You are on page 1of 2

ARQUITETURA E URBANISMO FEC/NLins ROGER ABRAHIM Arquiteto CREA 427/D. Am.

SABER VER A ARQUITETURA Bruno Zervi Tantos so os conhecimentos e procedimentos que envolvem a execuo de uma obra de arquitetura que, descrever adequadamente seu desenvolvimento significa entender a prpria histria da civilizao, dos numerosos fatores que a compem e que, com predominncia ora de um ora de outro mas sempre com a presena de todos, geraram as diferentes concepes espaciais que, de vrias formas caracterizam cada uma das grandes civilizaes da histria do homem. Para que cada poca seja vista de maneira crtica e historicamente isenta, vale uma esquematizao da qual cabe explicar as seguintes diretrizes:

a) Os pressupostos sociais. Todos os edifcios so resultado de um


programa construtivo. Este fundamenta-se na situao econmica do pas e dos indivduos que promovem as construes, e no sistema de vida, nas relaes de classe e nos costumes que dela derivam.

b) Os pressupostos intelectuais, que se distinguem dos outros por


inclurem no s o que a coletividade e os indivduos so, mas tambm o que querem ser, o mundo dos seus sonhos, dos seus mitos sociais, das aspiraes e das crenas religiosas.

c) Os pressupostos tcnicos e por assim dizer o progresso da cincia


e de suas aplicaes no artesanato e na indstria, com ateno especfica para o que diz respeito tcnica da indstria da construo e organizao da respectiva mo de obra.

d) Os mundos figurativos e estticos, caracterizados pelo


conjunto das concepes e interpretaes da arte e o vocabulrio figurativo que, em cada poca, forma a lngua de onde os artistas extraem os meios para exprimir, em linguagem individual, as suas criaes. Todos estes fatores, analisados no mecanicamente mas no conjunto das suas relaes variveis, apresentam a cena sobre o qual nasce a arquitetura, as obras que indicam a supremacia ora de uma classe dirigente, ora de um mito religioso, ora de um propsito coletivo, ora de um problema ou descoberta tcnica, ora de uma moda galante, so sempre produto da coexistncia e do equilbrio de todos os componentes da civilizao em que surgem. Alm da descrio destes fatores materiais, psicolgicos e metafsicos de cada poca, teremos a histria das personalidades artsticas e dos monumentos construdos. A critica destas obras pode articular-se, tambm esquematicamente, na seguinte classificao aproximada:

a) Analise urbanstica, isto , a histria dos espaos exteriores em


que surge o monumento e que ele contribui para criar.

b) Anlise arquitetnica propriamente dita, isto , a histria da


concepo espacial, do modo de sentir e viver os espaos interiores.

c) Anlise volumtrica, isto , o estudo do invlucro mural que


contm o espao.

d) Anlise dos elementos decorativos, isto , da escultura e da


pintura aplicada arquitetura e sobretudo aos seus volumes.

ARQUITETURA E URBANISMO FEC/NLins ROGER ABRAHIM Arquiteto CREA 427/D. Am.

e) Anlise da escala, ou seja, das relaes dimensionais do edifcio


relativamente ao parmetro humano.

You might also like