You are on page 1of 6

Populao Absoluta Populao absoluta o nmero total de habitantes de um lugar (pas, cidade etc.).

. Quando um determinado lugar possui um grande nmero de habitantes, dizemos que populoso ou de grande populao absoluta; e quando possui um pequeno nmero de habitantes, dizemos que no-populoso ou de pequena populao absoluta. Tambm pode ser definida como populao fixa, que tem suas casas ou moradias fixas. Assim, o pas que apresenta um elevado nmero de populao absoluta chamado de populoso. A populao mundial hoje de cerca de 6.612.835.211, e os cinco pases mais populosos do mundo so: China, ndia, Estados Unidos, Indonsia e Brasil. Populao Relativa Populao relativa tambm chamada de densidade demogrfica, e algumas pessoas confundem populao absoluta com densidade demogrfica. Densidade demogrfica a mdia de habitantes por km2, para obt-la basta dividir a populao absoluta pela rea. Quando um lugar possui elevada densidade demogrfica dizemos que densamente povoado; e quando possui baixa densidade dizemos que fracamente povoado. Qual a diferena entre populoso e povoado ? O pas mais populoso aquele que tem o maior nmero absoluto de habitantes, somado de todas as suas regies, e, o mais povoado aquele que tem a melhor distribuio de seus habitantes, ou seja, que tem maior nmero de habitantes por quilmetro quadrado (km2)

Clculos de Densidade Demogrfica

O Brasil ocupa uma rea de 8 514876 km2, na qual vivem aproximadamente 190 milhes de pessoas. Para calcular a densidade demogrfica ou populao relativa necessrio: Densidade demogrfica = populao absoluta rea territorial brasileira Densidade demogrfica = 190000000 habitantes = 22,31 hab/Km2 8 514 876 km2 Para obt-la basta dividir a populao absoluta pela rea da regio analisada.

Superpovoamento Corresponde a um descompasso entre as condies scio-econmicas da populao e rea ocupada. Isso quer dizer que, superpovoamento no depende apenas da densidade demogrfica, mas principalmente das condies de vida da populao. Alguns pases com grande densidade demogrfica podem no ser considerados superpovoados, enquanto outros com densidade baixa assim o podem ser classificados. Uma rea densamente povoada no necessariamente superpovoada; isso porque o conceito de superpovoamento no diz respeito apenas ao nmero de habitantes por Km, mas tambm se refere ao nvel scio-econmico e tecnolgico da populao em relao a rea ocupada. Nesse caso, ocorre superpovoamento quando h descompasso do ponto de vista das condies scio-econmicas da populao em relao rea ocupada. A Holanda por exemplo, um pas densamente povoado (434 hab/Km), mas no superpovoado ( a populao desfruta de alto padro de vida em um espao muito pequeno), ao passo que pases com a ndia (247 hab/Km) e Bangladesh (740 hab/Km) so superpovoados. O superpovoamento portanto relativo. Fatores de concentrao populacional Quando observamos um mapa-mndi que trata da distribuio geogrfica da populao, deparamos com um fato incontestvel: a populao encontra-se muito maldistribufda, apresentando reas de grandes concentraes ao lado de grandes vazios populacionais. Por

qu? A irregular ocupao do espao pelo homem decorre, fundamentalmente, da conjugao de diversos fatores (naturais, histricos e scio-econmicos), que favorecem ou restringem a ocupao humana do espao. Fatores fsicos ou naturais As reas mais favorveis ocupao humana so, por exemplo, as de clima temperado, os planaltos tropicais, as plancies; os vales e deitas fluviais e as de solos frteis. Entre as desfavorveis esto as regies polares, os desertos, as elevadas altitudes e as florestas equatoriais. E claro que no podemos isolar umdeterminado fator sico (clima, por exemplo) e a partir da generalizar a ocupao humana, pois, como sabemos, os vrios fatores fsicos atuam em conjunto, criando reas mais ou menos favorveis concentrao populacional. Por outro lado, no deixa de ser verdade tambm que certos fatores naturais so predominantes, como o caso da temperatura nas regies polares e da aridez nos desertos. Fatores histrico De modo geral, as reas de povoamento mais antigo costumam ser mais habitadas que as de povoamento mais recente. De fato, as maiores concentraes populacionais do mundo Extremo Oriente Oeste da China, Coria e Japo), sia das mones (sul e sudeste asiticos), Europa centro-ocidental confirmam essa regra. O Nordeste brasileiro pode ser considerado uma das excees regra, pois, apesar de ser a regio brasileira de mais antigo povoamento e de ter sido a mais populosa e povoada por muito tempo, perdeu essa posio para o Sudeste, em virtude do maior desenvolvimento econmico dessa regio. Fatores Econmicos Na realidade, esses fatores deveriam estar enquadrados entre os histricos, entretanto estamos considerando-os separadamente para melhor esquematiz-los. As atividades econmicas so bastante diversificadas quanto s formas deproduo, natureza e finalidade dos produtos. Em funo desses fatores, as atividades econmicas acarretam maior ou menor concentrao populacional. Assim, as reas de agricultura extensiva mecanizada e de pecuria extensiva, por exemplo, apresentam pequena concentrao e baixa densidade demogrfica, pois requerem pequena quantidade de trabalho por rea, ou seja, a relao trabalho-rea baixa (pradarias norte-americanas e canadenses, pampa argentino, Campanha Gacha etc.). No entanto, as reas de agricultura antiga e intensiva (geralmente de povoamento antigo) costumam apresentar

densidades mais elevadas em virtude de a relao trabalho-rea ser maior (plancie chinesa, Sudeste asitico etc.). As atividades industriais e de prestao de servios, pela sua prpria natureza e dinmica, costumam acarretar grandes concentraes populacionais, como o nordeste dos EUA, a Europa ocidental e o eixo So Paulo Rio de Janeiro. Taxa de natalidade e mortalidade Taxa de natalidade corresponde a relao entre o nmero de nascimentos ocorridos em um ano e a populao absoluta, o resultado em geral expresso por mil. N. de nascimentos X 1000 = taxa de natalidade Populao absoluta A natalidade ligada a vrios fatores como por exemplo qualidade de vida da populao, ou ao fato de ser uma populao rural ou urbana. As taxas de natalidade no Brasil caram muito nos ltimos anos, isso se deve em especial ao processo de urbanizao que gerou transformaes de ordem scio-econmicas e culturais na populao brasileira. Taxa de mortalidade corresponde a relao entre o nmero de bitos ocorridos em um ano e a populao absoluta, o resultado expresso por mil. N. de bitos X 1000 = taxa de mortalidade Populao absoluta Assim como a natalidade, a mortalidade est ligada em especial a qualidade de vida da populao analisada. No Brasil, assim como a natalidade a mortalidade caiu, especialmente a partir do processo de industrializao, que trouxe melhorias na assistncia mdica e sanitria populao, alm da urbanizao acentuada. Taxa de fertilidade Taxa de fecundidade uma estimativa do nmero mdio de filhos que uma mulher teria at o fim de seu perodo reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data. Tambm pode ser definida como: o nmero mdio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, de 15 a 45 anos.

Crescimento Vegetativo Crescimento vegetativo ou natural a diferena entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de um determinado local ou pas geralmente expressa em porcentagem. Segundo a teoria da transio demogrfica que defende que a transio da sociedade pr-industrial para a ps industrial percorre trs ou quatro fases distintas (de acordo com a classificao), o crescimento da populao oscilaria de acordo com estas fases, variando com ele a taxa de crescimento vegetativo. Na primeira fase ou fase pr-industrial, haveria um ndice de crescimento vegetativo baixo devido aos altos ndices de mortalidade e natalidade que iriam se equilibrar principalmente pelas baixas condies higinico-sanitrias, por causa das guerras, epidemias, e etc. Na segunda fase ou fase transicional, podemos identificar dois perodos distintos que at podem ser considerados como fases distintas. No primeiro perodo nota-se um crescimento populacional elevado devido a queda na taxa de mortalidade ocasionada pela melhora nas condies sanitrias e de segurana (fim das guerras, avanos tecnolgicos). No segundo perodo (ou terceira fase, de acordo com a classificao), notar-se-ia a diminuio da taxa de natalidade ocasionada por medidas de controle como planejamento familiar e mtodos anticoncepcionais, fazendo com que o crescimento vegetativo volta aos nveis mais baixos. Numa terceira fase (ou quarta), a fase evoluda, tanto a taxa de natalidade quanto a de mortalidade voltam a se estabilizar, ocasionando uma taxa de crescimento vegetativo bastante pequena. H quem considere a hiptese de uma quinta fase de crescimento demogrfico onde o crescimento vegetativo seria negativo devido aos altos custos de vida que inviabilizariam famlias muito grandes, ou as tornaria indesejveis para as pessoas que quisessem manter seus altos padres de vida. Esse efeito j pode ser notado em pases com Alemanha, Inglaterra e outros pases de industrializao desenvolvida. A principal desvantagem, segundo os especialistas que com a taxa de natalidade baixa e a expectativa de vida cada vez maior, haver um colapso nos sistemas previdencirios de muitos pases que no foram elaborados para este tipo de situao.

Diferena entre crescimento vegetativo e crescimento demogrfico O crescimento vegetativo a natalidade ( n de nascimentos) mortalidade (n de bitos) de uma determinada regio. J o demogrfico o n de habitantes de uma determinadas regio, ele calculado a partir do crescimento de habitantes nesta regio num certo perodo como de um ano a outro por exemplo.

You might also like