You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAO PEDAGOGIA DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAO I PROFESSOR: ANTNIO CARLOS ALUNAS: ANGELITA,

BRUNA OLIVEIRA, CARLA MARA, CLEIDIANE, CREMILDA, GEYSIANE

OFICINA N 3

Belo Horizonte, 17 de novembro de 2010

QUESTES 1. Explicite como o autor W. JAEGER interpreta o mito da caverna como uma imagem da Paidia? O autor W. Jaeger faz uma analogia entre a Paidia e o mito da caverna a partir do momento que um dos habitantes da caverna deixa o lugar que sempre viveu e comea a ver as coisas como eles so verdadeiramente, esse individuo comea a ter contato no com aquilo que ele imaginava ser, mas com o real, que no comeo parece ser algo assustador, mas que depois de experimentar a sensao de poder ser capaz de ver aquilo que realmente real e constatar a veracidade dos fatos ele comea a ver sua existncia de forma diferente, comea ento a busca de algo que ele se quer imaginava que existia e que agora pode ser constatado como real. Ao longo do texto nos claro a maneira como so desenvolvidas e articuladas essas idias principalmente quando so citados esses trechos; A caverna corresponde ao mundo do visvel e o Sol o fogo cuja luz se projeta dentro dela. A ascenso para o alto e a contemplao do mundo superior o smbolo do caminho da alma em direo ao mundo inteligvel. A idia de passagem do terreno outra vida aqui transferida para a passagem da alma do reino do visvel ao reino do visvel E para que essa busca compreendida pelo homem possa se realizar, ele dever estar disposto aprender e a compreender a vida de forma inteligvel, ou seja, no dever levar em conta a sua opinio, mas sim, estar sempre em busca da razo.
2. Explicite como o autor W. JAEGER discute a Paidia como converso!? Para realizarmos uma anlise devemos ter em mente o conceito mximo que nos apresentado durante o texto que o de Bem, Belo e Bom e Justo. Estes quatro elementos nos revelam que eles so independentes e interdependentes, isto , so as categorias mximas s quais o pensamento de Plato se refere e que compe a base de todo o sistema. No sentido pleno, o dever de atuar perante a coletividade, bem como a possibilidade da educao e atuao dos filsofos como estadistas(...) A Paidia uma converso da alma voltada do sensvel para o inteligvel, onde essa educao no ensina coisas nem nos dada viso, mas ensina a ver, orienta o olhar, pois a alma, por sua natureza, possui em si mesma a capacidade de ver.

3. Explicite como o autor W. JAEGER discute as matemticas como propaidia

Plato atribua s matemticas a funo de educar pela razo. Segundo ele, a cincia dos nmeros, como o prprio definia, era uma preparao para a Paidia. Havia, porm, questionamentos sobre o uso da ginstica e da msica, entre outras cincias, que exerciam a mesma funo. Plato definia as mesmas como sendo uma maneira de fortalecer ou diminuir as foras do corpo, a msica seria um complemento dessa ginstica, na funo de formar um conhecimento mais harmnico, educando pela fora do hbito. J a cincia dos nmeros era a principal responsvel pela formao espiritual do homem. Plato considerava os nmeros como a essncia do ser e nesse contexto, a mesma seria responsvel por desenvolver o esprito estratgico, principalmente nos grandes lderes e governantes.
Elevando-se acima disto, porm, Plato v nos nmeros um saber que orienta de modo especial o nosso pensamento para o campo dos objetos que procuramos que arrasta a alma para o ser. (JAEGER, 1986)

Plato considera as matemticas de fundamental importncia para o curriculum do filsofo, pois como a este foi atribudo a tarefa de governar uma cidad, ele precisa ter conhecimentos acima dos demais para assim, governar com sabedoria. A matemtica seria um segundo momento da educao do filsofo e esta seria ema preparao para a dialtica, assim como para a Paidia. Ambas que conferem ao filsofo toda a sabedoria de que necessita para converter os indivduos e assim como no mito da caverna, form-los para ver as coisas como elas realmente so.
4. Explicite como o autor W. JAEGER discute a formao dialtica!?

O estudo das matemticas apena o preldio da melodia que se tem de aprender. Para ser um dialtico, no basta conhecer essa disciplina. Assim Plato define que nem todo matemtico pode ser um dialtico. No sentido de que a Paidia no expe claramente o conceito da dialtica. A dialtica aqui considerada a fase suprema Paidia, tal que, o saber da dialtica to superior quanto o saber de qualquer outra matria anterior. A dialtica surge da preparao que o filsofo recebe no decorrer de sua formao, aps essa longa preparao e aps atingir seu ponto mais alto na Paidia, ele est preparado para levar o melhor da alma a contemplar o melhor de todo o existente. Essa formao dialtica resultado de uma total dedicao ao estudo das matemticas, e apesar disso to mais importante quanto a mesma, pois ela se usa do pensamento para dialogar e buscar no fundo capacidade de raciocinar racionalmente do homem.

5. Explicite como o autor W. JAEGER discute o curriculum do filsofo!? Ao discutir o curriculum do filosofo Jaeger explicita os objetivos de Plato em formar homens nobres, no aquela nobreza de sangue, mas sim uma nobreza de esprito, Jaeger fala dos mtodos de ensino que Plato utilizava em sua academia, em que se aplicavam as cincias matemticas, tambm o ensino da filosofia que era o caminho do conhecimento e a verdade, do processo de formao da dialtica, onde nascia idia do bem, a msica que contribua para formao harmoniosa da alma e a ginstica, Plato dizia que os homens deveriam manter-se firme tanto no estudo como na guerra (Jaeger p. 628). A finalidade da ginstica no era apenas alcanar a fora fsica de um atleta, mas contribuir para a formao do carter e da personalidade. E esses ensinamentos aplicados na academia tinham como objetivo escolher um bom governante filsofo, aquele que dever governar com sabedoria, coragem e justia. O processo de formao de um futuro governante deveria comear na infncia, onde a criana comea a aprender as cincias matemticas e vai at a fase em que o homem j estar formado espiritualmente e adquire a experincia (35 a 50 anos). Esse longo perodo tem o propsito de formar um governante apto para a dialtica, no adiantaria que os homens fossem apenas os mais corajosos e tivessem temperamentos firmes, ou ento que fossem apenas belos, fortes e distintos, para ser um bom governante todas essas virtudes deveriam combinar-se com as qualidades indispensvel para a cultura de esprito: a argcia, a facilidade de compreenso, a memria e a tenacidade. (JAEGER p.626) Este plano de Plato, que abarca a vida inteira, tem tambm a finalidade de construir o homem como homem e cidado. Para Plato a essncia de toda a verdadeira educao ou Paidia a que d ao homem o desejo e a nsia de se tornar um cidado perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justia como fundamento (JAEGER, 1995:147).
6. Explicite como, o autor W. JAEGER discute o mito de prometeu acorrentado

no seu texto O Drama de squilo!? W. Jaeger ao discutir o mito de prometeu acorrentado diz que que a tragdia de prometeu a tragedia do gnio pois a maioria das tragdias so vindas de fora, a de prometeu foi causada por ele mesmo.
Os padecimentos e os erros de Prometeu, tem origem nele mesmo, na sua natureza e na sua ao(...) pertence, pois, a um tipo diferente da maioria dos dramas que se conservaram. Contudo,

sua tragdia no pessoal no sentido individual; apenas a tragdia da criao espiritual. Este Prometeu fruto espontneo da alma de poeta do squilo. (JAEGER p. 309).

Jaeger formula a idia de que a f fundamental de squilo seria precisamente a concepo de que somente pela dor e pelo sofrimento, o humano pode chegar ao conhecimento. Em prometeu, a dor torna-se o sinal caracterstico do gnero humano (JAEGER p. 310). Segundo Jaeger, ... a concepo fundamental do roubo do fogo formula uma idia filosfica de to grande profundidade e grandiosidade humana, que o esprito do Homem jamais poderia esgotar. Prometeu representa a herica audcia espiritual. Desse smbolo de herosmo trgico e tambm como a preferncia dos filsofos W. Jaeger faz mais uma observao da tragdia de Prometeu: Estava reservada ao gnio grego a criao deste smbolo dos herosmos doloso e militante de toda criao humana, como a mais alta expresso da tragdia da sua natureza. (...) No sem razo que Prometeu tem sido sempre, dentre as obras da tragdia grega, a pea preferida dos poetas e filsofos de todos os povos; e continuar a s-lo enquanto arder no esprito humano uma centelha do fogo de Prometeu. (JAEGER p. 310) 6.1. Qual ponto comum entre os textos de Plato (Alegoria da Caverna) e de squilo (Prometeu Acorrentado)!? Comente, explicite e articule os dois textos! O mito da caverna traz a idia de que os homens acorrentados no tinham nenhum tipo de conhecimento, neste caso, dentro da caverna existia uma ausncia de Paidia, ou seja, no havia cultura, educao, civilizao entre outros. As pessoas que l viviam apreciavam a vida inspirados nas sombras que conseguiam ver nas paredes, essas sombras eram projetadas pela luz da fogueira, sombras que era a realidade que as pessoas conseguiam ver. Quando um dos prisioneiros consegue ser libertado, ele descobre a verdadeira imagem do real, percebe que a vida toda acreditou em coisas inexistentes. Ele ver a luz do sol como a Luz da verdade, o mundo exterior como o mundo das idias perfeitas. Essa idia de busca do conhecimento, de ausncia de cultura e Paidia, tambm podem ser notadas em Prometeu acorrentado, Prometeu o quem traz a luz humanidade sofredora. O fogo, essa fora divina, torna-se o smbolo sensvel dessa cultura. Prometeu o esprito criador da cultura, que penetra e conhece o mundo. Como JAEGER explicita em seu texto Aquela criao efmera trouxe obscura existncia do homem das cavernas a iluminao da cultura. quando prometeu roubou uma fasca do fogo celeste ele possibilitou que os homens ficassem mais fortes e pudessem criar e se desenvolver tornando-os os portadores do conhecimento. squilo, celebra o heri

pelos benefcios que trouxe a humanidade, ajudando-a no seu esforo para passar da noite ao dia por meio do progresso e civilizao (JAEGER p. 311). 7. Explicite o conceito e a funo da educao no Mito da Caverna!? No mito da caverna a educao a converso da alma, e ela procura os meios mais fceis de oper-la; ela no consiste em dar vista ao rgo da alma, pois que este j o possui; mas como ele est mal disposto e no olha para onde deveria a educao se esfora por leve-lo boa direo (W. JAEGER. 1973, p.109-111). No mito da caverna Plato fala de um novo homem, e para que ele exista entra em ao a educao, para formar esse novo homem, com uma nova mentalidade e viso do mundo. A funo da educao formar um cidado consciente do seu papel na sociedade. A educao tida por Plato como nica forma de libertao da caverna. A educao no mito da caverna visa a pratica do bem, e o bem est associado sabedoria enquanto busca da verdade, a educao Platnica visa formar um homem virtuoso (TEIXEIRA, 1999) 7.1. Explicite a relao entre filosofia, poltica, tica e educao no Mito da Caverna!?

A educao, a poltica e a tica so de suma importncia para se contemplar a idia de bem supremo no mito da caverna de Plato, onde a filosofia a viso do mundo real iluminado, para onde vai o prisioneiro liberto. O retorno do prisioneiro caverna para libertar os companheiros um ato poltico e tico, pois em filosofia a palavra tica significa o que bom para o individuo e para a sociedade. Somente um governante justo e eticamente correto se preocupa com o povo, como o caso do prisioneiro que ao ser liberto contemplou toda a verdade que desconhecia atravs da educao, e mesmo assim volta sua antiga condio de inferioridade para libertar os outros prisioneiros, na inteno de ensinar-lhes o caminho da luz, arriscando sua prpria vida. Nesse sentido a educao est relacionada liberdade, pois somente a experincia da educao, pelo qual passou o prisioneiro pode libertar-nos da condio de ignorantes.
7.2.

No processo educativo, qual a misso da filosofia e do filsofo no Mito da

Caverna!? No mito da caverna a misso da filosofia libertar o homem da caverna, do mundo das aparncias, ou seja, do senso comum, e a misso do filsofo retornar caverna, para cumprir a sua tarefa poltico-pedaggica de indicar a seus companheiros o caminho para o

mundo real, ele deve apontar o caminho aos acomodados da caverna, para que estes superem seu estado de ignorncia e alienao. No mito da caverna o filsofo o agente, por meio do qual a filosofia vai manifestar rumo ao processo educativo, em uma comparao simplista, o filsofo aquele que vai juntar as molculas de hidrognio e oxignio para formar gua, que pode ser comparada com a filosofia, para matar a sede dos que esto a procura de conhecimento, da verdade que liberta. Bebendo constantemente dessa gua o cativo desvenda a realidade, saindo do mundo da opinio para entrar no mundo das idias, se tornado sbio. 8. Explicite qual a relao entre filosofia e educao em Luckesi e Severino!? Segundo Luckesi as relaes entre filosofia e educao parecem naturais, enquanto a educao trabalha o desenvolvimento das novas geraes de uma sociedade, a filosofia a reflexo sobre o que e como devem ser ou se desenvolver as geraes e as sociedades. a filosofia que exige postura do educador. tambm a reflexo filosfica sobre a educao que d o tom a pedagogia, garantindo-lhe a compreenso dos valores que hoje direcionam a prtica educacional e dos valores que devero orient-la para o futuro. Para Severino a filosofia e a educao trabalham juntas a construo da imagem do homem, como sujeito fundamental, envolvido na educao, delineando o sentido mais correto da existncia humana com relao s suas coordenadas de educabilidade. Como tal a filosofia da educao constitui-se como uma antropologia filosfica entendida como tentativa de construo de uma viso integrada do ser humano. 8.1. Explicite os conceitos de filosofia e de educao nos textos de Luckesi e Severino!?
A filosofia um corpo de conhecimento, constitudo a partir de um esforo que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido, um significado compreensivo. Corpo de conhecimentos, em filosofia significa um conjunto coerente e organizado de entendimentos que compreende e direciona a existncia humana em suas mais variadas dimenses (LUCKESI, 1999)

Assim, entendemos que a filosofia o meio pelo qual o homem se torna crtico, pois a partir do momento em que se passa a pensar, refletir e analisar os conceitos da sociedade, que se v como um membro com possibilidade de viver e alterar o funcionamento desta. E somente assim que conseguimos expor idias novas e interagir com o meio em que vivemos. Por conseguinte, no aceitamos exclusiva e unicamente o que nos posto como certo a ser

seguido. Sendo assim, quando comeamos a filosofar, comeamos tambm a ponderar a cotidianidade dos serem humanos. A educao para Luckesi um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupao, por uma finalidade a ser atingida. A educao dentro de uma sociedade no se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manuteno ou transformao social. A educao na verdade a grande responsvel pela transformao da sociedade. claro que quando falamos em educao, no nos restringimos exclusivamente quela educao da sala de aula, mas da educao concebida desde o bero, onde as aes primrias da criana esto relacionadas viso de mundo e concepo de educao que os pais conscientes ou inconscientemente, transmitem a essas crianas. Para Severino a filosofia uma cincia, e como cincia ela busca um conhecimento significativo das coisas que nos cerca, e no que diz respeito a educao, busca um maior entendimento de como conduzir o processo educacional, quais so os caminhos para levar o indivduo a se achar como sujeito na sociedade. A educao tem o papel de construir um indivduo conscientemente apto a viver na sociedade, pois para Severino a educao o meio de construo do homem para que o mesmo se torne livre e membro de uma sociedade onde cada cidado seja responsvel por seus atos e conscientes de suas obrigaes.
9.

Como Severino estrutura a reflexo sobre dimenso antropolgica da educao? Como identificar a dimenso antropolgica da educao no Mito da Caverna? Explicite como Plato apresenta a imagem de sujeito da educao na Alegoria da Caverna!?

9.1.

Segundo Severino a tarefa antropolgica alicerce fundante de todas as demais tarefas da filosofia. A tradio ocidental no conseguiu dar conta das especificidades do saber humano e acabou, assim, construindo uma antropologia metafsica totalmente idealista, mas com um fundo cientificista que insere o homem em fluxo vital da natureza orgnica. Tanto na perspectiva essencialista como na perspectiva naturalista, ambas oriundas da tradio ocidental, no fica adequadamente sustentada a condio bsica para a existncia humana.
O que se quer dizer com isso que o ser dos homens s pode ser apreendido em suas mediaes histricas e sociais concretas de existncia. S com base nessas condies reais de existncia que se

pode legitimar o esforo sistemtico da filosofia em construir uma imagem consistente do humano. (Severino, 1990).

Pode-se dizer que o social e o histrico so condies para a existncia humana e o educacional uma tentativa de intencionalizao do existir social no tempo histrico. Assim, a educao pode ser definida como esforo para se conferir, no desdobramento histrico, um sentido social para a instaurao de um projeto de efetiva humanizao atravs das mediaes da existncia humana. A antropologia deve se desenvolver como uma reflexo da histria, da sociedade e nessas coordenadas uma reflexo sobre o sentido da existncia humana. Plato deixa isso explicito uma vez que leva a reflexo a existncia humana e o que de fato o mundo real. Utilizando o mito da caverna ele nos faz questionar se o que conhecemos de fato a realidade. O mundo at ento conhecido, o mundo das sombras, para os cativos era tudo o que existia at o momento que um deles solto e forado a ver o mundo fora da caverna. Atravs deste episdio se pode buscar compreender a forma qual esse individuo constri o conhecimento atravs da nova realidade apresentada a ele. Aps o primeiro momento, quando os seus olhos j se habituaram ao novo estado a ele imposto, ele passa a refletir sobre o que conhecia e sobre a nova realidade a ele apresentada. E apenas com essa mediao social, com condies de vivencia nesse novo mundo que ele construir uma nova imagem da realidade. 10. Como Severino estrutura a reflexo sobre a dimenso axiolgica da educao? 10.1. Como identificar a dimenso axiolgica da educao no Mito da Caverna? Quais so, para Plato, as finalidades e os objetivos da verdadeira educao no texto Alegoria da Caverna!? A reflexo filosfica, segundo Severino, se faz reflexo axiolgica buscando uma reflexo voltada para os fins que norteiam a prtica social e a educao. Uma reflexo valorativa da conscincia e a expresso do agir humano enquanto relacionado com valores. A questo diretriz da viso axiolgica aquela que discute o para que estudar, os fins da educao. A orientao metafsica da filosofia ocidental fazia decorrer, quase que por um procedimento dedutivo, as normas do agir humano, assim os valores do agir humano se fundariam na prpria essncia humana. Ao tentar superar essa viso essencialista, a tradio cientfica ocidental vai ainda vincular o agir a valores agora relacionados apenas com a determinao natural do existir do homem. O

objetivo maior da vida sempre viver mais e viver bem! Esta finalidade passa a ser o critrio de limitao dos valores que presidem o agir do homem.
... a reflexo filosfica, enquanto reflexo axiolgica tomou na tradio da cultura ocidental, a filosofia da educao no se afastou da mesma orientao. De um lado, tende a ver como fim ltimo da educao, a realizao de uma perfeio dos indivduos enquanto plena atualizao de uma essncia modelar; de outro, entendeu-se essa perfeio como plenitude de expanso e desenvolvimento de sua natureza biolgica. Agora a filosofia da educao busca desenvolver sua reflexo levando em conta os fundamentos antropolgicos da existncia humana, tais como se manifestam em mediaes histricosociais, dimenso esta que qualifica e especifica a condio humana. (Severino, 1990).

O individuo aps a sada da caverna se adapta ao novo universo a ele apresentado, antes no conseguia enxergar a realidade, via apenas uma imagem do que acreditava ser o real, agora j adaptado ele comea a ver que o real infinitamente mais belo. Mas a vontade de compartilhar com os outros a experincia que ele havia passado o faz superar os medos de voltar a caverna, mesmo sabendo que revelar a verdade poderia trazer rebelies e lev-lo a morte. A vontade de passar a diante o conhecimento adquirido. A partir do fato dele ter uma vida melhor agora ele quer levar a oportunidade de desfrutar disso aos demais moradores da caverna. Pois segundo Severino (1990) devem ser buscados aqueles objetivos que asseguram ao homem sua melhor vida natural.

11. Como Severino estrutura a reflexo sobre a dimenso epistemolgica da

educao? Atravs da relao entre s produo de conhecimentos e o processo de educao, que apesar de ser complexa, envolve a produo do saber, desde aquelas relacionadas natureza da prpria subjetividade at mesmo as que se encontram implicadas no mais modesto ato de ensino ou de aprendizagem, passando pela questo da possibilidade e da efetividade das cincias, que visa compreender, nomeadamente se possvel (tecnicamente a um ser humano) conseguir algum dia atingir o conhecimento total ou genuno, fazendo oscilar entre uma proposta dogmtica ou empirista.

11.1. Como identificar a dimenso epistemolgica da educao no Mito da Caverna? Comente, explicite como Plato elabora o conceito de conhecimento mediado pelo processo educativo da dialtica ascendente, da sada da caverna!? No momento em que o preso solto e levado pra fora da caverna, ele comea a ver um mundo novo, diferente, com isso comea a despertar nele o desejo de conhecer tudo o que esta a sua volta. O prisioneiro ao ficar deslumbrado comeou a dialogar consigo mesmo. Depois de ter explorado tudo o que vira e os conhecimentos que adquiriu, voltou para dialogar com os companheiros, s que estes por j estarem acostumados a viver na escurido, ao ouvir o que ele estava a dizer, comearam a rir de tudo que ele falava e tentaram mat-lo, e a nica sada para ele foi fugir. Os outros no quiseram ouvir a verdade, preferiram a escurido eterna. 11.2. Como Plato estrutura a relao produo de conhecimento e processo de educao!? Para ele os dois andam juntos, pois um depende do outro. No conhecimento do mundo das idias verdadeiras ou da realidade, a educao surge para direcionar essas idias, pois so instrumentos para libertar o ser humano, o desenvolvimento natural e racional, pois s p ser humano capaz de pensar e tomar decises. 11.2.1. Qual o papel da Dialtica e da Filosofia no mbito desta relao? O papel da dialtica fazer com que o individuo reflita sobre a arte de discutir, no sentido de melhorar sua compreenso do mundo e do prprio individuo, isso o papel da filosofia. A filosofia visa ampliar esses conhecimentos e desenvolve-los de forma a clarear as idias do individuo.

You might also like