You are on page 1of 3

Estrutura e Comunicao Organizacional

Esta UFCD de Estrutura e Comunicao Organizacional, teve a durao de 50 horas, leccionada pelo formador Pedro Guedes, tendo como principais competncias a classificao da

organizao; interpretar a estrutura organizacional; reconhecer os princpios da comunicao organizacional; identificar e caracterizar as funes internas organizao e definir conceitos de qualidade. A Estrutura Organizacional, refere-se s relaes formais como so desenhadas no organigrama e s obrigaes dos membros da organizao. Para podermos atingir os objectivos designados anteriormente, iniciamos por saber o que uma organizao. As organizaes surgem para desempenhar uma funo que sentida como necessrio por outros agentes do meio ambiente, uma organizao pode ser ou no empresarial, a diferena reside nos objectivos da base a que cada uma se prope. Concluso, uma Organizao um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, de forma coordenada e controlada como tambm organizada, com vista a atingir um objectivo pr-determinado atravs de afectao eficaz de diversos meios de recursos disponveis, liderados ou no por algum com funes de planear, organizar, pessoas e diviso de funes. Em soma, vivemos numa sociedade de organizaes, desde que nascemos, nascemos nos hospitais, estudamos em escolas, trabalhamos nas organizaes, at em lazer procuramos uma organizao, (museu, cinema). Uma empresa uma actividade organizada com carcter econmico e profissional, constituda com o fim de produzir lucro. O titular da empresa poder ser um comerciante em nome individual ou uma sociedade. Os principais objectivos das empresas so: econmico e social, tendo em vista a produo de bens e /ou servios destinados venda, satisfazendo as necessidades das comunidades onde se encontra inserida. Da definio tcnica apresentada, conclui-se que a empresa caracteriza-se principalmente por ser: Um organismo social; Um conjunto de meios/recursos; Um sistema de relaes; Um centro de decises.

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

O meio envolvente das empresas, pode ser: contextual e transaccional. O contextual fazem perante variveis macro econmicos, macro sociais e macro ambientais, o que faz com que seja difcil uma s empresa alterar. Porem as empresas dever esforar-se para influenciar essas variveis. O meio envolvente das empresas transaccional os clientes, concorrentes, fornecedores e comunidade. Uma empresa tem como recursos, os Recursos Humanos, a sua classificao em termos de sector da actividade, caracteriza-se em dimenso, propriedade e gesto dos meios de produo e regime jurdico. Em relao ao sector de actividades no sector de actividades econmicas, este caracterizase por, sector primrio; sector secundrio; sector tercirio. Aps esta aprendizagem, aprofundamos mais um pouco. Assim ficamos a saber que uma Firma um nome comercial com o qual os comerciantes assinaro todos os documentos. So comerciantes, as pessoas que tendo capacidade para praticar actos de comrcio, fazem desta profisso. (artigo 13) (cdigo comercial). Os comerciantes so especialmente obrigados a adoptar uma firma; ter escritura mercantil; fazer inscrever no registo comercial os actos a ele sujeitos e dar balano e prestar contas. De seguida falamos sobre a famlia de normas ISO 9000, assim temos em termos mais definidos as seguintes normas: Norma Portuguesa EN ISO 9000:2005 estabelece fundamentos e vocabulrio para implementao de um sistema de normalizao. Norma Portuguesa EN ISO 9001:2008 estabelece os requisitos para implementao de um Sistema de Gesto de Qualidade. Norma Portuguesa EN ISSO 9004:2010 estabelece linhas orientadoras para melhoria do desempenho.

Para tal apresento as formas distintas de obter qualidade. Inspeco; Controlo de Qualidade; Garantia de Qualidade; Gesto de Qualidade Total.

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Os clientes consideram a qualidade o primeiro argumento para a aquisio de um bem ou servio. A qualidade constitui a nica forma durvel de fidelizar clientes e conseguir estabilidade ou aumento de quota de mercado. A qualidade um dos principais meios para aumentar a flexibilidade e reduzir os tempos de resposta, sendo um dos principais factores para o aumento da produtividade, logo a qualidade fundamental para a sobrevivncia de uma empresa.

Assim sendo, a Gesto de Qualidade portadora de oito princpios: Focalizao no cliente; Liderana; Envolvimento das pessoas; Abordagem por processos; Abordagem da gesto como um sistema; Melhoria continua; Abordagem tomada de decises baseada em factos; Relaes mutuamente benficas com fornecedores.

A certificao, consiste no acto pelo qual uma terceira parte da firma que razoavelmente fundamentado esperar que um produto, processo ou servio, devidamente identificado, esteja em conformidade com uma Norma ou com um outro documento normativo especificado. Esta foi uma UFCD importante para a minha vida profissional futura, no tendo encontrado dificuldade de assimilao do contedo. Esta UFCD teve como elementos base de avaliao, diversas fichas de trabalho realizadas em contexto sala de aula e duas fichas de avaliao.

Formador: Pedro Guedes 28 Outubro - 2010

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

You might also like