You are on page 1of 8

QUESTO AGRRIA E DESENVOLVIMENTO RURAL: Reflexes sobre o campesinato no Capitalismo

Edilene de Jesus Santos1

RESUMO A demanda crescente do mercado mundial por commodities influenciam governos e lideranas da sociedade civil a defender a ampliao da oferta desses produtos. Nota-se a presena de atividades ligadas ao setor agroindustrial e de culturas com alto grau de tecnologia. Tais reconfiguraes no campo partem da perspectiva do desaparecimento de agriculturas tradicionais e camponesas em favor da supremacia da empresa agrcola. O presente trabalho discute a importncia dos camponeses como atores sociais do meio rural, e na configurao da produo rural sustentvel. Portanto, a permanncia desses atores torna-se fundamental na busca de alternativas para a sustentabilidade no campo. Palavras-Chave: desenvolvimento. Capitalismo, campesinato e

ABSTRACT The growing market demand for commodities worldwide influence governments and civil society leaders to advocate expanding the supply of these products. Note the presence of activities related to crop and agro-industrial sector with high technology. Such reconfigurations in the field from the perspective of disappearance of traditional agriculture and farmers in favor of the supremacy of the agricultural enterprise. This paper discusses the importance of the peasants as actors in rural areas, and the configuration of sustainable farming. Therefore, the permanence of these actors is fundamental in finding alternatives for sustainability in the field. Keywords: Capitalism, peasantry and development.

Mestre. Universidade Federal do Par (UFPA). edileneeconomia@yahoo.com.br

INTRODUO

As intervenes na agricultura impulsionadas por uma conjuntura internacional favorvel e por anseios desenvolvimentistas do Estado Brasileiro possibilitou a apropriao do capital na agricultura com as transformaes impostas pela penetrao da industrializao capitalista. O crdito agrcola subsidiado, juntamente com incentivos fiscais, polticas de preos mnimos e pesquisa e extenso rural, constituram esteio central deste processo. A presena de atividades ligadas ao setor agroindustrial e de culturas com alto grau de tecnologia tornaram-se marcantes. Diante disso, tornou-se evidente para alguns autores que tendo Marx (1980) como referncia, acreditavam que numa sociedade capitalista, a permanncia e sobrevivncia de uma razo no capitalista estariam condenadas ao desaparecimento, estas no se sustentariam num ambiente capitalista. Destarte, autores como Lnin (1980) e Kautsky (1980), partem da perspectiva de diluio do campesinato pelo capitalismo, no qual de diferentes formas a sobrevivncia do campons estaria comprometida, sendo esta substituda por uma agricultura capitalista, dominada pelo capital industrial. Os latifndios rurais seriam transformados em empresas agrcolas, aptas a investir em tecnologias e reproduzir capital. No entanto, em muitos pases, inclusive no Brasil, as sociedades tradicionais e camponesas sobrevivem, persistem no capitalismo e na sociedade moderna, refutando na prtica o pensamento clssico fundado na obra de Marx (1980). Nos dias atuais, essas sociedades por muitos tidas como tradicionais aparecem como alternativa, em estratgias de sustentabilidade, s transformaes modernas e ao desenvolvimento predatrio a elas devido.

1 O CAMPESINATO NA AGRICULTURA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL. Antes de fazer a abordagem sobre a questo agrria e o campesinato, cabe indagar: o que ser considerado campons? Nesse sentido Redfield apud Abramovay ( 1992a, p 109 ), define:
Chamarei de campons quem tem ao menos essas trs caractersticas em comum: sua agricultura est voltada para a manuteno e um modo de vida e no um negcio visando lucro . V-se o campons como um homem que tem o controle efetivo de um pedao de terra ao qual se encontra ligado h muito tempo por laos de tradio e sentimento.

Por seu turno, Shanin apud Abramovay ( 1992b, p.109) assim v a questo:
Delimitaremos campesinato como uma entidade social com quatro facetas essenciais e interligadas; a unidade familiar, como a unidade bsica multifuncional de organizao social, trabalho na terra e normalmente com a criao de animais como o principal meio de subsistncia, uma cultura tradicional especfica diretamente ligada ao modo de vida das pequenas comunidades rurais e sujeio multidirecional a poderes exteriores.

Ambas as vises fazem uma associao entre camponeses e cultura tradicional. Para os propsitos deste estudo essas definies so restritas na medida em que entende como camponeses apenas os produtores de pequenas comunidades rurais de cultura tradicional. O presente trabalho ter como referncia a definio mais ampla de Costa (2000a, p. 114), para quem camponesas so:
Aquelas famlias que, tendo acesso a terra e aos recursos naturais que esta suporta, resolvem seus problemas reprodutivos a partir da produo rural seja ela extrativa, agrcola e no-agrcola, sendo desenvolvida de tal modo que no se diferencia o universo dos que decidem sobre a alocao do trabalho, dos que sobrevivem como resultado dessa alocao.

Est presente nesta definio a nfase que Chayanov (1974) pe na centralidade das necessidades reprodutivas da famlia no processo decisrio da empresa camponesa, posto que esta constitui uma unidade indissocivel entre a esfera de produo e esfera de consumo. Mas possvel tratar como camponeses, portanto como estruturas de mesma natureza e que se reportam s mesmas razes de fundo, tanto produtores rurais de base familiar que vivem em contextos tradicionais, como seus congneres que vivem em contextos modernos. Em qualquer dos casos, o agricultor, produtor ou unidade familiar tem o centro das decises de produo na famlia, as mudanas que possam vir a ocorrer, devem estar de acordo com as capacidades e necessidades da mesma. O produtor considerado campons quando sua produo est completamente atrelada reproduo da famlia, decidindo e agindo em funo da garantia de reproduo e sustentao familiar. Em perspectiva inversa, quando a racionalidade de uma unidade produtiva a acumulao totalmente pautada no lucro, ela no camponesa. O que diferencia a unidade camponesa da empresa capitalista que a primeira acumula recursos de capital para garantir a reproduo da famlia, tendo este fator como a razo de existncia; j a segunda supe a centralidade no lucro como fundamento da racionalidade decisria de seus componentes. Diante disto, ao contrrio dos

empreendimentos que acumulam para maximizar lucro, a unidade camponesa acumula para tornar mais eficiente a reproduo familiar. 2 A PRESUMVEL DISSOLUO DO CAMPESINATO PELO CAPITALISMO: AS ABORDAGENS DE MARX, LNIN E KAUTSKY. Marx no livro O Capital (1985) observava a sociedade capitalista do seu tempo e baseado nas experincias anteriores do sculo XVIII, mais precisamente na Inglaterra, analisa a especificidade da sociedade outrora em construo. Percebeu a presena dominante da relao mercantil da mercadoria, como um fenmeno. Sendo esta um elemento que penetra em todos os campos seja no aspecto social e econmico, fazendo com que a acumulao agora fosse de mercadorias e no de pedras preciosas. Desta maneira, a nova sociedade foi concebida de forma polarizada sendo que de um lado estavam os trabalhadores destitudos da sua riqueza econmica e dos meios de produo, e de outro, os capitalistas, detentores dos bens econmicos (e polticos). A referncia para consolidar o sistema capitalista seria a propriedade da terra. Com essas modificaes a sociedade gira em torno de classes que para Marx seriam: os trabalhadores (com a sua fora de trabalho) e os patres empresrios capitalistas (detentores dos meios de produo). Fica evidente para esta concepo que a economia camponesa seria fadada ao desaparecimento, no podendo reproduzir-se no capitalismo, a cujas leis no se adaptariam dado que se mostravam incompatveis com sua racionalidade. No obstante, Marx reconheceu que essa razo forma de produo no-capitalista especfica seria funcionalizvel pelo capital mercantil e usurrio. Mesmo assim, ao final seria incompatvel com o domnio direto que se daria com a subsuno real do trabalho presente na fase industrial do modo de produo capitalista. Essas formas de produo seriam destrudas pelas tenses das foras do capitalismo, exgenas ao seu universo. Lnin (1980), um profundo conhecedor de O Capital, obra de Marx, realizou um trabalho com forte empiria buscando indicar a validade dessa obra com respeito ao campesinato. Pauta o seu estudo no processo social da Rssia fazendo uma leitura relevante dos principais pontos do iderio capitalista naquele pas. As anlises de Lnin nos censos de 1897 e 1905 foram importante, na medida em que acompanharam dois perodos e permitiram a comparao entre os mesmos. As estatsticas e as tabulaes especiais do autor partem dos estratos de rea, o que contribui para uma anlise mais sofisticada.

Lnin tem as relaes sociais como o grande motor das externalidades do capital mercantil e campons, sendo que os camponeses como uma fora mais fraca perdem a condio camponesa e transformam-se em assalariados ou ento migram para as cidades. A desagregao do campesinato constitui-se ento, para Lnin, em evento importante para a transio de uma economia capitalista. O capitalismo um sistema que no surge sem uma base que o impulsione e garanta a sua afirmao, configurando-se num conjunto de contradies que conduzem desintegrao do modo de produo anterior. A desagregao do campesinato ocorreria em um processo lento e gradual, tanto no mbito das relaes sociais como nas tcnicas de produo. J Kautsky (1980) apresenta a tese de que as atividades agrcolas perderiam sua especificidade, principalmente a camponesa, sendo estas substitudas por processos industriais e pela penetrao da industrializao na agricultura, atravs de mtodos de aplicao de tecnologias para garantir o abastecimento do crescente mercado. A economia camponesa seria superada pelo progresso tcnico. E para o autor, o progresso tcnico levado agricultura moderna pela burguesia rural, tanto a pequena como a grande, com a particularidade de que a ltima desempenha para ele, o papel mais importante. Destarte, os camponeses seriam suprimidos pelas atividades industriais, por no deterem de parmetros econmicos para concorrerem com as empresas capitalistas. Neste processo de modernizao e desenvolvimento no teria espao para unidades familiares de produo e o campons seria um agente passivo, que apenas submetia-se com passividade a estas determinaes impostas pelo sistema. 3 PERMANNCIA E CAPACIDADE EVOLUTIVA DO CAMPESINATO: ABORDAGENS REFLEXIVAS DE CHAYANOV, TEPICHT, SHANIN E COSTA. Chayanov (1974) contrape-se referncia Marxiana por acreditar na adaptao do campons ao sistema capitalista, capaz de reproduzir com ele indefinidamente, respondendo sua maneira, s tenses prprias do capitalismo industrial. Defende a tese que a lgica da reproduo do campesinato baseia-se na economia familiar, tendo como base estritamente a mo de obra dos membros da famlia. O ponto de vista Chayanoviano centra-se na unidade familiar, tendo esta entendida por ele, como a base do campons, sendo a sua estrutura constituda a partir da famlia. A produo camponesa mediada unicamente para a satisfao das necessidades familiares, tendo a mo de obra familiar como elemento mediador das suas necessidades. E exatamente esse modo de vida dos camponeses que para ele, constitudo por elementos

que ainda o fazem persistir frente aos investimentos econmicos capitalistas. Mostrando assim, um campesinato no subordinado lgica do capital, mas presente com suas especificidades e afirmao. Dessa maneira, Chayanov coloca a sua acepo aproximando-se da viso marxiana por considerar o campesinato como modo de produo, sendo um conjunto coerente e distinto de foras produtivas e de relaes sociais entre os homens. Para ele, o segredo da longevidade da economia camponesa estaria relacionado com o fato de que o modo de produo campons no gerador de uma formao particular, pelo contrrio, ele associase a uma srie de formaes, adaptando-se, interiorizando-se da sua maneira s leis econmicas de cada uma e deixa ao mesmo tempo a sua marca em cada uma delas. J Tepicht (1973) contrape-se viso marxiana quanto s suas pressuposies micro, aceitando-as, todavia, como macro referncia, em uma interao com a viso interna e micro de Chayanov. Assim, defende que a associao entre o campesinato e as empresas capitalistas que poderiam resultar no declnio do primeiro grupo. Entende-se aqui, nesta compreenso, a questo da convivncia entre as duas formas de produo. Tepicht tambm contrape-se Chayanov em relao ao esforo da famlia camponesa. Enquanto para Chayanov o uso do trabalho familiar se faria por um contnuo de aplicao de capacidades homogneas, onde no haveria distino qualitativa entre cada unidade sucessiva de trabalho, em que a unidade adicional seria sempre mais penosa e menos til, para Tepicht o trabalho familiar composto por duas partes qualitativamente diferentes, a depender do carter das foras que so colocadas em vigor (transferveis e no transferveis a outros setores econmicos), o carter material do produto dele resultante e da remunerao do trabalho escondida no preo desses produtos. Diante disto, o trabalho marginal, que em Chayanov opera mediante condies subjetivamente avaliadas pelo campons, para Tepicht deriva de situaes objetivas codeterminadas por uma economia englobante que se aproveita da sua fraca mobilidade profissional. Atravs de seus estudos baseados em estruturas de dados estatsticos privilegiados, Shanin (1974) mostra o campesinato fazendo inovaes na agricultura, incluindo em suas anlises os pontos de referncias Marxiana e Chayanoviana. Ele concorda com a primeira quanto diferenciao social dos camponeses e a relevncia da especificidade da vida social e econmica, com desdobramentos de mudana de inovao e no de transitoriedade. Sendo o trabalho familiar a base destas mudanas. Para Shanin, tanto Lnin como Chayanov estavam corretos em suas anlises. A determinao geogrfica tambm est operando, o que acontece a juno dos dois

elementos foras econmicas e demogrficas polarizadas que entra como vetor de nivelamento ou em contraste com as mesmas, o que antes era tido como divergente. O autor sinaliza em suas obras, as possibilidades da reproduo camponesa, com base na fora de trabalho da famlia, de acrescentar a importncia de mudanas e permanncias, pela singularidade de suas especificidades. Costa (2000), tendo como ponto central a discusso dos aspectos produtivos e reprodutivos da estrutura camponesa e considerando princpios defendidos por Chayanov e regulaes indicadas pela economia poltica marxista, apresenta uma viso alternativa que considera a importncia do campesinato como organizao social e econmica ativa, capaz de conduzir estratgias de reestruturaes e permanncias, frente s conjunturas adversas e estruturas sociais diferenciadas das sociedades capitalistas. Aliado a isto, ele mostra a preocupao com a agricultura e suas especificidades, acreditando que a unidade camponesa provida de mecanismos que podem promover um desenvolvimento sustentvel. Neste sentido, a discusso sobre a permanncia dessa racionalidade no mbito da sociedade capitalista, torna-se fundamental, pois o campons configura-se como elemento capaz de adaptar-se e sobreviver num sistema que difere da sua racionalidade. 4 CONSIDERAES FINAIS Para Abramovay (1992c) o campons tinha que ser tratado de forma especfica, como estaria fadado ao desaparecimento, pensava-se numa poltica de assistncia social para esses agricultores. Corroborando a viso dos autores acima citados, ele determinava uma unilateralidade da indstria para a agricultura. Seria a indstria impondo o seu projeto para a agricultura subordinando a mesma. As polticas derivadas do Estado para a agricultura no Brasil sofreram em grande medida influncia destas ideias, fato este presente nas polticas agrcolas, sobretudo aquelas que tm o crdito como seu mecanismo de ao. Essa viso capitalista de consumo industrial contrasta com o modo de perceber a natureza das populaes ribeirinhas, sobretudo da Amaznia, em que consagram a esta como elemento vivo para a garantia da reproduo e sobrevivncia das comunidades locais. De modo semelhante, tambm so encontradas no Estado da Bahia populaes rurais que contrastam com o modelo de consumismo e produo em escala industrial do sistema capitalista. Agricultores que lidam com a terra e a preserva para o seu sustento e para garantir a reproduo da famlia.

Diante disso, o presente trabalho parte do entendimento que a racionalidade camponesa, baseada na diversidade e especificidades, contrapondo-se a homogeneidade proposta pelo capital atravs de pacotes tecnolgicos do modelo mecnico- qumico, pode configurar-se como um ator social, capaz de conduzir a sua histria e possibilitar a base para a construo do desenvolvimento sustentado, sobretudo para a agricultura.

REFERNCIAS ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrrio em questo. Campinas, Hucitec ANPOCS, 1992. CHAYANOV, A. La Organizacin de la Unidad Econmica Campesina. Buenos Aires: 1974. COSTA, F.A. Formao agropecuria da Amaznia: os desafios do desenvolvimento Sustentvel. Belm: EDUFPA. 2000. KAUTSKI,K. A questo Agrria. So Paulo. Proposta Editorial. 1980. LENIN, Vladimir. Capitalismo e agricultura nos Estados Unidos da Amrica: Novos dados sobre as leis de desenvolvimento do capitalismo na agricultura.Coleo Alicerces, Debates,1980. MARX, Karl. O capital: Crtica da economia poltica. 2 ed. So Paulo: Nova cultural, 1985.(Coleo os economistas). SHANIN,T. Naturaleza y lgica de La economia campesina. Editorial Anagrama,1974. TEPICHT, J. Marxisme et Agriculture: le paysan polonais. 1973. Librarie Armand Colin, Pars.,

You might also like