You are on page 1of 2

Prof.

RAFAEL ROCHA

DIREITO TRIBUTRIO: CONCEITO E OBJETO. O direito tributrio ramo do direito pblico, pois seu regime jurdico se baseia na supremacia e na indisponibilidade do interesse pblico. Ou seja, numa relao jurdica, o Estado atua com superioridade, em relao ao particular, distintamente do direito privado, onde ambos se encontram em igualdade. Enquanto no direito pblico o Estado pratica atos de imprio, no direito privado ele pratica atos de gesto. O direito tributrio decorre do direito financeiro, cuja funo regular a atividade financeira do Estado, disciplinando as receitas pblicas, as despesas pblicas, o crdito pblico e o oramento pblico. Por sua vez, o direito financeiro est atrelado ao direito administrativo, visto que a arrecadao das receitas e a efetivao de despesas pblicas so atividades rigorosamente administrativas. fundamental que tenhamos em mente que a atividade financeira do Estado tem por finalidade a busca de meios para satisfazer necessidades PBLICAS. Sendo assim, podemos concluir, conforme consenso da doutrina majoritria, que o direito tributrio decorrente do direito ADMINISTRATIVO (e no do direito constitucional, como alguns podem pensar). Conforme exposto, o direito financeiro cuida dos seguintes assuntos: 1) 2) 3) 4) DESPESAS PBLICAS; RECEITAS PBLICAS; CRDITO PBLICO; ORAMENTO PBLICO.

O direito tributrio se ocupa somente de uma parte desses assuntos, que referente s receitas pblicas (que so as RECEITAS PBLICAS DERIVADAS, conforme veremos adiante). Vamos a alguns conceitos que iro esclarecer o assunto. Toda entrada de dinheiro nos cofres pblicos chamada de INGRESSO (ou ENTRADA). Se os ingressos, sempre que devidos, forem NORESTITUVEIS (P.ex.: tributos), dizemos que eles so PRPRIOS (ou RECEITAS PBLICAS). Se forem RESTITUVEIS (P.ex.: depsito em cauo, feito por terceiros), dizemos que so IMPRPRIOS (ou EMPRSTIMOS).
www.estudaqui.com.br 1

Prof. RAFAEL ROCHA

Em relao s RECEITAS PBLICAS (que so os ingressos NOrestituveis), poderemos classific-las como: i ) Originrias (podendo ser PATRIMONIAIS ou EMPRESARIAIS): Quando o Estado se pe em p de igualdade com o particular, abrindo mo de sua soberania. Tem como caracterstica a relao CONTRATUAL (consequentemente, no h a compulsoriedade do pagamento, caso o particular no queira contratar o servio). A receita originria patrimonial advm da alienao ou da locao de bens pblicos (P.Ex.: foro e laudmio). Aqui a receita tem como origem a administrao dos bens pblicos. J a receita originria empresarial obtida atravs da prestao, pelo poder pblico, de servios no-essenciais, (P.Ex.: tarifas postais) decorrentes da atividade ECONMICA do Estado. Como saber se o servio , ou no, essencial? A LEI que far tal observao, conforme dispe o art.9, 1, da CF/88. As receitas empresariais so os chamados PREOS PBLICOS. Vale lembrar que, por ser contratual, caso o particular no pague o servio prestado, o prestador poder suspender a execuo do servio, com base no non adimpleti contractus. Se fosse um servio pblico essencial do Estado, o servio no seria suspenso, devido observncia ao princpio da CONTINUIDADE dos servios pblicos. Sendo assim, o Estado poderia ajuizar a execuo fiscal para receber esses recursos, MAS no poderia suspender a execuo do servio. ii) Derivadas (TRIBUTOS): Este o OBJETO do direito tributrio. Diferentemente das receitas originrias, as receitas derivadas tm natureza LEGAL. O Estado figura soberano na relao jurdica entre ele e o particular. Aqui encontramos os impostos, as taxas (diferentemente dos preos pblicos, buscam remunerar servios ESSENCIAIS do Estado e possuem natureza LEGAL), as contribuies de melhoria, as contribuies especiais e os emprstimos compulsrios (sendo que os dois ltimos assumiram tal condio, com base no entendimento do STF e da doutrina majoritria, j que o CTN no sofreu alteraes em seu art.5 para incluir tais espcies). Trataremos de cada espcie tributria e da classificao dos tributos com base no direito financeiro, em um momento posterior.

www.estudaqui.com.br 2

You might also like