You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU UESPI CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS MESTRADO EM LETRAS DISCIPLINA:

A: LITERATURA: PERSPECTIVAS CRTICAS E CULTURAIS PROF. DRA. MARIA DO SOCORRO RIOS MAGALHES

KEYLE SAMARA FERREIRA DE SOUZA

ANLISE ESTRUTURAL DA OBRA O SERTANEJO DE JOS DE ALENCAR

TERESINA OUTUBRO/2011

ANLISE ESTRUTURAL DA OBRA O SERTANEJO DE JOS DE ALENCAR


Keyle Smara Ferreira de Souza1

Resumo: Este artigo analisa o romance de Jos de Alencar, O Sertanejo, que tem como cenrio, o serto do Cear, Quixeramobim. O foco da anlise a estrutura da narrativa, tendo por base o modelo antropolgico proposto por Lvi-Strauss, a fim de compreender a obra como um todo completo e significativo, identificando seu sentido lfico subjasente. Palavras-chave: O Sertanejo, Estrutura narrativa do romance, sentido lgico subjacente da obra. A obra O Sertanejo de Jos de Alencar narra a histria de um vaqueiro do serto do Cear, Arnaldo, que nutre um amor platnico, verdadeira devoo por Dona Flor, filha do dono da fazenda Oiticica, o capito-mor Gonalo Pires Campelo. O romance que foi publicado em 1875 parece tecer-se de lembranas reminiscentes da infncia do romancista cearense misturadas ao seu conhecimento direto de sua terra natal e as pesquisas sobre o serto de uma poca que corresponde a 1764. A trama se passa em um Cear de cento e onze anos antes da publicao, mostrando um Nordeste das fazendas de criao de gado, gado bravo, que alimentava o litoral cuja populao se dedicava s lavouras. Logo no incio do romance, assim como no decorrer de toda a narrativa, o autor confessa sua saudade e recordaes da terra natal atravs do narrador:
Esta imensa campina, que se dilata por horizontes infindos, o serto de minha terra natal. ......................... Quando te tornarei a ver, serto da minha terra, que atravessei a tantos anos na aurora serena e feliz de minha infncia? Quando tornarei a respirar tuas auras impregnadas de perfumes agrestes, nas quais o homem comunga a seiva dessa natureza possante?(ALENCAR, 2010, p.13)

Jos de Alencar, em seu ltimo romance regionalista, mistura amor e dio para elevar o homem simples do campo posio de heri, pois o Vaqueiro Arnaldo
1

Professora e Mestranda em Letras pela UESPI- PI.

dedica-se a proteger, at mesmo com sua prpria vida, Dona Flor, e tambm a famlia da donzela, de perigos como as ameaas e emboscadas de Marcos Fragoso. Visto que este, aps ter sua proposta de casamento com Flor recusada pelo capito Campelo, resolve satisfazer sua vontade bala. Arnaldo no teme os capangas do inimigo, nem emboscadas, luta com bravura e consegue salvar a moa, mantendo-a imaculada para sua adorao. evidente na narrativa que Arnaldo transcende os limites comuns do ser humano, e assim o personagem atinge as dimenses do mito. Desde sua origem, que est envolta a um mistrio, toda sua infncia e adolescncia est pontuada por acontecimentos excepcionais que se multiplicam na vida adulta para realizar sua empreitada de proteger seu amor. A me acredita que o sertanejo era protegido de todos os males, um predestinado amparado pela ao divina:
(...) No mesmo dia de nascido, apareceu com ele e no se viu entrar em casa viva alma, nem a criancinha saiu da minha rede. S quando eu acordei, ainda assim como sonhando, senti um cheiro de incenso e vi uma alvura que me cegou. Havia de jurar que eram asas de anjo. Quando olhei para o pequeninho ele estava rindo-se e a brincar com o relicrio, como se j tivesse juzo para entender. (ALENCAR, 2010, p. 63)

Para muitos dos habitantes da Fazenda Oiticica e dos arredores que tomavam conhecimento das proezas de Arnaldo ele tinha pacto com o diabo e assim, se utilizava de artes diablicas. Pode-se sentir a crena do povo do lugar no episdio da luta de Arnaldo com Aleixo Vargas, peo conhecido por sua fora como Mouro e que demitido da Fazenda Oiticica quer vingar-se da famlia do capito Campelo. Em pouco tempo Arnaldo vence a peleja, deixando seu adversrio desmaiado.
Ao cabo de poucos instantes, Mouro tornou do desmaio, mas para cair no pasmo em que o deixara a primeira luta. Desta vez, porm, estava realmente assombrado. O que lhe acontecera no era coisa deste mundo; andava a uma influncia sobrenatural. Quem o derrubara no fora seu camarada, o Arnaldo, mas a prpria pessoa do demo na figura do rapaz. Nem haveria meio de persuadi-lo que ele, Aleixo, fora vencido duas vezes numa queda de corpo, to expeditamente, e ainda mais por um magrio. Eram artes do Tinhoso. (ALENCAR, 2010, p. 49)

Considerar o Vaqueiro um mito dentro do romance de Alencar possibilita atingir o propsito desse trabalho de realizar uma anlise estrutural, aplicando o

modelo de Lvi-Strauss para estudo da narrativa mtica para melhor compreender, interpretar e sentir a obra como um todo completo e significativo. O Serto cearense foi ocupado atravs da pecuria extensiva. Seu principal agente - o vaqueiro - correu caatinga adentro para formar um pequeno rebanho e estabelecer-se. O vaqueiro um smbolo do serto do Cear, terra natal de Alencar que ao fazer suas primeiras reflexes sobre a compreenso do mito o associou ao pico, como a narrao grandiosa da origem de uma instituio importante, como uma religio, uma civilizao, ou, num nvel mais modesto, mas no menos vlido para nossa discusso, das tradies nacionais de um povo. Essas primeiras consideraes de Alencar a respeito do mito ocorrem quando o autor fazia uma crtica A Confederao dos Tamoios de Gonalves de Magalhes, em que o romancista cearense diz que a obra indianista no conseguiu elevar a matria e os personagens ao nvel de grandiosidade adequado. Somente muitos anos depois de ter feito essas consideraes que Alencar retomou a discusso sobre o mito, abordando ento a poesia popular dos vaqueiros cearenses. Segundo Martins (2003, p. 6), para Alencar as cantigas entoadas no interior de sua provncia Natal se enquadravam no gnero pastoril, como era de se esperar que acontecesse numa regio dominada pela pecuria. Contudo, ao contrrio do que ocorria com a poesia dos pastores europeus, que assumia a forma mais serena do idlio, o cancioneiro popular cearense tinha cunho pico, tonalidade que lhe era imposta pelas duras condies da vida do serto, que convertiam a atividade do vaqueiro numa luta constante. Essas formulaes tericas e depoimentos do autor que se podem localizar expressos em diversas polmicas, cartas e nos prefcios de vrias de suas obras reforam a idia de que O Sertanejo, submetido a uma anlise estrutural, pode ser classificado como uma narrativa de estrutura simples, o que significa dizer, conforme SantAnna (2007, p. 16), que acha-se ligada ao mtico e ao ideolgico e pretendendo ser uma continuidade do real termina por descentrar-se de si mesma. preciso ressaltar, de acordo com SantAnna (2007, p. 50- 51), que a simplicidade de Alencar, no entanto, no se identifica com o simplismo e revela um autor sofisticado que aprofundou todas as contradies do chamado romance romntico.

Desse modo, este trabalho tentar fazer a desmontagem do romance O Sertanejo ressaltando o mito e a ideologia, buscando oferecer elementos para se localizar outra estrutura de composio que v alm da massa uniforme de captulos, e assim ter condies de se reconhecer a engenhosidade da obra alencarina. O romance-folhetim, forma de linguagem de comunicao usada por Alencar em O Sertanejo, um gnero compsito, pois descende da epopia. Assim, o romance possui artifcios e tcnicas que o ligam estruturalmente ao mito, o que permite aplicar o modelo proposto por Lvi-Strauss para a anlise da narrativa mtica obra em estudo, isolando e comparando os vrios nveis em que o mito se situa: geogrfico, econmico, sociolgico e cosmolgico. Lvi-Strauss (1976, p.152) ao estudar as narrativas mticas afirmou que todas possuem em comum uma estrutura lgica subjacente, sendo a identificao desta que pode apontar um sentido para narrativas como O Sertanejo. Nesse contexto, possvel observar que a estrutura da obra O Sertanejo semelhante a estrutura da obra O gacho tambm de Jos de Alencar.
Com efeito, Alencar o romancista brasileiro que abarca como cenrio o maior espao geogrfico, que se estende desde as regies urbanas do centro do pas at as zonas rurais das regies mais distantes, como o pampa gacho e o serto nordestino. O escritor, ao trazer para seu universo ficcional tipos como o peo gacho ou o vaqueiro nordestino, est executando o seu projeto de construo de uma literatura nacional. pintando poeticamente as peculiaridades de cada regio que o autor pretende compor um quadro que represente o Brasil, tanto na extenso territorial quanto na sua diversidade cultural. (MAGALHES,1995, p. 95)
2

Isso se justifica pela relao entre o romance-folhetim e a estrutura do mito, opera-se os mesmos modelos atravs da estrutura de reduplicao, que LviStrauss explica no livro Lorigine ds manires de table (1968, p. 105), na parte Du mytle au Roman apud SantAnna (2007, p.75), em que ele desenvolve um raciocnio sobre a estrutura do romance e a estrutura do mitologica, destacando que a seriao do romance em captulos representa uma degradao do mito. Jos de Alencar dividiu o romance O Sertanejo em duas partes: a primeira que tm vinte um captulos apresenta o heri (o vaqueiro Arnaldo Louredo)
2

O presente estudo baseia-se na 8 edio do romance O Sertanejo de Jos de Alencar publicada em 2010, pela Editora tica, Srie Bom Livro, utilizando-se do Texto Integral cotejado com a edio original, de B. L. Garnier, Rio de Janeiro, 1875.

e sua relao conflituosa com o dono da Fazenda Oiticica (capito-mor Gonalo Pires Campelo); a segunda parte tambm expe um segundo conflito diante da resoluo do primeiro, Arnaldo e o capito Campelo agora unidos, lutam contra Marcos Fragoso, o elemento externo que pode perturbar a ordem reestabalecida. Tem-se assim a seguinte sequncia no romance: 1. Situao Inicial = Apresentao do espao (serto do Cear) e do heri: a volta da famlia Campelo para sua fazenda Oiticica, vindos de Recife com seu comboio surpreendida por um incndio na caatinga prxima fazenda. Flor, filha do capito, que cavalgava frente, cercada pelo fogo e salva por um sertanejo corajoso e misterioso, Arnaldo. Tambm so expostas na historia do vaqueiro, suas peripcias, seu amor platnico por Flor. A proibio desse amor estabelecida pelas diferenas sociais (vaqueiro x filha do dono da terra); 2. Conflito entre sertanejo e dono da terra = Arnaldo (natureza livre) x Capito-mor Gonalo Pires Campelo (autoritarismo feudal): o capito Campelo domina aquele pedao de serto, autoridade conferida pelo governo portugus, com apoio da igreja, tem o respeito e o medo de todo o povo do serto. Arnaldo o respeita, mas no o teme, no o obedece cegamente sem questionar (no revela o paradeiro de J, suspeito de iniciar o incndio que coloca a vida de Flor e toda a fazenda em risco, impedindo assim uma injustia), por conta dessa insubmisso do vaqueiro, tem-se a partida do heri que perseguido, mas no vencido. 3. Conciliao = Retorno do Heri Fazenda Oiticica: Por amor Flor e para proteg-la do estrangeiro (elemento exterior/agressor = Marcos Fragoso, o falso heri) Arnaldo volta para a Oiticica e se reconcilia com o Capito Campelo, aceitando ser o primeiro vaqueiro da fazenda. um sacrifcio para o heri, uma tarefa difcil que lhe imposta. 4. Conflito entre o heri e o agressor = Arnaldo x Marcos Fragoso: Arnaldo consegue sempre tomar conhecimento previamente das aes de Marcos Fragoso para roubar Flor e frust-las. Marcos v Arnaldo como inimigo, entretanto como algum de classe inferior a

quem pode derrotar com suas emboscadas e poder. Porm, o bem sempre vence o mal, o heri cumpre a tarefa (vence a guerra, salva Flor), o falso heri desmascarado. 5. A ordem do serto reestabelecida = Arnaldo com ajuda da tribo de Anhamum venceu a guerra, a autoridade e honra do capito Campelo mantida, Flor est salva, no se casar e continuar sendo alvo da adorao de Arnaldo, que tambm consegue com seus feitos livrar-se do casamento com Alina. O heri reconhecido, mas no se casa e nem acende ao trono, pois ele mesmo se v diferente de Flor. Utilizando o mtodo de Lvi-Strauss no ensaio A gesta de Asdiwal, e no artigo A Lenda do Cabea de Cuia de autoria da Prof. Dra. Maria do Socorro Rios Magalhes, como modelo para analisar o romance O Sertanejo de Alencar, necessrio ressaltar, conforme Lvi-Strauss apud Magalhes: Os dois primeiros nveis traduzem fielmente a realidade, enquanto o quarto lhe foge totalmente e o terceiro entrelaa instituies reais e imaginrias (Lvi-Strauss, p.164). Para Magalhes (p.4) os dois ltimos nveis no esto fundamentados na realidade, pois possuem liberdade de inveno, imaginao e criao. Em toda a obra alencarina o nvel geogrfico bem explorado. No romance O Sertanejo isso fica bem ntido j na sequncia inicial e continua durante todo o romance. O espao fsico o serto do Cear, principalmente do Quixeramobim (onde fica a Fazenda Oiticica), as aes se desenvolvem de Aracati a Ic, do Vale do Jaguaribe (Russas) s razes da Ibiapaba. Tem-se tambm a viagem ao Recife. A provncia do Siar como se chamava no tempo cronolgico em que se passa o romance (dezembro de 1764 a janeiro de 1765) pertencia a Pernambuco. As pesquisas realizadas pelo autor permitem que o narrador descreva o serto com grande riqueza de detalhes e veracidade, mostrando sua grandeza (imensa campina), suas agruras e primitivas rudezas dos longos perodos de estiagem, paisagem (vegetao e relevo) que na seca se cobre de cinza, ressuscita e se reveste de verde e cores quando caem as primeiras chuvas. Alencar canta o serto cearense poeticamente, apresentando o espao de forma paradisaca:
As sombras das colinas do poente desdobravam-se pelos campos e vrzeas e cobriam a rech desse candor da tarde, que em vez da alegria da alva matutina tem o desmaio, a languidez e a melancolia da luz que expira.

Por aquelas devesas j envoltas no umbroso manto, s destacam as copas das rvores altaneiras ainda imergidas nos fogos do arrebol, e que de longe parecem as chamas de um incndio rompendo aqui e ali do seio da mata. (ALENCAR, 2010, p. 108) Tinha nascido o sol. Aos primeiros raios que partiam do oriente e se desdobravam pela terra como uma vaga luz, a natureza, rorejante dos orvalhos da noite, expandiuse em toda sua pompa tropical. A cavalgada atravessa agora uma zona, onde o serto ainda inculto ostenta a riqueza de sua vria formao geolgica. De um lado, para norte, os tabuleiros com uma vegetao pitoresca e original, que forma grupos ou ramalhetes de arbustos, semeados pelo branco areal e divididos por um interminvel meandro. Do outro lado, um campo coberto de matas, no meio das quais destacam-se as clareiras, tapetadas de verde grama e fechadas por cpulas frondosas, como rsticos e graciosos camarins. .............................. Ali so as carnabas que flutuam sobre as guas, como elegantes colunas, carregadas de festes de trepadeiras, donde pendem flores de todas as cores e aves de brilhante plumagem. Mais longe as touceiras de cardos entrelaam suas hastes crivadas de espinhos e ornadas de lindos frutos escarlates (...). Era ento a fora do inverno. Por toda esta vasta regio, na qual um ms antes fora difcil encontrar uma gota dgua (...). (ALENCAR, 2010, p. 122 - 123)

Toda a fora desse espao se integra ao homem na figura do vaqueiro Arnaldo, que apresenta todas as virtudes da terra com todos os dons da natureza, absorvendo as qualidades do solo nativo em que nasceu e se criou. Para quem no serve a minha terra para aqueles que no aprendem com ela a ser fortes e corajosos. (ALENCAR, 2010, p. 46) Tem-se neste nvel uma das mais fortes oposies apresentadas na obra: o sertanejo versus o homem da cidade, estes diferenciam-se nos modos de vida, na viso de mundo que se reflete em sua relao com a natureza.
O homem da cidade no compreende esse hbito silvestre. Para ele a mata uma continuao de rvores, mais ou menos espessa, assim como as rvores no passam de uma multido de folhas verdes. (...) Para o sertanejo a floresta um mundo, e cada rvore um amigo ou um conhecido a quem sada, passando. (ALENCAR, 2010, p. 55)

Considerando o aspecto econmico tem-se no romance a existncia das grandes fazendas de criao de gado barbato (selvagem) que veio da Bahia e do Pernambuco e se multiplicou pelas matas. O gado vive em grandes manadas, adaptou-se bem a caatinga cearense. Segundo os historiadores como Capistrano de Abreu a ocupao do serto do Nordeste, por extenso o do Cear, se deu por duas

rotas: a do Serto de Fora (do Pernambuco em direo ao Maranho) e a do Serto de Dentro (do interior da Bahia em direo ao Piau). A primeira rota a relatada na obra: Com outros sesmeiros, veio de Pernambuco o velho Campelo que tinha fundado a herdade, e a transmitira por sucesso havia j vinte anos ao filho, atual capito-mor. (ALENCAR, 2010, p. 30) Farias (1997, p. 21) explica que para a expanso pecuarista, principal atividade econmica, contriburam fatores como grandes extenses de terra, abundantes pastagens, carter salino do solo, pouco capital para estabelecer as fazendas: o gado vivia solto no mato; o fato do vaqueiro, mo-de-obra bsica, no ser pago em dinheiro, recebia o pagamento de seus servios em cabea de gado, no sistema de quartio, ou seja, de cada quatro bezerros nascidos anualmente, um pertencia ao vaqueiro. A figura do boi tambm refora as representaes mitolgicas no romance, o boi Dourado que vai fazer com que se retomem as histrias e proezas do boi Rabicho da Geralda, se entoe os aboios e a literatura oral, pica do Serto. Arnaldo nesse episdio do boi Dourado reafirma sua superioridade como heri, pois captura o boi lendrio, mas o solta confirmando tambm sua integrao com a natureza. O aspecto sociolgico da narrativa apresenta uma sociedade estratificada que reproduz o modelo feudal medieval, como mostra a relao de Campelo com os sertanejos. No serto do Quixeramobim o capito Campelo quem faz as leis, ele julga e executa as punies e castigos de acordo com seu ponto de vista, ostenta riquezas (come em baixela de ouro, as vestimentas da famlia e etc.). Tem-se a relao com os ndios, que so considerados pelo capito (colonizador) como selvagens, animais que devem ser capturados, escravizados ou mortos. H tambm os negros que no tem destaque na narrativa, mas tambm vivem em regime de escravido,o que se justifica at porque, o negro trabalhou mais nas lavouras do que na pecuria, no tendo tanta aceitao no serto quanto no litoral. A relao com o ndio tem destaque em dois momentos: na luta contra a tribo de Anhamum, que preso pelo capito Campelo e libertado por Arnaldo ainda adolescente; e na luta contra Fragoso, quando o ndio atendendo o chamado do amigo vaqueiro ajuda a vencer o vilo. O auxilio de Anhamum o recurso

imprevisto, que possibilita solucionar o conflito com Marcos Fragoso e reestabelecer a ordem no serto, um desfecho feliz para a situao. nesse nvel que ocorrem maioria dos conflitos na obra, uma vez que a organizao social do serto que origina os problemas do heri. A proibio da realizao do amor de Arnaldo e Flor est nas oposies que os separam: ele o vaqueiro, pouco instrudo, rude; ela a filha de fazendeiro, educada, delicada como sugere seu nome. Irmos colaos, isto , irmos de leite, no admitem a concretizao desse amor, Dona Flor se acorrentada a convenes sociais e Arnaldo a venera como uma santa.
(...) logo aps comeou a destacar o timbre mavioso de D. Flor,com tamanho vigor que j no escutava ele seno esse hino celeste, surdo para toda outra cantoria. (ALENCAR, 2010, p. 38) (...) Arnaldo esteve embevecido a contempl-la, como se a trmula irradiao lhe desenhasse formoso painel. (ALENCAR, 2010, p. 39)

O conflito de Arnaldo com o capito Campelo tambm surge no nvel social, eles representam dois tipos diferentes de homens do serto. O capito representa a organizao e manuteno da ordem social naquela regio to

remota, j Arnaldo a extenso daquela natureza to exuberante, arisca e livre, ele representa ento a sociedade pura, livre de convenes, o que lhe permite construir uma amizade com os indgenas. O conflito entre Arnaldo e Fragoso tambm tem um cunho social, o sertanejo contra o homem da cidade, o heri versus o falso heri: Arnaldo Louredo Serto Virtudes Corajoso Carter Vaqueiro Rude Marcos Fragoso Cidade falta de escrpulos traioeiro homem ftil dono da terra Instrudo

Tambm podem-se destacar as disputas particulares dos grandes fazendeiros, que aparece na obra atravs da luta entre Fragoso e seus homens e o povo da Oiticica liderada por Campelo. citada por Alencar a briga entre as famlias Feitosa e Montes na regio dos Inhamuns, caracterizando a luta pelo poder.

O casamento por convenincia tambm um marco da sociedade da poca, no romance Leandro Barbalho chamado pelo capito para se casar com D. Flor, era comum o casamento entre primos. No h amor, nem interesse, apenas a obedincia cega de Flor e Barbalho ao tio, que quer solucionar o conflito: Flor casada no poderia mais ser roubada por Fragoso, que perderia seu objeto de desejo. O casamento no se consuma por interferncia de Arnaldo que se utiliza de um conhecimento indgena que adquiriu com a convivncia com a tribo de Anhamum, ele mata o noivo antes da concluso da cerimnia, entretanto a autoria do crime atribuda ao bando de Fragoso. No nvel cosmolgico a figura central Arnaldo, possuidor de virtudes divinas: ele sabe todas as coisas, est em todos os lugares, tem perfeito conhecimento do que deseja e dos meios de conseguir, quando decide agir, age com determinao. O prprio nascimento do heri, cercado por acontecimentos que no tm explicaes bvias e assim estas lacunas so preenchidas por histrias de fundo sobrenatural, como a origem do bentinho que aparece no pescoo de Arnaldo, quando ainda era um beb. O vaqueiro que se envulta, isto , se encanta, se transforma em outros animais, e perseguido como foi pelos homens do capito Campelo quando lhe desobedeceu protegendo J e cumprindo sua promessa a Aleixo Vargas (o Mouro) de que no revelaria o verdadeiro incendirio. Enquanto revela o motivo da demisso do Mouro, relatando a punio do capito ao empregado que cumpria ordens de Fragoso, ele afirma que se transmutou em um grilo: (...) Tenho certeza, porque no o perdi de vista. Nunca reparou num grilo que o acompanhava para toda parte? Era Eu. (ALENCAR, 2010, p. 53) A origem e identidade do velho J, amigo de Arnaldo, tambm possuidor de dons e artes que lhe permitem saber mais que os demais personagens do romance, tambm o cercam de mistrio e crendices populares. O personagem J da obra em estudo pode ser comparado ao personagem bblico homnimo, pois paira sobre ele um castigo, a solido, a excluso do convvio humano, que este aceita com resignao, pois ele representa a sabedoria da pacincia e demonstra conhecer os segredos dos coraes dos homens. J e Arnaldo se complementam, neles se

encontra a oposio da velhice versus a juventude, unindo respectivamente a experincia e a fora atravs do amor, da amizade, do respeito para se obter a salvao da sociedade representada pelo ncleo da Fazenda Oiticica. A relao de Arnaldo com os animais tambm notoriamente especial: o vaqueiro domina o tigre do serto, dorme no mato e convive pacificamente com os animais. Outras peripcias do heri reforam a cultura popular em torno de mitos do serto. Como podemos relacionar este personagem com o mito de origem lusitana O vaqueiro Misterioso3:
O vaqueiro misterioso mito de origem lusitana. Ocorre, com variantes locais, em todas as reas de pastoreio do Brasil. Trata-se de um homem, vestido com gibo de couro surrado, que aparece de repente nas fazendas ou regies de pastoreio. Um chapu de vaqueiro, sempre cabea, encobre-lhe o olhar. No se sabe de onde veio nem o que faz. Tem muitos nomes diferentes e, algumas vezes, nome algum. Aparece nas ocasies onde h vaquejadas ou apanha de gado novo, ferra ou batida para campear. Devido sua aparncia humilde, torna-se alvo de zombaria dos demais vaqueiros e campeadores. Contudo, o mais gil, destro e afoto deles. O sabedor de segredos infalveis, o melhor, o heri. Vence a todos. aclamado pela multido, desejado pelas mulheres, o convidado de honra do fazendeiro. Ele, porm, recusa todas as honrarias e desaparece da mesma forma como surgiu. Ningum sabe para onde foi.

Para Lus da Cmara Cascudo (2002, p. 346), o vaqueiro misterioso um smbolo da velha profisso herica, sem registros e sem prmios, contando-se as vitrias annimas superiores s derrotas assistidas pelas serras, grotes e vrzeas, testemunhas que nunca prestaro depoimento para esclarecer o fim terrvel daqueles que vivem correndo atrs da morte. Percebe-se muitas equivalncias entre o vaqueiro Arnaldo e o vaqueiro misterioso, principalmente o esquivamento do convvio social, a relo com a terra e a natureza, as proezas, a admirao que seus feitos desperta e a recusa diante do reconhecimento de suas bravuras.

Para saber mais sobre o vaqueiro misterioso: Cascudo, Lus da Cmara. Dicionrio do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1954 | 9 edio: Rio de Janeiro, Ediouro, sd | Geografia dos mitos brasileiros. 2 ed. So Paulo, Global Editora, 2002, p.346-350 Ambrsio, Manuel. "A ona Borges". Brasil interior; palestras populares, folclore das margens do So Francisco: Januria, Minas Gerais, 1912. v.1, So Paulo, Nelson Benjamin Mono, 1934, p.30-50 Cavalcanti, Kerginaldo. "Manuel Bruto". Contos do Agreste. Natal, Tip. do Instituto, 1914, p.77 Melo, Manuel Rodrigues. "Preto ruivo". Vrzea do Au. So Paulo, Ed. dos Cadernos, 1940, p.99 Barroso, Gustavo. Corao de menino. Rio de Janeiro, Getlio M. Costa Editor, 1939, p.119-120

O romance O Sertanejo alm da vaquejada tambm faz outra referncia as manifestaes folclricas do serto, tambm oriundas da Europa,como a Carvalhada: torneio popular em que participantes disputam, com varas ou lanas, prmios amarrados nas pontas de cordas. Remetendo a prticas dos cavaleiros medievais. Fragoso, no Recife oferece uma prenda conquistada por ele Dona Flor, mas a prenda maior Arnaldo icgnito(mascarado) que conquista e oferece moa, com a dedicatria bordada na fita: mais formosa! (ALENCAR, 2010, p. 83) Para o romancista Alencar Arnaldo simplesmente um homem cheio de qualidades extraordinrias que lhe advm do serto, sua terra natal. Muitas coisas que parecem extraordinrias, como dormir em cima das rvores com onas por perto so casos comuns na vida sertaneja, que apenas confirmam que o sertanejo uma exteno da sua terra e natureza. Pode-se identificar na obra tambm a possibilidade do autor ter recriado alm do mito do vaqueiro outras narrativas mitolgicas, como a do escravo diante do leo no circo romano, no episdio do tigre brasileiro. O autor faz referncia a vrios personagens mitolgicos, como: Hidra (mitologia grega) um monstro de muitas cabeas que possuia o poder de quando lhe destrussem uma das cabeas fazer outra nascer no lugar; o monstro comparado ao fogo que marca a situao inicial. No dilogo de Fragoso com os amigos tambm h citaes de lendas e seres mitolgicos como: Endimo (recorda os amores desse pastor com a deusa Juno); Rapto das sabinas (lenda romana que Fragoso usa como exemplo para tratar do rapto de Dona Flor); Silfos; Minotauro; deuses como Jpter e outros tantos termos em que percebemos o grande conhecimento sobre mitologia que dispunha Alencar.. As equivalncias e oposies da obra em estudo vo alm da estrutura superficial das sequncias cronolgicas e revelam a estrutura mais profunda que auxilia na compreenso da mensagem do romance de estrutura tipicamente romntica, simples e mtica. A estrutura seqencial nos mostra que a trama e a fbula caminham juntas apesar das idas e vindas dos primeiros seis captulos, ou seja, ainda na situao inicial, para que se apresente o heri e sua amada Flor, a princesa do a

Serto4, a infncia e adolescncia dos dois. O autor faz uso de flashbacks em que Flor que evoca as lembranas, para depois restabelecer a ordem cronolgica. A obra alencarina revela a inteno do autor de fazer uma literatura nacional, representativa da cor local, que apresentasse os verdadeiros brasileiros de diferentes regies do pas. Alencar trata da gnese do Brasil, retrata paisagens e tipos humanos que no existem mais, seus romances tem um objetivo nacionalista, reconstituem o passado histrico. O Sertanejo em sua estrutura mtica nos apresenta a origem da colonizao do Cear, torro natal de Jos de Alencar. Ele narra e imortaliza o desenvolvimento do homem forte do serto cearense que persiste e sobrevive, capaz de amar sem possuir, de se doar e se sacrificar pelo outro. Um cavaleiro medieval do serto, um heri rural, que vive em harmonia com a natureza. A concluso do autor revela que a obra ficou inacabada, ele mesmo diz que revelaria o passado de J quando escrevesse um desfecho para Arnaldo. Entretanto ele finaliza garantindo ao vaqueiro a condio imortal do mito, afirmando que suas proezas foram contadas e recontadas pelo serto, e graas ao romance continuaro ser cantadas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALENCAR, Jos de. O Sertanejo. 8 ed. So Paulo: tica, 2010. ______. Cartas sobre A confederao dos tamoios. In: CASTELLO, Jos Aderaldo. A polmica sobre A confederao dos tamoios. SP: FFCL/USP, 1953. ______ Como e porque sou romancista. Campinas: Pontes, 1990. ______.O gacho. So Paulo; tica, 2001. ______ O guarani. SP: Ateli, 1999.

Termo cunhado pela Prof. Dra Maria do Socorro Rios Magalhes em seu Artigo A cor local nos romances O Gacho e O Sertanejo, para Revista Cadernos de Teresina em 1995.

______ O nosso cancioneiro. In: Obra completa. RJ: Aguilar, 1960. FARIAS, Arton de. Histria do Cear: dos ndios gerao Cambeba. Fortaleza: Editora Tropical, 1997. LVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural 2. 4 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996. MAGALHES, Maria do Socorro Rios. A lenda do cabea-de-cuia: estrutura narrativa e formao do sentido. Teresina. ________. A cor local nos romances O Gacho e O Sertanejo. Caderno de Teresina, Teresina, 1995. MARTINS, Eduardo Vieira. O Mito Alencarino. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2003. SANTANNA, Afonso Romano de. Anlise Estrutural de Romances Brasileiros. 7 ed. So Paulo: tica, 2007.

www.jangadabrasil.com.br/revista/galeria/ca74001f.asp

You might also like