You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE GAMA FILHO Contabilidade e Oramento Pblico Prof. Polyana Silva 2. ADMINISTRAO PBLICA 2.

1 Conceito Na esfera federal, a Administrao Direta ou Centralizada composta por rgos subordinados Presidncia da Repblica e aos Ministrios, como o __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Chama-se centralizada a atividade exercida diretamente pelos entes estatais, ou seja, pela Administrao Direta. 2.2 Organizao pblico-administrativa brasileira De acordo com o Decreto-Lei n 200/67, de 25/fev/67, a organizao da Administrao Pblica Federal ser estruturada da seguinte forma: A Administrao Federal compreende: I - A Administrao Direta, que se constitui dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios. II - A Administrao Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurdica prpria: 2.3.2 Administrao indireta ou descentralizada aquela atividade administrativa, caracterizada como servio pblico ou de interesse pblico, __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Dentre as entidades que compem a chamada administrao indireta, o Estado pode utilizar-se de instituies com personalidade jurdica de direito pblico ou de direito privado, dependendo dos servios que pretende transferir, quer por fora de contingncia (incerteza eventual) ou de convenincia administrativa. Chama-se Descentralizada a atividade delegada (por contrato) ou outorgada (por lei) para as entidades da Administrao Indireta. 2.4 Entidades que compem a administrao indireta ou descentralizada: a) AUTARQUIAS O DL n 200/67, em seu art. 5, I cuidou de definir autarquia federal como sendo: ... o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receitas prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. autarquia, geralmente so indicados servios que requeiram maior especializao e, consequentemente, organizao adequada, autonomia de gesto e pessoal tcnico-especializado.

2.3 Organizao da administrao pblica: 2.3.1 Administrao direta ou centralizada A Administrao Direta corresponde __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

UNIVERSIDADE GAMA FILHO Contabilidade e Oramento Pblico Prof. Polyana Silva b) EMPRESAS PBLICAS A seguir, algumas importantes caractersticas das autarquias: A definio de empresa pblica foi dada pelo Decreto-Lei n 200/67, em seu art. 5, II, que dizia ser: ...a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criado por lei para a explorao de atividade econmica que o Governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou de convenincia administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.. dotadas de patrimnio prprio, inalienvel, impenhorvel e imprescritvel admisso de servidores pblicos por concurso (art. 37, II, CF/88), ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao regime estatutrio ou da CLT; admisso sem concurso s na hiptese do art. 37, IX, CF/88 contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico impossibilidade, em regra, de seus servidores acumularem cargos pblicos (art. 37, XVI e XVII, CF/88) a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade sujeita s regras licitatrias ( nico, Art. 1, Lei n 8.666/93) Exemplo: __________________________________________________________________ ATENO Agncia Reguladora: uma autarquia criada sob regime especial, com a atribuio de exercer o poder normativo das concesses e permisses de servios pblicos, competncia essa que, originalmente, do Poder Pblico. Assim, exerce o poder de polcia, fiscalizando e controlando a atuao dos concessionrios e permissionrios. Exemplos: _________________________________________. Para fixar, veja as principais caractersticas das empresas pblicas: criao autorizada por lei especfica (art. 37, XIX, CF/88); extino tambm por lei podem prestar servio pblico ou explorar atividade econmica em carter suplementar, se necessria segurana nacional ou relevante interesse coletivo devem licitar, com regras prprias (Art.199) ou da Lei de Licitaes n 8.666/93 sujeitas s obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrias admitem qualquer forma societria prevista em direito (sociedade annima, de responsabilidade limitada, capital e indstria, etc) podem ser sociedades mercantis, industriais ou de servios servidores regidos pela CLT, com acesso mediante concurso pblico (art. 37, II, CF/88) ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao impossibilidade de acumulao de cargos de seus servidores (art. 37, XVI e XVII, CF/88), e equiparados a funcionrios pblicos para fins penais (art. 327, CP) e de improbidade administrativa (Lei n 8.429/92) Exemplos de empresas pblicas: __________________________________________________________________ _________________________________________________________________

UNIVERSIDADE GAMA FILHO Contabilidade e Oramento Pblico Prof. Polyana Silva c) SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA Da mesma forma que a empresa pblica, a definio de sociedade de economia mista tambm foi dada pelo Decreto-Lei n 200/67, em seu art. 5, III: ... entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei para a explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima cujas aes com direito a voto pertenam em sua maioria Unio ou a entidade da Administrao Indireta. Assim, basicamente so dois os principais traos distintivos entre esses dois tipos de empresas estatais: A definio das fundaes pblicas tambm foi dada pelo Decreto-Lei n 200/67, em seu art. 5, IV: ... a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes. Para fixar as caractersticas das Fundaes Pblicas:

De acordo com a atual CF/88, em seu art. 37, XIX, exige-se apenas lei especfica para autorizao; uma vez autorizada, a criao dar-se- por meio de decreto. Enquanto as empresas pblicas devem ter 100% do capital pblico, nas sociedades de economia mista a participao deve ser majoritria do Poder Pblico, admitindo-se a participao de capital privado. Por outro lado, as empresas pblicas podem revestir-se de qualquer forma admitida em direito, enquanto que as sociedades de economia mista devem ser sob a forma de sociedade annima. A primeira pode ser civil ou comercial; a segunda, sempre comercial. Exemplos de SEM: _______________________________________________________________ __________________________________________________________________ d) FUNDAES PBLICAS A natureza jurdica das fundaes muito controvertida na doutrina, alguns negando a possibilidade de a mesma ter natureza pblica, outros admitindo tanto a natureza pblica quanto a privada. Para os fins a que se destina este trabalho, no vamos nos aprofundar muito nessa discusso, pois no inteno aqui adentrar do mrito da questo.

criao autorizada por lei, para desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico com autonomia administrativa com patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo recursos do ente pblico ou de outras fontes imunidade de impostos sobre patrimnio, renda e servios (art. 150, 2, CF/88) institudas e mantidas pelo Poder Pblico Exemplos de Fundaes: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ATENO Com a CF/88 as Fundaes Pblicas foram equiparadas s Autarquias. Possuem personalidade jurdica de direito pblico.

Bibliografia utilizada: KOHAMA, H. Contabilidade Pblica: Teoria e Prtica. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2010. GIACOMONI, James. Oramento pblico. 15 ed. So Paulo: Atlas, 2010. SILVA, Lino. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2009.

You might also like