You are on page 1of 3

Efeito Doppler

O Efeito Doppler uma caracterstica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que est em movimento com relao ao observador. Foi-lhe atribudo este nome em homenagem a Johann Christian Andreas Doppler, que o descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842. A primeira comprovaao foi obtida pelo cientista alemo Christoph B. Ballot, em 1845, numa experincia com ondas sonoras. Ondas emitidas por objetos estticos se propagam em todas as direes de maneira uniforme. Seu comprimento de onda =2/, sendo uma constante que define o meio pelo qual a onda de propaga, chamada constante de fase. A velocidade de fase da onda dada por Vf = f, logo . Quando um objeto est em movimento, as ondas emitidas esto em pontos diferentes ao longo da trajetria. Isto implica que cada onda emitida est mais prxima da onda anteriormente emitida, logo seu comprimento de onda tem um valor diferente, dependendo do ponto onde se observe a onda. O comprimento de onda observado maior ou menor conforme sua fonte se afaste ou se aproxime do observador. Se o comprimento de onda variar, a sua frequncia varia tambm. No caso de aproximao, a frequncia aparente da onda recebida pelo observador fica maior que a frequncia emitida. Ao contrrio, no caso de afastamento, a frequncia aparente diminui. Exemplos 01: ao atirar uma pedra em um lago, se olharmos por cima veremos que as ondas esto igualmente espaadas. Quando uma pedra atirada de modo a quicar na superfcie da gua, observamos que frente da pedra a distncia entre as ondas menor. Se o comprimento de onda diminui, a frequncia aumenta. Quando o objeto se afasta, a distncia entre as ondas maior, o que implica que a frequncia menor. Exemplo 02: Outro exemplo tpico o caso de uma ambulncia com sirene ligada que passe por um observador. Ao se aproximar, o som mais agudo e ao se afastar, o som mais grave. De modo anlogo, ao trafegar em uma estrada, o rudo do motor de um automvel que vem em sentido contrrio apresenta-se mais agudo enquanto ele se aproxima e mais grave a partir do momento em que se afasta (aps cruzar com o observador).

Medida de Velocidades
O efeito Doppler permite medir a velocidade de objectos atravs da reflexo de ondas emitidas pelo prprio equipamento de medida, que podem ser radares, baseados em radiofrequncia, ou lasers, que utilizam frequncias luminosas. muito utilizado para medir a velocidade de automveis, avies, bolas de tnis e qualquer outro objeto que cause reflexo.

Basicamente um radar detecta a posio e velocidade de um objeto transmitindo uma onda e observando o eco. Um radar de pulso emite uma rajada (Burst) curta de energia. Depois o receptor ligado para escutar o eco. O transmissor do radar pode operar melhor se uma onda for emitida continuamente, desde que haja a possibilidade de separar o sinal transmitido do eco no receptor. A potencia do eco da ordem de 10 18 vezes menor que o sinal transmitido, ou at menor. O desvio de frequncia resultante de objetos em movimento conhecido como Frequncia de desvio Doppler (FD). Se h uma distncia X entre o objeto e o radar, o nmero total de comprimentos de onda existentes entre o sinal do radar e do objeto dado por 2R/ . J que uma onda corresponde a 2 radianos, a excurso angular entre o caminho de ida e volta do objeto . Para objetos em movimento a distncia muda sempre, o que implica que tambm varia. Uma mudana de no tempo implica mudana de frequncia. A frequncia de desvio Doppler a diferena entre a frequncia da onda transmitida (Ft) e a frequncia recebida no receptor (Fr): Ft = |Ft-Fr| = 2Fd.

Aplicaes
Em astronomia, permite a medida da velocidade relativa das estrelas e outros objetos celestes luminosos em relao Terra. Estas medidas permitiram aos astrnomos concluir que o universo est em expanso, pois quanto maior a distncia desses objetos, maior o desvio para o vermelho observado. O Efeito Doppler para ondas eletromagnticas tem sido de grande uso em astronomia e resulta em desvio para o vermelho ou azul. Na medicina, um ecocardiograma utiliza este efeito para medir a direo e velocidade do fluxo sanguneo ou do tecido cardaco. O ultra-som Doppler uma forma especial do ultra-som, til na avaliao do fluxo sanguneo do tero e vasos fetais. Pode ser mostrado de vrias formas: com som audvel, com espectro de cores dentro do vaso ou na forma de grficos que permitem a mensurao na velocidade sangunea nos tecidos normais. O efeito Doppler de extrema importncia em comunicaes a partir de objetos em rpido movimento, como no caso dos satlites.

Frmula
A Frmula do efeito Doppler dada por:

Onde:

You might also like