You are on page 1of 46

O livro da Cadela Grvida

A S UA CADELA EST GR VI DA? BIRTH PROGRAMME

..........................................................................................................................
lll

to meet the very specific Royalseumotherpara herneeds of Canin puppies the and sempre ao lado,
..................

apoiar durante esta aventura apaixonante

Mesmo as melhores experincias da vida no esto isentas de problemas, por isso conveniente estar preparado com antecedncia. Uma ideia falsa, mas bastante comum, que qualquer cadela deve ter pelo menos uma ninhada isto no corresponde verdade! Se, depois de analisar todos os aspectos, decidir cruzar a sua cadela, dever estar consciente da importncia desta deciso e da responsabilidade que implica.
Este guia foi elaborado para o auxiliar ao longo de toda a gestao e os primeiros dias de vida dos cachorros.

lll

Tenha em conta os seguintes factos Babydog Milk


Se optar por reproduzir a cadela, ter de dedicar muito tempo e esforo para assegurar um ambiente que satisfaa as necessidades da progenitora e dos seus cachorros. Acima de tudo, deve estar consciente que o acompanhamento adequado da sade da me e dos seus cachorros relativamente dispendioso. A gestao e o parto tambm no so isentos de riscos. Na maioria dos

Puppies casos, a prpria naturezafrom birth encarregase do trabalho. No entanto, podem surgir complicaes, tais como a necessidade de uma cesariana, o nascimento de cachorros fracos ou doentes Por ltimo, o futuro Sucking SuckLing dos cachorros vai depender de si, uma vez que ser o responsvel por encontrar os futuros donos, o que nem sempre uma tarefa fcil. E no se esquea que ninhadas com 10 ou mais cachorros no so invulgares

Sum ri o

Incio da gestao

Do dia 0 ao 42 dia
8 Cio e cruzamento 10 Do incio da gestao at ao 42 dia

ltimo tero da gestao

Lactao
22 Comear a mamar 24 Perguntas frequentes 26 O primeiro ms de vida do cachorro

Do 42 dia at ao nascimento
14 A 6 semana: o ponto de viragem 16 As ltimas semanas e o nascimento 18 Ajudar a cadela durante o parto

Desmame
30 32 34 36 Desmame bem sucedido Avaliar a maturidade do cachorro O incio de uma nova vida Facilitar a mudana: conselhos para o novo dono 38 A cincia da nutrio

Calendrio
42 Birth Program

Homebirth

A s ua c adel a est g rvi da ?

lll

Qual a idade ideal para a primeira gestao da cadela?


Primeiro deve verificar se a cadela atingiu a maturidade necessria para que a gestao decorra em segurana. A puberdade tem incio por volta dos 6 meses nos ces de raas pequenas, entre os 8 e os 12 meses nos ces de porte mdio, e entre os 18 e os 20 meses nos ces de raas grandes. No entanto, nesta fase, o desenvolvimento fsico da cadela ainda no est concludo pelo que no aconselhvel cruzar a cadela logo no primeiro cio. no caso das cadelas de grande porte, a idade geralmente recomendada 3 anos.

lll

imprescindvel um check-up veterinrio!


Comece por marcar uma consulta veterinria. O Mdico Veterinrio realizar um check-up completo para verificar se a cadela rene as condies fsicas ideais. Esta uma precauo que pode, mais tarde, poupar-lhe muitas preocupaes. Se a sua cadela tiver excesso de peso, por exemplo, podero ocorrer problemas na fase final da gestao e durante o parto. O Mdico Veterinrio tambm lhe ir sugerir um plano de monitorizao de todo o perodo de gestao.

>

No h espao para improvisar

Este guia tem como objectivo ajudar os proprietrios particulares a compreender melhor o que implica a criao de ces. Para si, esta uma experincia nova e nica, mas importante no esquecer que se trata de uma actividade a que os canicultores se dedicam h muitos anos. Estes profissionais possuem experincia e qualificaes necessrias para garantir que tanto a gestao como o parto se processam em condies ptimas.

k-up checental! O
fund am

ia .... s em d ............ Vacina ...................... ...... s .... arasita .......... ............ ia de p .... Ausnc ...................... .......... ............ Peso

.............................................................
Identificao, venda ou doao dos cachorros: informe-se sobre as normas legais aplicveis no seu pas.

............................

Homebirth

Do dia 0 ao 42 dia
8 Cio e cruzamento 10 Do incio da gestao at ao 42 dia

Incio da gestao

Do dia 0 ao 42 dia

...........................................................................................................................
lll

Cio e cruzamento
Ajudar a natureza

Decidiu cruzar a sua cadela e o seu Mdico Veterinrio est de acordo. Agora, deve procurar o macho adequado e acordar com o respectivo proprietrio o destino da futura ninhada.

Sinais v

isveis cio
de
lll

cta tumefa ......... Vulva ............ nto .......... guinole ............ nto san ............ MAXi/giAnT orrime C

Cio e ovulao

MEDiuM

12 meses

Em mdia, o cio ocorre de 6 em 6 meses (4 a 12 meses consoante a raa). Contudo, o perodo ptimo de fertilizao dura apenas 48 a 72 horas. Consequentemente, o cruzamento deve realizar-se imediatamente antes ou durante este perodo de tempo. Podero ser necessrias vrias cpulas, com 2 dias de intervalo.

Mini 9 meses

6 meses

A idade mdia do primeiro cio depende do tamanho e da raa da cadela.

O primeiro cio

Normalmente, o primeiro cio no muito perceptvel mas os machos sero atrados. Neste caso, muito provvel que a cadela rejeite o macho. Ela ir adoptar diferentes posturas, como sentar-se ou recolher a cauda, para evitar a cobrio.

Monitorizao do cio e ovulao

Com base na data de incio do cio, nem sempre possvel prever rigorosamente o momento da ovulao. O Mdico Veterinrio pode monitorizar o cio e estimar a data da ovulao, o perodo mais favorvel para a reproduo, atravs de diferentes tcnicas, tais como esfregaos vaginais ou testes hormonais. Estes mtodos so muito teis para confirmar o dia ideal para o cruzamento e, consequentemente, determinar com exactido a data de nascimento dos cachorros.

.........

lll

Cruzamento e fertilizao
Aps um breve perodo de cortejamento, os ces farejam-se entre si e, se a cadela aceitar o macho, ocorre a cpula. Por vezes so necessrias diversas tentativas at a fmea conseguir aprisionar o macho atravs do espasmo vaginal, que pode durar entre 15 a 30 minutos.

.........
importante!

Fertilizao

Embrio

nunca tente separar os animais durante a cpula, mesmo se o co realizar uma rotao de 180 - por mais estranho que lhe possa parecer! O risco de provocar leses ou hemorragias muito grande.

.....................................................................................
Na espcie canina, a gestao dura em mdia 63 dias, ou seja cerca de 9 semanas, podendo variar entre 56 e 70 dias de acordo com o momento exacto da fertilizao em relao cpula. O Mdico Veterinrio pode ajud-lo a estimar a durao da gestao.

........................................

lll

Incio da gestao
Quando o espermatozide fertiliza o vulo, produz-se um ovo, uma nova clula composta por metade da herana gentica do pai e metade da me. O novo ser vivo denominado embrio at ao 35 dia de gestao, altura em que se torna um feto e, finalmente, um futuro cachorro no ltimo tero da gestao.

Homebirth

Do dia 0 ao 42 dia

...................................................................................................................................
lll

Do incio

..................

da gestao at ao 42 dia

Por volta do 16 dia de gestao ocorre a nidao, ou seja os embries fixam-se no tero, local onde se iro desenvolver. Cada embrio progressivamente envolvido pelo respectivo saco amnitico, atravs do qual ir receber todos os nutrientes indispensveis at ao seu nascimento.

lll

Diagnstico de gestao
Logo que suspeite que a cadela possa estar grvida, marque uma consulta com o seu Mdico Veterinrio que confirmar o diagnstico atravs de palpao abdominal ou anlise sangunea. A confirmao precoce permite monitorizar a evoluo e o estado de sade da cadela ao longo do perodo de gestao. A partir do 25 dia, atravs de ecografia, possvel calcular o tamanho da ninhada e detectar possveis anomalias.

sua lizar eleza. de rea b cio, po e higiene e o o de perod cuidados d ualquer risc l do No fina os habituais o implica q cadela cedimento n .. ............ a cadela ste pro mbries. E u ............ ra os e ...................... apetite da s itamente pa e ............ gestao, o ituao perf ...... ... cio da tar uma s ............ No in ............ umen ............ nenhum me pode a ............ o ormal. ...................... o administre reviamente n o, n .......... ultar p ............ nte a gesta la sem cons ............ Dura cade rio. ento dicam ico Veterin d eu M s

...............................................................
Durante a fase inicial da gestao, at ao 42 dia, o aumento de peso da cadela no deve exceder 10% do seu peso ideal.

............................................................................

lll

Alimentar a cadela
Durante a fase inicial da gestao, do dia 0 at ao 42 dia, o objectivo manter o peso ideal da cadela. As suas necessidades energticas permanecem estveis e o desenvolvimento dos embries no muito acentuado, pelo que no necessrio proceder a qualquer alterao do aporte energtico. continue a administrar cadela o seu alimento habitual, da gama Health nutrition, que lhe ir fornecer nutrientes de elevada qualidade.

lll

Controlar o peso
A cadela deve ser pesada regularmente. O aumento precoce de peso pode ter efeitos prejudiciais na sua sade: a presena de gordura intra-muscular pode reduzir a intensidade das contraces musculares durante o parto, o que pode conduzir a complicaes.

Os futuros cachorros...
Por volta do 35 dia, os embries tornam-se fetos: j possuem plpebras, as orelhas esto formadas, os dedos individualizados e todos os rgos esto em fase de desenvolvimento.
O embrio torna-se feto

lll

Sem suplementos de clcio!


Se a cadela receber uma alimentao adequada e equilibrada durante a gestao, no so necessrios quaisquer suplementos vitamnicos ou minerais. A administrao de clcio, inclusiv, pode provocar distrbios neurolgicos. Se o Mdico Veterinrio considerar necessrio, prescrever um suplemento. No entanto, trata-se de uma situao bastante improvvel e que apenas deve ser considerada por indicao do clnico.

Homebirth

11

Do 42 dia at ao nascimento
14 A 6 semana: o ponto de viragem 16 As ltimas semanas e o nascimento 18 Ajudar a cadela durante o parto

ltimo tero da gestao

Do 42 dia at ao nascimento

......................................................................................................................
lll

A ponto de viragem 6 semana: o

A partir do 42 dia, o ritmo de crescimento altera-se! A cadela entra no ltimo tero da gestao. Os fetos desenvolvem-se rapidamente, o seu esqueleto (inicialmente apenas constitudo por cartilagem) mineraliza e solidifica, e o seu peso aumenta Trs quartos do crescimento pr-natal ocorre no tero final da gestao.

...................................................... .................................

Durante este perodo, os cachorros adquirem 75% do seu peso nascena

..................

lll

As necessidades da cadela alteram-se


A partir da 6 semana de gestao, as necessidades energticas, minerais e proteicas da cadela aumentam consideravelmente, em resposta ao rpido crescimento dos cachorros e de forma a preparar o organismo para a lactao. Simultaneamente, o tero desenvolve-se o que reduz a capacidade digestiva da cadela. , pois, essencial fornecer-lhe uma dieta equilibrada de alto valor nutricional e elevado teor energtico.
% das necessidades energticas de manuteno 140 130 120 110 100 0 20 Concepo 42 Durao da gestao (dias) 49 56 63 Nascimento 6 semana

....................................
Fornecimento de energia a partir da 6 semana = + 10% por semana

................................................

............................................
O aumento mximo de peso da cadela ocorre no final da gestao: + 30% do peso ideal (Cadelas Mini e Medium) + 25% do peso ideal (Cadelas Maxi e Giant)

..................................................................................

lll

A partir do 42 dia, a sua cadela necessita de um alimento diferente: o perodo de transio deve ser iniciado ao 35 dia.
A alterao alimentar deve ser realizada de forma gradual ao longo de uma semana, para evitar a ocorrncia de problemas digestivos.

1 e 2 dia
75% do alimento habitual + 25% do alimento novo

3 e 4 dia
50% do alimento habitual + 50% do alimento novo

5 e 6 dia
25% do alimento habitual + 75% do alimento novo

A partir do 7 dia
100% do alimento novo

o), gesta rna de el dete sema dia (7 possv do 50 rafia, uem a ninha lta radiog it Por vo car se s const e uma sd orro certifi atrav s cach ermitir rros. quanto cacho ente, p minar dos os steriorm sco o de to hum ri que, p nen imento da o . o nasc o representa s. o u ............ ocorre achorr ............ rafia n ra os c radiog spa............ em pa e n A .... bre a d cadela .................... rio so rpara a ........ Veterin cacho dico ............ ara os o seu M .......... risco p junto d produto ............ vita um -se ...... o e qual o Informe precau ar-lhe- esta o indic o. sitao arasita O clnic ra parto. r a desp fectua rante o ros du omo e do e c dequa mais a

Os futuros cachorros...
As unhas surgem por volta do 40 dia. Seguidamente, inicia-se a formao da pelagem e a ossificao do esqueleto.

Feto com cerca de 40 dias

Homebirth

15

Do 42 dia at ao nascimento

............................................................................................................................
lll

As ltimas semanas
e o nascimento

Algumas cadelas comeam a produzir leite na semana anterior ao parto este , normalmente, um sinal de que o nascimento est prximo. A silhueta da cadela modifica-se e, frequentemente, ela comea a fazer o ninho Deve, . portanto, estar atento e providenciar um local calmo e resguardado que a cadela possa utilizar. Prepare-lhe uma rea confortvel, afastada das zonas de maior agitao. Pode dar-lhe um banho antes do parto, excepto se isso constituir um motivo de stress.

..................

cho le-a do toalhas lma, iso om ca a zona ais e forre-a c . ma num jorn ............ ue a ca amadas de ............ Coloq ersas c ............ iv com d is limpos. ...................... ade .... quantid ou len.................. pos em mo co s lim ............ ui pano acesso, assim ente il ue poss rv ue-se q local de fc ozinha abso c Certifiq e num pel de te orros. suficien scartveis, pa esar os cach s de ara p luva ap balan e uma

Kit para o parto


.........................................................
Os futuros cachorros
Mesmo no interior do tero, os cachorros so sensveis ao toque, por isso se acariciar o abdmen da cadela com regularidade, eles iro gostar.

.........................................
Babydog milk Starter Mousse

N de telefone de urgncia do Mdico Veterinrio Balana Toalhas/Papel absorvente Luvas

a caso o para bstitui amar. Leia de su . m de leite limento de em ma lata ter dificulda arao do a .................... quira u o p .... Ad chorr ........ e pre um ca es d .................... de alg rea em as instru ...... uie a mente .................... previa............ ndas. go, tosq s redo................ lo lon .... ta ...... tiver p .... de pon cadela soura ...................... a a te Se a su com um ................ dico a vulva ........ o seu M redor d .................... fone d ... ............ de tele ............ vel. nmero ............ bem vis .................. giste o l Re m loca................ edouro .. rio nu m beb Veterin .................... mpre u .. .......... dela. existe se ue a ca ue-se q sio d Certifiq dispo a limpa gu com

importante!

Dado que os cachorros recm-nascidos no conseguem regular a sua temperatura corporal, a temperatura do ninho deve rondar os 30C. Na 4 semana ps-parto, poder reduzir progressivamente a temperatura para 25 C. Para evitar um meio ambiente demasiado seco coloque, na rea, vrios recipientes com gua.

.........
Homebirth 17

Do 42 dia at ao nascimento

............................................................................................................
lll

Ajudar o parto a cadela durante

l Sozinhas, geralmente, as cadelas conseguem executar perfeitamente todo o

trabalho de parto. O papel do dono consiste em providenciar-lhe um local calmo e a sua prpria presena. No entanto, se tiver alguma dvida, no hesite em consultar o seu Mdico Veterinrio. l Entre as primeiras contraces e o nascimento do primeiro cachorro pode oscilar entre alguns minutos e 3 horas, se bem que os intervalos possam variar consideravelmente. l O parto pode ocorrer tanto na apresentao anterior como na apresentao posterior dos cachorros; ambas so normais. l Se a cadela no rasgar o saco amnitico de cada cachorro, o dono dever faz-lo utilizando luvas. O nascimento dos cachorros acontecer com intervalos que podem variar de apenas alguns minutos at 4 horas. l No se preocupe se a cadela ingerir a placenta imediatamente aps a sua expulso.

..................

lll

O que deve fazer:


Quando a cadela entrar em trabalho de parto, vigie-a de 15 em 15 minutos para se certificar que o processo est a decorrer com normalidade, tendo o cuidado de no demonstrar sinais de ansiedade. l Se as contraces forem infrutferas ou se lhe parecer que o parto est a demorar demasiado tempo, contacte o seu Mdico Veterinrio. l Se for necessrio aquecer algum cachorro, envolva-o numa toalha e friccione-o suavemente.
l

lll

O que no deve fazer:

l nunca puxe os cachorros, sobretudo pelas patas, para facilitar a expulso. l nunca coloque os cachorros em gua fria.

l nunca utilize um secador de cabelo, devido ao risco de queimaduras e, principalmente, de desidratao.

Os cachorros recm-nascidos... 84% do cachorro recm-nascido composto por gua. As suas reservas energticas so praticamente inexistentes e depende totalmente da progenitora durante as primeiras semanas de vida.

Dicas teis

Para calcular o momento do parto, os criadores profissionais medem a temperatura rectal da cadela 3 vezes por dia. 24 a 48h antes do parto ocorre uma diminuio de cerca de 1C.

Os cachorros recm-nascidos...

Os cachorros nascem cegos e surdos mas possuem o sentido do tacto muito desenvolvido, o que os ajuda a encontrar rapidamente a me e comear a mamar. Embora o sistema nervoso dos cachorros ainda no esteja completamente desenvolvido, eles possuem quatro reflexos primrios:
l Reflexo de rastejar: aninham-se junto das zonas mais quentes do corpo da pro-

genitora.
l Reflexo de suco: conseguem mamar imediatamente. l Reflexo perineal: eliminam a urina e as fezes, com a ajuda da me que

estimula este reflexo lambendo a zona sob a cauda.


l Reflexo de transporte: o seu corpo adopta uma posio rgida quando so

agarrados pelo pescoo, para serem transportados pela me.

.........

Homebirth

19

Lactao
22 Comear a mamar 24 Questes frequentes 26 O primeiro ms de vida do cachorro

Lactao

............................................................................................................
lll

Comear a mamar

Os cachorros devem mamar na 1 hora aps o nascimento. Nesta fase, a cadela produz um leite inicial denominado colostro: lquido amarelado, translcido e espesso, muito rico em anticorpos que protegem os recmnascidos contra as infeces. Se algum cachorro tiver dificuldade em comear a mamar, deve orient-lo. Entre o nascimento e a 6/7 semana de lactao, a cadela produz um leite de elevadssima qualidade, mais rico em protenas e gordura do que o leite de vaca. A lactao requer um aporte energtico elevado. As necessidades variam em funo do peso da cadela, do nmero de cachorros e da durao do perodo de lactao.

Tente no intervir nesta fase se verific ar que pode causa nervosismo cade r la. ................................ ................................ ................................ Contudo, se a ca .......... dela no posicion ar ros numa das ma mas, dever ajud algum dos cachor................................ -lo a encontrar um ................................ a. ............ raro no haver leite em quantidad .............................. e suficiente, mas poder verificar o fluxo de leite pre ssionando suavemente a zona m dia da mama en quanto segura o mamilo entre o de do polegar e o ind icador.

..................

lll

Dados importantes sobre a lactao


A cadela consegue produzir um volume de leite equivalente a 2 ou 3 vezes o seu prprio peso durante todo o perodo de lactao, ou seja 70 litros no caso de uma cadela de raa grande com uma ninhada de 7 cachorros. O pico da lactao ocorre por volta das 3 semanas ps-parto: uma cadela de porte mdio com uma ninhada de 8 cachorros pode produzir 2 litros de leite por dia!

lll

Necessidades nutricionais da cadela em lactao


Imediatamente aps o parto, o apetite da cadela muito reduzido, apesar das suas necessidades nutricionais serem muito elevadas! Com uma durao mdia de 6 semanas, a lactao representa um longo perodo de esforo intenso para o organismo. A cadela no obtm energia recorrendo s suas prprias reservas mas sim directamente da alimentao. Por conseguinte, dever manter o seu peso ideal durante a lactao. Se perder peso, significa que o alimento no lhe est a fornecer a energia suficiente. Esta situao constitui um sinal de alerta, pelo que deve consultar rapidamente o seu Mdico Veterinrio.

lll

Uma soluo adaptada ao perodo de lactao


A alimentao da cadela deve ser rica em gordura e protenas, de modo a garantir o correcto aporte energtico, e conter clcio e cidos gordos essenciais (DHA) para satisfazer as exigncias decorrentes da produo de leite e promover o desenvolvimento ptimo dos cachorros.

Uma cadela em perodo de lactao tem necessidades energticas 2 a 4 vezes superiores. No pico da lactao, por volta da 3 semana ps-parto, o gasto energtico da cadela equivale ao esforo de 60km/dia em corrida, ou seja uma maratona e meia!

................................................

.............................................................................................

lll

O papel dos cidos gordos essenciais


O DHA, um cido gordo polinsaturado, desempenha uma funo muito especfica durante as fases iniciais do desenvolvimento cerebral e visual do cachorro, sobretudo durante a gestao e perodo neonatal. , pois, indispensvel que a alimentao da cadela gestante ou lactante garanta o teor necessrio de DHA para os seus cachorros at ao desmame.

Homebirth

23

Lactao

.............................................................................................................
lll

Perguntas frequentes
Lactao e higiene

Pouco a pouco, a cadela e os seus cachorros adquirem novos hbitos e rotinas dirias. Seguem-se alguns conselhos para facilitar o dia-a-dia do dono e esclarecer as dvidas mais frequentes que se colocam no ps-parto.
lll

Aps o parto, pode limpar a zona plvica e abdominal da cadela com uma esponja macia embebida em gua e sabo e, depois, enxaguar abundantemente. A rea onde a cadela e os seus cachorros se encontram deve estar sempre bem limpa. Os lenis/toalhas que revestem a cama devem ser substitudos com a frequncia necessria, tendo o cuidado de no incomodar demasiado os animais. Cobrir uma zona suja com um pano limpo, no suficiente! Lave o cho em redor da maternidade com gua e detergente adequado. Enxage e seque-o bem para retirar o excesso de humidade.

..................

lll

A suplementao com leite de substituio necessria?


Se a cadela no produzir leite, se a quantidade for insuficiente ou se a ninhada for muito numerosa, o Mdico Veterinrio ir aconselhar a administrao de leite de substituio especfico para cachorros. Trata-se de um produto com uma composio bastante prxima do leite materno e especificamente formulado para este tipo de situaes.
nunca administre leite de vaca porque os cachorros no conseguem digeri-lo.

O leite da cadela totalmente diferente do leite de vaca: possui o dobro da concentrao energtica; possui o dobro das protenas.

Os cachorros recm-nascidos
normalmente, os cachorros recm-nascidos perdem algum peso quando eliminam as primeiras fezes e porque ainda esto a aprender a mamar. Depois, o peso deve aumentar diariamente. Para controlar o desenvolvimento da ninhada, pese cada cachorro numa balana de cozinha ou de beb, idealmente duas vezes por dia (a seguir refeio da manh e da tarde, por exemplo) e registe os valores obtidos para facilitar a monitorizao.

Homebirth

25

Lactao

............................................................................................................................
lll

O primeiro ms
de vida do cachorro

De incio, os cachorros passam a maior parte do tempo a dormir e a mamar. Mas, rapidamente adquirem novas aptides que os ajudaro a tornarem-se independentes.

5-10 dias ....................................


Desenvolvimento do sistema nervoso: os membros anteriores j conseguem suportar o peso do cachorro, pelo que ele passa a movimentar-se com mais facilidade em direco s mamas maternas. O cachorro reconhece e, por vezes, mostra preferncia por uma mama. Ainda no ouve mas percepciona as vibraes sonoras.

10-15 dias .................................


O cachorro abre as plpebras, ainda que a sua viso no seja perfeita, e comea a ouvir sons. As suas capacidades visuais e auditivas tornam-se totalmente funcionais por volta da 5 semana de vida. Ainda sem ter noo de que pertence espcie canina, o cachorro inicia a fase de impregnao que lhe permite reconhecer os seus congneres e aprender a comportar-se como um co. Afeioa-se me e identifica rapidamente os seus irmos. Este contacto facilita a aprendizagem. Mesmo que a progenitora tenha sido desparasitada antes do parto, possvel a contaminao com parasitas intestinais atravs do leite. Os cachorros podem ser desparasitados a partir das 2-3 semanas de vida. Para mais informaes consulte o seu Mdico Veterinrio.

14-16 dias .................................


Os membros posteriores j suportam o peso do cachorro e este consegue sentar-se por vezes em cima dos irmos!

20-25 dias .................................


Os reflexos primrios desaparecem gradualmente, o que um sinal de bom desenvolvimento neurolgico e visual. Caso contrrio, contacte o seu Mdico Veterinrio. Ocorre a erupo dos primeiros dentes de leite, que iro cair entre os 3 e os 5 meses de vida. Os caninos nascem primeiro; os pr-molares s surgem prximo dos 4 meses de idade. Um co adulto possui 42 dentes. O cachorro adquire o movimento normal em quatro patas e, por isso, j consegue sair do ninho. Continua o processo de socializao, iniciado por volta do 15 dia de vida. At ao 3 ou 4 ms a cadela desempenha um papel fundamental: incentiva as brincadeiras dos cachorros enquanto lhes ensina a controlar a mordedura, os rituais de submisso e apaziguamento, a comunicao altura de ampliar o meio envolvente dos cachorros, estimulando-os atravs da exposio a novas situaes: outras pessoas, outros animais, rudos, msica A fase de adaptao ao ambiente e a socializao com o ser humano so memorizadas para sempre pelo animal. Esta fase extremamente importante para evitar comportamentos de medo ou agresso no futuro.

Homebirth

27

Desmame
Desmame bem sucedido Avaliar a maturidade do cachorro O incio de uma nova vida Facilitar a mudana: conselhos para o novo dono A cincia da nutrio

Desmame

...................................................................................................
lll

Desmame
bem sucedido

O desmame representa a transio do leite para a alimentao slida e seguido pela separao da cadela e dos cachorros. Trata-se de uma fase decisiva na vida do cachorro que comea quando surgem os primeiros dentes de leite.

..................

lll

Erupo dentria
no final do primeiro ms de vida, devido ao aparecimento dos dentes incisivos, a amamentao passa a ser dolorosa para a cadela que adopta uma atitude mais distante e torna-se menos disponvel. Nesta altura, a produo de leite pela cadela diminui, enquanto as necessidades nutricionais dos cachorros aumentam. altura de fornecer aos cachorros um novo alimento, medida que eles vo perdendo o reflexo de suco.

lll

Aumento da maturidade do aparelho digestivo


O estmago desenvolve-se ao longo de 7 semanas, aumentando a capacidade digestiva do cachorro. Todo o sistema digestivo evolui. Para alm de protenas e gorduras, o cachorro j consegue digerir o amido e perdeu a capacidade de digerir a lactose, o acar presente no leite.

lll

As primeiras refeies
uma vez que as capacidades de ingesto dos cachorros so ainda bastante limitadas, essencial fornecer-lhes diversas pequenas refeies ao longo do dia. Mamam, lambem e s mais tarde mastigam Os cachorros vo progressivamente modificando a forma como fazem a preenso dos alimentos. Por este motivo, o seu alimento deve ser inicialmente rehidratado ou hmido e s depois seco. Entre as 7 e 8 semanas de vida a alimentao dos cachorros deve ser 100% composta por alimentos slidos.
Mamar Lamber

Alimento com textura de mousse Alimento com textura de papa Alimento ligeiramente rehidratado

Leite de substituio
lll

Transio para o alimento de crescimento


A transio de 7 a 10 dias para o alimento Junior, adaptado ao tamanho ou raa dos cachorros, deve ocorrer antes da sua entrega aos novos donos. Este procedimento ajuda a reduzir os problemas digestivos associados s alteraes alimentares, sobretudo porque os cachorros iro inevitavelmente ser submetidos ao stress da separao.

.... gu .............. stante .............. existe ba .. -se que .............. ertifique . C o .............. cachorr .............. .............. sio do .. dispo .............. a no .............. rro aind .............. o cacho ntos. .............. feies: e alime e as re olume d Fraccion rande v r um g e ingeri consegu

com plemento o a um su o habituad ento sec lim estava ratar o a to seco horro j de rehid o alimen Se o cac io, po misturar apa. itu ura de p de subst rio, pode xt o leite r uma te so contr .......... leite. Ca at obte .............. e a .... com ess ua morn .............. l com g .............. .. ve .............. rehidrat .............. a fresca

Homebirth

31

Desmame

......................................................................................................
lll

Avaliar

a maturidade do cachorro
Os testes de Campbell constituem um mtodo simples de avaliar o desenvolvimento e socializao do cachorro a partir das 7 semanas de idade.

Teste da atraco...................................................
coloque o cachorro no cho, afaste-se alguns metros, bata palmas suavemente e observe o seu comportamento: 1. Acorre imediatamente , com a cauda erguida, salta para cima de si e mordisca-lhe as mos. 2. Acorre imediatamente, com a cauda erguida e arranha-lhe as mos com as patas. 3. Acorre imediatamente, abanando a cauda. 4. Avana, hesitante e com a cauda baixa. 5. No acorre.

Teste de aceitao da dominncia .................


Deve ser realizado por uma pessoa que o animal desconhea. Acaricie o cachorro na posio de esfinge exercendo presso sobre a sua cabea e costas, de forma a que ele permanea imvel durante 30 segundos: 1. Debate-se, arranha, vira-se, rosna e mordisca-o. 2. Debate-se e vira-se para o arranhar. 3. Debate-se inicialmente, depois acalma-se e lambe as suas mos. 4. Vira-se de barriga para cima e lambe-lhe as mos. 5. Afasta-se.

Teste de aptido para seguir o dono ...............


Deve ser realizado apenas com um cachorro de cada vez e sem recurso voz. Erga-se e afaste-se lentamente, permanecendo no campo visual do cachorro: 1. Segue-o imediatamente, com a cauda erguida, mordiscando-lhe os ps. 2. Segue-o imediatamente, com a cauda erguida, mas sem lhe mordiscar os ps. 3. Segue-o imediatamente, com a cauda baixa. 4. Segue-o hesitante e com a cauda baixa. 5. No o segue e afasta-se.

Teste da posio elevada ....................................


Deve ser realizado por uma pessoa que o animal desconhea. Erga o cachorro, agarrando-o com ambas as mos na zona peitoral. Mantenha-o nessa posio durante 30 segundos: 1. Debate-se violentamente, rosna e morde. 2. Debate-se violentamente. 3. Debate-se inicialmente, depois acalma-se e lambe as suas mos. 4. No se debate e lambe as suas mos. 5. No se debate.

Resultados..................................................................
Maioria das respostas 1: Dominante e agressivo. Desaconselhado para co de companhia. Poder revelar-se um bom co de trabalho ou de guarda se for correctamente treinado. Maioria das respostas 2: Voluntrio. Co de trabalho que requer uma educao firme. Maioria das respostas 3: Equilibrado e adaptvel. Maioria das respostas 4: Submisso. Animal pouco adaptado ao trabalho. Maioria das respostas 5: Inibido. Co mal socializado, imprevisvel. aconselhvel repetir os testes, pois o contexto poder ter sido desajustado (cachorro demasiado jovem, sob stress, cansado, com fome, etc.). Consulte o seu Mdico Veterinrio.

Homebirth

33

Desmame

...................................................................................................................
lll

O incio

..................

de uma nova vida!

>

No decurso do 2 ms, a cadela revela cada vez maior indiferena pelos cachorros para que estes compreendam que devem tornar-se independentes. S os deixa mamar ocasionalmente, chegando a rosnar para demonstrar o seu desagrado. A separao pode ocorrer a partir do momento em que os cachorros estejam desmamados. Nesta altura, podero ser entregues s suas novas famlias.

Por vezes, esta fase final pode ser complicada, da a importncia de organizar este aspecto o mais cedo possvel, isto , procurar os futuros donos logo que seja confirmada a gestao da cadela.

lll

Vacinao e identificao
O Mdico Veterinrio ir indicar-lhe o esquema vacinal indispensvel para proteger os cachorros contra diversas doenas; este inclui as primeiras inoculaes e os subsequentes reforos. No se esquea de respeitar os prazos de vacinao. Ele tambm o poder aconselhar quanto aos mtodos de identificao animal, tais como microchip ou tatuagem, muito teis para a localizao de animais perdidos e obrigatrios em certos pases.

lll

O momento ideal para a separao


Por volta da 7-8 semana de vida, os cachorros atraves-sam um perodo difcil. Aps terem passado por uma fase em que no tinham medo de nada, os cachorros evidenciam uma relutncia sbita face a qualquer novidade. Esta alterao comportamental normal, embora no seja a melhor ocasio para os familiarizar com novas situaes ou pessoas desconhecidas. Contudo, isto no significa que deva interromper o processo de socializao dos cachorros.
l Por volta das 8 semanas de idade, o cachorro pode ser entregue ao seu novo dono, se este for experiente em educao canina e pretender ajudar a moldar o futuro do seu co. l caso contrrio, prefervel esperar um pouco mais, geralmente at s 12 semanas, antes de entregar o cachorro sua nova famlia.

Homebirth

35

Desmame

.......................................................................................................................................
lll

Facilitar a mudana:

conselhos para o novo dono


cada cachorro ter de se adaptar sua nova famlia e a um novo ambiente. De seguida, apresentamos algumas dicas para o novo proprietrio, com o intuito de facilitar a boa integrao do cachorro. Recomende a manuteno do alimento Junior utilizado, tendo o cuidado de explicar que constitui uma forma de evitar problemas digestivos e de reduzir o stress do cachorro. Indique, tambm, durante quanto tempo este alimento dever ser administrado antes da transio para o alimento Adult. Recorde que o alimento do cachorro dever ser fraccionado em 3 refeies dirias at aos 5 a 6 meses de idade. Entregue ao novo dono um pano/manta com o cheiro da me, pois pode revelar-se muito reconfortante para o cachorro durante os primeiros dias. Refira a rotina diria do cachorro, com particular destaque para o horrio das refeies e dos perodos de sono. Fornea informaes sobre o temperamento do animal, com base nas suas prprias observaes ao longo das primeiras semanas de vida e do resultado obtido nos testes de Campbell. Sugira um curso de treino para ces onde, para alm de prosseguir a socializao e educao do cachorro, o novo dono ter oportunidade de conhecer outros proprietrios. Recomende uma visita ao Mdico Veterinrio, alguns dias aps a chegada do cachorro ao novo lar. uma boa oportunidade para esclarecer todas as dvidas que entretanto possam surgir.

lll

Quando passam a ser adultos?


A durao da fase de crescimento depende do tamanho do co em adulto. Peso do co em adulto Mini: 1-10kg adulto Medium: 11-25kg adulto Maxi: 26-44kg adulto Giant: 45-100kg adulto Durao da fase de crescimento 8 a 10 meses 12 meses 15 a 18meses 18 a 24 meses

Os cachorros
Os hbitos de higiene s so adquiridos por volta dos 4 meses de idade, por isso perfeitamente natural que aos 2 meses os cachorros no sejam asseados eles simplesmente ainda no possuem a maturidade neurolgica necessria.

Homebirth

37

Desmame

.................................................................................................................
lll

A cincia
da nutrio
Princpios nutricionais

..................

Nutrio-Sade para um crescimento equilibrado e saudvel.

lll

A alimentao tem de suprir as necessidades energticas, e deve ajudar a construir e preservar as clulas do organismo, bem como a evitar a ocorrncia de problemas digestivos, articulares e relacionados com o envelhecimento. Para respeitar estes 4 objectivos, o alimento deve obedecer a uma formulao muito rigorosa: protenas, minerais, oligoelementos, vitaminas, gorduras e hidratos de carbono, cada grupo de nutrientes desempenha uma funo especfica no organismo. Os nveis incorporados no alimento devem ser exactos, sem dfices nem excessos proporcionando, assim, o objectivo pretendido para cada co. Para corresponder s exigncias da Nutrio-Sade, um alimento de qualidade combina as quantidades correctas dos distintos nutrientes!

lll

Factos sobre os alimentos


A lista de ingredientes apenas uma listagem de matrias-primas. A abordagem nutricional representa um puzzle complexo de nutrientes seleccionados em funo do seu objectivo especfico para a sade do co.

lll

Nutrio

A escolha do alimento
Existem muitas alternativas que permitem satisfazer as necessidades nutricionais do cachorro: desde as preparaes caseiras at aos alimentos industriais completos (sob a forma de croquetes, latas ou saquetas).

Preparaes caseiras ..............................................


So os alimentos preparados pelo prprio dono base de arroz, carne e legumes. Exceptuando o prazer de cozinhar a refeio do cachorro, este tipo de alimentao apresenta vrias desvantagens, nomeadamente a dificuldade de conseguir transformar uma preparao caseira numa dieta equilibrada com teores exactos de nutrientes. A inexistncia destes nutrientes essenciais na proporo correcta pode originar graves carncias nutricionais, responsveis por um mau desenvolvimento e potenciais consequncias negativas para a futura sade do cachorro.

Alimentos industriais.........................................................
Escolha um alimento que promova a nutrio-sade, formulado com um conjunto completo e equilibrado de nutrientes indispensveis para o crescimento do cachorro e produzido segundo os mais elevados padres de qualidade e segurana.

A Nutrio-Sade aumenta a esperana de vida do animal

.........
Homebirth 39

CALEnDRIO DA GESTAO

Cio
check-up veterinrio.

Dia 0
Ovulao.

2-4 dia
Fertilizao dos vulos da fmea pelos espermatozides do macho. Incio da gestao.

16 dia
Nidao dos embries no tero.

22 dia
Incio da formao das orelhas.

l l

25 dia
Confirmao da gestao pelo Mdico Veterinrio.

32 dia
Aparecimento das plpebras.

35 dia

Incio da fase fetal. Modificao das necessidades nutricionais da cadela: exigncias energticas, proteicas e minerais mais elevadas. introduzir gradualmente o alimento STARTER. So necessrios 7 dias para completar a transio alimentar.

l l

40 dia
Aparecimento das unhas.

45 dia

Aparecimento dos primeiros plos. Incio da ossificao do esqueleto. Preparar uma zona para o parto.

45-50 dia
Os fetos so visveis atravs de radiografia.

54-60 dia
l

Os fetos so sensveis ao toque. Pode acariciar o abdmen da cadela. certifique-se que tem todo o material necessrio para o parto e uma embalagem de BABYDOg Milk.

58-61 dia
A cadela procura um lugar calmo para fazer o ninho.

Prximo do 63 dia
Parto.

CALEnDRIO DO CACHORRO

Dia 0
nascimento. Os cachorros nascem cegos e surdos. Possuem 4 reflexos primrios.
l

2 dia
Os cachorros ganham peso diariamente.

5 dia
Os membros anteriores conseguem suportar o peso dos cachorros. Desenvolvimento da audio.

10-15 dia
Incio da abertura dos olhos.

14-16 dia
Adoptam a posio sentada.

20 dia
Erupo dos primeiros dentes.

22 dia
Locomoo normal.

25 dia
Incio do perodo de socializao.

21-28 dia
iniciar a administrao de STARTER sob a forma de mousse ou papa.

42-45 dia
consulta no Mdico Veterinrio para vacinao e identificao dos cachorros.

42-45 dia
Idealmente, o desmame dever estar concludo por volta das 7 semanas.

Homebirth

41

BIRTH PROGRAM

lll

nico

Para satisfazer as necessidades da cadela e dos seus cachorros

Babydog Milk Cachorros A partir do nascimento

MODO DE ADMiniSTRAO cOM BASE nA EVOLuO DO cOMPORTAMEnTO ALiMEnTAR DO cAcHORRO


Sucking MAMAR

Solues Nutricionais
ADAPTADAS AO TAMAnHO DE cADA AniMAL

Birth programme
Uma soluo nutricional nica que satisfaz as necessidades da cadela e dos cachorros START COMPLEX durante Security -primeiras etapas do ciclo da vida: gestao, nascimento, lactao, desDigestive as 5 Natural Defences mame e crescimento at aos 2 meses de idade.

Textura de mousse

Embalagens de 1 - 3 e 8,5kg 195g

Embalagens de 1 - 4 e 9kg

Starter Mousse
Cadelas e cachorros

Mini Starter
Cadelas e cachorros 1 a 10kg

Medium Starter
Cadelas e cachorros 11 a 25kg

... DO cOMPORTAMEnTO ALiMEnTAR DOS cAcHORROS


LAMBER Starter mousse Starter seco sob a forma de papa Starter seco ligeiramente rehidratado FciL REHiDRATAO Starter seco: croquetes rehidratveis que possibilitam 3 tipos de preparao. MASTigAR

Starter seco

Homebirth

43

Birth programme
START COMPLEX
Digestive Security - Natural Defences

Uma combinao exclusiva de elementos nutricionais presentes no leite materno, reforada por nutrientes especficos que promovem activamente a mxima segurana digestiva e o reforo das defesas naturais do cachorro.

Embalagens de 1 - 4 - 8 e 15kg

Embalagens de 1 - 4 - 8 e 15kg

Maxi Starter
Cadelas e cachorros 26 a 44kg

Giant Starter
Cadelas e cachorros + de 45kg

Quando usar Starter? cadelas Desde o ltimo tero da gestao at ao final da lactao. Da 3/4 semana at 8 semana de vida.

E depois? Aps a lactao, retomar o alimento habitual. A partir dos 2 meses de idade, administrar o alimento JUNIOR adaptado ao tamanho ou raa do animal.

cachorros

lll

DADOS SOBRE O ANIMAL


lll

Identificao
Nome ................................................................................................ N de Identificao ....................................................................... Raa ................................................................................................... Sexo ................................................................................................... Data de nascimento ....................................................................

lll

Alimentao
Nome do alimento ..........................Transio para o alimento adulto aos .................meses Dosagem ............................................Dose/Grama ......................................................vezes por dia Colocar sempre gua fresca e limpa disposio do animal.

lll

Informao mdica
Alergias ......................................................................................................................................................... Medicao especfica .............................................................................................................................. .......................................................................................................................................................................... Doenas especficas ................................................................................................................................. ..........................................................................................................................................................................

lll

Cuidados de emergncia
Nome ..........................................................................Nome ...................................................................... Telefone/Telemvel ............................................... Telefone/Telemvel ......................................... Email ........................................................................... Email ...................................................................... Contacto da Clnica Veterinria ........................................................................................................... .......................................................................................................................................................................... ..........................................................................................................................................................................

.........

..........................................................................................................................................................................

importante!

Esta pgina deve ser fotocopiada, preenchida e fornecida ao novo proprietrio do cachorro.

Para mais informaes consulte


www.motherandpuppies.com

Parque Solvay, Quinta do Anabique, Lote B 2625-090 PVOA DE SANTA IRIA Tel.: +351 21 712 32 10 Fax: +351 21 712 32 15 e-mail: royalcanin@royalcanin.pt www.royalcanin.pt
rc home birth guide 2010

Para mais informaes: SERVIO DE APOIO AO CLIENTE (Dias teis das 9h00 s 13h00 e das 14h30 s 18h00).

10/2010 Fotos: F. Duhayer, Y. Lanceau - Direitos reservados a Royal Canin.

ROYAL CANIN (PORTUGAL), S.A.

You might also like