You are on page 1of 117

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Lngua Portuguesa Compreenso e interpretao de textos; Conhecimento das estruturas especficas dos modos de organizao discursiva; Valor semntico das palavras e expresses contidas nos textos; Sentido figurado: metfora e metonmia; Coeso e coerncia; Reescrita de textos: sntese, ampliaes, uso dos conectivos, discurso direto e indireto; Ortoepia e prosdia; Ortografia: emprego das letras, acentuao grfica, diviso silbica; Classes de palavras; Emprego do pronome relativo; Flexo nominal: gnero, nmero e graus dos nomes; Flexo verbal: conjugao dos verbos regulares, irregulares, auxiliares, tempos compostos, locues verbais, vozes verbais; Sintaxe de concordncia e regncia: nominal e verbal; O fenmeno da crase; Termos da orao; Sintaxe de colocao dos pronomes oblquos tonos; Pontuao; Semntica: sinonmia, antonmia, paronmia e homonmia; Aferio quanto ao uso pelo candidato dos padres aceitos como corretos no registro culto do idioma.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

O contedo desta apostila de uso exclusivo do aluno que efetuou a compra no site, cujo nome e dados de I.P. constam do texto apresentado em formato de cdigo de barras, sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio. vedado, tambm, o fornecimento de informaes cadastrais inexatas ou incompletas nome, endereo, email - no ato da compra, qualificando assim o ato de falsidade ideolgica. O descumprimento dessas vedaes implicar na imediata ao por parte de nosso conselho jurdico.

O contedo desta apostila de uso exclusivo de sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Textos

INTERPRETAO E COMPREENSO DE UM TEXTO

A palavra interpretar vem do latim interpretare e significa explicar, comentar ou aclarar o sentido dos signos ou smbolos. Tal vocbulo corresponde ao grego anlysis, que tem o sentido de decompor um todo em suas partes, sem decompor o todo, para compreend-lo melhor. Interpretar um texto penetr-lo em sua essncia, observar qual a idia principal, quais os argumentos que comprovam a idia, como o texto est escrito e outras nuanas. Em suma, procurar interpretar corretamente um texto ampliar seus horizontes existenciais.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

Saber ler corretamente Ler adequadamente mais do que ser capaz de decodificar as palavras ou combinaes linearmente ordenadas em sentenas. O interessado deve aprender a enxergar todo o contexto denotativo e conotativo. preciso compreender o assunto principal, suas causas e conseqncias, crticas, argumentaes,polissemias, ambigidades, ironias, etc. Ler adequadamente sempre resultado da considerao de dois tipos de fatores: os propriamente lingsticos e os contextuais ou situacionais, que podem ser de natureza bastante variada. Bom leitor, portanto, aquele capaz de integrar estes dois tipos de fatores. Erros de Leitura Extrapolar Trata-se de um erro muito comum. Ocorre quando samos do contexto, acrescentando-lhe idias que no esto presentes no texto. A interpretao fica comprometida, pois passamos a criar sobre aquilo que foi lido. Freqentemente, relacionamos fatos que conhecemos, mas que eram realidade em outros contextos e no naquele que est sendo analisado. Reduzir Trata-se de um erro oposto extrapolao. Ocorre quando damos ateno apenas a uma parte ou aspecto do texto, esquecendo a totalidade do contexto. Privilegiamos, desse modo, apenas um fato ou uma relao que podem ser verdadeiros, porm insuficientes se levarmos em considerao o conjunto das idias. Contradizer o mais comum dos erros. Ocorre quando chegamos a uma concluso que se ope ao texto. Associamos idias que, embora no texto, no se relacionam entre si.

Defeitos do Texto Barbarismo Consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. Eles acontecem: 1.na grafia: analizar por analisar; 2.na pronncia: rbrica por rubrica; 3.na morfologia: deteu por deteve; 4.na semntica: o iminente jurista por o eminente jurista 5.os estrangeirismos: quando usados desnecessariamente.

Solecismo Qualquer erro de construo sinttica. 1. de concordncia: Fazem anos que no o vejo;
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 5

2. de regncia: Esqueceram de mim; 3. de colocao pronominal: No amo-te. Arcasmo Emprego de palavras ou construes antigas, que j caram em desuso. Antanho por no passado. Preciosismo Exagero na linguagem, em prejuzo da naturalidade e clareza da frase. Isso colquio flcido para acalentar bovino. Cacofonia Qualquer seqncia silbica que provoque som desagradvel. Vou-me j! Polcia Federal confisca gado no Paran. Ambigidade ou Anfibologia Duplo sentido decorrente de construo defeituosa da frase. O cachorro do meu vizinho morreu. Redundncia, Pleonasmo Vicioso ou Tautologia Repetio desnecessria de informao. Ele detm o monoplio exclusivo dos refrigerantes. Todos foram unnimes.

Interpretando o contedo do texto Idias explcitas e implcitas Alguns textos apresentam suas idias de forma direta e objetiva, permitindo interpretao rpida por parte do leitor. Outros expem suas idias de forma indireta e subjetiva, exigindo maior ateno do receptor. Texto com idia explcita Os textos apresentam suas idias de forma direta e objetiva, permitindo interpretao rpida por parte do leitor. Exemplo A questo exige do candidato a capacidade de reescrever o texto, observando a manuteno ou no do sentido original. Os fatos desta vez deram razo a Monteiro Lobato.; a(s) forma(s) INADEQUADA(S) de reescrever-se esse mesmo perodo, mantendo-se o sentido original, (so): I -A Monteiro Lobato foi dada razo pelos fatos, desta vez; II- A Monteiro Lobato deram razo, desta vez, os fatos; I - A Monteiro Lobato, foi-lhe dada razo pelos fatos, desta vez.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

(A) nenhuma; (B) III (C) I-III (D) II (E) II-III Gabarito: A Texto com idia implcita No texto implcito, as idias so expostas de forma indireta e subjetiva, exigindo maior ateno do receptor. Exemplo No ntimo, estamos inclinados simplicidade da manjedoura. O mal-estar decorre do fato de nos sentirmos mais prximos dos sales de Herodes Essas frases significam que: a)a manjedoura simboliza a simplicidade do Menino-Deus; b)somos atrados pelas festas dos sales de Herodes; c) a simplicidade da manjedoura vale mais que o luxo dos sales de Herodes; d)no Natal acabamos por contrariar nossos sentimentos mais profundos; e)entre a simplicidade e o luxo, a nossa tendncia escolher o luxo. Gabarito:D Assuntos relacionados interpretao de um texto Denotao/Conotao Sentido denotativo o uso da palavra em seu aspecto real. Exemplo: O moa est usando uma jia muito preciosa. Sentido conotativo o uso da palavra em seu aspecto figurado. Exemplo: Aquela moa jia. Exemplo Informe se nas frases abaixo as palavras destacadas esto empregadas em sentido denotativo ou conotativo. a) Nas ruas, as pessoas andavam apressadas. b) As ruas eram cheias de pernas apressadas. ) c)Temos amargas lembranas daquele perodo de autoritarismo poltico. d)Era uma pessoa de expresso dura e corao mole. e)Os galhos da imensa rvore sustentavam os frutos maduros. f)Os galhos namoravam os frutos maduros que sustentavam. Gabarito: a - denotativo
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 7

b - conotativo c - conotativo d - conotativo e denotativo

Assuntos relacionados interpretao de um texto Coerncia O texto coerente lgico e organizado em suas idias. importante no confundir coerncia e relao semntica com o texto. Algumas vezes, surgem questes reescrevendo o texto alterando o sentido sem necessariamente quebrar a lgica da idia.

Coeso A coeso assunto bem abrangente. Em concurso, observamos sua relao com termos, expresses ou idias, que podem estar antes ou aps o elemento coesivo.

Parfrase Parfrase reescrever o texto sem alterar a idia do que foi escrito originalmente. comum em provas de vrias organizadoras aparecer tambm com o nome de relaes semnticas.

Exemplo de parfrase Profecias de uma Revoluo na Medicina H sculos, os professores de segundo grau da Sardenha vm testemunhando um fenmenos curioso. Com a chegada da primavera, em fevereiro, alguns de seus alunos tornam-se apticos. Nos trs meses subseqentes, sofrem uma baixa em seu rendimento escolar, sentem-se tontos e nauseados, e adormecem na sala de aula. Depois, repentinamente, suas energias retornam. E ficam ativos e saudveis at o prximo ms de fevereiro. Os professores sardenhos sabem que os adultos tambm apresentam sintomas semelhantes e que, na realidade, alguns chegam a morrer aps urinarem uma grande quantidade de sangue. Por vezes, aproximadamente 35% dos habitantes da ilha chegam a ser acometidos por este mal. O Dr. Marcelo Siniscalco, do Centro de Cancerologia Sloan-Kedttering, em Nova Iorque, e o Dr. Arno G. Motulsky, da Universidade de Washington, depararam pela primeira vez com a doena em 1959, enquanto desenvolviam um estudo sobre padres de hereditariedade e determinaram que os sardenhos eram vtimas de anemia hemoltica, uma doena hereditria que faz com que os glbulos vermelhos do sangue se desintegrem no interior dos veios sangneos. Os pacientes urinavam sangue porque os rins filtram e expelem a hemoglobina no aproveitada. Se o volume de destruio for mnimo, o resultado ser a letargia; se for aguda, a doena poder acarretar a morte do paciente.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 8

A anemia hemoltica pode ter diversas origens. Mas na Sardenha, as experincias indicam que praticamente todas as pessoas acometidas por este mal tm deficincia de uma nica enzima, chamada deidrogenase fosfo-glucosada-6 (ou G-6-PD), que forma um elo de suma importncia na corrente de produo de energia para as clulas vermelhas do sangue. Mas os sardenhos ficam doentes apenas durante a primavera, o que indica que a falta de G-6-PD da vtima no aciona por si s a doena - que h algo no meio ambiente que tira proveito da deficincia. A deficincia gentica pode ser a arma, mas um fator ambiental quem a dispara. Entre as plantas que desabrocham durante a primavera na Sardenha encontra-se a fava ou feijo italiano observou o Dr. Siniscalco. Esta planta no tem uma boa reputao desde ao ano 500 a.C. , quando o filsofo grego e reformador poltico Pitgoras proibiu que seus seguidores a comessem, ou mesmo andassem por entre os campos onde floresciam. Agora, o motivo de tal proibio tornou-se claro; apenas aquelas pessoas que carregam o gene defeituoso e comiam favas cruas ou parcialmente cozidas (ou inspiravam o plen de uma planta em flor) apresentavam problemas. todos os demais eram imunes. Em dois anos, o Dr. Motusky desenvolveu um teste de sangue simples para medir a presena ou ausncia de G-6-PD. Atualmente, os cientistas tm um modo de determinar com exatido quem est predisposto doena e quem no est; a enzima hemoltica, os geneticistas comearam a fazer a triagem da populao da ilha. Localizaram aqueles em perigo e advertiram-lhes para evitar favas de feijo durante a estao de florao. Como resultado, a incidncia de anemia hemoltica e de estudantes apticos comeou a declinar. O uso de marcadores genticos como instrumento de previso da reao dos sardenhos fava de feijo h 20 anos foi uma das primeiras vezes em que os marcadores genticos eram empregados deste modo; foi um avano que poder mudar o aspecto da medicina moderna. Os marcadores genticos podem prever agora a possvel ecloso de outras doenas e, tal como a anemia hemoltica, podem auxiliar os mdicos a prevenirem totalmente os ataques em diversos casos. (Zsolt Harsanyi e Richard Hutton, publicado no jornal O Globo). Perfrase Observe: O povo lusitano foi bastante satirizado por Gil Vicente. Utilizou-se a expresso "povo lusitano" para substituir "os portugueses". Esse rodeio de palavras que substituiu um nome comum ou prprio chama-se perfrase. Perfrase a substituio de um nome comum ou prprio por um expresso que a caracterize. Nada mais do que um circunlquio, isto , um rodeio de palavras. Outros exemplos: astro rei (Sol) | ltima flor do Lcio (lngua portuguesa) | Cidade-Luz (Paris) Rainha da Borborema (Campina Grande) | Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro) Observao: existe tambm um tipo especial de perfrase que se refere somente a pessoas. Tal figura de estilo chamada de antonomsia e baseia-se nas qualidades ou aes notrias do indivduo ou da entidade a
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 9

que a expresso se refere. Exemplos: A rainha do mar (Iemanj) O poeta dos escravos (Castro Alves) O criador do teatro portugus (Gil Vicente)

Sntese A sntese de texto um tipo especial de composio que consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. Desse modo, s devem ser aproveitadas as idias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundrio.

Relaes sintticas Este assunto relaciona-se com a correo gramatical em todos os seus aspectos. Em algumas questes, observamos que a banca sugere alguma mudana de ordem na construo, incluso ou retirada de algum termo, perguntando sobre um possvel erro gramatical. importante perceber se o comando da questo solicita apenas compreenso gramatical ou tambm alterao de sentido.

Estilstica

A estilstica preocupa-se com a correo gramatical, clareza, objetividade e elegncia. Exemplo O perodo cuja redao est inteiramente clara e correta : (A) Um humorista j lembrou que na democracia os cidados a vem como um regime no qual no se nega a ningum o direito de concordar com eles. (B) De acordo com um humorista, muitos democratas aplaudem esse regime porque julgam que, nele, todos tm o direito de concordar consigo. (C) A democracia (segundo um humorista) o regime no qual cada cidado no nega a ningum o direito de com ele concordar. (D) Disse um humorista que muitos definem a democracia como o regime que se preserva o direito de todos os cidados com eles concordarem. (E) A democracia definiu um humorista aquele regime que as pessoas no negam o direito do prximo, que o de concordarem com elas. Gabarito: C

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

10

Vocabulrio Trabalha-se neste assunto a capacidade de compreenso de termos ou expresses no contexto apresentado na prova. Alguns itens sugerem troca de um termo; outros, o sentido contrrio; outros ainda apenas o sentido da palavra. Exemplo Patrocinar um concurso para estudantes costuma ser bom negcio para uma empresa. uma estratgia eficaz para reforar a imagem diante do mercado e dos profissionais que atuaro nele a um custo baixo. Os gastos se limitam divulgao e aos prmios. (...) Para algumas companhias, provocar a criatividade dos estudantes traz ganhos ainda mais prticos. O trecho acima permaneceria correto e manteria o sentido original, caso os termos nele sublinhados fossem substitudos, respectivamente, por: a) Bancar, til, de pouca envergadura, cerceiam e formandos. b) Propiciar, bom, insignificantes, reduzem e acadmicos. c) Provocar, mercadolgico, mnimo, tm pouca importncia e profissionais. d) Produzir, favorvel, econmica, conforma e formandos. e)Promover, eficiente, reduzido, resumem e universitrios. Gabarito: E

Figuras de linguagem So recursos lingsticos estudados por diversas reas da lingstica. METFORA: o emprego de palavra fora de seu sentido normal, tomando-se por base a analogia. Esse homem uma fera. METONMIA: a substituio de um nome por outro em virtude de haver entre eles alguma relao lgica. Ler Machado de Assis. Beber dois copos de leite. Pedir a mo em casamento. CATACRESE: o emprego de palavras de relacionamento inadequado, por esquecimento ou desconhecimento da palavra adequada. O presidente do Banco Central ser sabatinado na prxima tera-feira. Prateleira de livro. Marmelada de chuchu. ANTONOMSIA: a substituio de um nome por outro por expresso que facilmente o identifique. O rei das selvas (Leo) O Corso (Napoleo Bonaparte)

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

11

ELIPSE: a omisso de uma palavra ou de uma expresso facilmente subentendida. Bebi uma garrafa de champanha. (vinho de) O jogo foi no Morumbi. ZEUGMA: uma espcie de elipse que consiste na supresso de um termo j expresso no contexto. Os homens estavam calmos; as mulheres, nervosas. PLEONASMO: o emprego de termos desnecessrios, com o objetivo de realar ou enfatizar o pensamento. A mim ningum me engana. O que voc pensa, isso no me interessa. ANACOLUTO: a falta de nexo sinttico ou lgico entre o princpio da frase e o seu fim. uma interrupo do pensamento. Eu parece-me que vou desmaiar. Morrer, todos haveremos de morrer. HIPRBATO: recebe tambm o nome de inverso. a alterao da ordem direta dos termos na orao. Morreu o presidente. O hiprbato designa genericamente qualquer tipo de inverso, simples ou complexa. Compreende tambm: 1. a prolepse (A Sua dizem que muito bonita) busca enfatizar o termo; 2. a anstrofe (Ela to bela dos seus anos na flor) antepe um termo preposicionado; 3.a snquise (Um cozinho tinha o Paulo fofinho) provoca ambigidade. SILEPSE: a concordncia com a idia, e no com a palavra escrita. So Paulo bonita. (gnero) A crianada chegou cedo e, noite, j estavam brincando. (nmero) A gente vamos. (pessoa) ALITERAO: a repetio de consoantes ou de slabas. O rei reza e rasga a raiva realmente. SINESTESIA: o cruzamento de duas ou mais sensaes distintas ou, ento, a atribuio a uma coisa qualidade que lhe incompatvel, aceita apenas no plano figurado. Grito spero. Nossos olhos trocaram pensamentos. POLISSNDETO: o uso repetido da conjuno e. E o menino resmunga, e chora, e esperneia, e grita. ASSNDETO: a omisso das conjunes coordenativas aditivas. No sopra o vento; no gemem os ventos. ANFORA: a repetio da mesma palavra ou expresso no incio de membros da frase. Tudo cura o tempo, tudo gasta, tudo acaba.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 12

HIPRBOLE: o exagero na afirmao. J lhe disse um milho de vezes. EUFEMISMO: o emprego de palavras ou expresses agradveis, em substituio s que tm sentido grosseiro ou desagradvel. Dar o ltimo suspiro. Faltar verdade. IRONIA: sugerir, pela entoao e contexto, o contrrio do que as palavras ou as frases exprimem. Agiu sutil como um elefante. PROSOPOPIA (PERSONIFICAO): atribuir a seres inanimados qualidades e sentimentos humanos. As rvores so inteligentes e felizes. ANTTESE: o emprego de palavras ou expresses contastantes. Cada um leva consigo uma alma de covarde e uma alma de heri. PARADOXO: uma associao de idias contraditrias. Voz do silncio. Viver s na multido. GRADAO: a apresentao de uma srie de idias em progresso de clmax ou anticlmax. Talvez eu fosse um padre, um bispo, um papa. Eu era pobre, um subalterno, um nada.

Tipos de discursos Direto: o narrador reproduz a fala da personagem por meio das prprias palavras dela. Ele afirmou: No sei se conseguirei! Indireto: o narrador usa suas palavras para reproduzir uma fala de outrem. Ele afirmou que no sabe se conseguir. Indireto-livre: O narrador produz um texto em que retira propositadamente o conectivo, provocando um elo psicolgico no discurso. A fala da personagem (que seria um discurso direto e mantm suas caractersticas diretas) desenvolvida como parte do texto narrativo do narrador e no da prpria personagem. Ele afirmou que no era cachorro. Quem ele pensa que ? Quem ele pensa que sou? Exemplo 1 Indique se houve discurso direto, indireto ou indireto-livre. 1. preciso agir com muito tato afirmou a senhora. 2. Capitu respondeu que no, mas o vereador no acreditou.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 13

3. Morda a lngua pensou a menina. 4. Tinha medo e repetia que estava em perigo, mas isto lhe pareceu to absurdo que se ps a rir. Medo daquilo? Gabarito: 1. direto 2. indireto 3. no h discurso, mas sim monlogo interior. 4.indireto-livre Tipologia textual Os textos podem ser classificados, segundo sua tipologia textual, em dissertao, narrao ou descrio. Dissertao Dissertar apresentar uma idia a partir de um ponto de vista sobre determinado assunto. O texto dissertativo estrutura-se em conhecimento, informaes, argumentao, opinio. A dissertao geralmente organizada em teseargumentao-concluso. Encontramos, em concursos, algumas variantes do modelo tradicional, porm, basicamente, a dissertao estrutura-se em exposio de idias e argumentao. Exemplo de texto dissertativo: Nos ltimos 110 anos, poucas economias tiveram um desempenho to formidvel como a brasileira. O que chama a ateno, no pas, a sua capacidade de se desenvolver e, simultaneamente, sua incapacidade de promover um destino melhor aos seus desamparados. Mais do que isso: o Brasil, ao longo das ltimas dcadas, s tem conseguido crescer produzindo um nmero cada vez maior de miserveis. (Revista Veja, 19 dezembro de 2001.) Narrao O texto narrativo relaciona-se a mudana de tempo e ocorrncia de aes. Narrar relatar acontecimentos vividos por personagens e ordenados em uma lgica. No h necessariamente preocupao com a idia como ocorre no texto dissertativo. A narrar, conta-se uma histria para o leitor. Exemplo: Geraldo, servidor pblico, 42 anos, conheceu Samanta em um beco em bairro de prostituio. A prpria vivia de seus passeios alegrando homens solitrios e com dinheiro para o prazer. Geraldo a tirou dessa vida e lhe deu tudo de melhor: alugou um quarto em bairro decente, pagou mdico, dentista, manicura Dava tudo quanto ela queria. Quando Samanta ficou bonita e com aparncia de gente de sociedade, arranjou logo um namorado e abandonou Geraldo.

Descrio

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

14

O texto descritivo tem como caractersticas de detalhes, aspectos fsicos e/ou psicolgicos. O texto traz em si a capacidade de estimular imagens ou impresses a partir da organizao das idias apresentadas pelo autor. Alguns gramticos definem o texto dissertativo como a fotografia formada por palavras. A descrio pode ser assim sintetizada: a recriao de imagens sensoriais na mente do leitor. Exemplo de texto descritivo: Fui tambm recomendado ao Sanches. Achei-o supinamente antiptico: cara extensa, olhos rasos, mortos, de um pardo transparente, lbios midos, porejando baba, meiguice viscosa de crpula antigo. Primeiro que fosse do coro dos anjos, no meu conceito era a derradeira das criaturas. Raul Pompia.

Interpretao e gramtica (MUITO IMPORTANTE) Algumas questes surpreendem os candidatos pela habilidade com que algumas bancas exigem, em um mesmo item da prova, interpretao e gramtica. Muita calma quando isso ocorrer. Exemplo Para que o enunciado apresentado na questo seguinte se reduza a uma s frase,algumas adaptaes e correes devem ser feitas. Assinale a opo adequada conforme o enunciado anterior. I A raposa lembra os despeitados. (idia principal) II Atributo dos despeitados: fingem-se superiores a tudo. III A raposa desdenha das uvas. (orao com valor de adjetivo) IV Causa do desdenho: no poder alcanar as uvas. a) Porque no pode alcanar as uvas de que ela desdenha, a raposa, fingindo-se superior a tudo, lembra os despeitados. b) A raposa, desdenhando das uvas que no se podem alcanar, lembra os despeitados que se fingem superiores a tudo. c) A raposa, que desdenha as uvas porque no pode alcan-las, lembra os despeitados, que se fingem superiores a tudo. d) Como no pode alcanar as uvas, a raposa que se finge superior a tudo e as desdenha, lembra os despeitados. e) Fingindo-se superior a tudo, a raposa que desdenha das uvas porque no as pode alcanar, lembra dos despeitados. EXERCCIOS 1.Coloque 1 para descrio, 2 para narrao, 3 para dissertao, e assinale a alternativa com a seqncia correta. ( ) Marta entrou no salo e no entendeu como aquele bilhete poderia mudar completamente sua vida. Teria duas horas para arrumar a mala e embarcar de avio para muito longe. ( ) A Terra uma grande nave. Ns, tripulantes suicidas, agredimos constantemente a natureza, poluindo nosso reservatrio de gua potvel sem nos preocuparmos com o dia de amanh. ( ) A manh abria as portas para a entrada do sol, e os pssaros se espreguiavam na laranjeira que lhes esticava seus ramos floridos. O cu, aos poucos, ia adquirindo um azul mais vivo e intenso.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 15

a) 2-3-1 b) 1-3-2 c) 3-1-2 d) 1-2-3 gabarito: A 2) Desde o momento em que o homem, nos vos de sua inteligncia, se eleva acima das circunstncias ordinrias da vida, desde que o seu pensamento se lana no espao, possudo desse desejo ardente, dessa inspirao insacivel de atingir ao sublime, no possvel marcar-lhe um dique, ponto que lhe sirva de marco. Conclui-se do texto que: a) o homem, em vez de procurar conhecer os mistrios do Universo, devia preocupar-se com seus problemas terrenos. b) as circunstncias da vida impelem o homem a altos vos de inteligncia. c) a tendncia do homem ao sublime a razo de ser de seu esprito religioso. d) o homem se debate entre a mediocridade da vida cotidiana e a sublimidade do esprito. e) o anseio de conhecimento e de perfeio do homem no admite que se tente impor-lhe limites. Gabarito: E

H tambm uma srie de dicas que podemos acrescentar para uma melhor interpretao de um texto,so elas: 01. Ler todo o texto, procurando ter uma viso geral do assunto; 02. Se encontrar palavras desconhecidas, no interrompa a leitura, v at o fim, ininterruptamente; 03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo monos umas trs vezes ou mais; 04. Ler com perspiccia, sutileza, malcia nas entrelinhas; 05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar; 06. No permitir que prevaleam suas idias sobre as do autor;

07. Parta o texto em pedaos (pargrafos, partes) para melhor compreenso; 08. Centralizar cada questo ao pedao (pargrafo, parte) do texto correspondente; 09. Verificar, com ateno e cuidado, o enunciado de cada questo; 10. Cuidado com os vocbulos: destoa (=diferente de ...), no, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, s vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu; 11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa; 12. Quando o autor apenas sugerir idia, procurar um fundamento de lgica objetiva; 13. Cuidado com as questes voltadas para dados superficiais; 14. No se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opo que melhor se enquadre no
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 16

sentido do texto; 15. s vezes a etimologia ou a semelhana das palavras denuncia a resposta; 16. Procure estabelecer quais foram as opinies expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem; 17. O autor defende idias e voc deve perceb-las; 18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito so importantssimos na interpretao do texto. Ex.: Ele morreu de fome. de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realizao do fato (= morte de "ele"). Ex.: Ele morreu faminto. faminto: predicativo do sujeito, o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.; 19. As oraes coordenadas no tm orao principal, apenas as idias esto coordenadas entre si; 20. Os adjetivos ligados a um substantivo vo dar a ele maior clareza de expresso, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.

Exerccios de interpretao de texto Leia o texto abaixo e responda s questes de 01 a 25. Assim como indicamos na dica de n7,para fins didticos, colocaremos o texto pargrafo por pargrafo. Assim seu trabalho ficar mais fcil:

O bom selvagem e a sociedade cruel Roberto Campos 1 Pargrafo: Uma das perguntas mais intratveis da vida moderna sobre se o indivduo tem precedncia sobre o ente coletivo, ou o contrrio? Prevalecer a preferncia pessoal de cada um, ou a vocao altrusta de se sacrificar pelos demais? Nas sociedades primitivas, o problema era menos complicado porque a sobrevivncia individual estava estreitamente ligada do grupo. Mas por outro lado, o egosmo grupal era implacvel. Na era moderna, o indivduo adquiriu autonomia, tornou-se cidado votante e consumidor soberano. Os conflitos entre egosmo e altrusmo foram complicados pelo anonimato, pela burocracia, e pelo gigantismo das sociedades. Fora do crculo ntimo da famlia nuclear, os laos de solidariedade tornaram-se indiretos e difusos. 01) O primeiro perodo do texto diz que: a) H dvidas quanto a se o indivduo proveio do ente coletivo ou se foi o contrrio. b) No se trata de elaborar perguntas na vida moderna, pois o indivduo tem preferncia sobre o ente coletivo. c) H dvidas, na vida moderna, quanto a quem mais importante: o indivduo ou a sociedade? d) H dvidas, na vida moderna, quanto ao que surgiu antes: o indivduo ou o ente coletivo? e) H dvidas quanto possibilidade de se sacrificar o indivduo, para melhorar a sociedade.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 17

02) H erros de pontuao no primeiro pargrafo do texto. Corrigindo-os, teremos: a) "...da vida moderna, sobre, se o indivduo..."; "...complicado, porque a sobrevivncia..." b) "...complicado, porque a sobrevivncia..."; "...Mas, por outro lado, o egosmo..."; "...burocracia e pelo gigantismo..." c) "...o problema, era menos complicado..."; "...Mas, por outro lado, o egosmo..."; "...burocracia e pelo gigantismo..." d) "...a vocao altrusta, de se sacrificar..." ; "...complicado, porque a sobrevivncia..."; "...Mas, por outro lado, o egosmo..." e) "...sociedades primitivas, o problema..."; "...foram complicados, pelo anonimato..."; "... Fora do crculo ntimo da famlia nuclear..." 03) Indique a afirmao correta em relao ao texto: a) Era mais fcil viver na sociedade primitiva, pois todos se ajudavam mutuamente. b) Os grupos que se formavam, na sociedade primitiva, no eram isolados uns dos outros. c) A burocracia existente na vida moderna arrefeceu os conflitos entre o egosmo e o altrusmo. d) Em toda famlia nuclear, h laos de solidariedade. e) A vida moderna fortaleceu os conflitos entre o individualismo e o altrusmo. 2 Pargrafo: Mas h sempre algum altrusmo nas pessoas. Sero valores embutidos em nossa cultura por um legado religioso? Ou um impulso inato, recebido da natureza ao nascer? Sangue, e rios de tinta, ainda no responderam a essa pergunta. No sculo 18, J. J. Rousseau, invertendo muitos sculos da viso pessimista do homem naturalmente pecador e mau, embutida na tradio crist, substituiu-a por uma idia oposta: a do homem que nasce virtuoso, e degenera na sociedade. o "bom selvagem", uma das contribuies iniciais da descoberta do Brasil ao pensamento europeu. 04) Segundo o texto, J. J. Rousseau: a) Afirmou que o homem naturalmente pecador e mau, mas, devido tradio cristo, quando nasce virtuoso, degenera na sociedade. b) o bom selvagem que contribuiu para a descoberta do Brasil. c) Errou, ao inverter a viso da Igreja, que sempre acreditou ser o homem virtuoso, mas degenerador da sociedade. d) Contradisse a tradio crist, ao afirmar que o homem nasce virtuoso, e a sociedade o corrompe. e) Contribuiu para a descoberta do Brasil, ao afirmar que o selvagem que aqui habitava era naturalmente bom. 05) O autor do texto: a) Afirma que as pessoas, de alguma maneira, so solidrias com as demais. b) Explica que existe nas pessoas algum conceito que a leva a praticar atos estranhos. c) Discute a validade de se levarem em considerao os ensinamentos da Igreja. d) Mostra o pensamento de um ateu, que escreveu obras contra a Igreja. e) Revela que nossa cultura tem valores embutidos por um cidado, considerado legado religioso.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

18

06) Considerando-se algumas palavras do texto, errado afirmar que: a) Altrusmo est para altrusta assim como escotismo est para escoteiro. b) Embutidos est para embutir assim como vindo est para vir. c) Impulso est para impelir assim como decurso est para decorrer. d) Embutida est para imbutida assim como emigrar est para imigrar. e) Contribuies est para contribuir assim como intuies est para intuir. 07) No texto, foram empregadas em sentido conotativo as seguintes palavras: a) viso e pecador. b) tradio e idia. c) altrusmo e valores. d) cultura e legado. e) sangue e rios. 3 Pargrafo: A inverso de Rousseau teve conseqncias imprevistas. Se o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transform-la para voltar ao paraso. Tentao tanto mais irresistvel quanto estava acontecendo a transio do mundo pr-industrial para os horizontes inexplorados da Revoluo Industrial. Durante trs sculos, a Era da Razo vinha abalando os alicerces intelectuais da cosmoviso religiosa que sustentara a grande unidade espiritual da Idade Mdia. E a vitria do racionalismo humanista trazia no bojo o liberalismo poltico e econmico. 08) A frase que altera a idia bsica do segundo perodo desse pargrafo : a) J que o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transform-la para voltar ao paraso. b) Uma vez que o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transform-la para voltar ao paraso. c) Como o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transform-la para voltar ao paraso. d) Embora o problema residisse na sociedade, bastaria ao homem transform-la para voltar ao paraso. e) Porquanto o problema residisse na sociedade, bastaria ao homem transform-la para voltar ao paraso. 09) Segundo o texto: a) Trs sculos depois de Rousseau, teve incio a Idade Mdia. b) O liberalismo poltico e econmico era uma das caratersticas do racionalismo humanista. c) A vitria do racionalismo humanista extinguiu o liberalismo poltico e econmico. d) A Era da Razo e a Idade Mdia so nomes para uma mesma poca. e) O problema realmente residia na sociedade. 10) No certa a substituio de elementos do texto em: a) "...bastaria ao homem transform-la, a fim de voltar ao paraso." b) "...bastaria o homem transform-la, para voltar ao paraso." c) "... a Era da Razo vinha abalando as bases intelectuais da cosmoviso religiosa..." d) "...vinha abalando os alicerces intelectuais da concepo religiosa do mundo..." e) "...E o triunfo do racionalismo humanista trazia no bojo o liberalismo poltico e econmico." 4 Pargrafo:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 19

Ao pular-se do pecado original para o "homem naturalmente bom num mundo mau", abriu-se uma grande florescncia de socialismos que, em princpio, se propunham refazer a sociedade segundo uma utopia generosa. Em meados do sculo passado, veio um golpe: a teoria da evoluo das espcies, de Darwin, segundo a qual, na natureza, os seres vivos evoluam pela disputa de uns com outros no jogo da sobrevivncia do mais apto. Essa idia no foi logo entendida como ameaa pelos socialistas, porque, como os seus coetneos, tinham um profundo temor reverencial pela "cincia". No demorariam, porm, a aparecer extrapolaes como o "darwinismo social", e as idias racistas supostamente "cientficas". "Ao vencedor as batatas", como diria Machado de Assis. 11) Apesar de o texto estar claro ao leitor leigo, um estudo mais profundo traria tona um erro que modificaria totalmente o sentido do primeiro perodo desse pargrafo, pois: a) Em princpio s aparentemente tem sentido temporal, mas, na verdade, tem valor concessivo, podendo ser substitudo por "apesar de". A expresso que indica tempo "a princpio". b) Refazer possui o sentido de "fazer novamente"; isso daria o significado de que a sociedade no mais existia, o que no condiz com a realidade. c) Ao pular-se denota interrupo na ao, como se uma ao abruptamente fosse interrompida, para que outra se iniciasse. O certo seria "Ao se pular". d) Florescncia significa "iluminao", o que denotaria que os socialismos j existiam, mas o autor quis indicar que eles surgiam naquele momento. e) Generosa qualidade que s pode ser admitida em pessoas, portanto no cabe neste texto. 12) Na frase "Essa idia no foi logo entendida como ameaa pelos socialistas...", a) Deve-se substituir essa por esta, pois os pronomes demonstrativos que indicam algo j apresentado anteriormente no texto so este, esta, isto. b) Deve-se colocar logo depois de entendida, pois no se deve separar os verbos que formam locuo verbal por elemento algum. c) H dois advrbios. d) No h emprego de preposio. e) No se deve substituir essa por esta, pois os advrbios que indicam algo j apresentado anteriormente no texto so esse, essa, isso. Anlise 5 Pargrafo: Ondas ideolgicas se sucederam, sem se decidir de vez quais os fatores determinantes do comportamento humano: a natureza fsica, mais ou menos imutvel, ou a sociedade e a cultura, amoldveis em princpio pela ao poltica? Talvez o mais consistente tenha sido o paladino da "ptria do socialismo", Stalin, que, compreendendo o perigo das idias, exterminou os hereges bilogos mendelianos, que duvidavam da verdade cientfica socialista, segundo a qual as caractersticas adquiridas pelo indivduo se transmitiam por via hereditria. 13) Segundo o texto: a) Stalin exterminou os bilogos mendelianos, porque estes acreditavam que as caractersticas adquiridas pelo indivduo se transmitiam por via hereditria.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 20

b) Os bilogos mendelianos compreenderam o perigo das idias cientficas socialistas. c) Os bilogos mendelianos no acreditavam que as caractersticas adquiridas pelo indivduo eram transmitidas por via hereditrias. d) Stalin era considerado o paladino da ptria do socialismo, porque compreendeu o perigo das idias cientficas. e) Os que duvidavam da verdade cientfica socialista compreenderam o perigo das idias dos bilogos mendelianos. 14) Considere as seguintes afirmaes sobre o texto: I. Houve um perodo frtil, em relao formao de idias. II. difcil encontrar o fator determinante do comportamento humano. III. Nada muda a natureza fsica do homem. De acordo com o contexto, est certo o que se afirma em: a) somente I. b) somente II. c) somente III. d) somente I e II. e) I, II e III. 15) Quais os termos do texto que retomam uma idia j citada anteriormente? a) imutvel e amoldveis, pois so adjetivos que qualificam substantivos anteriores. b) a natureza fsica e ao poltica, pois claramente retomam elementos anteriores, representados por humano e sociedade, respectivamente. c) mais e idias, pois retomam ao e socialismo. d) Os dois que, pois so pronomes relativos que retomam Stalin e bilogos mendelianos, respectivamente. e) cientfica e hereditria, pois retomam verdade e indivduo. 6 Pargrafo: Avanos recentes da gentica trouxeram um complicador, ao sugerir que muitos traos comportamentais tm base fsica nos genes. Naturalmente, nenhum cientista respeitvel chegou ao ponto de afirmar que o homem seja totalmente determinado pelo seu material gentico. Mas certamente ficou enfraquecida a corrente externa que reduzia o indivduo a meras determinaes do contexto social. 16) Segundo esse pargrafo: a) O homem se comporta de acordo com o que aprende no contexto social. b) Apesar de no ser totalmente comprovado, acredita-se que o comportamento do homem seja determinado por seus genes. c) O homem totalmente determinado por seu material gentico. d) Apesar de enfraquecida a idia, o que se sabe que o homem determinado pelo contexto social. e) O comportamento do ser humano depende das correntes externas que o reduz a determinante comportamental.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

21

17) Assinale a letra que no altera a idia bsica do primeiro perodo do pargrafo: a) Avanos recentes da gentica trouxeram um complicador, no momento em que sugeriram que muitos traos comportamentais tm base fsica nos genes. b) Avanos recentes da gentica trouxeram um complicador, na hora em que sugeriram que muitos traos comportamentais tm base fsica nos genes. c) Avanos recentes da gentica trouxeram um complicador, desde que sugeriram que muitos traos comportamentais tm base fsica nos genes. d) Avanos recentes da gentica trouxeram um complicador, quando sugeriram que muitos traos comportamentais tm base fsica nos genes. e) Avanos recentes da gentica trouxeram um complicador, por sugerir que muitos traos comportamentais tm base fsica nos genes. 18) "Mas certamente ficou enfraquecida a corrente externa que reduzia o indivduo a meras determinaes do contexto social." A palavra grifada no trecho tem o mesmo significado da palavra grifada da letra: a) Trata-se de simples questo gramatical. b) Depois de marcar o meio da linha vamos dividi-la em duas partes iguais. c) O maravilhoso est presente em muitas das histrias infantis. d) O conjunto harmonizava-se ao toque do diretor, que acentuou o aspecto plstico das marcaes e os efeitos de luz. e) Perdia-me a olhar-lhe os cabelos bem arrumados, viajando pelas ondas cadas para trs alisando as mechas irrequietas que saltavam pelas orelhas. 7 Pargrafo: No se est aqui, pretendendo debater a tese do "gene egosta", conforme a polmica expresso de Richard Dawkins. Nem se uma eficiente engenharia social vivel. Penso nessas questes porque me preocupo com o simplismo obtuso de inculpar-se a sociedade por todos os males possveis e imaginveis: da seca do Nordeste ignorncia e s desigualdades. Carncias h, sem dvida. Mas podem ser relativas, criadas pela insaciabilidade das veleidades humanas. Um IKung do deserto de Kalahari contenta-se com muito pouco, ao passo que um americano fica infeliz se tiver um pouco menos do que o vizinho do lado. E em So Paulo, presos condenados tocaram fogo nas celas porque queriam televiso a cabo e ar-condicionado!... 19) Segundo o autor: a) A sociedade a grande culpada pelos males que assolam a nao brasileira. b) errado atribuir sociedade a culpa por todos os males que afligem a nao. c) A sociedade insacivel, por isso ocorrem tantos males na nao. d) As carncias existentes na sociedade so todas relativas, por isso no devem ser levadas a srio. e) H grande preocupao com a simplicidade existente na sociedade, pois isso que cria a ignorncia e as desigualdades. 20) certo afirmar que: a) h, no texto, uma crtica aos americanos, devido inveja que eles tm de seus vizinhos. b) o autor no acredita que haja carncia verdadeira no Nordeste. c) Os nicos males possveis e imaginveis do Brasil so a Seca do Nordeste, a ignorncia e as desigualdades.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 22

d) Todas as penitencirias de So Paulo deixam de atender os pedidos dos presos condenados. e) Muitas carncias so criadas pelo desejo leviano de o homem querer ter mais do necessrio. 21) A frase que altera a idia bsica da frase "Um IKung do deserto de Kalahari contenta-se com muito pouco, ao passo que um americano fica infeliz se tiver um pouco menos do que o vizinho do lado." : a) Um IKung do deserto de Kalahari contenta-se com muito pouco, mas um americano fica infeliz se tiver um pouco menos do que o vizinho do lado. b) Um IKung do deserto de Kalahari contenta-se com muito pouco, ao mesmo tempo que um americano fica infeliz se tiver um pouco menos do que o vizinho do lado. c) Um IKung do deserto de Kalahari contenta-se com muito pouco, enquanto um americano fica infeliz se tiver um pouco menos do que o vizinho do lado. d) Um IKung do deserto de Kalahari contenta-se com muito pouco, no entanto um americano fica infeliz se tiver um pouco menos do que o vizinho do lado. e) Um IKung do deserto de Kalahari contenta-se com muito pouco, quando um americano fica infeliz se tiver um pouco menos do que o vizinho do lado. 8 Pargrafo: H sculo e meio, Marx achava que a riqueza resultava da explorao da mais-valia do trabalho proletrio pela classe burguesa. A idia no passou no "provo" da histria. As desigualdades nas sociedades modernas provm sobretudo de que alguns conseguem maior produtividade, e acumulam mais, por conta do que produzem. Bill Gates comeou na garagem de casa com talento e informao, e se fez multibilionrio com suas inovaes tecnolgicas. O mistrio do progresso est na inovao e na acumulao. A acumulao aumenta a desigualdade em relao ao que no acumulou. H dois sculos passados, as diferenas de renda per capita entre os pases ricos e os mais pobres eram de duas ou trs vezes. O crescimento da produtividade dos atuais pases industrializados, entre 1820 e 1913, foi quase sete vezes maior do que entre 1700 e 1820, e a renda real per capita cresceu trs vezes no perodo. Hoje, a diferena entre a Sua e o Burundi, de 390 vezes, e entre a mdia dos industrializados e a dos de mais baixa renda, de 74 vezes. Possivelmente, o fator mais perverso ter sido o crescimento populacional descontrolado, que condenou os subdesenvolvidos a carregar gua em peneira. 22) Considerando-se o texto, incorreto afirmar que: a) Entre 1820 e 1913, o crescimento da renda per capita dos atuais pases industrializados foi proporcional ao crescimento da produtividade dos mesmos pases. b) Modernamente a teoria de Marx no mais aceita como verdadeira. c) O fato de que alguns conseguem maior produtividade e, conseqentemente, acumulam mais por conta do que produzem fundamental para existir a desigualdade. d) A inovao e a acumulao so fatores preponderantes para a subsistncia do progresso. e) provvel que o crescimento populacional descontrolado seja o fator mais importante para o aumento das desigualdades sociais. 23) "Marx achava que a riqueza resultava da explorao da mais-valia do trabalho proletrio pela classe burguesa." Os elementos destacados tm a mesma funo sinttica que os da frase: a) O crtico proferiu palavras discordantes das obras do artista. b) O partido desagregado dos fundamentos da Ptria no deve ser respeitado pelo eleitor.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 23

c) A abonao de suas faltas pela diretoria foi justssima. d) Luiz da Cunha era estranho s apressadas solicitudes da Viscondessa de Bacelar com o futuro de sua filha. e) A algazarra dos soldados foi interrompida com a chegada do correio. 24) Em relao frase "H dois sculos passados...", retirada do texto, certo afirmar que: a) Est absolutamente certa. b) Est errada, pois o verbo haver deveria estar no plural. c) Est errada, pois, como o verbo haver j indica tempo decorrido, no se deveria usar o adjetivo passado. d) O verbo haver deveria ser substitudo pelo verbo fazer, sem qualquer outra mudana na frase. e) Est errada, pois, como o verbo haver impessoal, o adjetivo passado tambm deveria estar no singular. 9 Pargrafo: Os governos j nos tungam uma proporo altssima do PIB, superior de qualquer pas em desenvolvimento. No entanto, Unio, Estados e municpios esto reduzidos quase indigncia, e no cumprem direito suas funes sociais. preciso que se diga que a carga fiscal reinante em nosso manicmio tributrio exagerada para nosso nvel de renda. A partir de certo patamar, tributar mais reduz a produtividade e a competitividade, piorando ao invs de melhorar as oportunidades de emprego. O problema social brasileiro no se resolve gastando mais e sim gastando melhor. 25) Nesse pargrafo o autor: a) critica a ao do governo em relao ao aumento exagerado dos tributos no pas. b) argumenta favoravelmente ao governo no tocante ao aumento de impostos no pas. c) julga improcedente a discusso acerca do cumprimento das funes sociais do Estado. d) acredita que o patamar mais elevado da produtividade est no tributar mais e reduzir a competitividade no mercado. e) comenta que o nvel de renda brasileira baixo devido ao aumento dos impostos no pas. Releia o oitavo pargrafo do texto e elabore uma dissertao, apresentando seu ponto de vista em relao ao assunto abordado: "H sculo e meio, Marx achava que a riqueza resultava da explorao da mais-valia do trabalho proletrio pela classe burguesa. A idia no passou no "provo" da histria. As desigualdades nas sociedades modernas provm sobretudo de que alguns conseguem maior produtividade, e acumulam mais, por conta do que produzem. Bill Gates comeou na garagem de casa com talento e informao, e se fez multibilionrio com suas inovaes tecnolgicas. O mistrio do progresso est na inovao e na acumulao. A acumulao aumenta a desigualdade em relao ao que no acumulou. H dois sculos passados, as diferenas de renda per capita entre os pases ricos e os mais pobres eram de duas ou trs vezes. O crescimento da produtividade dos atuais pases industrializados, entre 1820 e 1913, foi quase sete vezes maior do que entre 1700 e 1820, e a renda real per capita cresceu trs vezes no perodo. Hoje, a diferena entre a Sua e o Burundi, de 390 vezes, e entre a mdia dos industrializados e a dos de mais baixa renda, de 74 vezes. Possivelmente, o fator mais perverso ter sido o crescimento populacional descontrolado, que condenou os subdesenvolvidos a carregar gua em peneira."

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

24

Gabarito 1c 2b 3e 4d 5a 6d 7e 8d 9b 10b 11a 12c 13c 14d 15d 16b 17e 18a 19b 20e 21e 22a 23c 24c 25a

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

25

Dgrafos So grupos de letras que representam um nico fonema. Classificam-se em: a) consonantais representam um fonema consonantal: ch, lh, nh, ss, rr, sc, sc, xc, gu, qu. b) voclicos representam um fonema voclico: am, an, em, en, im, in, om, on, um, un, desde que as letras m e n no estejam seguidas de vogal.

Encontros Consonantais seqncia de fonemas consonantais numa mesma palavra d-se o nome de encontro consonantal. Classificam-se em: a) inseparveis: pra-ga, bra-as, te-tra. b) separveis: rit-mo, pac-to, af-ta.

Encontros Voclicos

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

26

seqncia de fonemas voclicos na mesma slaba ou em slabas separadas d-se o nome de ditongo. H trs espcies de encontros voclicos: ditongo, tritongo e hiato. 1. Ditongo a seqncia de semivogal e vogal, ou vice-versa, na mesma slaba. De acordo com a posio e a sonoridade dos fonemas, o ditongo pode ser: a) crescente a semivogal figura antes da vogal: s-rie, gl-ria, s-rio; b) decrescente a semivogal figura depois da vogal: lei-te, au-to, boi; c) oral a corrente de ar escapa apenas pela cavidade bucal: rei, m-gua; ou-ro; d) nasal a corrente de ar se divide pela cavidade bucal e pelas fossas nasais: mui-to, me, dis-pe, amam = [-mu] 2. Tritongo a seqncia de semivogal, vogal e outra semivogal, na mesma slaba. Tambm pode ser oral ou nasal: Pa-ra-guai, a-ve-ri-gei - tritongos orais sa-guo, em-x-gem = [em-xa-gei] - tritongos nasais 3. Hiato - caracteriza-se pela seqncia de duas vogais pronunciadas em slabas separadas: ra-iz, sa--va, po-e-ta.

Slaba Ao fonema ou conjunto de fonemas emitidos num s impulso expiratrio d-se o nome de slaba. O seu centro sempre uma vogal, pois sem ela no pode haver slaba. Uma palavra pode ser formada por uma ou mais slabas, recebendo a classificao seguinte: a) monosslabos vocbulos que apresentam apenas uma vogal: n, j, rei; b) disslabos vocbulos que apresentam duas vogais: da-do, cor-da, sa-ci; c) trisslabos vocbulos que apresentam trs vogais: sa-la-da, ca-lo-te, pi-po-ca; d) polisslabos vocbulos que apresentam quatro ou mais vogais: tri-n-gu-lo, ca-fe-zi-nho, a-ma-velmen-te.

Acento Tnico Acento tnico a maior intensidade de voz de uma slaba. importante observar que nem todas as slabas tnicas so marcadas com acento grfico. Este um mero sinal de escrita.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 27

As slabas sobre as quais incide o acento tnico so chamadas de tnicas, sendo tonas as que no recebem tal acento. So pretnicas as slabas tonas que se posicionam antes da tnica, e postnicas as que figuram depois da tnica: pa re - de

atona pretnica

tnica

tona postnica

Alm das slabas tnicas e tonas, existe uma de intensidade intermediria chamada subtnica, prpria de palavras derivadas e correspondente tnica da palavra primitiva. Vejamos a correspondncia: ca - f

tona

tnica

ca

fe -

zal

tona subtnica tnica

Conforme a posio do acento tnico, os vocbulos classificam-se em: a) oxtonos a ltima slaba a tnica: gua-ra-n, ca-f, saci; b) paroxtonos a penltima slaba a tnica: pa-re-de, pe-te-ca, so-l-vel; c) proparoxtonos antepenltima slaba a tnica: m-di-co, n-gu-lo, l-gi-ca.

Classificao dos monosslabos quanto tonicidade a) monosslabos tnicos so proferidos sem apoio na palavra vizinha: ms, d, n... b) monosslabos tonos no tm autonomia fontica, ou seja, apiam-se na palavra vizinha: mas, de,
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 28

no...

Separao Silbica A separao das slabas deve ser feita pela soletrao, assim: a) quando h consoante interna, no seguida de vogal, ela pertence slaba anterior: rap-to, oc-ci-pital, ab-rup-to; b) separam-se os dgrafos rr, ss, sc, sc e xc: bar-ro, pas-as, nas-cer, flo-res-a, ex-ce-o; c) separam-se os fonemas voclicos que formam hiato: sa--de, po-e-ta, ca-a-tin-ga

Ortopia Ortopia a correta pronncia dos grupos fnicos. A ortopia est relacionada com: a perfeita emisso das vogais, a correta articulao das consoantes e a ligao de vocbulos dentro de contextos. Erros cometidos contra a ortopia so chamados de cacoepia. Alguns exemplos: a- pronunciar erradamente vogais quanto ao timbre: pronncia correta, timbre fechado (, ): omolete, alcova, crosta... pronncia errada, timbre aberto (, ):omelete, alcova,crosta... b- omitir fonemas: cantar/ canta, trabalhar/trabalha, amor/amo, abbora/abbra,prostrar/ prostar, reivindicar/revindicar... c- acrscimo de fonemas: pneu/peneu, freada/ freiada,bandeja/ bandeija... d- substituio de fonemas: cutia/cotia, cabealho/ caberio, bueiro/ boeiro e- troca de posio de um ou mais fonemas: caderneta/ cardeneta, bicarbonato/ bicabornato, muulmano/ mulumano f- nasalizao de vogais: sobrancelha/ sombrancelha, mendigo/ mendingo, bugiganga/ bungiganga ou buginganga g- pronunciar a crase: A aula iria acabar s cinco horas./ A aula iria acabar as cinco horas h- ligar as palavras na frase de forma incorreta:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 29

correta: A aula/ iria acabar/ s cinco horas. exemplo de ligao incorreta: A/ aula iria/ acabar/ s/ cinco horas. Prosdia A prosdia est relacionada com a correta acentuao das palavras tomando como padro a lngua considerada culta. Abaixo esto relacionados alguns exemplos de vocbulos que freqentemente geram dvidas quanto prosdia: 1) oxtonas: cateter, Cister, condor, hangar, mister, negus, Nobel, novel, recm, refm, ruim, sutil, ureter. 2) paroxtonas: avaro, avito, barbrie, caracteres, cartomancia,ciclope, erudito, ibero, gratuito, nix, poliglota, pudico, rubrica, tulipa. 3) proparoxtonas: aerdromo, alcolatra, libi, mago,antdoto, eltrodo, lvedo, prottipo, quadrmano, vermfugo, zfiro. H algumas palavras cujo acento prosdico incerto, oscilante, mesmo na lngua culta. Exemplos: acrobata e acrbata / crisntemo e crisantemo/ Ocenia e Oceania/ rptil e reptil/ xerox e xrox e outras. Outras assumem significados diferentes, de acordo a acentuao: Exemplo: valido/ vlido Vivido /Vvido

Alguns exerccios: 1- (Univ. Fed. Maranho) Foneticamente, o vocbulo passo contm: a) um dgrafo b) um ditongo c) uma vogal e uma semivogal d) um encontro consonantal e) um hiato

R.: A
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 30

2 - Quantas vogais deve apresentar um vocbulo de duas slabas? Por qu? R. Duas; cada slaba de ter obrigatoriamente apenas uma vogal.

3 - Em uma das alternativa seguintes, destacou-se um vocbulo que registra dgrafo. Aponte-a. a) Minhas relaes com as Matemticas nunca foram boas... b) Uma casa muito pouco para um homem. c) Os olhos de Rodrigo tinham uma expresso cmica. d) A verdade s vista por trs de lente incolor. e) Tomo meu barco e remo. R.: A

4 - Identificou-se corretamente o(s) encontro(s) voclico(s) do vocbulo, exceto em: a) abenoou hiato e ditongo decrescente b) reitoria ditongo decrescente e hiato c) esquentou ditongo crescente e ditongo decrescente d) iguaizinhos tritongo oral e) comrcio ditongo crescente oral R.:C

5 - (PUC RS) Aponte o nico conjunto onde h erro de diviso silbica: a) fluido, sa-guo, dig-no b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, tran-sal-pi-no c) con-vic-o, tung-st-nio, rit-mo d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ria e) co-o-pe-rar, dis-tn-cia, bi-sa-v R.:C

6 - (Aman RJ) Assinale a opo em que a diviso de slabas no est corretamente feita: a) a-bai-xa-do b) si-me-tria c) es-fi-a-pa-da d) ba-i-nhas e) ca-a-tin-ga
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 31

R.: B

Ortografia

Emprego do h O h uma letra que se mantm em algumas palavras em decorrncia da etimologia ou da tradio escrito do nosso idioma. Algumas regras, quanto ao seu emprego devem ser observadas: a) Emprega-se o h quando a etimologia ou a tradio escrita do nosso idioma assim determina. homem, higiene, honra, hoje, heri. b) Emprega-se o h no final de algumas interjeies. Oh! Ah! c) No interior dos vocbulos no se usa h, exceto: - nos vocbulos compostos em que o segundo elemento com h se une por hfen ao primeiro. super-homem, pr-histria. - quando ele faz parte dos dgrafos ch, lh, nh. Passarinho, palha, chuva.

Emprego do s Emprega-se a letra s: - nos sufixos -s, -esa e isa, usados na formao de palavras que indicam nacionalidade, profisso, estado social, ttulos honorficos. Chins, chinesa, burgus, burguesa, poetisa. - nos sufixos oso e osa (qua significa cheio de), usados na formao de adjetivos. delicioso, gelatinosa. - depois de ditongos. coisa, maisena, Neusa. - nas formas dos verbos pr e querer e seus compostos. puser, repusesse, quis, quisemos.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 32

- nas palavras derivadas de uma primitiva grafada com s. anlise: analisar, analisado pesquisa: pesquisar, pesquisado.

Emprego do z Emprega-se a letra z nos seguintes casos: - nos sufixos -ez e -eza, usados para formar substantivos abstratos derivados de adjetivos. rigidez (rgido), riqueza (rico). - nas palavras derivadas de uma primitiva grafada com z. cruz: cruzeiro, cruzada. deslize: deslizar, deslizante.

Emprego dos sufixos ar e izar. Emprega-se o sufixo ar nos verbos derivados de palavras cujo radical contm s, caso contrrio, empregase izar. anlise analisar eterno eternizar

Emprego das letras e e i. Algumas formas dos verbos terminados em oar e uar grafam-se com e. perdoem (perdoar), continue (continuar). Algumas formas dos verbos terminados em air, -oer e uir grafam-se com i. atrai (atrair), di (doer), possui (possuir).

Emprego do x e ch. Emprega-se a letra x nos seguintes casos: - depois de ditongo: caixa, peixe, trouxa. - depois de slaba inicial en-: enxurrada, enxaqueca (excees: encher, encharcar, enchumaar e seus derivados). - depois de me- inicial: mexer, mexilho (exceo: mecha e seus derivados).

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

33

- palavras de origem indgena e africana: xavante, xang. Emprego do g ou j Emprega-se a letra g - nas terminaes gio, -gio, -gio, -gio, -gio: prestgio, refgio. - nas terminaes agem, -igem, -ugem: garagem, ferrugem. Emprega-se a letra j em palavras de origem indgena e africana: paj, canjica, jirau.

Emprego de s, c, , sc, ss. - verbos grafados com ced originam substantivos e adjetivos grafados com cess. ceder cesso. conceder - concesso. retroceder - retrocesso. Exceo: exceder - exceo. - nos verbos grafados com nd originam substantivos e adjetivos grafados com ns. ascender ascenso expandir expanso pretender pretenso. - verbos grafados com ter originam substantivos grafados com teno. deter deteno conter conteno. Diviso Silbica Na modalidade escrita, indicamos a diviso silbica com o hfen. Esta separao obedece s regras de silabao,so elas: No se separam: 1. as letras com que representamos os dgrafos ch, lh e nh: cha-ma, ma-lha, ma-nh, a-char, fi-lho, a-ma-nhe-cer; 2. os encontros consonantais que iniciam slaba: a-blu-o, cla-va, re-gra, a-bran-dar, dra-go, tra-ve; 3. a consoante inicial seguida de outra consoante: gno-mo, mne-m-ni-co, psi-c-ti-co; 4. as letras com que representamos os ditongos: a-ni-mais, c-rie, s-bio, gl-ria, au-ro-ra, or-dei-ro, j-ia, ru; 5. as letras com que representamos os tritongos:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 34

a-gen-tar, sa-guo, Pa-ra-guai, u-ru-guai-a-na, ar-giu, en-x-guam. Separam-se: 1. as letras com que representamos os dgrafos rr, ss, sc, s, xc: car-ro, ps-sa-ro, des-ci-da, cres-a, ex-ce-len-te; 2. as letras com que representamos os hiatos: sa--de, cru-el, gra--na, re-cu-o, v-o; 3. as consoantes seguidas que pertencem a slabas diferentes: ab-di-car, cis-mar, ab-d-men, bis-ca-te, sub-lo-car, as-pec-to. Diviso de palavras no fim da linha Muitas vezes, quando estamos produzindo um texto, no h espao no final da linha para escrevermos uma palavra toda. Devemos, ento, recorrer a sua diviso em duas partes. Esta partio sempre indicada com hfen e obedece s regras de separao silbica que acabamos de mencionar. Exemplo: Todo aquele passado doloroso, de que mal comeava a despreender-se, surgiu de novo ante ela, como um espectro implacvel. Curtiu novamente em uma hora que ali esteve imvel todas as aflies e angstias, que havia sofrido durante dois anos. Esta fita escarlate queimava-lhe os olhos e os dedos como uma lmina em brasa, e ela no tinha foras para retirar a vista e a mo das letras de ouro e prpura, que entrelaavam com o nome de seu marido, o nome de outra mulher. (Jos de Alencar)

1 - (AMAN) Assinale a opo em que a diviso silbica no est corretamente feita: a) a-bai-xa-do b) si-me-tria c) es-fi-a-pa-da d) ba-i-nhas e) ha-vi-a

2 - (ESAF) Indique a alternativa em que h erro(s) de diviso silbica: a) res-sur-gir, a-ve-ri-geis, v-o, quais-quer b) ca--ram, co-o-pe-rar, pig-meu, op-o, cons-ti-tuin-tes c) tu-a, ai-ro-so, e-g-pcio, su-bs-tan-ti-vo, pneu-m-ti-co d) ab-di-ca-o, o-ci-den-tal, sor-rin-do, sou-bes-te, mne-m-ni-ca e) a-do-les-cen-te, mai-o-res, sub-ju-gar, me-lan-co-li-a, cir-cui-to
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 35

3 - (ESPCEX) Assinale a alternativa correta quanto diviso silbica das palavras dadas: a) sa-gu-o, mn-guam, a-bs-tra-to, de-lin-qi-u, plm-beo b) fric-o, rit-mo, pneu-m-ti-co, cai-ais, bo--mia c) mag-ne-tis-mo, en-xa-gei, ni-nha-ri-a, res-pe-i-to, mei-os d) su-blo-car, ca-iu, re-ce-po, a-cces-s-vel, subs-cre-ver e) coi-ta-do, trans-a-tln-ti-co, pis-ci-na, suas, pem

4 - PUC-RS) Aponte o nico conjunto onde h erro na diviso silbica: a) flui-do, sa-guo, dig-no b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, tran-sal-pi-no c) con-vic-o, tung-st-nio, rit-mo d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a e) co-o-pe-rar, dis-tn-cia, bi-sa-v

Gabarito 1-D 2-A 3-B 4C

Pontuao

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

36

Os sinais de pontuao servem para marcar pausas (a vrgula, o ponto-e-vrgula, o ponto) ou a melodia da frase (o ponto de exclamao, o ponto de interrogao, etc.). Geralmente, esto ligados organizao sinttica dos termos na frase, eles so regidos por regras.

Vrgula

Ela marca uma pausa de curta durao e serve para separar os termos de uma orao ou oraes de um perodo. A ordem normal dos termos na frase : sujeito, verbo, complemento. Quando temos uma frase nessa ordem, no separamos seus termos imediatos. Assim, no pode haver vrgula entre o sujeito e o verbo e seu complemento.

Quando, na ordem direta, houver um termo com vrios ncleos a vrgula ser utilizada para separ-los. Na fala de Madonna, a vrgula est separando vrios ncleos do predicado na segunda orao. Ex.:

" A obscenidade existe e est bem diante de nossas caras. o racismo, a discriminao sexual, o dio, a
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 37

ignorncia, a misria. Tem coisa mais obscena do que a guerra?"

Utilizamos a vrgula quando a ordem direta rompida. Isso ocorre basicamente em dois casos: - quando intercalamos alguma palavra ou expresso entre os termos imediatos, quebrando a seqncia natural da frase. Ex: Os filhos, muitas vezes, mostraram suas razes para seus pais com muita sabedoria.

"O que o galhofista queria que eu, coronel de nimo desenfreado, fosse para o barro denegrir a farda e deslustrar a patente".

- quando algum termo (sobretudo o complemento) vier deslocado de seu lugar natural na frase. Ex.: Para os pais, os filhos mostraram suas razes com muita sabedoria.

Com muita sabedoria, os filhos mostraram suas razes para os pais.

Ponto-E-Vrgula

O ponto-e-vrgula marca uma pausa maior que a vrgula, porm menor que a do ponto. Por ser intermedirio entre a vrgula e o ponto, fica difcil sistematizar seu emprego. Entretanto, h algumas normas para sua utilizao.

- usamos ponto-e-vrgula para separar oraes coordenadas que j apresentem vrgula em seu interior; - nunca use ponto-e-vrgula dentro de uma orao. Lembre-se ele s pode separar uma orao de outra.

Com razo, aquelas pessoas reivindicavam seus direitos; os insensveis burocratas, porm, em tempo algum, deram ateno a elas.

"Os espelhos so usados para ver o rosto; a arte, para ver a alma." Bernard Shaw

- o ponto-e-vrgula tambm utilizado para separar vrios incisos de um artigo de lei ou itens de uma lista. Ex: [...] Considerando: A) a alta taxa de juros; B) a carncia de mo-de-obra; C) o alto valor de matria-prima; [...]
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 38

Dois Pontos

Os dois-pontos marcam uma sensvel suspenso da melodia da frase. So utilizados quando se vai iniciar uma seqncia que explica, identifica, discrimina ou desenvolve uma idia anterior, ou quando se quer dar incio fala ou citao de outrem. Observe: (Percebeu? Vamos iniciar uma seqncia de exemplos, da os dois pontos)

Descobri a grande razo da minha vida: voc J dizia o poeta: "Deus d o frio conforme o cobertor". "Por descargo de conscincia, do que no carecia, chamei os santos de que sou devocioneiro: - "So Jorge, Santo Onofre, So Jos!"

Aspas

As aspas devem ser utilizadas para isolar citao textual colhida a outrem, falas ou pensamentos de personagens em textos narrativos, ou palavras ou expresses que no pertenam lngua culta (grias, estrangeirismos, neologismos, etc)

O rapaz ficou "grilado" com o resultado da prova. Morava em um "flat" onde havia "playground".

Travesso

O travesso serve para indicar que algum fala de viva voz (discurso direto). Seu emprego constante em textos narrativos em que personagens dialogam. Leia o texto abaixo:

-Salve! - Como que vai? - Amigo, h quanto tempo... - Um ano, ou mais.

Podem se usar dois travesses para substituir duas vrgulas que separam termos intercalados, sobretudo quando se quer dar-lhes nfase.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 39

Pel - o maior jogador de futebol de todos os tempos - hoje um bem-sucedido empresrio.

Reticncias

As reticncias marcam uma interrupo da seqncia lgica do enunciado, com a conseqente suspenso da melodia da frase. So utilizadas para permitir que o leitor complemente o pensamento que ficou suspenso. Nas dissertaes objetivas, evite reticncias. Ex: Eu no vou dizer mais nada. Voc j deve ter percebido que... "Num repente, relembrei estar em noite de lobisomem - era sexta-feira..."

Parnteses

Os parnteses servem para isolar explicaes, indicaes ou comentrios acessrios. No caso de citaes referncias bibliogrficas, o nome do autor e as informaes referentes fonte tambm aparecem isolados por parnteses.

"Aborrecido, aporrinhado, recorri a um bacharel (trezentos mil-ris, fora despesas midas com automveis, gorjetas, etc.) e embarquei vinte e quatro horas depois..." Graciliano Ramos

"Ela (a rainha) a representao viva da mgoa..." Lima Barreto.

O ponto

usado para marcar o trmino das oraes declarativas. O ponto usado para marcar o final do texto conhecido como ponto final. Exemplo: Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta ao rei D. Manuel na qual informava sobre o descobrimento.

Exclamao

usado no final dos enunciados exclamativos, que denotam espanto, surpresa, admirao. Exemplo: Ateno!, Al!, Bom dia!.

Interrogao
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 40

usado ao final dos enunciados interrogativos. Exemplo: - Tudo bem com voc? - Tudo. E voc? - Tudo bem!

Morfologia

Formao das Palavras

ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra subdivida em partes menores, chamadas de elementos mrficos. Exemplo: gatinho gat + inho Infelizmente in + feliz + mente

ELEMENTOS MRFICOS
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 41

Os elementos mrficos so: Radical; Vogal temtica; Tema; Desinncia; Afixo; Vogais e consoantes de ligao.

RADICAL O significado bsico da palavra est contido nesse elemento; a ele so acrescentados outros elementos. Exemplo: pedra, pedreiro, pedrinha.

VOGAL TEMTICA Tem como funo preparar o radical para ser acrescido pelas desinncias e tambm indicar a conjugao a que o verbo pertence. Exemplo: cantar, vender, partir.

OBSERVAO: Nem todas as formas verbais possuem a vogal temtica. Exemplo: parto (radical + desinncia)

TEMA o radical com a presena da vogal temtica. Exemplo: choro, canta.

DESINNCIAS So elementos que indicam as flexes que os nomes e os verbos podem apresentar. So subdivididas em:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

42

DESINNCIAS NOMINAIS indicam o gnero e nmero. As desinncias de gnero so a e o; as desinncias de nmero so o s para o plural e o singular no tem desinncia prpria. Exemplo: gat o Radical desinncia nominal de gnero Gat o s Radical d.n.g d.n.n

d.n.g desinncia nominal de gnero d.n.n desinncia nominal de nmero

DESINNCIAS VERBAIS indicam o modo, nmero, pessoa e tempo dos verbos. Exemplo: cant va mos Radical v.t d.m.t d.n.p v.t vogal temtica d.m.t desinncia modo-temporal d.n.p desinncia nmero-pessoal

AFIXOS So elementos que se juntam aos radicais para formao de novas palavras. Os afixos podem ser: PREFIXOS quando colocado antes do radical; SUFIXOS quando colocado depois do radical Exemplo: Pedrada. Invivel. Infelizmente
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 43

VOGAIS E CONSOANTES DE LIGAO So elementos que so inseridos entre os morfemas (elementos mrficos), em geral, por motivos de eufonia, ou seja, para facilitar a pronncia de certas palavras. Exemplo: silvcola, paulada, cafeicultura.

PROCESSO DE FORMAO DAS PALAVRAS Inicialmente observemos alguns conceitos sobre palavras primitivas e derivadas e palavras simples e compostas:

PALAVRAS PRIMITIVAS palavras que no so formadas a partir de outras. Exemplo: pedra, casa, paz, etc.

PALAVRASDERIVADAS palavras que so formadas a partir de outras j existentes. Exemplo: pedrada (derivada de pedra), ferreiro (derivada de ferro).

PALAVRASSIMPLES so aquelas que possuem apenas um radical. Exemplo: cidade, casa, pedra.

PALAVRASCOMPOSTAS - so palavras que apresentam dois ou mais radicais. Exemplo: p-de-moleque, pernilongo, guarda-chuva.

Na lngua portuguesa existem dois processos de formao de novas palavras: derivao e composio.

DERIVAO o processo pelo qual palavras novas (derivadas) so formadas a partir de outras que j existem (primitivas). Podem ocorrer das seguintes maneiras: Prefixal; Sufixal; Parassinttica;

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

44

Regressiva; Imprpria.

PREFIXAL processo de derivao pelo qual acrescido um prefixo a um radical. Exemplo: desfazer, intil. Vejamos alguns prefixos latinos e gregos mais utilizados:

PREFIXO LATINO PREFIXO GREGO SIGNIFICADO PREF. LATINO PREF. GREGO Ab-, absApo- Afastamento Abs ter Apo geu AmbiAnfi- Duplicidade Amb guo Anf bio BidiDois B pede D grafo ExExPara fora Ex ternar x odo Supra Epi- Acima de Supra citar Epi tfio

EXEMPLOS

SUFIXAL processo de derivao pelo qual acrescido um sufixo a um radical. Exemplo: carrinho, livraria.

Vejamos alguns sufixos latinos e alguns gregos:

SUFIXO LATINO -ada Paulada -eria Selvageria -vel Amvel

EXEMPLO SUFIXO GREGO -ia Geologia -ismo Catolicismo -ose Micose

EXEMPLO

PARASSINTTICA processo de derivao pelo qual acrescido um prefixo e sufixo simultaneamente ao radical. Exemplo: anoitecer, pernoitar.

OBSERVAO :

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

45

Existem palavras que apresentam prefixo e sufixo, mas no so formadas por parassntese. Para que ocorra a parassntese necessrios que o prefixo e o sufixo juntem-se ao radical ao mesmo tempo. Para verificar tal derivao basta retirar o prefixo ou o sufixo da palavra. Se a palavra deixar de ter sentido, ento ela foi formada por derivao parassinttica. Caso a palavra continue a ter sentido, mesmo com a retirada do prefixo ou do sufixo, ela ter sido formada por derivao prefixal e sufixal.

REGRESSIVA - processo de derivao em que so formados substantivos a partir de verbos. Exemplo: Ningum justificou o atraso. (do verbo atrasar) O debate foi longo. (do verbo debater)

IMPRPRIA - processo de derivao que consiste na mudana de classe gramatical da palavra sem que sua forma se altere. Exemplo: O jantar estava timo

COMPOSIO o processo pelo qual a palavra formada pela juno de dois ou mais radicais. A composio pode ocorrer de duas formas: JUSTAPOSIO e AGLUTINAO.

JUSTAPOSIO quando no h alterao nas palavras e continua a serem faladas (escritas) da mesma forma como eram antes da composio. Exemplo: girassol (gira + sol), p-de-moleque (p + de + moleque)

AGLUTINAO quando h alterao em pelo menos uma das palavras seja na grafia ou na pronncia. Exemplo: planalto (plano + alto)

Alm da derivao e da composio existem outros tipos de formao de palavras que so hibridismo, abreviao e onomatopia.

ABREVIAO OU REDUO a forma reduzida apresentada por algumas palavras: Exemplo: auto (automvel), quilo (quilograma), moto (motocicleta).

HIBRIDISMO a formao de palavras a partir da juno de elementos de idiomas diferentes. Exemplo: automvel (auto grego + mvel latim), burocracia (buro francs + cracia grego).
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 46

ONOMATOPIA Consiste na criao de palavras atravs da tentativa de imitar vozes ou sons da natureza. Exemplo: fonfom, cocoric, tique-taque, boom!. 1. (IBGE) Assinale a opo em que todas as palavras se formam pelo mesmo processo: a) ajoelhar / antebrao / assinatura b) atraso / embarque / pesca c) o jota / o sim / o tropeo d) entrega / estupidez / sobreviver e) antepor / exportao / sanguessuga 2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por: a) hibridismo d) parassntese b) aglutinao e) derivao regressiva c) justaposio 3. (AMAN) Que item contm somente palavras formadas por justaposio? a) desagradvel - complemente b) vaga-lume - p-de-cabra c) encruzilhada - estremeceu d) supersticiosa - valiosas e) desatarraxou - estremeceu 4. (UE-PR) "Sarampo" : a) forma primitiva

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

47

b) formado por derivao parassinttica c) formado por derivao regressiva d) formado por derivao imprpria e) formado por onomatopia 5. (EPCAR) Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formao numerados direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde seqncia numrica encontrada: ( ) aguardente 1) justaposio ( ) casamento 2) aglutinao ( ) porturio 3) parassntese ( ) pontap 4) derivao sufixal ( ) os contras 5) derivao imprpria ( ) submarino 6) derivao prefixal ( ) hiptese a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1 d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6 b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6 e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6 c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6 6. (CESGRANRIO) Indique a palavra que foge ao processo de formao de chapechape: a) zunzum d) tlim-tlim b) reco-reco e) vivido c) toque-toque 7. (UF-MG) Em que alternativa a palavra sublinhada resulta de derivao imprpria? 1. s sete horas da manh comeou o trabalho principal: a votao.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 48

2. Pereirinha estava mesmo com a razo. Sigilo... Voto secreto ... Bobagens, bobagens! 3. Sem radical reforma da lei eleitoral, as eleies continuariam sendo uma farsa! 4. No chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam. 5. Dr. Osmrio andaria desorientado, seno bufando de raiva. 8. (AMAN) Assinale a srie de palavras em que todas so formadas por parassntese: a) acorrentar, esburacar, despedaar, amanhecer b) soluo, passional, corrupo, visionrio c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente d) biografia, macrbio, bibliografia, asteride e) acromatismo, hidrognio, litografar, idiotismo 9. (FFCL SANTO ANDR) As palavras couve-flor, planalto e aguardente so formadas por: a) derivao d) composio b) onomatopia e) prefixao c) hibridismo 10. (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras no formada por prefixao: a) readquirir, predestinado, propor d) irrestrito, antpoda, prever b) irregular, amoral, demover e) dever, deter, antever c) remeter, conter, antegozar 11. (LONDRINA-PR) A palavra resgate formada por derivao: a) prefixal d) parassinttica
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 49

b) sufixal e) imprpria c) regressiva 12. (CESGRANRIO) Assinale a opo em que nem todas as palavras so de um mesmo radical: a) noite, anoitecer, noitada d) festa, festeiro, festejar b) luz, luzeiro, alumiar e) riqueza, ricao, enriquecer c) incrvel, crente, crer 13. (SANTA CASA) Em qual dos exemplos abaixo est presente um caso de derivao parassinttica? a) L vem ele, vitorioso do combate. b) Ora, v plantar batatas! c) Comeou o ataque. d) Assustado, continuou a se distanciar do animal. e) No vou mais me entristecer, vou cantar. 14. (UF-MG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formao de palavras indicado, exceto em: a) derivao parassinttica - Onde se viu perversidade semelhante? b) derivao prefixal - No senhor, no procedi nem percorri. c) derivao regressiva - Preciso falar-lhe amanh, sem falta. d) derivao sufixal - As moas me achavam maador, evidentemente. e) derivao imprpria - Minava um apetite surdo pelo jantar. 15. (UF-MG) Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa no brincam nos lagos da lua", h, respectivamente: a) um elemento formado por aglutinao e outro por justaposio b) um elemento formado por justaposio e outro por aglutinao
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 50

c) dois elementos formados por justaposio d) dois elementos formados por aglutinao e) n.d.a 16. (UF-SC) Aponte a alternativa cujas palavras so respectivamente formadas por justaposio, aglutinao e parassntese: a) varapau - girassol - enfaixar b) pontap - anoitecer - ajoelhar c) maldizer - petrleo - embora d) vaivm - pontiagudo - enfurece e) penugem - plenildio - despedaa 17. (UF SO CARLOS) Considerando-se os vocbulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivao regressiva, derivao imprpria e derivao sufixal, precisamente nesta ordem: 1. embarque 2. histrico 3. cruzes! 4. porqu 5. fala 6. sombrio a) 2-5, 1-4, 3-6 d) 2-3, 5-6, 1-4

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

51

b) 1-4, 2-5, 3-6 e) 3-6, 2-5, 1-4 c) 1-5, 3-4, 2-6 18. (VUNESP) Em "... gordos irlandeses de rosto vermelho..." e "... deixa entrever o princpio de uma tatuagem.", os termos grifados so formados, respectivamente, a partir de processos de: a) derivao prefixal e derivao sufixal b) composio por aglutinao e derivao prefixal c) derivao sufixal e composio por justaposio d) derivao sufixal e derivao prefixal e) derivao parassinttica e derivao sufixal 19. (FURG-RS) A alternativa em que todas as palavras so formadas pelo mesmo processo de composio : a) passatempo - destemido - subnutrido b) pernilongo - pontiagudo - embora c) leiteiro - histrico - desgraado d) cabisbaixo - pernalta - vaivm e) planalto - aguardente - passatempo 20. (UNISINOS) O item em que a palavra no est corretamente classificada quanto ao seu processo de formao : a) ataque - derivao regressiva b) fornalha - derivao por sufixao c) acorrentar - derivao parassinttica d) antebrao - derivao prefixal e) casebre - derivao imprpria 21. (FUVEST) Nas palavras: atenuado, televiso, percurso temos, respectivamente, os seguintes
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 52

processos de formao das palavras: a) parassntese, hibridismo, prefixao b) aglutinao, justaposio, sufixao c) sufixao, aglutinao, justaposio d) justaposio, prefixao, parassntese e) hibridismo, parassntese, hibridismo 22. (UF-UBERLNDIA) Em qual dos itens abaixo est presente um caso de derivao parassinttica: a) operaozinha d) assustadora b) conversinha e) obrigadinho c) principalmente 23. (OBJETIVO) "O embarque dos passageiros ser feito no aterro". Os dois termos sublinhados representam, respectivamente, casos de: a) palavra primitiva e palavra primitiva b) converso e formao regressiva c) formao regressiva e converso d) derivao prefixal e palavra primitiva e) formao regressiva e formao regressiva 24. (UFF-RIO) O vocbulo catedral, do ponto de vista de sua formao : a) primitivo d) parassinttico b) composto por aglutinao e) derivado regressivo de catedrtico c) derivao sufixal 24. (PUC) Assinale a classificao errada do processo de formao indicado: a) o porqu - converso ou derivao imprpria
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 53

b) desleal - derivao prefixal c) impedimento - derivao parassinttica d) anoitecer - derivao parassinttica e) borboleta - primitivo 25. (UF-PR) A formao do vocbulo sublinhado na expresso "o canto das sereias" : a) composio por justaposio d) derivao sufixal b) derivao regressiva e) palavra primitiva c) derivao prefixal 26. (ES-UBERLNDIA) Todos os verbos seguintes so formados por parassntese (derivao parassinttica), exceto: a) endireitar d) desvalorizar b) atormentar e) soterrar c) enlouquecer 27. (FUVEST) Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advrbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo: a) perfeitamente varrendo d) atrevimento ignorncia b) provavelmente erro e) proveniente furtado c) lentamente explicao 28. (FUVEST) As palavras adivinhar - adivinho e adivinhao - tm a mesma raiz, por isso so cognatas. Assinalar a alternativa em que no ocorrem trs cognatos: a) algum - algo - algum b) ler, leitura - lio c) ensinar - ensino, ensinamento

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

54

d) candura - cndido - incandescncia e) viver - vida - vidente 29. (FCMSC-SP) As palavras expatriar, amoral, aguardente, so formadas por: a) derivao parassinttica, prefixal, composio por aglutinao b) derivao sufixal, prefixal, composio por aglutinao c) derivao prefixal, prefixal, composio por justaposio d) derivao parassinttica, sufixal, composio por aglutinao e) derivao prefixal, prefixal, composio por justaposio 30. (MACK) As palavras entardecer, desprestgio e oneroso, so formadas, respectivamente, por: a) prefixao, sufixao e parassntese b) sufixao, prefixao e parassntese c) parassntese, sufixao e prefixao d) sufixao, parassntese e prefixao e) parassntese, prefixao e sufixao 31. (FUVEST) Foram formadas pelo mesmo processo as seguintes palavras: a) vendavais, naufrgios, polmicas b) descompem, desempregados, desejava c) estendendo, escritrio, esprito d) quietao, sabonete, nadador e) religio, irmo, solido 32. (TRE-ES) Quem possui inveja : a) invejozo d) invejoso

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

55

b) invejeiro e) invejador c) invejado 33. (ETF-SP) Assinalar a alternativa que indique corretamente o processo de formao das palavras semterra, sertanista e desconhecido: 1. composio por justaposio, derivao por sufixao, derivao por prefixao e sufixao 2. composio por aglutinao, derivao por sufixao e derivao por parassntese 3. composio por aglutinao, derivao por sufixao e derivao por sufixao 4. composio por justaposio, derivao por sufixao e composio por aglutinao 5. composio por aglutinao, derivao por sufixao e derivao por prefixao 34. (FUVEST) Assinalar a alternativa que registra a palavra que tem o sufixo formador de advrbio: a) desesperana d) extremamente b) pessimismo e) sociedade c) empobrecimento 35. (CESGRANRIO) Os vocbulos aprimorar e encerrar classificam-se, quanto ao processo de formao de palavras, respectivamente, em: a) parassntese - prefixao b) parassntese - parassntese c) prefixao - parassntese d) sufixao - prefixao e sufixao e) prefixao e sufixao - prefixao

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

56

36. (PUC) Considerando o processo de formao de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda: ( 1 ) derivao imprpria ( ) desenredo ( 2 ) prefixao ( ) narrador ( 3 ) prefixao e sufixao ( ) infinitamente ( 4 ) sufixao ( ) o voar ( 5 ) composio por justaposio ( ) po de mel a) 3, 4, 2, 5, 1 d) 2, 4, 3, 5, 1 b) 2, 4, 3, 1, 5 e) 4, 1, 5, 2, 3 c) 4, 1, 5, 3, 2 37. (ETF-SP) Assinalar a alternativa em que as duas palavras so formadas por parassntese: a) indisciplinado - desperdiar b) incinerao - indescritvel c) despedaar - compostagem d) endeusado - envergonhar e) descamisado - desonestidade 38. (ETF-SP) Assinalar a alternativa correta quanto formao das seguintes palavras: girassol; destampado; vinagre; irreal. a) sufixao; parassntese; aglutinao; prefixao b) justaposio; prefixao e sufixao; aglutinao; prefixao c) justaposio; prefixao e sufixao; sufixao; parassntese d) sufixao; parassntese; derivao regressiva; sufixao e) aglutinao; prefixao; aglutinao; justaposio

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

57

39. (CESGRANRIO) As palavras esquartejar, desculpa e irreconhecvel foram formadas, respectivamente, pelos processos de: a) sufixao - prefixao - parassntese b) sufixao - derivao regressiva - prefixao c) composio por aglutinao - prefixao - sufixao d) parassntese - derivao regressiva - prefixao e) parassntese - derivao imprpria - parassntese 40. (PUC-RJ) A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formao de: a) embalanar d) encobrir b) abstrair e) perfurar c) encaixotar

Gabarito

1-B 2-B 3-B 4-C 5-E 6-E 7-D 8-A 9-D

11 - C 12 - B 13 - E 14 - A 15 - C 16 - D 17 - C 18 - D 19 - B

21 - A 22 - D 23 - E 24 - C 25 - B 26 - D 27 - C 28 - C 29 - A 30 - E

31 - D 32 - D 33 - A 34 - D 35 - A 36 - B 37 - D 38 - B 39 - D 40 - C
Dados do Comprador: 58

10 - E 20 - E

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Sintaxe

A sintaxe a parte da gramtica que estuda a disposio das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relao lgica das frases entre si. Ensina a construo gramatical.

Vamos comear bem devagar, mostrando primeiro as classificaes de frases.

As frases so classificadas pelo sentido expresso da entonao e de acordo com a sua construo, tais como:

a) Pela entonao

* Declarativa
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 59

- pode ser afirmativa: "Voc um ardoroso defensor do meio ambiente". - pode ser negativa: "Voc no um ardoroso defensor do meio ambiente".

* Interrogativa - "Voc um ardoroso defensor do meio ambiente?".

* Exclamativa - "Voc um ardoroso defensor do meio ambiente!".

* Imperativa - "Defenda o meio ambiente".

b) Pela construo

* Nominal - quando a frase construda sem verbo: "gua!"; "Bonita camisa, Fernandinho!"; "Nome s bolas"; "Trabalho digno desse lixeiro".

* Verbal - quando a frase construda com verbo: "O sol da meia-noite surge no rtico"; "Estou radiante, pois hoje comemora-se o 'Dia da Sogra'".

Orao e Perodo

Orao

Como escrevemos na edio anterior, a orao a construo gramatical composta de sujeito e predicado. Vamos estudar esses dois elementos oportunamente.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

60

A orao uma frase estruturada em torno de um verbo ou locuo verbal.

Uma orao uma frase verbal quando:

* A frase tiver sentido completo e * Contiver verbo.

Exemplos:

* Grande parte da populao necessita de saneamento bsico. * Madalena terminou o seu trabalho.

Ou pode ser uma frase estruturada em uma locuo verbal.

Exemplos:

* Voc pode tornar um sonho real. * No deixe de fazer o necessrio.

preciso ateno porque nem toda frase orao! Exemplo?

* Que dia maravilhoso!

Esse enunciado faz sentido, portanto frase. Mas no orao, porque no tem verbo.

E tambm, pasme, nem toda orao frase!

* Desejamos que Buarque conserte o Brasil.

O enunciado acima formado pelos verbos desejar e consertar. E a cada verbo forma-se uma orao:

* 1 orao - Desejamos

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

61

* 2 orao - que Buarque conserte o Brasil.

Perceba que cada orao isolada no tem sentido completo. Mas para formar a frase foi preciso juntar as duas oraes.

Perodo

Perodo a orao absoluta ou reunio de oraes que formam sentido completo. Toda frase verbal chamada de perodo.

Exemplos:

* Que saudades sentimos da dcada de 70! * As portas fecharam-se ao emprego estvel.

O perodo classificado em simples e composto:

Exemplos de perodos simples (apenas um verbo):

* O barulho do motor do nibus nos incomodou a viagem inteira. incomodou -> verbo formando uma orao

* Uma forte neblina vai comear agora mesmo. vai comear -> locuo verbal formando uma orao

Exemplos de perodos compostos (dois verbos/locues verbais ou mais):

* Robinho chutou quando foi marcado pnalti. 1 orao -> Robinho chutou (verbo) 2 orao -> quando foi marcado pnalti (locuo verbal)

* Era de dia, tinha muita gente na rua, mas comeava a chover forte. 1 orao -> Era de dia (verbo)
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 62

2 orao -> tinha muita gente na rua (verbo) 3 orao -> mas comeava a chover forte (locuo verbal)

A maneira prtica de se saber quantas oraes existem em um perodo contar os verbos e/ou as locues verbais.

Termos da orao

J vimos anteriormente frase, orao, perodo e classificaes. Agora vamos abordar os termos da orao. um assunto muito importante e a sua compreenso facilita a construo correta de frases.

O que so termos da orao?

a palavra ou grupo de palavras, dentro da orao, que desempenha funo sinttica.

E o que funo sinttica?

a relao estabelecida entre palavras ou grupo de palavras. O estudo de funo sinttica se d, portanto, dividindo-se a orao em partes e termos.

Exemplos:

* Ningum entoava a melodia do cantor.

Ningum > termo palavra entoava > termo palavra a melodia do cantor > termo grupo de palavras.

* A reforma tributria no pode fracassar.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

63

A reforma tributria > termo grupo de palavras no > termo palavra pode fracassar > termo grupo de palavras.

A orao pode ser composta ento de:

* Termos essenciais; * Termos integrantes; * Termos acessrios.

Termos essenciais da orao > sujeito e predicado

Os termos essenciais, isto , o sujeito e o predicado, do significado frase.

O que o sujeito?

Sujeito o termo da orao sob o qual cai a referncia para pessoas, animais, objetos e outros. A maneira prtica de identificar o sujeito na frase inserir o pronome "quem" como pergunta na prpria frase.

Exemplos:

* Buarque o novo presidente. "Quem o novo presidente? Sujeito > Buarque

* O vento soprava muito forte. "Quem soprava muito forte? Sujeito > O vento

E o que o predicado?

Predicado o termo da orao que identifica ou informa algo sobre o sujeito. Contm o verbo. A maneira prtica de identificar o sujeito na frase inserir as expresses "o que", "como" ou "quando" para a pergunta
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 64

na prpria frase.

Exemplos:

* Buarque o novo presidente. "Buarque o que?" Predicado > o novo presidente.

* O vento soprava muito forte. "O vento soprava como? Predicado> soprava muito forte.

O estudo do sujeito

Como vimos na edio anterior, sujeito o termo da orao sob o qual cai a referncia para pessoas, animais, objetos e outros. Agora vamos ver a posio do sujeito, o ncleo do sujeito, tipos de sujeito e as oraes sem sujeito.

Posio do sujeito

Dependendo da posio de seus termos, a orao pode estar configurada da seguinte forma:

* Na ordem direta (sujeito antes do predicado)

Exemplo: Os meninos brincavam alegremente.

Sujeito na ordem direta: Os meninos Predicado: brincavam alegremente.

* Na ordem inversa (sujeito depois do predicado)


Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 65

Exemplo:Brincavam despreocupados os meninos.

Sujeito na ordem indireta: os meninos. Predicado: Brincavam despreocupados

* Sujeito no meio do predicado

Exemplo: Alegremente, os meninos brincavam

Sujeito: os meninos Predicado: Alegremente Predicado: brincavam.

Ncleo do sujeito

Ncleo a palavra principal ou base do sujeito. O predicado sempre faz referncia ao ncleo do sujeito, isto , diz algo a respeito. Exemplos:

* Um enxame de abelhas sobrevoava a plantao.

Sujeito: Um enxame de abelhas Ncleo do sujeito: Um enxame Predicado: sobrevoava a cidade.

* Gato escaldado tem medo de gua fria.

Sujeito: Gato escaldado Ncleo do sujeito: Gato Predicado: tem medo de gua fria.

* Os meus dois amores so lindos.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

66

Sujeito: Os meus dois amores Ncleo do sujeito: amores Predicado: so lindos.

Observao

O ncleo do sujeito compe-se de um substantivo ou qualquer outra palavra com valor de substantivo. Exemplos:

* Os astronautas subiram ao cu.

Substantivo: astronautas

* Eles foram ao mdico.

Pronome substantivo: Eles

* Sorrir saudvel.

Palavra substantivada: Sorrir

Tipos de sujeito

O sujeito pode ser determinado e indeterminado.

Sujeito determinado

aquele possvel de determinar na orao. Exemplos:

* Romrio voltou para o Flamengo. * Algum soltou um pum!

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

67

* (eu) Aprendi a ser humilde.

O sujeito, uma vez determinado, pode ser simples, composto e implcito.

Sujeito simples

Possui apenas um ncleo. Exemplo:

* A simples ocasio era favorvel a todos.

Sujeito simples: A simples ocasio Ncleo do sujeito: ocasio

Sujeito composto

Possui dois ou mais ncleos. Exemplo:

* O Pai, o Filho e o Esprito Santo constituem a trindade.

O Pai, o Filho e o Esprito Santo: sujeito composto Pai: ncleo do sujeito Filho: ncleo do sujeito Esprito Santo: ncleo do sujeito

Sujeito implcito

aquele que no est expresso na orao, mas reconhecido pela desinncia verbal. Exemplos:

* (eu) Convidei voc para uma palestra.

Sujeito implcito (ou oculto): eu

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

68

* (ns) Convocaremos j um inqurito!

Sujeito implcito (ou oculto): ns

Sujeito indeterminado

aquele que no est expresso na orao, e nenhum outro termo fornece elementos para o seu reconhecimento. Exemplos:

* Levaram a minha carteira, seu guarda!

* Come-se e bebe-se muito bem na Itlia.

Note que nesses exemplos na orao inteira o predicado est expresso. Mas no se pode determinar sobre quem recai a informao.

O sujeito indeterminado pode ser construdo de duas maneiras:

1.

Colocando-se o verbo na 3 pessoa do plural. Exemplo:

Mandaram o vov danar na gafieira. 2.

Colocando-se o verbo na 3 pessoa do singular acompanhado do pronome "se". Exemplo:

Precisa-se de muambeiros.

Oraes sem sujeito

Embora o sujeito seja um termo essencial, possvel que haja oraes constitudas apenas do predicado. o
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 69

caso das oraes formadas com determinados verbos.

* HAVER - na acepo de existir, acontecer, realizar-se e fazer. Exemplos:

H muita gente querendo se locupletar. (existem) Houve um acidente na BR 262. (aconteceu) Houve uma grande passeata na Savassi. (realizou-se) H muitos anos que eu no vou a So Paulo. (faz)

* FAZER, SER e ESTAR - na acepo de tempo transcorrido ou tempo relativo ao fenmeno da natureza. Exemplos:

Faz dias que no o vejo. Era tarde quando o caminho chegou. Estava um vero maravilhoso.

* Verbos que expressam fenmenos da natureza. Os chamados verbos defectivos: chover, nevar, ventar, gear, trovejar, relampejar, anoitecer, etc. Exemplos:

Chove muito em Belo Horizonte. Anoitece mais tarde no vero. Trovejou e relampejou muito antes de cair o temporal.

Nota: os verbos das oraes sem sujeito chamam-se impessoais. So utilizados na 3 pessoa do singular e, se acompanhados de auxiliares, transmitem a eles sua impessoalidade. Exemplo:

Faz cinco anos que me formei. Vai fazer cinco anos que me formei.

bom saber

* Que o verbo "ser", impessoal, concorda com o predicativo. Sendo assim, aparece na 3 pessoa do plural. Exemplo:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

70

uma hora da manh. So seis horas da tarde.

* Que os verbos que exprimem fenmenos da natureza, quando usados no sentido figurado, deixam de ser impessoais. Exemplo:

Amanheci indisposto. (eu) Choveram denncias sobre o Silveirinha. (denncias)

O estudo do predicado

O estudo do predicado mais complexo, mas o que realmente determina a boa formao de uma frase.

O predicado, como j vimos, o termo da orao que contm o verbo. No obstante o sujeito e o predicado serem termos essenciais da orao, h situaes (com verbos impessoais) em que a orao no possui sujeito. Mas se a orao estruturada em torno de um verbo e ele est contido no predicado, no possvel existir uma orao sem predicado. Exemplos:

* O presidente Lula viajou para Davos.

Sujeito: O presidente Lula Predicado: viajou para Davos.

* Choveu torrencialmente no Rio de Janeiro.

Sujeito: sem sujeito Predicado: Choveu torrencialmente no Rio de Janeiro.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

71

Verbo quanto predicao

Existem verbos que expressam AO. So os chamados verbos significativos. E esses verbos significativos classificam-se em:

* Verbos intransitivos * Verbos transitivos

Verbo intransitivo

aquele que expressa a idia completa da ao, sem necessitar, no entanto, de um outro termo para completar o seu sentido, ou seja, sua ao no transita. Exemplos com sujeito simples e verbo intransitivo:

* O menino brinca. * O sol raiou. * As flores murcham.

Perceba que o verbo intransitivo sozinho poder formar o predicado ou, ainda, aparecer acompanhado de palavras ou expresses indicativas de lugar, tempo, modo, intensidade etc. Exemplo:

* As flores desabrocham na primavera.

Verbo Transitivo

Recordando o mdulo anterior, vimos que o verbo intransitivo aquele que expressa a idia completa de ao.

J o verbo transitivo no expressa a idia completa de ao. Necessita de outro termo para completar o seu sentido. Por isso a grafia "transitivo", isto , a ao transita. Portanto, para que a frase tenha um sentido completo, o verbo transitivo necessita do complemento verbal ou objeto. Exemplos:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 72

* O povo viu o ladro.

Sujeito simples: O povo Verbo transitivo: viu Complemento verbal ou objeto: o ladro.

* Os parlamentares necessitam de melhor remunerao.

Sujeito simples: Os parlamentares Verbo transitivo: necessitam Complemento verbal ou objeto: de melhor remunerao.

Agora um detalhe sutil para a correta formao de frases. O verbo transitivo divide-se em:

* Transitivo direto * Transitivo indireto

O verbo transitivo direto transita diretamente para o complemento -que chamamos de objeto direto- e no exige preposio. Exemplos:

* Derrubaram o muro de Berlim.

Sujeito indeterminado: ? Verbo transitivo direto: Derrubaram Objeto direto: o muro de Berlim.

* Os banqueiros tiveram muito lucro.

Sujeito simples: Os banqueiros Verbo transitivo direto : tiveram Objeto direto: muito lucro.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

73

* Ouvimos msica alegre.

Sujeito oculto (ou implcito): Ns Verbo transitivo direto: ouvimos Objeto direto: msica alegre.

J no verbo transitivo indireto a ao transita indiretamente para o complemento por intermdio de uma preposio. o chamado objeto indireto. Exemplos:

* Eu acredito em Deus.

Sujeito simples: Eu Verbo transitivo indireto: acredito Objeto indireto: em Deus. Preposio: em

* Todos ns necessitamos de carinho e compreenso.

Sujeito simples: Todos ns Verbo transitivo indireto: necessitamos Objeto indireto: de carinho e compreenso. Preposio: de

* No concordamos com Vossa Excelncia!

Sujeito oculto (ou implcito): Ns Verbo transitivo indireto: concordamos Objeto indireto: com Vossa Excelncia. Preposio: com

Mas existe uma situao em que o verbo pode ser simultaneamente transitivo direto e indireto, isto , apresentar dois complementos (objeto direto e indireto). Isso porque a ao contida no verbo transita para o
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 74

complemento direta e indiretamente ao mesmo tempo. Exemplos:

* O presidente recebeu elogios da imprensa internacional.

Sujeito simples: O presidente Verbo transitivo direto e indireto: recebeu objeto direto: elogios Objeto indireto: da imprensa internacional. Preposio: de "+ artigo a"

* Escrevi um texto para o "Jornal dos Amigos".

Sujeito oculto (ou implcito): Eu Verbo transitivo direto e indireto: Escrevi Objeto direto: um texto Objeto indireto: para o "Jornal dos Amigos". Preposio: para

* Proporciono a voc momentos de reflexo.

Sujeito oculto (ou implcito): Eu Verbo transitivo direto e indireto: Proporciono Objeto indireto: a voc Objeto direto: momentos de reflexo. Preposio: a

Verbo de Ligao

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

75

aquele que qualifica o sujeito no predicado. Os principais verbos de ligao so: ter, haver, ser, estar, ficar, permanecer, parecer, andar. Exemplo:

* O Brasil um grande pas.

Sujeito: O Brasil Predicado: um grande pas. Verbo de ligao (estado permanente): Caracterstica do sujeito ou sua qualificao: um grande pas.

Paschoalin & Spadoto define que "os verbos de ligao expressam estado e que no so significativos". Diz ainda que, expressando o estado, liga caractersticas ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e caractersticas) certos tipos de relaes. Exemplos:

* Manoel est feliz.

Sujeito simples: Manoel Predicado: est feliz. Verbo de ligao (estado): est Caracterstica do sujeito: feliz.

* O ministro e o seu assessor pareciam irritados.

Sujeito composto: O ministro e o seu assessor Predicado: pareciam irritados. Verbo de ligao (estado aparente): pareciam Caracterstica do sujeito: irritados

Os verbos de ligao podem expressar:

* Estado permanente: ser, viver

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

76

* Estado transitrio: estar, andar, achar-se, encontrar-se

* Estado mutatrio: Ficar, virar, tornar-se, fazer-se

* Estado de continuidade: continuar, permanecer

* Estado aparente: parecer

Nota importante: Exatamente porque o verbo de ligao qualifica o sujeito no predicado (nesse caso d-se o nome de predicativo), na frase no pode haver a separao, por vrgula, do sujeito do predicado.

Predicados verbal, nominal e verbo-nominal

Esses predicados so classificados segundo as informaes neles contidas.

Predicado verbal

aquele que informa a ao. Exemplos:

* Os polticos lutam por melhores salrios. Sujeito: Os polticos Predicado verbal: lutam por melhores salrios Ncleo do predicado verbal: lutam

* O menino socorreu a menina do velho tarado. Sujeito: O menino Predicado verbal: socorreu a menina do velho tarado. Ncleo do predicado verbal: socorreu

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

77

* Acenderam-se as chamas. Sujeito: as chamas. Predicado verbal: Acenderam-se Ncleo do predicado verbal: acenderam

Como vimos, o ncleo do predicado verbal o verbo. E para que o verbo seja o ncleo do predicado verbal preciso que esse verbo encerre a noo ou uma idia de ao.

O predicado verbal pode ser formado por:

* Verbo intransitivo * Verbo transitivo (direto e indireto).

Exemplos:

* As terras arenosas no produzem. Sujeito: As terras arenosas Ncleo do predicado, verbo intransitivo: produzem

* Os palhaos fazem a festa. Sujeito: Os palhaos Ncleo do predicado, verbo transitivo: fazem Objeto direto: a festa.

* Eu concordo com o contrato. Sujeito: Eu Ncleo do predicado, verbo transitivo: concordo objeto indireto: com o contrato.

* Os marujos prestaram uma homenagem ao comandante. Sujeito: Os marujos

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

78

Ncleo do predicado, verbo transitivo direto e indireto: prestaram Objeto direto: uma homenagem Objeto indireto: ao comandante.

Predicado nominal

aquele que informa o estado do sujeito. E nesse caso o verbo empregado de ligao. Exemplos:

* Romrio est feliz. Sujeito: Romrio Predicado nominal: est feliz.

* Geovanna Antonelli linda. Sujeito: Geovanna Antonelli Predicado nominal: linda.

Ncleo do predicado nominal

Esse ncleo no o verbo, mas sim a palavra que indica as caractersticas do sujeito contidas no predicado. Exemplos:

* Aquele automvel era lindo. Sujeito: Aquele automvel Predicado nominal: era lindo. Ncleo do predicado: lindo.

* O ministro ficou apreensivo. Sujeito: O ministro Predicado: ficou apreensivo.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

79

Ncleo do predicado: apreensivo.

* Esta criana permanece irrequieta. Sujeito: Esta criana Predicado: permanece irrequieta. Ncleo do predicado: irrequieta.

Predicativo do sujeito

Trata-se do termo que atribui caractersticas ao sujeito por intermdio do verbo. Todo predicado construdo com verbo de ligao necessita de predicativo do sujeito. Exemplos:

* Romrio continua feliz. Sujeito: Romrio Predicado nominal: continua feliz. Verbo de ligao: continua Predicativo do sujeito: feliz.

* As atitudes de alguns polticos so imperdoveis. Sujeito: As atitudes de alguns polticos Predicado nominal: so imperdoveis. Verbo de ligao: so Predicativo do sujeito: imperdoveis.

O predicativo do sujeito tambm pode aparecer com outros verbos. Exemplos:

* Romrio saiu insatisfeito. Sujeito: Romrio Verbo intransitivo: saiu Predicativo do sujeito: insatisfeito.

* Os motoristas terminaram a greve satisfeitos.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

80

Sujeito: Os motoristas Verbo transitivo direto: terminaram Objeto direto: a greve Predicativo do sujeito: satisfeitos.

O predicativo do sujeito pode ser representado por

* um adjetivo ou locuo adjetiva * um substantivo ou palavra substantivada * um pronome substantivo * um numeral.

Adjetivo ou locuo adjetiva

* O seu aroma maravilhoso. Sujeito: O seu aroma Predicado nominal: maravilhoso. Predicativo do sujeito e adjetivo: maravilhoso.

* A refeio estava deliciosa. Sujeito: A refeio Predicado nominal: estava deliciosa. Predicativo do sujeito e adjetivo: deliciosa.

Substantivo ou palavra substantivada

* Aquele cara parece uma bola. Sujeito: Aquele cara Predicado nominal: parece uma bola. Predicativo do sujeito: uma bola. Substantivo: bola.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

81

* Recordar viver. Sujeito: Recordar Predicado nominal: viver. Predicativo do sujeito e palavra substantivada: viver.

Pronome substantivo

* Meu texto no esse. Sujeito: Meu texto Predicado nominal: no esse. Predicativo do sujeito e pronome substantivo: esse.

Numeral

* Ns somos onze em campo. Sujeito: Ns Predicado nominal: somos onze em campo. Predicativo do sujeito e numeral: onze

Estrutura do predicado nominal

Essa formao d-se por dois termos bsicos:

* Verbo de ligao * Predicativo do sujeito.

A palavra central do predicativo o ncleo do predicado. Exemplos:

* Eu sempre ficava nervoso. Sujeito: Eu Predicado nominal: sempre ficava nervoso. Verbo de ligao: ficava

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

82

Predicativo do sujeito e ncleo do predicado: nervoso.

* As mulheres parecem distradas. Sujeito: As mulheres Predicado nominal: parecem distradas. Predicativo do sujeito e ncleo do predicado: distradas

Predicado verbo-nominal

aquele que expressa uma dupla informao: ao e estado.

Exemplos:

* Os atletas chegaram exaustos.

Sujeito: Os atletas Predicado verbo-nominal: chegaram exaustos. Ao: Os atletas chegaram. Estado: Os atletas estavam exaustos.

* Os artistas terminaram a apresentao contentes.

Sujeito: Os artistas Predicado: terminaram a apresentao contentes. Ao: Os artistas terminaram a apresentao. Estado: Os artistas estavam contentes.

Repare que houve a fuso de dois predicados: um verbal e outro nominal.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

83

Distino entre predicativo do objeto e adjunto adnominal do objeto

O predicativo do objeto no pertence ao mesmo termo do objeto. Prova que, se substituirmos o objeto direto pelos pronomes o, a, os e as, o predicativo do objeto continuar sendo expresso.

Exemplo:

* Os garimpeiros acharam o ouro valioso. Objeto direto: o ouro Predicativo do objeto: valioso.

* Os garimpeiros acharam-no valioso. Objeto direto: no Predicativo do objeto: valioso.

O adjunto adnominal pertence ao mesmo termo do objeto. Se se substituir o objeto direto pelos pronomes o, a, os, as, o adjunto deixar de ser expresso. Sua incluso tornaria a frase gramaticalmente incorreta.

Exemplo:

* Os ladres fizeram um assalto fcil. Objeto direto: um assalto Adjunto adnominal: fcil

* Os ladres fizeram-no. Objeto direto: no

Estrutura do predicado verbo-nominal

O predicado verbo-nominal pode ser formado de:

* Verbo intransitivo + predicativo do sujeito:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

84

O trem partiu rpido. Sujeito: O trem Predicado verbo-nominal: partiu rpido. Verbo intransitivo: partiu Predicativo do sujeito: rpido.

* Verbo transitivo + predicativo do sujeito:

Os ladres fizeram o assalto tranqilos. Sujeito: Os ladres Predicado verbo-nominal: fizeram o assalto tranqilos. Verbo transitivo direto: fizeram Objeto direto: o assalto Predicativo do sujeito: tranqilos.

* Verbo transitivo + predicativo do objeto:

Os parlamentares consideraram a lei relevante. Sujeito: Os parlamentares Predicado verbo-nominal: consideraram a lei relevante. Verbo transitivo direto: consideraram Objeto direto: a lei Predicativo do objeto: relevante

Sujeito e Vozes do Verbo

Neste mdulo preciso muita ateno. Nas provas de vestibulares e concursos costumam aparecer questes que derrubam muita gente.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

85

Em relao ao expressa pelo verbo, o sujeito pode aparecer como agente, paciente e agente e paciente da ao verbal.

Sujeito agente - voz ativa

aquele que pratica, que executa a ao expressa pelo verbo. O sujeito agente e o verbo se encontra na voz ativa. Exemplo:

O rapaz partiu o corao da moa.

Sujeito agente: O rapaz Voz ativa: partiu

Sujeito paciente - voz passiva

aquele que sofre ou recebe a ao expressa pelo verbo. Quando o sujeito paciente, o verbo se encontra na voz passiva. O termo que indica o responsvel pela ao verbal chama-se agente da passiva. Ele aparece, normalmente, precedido de preposio por, e, com menor freqncia, da preposio de. Exemplos:

O anncio foi criticado por todos.

Sujeito paciente: O anncio Voz passiva: foi criticado Agente da passiva: todos.

A artista estava rodeada de admiradores.

Sujeito paciente: A artista Voz passiva: estava rodeada Agente da passiva: admiradores.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 86

Passagem da voz ativa para a voz passiva

As frases que na voz ativa so formadas com verbos transitivo direto e transitivo direto e indireto podem ser convertidas em estruturas passivas.

Na converso, ocorrem mudanas de funo:

1. O sujeito agente da voz ativa passa a agente da passiva. 2. O objeto direto da voz ativa passa a sujeito paciente da voz passiva.

O verbo, na voz passiva, aparece no particpio precedido de verbo auxiliar.

Exemplo:

VOZ ATIVA

O comerciante vendeu as mercadorias.

Sujeito agente: O comerciante Voz ativa: vendeu Objeto direto: as mercadorias.

VOZ PASSIVA

As mercadorias foram vendidas pelo comerciante.

Sujeito paciente: As mercadorias Voz passiva (constitudo por verbo auxiliar e particpio): foram vendidas Agente da passiva: comerciante.

Sujeito e Vozes do Verbo

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

87

Vimos anteriormente:

* Sujeito agente - voz ativa; * Sujeito paciente - voz passiva e * Passagem da voz ativa para a voz passiva.

Agora vamos complementar este mdulo com os assuntos:

* Estruturas da voz passiva * Sujeito agente e paciente - voz reflexiva

Estruturas da voz passiva

* Analtica

Quando a frase construda com o verbo auxiliar "ser" seguido de particpio. Exemplo:

O VT foi reproduzido na ntegra pela emissora.

Sujeito paciente: O VT Verbo auxiliar: foi Particpio: reproduzido Agente da passiva: emissora.

O agente da passiva pode surgir de forma indeterminada:

A maior parte dos livros foi queimada.

Sujeito paciente: A maior parte dos livros Voz passiva: foi queimada.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

88

* Sinttica

Quando a frase construda com verbo transitivo direto acompanhado do pronome "se". Chama-se tambm de PASSIVA PRONOMINAL. Exemplo:

Reproduziu-se a bactria no laboratrio.

Sujeito paciente: a bactria

Na passiva sinttica o agente da passiva indeterminado e o verbo concorda com o sujeito. Exemplos

Vende-se cajus.

Sujeito: cajus

Vendem-se terrenos.

Sujeito: terrenos

S se apresentam na voz passiva os verbos transitivo diretos e transitivos direto e indireto. Por isso, no se confundem estruturas tais como:

1) Divulgou-se a notcia falsa. -> Voz passiva sinttica

Verbo transitivo direto: Divulgou Sujeito paciente: a notcia falsa.

TRANSFORMAO

A notcia falsa foi divulgada. -> Voz passiva analtica

Sujeito paciente: A notcia falsa

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

89

2) Precisa-se de maquinistas.

Sujeito: indeterminado Verbo transitivo indireto: Precisa Objeto indireto: de maquinistas.

3) Bebe-se mal neste buteco.

Sujeito: indeterminado Verbo intransitivo: Bebe

IMPORTANTE

1. O pronome "se" que acompanha o verbo na voz passiva sinttica chama-se PRONOME APASSIVADOR ou PARTCULA APASSIVADORA. 2. Quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretrito, a colocao do pronome "se" se faz no meio da forma verbal.

Exemplos:

Ser realizada uma festa no prximo domingo. (passiva analtica) Realizar-se- uma festa no prximo domingo. (passiva sinttica) Sero realizadas festas nos prximos finais de semana. (passiva analtica) Realizar-se-o muitas festas durante vrios finais de semana. (passiva sinttica)

Sujeito agente e paciente - voz reflexiva

aquele que, ao mesmo tempo, pratica e sofre a ao expressa pelo verbo.

Exemplos:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

90

* O marginal feriu-se.

Sujeito agente e paciente: O marginal Voz reflexiva: feriu-se

* A moa vestiu-se rapidamente.

Sujeito agente e paciente: A moa Voz reflexiva: vestiu-se

IMPORTANTE

O "se" da voz reflexiva pronome reflexivo, assim como os pronomes: te, me, nos, vos.

Exemplos:

* Tu no te enxergas com essa roupa? * Eu me queimei quando tirei a panela do fogo. * Ns nos cortamos com a faca.

Adjunto Adnominal

a palavra ou expresso que acompanha um ou mais nomes conferindo-lhe um atributo. Trata-se, portanto, de um termo de valor adjetivo que modificar o nome a que se refere.

Os adjuntos adnominais no determinam ou especificam o nome, tal qual os determinantes. Ao invs disso, eles conferem uma nova informao ao nome e por isso so chamados de modificadores.

Alm disso, os adjuntos adnominais no interferem na compreenso do enunciado. Por esse motivo, eles pertencem aos chamados termos acessrios da orao.

Os adjuntos adnominais podem ser formados por artigo, adjetivo, locuo adjetiva, pronome adjetivo,
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 91

numeral e orao adjetiva.

Exemplos:

1. Nosso velho mestre sempre nos voltava mente.

...[nosso: pronome adjetivo]

...[velho: adjetivo]

2. Todos querem saber a msica que cantarei na apresentao.

...[a: artigo]

...[que cantarei na apresentao: orao adjetiva]

importante conhecer algumas outras particularidades dos adjuntos adnominais, tais como :Complemento Nominal

D-se o nome de complemento nominal ao termo que complementa o sentido de um nome ou um advrbio, conferindo-lhe uma significao completa ou, ao menos, mais especfica.

Como o complemento nominal vem integrar-se ao nome em busca de uma significao extensa para nome ao qual se liga, ele compe os chamados termos integrantes da orao.

So duas as principais caractersticas do complemento nominal:

- sempre seguem um nome, em geral abstrato;

- ligam-se ao nome por meio de preposio, sempre obrigatria.

Os complementos nominais podem ser formados por substantivo, pronome, numeral ou orao subordinada completiva nominal.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

92

Exemplos:

1. Meus filhos tm loucura por futebol.

...[substantivo] 2. O sonho dele era saltar de pra-quedas.

...[pronome] 3. A vitria de um a conquista de todos.

...[numeral]

4. O medo de que lhe furtassem as jias a mantinha afastada daqui.

...[orao subordinada completiva nominal]

Em geral os nomes que exigem complementos nominais possuem formas correspondentes a verbos transitivos, pois ambos completam o sentido de outro termo. So exemplos dessa correlao:

- obedecer aos pais - obedincia aos pais

- chegar em casa - chegada em casa

- entregar a revista amiga - entrega da revista amiga

- protestar contra a opresso - protesto contra a opresso

Aposto e Vocativo

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

93

Aposto o termo que explica, desenvolve, identifica ou resume um outro termo da orao, independente da funo sinttica que este exera. H quatro tipos de aposto:

Aposto Explicativo:

O aposto explicativo identifica ou explica o termo anterior; separado do termo que identifica por vrgulas, dois pontos, parnteses ou travesses.

Ex. Terra Vermelha, romance de Domingos Pellegrini, conta a histria da colonizao de Londrina.

Orao Subordinada Adjetiva Explicativa:

a orao que funciona como aposto explicativo. sempre iniciada por um pronome relativo e, da mesma maneira que o aposto explicativo, separada por vrgulas, dois pontos, parnteses ou travesses.

Ex. Terra Vermelha, que um romance de Domingos Pellegrini, conta a histria da colonizao de Londrina.

Orao Subordinada Substantiva Apositiva:

Orao Subordinada Substantiva Apositiva outra orao que funciona como aposto. A funo dela complementar o sentido de uma frase anterior que esteja completa sintaticamente. Por exemplo, quando se diz Ela s quer uma coisa a frase est completa sintaticamente, pois tem sujeito-verbo-objeto, porm incompleta quanto ao sentido. Portanto deveremos colocar algo que complete o sentido dessa frase. Por exemplo Ela s quer uma coisa: que sua presena seja notada. Eis a a Orao Subordinada Substantiva Apositiva. No confunda com a Orao Subordinada Adjetiva Explicativa, que tambm funciona como aposto, mas que tem como funo complementar o sentido de um substantivo anterior, e no uma frase. Por exemplo: A vaca, que para os hindus um animal sagrado, para ns sinnimo de churrasco. Eis a a Orao Subordinada Adjetiva Explicativa.

Aposto Especificador:

O aposto especificador Individualiza ou especifica um substantivo de sentido genrico, sem pausa. Geralmente um substantivo prprio que individualiza um substantivo comum.

Ex. O professor Jos mora na rua Santarm, na cidade de Londrina.


Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 94

Aposto Enumerador:

O aposto enumerador uma seqncia de elementos usada para desenvolver uma idia anterior.

Ex. O pai sempre lhe dava trs conselhos: nunca empreste dinheiro a ningum, nunca pea dinheiro emprestado a ningum e nunca fique devendo dinheiro a ningum.

Aposto Resumidor:

O aposto resumidor usado para resumir termos anteriores. representado, geralmente, por um pronome indefinido.

Ex. Alunos, professores, funcionrios, ningum deixou de lhe dar os parabns.

Vocativo

O vocativo um termo independente que serve para chamar por algum, para interpelar ou para invocar um ouvinte real ou imaginrio.

Ex. Marcela, d-me um beijo!

Perodo Composto por Subordinao

Perodos compostos por subordinao so perodos que, sendo constitudos de duas ou mais oraes, possuem uma orao principal e pelo menos uma orao subordinada a ela. A orao subordinada est sintaticamente vinculada orao principal, podendo funcionar como termo essencial, integrante ou acessrio da orao principal. As oraes subordinadas que se conectam orao principal atravs de conjunes subordinativas so chamadas oraes subordinadas sindticas. As oraes que no apresentam conjunes subordinativas geralmente apresentam seus verbos nas formas nominais, sendo chamadas oraes reduzidas.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

95

I. Oraes Subordinadas Substantivas:

So seis as oraes subordinadas substantivas, que so iniciadas por uma conjuno subordinativa integrante (que, se)

A) Subjetiva : funciona como sujeito da orao principal. Existem trs estruturas de orao principal que se usam com subordinada substantiva subjetiva: verbo de ligao + predicativo + orao subordinada substantiva subjetiva.

Ex. necessrio que faamos nossos deveres. verbo unipessoal + orao subordinada substantiva subjetiva.

Verbo unipessoal s usado na 3 pessoa do singular; os mais comuns so convir, constar, parecer, importar, interessar, suceder, acontecer. Ex. Convm que faamos nossos deveres.

verbo na voz passiva + orao subordinada substantiva subjetiva. Ex. Foi afirmado que voc subornou o guarda.

B) Objetiva Direta: funciona como objeto direto da orao principal.

(sujeito) + VTD + orao subordinada substantiva objetiva direta. Ex. Todos desejamos que seu futuro seja brilhante.

C) Objetiva Indireta: funciona como objeto indireto da orao principal.

(sujeito) + VTI + prep. + orao subordinada substantiva objetiva indireta. Ex. Lembro-me de que tu me amavas.

D) Completiva Nominal: funciona como complemento nominal de um termo da orao principal.

(sujeito) + verbo + termo intransitivo + prep. + orao subordinada substantiva completiva nominal. Ex. Tenho necessidade de que me elogiem.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 96

E) Apositiva: funciona como aposto da orao principal; em geral, a orao subordinada substantiva apositiva vem aps dois pontos, ou mais raramente, entre vrgulas.

orao principal + : + orao subordinada substantiva apositiva. Ex. Todos querem o mesmo destino: que atinjamos a felicidade.

F) Predicativa: funciona como predicativo do sujeito do verbo de ligao da orao principal.

(sujeito) + VL + orao subordinada substantiva predicativa. Ex. A verdade que nunca nos satisfazemos com nossas posses.

Nota: As subordinadas substantivas podem vir introduzidas por outras palavras:

Pronomes interrogativos (quem, que, qual...)

Advrbios interrogativos (onde, como, quando...)

Perguntou-se quando ele chegaria.

No sei onde coloquei minha carteira.

Oraes Subordinadas Adjetivas

As oraes subordinadas adjetivas so sempre iniciadas por um pronome relativo. So duas as oraes subordinadas adjetivas:

A) Restritiva: aquela que limita, restringe o sentido do substantivo ou pronome a que se refere. A restritiva funciona como adjunto adnominal de um termo da orao principal e no pode ser isolada por vrgulas. Ex. A garota com quem simpatizei est sua procura.

B) Explicativa: serve para esclarecer melhor o sentido de um substantivo, explicando mais detalhadamente uma caracterstica geral e prpria desse nome. A explicativa funciona como aposto explicativo e sempre
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 97

isolada por vrgulas. Ex. Londrina, que a terceira cidade do regio Sul do pas, est muito bem cuidada.

Oraes Subordinadas Adverbiais

So nove as oraes subordinadas adverbiais, que so iniciadas por uma conjuno subordinativa

A) Causal: funciona como adjunto adverbial de causa.

Conjunes: porque, porquanto, visto que, j que, uma vez que, como, que. Ex. Samos rapidamente, visto que estava armando um tremendo temporal.

B) Comparativa: funciona como adjunto adverbial de comparao. Geralmente, o verbo fica subentendido

Conjunes: (mais) ... que, (menos)... que, (to)... quanto, como. Ex. Diocresildo era mais esforado que o irmo(era).

C) Concessiva: funciona como adjunto adverbial de concesso.

Conjunes: embora, conquanto, inobstante, no obstante, apesar de que, se bem que, mesmo que, posto que, ainda que, em que pese. Ex. Todos se retiraram, apesar de no terem terminado a prova.

D) Condicional: funciona como adjunto adverbial de condio.

Conjunes: se, a menos que, desde que, caso, contanto que. Ex. Voc ter um futuro brilhante, desde que se esforce.

E) Conformativa: funciona como adjunto adverbial de conformidade.

Conjunes: como, conforme, segundo. Ex. Construmos nossa casa, conforme as especificaes dadas pela Prefeitura.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

98

F) Consecutiva: funciona como adjunto adverbial de conseqncia.

Conjunes: (to)... que, (tanto)... que, (tamanho)... que. Ex. Ele fala to alto, que no precisa do microfone.

G) Temporal: funciona como adjunto adverbial de tempo.

Conjunes: quando, enquanto, sempre que, assim que, desde que, logo que, mal. Ex. Fico triste, sempre que vou casa de Juvenildo.

H) Final: funciona como adjunto adverbial de finalidade.

Conjunes: a fim de que, para que, porque. Ex. Ele no precisa do microfone, para que todos o ouam.

I) Proporcional: funciona como adjunto adverbial de proporo.

Conjunes: proporo que, medida que, tanto mais.

medida que o tempo passa, mais experientes ficamos.

Oraes Reduzidas

quando uma orao subordinada se apresenta sem conjuno ou pronome relativo e com o verbo no infinitivo, no particpio ou no gerndio, dizemos que ela uma orao reduzida, acrescentando-lhe o nome de infinitivo, de particpio ou de gerndio. Ex. Ele no precisa de microfone, para o ouvirem.

Oraes coordenadas

Dois so os processos de estruturao fraseolgica, ou seja, as oraes se relacionam umas com as outras e se interligam num perodo atravs dos mecanismos coordenativos ou subordinativos,como vimos
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 99

anteriormente. A orao coordenada aquela que se liga a outra orao da mesma natureza sinttica. Num perodo composto por coordenao, as oraes so independentes. Ela podem ser sindticas (quando a outras se prendem por conjunes), ou assindticas (quando no se prendem a outras por conectivo)

Tipos de oraes coordenadas

* Aditivas - relacionam pensamentos similares - e e nem, a primeira une duas afirmaes; a segunda (+e no), une duas negaes (No veio nem telefonou). * Adversativas - relacionam pensamentos contrastantes - mas (adversativa por excelncia), porm, todavia, contudo, entretanto, no entanto (marcam uma espcie de concesso atenuada) (A estrada era perigosa, entretanto todos queriam visit-la). * Alternativa - relacionam pensamentos que se excluem - ou, ora ... ora, quer ... quer, j ... j, seja ... seja (Ora chama pela me, ora procura o pai) * Conclusiva - relacionam pensamentos tais, que o segundo encerra a concluso do enunciado do primeiro - logo, portanto, pois, por conseguinte, conseqentemente etc. (Falta carne no mercado, portanto conhea a comida vegetariana). * Explicativa - relacionam pesnamentos em seqncia justificativa, de tal forma que a segunda frase explica a razo de ser da primeira - que, pois, porque, porquanto (Vou sair, que aqui est muito abafado).

Observaes:

* A conjuno aditiva e pode aparecer com valor adversativo(" ferida que di e no se sente.") e conclusivo (Ele estudou muito e passou no concurso) * A conjuno mas (adversativa) pode aparecer com valor aditivo (Era um homem trabalhador, mas principalmente honesto). * A concluso de uma premissa deve vir em ltimo lugar e frase que no se pode inverter como as demais coordenadas ("Penso; logo, existo."). * So chamadas frmulas correlativas: no s ... mas tambm / no s ... mas ainda / no s ... seno tambm). * As conjunes de valor adversativo podem ser deslocadas, exceto MAS, que se usa em comeo de orao. * A conjuno POIS pode ter valor explicativo (iniciando a orao) ou conclusivo (deslocada).

Alguns exerccios de sintaxe:


Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 100

1. (ESAF) Assinale a opo em que o termo sublinhado no texto exerce a funo de sujeito sinttico da orao. Em meio profuso (A) de novidades no mundo dos computadores, no h carteira (B) que resista ao apelo consumista de vendedores interessados em empurrar-lhe um equivalente a um modelo de Frmula 1 (C), quando voc (D) precisa na verdade de um carro confortvel (E) para ir de casa para o trabalho ou escapar para o stio no fim de semana. (VEJA, 14/3/2001) a) A b) B c) C d) D e) E

2. (FAPEU) Na frase A urna eletrnica foi recebida pelo cidado o termo em destaque classificado como: a) adjunto adverbial de modo b) objeto direto c) agente da passiva d) aposto

3. (FAPEU) Em O Brasil, um pas maior que a parte continental dos Estados Unidos,realizou... (linha 4), a parte em destaque corresponde a um: a) predicativo b) vocativo c) sujeito simples d) aposto

4. (FAPEU) Na frase Afinal uma das tartarugas murmurou: a palavra sublinhada exerce a funo de: a) sujeito.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

101

b) complemento. c) adjunto nominal. d) complemento nominal.

5. (FAPEU) Complete as frases abaixo com os pronomes o ou lhe, conforme convenha. Quem ... convidou? Fugi ao espetculo, tinha ... repugnncia. Dissuadiu ... da viagem. No ... quis para chefe. Respondeu- .... que sim. Iria com ele ... seguir. a) o, o, o, lhe, lhe, lhe. b) o, o, lhe, lhe, o, lhe. c) o, lhe, o, o, lhe, lhe. d) o, lhe, o, o, lhe, o.

6. (FAPEU) Classifique, quanto predicao, os verbos das frases abaixo e assinale a alternativa que aponta a resposta CORRETA. 1. Muitos presidirios fugiram da cadeia. 2. A pobreza e a preguia andam sempre em companhia. 3. Trabalho honesto produz riqueza honrada. 4. Lcio no atinava com essa mudana instantnea. 5. Ensinamos tcnicas agrcolas aos camponeses. Artigo: Frana Portugus Abreviaes usadas na resposta: Verbo Transitivo Direto: VTD; Verbo Transitivo Indireto: VTI; Verbo Transitivo Direto e Indireto: VTDI Verbo Intransitivo: VI. a) VI, VI, VTD, VTI, VTDI. b) VTI, VI, VTD, VTDI, VTI. c) VTI, VTD, VI, VTDI, VTI. d) VTI, VTD, VTDI, VTI, VI.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

102

7. (FAPEU) Assinale a opo correta ncleo do: a) objeto indireto. b) adjunto adverbial. c) objeto direto. d) sujeito.

Em Aps fortes chuvas, os canais ficam cheios, o termo sublinhado

8. (FAPEU) Assinale a opo correta. Em relao primeira frase A neurocincia v o sonho como um mecanismo auto-regulador do nosso crebro. , podemos afirmar que: a) sonho exerce a funo de objeto indireto. b) o verbo ver intransitivo. c) temos um predicado nominal. d) a frase est na voz passiva.

9. (CESGRANRIO) A orao No faltam interessados em patrocinar o sonho da eternidade. (l. 38-39) apresenta um sujeito: a) oculto. b) indeterminado. c) inexistente. d) claro (interessados). e) expresso (o sonho da eternidade).

10. (NCE) a compreenso do processo civilizatrio ...; o item cujo termo sublinhado desempenha a mesma funo do termo destacado nesse segmento do texto : a) enorme quantidade de objetos; b) instrumentos de trabalho; c) o levantamento de pesos; d) sala de aula; e) mquina de escrever

11. (FCC) "Esses sintomas levam a pessoa a reiniciar o processo

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

103

." Substituindo os termos sublinhados pelos pronomes adequados, obtm-se, respectivamente, as formas a) levam-lhe e reiniciar-lhe. b)) levam-na e reinici-lo. c) levam-a e reiniciar-lo. d) levam-na e reiniciar-lhe. e) levam-lhe e reinici-lo.

12. (FCC) Diante das fotos antigas, olhamos as fotos para captar dessas fotos a magia do tempo que repousa nessas fotos. Evitam-se as abusivas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados por, respectivamente: a) olhamo-lhes - capt-las - lhes repousa Artigo: Frana Portugus b) as olhamos - captar-lhes - nelas repousa c) olhamo-las - as captar - repousa nas mesmas d)) olhamo-las - captar-lhes - nelas repousa e) olhamo-as - lhes captar - lhes repousa

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

104

13. (FCC) ... algo que no agrada aos pases desenvolvidos. (final do texto) A mesma regncia exigida pelo verbo grifado acima se encontra na frase: a) Cientistas tentam determinar o tamanho exato das reservas de petrleo no mundo. b) Os preos do petrleo aumentaro rapidamente, com a diminuio das reservas mundiais. c) Outras fontes alternativas de combustveis so, s vezes, mais caras e poluentes do que o petrleo. d) O hidrognio poder ser utilizado como combustvel no mundo todo, num futuro prximo. e))O resultado atual das pesquisas depende da soluo de alguns problemas, principalmente quanto comercializao do hidrognio.

14. (FCC) As leis muulmanas so rigorosas, mas muitos julgam as leis muulmanas especialmente
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 105

draconianas com as mulheres, j que se reflete nas leis muulmanas a hierarquia entre os sexos, hierarquia que deriva de fundamentos religiosos. Evitam-se as repeties do perodo acima substituindo-se os elementos sublinhados por, respectivamente: a) julgam-as - se lhes reflete - a qual b) julgam-nas - se reflete nesta - o que c))julgam-nas - naquelas se reflete - a qual d) julgam-lhes - nas quais se reflete - a qual e) julgam-lhes - naquelas se reflete - qual

15. (FCC) Os segmentos grifados nas frases que seguem esto substitudos pelos pronomes adequados e colocados de modo INCORRETO na alternativa: a) obedecer a um conjunto de regras = obedecer-lhes. b) se sigo regras de trnsito = se as sigo. c))que ele tem tal ou qual expectativa = que ele tem-na. d) que o mercado tenha regras = que o mercado as tenha. e) seguir regras faz parte = segui-las faz parte.

16. (FCC) ...as empresas investem no treinamento de seus funcionrios. O mesmo complemento exigido pelo verbo assinalado na frase acima est em: a) ...quando a produtividade se eleva. b) ...que perde produtividade. c)) ...depende tambm da educao. d) ...o Pas deu grandes passos no campo quantitativo. e) ...no h a menor possibilidade.

17. (FCC) H um excesso de leis, e qundo h leis em excesso deve-se reconhecer nessas leis o vcio da excessiva particularizao, excessiva particularizao que s revela a fragilidade dos princpios morais. Evitam-se as desagradveis repeties do perodo acima substituindo-se os seguimentos sublinhados,
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 106

respectivamente, por: a) as h reconhecer nelas a qual b) h as mesmas reconhec-las a qual c) h elas reconhecer-lhes cuja d) as h reconhecer a elas cuja e) h estas reconhec-las onde

Em dezembro do ano passado, milhares de pessoas tomaram as ruas de Seattle nos Estados Unidos, para protestar contra uma reunio da rganizao Mundial de Comrcio, que tentava aprovar mais uma rodada de liberalizao comercial (a chamada Rodada do Milnio). Conseguiram barrar a negociao, que ficou para um futuro para l de incerto, e, de quebra, ridicularizaram ningum menos que o presidente americano Bill Clinton, o anfitrio do encontro . H poucas se manas, o novo alvo da fria antiglobalizante foi o Fundo Monetrio Internacional, que realizava sua reunio anual em Praga, a bela capital da Repblica Tcheca. Mais uma vez, milhares de pessoas ganharam as ruas e foraram os organizadores do encontro a antecipar o fim da reunio . A voz rouca das ruas parece gritar em unssono um sonoro no globalizao e ao liberalismo.

18. (ESAF) Quanto s estruturas sintticas do texto, assinale a opo incorreta. a) O sujeito de conseguiram e de ridicularizaram milhares de pessoas. b) a antecipar o fim da reunio funciona como objeto indireto. c) A expresso a bela capital da Repblica Tcheca tem a funo de aposto de Praga. d) os organizadores do encontro tem a funo de objeto direto. e) o anfitrio do encontro tem a funo de objeto direto.

19. (NCE) ...participar da construo e das decises da sociedade,...; sobre a estruturao desse segmento do texto, pode-se afirmar que: a) da sociedade funciona como complemento de participar; b) da construo e da sociedade so termos do mesmo tipo; c) a conjuno e ope as idias veiculadas por construo e decises; d) da sociedade estabelece relaes distintas em relao a construo e decises; e) o emprego da preposio de, nas trs ocorrncias, est ligado ao termo construo.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

107

20. (VUNESP) Assinale a alternativa em que o advrbio grifado expressa idia de negao. a) Quando vem aqui, ele sempre nos visita. b) Ele sempre agiu diferentemente dos outros empregados. c) Eu acredito que jamais ele nos daria apoio. d) Casualmente encontramos a lei que voc queria. e) Ele talvez tenha mudado de opinio.

21. (ESAF) Leia o aviso para responder questo abaixo. CUIDADO! No se sente o efeito dos agrotxicos nos alimentos ao _____________, porm o envenenamento progressivo e cumulativo ao longo dos anos. Assinale a opo que completa a lacuna de forma correta. a) ingerir-lhes b) ingerir eles c) ingeri-lhes d) ingeri-los e) ingerir-los

Gabarito

1D 2C 3D 4A 5D 6A 7D

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

108

8A 9D 10 C 11 B 12 D 13 E 14 C 15 C 16 C 17 A 18 E 19 D 20 C 21 D

Mais Exerccios 1. Assinale a nica alternativa em que no ocorre orao subordinada adverbial causal. a) b) c) d) e) Como estava velho, no participou dos jogos. Por estar nervoso, nada falou ao amigo. A angstia era tamanha, que chorou o dia todo. Acostumado ao agito do dia, passou a tarde tranqilo. Como faltou dinheiro, voltou logo das frias.

2. (UNIVEST) Assinale a alternativa que expressa a idia correta da Segunda orao.

A famlia incentivou os meninos; esses, contudo, no conseguiram obter o prmio. a) b) c) d) e) explicao oposio concluso concesso proposio

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

109

3. (MEDICINA-Itajub) Em que perodo a orao subordinada adverbial concessiva. a) b) c) d) e) Peo-lhe permisso para voltar ao trabalho. Mesmo que faa calor, no poderemos nadar. possvel que o rapaz tenha oportunidades. Se tudo correr bem, levar-te-ei Europa. Ela era to medrosa, que no saa de casa.

4. Em qual das alternativas abaixo ocorre a relao de causa e conseqncia. a) b) c) d) e) Quando saiu de casa, os ladres entraram. Irei festa, mesmo que chova. Estudei muito neste ano, a fim que fosse aprovado. Tudo foi feito conforme o combinado. Tamanha era a sua fora, que demoliu tudo.

5. Qual a idia expressa pela segunda orao?

Quase nada estudou, logo foi reprovado. a) b) c) d) e) oposio conformao concluso explicao alternncia

6. A chuva foi to forte, que ningum pde sair de casa.

A orao destacada acima : a) b) c) d) e) causal concessiva comparativa temporal consecutiva

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

110

7. (UFPR) Indique a soma da(s) alternativa(s) que classifica(m) corretamente as oraes destacadas. 01 A reunio de que participei foi dinmica. Orao subordinada adjetiva explicativa. 02 O juiz, que justo, julga com rigor. orao subordinada adjetiva explicativa. 04 Sabemos quem cometeu esse erro. orao subordinada substantiva objetiva direta. 08 Aquela a mulher a quem pedi ajuda. orao subordinada substantiva objetiva indireta. 16 A cidade onde moro muito agitada. orao subordinada adjetiva restritiva. 32 preciso ter f. Orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo.

8. Assinale a alternativa que apresenta uma orao subordinada substantiva apositiva: a) b) c) d) e) Ele falou: eu o odeio. No preciso de voc: sei viver sozinho. Sabendo que havia um grande estoque de roupas na loja, quis ir v-las: era doida por vestidos novos. Fez trs tentativas, alis, quatro. Nada conseguiu. Havia apenas um meio de salv-la: falar a verdade.

9. Em: Queria que me ajudasses, o trecho destacado pode ser substitudo por: a) b) c) d) e) a sua ajuda. a vossa ajuda. a ajuda de vocs. a ajuda deles. a tua ajuda.

10. Assinale a alternativa cuja orao predicativa: a) b) c) d) e) claro que eles no viro. Acontece que ela mentiu. Sabe-se que a notcia no verdadeira. Parece que tudo mudou. O certo foi que tudo morreu.

11. Em"No sei onde pegou meu p, na barriga talvez...", a orao destacada classifica-se como subordinada: a) b) substantiva objetiva direta. adjetiva restritiva.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

111

c) d)

substantiva predicativa. substantiva subjetiva.

12. Quatro alternativas a seguir contm oraes destacadas que desempenham a mesma funo. Assinale a alternativa que contm a orao que no exerce a mesma funo que as demais. a) b) c) d) e) conveniente que voc estude mais. Sua me quer que voc v ao mercado. Fazer a prova tranqilo importante. Bastava que voc telefonasse ontem. Seria necessrio a inflao parar de subir.

13. Em possvel que comunicassem sobre poltica, a segunda orao : a) b) c) d) e) subordinada substantiva subjetiva. subordinada substantiva predicativa. subordinada substantiva apositiva. principal. subordinada substantiva objetiva direta.

14. Classifique a orao subordinada nessa passagem de Drummond: "Meu pai dizia que os amigos so para as ocasies." a) b) c) d) e) subordinada substantiva objetiva indireta. subordinada substantiva objetiva direta. subordinada substantiva completiva nominal. subordinada substantiva predicativa. todas as respostas esto erradas,

15. "Pode-se dizer que a tarefa crtica puramente formal."

No texto acima temos uma orao destacada que ... e um se que ... a) b) c) d) substantiva objetiva direta - partcula apassivadora. substantiva predicativa - ndice de indeterminao do sujeito. relativa- pronome reflexivo. substantiva subjetiva - partcula apassivadora.
Dados do Comprador: 112

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

e)

adverbial consecutiva - ndice de indeterminao do sujeito.

16. No perodo "Todos tinham certeza de que seriam aprovados", a orao destacada : a) b) c) d) e) substantiva objetiva indireta. substantiva completiva nominal. substantiva apositiva. substantiva subjetiva. n. d. a.

17. Assinale a alternativa cuja orao subordinada substantiva predicativa: a) b) c) d) e) Espero que venhas hoje. O aluno que trabalha bom. Meu desejo que te formes logo. s to inteligente como teu pai. n. d. a.

18. No me importa que voc continue agindo desta maneira.A orao grifada exerce a funo sinttica de: a) b) c) d) e) sujeito objeto direto objeto indireto aposto complemento nominal

19. A notcia de que haveria o descongelamento de preosprovocou pnico entre os consumidores. A orao grifada exerce a funo sinttica de: a) b) c) d) e) sujeito complemento nominal aposto objeto indireto predicativo do sujeito

20. "J se notava no semblante de todos que as ltimas medidas econmicas no agradaram a ningum."

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

113

A orao subordinada classifica-se em: a) b) c) d) e) subjetiva objetiva direta completiva nominal predicativa apositiva.

21. Assinale a alternativa em que h orao substantiva completiva nominal: a) b) c) d) e) S grato a quem te ensina. Todos queriam, naquele momento, saber quando seriam realizadas eleies diretas. S desejo uma coisa: que vivam felizes. No compreendo por que no vens. O essencial seria no perdermos a pacincia.

22. A orao adjetiva na opo: a) b) c) d) Co que late no morde. Espere, que j estou cansado. O pescador disse que voltaria logo. bom que saibas essas coisas.

I.

Apresento-lhe Lcia.

II.

Fao tudo por um sorriso de Lcia.

23. Se juntarmos as duas oraes num s perodo, usando um pronome relativo, teremos: a) b) c) d) e) Apresento-lhe Lcia, a quem fao tudo pelo sorriso dela. Apresento-lhe Lcia, que pelo sorriso dela fao tudo. Apresento-lhe Lcia, a qual fao tudo pelo seu sorriso Apresento-lhe Lcia, cujo sorriso fao tudo por ele. Apresento-lhe Lcia, por cujo sorriso fao tudo.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

114

24. No compreendamos a razo por que o ladro no montava a cavalo.

A orao em destaque : a) b) c) d) e) subordinada adjetiva restritiva. subordinada adjetiva explicativa. subordinada adverbial causal. substantiva objetiva indireta. substantiva completiva nominal.

25. Em qual alternativa o "que" destacado no pode ser substitudo por "o qual" ou "os quais"? a) b) c) d) e) O homem que eu vi mendigo. Aquele que trabalha progredir. Os velhos que seguem as modas presumem remoar com elas. Tenho receio de que no sejas aprovado. Corria um vento que lhe esfriava a cabea.

Gabarito 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. C B B E C E 55 E E

10. E 11. A 12. B 13. A

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Dados do Comprador:

115

14. B 15. D 16. B 17. C 18. A 19. B 20. A 21. A 22. A 23. E 24. A 25. D

Versificao A versificao o estudo de tcnicas para propiciar a eufonia dos versos de um poema ou msica. Ritmo O ritmo do poema a sucesso de sons fortes (slabas tnicas) e sons fracos (slabas tonas), repetidas com intervalos regulares ou variados que do musicalidade (melodia) ao poema. No poema, as pausas existem no necessariamente atraves de sinais de pontuao, mas as palavras provocam a melodia e, o ritmo determinado por elas e pela sequncia de sons. A distribuio das slabas tonas e tnicas e o tamanho do verso determinam o seu ritmo. E para medi-lo necessrio observar a quantidade e a intensidade das slabas. Metrificao A metrificao o estudo da medida dos versos, geralmente em poemas. Fazer a contagem das slabas poticas ou slabas dos versos chama-se escanso. As slabas dos versos so sonoras e sua contagem feita de maneira auditiva, diferente, portanto, da contagem gramatical que considera o nmero de slabas grficas Slabas gramaticais "Ah!/Quem/ h/ de/ ex/pri/mir/, al/ma/ im/po/nen/te/ e/ es/cra/va" (Olavo Bilac) - 17 slabas gramaticais. Slabas poticas "Ah!/ Quem/ h/ de ex/pri/mir/,al/ma im/po/nen/te e es/cra/va" (Olavo Bilac) - 12 slabas poticas. Na contagem de slabas poticas, as palavras esto ligadas umas s outras mais intimamente, o que confere ao texto o ritmo e a melodia prprios dos versos. O encontro entre duas vogais iguais chamado de crase. O encontro entre duas vogais diferentes chamado de eliso. As slabas so contadas at a ltima slaba tnica do verso.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados Dados do Comprador: 116

You might also like