You are on page 1of 2

Modelos de Demonstraes Financeiras

Esta

UFCD

de

Modelos

de

Demonstraes

Financeiras teve durao de 50 horas e foi leccionada pelo formador Antnio Pimenta. Este mdulo apesar de ser uma continuao dos anteriores, teve como objectivo aprofundar, as demonstraes financeiras, como tal, passo desde j a descrever um pouco da matria leccionada. O Decreto -Lei n. 158/2009, de 13 de Julho, veio aprovar o Sistema de Normalizao Contabilstica (SNC), no qual se previu a publicao em portaria dos modelos de demonstraes financeiras. Estes instrumentos contabilsticos, embora inseridos no contexto do SNC, de aplicao obrigatria para as entidades sujeitas ao SNC, podero, tambm, ser utilizados pelas entidades que, nos termos do artigo 4. do citado decreto -lei, apliquem as normas internacionais de contabilidade, atentos os evidentes benefcios que da adviro para a comparabilidade das demonstraes financeiras. Os modelos de demonstraes financeiras do SNC so constitudos por: Balano Demonstrao dos resultados Demonstrao das alteraes no capital prprio, Demonstrao dos fluxos de caixa.

A Demonstrao de Resultados uma demonstrao financeira, de carcter obrigatrio, na qual se pretende dar uma viso econmico-financeira, simplificada, de uma organizao. Esta ferramenta no mais que um filme da actividade da empresa, explicando e demonstrando como foi gerado o Resultado Lquido num dado perodo contabilstico. Desenvolvem-se explicitamente os tipos de Demonstraes de Resultados existentes, efectuando uma anlise fundamentada dos modelos que constam nas normativas, assim como a relao que existe entre a Demonstrao de Resultados e o Balano. Os Custos, os Proveitos e os Resultados so os trs elementos fundamentais que constituem a Demonstrao de Resultados.

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

As demonstraes financeiras representam o principal meio informativo da situao patrimonial e dos resultados da empresa junto aos, (investidores, fornecedores, clientes, empregados, governo, instituies financeiras etc.), que tenham ou possam vir a ter interesse na avaliao da situao da empresa em determinado momento ou em seu progresso ao longo do tempo.

Considerando o objectiva de declarar informaes ao usurio. Estas demonstraes podem ser representadas por Funes, ou por Natureza.

A Demonstrao de Resultados por Funes a demonstrao financeira que apresenta os resultados das operaes de uma empresa durante um determinado perodo em que os diversos custos so classificados de acordo com a sua funo como parte do custo das vendas e das actividades de distribuio ou administrativas. Os resultados so apurados, descriminando os seus componentes positivos e negativos por origem ou afectao e, em particular, de acordo com as funes empresariais (produo, comercial, administrativa, financeira, etc.).

A Demonstrao dos Resultados por natureza, de elaborao obrigatria, a demonstrao financeira que apresenta os resultados das operaes de uma empresa durante um determinado perodo em que os custos e as perdas e os proveitos e os ganhos so classificados de acordo com as respectivas naturezas.

Durante esta UFCD, foi elaborado 3 testes com carcter avaliativo, diversos exerccios foram postos em prtica, para que ao longo do tempo fossemos desenvolvendo o contedo aprendido. Para mim este foi um mdulo de continuao, pelo que no me atrevo a dizer que terminou a contabilidade comea exactamente onde termina este mdulo. Contudo posso dizer que foi um mdulo interessante e que atravs deste, poderei continuar a seguir o meu objectivo.

Formador: Antnio Pimenta 12 Janeiro - 2011

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

You might also like