You are on page 1of 30

Extreme-Aero Tech

http://www.extremeaerotech.com
info@extremeaerotech.com

Stralis V2

Manual da construo

2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com

Aqui voc ir encontrar uma explicao passo a passo de como proceder na montagem desse kit. Altamente recomendamos uma lida completa desse manual antes de iniciar a construo. O kit foi projetado para que a sua construo seja simples, mas mesmo assim ainda apresenta uma certa dificuldade. O ideal que se tenha experincia prvia na montagem de aeromodelos ou a ajuda de algum que tenha. As chances de cometer um erro sero bastante reduzidas assim. Outro fator que vale a pena ressaltar que todo o cuidado prestado aos detalhes da construo, principalemente no alinhamento das peas, ir ser recompensado no final, pois se ter um modelo com um vo limpo (sem tendncias). Tambm estamos sempre disposio para esclarecer qualquer dvidas e qualquer sugesto ou comentrio em relao a esse manual bem-vindo. Nos envie um e-mail que iremos fazer o possvel para melhor atend-lo. Fotos e/ou vdeos do modelo depois de pronto so bem-vindas tambm! :-) Outra maneira de esclarecer suas dvidas ou compartilhar dicas, fotos, vdeos, etc o frum que pode ser encontrado neste endereo: http://www.aero3d-br.com/forum Em mdia, esse kit requer de 25 a 40 horas para ser totalmente construdo e ficar pronto para voar. Esse tempo varia de acordo com a experincia do montador e das caractersticas pessoais do mesmo (algumas pessoas tendem a ser mais rpidas que outras, isso normal). 1 Fuselagem Vamos comear a fuselagem retirando as peas das chapas de Depron. Voc ir notar pequenas descontinuidades na silhueta externa do corte das peas. Com uma lmina fina (estilete) corte esses traos de modo a poder retirar os ncleos da fuselagem das chapas de Depron. Repita o processo para as 4 chapas. Ento prossiga para a laminao do ncleo. Voc ir notar que das 4 peas, elas so iguais duas a duas. Cole cada uma ao seu par, para obter uma espessura de 6mm. Voc pode usar cola branca escolar mesmo para esse passo. leve e eficaz. O nico porm que necessrio deixar secando de um dia para o outro... Depois de laminadas as peas do ncleo, vamos demarcar o canal para o cabo dos servos da cauda. Esse canal necessrio para que os cabos no precisem ficar ser passados pelo lado externo da fuselagem, o que no muito esttico. Siga as indicaes da planta para a localizao do canal. Para marc-lo, junte as duas metades da fuselagem e use uma caneta esferogrfica. Depois use um estilete para cort-lo. Ento vamos demarcar e fazer os cortes para os blocos de reforo do ponto de montagem do trem de pouso e do montante do motor. Aqui tambm, use as indicaes da planta como referncia. Esses blocos de reforo devem ser feitos com compensado 1/4 (Birch-ply). Nota: Nas fotos abaixo o ncleo da fuselagem em Depron conta com cortes para aliviar o peso. No entanto, esses cortes se mostraram desnecessrios e prejudiciais at certo ponto resistncia estrutural da fuselagem, por isso os kits no mais os incluem.

1.01 As chapas em Depron com as peas do ncleo da fuselagem.

1.02 As peas do ncleo removidas das chapas.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

1.03 Cada pea do ncleo colada ao seu par, formando duas metades com 6mm de espessura.

1.04 Marcando a loclizao do canal dos cabos dos servos da cauda.

1.05 Marcando os cortes para os blocos de reforo para o trem de pouso e montante do motor.

1.06 Os cortes para o canal e os blocos feitos.

Antes de iniciarmos o chapeamento dos ncleos em Depron, vamos marcar e fazer mais um corte. Dessa vez para os reforos na rea de suporte ao estabilizador vertical. Siga a planta para a localizao e mais detalhes sobre o material para os reforos. O prximo passo ento colar as tiras de fibra de carbono. Corte a tira que vem no kit no meio, de modo a obter duas tiras com aproximadamente 45 cm de comprimento. Cada uma ir para um lado da fuselagem. Voc pode usar Epoxy (mais recomendado) ou cola branca para colar a tira ao Depron. CA aqui no indicado por causa que pode corroer o Depron. De uma maneira geral, recomendado usar cola branca (tambm conhecida como resina aliftica ou cola para madeira) para a construo da fuselagem, pois ela oferece excelentes resultados no Depron. Apenas em algumas excees (geralmente nas reas de maior estresse estrutural) mais recomendado usar Epoxy. Sempre que houver uma exceo dessas, ser descrito apropriadamente.

1.07 Demarcando o corte para os reforos do suporte do estabilzador horizontal.

1.08 Os cortes feitos e os blocos colados no lugar (pode ser usado cola branca)

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

1.09 Preparando uma das tiras para ser colada. Siga a indicao da planta para a localizao correta.

1.10 A tira de Fibra de Carbono colada um dos lados. Repita para o outro lado antes de iniciar o chapeamento da fuselagem.

Ento vamos iniciar o processo de chapeamento dos ncleos. Comece separando as chapas de balsa 1/16, sero necessrias duas chapas 1/16 x 3 e uma 1/16 x 4 para cada lado. Vamos fazer um lado primeiro, depois o outro. Depois posicione as chapas sobre o a bancada, lado a lado, de modo que a chapa com 4 polegadas (4) de largura fique no centro. O prximo passo posicionar as metades da ncleo sobre as chapas. Voc ir notar que falta um pouco na parte superior do canopy. Ento corte um pedao da rea da chapa que fica fora do ncleo do tamanho necessrio para cobrir essa falta. Uma vez satisfeito com o resultado, remova as metades do ncleo e aplique a cola, comeando pela metade da cauda e depois cole a metade frontal do ncleo. Em sequncia, corte e cole as varetas de balsa x que seguem o contorno externo da fuselagem. Use a planta como guia para cortar as arestas de cada vareta. Aplique cola nas varetas tanto no lado que fica em contato com o Depron mas tambm com o lado que ir ficar em contato com o chapeamento!

1.11 Dica para aplicao da cola. A cola aplicada antes de ser espalhada com o pincel.

1.12 Dica para aplicao da cola. A cola depois de espalhada com o pincel.

1.13 As chapas de balsa posicianados lado a lado para iniciar o chapeamento

1.14 O ncleo posicionado sobre as chapas, para demarcao dos limites.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

1.15 A metade da cauda do ncleo colada no lugar. Note a parte retangular de balsa posicionada no topo desta.

1.16 A metade frontal do ncleo colada no lugar. No se esquea de aplicar cola na juno central entre as duas metades!

1.17 Detalhe das veretas do contorno da fuselagem.

1.18 O bloco de reforo para o trem de pouso colado no lugar. Agora vamos deixar a cola secar de um dia para o outro.

Depois de deixar a cola secando de um dia para o outro, vamos cortar (com o estilete) o excesso de balsa no chapeamento. A idia aqui cortar rente com as varetas do contorno. Corte tambm o chapeamento no slot para o estabilizador horizontal. Em seguida, com a ajuda de uma broca (girada com a prpria mo mesmo, a balsa bem macia), use os buracos j feitos no Depron como guia para abr-los no chapeamento. Os buracos em questo aqui so os para os pinos de suporte da asa (dois) e para a a passagem da baioneta (um). Ento repita todo essa processo para chapear o outro lado da fuselagem. E se voc ainda no colou a tira de fibra de carbono para o outro lado (como nas fotos) cole agora, antes de chapear o outro lado!! (Caso contrrio ir acontecer que nem est na foto, a tira ter que ser colada sobre o chapeamento...) Depois use retalhos de balsa 1/16 para chapear a parte do nariz da fuselagem que ficou sem ser chapeada.

1.19 O excesso de chapeamento cortado.

1.20 O excesso de chapemanto cortado. Visto do outro lado. O chapeamento restante no nariz ser feito depois que o outro lado for chapeado tambm.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

1.21 Abrindo os buracos para os pinos de suporte da asa, com a ajuda de uma broca girada com a mo.

1.22 Vista geral do chapeamento at agora, note o slot cortado na rea do estabilizador horizontal.

1.23 O outro lado chapeado e com a excesso cortado.

1.24 A parte do nariz chapeado com os retalhos de balsa 1/16. Note a tira de fibra de carbono colada sobre o chapeamento. Isso o que acontece se voc esquecer de col-la antes de chapear a fuselagem....

Uma vez o chapeamento do nariz feito para ambos os lados, podemos prosseguir para colar os doubler em Lite-Ply da fuselagem. Esse um passo da construo que requer bastante ateno e cuidado com o alinhamento. Vamos comear por cortando o chapeamento na rea das aberturas dos doublers. O ncleo em Depron j possui esses cortes, ento o que necessrio cortar o chapeamento mesmo. Para isso, posicione os doublers sobre o chapeamento usando os buracos para os pinos de suporte da asa e para a baioneta como guia. Posicione os doublers de modo que os buracos neles coincidam perfeitamente com os buracos no chapeamento. Ento com uma caneta esferogrfica marque as aberturas e depois com um estilete as faa. Repita o mesmo processo para ambos os lados. Depois vamos preparar os blocos para o montante do motor. Se voc ainda no os cortou (use as indicaes na planta como referncia para a dimenso dos mesmos, que ir depender do motor que voc pretende usar), os corte agora, de Birch Ply. Ser necessrio colar sobre eles um filler de Lite-Ply 1/8 para compensar a espessura do chapeamento da fuselagem (duas camadas de 1/16 totalizam 1/8), de maneira que os blocos sejam colados diretamente nos doublers de Lite-Ply, e no no chapeamento de balsa. bom evitar qualquer camada de balsa nessa rea!

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

1.25 Os doublers posicionados sobre a fuselagem, com os buracos alinhados.

1.26 As aberturas demarcadas com a caneta esferogrfica. Agora s cortar!

1.27 As aberturas cortadas em ambos os lados da chapeamento.

1.28 Os blocos para o montante do motor cortados e com uma chapa de Lite Ply 1/8 sobre eles. Agora eles esto prontos para serem colados no lugar.

OK, agora vamos colar os doublers na fuselagem. Para garantir o alinhamento entre os dois lados, vamos usar palitos de dente como pinos para manter o alinhamento. Comece por posicionar ambos os doublers sobre um dos lados da fuselagem, usando as varetas redondas (dowels) de madeira quer sero usadas como os pinos de suporte da asa como pinos para assegurar que ambos os doublers estejam centrados nos buracos para os pinos. Faa qualquer ajuste necessrio para atingir esse posicionamento, pois essa a posio correta. Ento marque trs pontos por doubler e os fure com uma furadeira e broca de 5/64 (tamanho exato para os palitos de dente). O furo deve passar por ambos os doublers e atravessar a fuselagem tambm. Procure fazer os furos os mais reto possvel (prximo da vertical). Se for possvel usar uma furadeira de bancada para isso, use. Uma vez os furos feitos, remova os doublers da fuselagem e insira os palitos de dente nos doublers corrospondentes a um lado da fuselagem. Mas no insira totalmente, insira apenas o necessrio para que a ponta passe mais ou menos 1cm do outro lado. Ento aplique cola (pode ser cola branca) no lado que ir ficar em contato com a fuselagem e posicione o doubler de modo que os palitos de dente coincidam com os furos que acabamos de fazer. Uma vez os palitos coincidindo, pressione o doubler at que o contato com a fuselagem ocorra. Ento faa o mesmo para a parte traseira do doubler. Uma vez os dois doublers de um lado no lugar, insira totalmente os palitos de modo que atravessem a fuselagem e ainda fiquem +/- 1 cm para fora do outro lado. Ajuda muito fazer isso sobre uma chapa de isopor, pois o palito pode atravessar a fuselagem sem danificar a ponta (muito importante). Outra ajuda pode ser o uso de um martelo para ajudar a fazer os palitos entrarem, como se fosse um prego. S que martele de leve!!

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

1.29 Os doublers posicionados sobre a fuselagem. Note os pinos sendo usados para mant-los no local correto.

1.30 Os furos para os palitos de dente demarcados. Eles so os pontinhos pretos, so trs por cada parte do doubler (a frontal e a traseira).

1.31 Os palitos inseridos na parte frontal do doubler para um dos lados, pronto para ser colado agora. Basta aplicar a cola e inser-lo.

1.32 O doubler inserido totalmente na fuselagem. Agora vamos repetir o processo para a parte traseira do doubler.

1.33 Os palitos inseridos na parte traseira do doubler. Agora aplicar a cola e inser-lo na fuselagem.

1.34 Ambos os doubler inseridos e colados de um dos lados, e os palitos de totalmente atravessando para o outro lado da fuselagem.

Antes de colarmos os doublers para o lado restante da fuselagem, vamos colar os blocos do montante do motor. s aplicar cola e inser-los no lugar. Um dos lados dos blocos ir ser colado diretamente no doubler que acabamos de colar. Nesse lado, voc pode usar epoxy se quiser. Nos outros, pode usar cola branca mesmo. Ento vamos prosseguir para colar os doublers do outro lado. Aplique cola no lado que ir ficar em contato com a fuselagem e use os palitos (que esto atravessando a fuselagem) como guia para o posicionamento. A ponta de cada palito deve coincidir com o buraco feito para elas no doubler previamente. Experimente esse encaixe antes de aplicar a cola, e faa qualquer ajuste necessrio. Uma vez tudo certo, aplique a cola e insira o doubler. Primeiro para a parte frontal do mesmo e depois para a parte traseira. O prximo passo lixar o excesso dos palitos rente com os doublers. Uma lima pode ser usada para isso. Lixe os 6 palitos em ambos os lados, de modo que no fique nenhum pico nos doublers. Depois cole ento a parte do doubler que fica sobre a rea de suporte do trem de pouso. Para esse, pode usar CA mesmo. Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

Ento coloque alguns pesos sobre os doublers, para pression-los bem contra a bancada e deixe a cola secar bem. Se for cola branca (para madeira), o bom deixar secando de um dia para o outro.

1.35 Os blocos do montante do motor colados no lugar.

1.36 A parte frontal do doubler do outro lado inserida no lugar. Note os palitos atravessando-a.

1.37 Os doublers para ambos os lados colados no lugar e os palitos lixados rente.

1.38 Os doublers totalmente colados, inclusive o da rea que fica sobre o bloco de reforo do trem de pouso.

At aqui acabamos a fuselagem. Voc pode lix-la para um acabamento melhor (principalmente nas arestas, lixar o excesso de chapeamento e coisas do tipo) agora ou pode deixar para depois, imediamentamente antes de iniciar o processo de entelegem. Agora vamos passar para o grupo de cauda, os establizadores, profundor e leme. 2 Grupo de cauda O grupo de cauda de construo convencional com varetas. Basta seguir a planta como referncia que no se ter maiores dificuldades. Vamos comear pelo estabilizador horizontal e profundor. Comece cortando as varetas do bordo de ataque e bordo de fuga do estabilizador. Para mant-las fixas na localizao correta sobre a planta, use T-Pins ou alfinetes. Ento prossiga para colar as varetas da estrutura interna. Depois passe para o profundor, mesmo processo, primeiro as varetas do contorno externo e ento as varetas da estrutura interna. Na sequncia, cole os blocos de balsa internos tanto do profundor quanto do estabilizador e as varetas de balsa x 1/8 de reforo diagonal no estabilizador horizontal. Aqui voc pode usar CA para todas as juntas a serem coladas. CA mdia funciona perfeitamente. Ento estamos prontos para passar para o leme e estabilizador vertical.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

2.39 Comeando pelas varetas externas do estabilizador horizontal. Elas so pinadas na planta.

2.40 Passando para a estrutura interna do estabilizador horizontal.

2.41 Fazendo ento o detalhe externo de cada lado do estabilizador.

2.42 O contorno externo do profundor feito. O bloco no centro do mesmo de balsa .

2.43 A estrutura primria tanto do profundor quanto do estabilizador horizontal feita. Agora vamos colar os blocos de balsa restantes.

2.44 Blocos centrais de balsa colados e varetas de reforo diagonal tambm. Profundor e estabilizador horizontal prontos.

Para o estabilizador vertical e leme, o processo similar.

2.45 Comeando pela fixao da vareta base na planta.

2.46 Prosseguindo com as varetas externas do estabilizador vertical.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

10

2.47 O estabilizador vertical terminado por enquanto, com as veretas externas e internas.

2.48 Comeando no leme, pelas varetas do bordo de ataque e bordo de fuga.

2.49 Varetas do contorno externo do leme no lugar.

2.50 Varetas internas e externas do leme terminadas.

Ento vamos prosseguir para colar as varetas tri-stock (triangulares) nos bordos de deflexo tanto do leme quanto to profundor. Essas varetas iro garantir o ngulo de deflexo para essas superfcies de controle. Vamos tambm colar os blocos de reforo de balsa no leme. Ento prossiga para colar o estabilizador vertical fuselagem, usando a planta como referncia para a localizao. Depois deste colado, pode-se colar o tri-stock tanto nele quanto na borda da fuselagem. Corte qualquer vareta (tanto tri-stock quanto normal) que esteja passando pelo slot para o estabilizador horizontal. Depois de as varetas de tri-stock coladas, pode-se lixar para dar um acabamento melhor, lixando os excessos de vareta nas arestas, arredondando o bordo de ataque dos estabilizadores e lixando o excesso de vareta tri-stock alm da espessura das varetas.

2.51 O leme e estabilizador vertical prontos, com os blocos de reforo colados e a vareta tri-stock tambm. Agora s lixar para dar o acabamento.

2.52 As vareatas tri-stock coladas tanto no profundor quanto no estabilizador horizontal. Elas esto na configurao double bevel.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

11

2.53 O grupo de cauda pronto, e a fuselagem, ao fundo, tambm. Esse o trabalho feito at agora.

2.54 A vareta de tri-stock colada na fuselagem e no estbilizador vertical (que j est colado na fuselagem). Note como a passagem para o slot do estabilizador horizontal est livre de qualquer varetas.

OK, para o grupo de cauda isso. No vamos colar o estabilizador horizontal no lugar ainda porque melhor fazer isso depois que tanto ele quanto a fuselagem forem entelados. 3 Asa Primeiramente separe as nervuras, as retire das chapas (se ainda no foram retiradas) e retire os buracos para aliviar o peso. Est tudo pr-cortado a laser, apenas com algumas descontinuidades (traos) em locais especficos, assim como estavam as peas de Depron para o ncleo da fuselagem. Para retirar as peas, basta passar um estilete nesses traos. Ento pegue uma vareta de balsa de x e a corte de acordo com a planta. Essa vareta ser usada como a longarina inferior, por isso a necessidade de cort-la para aproximadamente 60 cm de comprimento. Siga a planta como referncia, mas deixe sempre 0.5cm extra em cada lado da longarina, para deixar alguma margem. Depois, esse excesso ser lixado. Use um T-pin para prender essa vareta planta, mas ateno, coloque apenas um T-pin e prximo da nervura R1. Apenas um porque a longarina no ir ficar paralela bancada, a asa possui uma forma triangular se vista diretamente da frente. Em seguida insira as nervuras na longarina, uma a uma de acordo com a planta. Certifique-se que todas elas estejam perfeitamente verticais em relao bancada (um esquadro ajuda bastante nessa hora). Para ajudar a mater as nervuras no local, voc pode fazer pequenos suportes com varetas extras de balsa (no use as includas no kit, pois depois ir faltar, use para isso varetas extras) em forma de L para facilitar a colocao dos T-pins assim como manter as nervuras na vertical. Eles so simples de fazer e bastante teis!

3.55 As chapas de balsa com as nervuras cortadas laser e as nervuras R1 em Lite Ply.

3.56 As nervuras retiradas das chapas e com os buracos para alivio de peso tambm retirados. Note os tabs, os pequenos retngulos na parte inferior das nervuras. Esses no devem ser cortados fora, pois so eles quem iro garantir o correto alinhamento de cada nervura!!

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

12

3.57 A vareta correspondente longarina inferior da asa. sobre a planta. Ela presa por um T-pin em apenas um ponto, que fica prximo da nervura R1.

3.58 A nervura R1 inserida no local. Note o T-pin prendendo a longarina bem prximo dela. Tambm, note o suporte em L (ao lado do tab) ajudando a manter a nervura no local.

3.59 A nervura R2 inserida no local. Novamente, note o suporte em L no tab. Antes de preder o suporte em L, certifique-se que o tab est firmemente em contato com a bancada. Isso o que assegura a incidncia correta de cada nervura.

3.60 Todas as nervuras inseridas no local, com os suportes em L as ajudando a manter o correto alinhamento. Agora podemos prosseguir para colar a longarina superior e os blocos do bordo de ataque e fuga.

Agora vamos colar os blocos do bordo de ataque e fuga. Para o bloco do bordo de ataque, utilize a chapa de balsa 3/16 fornecida. Para cort-lo, primeiramente mea a espessura da reta na nervura R1 onde ele ir ser colado e mea a mesma reta na nervura R6. Voc deve obter um valor maior para R1, e um pouco menor para R6. Ento mea a distncia entre as duas nervuras (R1 e R6) inclusive e transfira essas medidas para a chapa de balsa. Voc deve obter uma forma mais ou menos triangular. Uma vez verificado que as medidas esto corretas, corte de acordo com o que voc acabou de marcar. Para o bloco do bordo de fuga, apenas corte as varetas de 3/16 x fornecidas para o comprimento apropriado (a distncia entre R1 e R6 inclusive, mas seguindo a direo do bordo de fuga). Uma vez os blocos cortados, hora de col-los no lugar. Note que a parte de a largura do bloco, enquanto que a parte de 3/16 seria a altura do bloco, uma vez no lugar. O prximo passo colar a longarina superior e as longarinas frontais. A longarina superior uma vareta de balsa x e as longarinas frontais so varetas 3/16 x 3/16, todas fornecidas. Corte-as para o comprimento apropriado e cole no lugar. Para colar a longarina frontal inferior, pode parecer meio complicado sem tirar a asa de sobre a planta, mas no . Apenas insira no sentido da ponta (R6) para a raiz (R1), e no no sentido bordo de fuga bordo de ataque.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

13

3.61 O bloco do bordo de ataque colado no lugar.

3.62 O bloco do bordo de fuga colado no lugar.

3.63 O longarina superior colada.

3.64 As longarinas frontais coladas.

Agora podemos retirar a os T-pins que esto fixando a asa bancada e vamos repetir o processo para a asa do outro lado.

3.65 Comeando por prender a longarina inferior bancada, com um nico T-pin prximo da raiz.

3.66 As nervuras inseridas no lugar, com os suportes em L ajudando a manter o alinhamento.

3.67 Os blocos do bordo de ataque e fuga tambm colados no lugar.

3.68 As longarinas frontais e a longarina superior tambm coladas. Agora podemos retirar os T-pins mantendo a asa fixa bacanda.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

14

Vamos prosseguir para colar o chapeamento do bordo de fuga. Use a planta como referncia para o dimensionamento apropriado. O ideal comear pela parte superior da asa, usando alguns pesos para manter a asa firmemente apoida na bancada. Depois de colado na parte superior para ambos as asas, cole na parte inferior, s que dessa vez no coloque nenhum peso sobre a asa, porque se fizer isso, tem-se a possibilidade de tirar a asa do alinhamento correto. Ao virar a asa de cabea para baixo, voc poder perceber que parece que o bordo de fuga est torcido, pois na raiz da asa ele enconsta na bancada enquanto que na ponta da asa ele fica suspenso. Mas no se preocupe com isso pois absolutamente normal devido forma peculiar de como a asa projetada, sendo mais grossa na raiz e mais fina na ponta.

3.69 O chapeamebto superior do bordo de fuga colado em uma das asas. Note os pesos mantendo a asa firme sobre a bancada.

3.70 O chapeamento superior do bordo de fuga colado na outra asa.

3.71 O chapeamento inferior do bordo de fuga colado. Note como a asa est de cabea para baixo e tambm a ausncia de pesos para manter a asa firme. Aqui eles iria atrapalhar ao invs de ajudar.

3.72 Sendo bastante cuidadoso com o alinhamento resulta nesses bordos de fuga perfeitamente retos e alinhados um com o outro. No final, isso acarreta em um modelo com um mnimo de tendncias em vo.

Uma vez o chapeamento tanto superior quanto inferior do bordo de fuga colado, podemos prosseguir para o chapeamento do bordo de ataque. Aqui tambm vamos usar balsa 1/32. Comece por cortar as chapas no tamanho apropriado. Corte de uma maneira que apenas uma chapa de balsa seja usada para fazer o chapeamento superior de ambas as asas. Para manter o chapeamento no formato certo e em contato com todas as partes da asa das quais ele deve ser colado enquanto a cola seca, uma sugesto usar elsticos. Refira s fotos abaixo para mais detalhes, sobre como fazer com eles.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

15

3.73 O chapa cortada e a cola aplicada sobre toda a rea de contato. Aqui o ideal usar cola para madeira, pois lhe d mais tempo para aplicar a cola e posicionar a chapa. Alm disso, fica uma junta mais forte e mais leve.

3.74 O chapeamento em uma das asas enquanto a cola seca. Note os pesos sobre a asa para mant-la firme. Tambm note os elsticos usados para pressionar o chapeamento enquanto a cola seca.

3.75 Chapa cortada e cola aplicada na outra asa. Agora s posicionar a chapa no local certo.

3.76 Os elsticos mantendo a chapa no formato certo enquanto a cola seca, para a outra asa. Note tambm os pesos sobre a asa, para mant-la firme.

Depois de seca a cola para ambas as asas, pode-se retirar os elsticos e ento proceder para fazer o chapeamento da parte central da asa, com balsa 1/32 tambm. S que aqui novamente s vamos fazer a parte superior, pois antes de completar o chapeamento na parte inferior precisamos fazer os reforos e encaixes do sistema de juno da asa. Isso, iremos fazer daqui a pouquinho.

3.77 O chapeamento da parte central superior de amabas as asas feitos. Note que ainda no retiramos os tabs das nervuras, s vamos fazer isso quando for a hora de chapear a parte inferior da asa.

3.78 Detalhe do chapeamento do bordo de ataque e o bloco do mesmo. Note como o chapeamento acaba rente com o bloco. Depois, esse bloco ser lixado para o formato arrendondado certo.

OK, agora podemos comear a fazer o sistema de juno e suporte da asa. A asa bi-partida e removvel, logo esse sistema necessrio. Comearemos colando os reforos de Lite-Ply onde os pinos de suporte iro repousar. Esses reforos devem ser feitos com restos de Lite-Ply 1/8 (no fornecidos) e no necessariamente precisam ter um dimensionamento rgido. Para os pinos traseiros, um retngulo de aproximadamente 3 x 5 cm o suficiente, enquanto que para o pino frontal, onde o reforo colado no bloco do bordo de ataque, um tamanho de 2x5cm tambm o suficiente. No caso do reforo Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

16

frontal, caso seja necessrio, ele pode ser lixado de maneira a no exceder a altura do bloco. Os reforos devem ser colados de uma maneira que estejam mais ou menos centralizados em relao aos buracos j cortados laser nas nervuras para os pinos. Depois de os reforos colados, hora de inserirmos as luvas da baioneta em cada asa. Essas luvas so os tubos de papelo fornecidos, e que tm como funo facilitar a insero da baioneta nas asas, assim como garantir que danos s nervuras no sejam causados pela baioneta. Eles j so fornecidos no tamanho certo, no havendo necessidade de cort-los. Basta ento inser-los nas nervuras que j tm o buraco para eles pr-cortados e aplicar a cola nas interseces tubo/nervura para colar o tubo no lugar uma vez que o posicionamento satisfatrio tenha sido alcanado (quando uma extremidade do tubo ficar rente superfcie externar da nervura R1). Faa a mesma coisa para ambas as asas. Em seguida, vamos preparar o pino de suporte da asa frontal. Esse pino possui aproximadamente 7 cm de comprimento e feito de basswood (madeira dura). Voc deve ter notado que o ngulo formado entre a fuselagem e o bloco do bordo de ataque da asa no reto, ento ser necessrio lixar um pouco o pino de modo que ele se encaixe esse ngulo. O ideal aqui tentativa e erro, lixe um pouco e experimente o encaixe na asa, se no der certo, lixe mais um pouco e v experimentando at que encaixe mais ou menos sem folga, mas tambm sem ficar muito apertado.

3.79 Os reforos de Lite-ply colados na parte interna do chapeamento central superior de ambas as asas.

3.80 A luva da baioneta inserida e colada no lugar com CA nas interseces nervura/tubo.

3.81 A luva da baioneta inserida e colada no lugar, vista da parte inferior da asa. Faa o mesmo para ambas as asas.

3.82 Detalhe do pino frontal de suporte da asa. Note como as extremidades foram lixadas em um ngulo, para poder acomodar melhor o bloco do bordo de ataque da asa.

Agora vamos inserir a asa direita (com o modelo visto de cima, na posio normal e com o bico para a frente, todas as menes aqui no manual de asa direita ou esquerda usaro essa referncia) na fuselagem, com a baioneta. Ento vamos coloc-las sobre a bancada de cabea para baixo, de modo que parte no chapeada da asa fique para cima. Ento insira os pinos de suporte da asa nos lugares apropriados e ento insira a outra asa tambm. Caso sejam necessrios alguns ajustes no lixamento do pino frontal, ajuste-o at que o encaixe seja firme e satisfatrio, mas evite ter the alargar os buracos j cortados laser, pois nessa parte no queremos folga nenhuma! Folga muito grande nesses pinos pode resultar em flutter da asa, coisa no muito desejvel... Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

17

3.83 A asa direita (modelo visto de cima com o nariz para frente) inserida e depois o modelo virado de cabea para baixo expondo a rea no chapeada ainda da asa.

3.84 Os pinos de suporte da asa inseridos no lugar. Insira-os de modo que fiquem com mais menos o mesmo comprimento para fora em ambos os lados.

3.85 A asa esquerda inserida no lugar. Note os pinos de suporte tambm no lugar. Faa qualquer ajuste eventualmente necessrio aos pinos de modo que eles se encaixem no lugar com firmeza, mas ao mesmo tempo sem ter que serem forados no lugar.

3.86 Detalhe mostrando o pino frontal de suporte da asa. Note as faces achatadas com a lixa para que ele possa encostar corretamente nos reforos de Lite Ply colados no bloco do bordo de ataque.

Uma vez com os encaixes dos pinos de suporte satisfatrios, e todos os ajustes necessrios feitos. vamos colar os pinos com CA inicialmente APENAS no lado da asa direita (a que inserimos na fuselagem primeiro). Posteriormente, iremos colar mais firmemente com epxi, mas tambm apenas nessa asa. Na outra asa, a asa esquerda, onde os parafusos sero usados. Isso para que a asa possa ser removida soltando-se os parafusos. Agora vamos colar com CA umas pequenas peas de vareta tri-stock (pode-se usar restos das fornecidas) em volta dos pinos, para formar uma espcie de encaixe ao entorno deles na asa direita. Ento vamos proseguir para aplicar o epxi responsvel por manter os pinos firmemente colados asa. Nessa hora que os encaixes formados pelas varetas tri-stock so teis, pois eles criam um espao perfeito para o epxi preencher, deixando ainda mais firme a junta. Voc pode usar tanto epxi de 5 ou 30 minutos para isso. Se usar epxi de 5 minutos, faa um pino por mistura, para melhor aproveit-la.

3.87 O pino traseiro, com as veretas tri-stock coladas e o epxi aplicado.

3.88 O pino frontal, com a verta tri-stock colada (por baixo, na orientao em que aparece na foto) e o epxi aplicado.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

18

Depois de o epxi completamente seco e curado, podemos retirar as asas da fuselagem e prosseguir para furar os buracos que serviro de guia para os parfusos de juno da asa nos pinos de suporte. Primeiro devemos comear furando a asa esquerda. Recomendamos o uso de parafusos auto-atarrachantes (para madeira) de cabea Allen e cerca de de comprimento. O parafuso que usamos o Du-Bro No. 4-3/4 Sheet metal Allen head screws. Sero necessrios dois parafusos. Faa os furos na asa esquerda o mais centralizados possvel em relao ao buraco j cortado na nervura R1 para os pinos e cerca de 1 cm distante da borda da asa, tanto para o furo traseiro quanto para o furo frontal. Em seguida vamos inserir ambas as asas na fuselagem novamente, para que possamos marcar o local para os furos nos pinos. Para tanto, insira ambas as asas completamente, at que ficam rentes fuselagem, como se fosse a montagem final do modelo. Ento, com a ajuda de uma lapiseira de ponta fina (ou qualquer outro instrumento para marcao, mas que seja capaz de entrar no buraco que acabamos de fazer) demarque nos pinos a pegada do buraco j feito na asa. Faa isso para ambos os pinos. O prximo passo retirar as asas da fuselagem e fazer os furos nos pinos. Para tornar isso mais fcil, pode-se prender a asa em uma morsa pelo pino, e ento fur-lo na marca feita. Seja bastante cuidadoso para que o furo seja feito exatamente no local marcado. Ento insira novamente as asas na fuselagem e parafuse os parafusos pela primeira vez. Se tudo foi feito certo, os buracos devem coincidir exatamente, ento parafus-los no ser difcil. Para remover as asas, s soltar os parafusos e remov-las.

3.89 Detalhe do fura na asa para o parafuso do pino traseiro. Note a distncia da borda e como ele est centralizado em relao ao buraco na nervura.

3.90 Com as asas inseridas no lugar e a ajuda de uma lapiseira, marque nos pinos o local dos buracos feitos na asa. Faa para ambos os pinos.

3.91 Prender a asa pelo pino em uma morsa torna o trabalho de fur-lo mais fcil. Note o pontinho preto no pino, essa marcao que foi feita com a lapiseira.

3.92 As asas inseridas novamente no lugar e os parafusos no lugar tambm. Para remover a asa, basta soltar os parafusos. um sistema simples, robusto e eficaz!

Agora podemos remover as asas da fuselagem e terminar de chapear a fuselagem. Vamos comear pela chapeamento inferior do bordo de fuga. Use o mesmo processo usado para chapear a parte superior, inclusive os elsticos para manter a formato enquanto a cola seca. Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech 19 http://www.extremeaerotech.com/

Ento cole as varetas de reforo na parte inferior da rea central da asa (siga a planta como referncia). Depois, se voc for seguir a sugesto na planta de localizao para o servo do acelerador, corte um pedao extra de Lite Ply para fazer o reforo do chapeamento no local em que ele ser instalado. Dimensione o tamanho da chapa de acordo com o servo que voc ir utilizar. Uma vez essa pea cortada, cole-a no lugar tambm. O prximo passo ento completar o chapeamento central da asa na parte inferior.

3.93 Colando o chapeamento inferior do bordo de ataque. Note os elsticos mantendo tudo no lugar enquanto a cola seca.

3.94 O chapeamento inferior do bordo de ataque feito para ambas as asas.

3.95 As varetas de roforo da parte inferior da seo central da asa coladas. Faa o mesmo para ambas as asas.

3.96 Reforo para o chapeamento na rea de instalao do servo do acelerador, de acordo com a sugesto na planta. No caso, est mostrado o reforo e o servo, micro (Hobbico CS-12).

3.97 O reforo para instalao do servo colado no lugar. Faa com ateno esse passo para colar na asa certa! Deve ser a asa direita (do mesmo lado em que o motor ir ficar).

3.98 Viso geral das duas asas com a seo central totalmente chapeada. Agora podemos remover os tabs das nervuras e continuar finalizando a asa.

Vamos prosseguir ento para colar os cap-strips. Voc pode comear pela parte superior da asa, sem precisar remover os tabs na parte inferior ainda. Para os cap-strips use tiras de mais ou menos 8mm de largura e balsa 1/32. Depois de colados os capstrips em cada nervura, precisamos colar enxertos de balsa 1/32 na longarina tambm, como se fosse um cap-strip na longarina. Isso para evitar degraus na estrutura da asa que com certeza iro ser realados depois de a entelagem feita. Faa isso em ambas as asas. Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech 20 http://www.extremeaerotech.com/

Depois de a parte superior completada, vamos para a parte inferior. Comece por retirar os tabs de cada nervura. Basta forc-los um pouco com o dedo para quebr-los. Depois lixe qualquer imperfeio causada pela quebra. Ento cole os cap-strips tanto nas nervuras quanto na longarina, igual fizemos para a parte superior.

3.99 Detalhe dos cap-strips na longarina. Voc pode col-los tanto antes dos outros cap-strips (nas nervuras) como depois, tanto faz.

3.100 Os tabs removidos da parte inferior das nervuras. Depois de qualquer imperfeio na quebra lixada, as asa est pronta para receber os cap-strips.

3.101 Para remover os tabs, basta for-los um pouco para o lado com o dedo que eles iro quebrar naturalmente.

3.102 Viso geral das duas asas com todos os capstrips colados no lugar. Os excessos nas bordas sero lixados depois.

Agora vamos lixar os excessos de chapeamento nas bordas de ambas as asas, e deppois vamos lixar os blocos do bordo de ataque. Para ser mais rpido, voc pode usar lixa 60 ou 80. E para facilitar ainda mais, o ideal cortar um retngulo de lixa e col-lo em um sarrafo de cedro (de mais ou menos 20 x 5 cm), ou qualquer outro bloco de tamanho semelhante, mas que seja duro. Lixar com a ajuda do bloco muito mais fcil. Procure lixar o bordo de ataque de modo que ele fique com uma curvatura que d continuidade curvatura do chapeamento. Procure tambm deixar o mais uniforme possvel. Para evitar danos estrutura, lixe no sentido paralelo ao bloco do bordo de ataque (raiz para ponta ou vice-versa).

3.103 Detalhe da curvatura que deve ser lixada no bloco do bordo de ataque. Note como as longarinas e o chapeamento esto rentes nervura.

3.104 Viso geral das duas asas com o bordo de ataque lixado e os excessos de chapemaento nas bordas tambm.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

21

O prximo passo colar os shear-webs. Use umas das chapas de balsa 1/16 fornecidas para faz-los. A maneira mais fcil colocar a chapa diretamente entre as nervuras e enconstando nas duas longarinas principais e ento marcar o contorno de cada longarina na chapa. Depois s cortar com um estilete. Repita isso para cada espao entre as nervuras, exceto o espao da rea central que j foi chapeada. Use a planta como referncia para mais detalhes. O posicionamento ideal para a antena do receptor a mesma asa na qual ele ser instalado. Recomendamos instal-lo na asa direita e deixar a bateria para a asa direita pois l ela ir ajudar a contrabalancear o peso do motor. Para facilitar o trabalho de fazer a antena passar pela asa e sair pela ponta, sugerimos colar com epxi nas aberturas para alvio de peso de cada nervura um tubo de nylon, vendido justamente como tubo para antenas. Depois corte as aberturas para os servos do aileron e do acelerador no chapeamento da parte central da asa. Use a planta como referncia para mais detalhes sobre o posicionamento deles.

3.105 O tubo de nylon para a antena do receptor colado. Faa um furo na nervura R6 para que ele possa se extender para fora da asa por uns 2 a 3 mm. O ideal usar epxi para col-lo. Note tambm os shear webs j colados.

3.106 Viso da seo central da asa, com as aberturas para os servos dos ailerons e acelerador cortadas.

Agora vamos colar os batentes da baioneta no final das luvas. Isso para evitar que a baioneta entre para dentro da asa... Para faz-los, use restos de balsa 1/8 e vareta tri-stock . Comece por cortar um pequeno pedao, de tamanho suficiente para que entre dentro da luva da baioneta, de balsa 1/8. Depois insira completamente as duas asas na fuselagem (se no quiser, no precisa parafus-las), e acerte o posicionamento da baioneta dentro das luvas de modo que fique o mais centralizada possvel. Em seguida corte um pequeno quadrado de balsa 1/8, com mais ou menos 2x2 cm. Ento insira o bloquinho pequeno dentro da luva de modo que ele encoste no baioneta e aplique cola na borda que fica para fora da luva. Ento cole o quadrado de balsa no bloquinho, mas de modo que uma das bordas do quadrado enconste no shear-web. Depois s colar no quadrado de balsa um pedao de vareta tri-stock e colar todo esse conjunto no lugar, aplicando cola na borda que ficar em contato com o shear-web. Cole de modo que o bloquinho de balsa fique para dentro da luva e encostando na baioneta. Nota: Nas fotos as seguir, sobre esse passo da construo, ser possvel notar que a asa j est entelada. Isso foi um lapso de nossa parte, que esquecemos de colar os batentes antes de entelar a asa... Mas no recomendado proceder assim!

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

22

3.107 Detalhe da baioneta dentro da luva. Ajuste-a de modo que ela fique o mais centralizada possvel, ou seja, com o mesmo excesso em ambos os lados.

3.108 Inserindo o bloquinho de balsa dentro da luva, de modo que ele encoste diretamente na baioneta.

3.109 O conjunto do batente, bloquinho e quadrado de balsa e vareta tri-stock no outro lado. Est pronto para ser colado no lugar.

3.110 O batente colado no lugar. Repita o processo descrito at aqui para ambas as asas.

Agora vamos fazer as escotilhas de acesso ao interior da asa. Comece marcando o local delas no chapeamento da seo central da asa, para depois cortarmos. Voc pode usar o dimensionamento e localizao sugeridos na planta, mas no precisa ser seguido a risca. Faa de um tamanho que possibilite a insero dos receptor e bateria, mesmo embalados com a espuma para absorver as vibraes do motor. Depois, usando restos de balsa 1/16, vamos colar reforos longitudinais na parte da escotilha (que acabamos de cortar fora do chapeamento) que ficar para dentro. Vamos colar tambm, por dentro do chapemento, duas bordas para que a escotilha se apoie sobre e evitar que ela entre para dentro da asa. Em seguida, vamos colar o reforo, feito com restos de Lite Ply 1/8, na rea onde ser feito o buraco para o parfuso que manter a escotilha presa e uma chapa na frente da escotilha, que ir se encaixar por baixo do chapeamento da asa, evitando que a parte da frente da escotilha se levante em vo. O prximo passo fazer o apoio traseiro da escotilha, que ser onde o parafuso ir prender. Esse deve ser feito com dois pedaos de Lite-Ply 1/8, um menor por cima para servir de espaador e o outro por baixo, mas comprido pois ter que extender at por baixo do reforo traseiro de Lite-Ply colado na prpria escotilha. Depois de montado, coleo, por dentro, borda traseira da abertura para a escotilha. Ento insira as escotilhas no lugar e se necessrio, lixe as bordas at que elas se encaixem livremente, sem nenhuma necessidade de for-las no lugar. Uma vez isso alcanado, faa o furo guia na parte traseira para o parafuso que ser usado para prendlas. Faa um furo por escotilha. Ceritifique-se que o furo esteja na rea do reforo em Lite-Ply e que ele atravesse tanto o Lite-Ply colado na escotilha quanto o apoio para que colamos no passo anterior. Faa esse mesmo processo para ambas as escotilhas.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

23

3.111 As aberturas para as escotilhas cortadas.

3.112 Os reforos internos logintudinais colados na escotilha. Note as tiras de balsa colados por dentro, nas bordas da abertura para a escotilha na asa. Note tambm o espaamento entre a borda da escotilha e os reforos longitudinais, para que eles no atrapalhem o apoio nas tiras de balsa na asa.

3.113 O reforo traseiro da escotilha em Lite-Ply (pois o parafuso passar por ele) e a aba frontal colados.

3.114 O apoio traseiro, em Lite Ply, pronto para ser colado no lugar. Note como a pea de baixo mais longa em relao de cima.

3.115 O apoio traseiro colado no lugar. Note como fica uma aba, para que o parafuso possa passar por ela.

3.116 As escotilhas no encaixadas no lugar. Agora s fazer os furos guia para o parafuso que ir prendlas.

4 Ailerons Como os ailerons utilizam o mesmo tipo de construo que o grupo de cauda (varetas), o processo para constru-los o mesmo.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

24

4.117 Comeando por prender planta (com T-pins) as varetas do bordo de ataque e fuga do aileron.

4.118 As varetas perpendiculares coladas.

4.119 Ambos os ailerons feitos. Note o bloco de balsa (posicionado de acordo com a planta) e vareta tri-stock colada no bordo de ataque (para possibilitar a deflexo dos ailerons).

4.120 Um teste de encaixe, com todas as peas construdas at agora encaixadas no lugar. Agora s questo de dar o acabamento final (lixando qualquer imperfeio) e ento comear a entelagem.

5 Entelagem Recomendamos o uso de filme termo-adesivo de qualidade para a entelagem, no s porque asseguram um acabamento melhor ao modelo mas como tambm so mais leves. Monokote e Oracover so fortes sugestes. Cada filme possui sua tcnica de aplicao, que geralmente vm explicada na prpria embalagem dos mesmos (pelo menos para o Monokote e o Oracover vem), portanto aqui no vamos nos preocupar em descrever essas tcnicas. Tambm porqu depende de layout para layout de entelagem. :-) Aqui vamos apenas dar uma sugesto da sequncia para a entelagem.

5.121 Comeando pelo estanilizador horizontal e profundor.

5.122 A fuselagem, o estabilizador vertical e o leme entelados.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

25

5.123 Asa entelada, vista da parte superior.

5.124 Asa e ailerons entelados, vista da parte inferior. Falta s entelar a ponta da asa.

6 Montagem final OK, estamos quase l!! Depois de todas as partes enteladas, agora podemos colar o estabilizador horizontal na fuselagem. No entanto, antes de colarmos ele, vamos colar as dobrias do profundor tanto nele quanto no estabilizador. mais fcil fazer isso enquanto o estabilizador ainda no foi colado fuselagem. Depois de coladas as dobradias, sele o espao que sempre fica, com restos de entelagem. Para modelos 3D, isso ajuda bastante na performance. Para colar o estabilizador fuselagem, comece demarcando a parte da entelagem que ficar dentro do slot, que dever ser removida para que a cola tenha contato diretamente com a madeira, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo do estabilizador. A cola recomandada para esse passo tanto Epxi quanto cola para madeira. E necessrio uma cola que demora mais para secar para que se tenha tempo de acertar o correto alinhamento do estabilizador em relao fuselagem. Esse alinhamento muito importante! Aplique a cola no estabilizador, na rea em que cortamos a entelagem, e o insira no lugar. Use um esquadro para verificar e ajustar (se necessrio) o alinhamento. O estabilizador deve estar 90 graus da fuselagem tanto na horizontal quando na vertical. Depois de a cola seca, podemos colar os reforos triangulares (veretas tri-stock) na parte de baixo do estabilizador. Tambm faa um corte na entelagem antes. Agora podemos colar o leme com as dobradias, no lugar. Sele tambm a fresta da juno com o filme de entelagem. Em seguida, corte um pequeno retngulo de Lite-Ply e o cole na borda inferior da fuselagem (sempre faa um corte na entelagem antes, para que seja colado diretamente na madeira da fuselagem), um pouco antes do leme. Esse retngulo ir agir como reforo para a instalao da bequilha.

6.125 Estabilizador horizontal com o profundor colado (com as dobradias) e com a fresta selada com o filme de entelagem. Agora ele pode ser colado fueslagem.

6.126 Detalhe do corte na entelegam para que a cola seja aplicada diretamente na madeira. Uma rgua de ao ajuda bastante para fazer os cortes retos.

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

26

6.127 Usando um esquadro para verificar o alinhamento do conjunto estabilizador/profundor. A linha das dobradias deve estar perpendicular fuselagem, tanto no sentido vertical (mostrado) como no horizontal (paralelo linha da asa).

6.128 Detalhe do reforo em Lite-Ply para a instalao da bequilha. Note como o leme j est no lugar, e com as frestas da linha das dobradias seladas com a entelagem.

Ento vamos prosseguir para instalar a bequilha. Ns recomendamos uma bequilha tamanho 60 da Du-Bro, so de excelente qualidade e fceis de instalar (alm de ser o tamanho certo j). Com um alicate, entorte o arame da bequilha at que ele se encaixe na fuselagem, com uma das pontas enconstando no leme. Para pred-lo ao leme, pode-se usar uma abraadeira de plstico feita em casa. Voc pode usar PET (sim, o material daquelas garrafas de refrigerante ou gua), para faz-la. Corte um pequeno retngulo, o suficiente para dar a volta na borda do leme e ainda deixar um espao para que um parafuso de 5/32 (com porca) possa prend-lo ao leme. Depois s colocar no lugar, marcar e fazer o furo para o parafuso. Coloque umas gotinhas de trava-rosca (CA tambm serve) na porca depois de apertada, para evitar que ela se solte com as vibraes do motor. Essa uma maneira simples e robusta para acoplar a bequilha ao leme. Em seguida, vamos instalar o motor. Instale-o mais ou menos centralizado (no sentido do comprimento) no montante. A linha de empuxo do motor deve estar nivelada com a linha central da asa, ou seja, nenhuma inclinao nem para cima nem para baixo. Para modelos 3D, qualquer inclinao desse tipo desenecessria, e ao invs de ajudar, atrapalha. Agora, inclinao para a direita, para compensar o torque da hlice benfica. Coloque umas pequenas arruelas entre o montante do motor e aba de suporte (no prprio motor) nos parufusos dianteros que prendem o motor, para dar essa inclinao para a direita. Talvez sejam necessrios alguns testes em vo para determinar qual a inclinao correta, ou seja, a que deixa o modelo totalmente neutro, sem tendncia para lado nenhum, pois depende bastante de motor para motor. Mas, de maneira geral, como um ponto de partida, comece com cerca de 2 graus de inclinao. Depois vamos passar para a instalao do trem de pouso. Para instalar o trem de pouso fornecido, voc pode usar umas abraadeiras de nylon 5/32 da Du-Bro, mas qualquer outra abraadeira que o prenda firmemente fuselagem e que seja leve pode ser usada tambm. Basta fazer de modo que os parafusos de cada abraadeira atravessem a fuselagem pelo bloco de compensado colado justamente para agir como reforo. Aqui, o posicionamento exato do trem de pouso no muito crtico, basta fazer de maneira que fique parafusado no bloco e fique mais ou menos reto. :-) Na sequncia, vamos para a instalao do tanque. A maneira que usamos para prend-lo fuselagem atravs de elsticos. simples de fazer e prende com firmeza. Para prender os elsticos mais facilmente, pode-se usar ganchos em U vendidos geralmente em casas de material de construo. Use o menor que voc conseguir encontrar. Marque mais ou menos a posio ideal do tanque em relao ao motor e ento rosqueie os ganchinhos atravs do doubler de Lite-Ply em posies que fique em volta do tanque. Depois, s prender o tanque no lugar, com 4 a 8 elsticos, dependendo da qualidade dos mesmos. Para ajudar a isolar o tanque das vibraes do motor, voc pode usar uma esponja de lavar de loua como a espuma isolante. Essas esponjas so fceis de encontrar e j so do tamanho certo!

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

27

6.129 A bequilha instalada. Note a abraadeira usada para acopl-la ao leme. Simples, robusta e eficaz!

6.130 O motor instalado. Aqui estamos usando um OS 50 SX, mas qualquer motor de 2 tempos na faixa .46 a .55 ou de 4 tempos na faixa .70 a .82 tambm pode ser usado com resultados satisfatrios.

6.131 Detalhe dos ganchinhos para os elsticos que iro prender o tanque. Note tambm o trem de pouso j instalado, com as abraadeiras de nylon Du-Bro.

6.132 O tanque instalado. Note a esponja de lavar loua sendo usada como a espuma absorvente. O tanque sendo usado um Du-Bro de 6 oz. Para o 50, o tamanho sufuciente. Evite usar tanques muito grandes pois eles s adicionam peso desnecessrio.

Agora vamos instalar os servos na asa. Basta cortar a entelagem em volta das aberturas para eles, e parafus-los. Aqui estamos usando servos standard para os ailerons e um micro-servo para o acelerador. Depois de instalados os servos, instale o receptor e a bateria dentro da asa (atravs as escotilhas). Para o prximo passo, isso ir ajudar bastante.

6.133 As aberturas para os servos prontas para receb-los. Aqui, o servo do acelerador j foi instalado.

6.134 Os servos instalados na asa, tanto para o aileron quanto para o acelerador. O servo para o aileron na outra asa, no aparece nessa foto, mas para ser instalado da mesma maneira.

Para a lincagem do acelerador, recomendamos usar um ball-link no servo e um clevis de nylon no brao do carburador. O ball-link no servo para facilitar a montagem/desmontagem da asa, onde basta soltar (ou encaixar) o pushrod do servo. Para o pushrod em si, pode-se usar um tubo de nylon (o mesmo usado para antenas). Ele rgido o suficiente para dar preciso ao comando do acelerador mas tambm flexvel o Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

28

bastante para absorver as vibraes do motor, evitando que as engrenagens do servo sejam danificadas. Altamente recomendamos esse setup.

6.135 Detalhe do setup do pushrod do acelerador. Note o ball-link no servo.

6.136 Detalhe do pushrod do acelerador. Note o clevis de nylon no brao do carburador.

Para instalar os servos do grupo de cauda, antes de cortarmos o espao para eles na fuselagem, vamos determinar qual o melhor local para que eles tornem mnima a necessidade de adicionar peso para ajustar o CG. Assim, prenda-os em diversos locais na fuselagem (dentro do recomendado na planta) e experimente o CG, at que encontre um local em que o CG fique mais ou menos no centro do espao recomendado na planta. Para isso vale lembrar que todos os outros equipamentos devem estar instalados (motor, tanque, servos na asa, bateria, receptor, asas inseridas na fuselagem, trem de pouso com rodas, etc). Ento marque o local e corte o espao para os servos. Se voc fez o corte para o canal dos cabos dos servos de maneira correta, voc deve automaticamente encontrar a entrada do canal ao fazer o corte para os servos. Em caso contrrio, ser necessrio ir apertando com o dedo o chapeamento at encontrar o canal (e o fim deste). Uma vez encontrado, corte-o at que encontre o espao cortado para os servos. Depois d os retoques na entelagem. Uma vez o espao para os servos cortado, vamos colar reforos de Lite-Ply 1/8 nas bordas onde os servos sero parafusados, pois a balsa e o Depron sozinhos no apresentam a firmeza necessria para fixar os servos. Depois s questo de instalar os servos. Use extenses de 24 de comprimento em cada servo, para poder conect-los com o receptor. Para passar os cabos pelo canal na fuselagem, use a ajuda de um arame, inserindo primeiro o arame, amarrando os cabos ponta do arame e ento puxando o arame, trazendo os cabos pelo canal.

6.137 Os reforos de Lite-Ply colados nas bordas do espao para os servos.

6.138 Os servos instalados, note os cabos entrando no canal.

Agora, um ltimo passo. Principalmente se for for usar um motor de 2 tempos, esse passo bastante importante. Voc deve ter notado que parte dos servos da cauda fica bem no caminho dos gases de exausto do motor, o que com o tempo pode danific-los devido ao acmulo de leo. Ento precisamos fazer uma capa protetora para eles. No s facilita a limpeza do modelo no final de cada dia, como tambm esttica e protege os servos. Excelente! Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

29

Para faz-la, voc pode usar restos de balsa 1/16 e 1/32. Dimensione de modo que seja o suficiente para cobrir ambos os servos e deixar uma certa folga, pricipalmente na altura. Uma folda de 3 a 5mm o suficiente. Depois de montada a caixinha, entele-a. Para col-la na fuselagem, primeiro a posicione sobre os servos, ento marque o contorno na fuselagem. Depois corte a entelagem nessa marcao, aplique cola (pode ser CA) e cole! Depois d os retoques de entelagem nas juntas, principalemente nos cantos e voil!

6.139 A caixinha protetora para os servos montada. As paredes so de balsa 1/16 e a cobertura balsa 1/32.

6.140 A caixinha entelada, pronta para ser colada na fuselagem.

6.141 O contorno da caixinha na fuselagem demarcado e a entelagem cortada. Agora s aplicar cola colar a caixinha.

6.142 A caixinha colada na fuselagem. Note como ela protege completamente os servos. Vale a pena esse pequeno trabalho extra!

OK! Finalizamos a construo do modelo e esperamos que ele alcance todas as suas expectativas! Para o esclarecimento de eventuais dvidas, dicas, mais informaes, etc, visite o nosso site e o frum Aero3D-BR (http://www.aero3d-br.com/forum). Voc pode tambm nos enviar um e-mail que sempre iremos atend-lo da melhor maneira possvel. Bons vos!!

Stralis V2 kit manual - 2007 Extreme-Aero Tech http://www.extremeaerotech.com/

30

You might also like