You are on page 1of 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN

CURSO DE PS- GRADUAO EM ENGENHARIA MECNICA

Disciplina: Anlise de Falhas

Professor: Paulo Srgio Carvalho Pereira da Silva Aluno: Carlo Giuseppe Filippin

Junho / 2006

ANLISE DE FALHA DE COMPONENTE MECNICO


1 Componente Dois parafusos com dimetro de 1 , rosca grossa (UNC, 8 fios por polegada), rosca parcial, oxidado negro, cabea com sextavado interno. A superfcie externa da cabea encontra-se usinada, aparentemente para possibilitar ajuste em recesso para embutimento da cabea, na pea onde o parafuso foi instalado. O material com o qual o parafuso foi construdo, provavelmente, em funo da geometria da cabea, de grau SAE 8 (equivalente a ASTM A490, anexa), ou seja, ao ligado temperado e revenido, com os seguintes valores tpicos (ASTM): Mnimo limite de resistncia trao Mnimo limite de escoamento Mnima resistncia de prova 2 Aplicao O parafuso em anlise estava aplicado no fechamento de molde de injeo de componente plstico automotivo. 3 Modelo fsico tpico Uma unio aparafusada constituda de peas a unir e de um elemento de unio, neste caso, um parafuso. O parafuso transpassa pelo menos uma das peas e fixado em outra pea atravs de rosca triangular. Entre estas duas peas podem existir outras. A ltima pea pode, tambm, ser transpassada pelo parafuso, de modo que o parafuso fixado, ento, em uma porca. No caso em anlise o parafuso fixado em uma das peas da unio. Uma pr-carga aplicada para que as peas sofram um carregamento inicial de compresso, possibilitando a absoro de cargas externas de trao. Cargas transversais tambm podem ser suportadas por parafusos, no ocorrendo neste caso. As cargas externas, atuando nas peas unidas, so absorvidas pela unio para que o sistema se mantenha em equilbrio. Estas cargas participam, ento, de um sistema hiperesttico, onde, em um modelo simplista, interpreta que cada filete absorve parte da carga, sofrendo deformaes, elsticas em princpio, de modo que os filetes subseqentes absorvero pores cada vez menores da carga. Em termos prticos, at o terceiro filete roscado h significativa absoro de cargas. Do quarto filete em diante as parcelas de carga absorvida so desprezveis. A Figura 01 ilustra esta distribuio. 1100 MPa 896 MPa 827 MPa (160 kpsi) (130 kpsi) (120 kpsi)

Figura 01: Distribuio de carga nos filetes de um parafuso. (Silva, P. S. C. P.)

Esta distribuio da carga externa ocorre entre o parafuso e as peas unidas, ponderada pelas respectivas rigidezes. A rigidez do parafuso pode ser calculada como a rigidez de um cilindro macio de dimetro d e comprimento l. A poro roscada, quando fixada na porca ou na pea, ter sua rigidez associada da pea, de forma que a simplificao para um cilindro contnuo vlida. Da mesma forma, as peas so modeladas como um cilindro oco, com dimetro interno e externo de d e 3d, respectivamente. Modelos mais apurados representam esta rigidez como aparece na Figura 02. De forma mais simples, para peas unidas construdas em ao (ou seja, com mdulo de elasticidade igual ao do ao), a rigidez das peas 8 vezes a rigidez do parafuso, na unio. Logo, a parcela da carga externa absorvida pelo para fuso de 1/9 e pelas peas unidas de 8/9. Para que a unio permanea estvel sob carga externa, a compresso inicial das peas unidas deve suplantar a parcela de carga externa absorvida pelas peas. Logo, a pr-carga deve ser maior que esta parcela. Aplicaes tpicas mostram pr-cargas de at 90% da carga de prova para parafusos em aplicaes estticas e em torno de 75% da carga de prova em aplicaes dinmicas. Outros carregamentos podem estar presentes como cargas de flexo em funo de desalinhamento de furos e alojamento do parafuso.

Figura 02: Modelo de rigidez das peas a unir. (Norton, R. L.)

A rosca funciona como uma cunha: cargas tangenciais geram grandes cargas axiais. Esta amplificao particularmente grande em funo do pequeno ngulo de inclinao do filete da rosca. A componente tangencial amplificada pelo brao de alavanca correspondente ao raio do parafuso define o momento toror (torque) aplicado ao parafuso. Logo, o torque de aperto determina a carga axial, que, por sua vez, a pr-carga estabelecida no projeto. Para parafusos lubrificados, com dimetro de 1 , o torque aperto deve ser 21% do produto da pr-carga como dimetro do parafuso (Norton, R. L.). 4 Exames: 4.1 Inspeo visual

Os parafusos foram inspecionados visualmente e constatou-se, inicialmente, que apresentavam deformaes plsticas oriundas de carregamento combinado de trao e flexo, conforme Figuras 03 e 04. Pode-se observar, tambm, que as roscas so usinadas e no laminadas. Este processo de fabricao cisalha a estrutura cristalina do material enquanto que a laminao apenas molda a estrutura no formato da rosca, como mostra a Figura 05. Para aplicaes dinmicas, parafusos construdos com material classe SAE 8, o redutor da resistncia do material (combinao da sensibilidade do material ao entalhe com o concentrador geomtrico de deformao) passa de 3,0 em roscas laminadas para 3,8 em roscas usinadas.

Figura 03: Parafuso fraturado.

Figura 04: Parafuso fraturado.

Figura 05: Roscas usinada e laminada. (Norton, R. L.) Das Figuras 03 e 04 percebe-se que a significativa concentrao dos esforos em torno do primeiro e segundo filetes roscados. Essa concentrao dos esforos pode ser entendida raciocinando-se com as deformaes dos filetes do parafuso e da porca. Com efeito, quando o parafuso apertado, ele fica tracionado e a porca comprimida e, portanto, os filetes no encaixariam se no se deformassem. A deformao intensa junto interface de aperto e diminui ao longo dos filetes. Isto explica porque a fratura ocorre normalmente entre o primeiro e segundo filete roscado (Silva, P. S. C. P.). As superfcies das fraturas estavam bastante oxidadas e amassadas em funo da movimentao do sistema aps a fratura (uma superfcie se chocou com a outra). Observando-se a fratura, percebem-se fraturas dcteis, tpicas de sobrecarga, j que no se observam marcas de fadiga (marcas de praia), conforme Figuras 06 a 14.

Porm, no se observa a clssica geometria taa e cone , que se esperaria de uma falha por sobrecarga em um elemento cilndrico, com a fratura iniciando no centro (onde ocorreria a maior triaxialidade de tenses). Porm, em funo da geometria da rosca, onde o concentrador geomtrico de deformaes da ordem de 4, a maior triaxialidade de tenses ocorreu no fundo do filete da rosca, entre o primeiro e o segundo filetes, onde a tenso nominal maior. Logo, a fratura se iniciou no fundo do filete da rosca. Como a fratura no axisimtrica (simtrica em relao ao eixo do parafuso) sugere que ocorreu uma distribuio de esforos normais, oriundos de flexo, ocasionada possivelmente por desalinhamento entre o parafuso e o furo e/ou a rosca fmea. A rosca, por sua vez, em funo do seu pequeno ngulo de hlice, um mecanismo irreversvel, ou seja, a carga axial no consegue produzir torque (caso contrrio o parafuso afrouxaria). Esta caracterstica funo do atrito entre filetes e do s ngulos do filete de rosca. Porm, sob carga assimtrica em relao ao eixo do parafuso, a fora de atrito no homognea em toda a periferia do filete, de modo que deve ter ocorrido algum movimento de rotao da poro do parafuso anterior falha (cabea e parte do corpo no roscada), produzindo uma deformao em hlice. O ngulo desta hlice tenderia a 45. Logo, a clssica geometria de taa e cone estaria deformada de forma helicoidal. Como a fratura teve incio na periferia, a zona fibrosa perifrica, pequena, com inclinao aproximadamente de 45, e uma grande regio central, de cisalhamento, tambm inclinada de 45, porm em planos distintos.

Figura 06: Fratura dctil.

Figura 07: Fratura dctil.

Figura 08: Fratura dctil.

Figura 09: Fratura dctil.

Figura 10: Fratura dctil.

Figura 11: Fratura dctil.

Figura 12: Fratura dctil. Detalhe da usinagem da rosca.

Figura 13: Fratura dctil.

Figura 14: Fratura dctil.

Figura 15: Fratura dctil. 4.2 Exame fractogrfico

Foram elaboradas fractografias (Figuras 16 a 33) das fraturas onde se observa melhor os fatos comentados anteriormente. A regio inicial da fratura mostra-se fibrosa, seguida por uma regio central com estrutura alveolar coalescida, indicando fratura frgil. As grandes regies centrais, alveolares, sugerem que o material do parafuso apresenta grande ductilidade. Uma anlise metalogrfica e de dureza seria interessante de se efetuar para qualificar o material empregado no parafuso. Todas as fractografias so de autoria de Srgio Luiz Henke.

Figura 16: Superfcie de trinca no flanco do filete da rosca.

Figura 17: Incio da fratura no fundo do filete.

Figura 18: Regio inicial da fratura, em plano inclinado em relao ao flanco do filete.

Figura 19: Regio inicial da fratura, em plano inclinado em relao ao flanco do filete.

Figura 20: Regio central da fratura, apresentando estrutura alveolar coalescida.

Figura 21: Regio central da fratura, apresentando estrutura alveolar coalescida.

Figura 22: Transio da regio inicial para a regio central da fratura.

Figura 23: Transio da regio inicial para a regio central da fratura.

Figura 24: Transio da regio inicial para a regio central da fratura.

Figura 25: Transio da regio inicial para a regio central da fratura.

Figura 26: Transio da regio inicial para a regio central da fratura.

Figura 27: Oxidao da superfcie da fratura.

Figura 28: Oxidao da superfcie da fratura.

Figura 29: Aparentemente alguns planos de clivagem.

Figura 30: Marcas de usinagem no flanco do filete da rosca.

Figura 31: Fissuras na superfcie do flanco do filete da rosca.

Figura 32: Detalhe do perfil da rosca.

Figura 33: Fissuras paralelas ao filete de rosca.

Concluso

A falha o correu por sobrecarga, na forma de fratura dctil. As causas podem estar relacionadas com o tipo de solicitao carregamento assimtrico, combinando flexo e trao e com a qualidade do parafuso rosca usinada e no laminada. Estes aspectos podem ter suplantando as premissas de projeto, de forma, mesmo sob carga nominal, o sistema veio a falhar.

Referncias Collins, J. A., Projeto Mecnico de elementos de Mquinas , LTC, Rio de Janeiro, 2006; Azevedo, C. R. F. e Cescon, T., eds., Metalografia e Anlise de Falhas , IPT, So Paulo, 2004; Silva, P. S. C. P., Anlise de Falhas , Apostila do Curso de Anlise de Falhas, UFPR, 2006; Tao, C., Xi, N., Yan, H. e Zhang, Y., Fatigue Failure of Hold-Down Bolts for a Hydraulic Cylinder Gland , Engineering Failure Analysis 5, (3), 241-246, 1998; Norton, R. L., Machine Design An Integrated Approach , Prentice Hall, New Jersey, 2000; ASTM, A 490 97 Standard Specification for Hest-Treated Steel Structural Bolts, 150 ksi Minimum Tensile Strenght, American Society for testing and Materials, West Conschohocken, 1997; ASM HANDBOOK, Volume 11 Failure Analysis and Prevention , EUA, 1995; Colpaert, H., Metalografia dos produtos siderrgicos comuns , Edgard Blcher, So Paulo, 1974.

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

You might also like