You are on page 1of 15

PRIMEIRO DIA

Manh: Recepo e apresentao


Este o momento de dar as boas-vindas a todos e acolher os novos professores e funcionrios de apoio.

Proposta de reunio

Pea aos participantes que se apresentem, contando rapidamente em que rea trabalham e um pouco do histrico profissional. Em seguida, fale sobre o perfil da comunidade e das famlias atendidas. Com base no regimento da escola, explique como so combinadas as regras e como funciona a divulgao de informaes administrativas. Fale um pouco da rotina da escola. Compartilhe tambm os novos materiais e equipamentos adquiridos e, caso tenha havido alguma reforma ou construo, convide o grupo para uma visita ao local. Divulgue a programao da semana pedaggica para que a equipe saiba de quais reunies participaro e os assuntos que sero abordados. Assim, todos podem se preparar. Separe um tempo para esclarecer dvidas.

Convide a equipe gestora, os professores e os funcionrios dos servios de apoio para estar presentes o dia todo, reunidos em um grupo nico.

Providenciar...
- Crach se houver muitos novatos. - Um espao adequado para todos os participantes e o material necessrio (cartazes, data show ou retroprojetor, microfone, giz, papel e caneta). - Cpias do PPP. - Planilhas com os dados da escola. - As metas da rede, que devem estar contempladas nas da escola.

Tarde: Anlise dos resultados da escola


Com todos inteirados do funcionamento da escola, hora de refletir sobre as metas da unidade e os passos que precisam ser dados durante o ano para atingi-las.

Proposta de reunio
Inicie uma discusso com base no PPP e nos dados da escola do ano anterior, tanto os revelados pelos diagnsticos internos como os de avaliaes externas, como ndice de Desenvolvimento Bsico da Educao (Ideb). Depois de expor os nmeros, levante questes que levem reflexo: qual o quadro atual da escola? Aonde queremos chegar e como fazer para ir da atual realidade meta desejada? O envolvimento de todos nesse debate essencial. Esclarea que at as funes administrativas tm papel educador.

A discusso do PPP na EE Arnaldo Guassieri


Em 2007, quando Catia de Freitas Oliveira assumiu a direo da EE Arnaldo Guassieri, em Franco da Rocha, na Grande So Paulo, ela traou um perfil dos alunos com base em diagnsticos e questionrios respondidos por eles e pelos pais. Na semana pedaggica, ela exps o resultado desse estudo e perguntou aos educadores que tipo de alunos eles gostariam de formar. A resposta foi: pessoas crticas, participativas e competentes. O grupo resolveu ento implantar um grmio estudantil e adequar o currculo matriz estadual. "Antes, os professores entendiam que produo de texto, leitura e oralidade estavam implcitos nas atividades de escrita. Passamos a ter um tempo especfico para cada uma das habilidades citadas na matriz curricular", conta a diretora.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

SEGUNDO DIA
Manh : Organizao de agendas
Use o segundo dia para apresentar o calendrio escolar e definir a grade horria das salas, que j foi previamente elaborada com o coordenador.

Proposta de reunio

Entregue uma cpia do calendrio equipe e explique os itens marcados. Caso surjam propostas de mudana, cabe avaliar as alteraes. No caso da grade horria das turmas, pea que cada um analise se sua rea ter um bom funcionamento diante da programao sugerida. As merendeiras, por exemplo, conseguiro providenciar a merenda nos intervalos escalonados? E o pessoal da limpeza d conta de preparar o laboratrio para as aulas de Qumica se elas so em sequncia? Defina os horrios de formao permanente em que toda a equipe docente dever estar presente e os que sero realizados somente com os professores de uma disciplina ou ciclo, tomando o cuidado de escolher data e hora em que todos possam estar presentes. Para isso, essencial levar em conta, inclusive, a agenda dos professores que lecionam em outras escolas.

Rena professores e funcionrios para os informes gerais e, depois, divida a equipe em grupos, por rea de atuao.

Providenciar...
- Cpias do calendrio da escola. - Grade com o horrio de aulas das turmas. - Salas adequadas, preparadas e em nmero suficiente para que os participantes trabalhem em grupo. - Cpias e relatrios de projetos realizados no ano anterior que deram bons resultados. - Projetos elaborados em outras escolas ou encontrados em bibliografia especializada para serem adaptados.

Tarde: Avaliao de projetos institucionais


Acertados os horrios, a equipe deve planejar os projetos institucionais. Os temas escolhidos devem enriquecer o currculo, mobilizar a comunidade e ser coerente com o PPP.

Proposta de reunio Apresente os bons projetos institucionais realizados e as contribuies deles para a aprendizagem. Abra a discusso para novas sugestes e promova a anlise de cada uma sempre de olho na intencionalidade: quais os resultados esperados? Como os pais podem se envolver? Que responsabilidades os alunos tero na organizao? Essa a melhor forma de alcanar os objetivos? Tambm interessante levar para a equipe projetos realizados em outras escolas ou encontrados em bibliografia especializada (e que possam ser adaptados). Quando escolhidas as propostas, defina com o grupo os professores e gestores que faro o acompanhamento. E no se esquea de registrar as intenes no PPP.

A montagem de projetos no CE Professor Leo Magno


No CE Professor Leo Magno, em Nossa Senhora do Socorro, na regio metropolitana de Aracaju, o diretor Gilzo Nascimento Bispo prioriza projetos ligados s reas que os alunos necessitam de reforo. Em 2007, as avaliaes externas mostravam que a maior dificuldade estava em Lngua Portuguesa. "Criamos o programa Soltando a Lngua, com teatro, poesia e produo de artigos, mas sentimos a necessidade de envolver toda a escola. Ento, em 2009, lanamos o jornal Fala Leo, que publica os textos dos alunos sobre os projetos desenvolvidos em outras reas." Segundo ele, os resultados j so percebidos: "Nas mais recentes avaliaes, as

pontuaes em Lngua Portuguesa foram maiores que as de Matemtica. Na prxima semana pedaggica, vamos pensar em projetos nessa disciplina".

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

TERCEIRO DIA
O dia todo: Passagem de turma

Este o dia em que os professores se dedicam a conhecer as turmas com as quais vo trabalhar durante o ano e os funcionrios dos servios de apoio analisam a rotina de trabalho. Proposta de reunio
Aqui, o foco est no passado: cada professor fala da sala com a qual trabalhou no ano anterior, segundo um roteiro definido pelo coordenador pedaggico. Se um educador saiu da escola, um membro da equipe gestora deve assumir a tarefa. Certifique-se de que sejam abordadas as caractersticas gerais da turma, como os contedos trabalhados e os resultados das avaliaes. Recupere documentos como mapas de aprendizagem e fichas de alunos para a anlise dos docentes. Nas escolas que tenham o Ensino Fundamental completo, essencial que o professor do antigo 5 ano converse com todos os do 6 ano para ajudar os colegas a criar um ambiente que facilite a adaptao ao novo ciclo. Preveja um orador para falar sobre os avanos em cada rea e outro para discorrer sobre o perfil das turmas dos ltimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio.

Alerta
Fique atento para que os grupos mantenham foco no pedaggico e evite que o momento seja usado para disseminar ideias pr-concebidas sobre determinada turma ou aluno.

A passagem de turma na EE Maria Pereira Martins


A escola tem apenas 24 professores de Ensino Fundamental. Por isso, a diretora, Cristina Hermgenes de Andrade, pede que todos ouam os relatos dos colegas sobre as turmas para as quais lecionaram no ano anterior. "Cada um tem uma experincia e um olhar particular que ajudam a compor o quadro sobre o grupo", diz. Alm de lembrar os contedos trabalhados, eles detalham o que os alunos aprenderam e os que precisam ser retomados. "O professor que vai dar aula para uma turma o mais interessado nessa apresentao. Porm fao questo de que todos estejam presentes. uma maneira de a equipe acompanhar a trajetria de todos os alunos. Afinal, os estudantes so da escola e no somente de um professor", afirma Cristina.

Reflexo sobre a rotina


Enquanto o coordenador orienta os professores na passagem de turma, o diretor pode dividir o tempo entre os grupos de docentes e os de funcionrios. Uma conversa sobre como eles podem contribuir nos projetos institucionais e em outras reas certamente vai aumentar o envolvimento com as metas da escola. Proponha que todos avaliem os aspectos positivos e as dificuldades enfrentadas na rotina durante o ltimo ano e faam sugestes. possvel visitar o programa Profuncionrio, no site do Ministrio da Educao (MEC), e avaliar se algum da equipe pode fazer os cursos a distncia oferecidos. Monte com eles um cronograma das reunies ao longo do ano para deixar claro que voc vai acompanhar o andamento das tarefas.

Chame professores e funcionrios administrativos e dos servios de apoio para a reunio. Porm eles trabalharo separadamente. Os docentes comeam reunidos com toda a equipe e depois se organizam em srie.

Providenciar...
- Portflios de alunos e professores, separados por turmas. - Mapas de aprendizagem e fichas dos alunos. - Salas para as reunies dos professores (em duplas ou grupos) e para os grupos de funcionrios das diversas reas.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

QUARTO DIA
O dia todo: Plano de ensino Mais sobre planejamento
Momento de os professores se dedicarem ao planejamento geral da disciplina que ensinam. A equipe de gesto acompanha o trabalho como mediadora entre os colegas que vo compartilhar o mesmo plano e supervisiona os resultados. Os funcionrios de apoio podem ser dispensados neste dia - com exceo das merendeiras -, mas devero estar presentes no encerramento, no dia seguinte.

Proposta de reunio

Neste dia, os professores alinham os planos de ensino, distribuindo os contedos que sero trabalhados por bimestre (ou trimestre) e definindo os principais projetos e sequncias didticas, sempre usando como base o PPP, a matriz curricular da rede e as experincias de cada profissional. Proponha que eles preparem uma apresentao com as linhas gerais para o dia seguinte. Pergunte se algum vai precisar de material e disponibilize a sala de informtica, se for o caso. Ao acompanhar as discusses, os gestores garantem que os objetivos da escola sejam contemplados no plano de ensino de todas as reas.

Agrupe os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental por srie e os dos anos finais e do Ensino Mdio por disciplina, com acompanhamento do coordenador pedaggico e da direo.

Providenciar...
- Espao adequado para que os professores trabalhem em grupos. - Pastas com propostas de atividades permanentes, sequncias e projetos didticos separados por disciplina e/ou por srie. - A proposta curricular da rede. - Sala de informtica em condies de uso para a produo de apresentaes. - Cartolina, papel e canetas hidrogrficas.

Como a EE Joo Amos Comenius elabora o plano de ensino


O diretor Joo Cavallaro Jnior foi transferido em 2009 para a EE Joo Amos Comenius, em So Paulo, logo aps concluir um mestrado em Educao e Currculos. Uma de suas primeiras providncias foi investir na reformulao da semana pedaggica. Para ele, a funo do diretor e dos coordenadores pedaggicos durante esses dias mediar o dilogo para que a equipe docente chegue a um consenso sobre os contedos. "Antes, um professor de Arte apresentava o barroco enquanto o outro falava de modernismo para a mesma srie, em turmas diferentes. No ano seguinte, o aluno transferido podia ter um contedo repetido ou ficar sem informao sobre algo", lembra. Os docentes de cada disciplina se reuniram na semana de planejamento durante um dia inteiro para buscar um consenso. "Foram oito horas de conversa at chegar a um acordo.

Dessa conversa, eles tiraram material para o comeo das aulas e tambm para organizar o plano de ensino oficial, que foi entregue posteriormente, por escrito", lembra Cavallaro Jnior.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

QUINTO DIA
Manh: Apresentao do plano de ensino
Depois de um dia de discusso, os professores precisam de um espao para apresentar os planos e discuti-los com os colegas. Esse procedimento ajuda a dar unidade ao currculo.

Proposta de reunio
O coordenador pedaggico pode montar uma proposta para que todos os professores apresentem os planos de ensino para o ano que comea. O papel do gestor neste dia contribuir para o aprimoramento do planejamento e estimular a equipe a dar sugestes.

Convoque todos os professores para ouvir as exposies dos colegas, participar dos debates e, dessa forma, conhecer o plano de ensino de toda a escola.

Providenciar...
- Espao adequado para reunir toda a equipe. - Equipamentos como retroprojetor ou data show para as apresentaes. - Textos que tratem da importncia do acolhimento dos alunos nos primeiros dias de aula.

Tarde: Encerramento

Reserve o ltimo perodo para planejar a recepo dos alunos e avaliar as atividades desenvolvidas durante a semana de planejamento.

Proposta de reunio
possvel comear a tarde lendo com a equipe um texto sobre a importncia da acolhida nos primeiros dias - e durante todo o ano. Promova um debate sobre como ser a recepo dos estudantes, definindo questes prticas: onde receber os alunos, no porto da escola ou na entrada da sala de aula? Como devem ser recebidos os pais que acompanham os filhos? Uma reviso do que foi feito nos anos anteriores ajuda a pensar nos ajustes. Para encerrar, reserve um tempo para que todos falem sobre a semana pedaggica. Um membro da equipe gestora pode anotar as opinies, os pontos que precisam ser retomados durante o ano e as informaes que ajudaro os gestores na avaliao da organizao do tempo, do espao e dos trabalhos propostos. No se esquea de combinar com os professores um prazo para a entrega final dos planos de ensino e reforar que haver reunies de formao durante o ano para tirar dvidas e aprimorar o planejamento das aulas.

hora de reunir toda a equipe novamente (gestores, professores e funcionrios de apoio).

Mantenha o rumo durante o ano todo

A semana pedaggica acabou. Porm a discusso coletiva do trabalho pedaggico deve continuar por todo o ano. As reunies de trabalho pedaggico, realizadas com regularidade, servem para aprofundar muitas questes disparadas durante o planejamento. Para garantir que a rotina no deixe que as decises tomadas caiam no esquecimento, algumas providncias so necessrias:

- Atualizao dos documentos


Faa a reviso dos documentos que foram alterados no encontro, como a agenda da escola (caso tenham sido revistos os horrios dos encontros de formao propostos inicialmente ou a grade horria). No se esquea de imprimir cpias para todos e distribuir.

- Reviso do PPP
Com as ideias que surgiram, o PPP vai precisar de modificaes. Quando fizer isso, use uma linguagem clara para que ele seja compreendido por todos. Se possvel, imprima-o, com destaque para as partes novas e as atualizadas, e coloque-o em exposio em local para que todos tenham acesso. Com isso, a mensagem fica reforada para a equipe, os pais e os alunos.

- Consolidao dos planos de ensino


Os planos de ensino debatidos para cada rea entre os professores tambm devem ser entregues impressos para facilitar o acompanhamento durante o ano e ajudar na definio das pautas dos encontros de formao. Enquanto a verso final no fica pronta, a equipe gestora deve oferecer ajuda aos educadores na consolidao das atividades e sequncias didticas.

- Reviso e arquivamento
Depois de entregues, os planos de ensino precisam ser revisados - prestando ateno se as ideias debatidas pela equipe docente esto presentes - e colocados em prtica. Guarde cpias para serem consultadas pela equipe a qualquer momento.

- Montagem do calendrio da escola

Use as reunies de formao para retomar alguns pontos e aprofundar as discusses pedaggicas que merecem nova anlise ou aprofundamento, conforme os professores forem realizando as atividades propostas e dando andamento aos projetos institucionais.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

A indisciplina como aliada


Paola Gentile (pagentile@abril.com.br) Ela atrapalha e incomoda, mas se for trabalhada de forma adequada pode ajudlo a conquistar a turma neste novo ano Ano novo, novos desafios. O maior deles, provavelmente, conquistar a turma, faz-la produzir mais do que o esperado, criar condies para que todos aprendam. Por isso, preparamos duas reportagens para comear as aulas com o p direito. Veja aqui sugestes para transformar o ptio num verdadeiro ambiente educativo, capaz de reduzir a agressividade dos estudantes e ajud-los a se tornar mais participativos e menos indisciplinados, o tema desta pgina. Como lidar com os grupinhos que no param de conversar e no participam das atividades? E com os que, semana aps semana, deixam de fazer a lio? Sem falar nos problemas mais graves, como a falta de respeito dentro da classe, os xingamentos e, o pior, as agresses verbais e fsicas. Pesquisa realizada no ano passado pelo Observatrio do Universo Escolar, em parceria com o Ministrio da Educao, constatou que a indisciplina uma das causas mais apontadas pelos professores para o fracasso do planejamento inicial. "A famlia no impe limites!" " a televiso que educa as crianas." "Eles no esto a fim de nada, no tm jeito!" Quantas vezes voc j no ouviu (ou proferiu) essas frases? No h dvidas de que boa parte do problema passa mesmo pela famlia, ausente e desestruturada, pelos programas de TV, cada vez mais violentos, e pelo prprio jovem, cujo carter ainda est em

formao. Mas saber disso no resolve o problema. Nesta reportagem, so apontados trs caminhos para compreender e resolver a questo: a diferena entre autoridade e autoritarismo, a importncia de compreender a necessidade que o jovem tem de se expressar e as vantagens de construir pactos com a garotada (tema tambm da coluna de estria de Julio Groppa Aquino). Tudo para transformar a indisciplina em aliada.
Autoridade se constri

impossvel falar de indisciplina sem pensar em autoridade. E impossvel falar de autoridade sem fazer uma ressalva: ela no dada de mo beijada, mas algo que se constri. Ou seja, ter autoridade muito diferente de ser autoritrio (leia o quadro abaixo). Dizer "no faa isso", ameaar e castigar so atitudes inteis. O estudante precisa aprender a noo de limite e isso s ocorre quando ele percebe que h direitos e deveres para todos, sem exceo.
Um professor autoritrio...
...exige silncio para ser ouvido; ...pede tarefas descontextualizadas; ...ameaa e pune; ...quer que a classe aprenda do jeito que ele sabe ensinar; ...no tem certeza da importncia do que est ensinando; ...quer apenas passar contedos; ...v o aluno como um a mais.

Um professor com autoridade...


...conquista a participao com atividades pertinentes; ...mostra os objetivos dos exerccios sugeridos; ...escuta e dialoga; ...procura adequar os mtodos s necessidades da turma; ...valoriza o contedo de sua disciplina na construo do conhecimento; ...adapta os contedos aos objetivos da educao e realidade do aluno; ...v o aluno como um ser humano.

Ana Kennya Flix, que leciona Lngua Portuguesa na Escola Crescimento, em So Lus, d uma boa amostra de como fazer isso. Certo dia, ela encontrou sua classe de 7 srie em p de guerra por causa de uma discusso entre os meninos. Um deles desafiou-a a "botar moral". Calmamente, ela pediu que todos se sentassem e deu incio a uma conversa sobre o sentido de "moral" (no caso, ordem). "Eles no esperavam esse encaminhamento e o debate serviu para a gente pensar sobre os limites de nossos atos", constata a professora. Um dos obstculos mais frequentes na hora de usar o mau comportamento a favor da aprendizagem uma atitude comum a muitos professores: encarar a indisciplina como agresso pessoal. "No podemos nos colocar na mesma posio do jovem", adverte Julio Aquino, professor de Psicologia da Educao na Universidade de So Paulo (USP). Quando a desordem se instala, diz ele, fundamental agir com firmeza. Como fazer isso? No h frmulas prontas, mas um bom caminho discutir o caso com os envolvidos e aplicar sanes relacionadas ao ato em questo. O professor precisa desempenhar seu papel o que inclui disposio para dialogar sobre objetivos e limitaes e para mostrar ao aluno o que a escola (e a sociedade) esperam dele. S quem tem certeza da importncia do que est ensinando e domina vrias metodologias consegue desatar esses ns. Maria Isabel Fragoso, professora de Histria do Colgio Albert Sabin, em So

Paulo, sabe que sua disciplina requer muitas aulas expositivas. Mas ela notou que no conseguia ateno suficiente ao falar diante do quadro-negro. A sada foi propor garotada a criao de encenaes sobre alguns perodos histricos. Resultado: o desinteresse e a baguna logo se transformaram em mais concentrao. Baguna ou inquietao? Cintia Copit Freller, professora de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, nos ajuda a compreender essa pergunta. "A indisciplina uma das maneiras que as crianas e os adolescentes tm de comunicar que algo no vai bem". Por trs de uma guerra de papel podem estar problemas psquicos ou familiares. Ou um aviso de que o estudante no est integrado ao processo de ensino e aprendizagem. Cerca de 95% dos casos atendidos pelo Servio de Orientao Queixa Escolar, coordenado por Cintia, so resolvidos na prpria classe. O truque transformar a contestao em aliada, dando ateno ao jovem e ajudando-o a entender o que o incomoda. De maneira geral, as escolas consideram rebeldia as transgresses s regras de convivncia ou a no adequao a um modelo ideal seja em relao ao ritmo de aprendizagem (bom quem aprende rpido) seja em relao ao comportamento (s queremos os obedientes). O primeiro passo tomar conscincia de que a inquietao inerente idade e faz parte do processo de desenvolvimento e de busca do conhecimento. O segundo, aceitar as diferenas. "A adolescncia, em especial, a fase de descobrir e de testar limites", diz o psiclogo portugus Daniel Sampaio, autor de Indisciplina: Um Signo Geracional. Ok, a contestao natural em crianas e jovens, mas como lidar com ela? Ana Paula Gama, regente de uma turma de 4 srie da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vianna Moog, em So Paulo, conta o que fez para "domar" um garoto tido como o terror em pessoa. "Augusto*, ento com 12 anos, era conhecido desde a 1 srie como agressivo e desinteressado. A me freqentemente assistia s aulas a seu lado e ajudava nas lies de casa. Tudo em vo", lembra a professora. Ana Paula comeou a pedir ajuda na arrumao da sala e na distribuio e recolhimento de material. Em pouco tempo, ele tomou a iniciativa de abandonar as carteiras do fundo e a sentar-se na frente. Passou a prestar ateno, a freqentar as classes de reforo e a oferecer-se para executar as mais variadas tarefas. "Ela incentivou o lado bom do estudante, mostrou que ele pode ser til", analisa Cintia Freller. S com carinho e ateno, Ana Paula fez com que Augusto superasse o estigma de aluno-problema. "Quando h relacionamento afetuoso, qualquer caso pode ser revertido em pouco tempo", afirma Tnia Zagury, psicloga e pesquisadora em educao. Ana Cely Monteiro da Silva, da Escola Municipal Ciro Pimenta, em Belm, precisou de apenas trs meses para incluir Mrcio* na turma de 2 srie. Com 13 anos, ele no tinha amigos, ameaava os colegas e se dizia "do mal". Faltava muito e, quando aparecia, contestava tudo. Cely sabia que o problema estava em casa. Por ocasio do Dia dos Pais, ela decidiu trabalhar um texto sobre relacionamento familiar. Na hora do debate, Mrcio exps o prprio drama: pai desempregado, alcolatra e violento. "Ele tinha bom vocabulrio e gostava de expor suas idias", lembra a professora. O passo seguinte foi elogiar as colocaes do menino e propor discusses

sobre outros temas. Ao ver seus interesses contemplados na classe, o jovem se tornou assduo e participativo. "Aliar as necessidades de ensinoaprendizagem s preferncias da turma uma estratgia que sempre d certo", garante Nvea Maria de Carvalho Fabrcio, presidente da Associao Brasileira de Psicopedagogia. Contrato pedaggico Finalmente, chegamos ao contrato pedaggico. Como todos os acordos que celebramos na vida (aluguel, casamento etc.), este tambm um pacto com aspiraes e obrigaes. Como escreve Julio Aquino, no se trata de definir o que no permitido fazer na sala de aula e na escola, mas de abrir um dilogo entre professor e alunos para estabelecer o que bom para todos e aqui, o exemplo de uma escola talvez no sirva para outra. " nossa funo dizer turma tudo o que cabe a ela para facilitar o ensino", diz. "Em contrapartida, devemos mostrar empenho em fazer todos aprenderem. S assim os jovens encontram sentido nos contedos e participam mais." Com responsabilidade, todos devem dizer o que querem e o que no querem que acontea neste ano letivo que se inicia. Vale a pena redigir essa carta de intenes. Pode chamar de contrato mesmo, ou de combinado. As regras podem valer para o ano todo ou para uma atividade especfica. Como em todo dilogo, esse tambm pressupe a possibilidade de rever posies, se necessrio. Assim, todos vo incorporar e cumprir as normas de conduta. E a indisciplina, que antes incomodava, se transforma numa grande aliada. Os especialistas e o n da disciplina "A escola precisa quebrar o crculo vicioso e instalar o benigno, ressaltando as qualidades do jovem e mostrando que ele pode ter liderana positiva" Cintia Copit Freller, do Servio de Queixa Escolar da USP "Encontrar o centro de interesse da turma como um todo uma excelente estratgia para integrar os jovens no processo de aprendizagem" Nvea Maria Fabrcio, da Associao Brasileira de Psicopedagogia "Quando h relacionamento de afeto e um professor atencioso, qualquer caso pode ser revertido em pouco tempo" Tnia Zagury, psicloga e pesquisadora em Educao
Como enfrentar os "rebeldes"
Esquea a imagem do aluno "ideal"; Observe a criana e o grupo com ateno; Converse com os que atrapalham a aula, ouvindo suas razes; No rotule o aluno, em hiptese alguma; Esclarea as conseqncias para a aprendizagem das atitudes consideradas inadequadas; Procure criar situaes, com histrias ou brincadeiras, que levem a turma a refletir sobre o comportamento de um ou mais colegas, sem exp-los; No abra mo do objeto de seu trabalho, que o conhecimento;

Diferencie as aulas, evitando rotinas; Lembre-se de que os contedos podem ser atitudinais, e no apenas factuais e conceituais.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

O Twitter na nova Educao


Luciana Maria Allan Um olhar crtico sobre os recursos tecnolgicos disponveis deve ser uma prtica permanente na nova Educao O Twitter uma ferramenta de microblogging que permite a troca de mensagens, com at 140 caracteres. Provavelmente, voc j leu esta definio em dezenas e dezenas de artigos. Muitos deles ensinando como redigir o contedo a ser compartilhado; outros questionando as funcionalidades desta rede social. A nova Educao, calcada principalmente nos elementos humanos e na real troca de experincia, exige um planejamento preciso. Dessa forma, um olhar crtico sobre os recursos tecnolgicos disponveis deve ser uma prtica permanente. Portanto, entender as funcionalidades e sua essncia requisito bsico. Caso contrrio, no se tem eficcia. Parece bvio, mas poucos fazem desta forma! Na maioria das vezes, no Twitter, mensagens sem propsitos povoam as pginas; usurios seguem outros sem qualquer critrio; e links so postados sem acrescentar contedo. Na rea de Educao, por exemplo, comum lermos mensagens questionando a qualidade do ensino ("O ensino no Brasil tem qualidade?") ou defendendo a sua importncia ("Educao fundamental"). Mas poucas apresentam solues ou caminhos a serem seguidos para obter resultados significativos. Talvez isso ocorra porque poucos conhecem a verdadeira utilidade das ferramentas sociais: propagar discusses e, ao mesmo tempo, oferecer elementos para o aprimoramento contnuo. Neste contexto, as poucas aes srias e de qualidade merecem destaque. O Colgio Bandeirantes, por exemplo, utiliza o Twitter para divulgar informaes dos departamentos, curiosidades e convites. Com mais de 500 seguidores, o @colband, alm de noticiar informaes institucionais, segue especialistas e repassa para os alunos as ltimas tendncias. Com uma proposta clara ("o nosso propsito de formao integrada valoriza o desenvolvimento de potencialidades intelectuais e afetivas dos nossos alunos"), o Twitter do Colgio Bandeirantes foi estruturado aps muito planejamento e decorrncia de uma ampla pesquisa da instituio para a escolha do contedo a ser propagado. O resultado: alunos seguem, propagam as informaes divulgadas pelo @colband e tm a oportunidade de enviar mensagens diretas para o Twitter, tirando dvidas e fazendo consideraes. Outras instituies de ensino tambm esto se relacionando de forma efetiva no Twitter embora com mais timidez do que o @colband: Parthenon (@tparthenon), com 157 seguidores; Bilac (@colegiobilac), com 90 seguidores; e Dante Alighieri (@colegiodante), com 270 seguidores. No Brasil, aes eficazes como estas e do Colgio Bandeirantes so muito limitadas. J no exterior, so mais evidentes. Alm dos colgios aderirem ferramenta para propagar informaes, os prprios alunos esto sendo incentivados a utiliz-la. O The Guardian noticiou, recentemente, que ensinamentos relacionados ao Twitter faro parte do currculo das escolas primrias do Reino Unido. No Brasil, essa revoluo deve demorar para acontecer. Por

aqui, comeou, recentemente, o debate de estudos antigos, como, por exemplo, o "Can we use Twitter for educational activities?" ("Podemos usar o Twitter para atividades educacionais?", em portugus). Detalhe: o documento foi lanado pelas pesquisadoras Gabriela Grosseck e Carmen Holotescu em 2008, atestando, de certa forma, a falta de agilidade brasileira. O estudo defende, por exemplo, a necessidade de se twittar dentro das salas de aulas, promovendo a rpida discusso de temas, e refora a necessidade do Twitter ser utilizado como ferramenta educacional. Outras dicas interessantes: compartilhamento de vdeos de aprendizagem; reenvio de tweets interessantes e divulgao de mensagens com os links do site, blog ou podcast da instituio de ensino. No esquea: faa enquetes, abra discusses, troque experincias com os alunos e aproveite a oportunidade para despertar o senso crtico e o poder de sntese dos discentes uma das competncias mais privilegiadas hoje no mercado de trabalho. Mais importante do que divulgar informaes fazer com que a mensagem seja compreendida de forma clara, simples e sinttica! No prximo artigo, falaremos sobre as outras ferramentas que discutem as novas tecnologias aplicadas Educao. Enquanto isso, explore o NING. L, h comunidades interessantes sobre Educao, novas tecnologia e incluso digital. Aproveite! (*) Luciana Maria Allan diretora do Instituto Crescer Para a Cidadania e doutoranda na Faculdade de Educao da USP. E-mail: luciana@institutocrescer.org.br Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/

Que tipo de professor eu sou?


Data de Publicao: 26 de maio de 2008 Ns, professores atuantes no ensino-aprendizagem de qualquer disciplina, em dado momento de nossas vidas, certamente nos questionaremos a respeito do tipo de professor que somos. De fato, este um tema que exige bastante reflexo, pois so muitas as variveis envolvidas para que consigamos chegar a uma resposta clara quanto ao tipo de professor que somos. Devemos levar em considerao que somos o resultado de nossas experincias como seres humanos, como eternos aprendizes e de nossa percepo da questo aprendizagem/ensino (enquanto aluno) e de ensino/aprendizagem (enquanto professor). Alm disso, importante destacar que o processo de formao de um professor comea muito antes do curso de graduao, ele tendo noo quanto a isso ou no. As estratgias usadas para aprender durante sua vida antes e durante o ciclo escolar, o meio em que foi criada, a influncia das diversas pessoas que passaram por sua vida, os tipos de ensino a que foi exposto, os livros que leu, as decepes que sofreu, os desafios que superou entre tantos outros acontecimentos, so peas nesta construo por acabar que o ser professor.

O breve olhar de um professor em seu passado j lhe permite lembrar os muitos modelos que passaram por sua vida e, tambm, o reflexo deles no modo como se ensina. Qual estratgia preservou em seu ensinar, quais aboliu por discordar, quais substituiu e o que o motivou a isso, quais resignificou? clara a influncia destes modelos ou preciso uma observao mais metdica para se enxergar estes outros docentes que o compem? Suas crenas do que ser um bom ou mau docente, a motivao pela escolha da carreira - vocao, meio de subsistncia, carreira, ocupao ou emprego1, sua busca por aprimoramento, a f no outro (neste caso os alunos), a vontade de fazer diferena na sociedade tendo o poder de influenciar positiva ou negativamente outro ser, so itens que mostram que tipo de professor voc . Uma nica resposta para esta pergunta que tipo de professor eu sou? algo que difcil de definir, pois, no minuto seguinte j h a possibilidade de ser um docente melhor sendo este ser em eterna evoluo. No entanto, vale muito a reflexo sobre que tipo de docente voc hoje, que tipo de docente voc quer ser e o que precisa fazer para atingir isto. Aqui vo algumas dicas: - Trace paralelos; - Crie metas; - Registre as mudanas que for percebendo e - Lembre-se de que sempre tempo de deixar para trs modelos que nos prendem e seguir adiante resignificando nossas prticas. Sueli Bittencourt Belisrio da Silva Diretora Pedaggica de uma escola de idiomas; Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Paraba e Ps-graduanda no curso Teachers Links: Reflexo e Desenvolvimento para Professores de Ingls pela PUCSP. Colaborao - NADIA CRISTINA DEARO PRESIDENTE PRUDENTE

A INDISCIPLINA NA ESCOLA
Vale a rebeldia como sinnimo de protesto, coragem e ousadia. Por Eliete Carvalho "Disciplina liberdade. J dizia o cantor e compositor Renato Russo em uma de suas msicas bastante conhecida da populao brasileira. Esta afirmao revela que quando se tem disciplina a liberdade conquistada, no a disciplina rgida, castradora, opressora, mas aquela que seja dialtica, consciente, fruto do desejo de todos de conviverem em harmonia, onde o respeito seja mtuo, enfim, aquela que deve ser vista como um processo de conquista na relao aluno/professor. Mas, infelizmente, esta disciplina to sonhada est longe de ser compartilhada na escola, isto porque j no se tem mais controle dos atos de vandalismo, da falta de

respeito, do mau comportamento dos alunos em relao escola e aos professores. Assim, todos os anos diretores, coordenadores e professores buscam encontrar respostas para uma das questes intrigante e constrangedora: a indisciplina. Reclamaes, queixas, expulses e at mesmo violncia tm sido presenciada no espao escolar. E cada vez mais se procuram as razes que tm levado crianas e adolescentes a praticarem tantos atos de vandalismo na escola. Aparentemente no se sabe a causa, o motivo ou mesmo as razes que tm levado crianas e adolescentes a praticarem tanta insubordinao - o que se sabe que a indisciplina, nos ltimos anos, passou a ser objeto de discusso mas tambm de preocupao para a escola. O que se v constantemente na escola que o problema da indisciplina parece no ter soluo, principalmente, quando vemos jovens que se revelam insubordinados, no aceitando o que a escola prope. So capazes de desconsiderar quaisquer tipos de regra, acordo, contrato. Muitos so oriundos de um ambiente familiar desequilibrado, onde seus pais os maltratam, castigam e ameaam, praticam, na escola, o que muitas vezes no fazem em casa. Suas atitudes revelam uma espcie de autodefesa, pois a inteno justamente chamar a ateno. Eles esto sempre em evidncia, ou melhor, destacam-se como perturbadores da ordem. Ou mesmo aqueles que tm pais separados, desempregados, alcolatras; estes desafiam a tudo e a todos com seus comportamentos subversivos. Para esses jovens, a escola parece no ter importncia alguma. Estudar passa ser monotonia ou at mesmo perda de tempo. E ainda aparecem aqueles que segundo Os Parmetros Curriculares Nacionais apontam: Alunos com histrico de diversas reprovaes so encarados como alunos fracos e aceitar essa condio significa construir uma autoimagem negativa, uma identidade inferiorizada. Muitos desses alunos no aceitam tal condio, recusa-se a assumir uma postura humilde, de quem se reconhece como um fracassado e, por meio da indisciplina, buscam afirmar uma identidade insubmissa. Desta maneira, a escola vai convivendo com crianas e adolescentes que transgridem suas normas. A impresso que d que os alunos esto cada vez mais insatisfeitos com a escola. E a cada dia que passa diretores, coordenadores e professores se veem ameaados com suas insatisfaes. da que vemos constantemente acontecer a desordem, na medida em que paredes so riscadas, bancas aparecem quebradas, prdios so depredados, bombas e mais bombas explodem dentro dos banheiros, chutes, pontaps nos cestos de lixo e nas portas. No adianta ficar se queixando ou se lamentando pelos cantos. A indisciplina virou uma bola de neve. Ningum mais controla, mas uma coisa certa: quanto mais punio mais agresses iro acontecer, visto que os alunos j no temem mais ao professor, nem ao coordenador, nem mesmo ao diretor. Diante desta questo, percebe-se a falta de sentido da escola. Infelizmente, ela representa, para muitos, a chatice e a monotonia na proporo que os alunos se

veem obrigados a cumprirem tarefas sem sentidos, a ficarem sentados do primeiro ao quinto horrio vendo contedos" isolados e pouco interessante. Muitas vezes, esses contedos no contribuem em nada com a sua realidade, ou melhor, no preparam para vida. Outras vezes, o desestmulo tanto nenhum aluno aceita mais aula de quinto horrio, eles so capazes de expulsar o professor da sala de aula s para no assistirem s aulas. Quando no fogem ou escondem-se nos banheiros. , neste sentido, ao meu ver, que a escola termina sendo o lugar onde os alunos extravasam suas desesperanas, seus desafetos, j que ela no consegue ser interessante, nem mesmo capaz de atender s suas curiosidades, desejos e expectativas. Assim, vale a rebeldia como sinnimo de protesto, coragem e ousadia. como se a escola tivesse situada na msica do cantor Gabriel o Pensador quando ele diz: Estou aqui pra qu?. Ser que pra aprender? Ou ser que pra aceitar me acomodar e obedecer? Diante deste refro, vemos uma crtica acirrada escola no que diz respeito a sua funo. So desses questionamentos que podemos verificar at que ponto a escola est ou no cumprindo com o seu papel social que o de educar. Ou ainda est sendo capaz de superar suas crises e seus desencontros. Caso contrrio, corre-se o risco de se criar uma gerao de revoltados ou indiferentes, pois o mundo l fora muito mais atraente e estimulante. Acredito, sinceramente, que nada acontece por acaso. Os nossos jovens no tm culpa de ser o que so, at porque a chamada crise da juventude um reflexo da sociedade. Eles esto sem perspectivas, no sabem o que so valores, muito menos direitos e deveres. Desta forma, a escola termina deixando de ocupar o lugar do conhecimento e do sonho, na proporo que no consegue educar para o presente. Neste sentido, o problema da indisciplina no pode ser deixado de lado. A escola deve procurar entender as causas e os motivos que levam os jovens a praticarem tanta insubordinao, deve ser ainda condio primeira para que se compreendam as razes no explcitas da indisciplina na escola. Por outro lado, a escola desafiada a encontrar caminhos que visem atrair os jovens a respeitarem o ambiente escolar. Uma coisa certa: uma vez estabelecida uma relao de confiana entre aluno/professor pode-se romper barreiras antes mesmo inatingveis. Mas isto s no basta, o problema da indisciplina no se recupera apenas por uma relao de confiana. preciso (re) significar o espao escolar, propondo atividades que, de fato, favorea a integrao do jovem escola. necessria uma mudana de postura em relao ao que chamamos de educar, pois de nada adiantaria ensinar e ensinar se nossos alunos ainda no aprenderam uma das coisas que considero bsica e fundamental na vida de cada pessoa: o respeito ao outro. urgente a (re)signao do espao escolar, mais urgente ainda d vida ao projeto poltico-pedaggico da

escola. Acredito que sem o dilogo e com a falta de projeto, a escola no resolver o problema da indisciplina. Portanto, a escola necessita estar aberta ao dilogo com os seus alunos e com a comunidade, precisa sair do anonimato de suas aes, de seus projetos, enfim precisa ser mais incisiva quanto a sua real funo. Caso contrrio, estar exposta s crticas de que desinteressante e desorganizada. Mais ainda de que seus alunos e professores se sentem perdidos ou mesmo sem ideais. Colaborao - NADIA CRISTINA DEARO PRESIDENTE PRUDENTE

You might also like