You are on page 1of 9

Documento de Apoio ao Corfebol

APRESENTAO
O Corfebol um desporto colectivo misto em que tm de participar, obrigatoriamente, elementos de ambos os sexos, cujo objectivo introduzir a bola, de cima para baixo, no cesto adversrio colocado a 3,5 metros do solo.

HISTRIA
O Corfebol surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuysen, inspirado num jogo sueco denominado Ringboll. Inicialmente o jogo era praticado num espao descoberto de grandes dimenses e disputado por duas equipas de 12 jogadores. Apesar de ter sido modalidade de demonstrao nos Jogos Olmpicos de 1920 (Anturpia) e 1928 (Amsterdo), s em 1933 criada a Federao Internacional de Corfebol (International Korfeball Federation) que impulsionou fortemente a modalidade. Surge em Portugal pela primeira vez em 1982 mas em 1985/86 que se desenvolve com o surgimento das Seces de Corfebol do ISEF A.C. e do C.F. Sassoeiros. criada a comisso de promoo do Corfebol em Portugal, organismo que viria a ficar responsvel pela organizao e representao oficial da modalidade. Em 1988/89 disputa-se o Primeiro Campeonato Nacional e em Maro de 1991 surge a Federao Portuguesa de Corfebol, organismo que, a partir de ento, superintende toda a actividade nacional e internacional.

IDENTIFICAO

O Corfebol um desporto colectivo misto, jogado por equipas de 8 elementos (4 e 4 obrigatoriamente). Objectivo: Introduzir a bola (semelhante de futebol n. 5), de cima para baixo, num cesto de verga situado a 3,5 metros de altura no cimo de um poste.

Ncleo de Estgio de Educao Fsica 2001 / 2002

Documento de Apoio ao Corfebol

Caractersticas: Joga-se sobretudo atravs de passes e desmarcaes, tentando-se encontrar oportunidades para lanar, visto que as regras no permitem a progresso no terreno com a bola nas mos ou em drible. A desmarcao e importante porque as regras no permitem que um atacante lance ao cesto quando um defessa se encontra junto a ele. Cada equipa ataca para um cesto e defende um outro, e sempre que h 2 pontos consecutivos (a soma do resultado par) os 4 atacantes passam a defesas e os defesas a atacantes, mudando de meio-campo. ainda caracterstica do corfebol os jogadores do mesmo sexo defenderem-se mutuamente. Onde se Joga: jogado num campo de 40x20 metros que est dividido por uma linha central e em cada meio-campo esto apenas 4 jogadores de cada equipa, 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Superfcie de Jogo: O Corfebol praticado num terreno regular de 40x20 metros. A superfcie de jogo est dividida em duas zonas iguais por uma linha central (fig. 1).

fig. 1 campo de Corfebol

Ncleo de Estgio de Educao Fsica 2001 / 2002

Documento de Apoio ao Corfebol

Cestos: So cilndricos, sem fundo, com 25 cm de altura e 39 a 41 cm de dimetro, e esto colocados no cimo de postes (redondos, em metal ou madeira com uma espessura entre 5 a 8 cm) a 3,5 metros de altura (bordo superior ao cesto), que se encontram no campo num eixo longitudinal a 6,67 metros da linha do fundo (fig. 2).
Fig. 2 (cesto)

Bola: Semelhante de futebol n5, com uma circunferncia de 68 a 71 cm e peso entre 425 e 475 gramas. Jogadores: Duas equipas de 8 elementos, sendo cada equipa constituda por 4 elementos do sexo masculino e 4 do sexo feminino.

REGRAS DO JOGO

Incio do Jogo - Aps o sorteio para a escolha do campo ou posse de bola, esta colocada em jogo com um lanamento efectuado aps o apito do rbitro na linha central (mais ou menos ao meio desta). Durao do Jogo - 2 partes de 30 minutos separadas por um intervalo de 5 a 15 minutos (h mudana de campo ao intervalo). Marcao de Pontos - Cada cesto convertido vale 1 ponto. Ganha a equipa que marcar mais pontos. Mudana de Zona - Sempre que o somatrio dos pontos marcados pelas equipas par, todos os jogadores trocam de zona e funes. Os atacantes passam a defesas e os defesas a atacantes mudando de um meio-campo para o outro. Bola Fora - A bola est fora quando toca a linha de campo (fundo ou lateral), uma pessoa, um objecto ou o solo fora da superfcie de jogo. A bola resposta em jogo no local por onde saiu, atrs da linha de campo.

Ncleo de Estgio de Educao Fsica 2001 / 2002

Documento de Apoio ao Corfebol

Marcao de Faltas - So marcadas no local onde so cometidas. No permitido lanar directamente ao cesto e todos os jogadores (colegas e adversrios) tm de estar afastados, no mnimo, 2,5 metros do marcador que dispe de 4 segundos aps o apito do rbitro para repor a bola em jogo. Consideram-se faltas: - tocar a bola com qualquer parte do corpo abaixo da cintura; - socar a bola; - progredir com a bola andando, correndo ou driblando; - bater, retirar ou empurrar a bola das mos de um adversrio; - empurrar, agarrar ou desviar um adversrio; - jogar fora dos limites da sua zona (ataque ou defesa); - lanar ao cesto aps ter beneficiado de um bloqueio; - lanar da zona de defesa; - agarrar o poste para influenciar a entrada da bola no cesto; - passar a bola a um companheiro sem que esta tenha circulado livremente no ar; - defender, pressionando em exagero, de modo a impedir a liberdade de movimentos do adversrio. Penalidade - marcada na linha de penalidade a 2,5 metros do cesto, por meio de um lanamento directo e sem oposio. assinalada penalidade quando: - se defende um jogador do sexo oposto; - se impede um adversrio de lanar sem ser atravs da posio de defendido; - se cometem muitas faltas consecutivas. No possvel lanar quando o defensor cumpre as trs seguintes condies: - Est mais perto do cesto; - distncia de um brao; - Manifesta inteno de bloquear a bola (levantando o brao). Marcao Individual - obrigatrio marcar individualmente e por sexo, ou seja, rapaz marca rapaz e rapariga marca rapariga. Ao jogador parado em posse de bola, apenas permitido a movimentao de um apoio, tendo o outro que se encontrar fixo no solo at que passe ou lance a bola. Se o jogador entra em posse de bola enquanto se encontra em movimento, pode, desde que no o interrompa, fazer dois apoios antes de passar ou lanar.

Ncleo de Estgio de Educao Fsica 2001 / 2002

Documento de Apoio ao Corfebol

obrigatria a defesa individual, o que quer dizer que cada jogador deve defender (marcar) um e s um jogador da equipa adversria - no permitido defender um jogador j marcado (2 contra 1). Para alm de individual, por sexo, distncia de um brao, entre si e o cesto e manifestando inteno de impedir o lanamento (brao levantado).

PRINCIPAIS GESTOS TCNICOS

Passe O passe assume principal importncia no Corfebol, por ser a nica forma de fazer circular a bola visto ser proibida a progresso com esta nas mos. O passe dever ser rpido, sem serem dados passos. Os passes podem ser curtos ou longos, quanto distncia, e de peito ou de ombro a uma mo, quanto tcnica de execuo. Recepo Para efectuar uma boa recepo, o jogador dever movimentar-se rapidamente, com variaes constantes de direco, de velocidade, e, inclusivamente, recorrendo a fintas para se poder afastar o mais possvel do defesa dificultando a intercepo da bola. Lanamento De preferencia so efectuados perto do poste e sempre que a defesa o permita. Lanamento de Fora Parado (fig. 3) Componentes Crticas: - Enquadrado com o cesto; - Posio equilibrada, ps paralelos e orientados para o cesto ou um ligeiramente mais avanado; - Pega na bola com as duas mos altura do peito, com os cotovelos ligeiramente afastados do tronco, apontando para o solo; - Bola segura pela parte posterior e inferior com os dedos bem abertos, no tocando com a palma das mos na sua superfcie; Ncleo de Estgio de Educao Fsica 2001 / 2002 6

Documento de Apoio ao Corfebol

- Extenso completa dos braos, precedida de uma flexo/extenso das pernas, terminando o lanamento com uma ligeira rotao dos pulsos, ficando as palmas das mos viradas para fora; - O movimento deve ser contnuo devendo os braos continuar o movimento, terminando mais para cima do que para a frente. Erros Mais Comuns: - lanar/saltar para a frente; - aps a recepo, trazer a bola a baixo e s depois iniciar o movimento; - cotovelos demasiado afastados do tronco; - cruzamento das mos/braos na fase terminal da sua extenso.

Figura 3 (lanamento de fora parado)

Lanamento na Passada (fig. 4) Componentes Crticas: - Corrida enquadrada com o cesto; - Recepo da bola com as mos colocadas simtrica e lateralmente; - Aps recepo, apoio para elevao vertical equilibrada; - Puxada para cima do joelho da perna livre, com elevao simultnea dos braos; - A bola largada com os braos em extenso no ponto mais alto da impulso; - O movimento deve ser fludo e contnuo desde a recepo da bola at sua largada.

Ncleo de Estgio de Educao Fsica 2001 / 2002

Documento de Apoio ao Corfebol

Erros Mais Comuns: - travagem exagerada da corrida no momento que precede a recepo da bola, o que vai dificultar uma boa impulso; - impulso mais para a frente do que para cima, com avano exagerado do joelho da perna livre; - largar a bola cedo de mais no movimento de ascenso dos braos.

Figura 4 (lanamento na passada)

Lanamento de Penalidade (fig. 5) Componentes Crticas: - Enquadrado com o cesto, p de impulso ligeiramente avanado; - A bola segura pela parte lateral e inferior com as mos colocadas simetricamente; . Puxada para cima do joelho da perna livre com elevao simultnea dos braos; - A bola largada com os braos em extenso, no ponto mais alto da impulso. Erros Mais Comuns: - impulso mais para a frente do que para cima, com avano exagerado do joelho da perna livre; - largar a bola cedo de mais no movimento de ascenso dos braos.

Ncleo de Estgio de Educao Fsica 2001 / 2002

Documento de Apoio ao Corfebol

Figura 5 (lanamento de penalidade)

PRINCPIOS BSICOS DO JOGO


Ataque Para que as situaes de ataque sejam bem sucedidas, dever haver uma distribuio equilibrada dos jogadores no campo, utilizando constantes alteraes de velocidade, procurar uma atitude ofensiva virados para o cesto e utilizando frequentemente simulaes. Defesa Para que as situaes de defesa sejam bem sucedidas, deve haver o cuidado de manter uma posio defensiva baixa. O jogador deve colocar-se entre o cesto e o atacante, procurando pressionar o adversrio que esteja em posse de bola e tentando, constantemente, a intercepo.

Ncleo de Estgio de Educao Fsica 2001 / 2002

Documento de Apoio ao Corfebol

BIBLIOGRAFIA

COSTA, Anbal & COSTA, Manuela (Maio 1998). Na aula de Educao Fsica 10/11/12.. Educao Fsica 10, 11 e 12 anos. Areal Editores. Porto; GRANJA, Carlos; RAMOS, Jorge; FERRO, Nuno (1997). Corfebol - Uma Introduo Modalidade. Edies Eupraxis, Lisboa.

Ncleo de Estgio de Educao Fsica 2001 / 2002

10

You might also like