oligotrficos em consequncia, principalmente, do lanamento de efluentes domsticos e industriais e do grande acmulo de lixo que causam eutrofizao do curso dgua. Destaca-se a presena das macrfitas Hydrotrix gardneri e Ceratophyllum demersum, bioindicadoras de guas oligotrficas no RSCJ, e as Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes, indicadoras de ambientes eutrofizados na BAT. Em termos de qualidade de gua, conclui-se que a reduo da qualidade da gua ocorre no sentido montante-jusante, embora a BAT e PP apresentem ndices semelhantes.
Palavras-chave: Qualidade de gua; Poluio; Variveis limnolgicas; Rio Mossor. Keywords: Water Quality; Pollution; Limnological parameters; Mossor River.

You might also like