You are on page 1of 11

Nmero 56//www.lacanquotidien.

fr

Quarta-feira, 12 de outubro, 2011 12H00 (GMT+1) Eu jamais perderia um seminrio por nada neste mundo Sollers Para assinar a petio Raffut Rafah!clique no link: http://www. lacanquotidien.fr/blog/Appelpourrafah

BLANDINE KRIEGEL
e a arqueologia da Repblica
Blandine Kriegel, muitos dentre vocs a escutaram discorrer no ltimo domingo no Frum, a favor de Rafah, sobre a histria da luta das mulheres. Ela me disse que publicaria no incio de novembro, pela PUF[1], uma nova obra, A Repblica e o Prncipe Moderno. Eu pedi a ela, as provas da nova obra, as quais obtive ontem.

Trata-se de uma verdadeira arqueologia da Repblica, no sentido nietzche-foucaltiano do termo, repleta de uma erudio altamente especializada, que seu estilo sempre claro torna fcil o acesso. O evento no menos importante que o conceito, as anlises se entrelaam com anedotas, exatido e sutileza andam de mos dadas, a inteligncia solicitada, a imaginao estimulada, ao passo que o real sempre comanda. Os amadores esclarecidos encontraro a, material para completar sua informao - ao menos aqueles que, como eu, tm algumas noes de histria da filosofia poltica. Afinal, eu comprei no segundo ano do colegial, o livro de Robert Derath, Jean Jacques Rousseau e a cincia poltica de seu tempo,com o qual eu me deliciava e o apresentei a Blandine, quando tnhamos 20 anos; ela o cita, alis, em sua introduo. admirvel que ela tenha se tornado um poo de erudio em histria da filosofia poltica e da filosofia do direito, assim como uma historiadora eminente (conferir tudo o que ela fez sobre Os Historiadores e a Monarquia), enquanto eu permaneci como um pau para toda obra. Como eu disse: um amador.

H sempre quem ache que a histria e a filosofia poltica sejam chatas. Que eles leiam, ento, o Prncipe moderno, e descobriro uma Atlntida do pensamento. Com Blandine Kriegel, assim como com Foucault, de quem ela foi assistente no Collge de France, a Biblioteca um porto em alto mar, onde sopram os ventos da aventura. Vocs embarcam. E ento, por todos os lados, as cartas roubadas, esquecidas, em sofrimento, se atiram sobre vocs- como um vo de falces, por que no? longe da carnia habitual- e fazem de vocs seus destinatrios. Quem conhece Hubert Languet, Duplessis Mornay, Franois Hotman, Franois de La Noue, Philippe de Marnis de Sainte Aldegonde? Bodin, ns conhecemos, mas quem leuVindiciae contra tyrannos? Thodoro de Bze, sim, mas O Direito dos magistrados sobre seus sujeitos? Guilherme dOrange, certamente, mas suas defesas e sua Apologia, redigida por Loyseleur de Villiers? Pois bem, para l-los e entend-los, h Blandine e haver vocs, se vocs lerem Blandine.

O subttulo do livro estimula a imaginao: Os franceses e o nascimento das ProvnciasUnidas. Eu amei este pas antes de conhec-lo, pois ele foi abrigo de Spinoza. Desanti, no tempo em que ele era stalinista, entendia o Deus sive Natura a partir da Bolsa de Amsterd, cujo nome me fazia sonhar quando lia no Dictionnaire philosophique, no artigo Tolerncia, a frase blasfmica que resume quase toda poltica de Voltaire (e uma boa parte da de BernardHenri Lvy): Que na bolsa de Amsterd, de Londres, ou de Surate, ou de Bassora, o masdesta, o brahmanista, o judeu, o maometano, o desta chins, o bramam, o cristo grego, o cristo romano, o cristo protestante, o cristo Quaker, trafiquem juntos, eles no levantaro o punhal uns contra os outros para ganhar almas s suas religies. Esta viso precisa ser corrigida, sem dvida, ou ao menos ser historicizada; Albert O. Hirschmann mostra isto em seu pequeno livro, The passions and the interests: Political Arguments for Capitalism Before its Triumph, que existe em francs.

Quais so, ento, os ltimos livros que li sobre as Provncias-Unidas antes do de Kriegel? H o de Jonathan Isral sobre O Iluminismo radical, que eu citei em seu lanamento, h exatos 10

anos, em uma de minhas Cartas opinio esclarecida. E, antes disto, Simon Schama, sua primeira obra, antes dele virar polmato[2] e se mediatizar at a morte, The Embarrassment of Riches, que eu gostei muito. Como curioso! Blandine sada o primeiro, mas no tem uma palavra para o segundo, que contudo figura em sua bibliografia. A tem coisa. Deve ter algo que ela desaprove em Schama, eu lhe perguntarei o qu: seu silncio me inquieta. Vejo, por outro lado, que sua bibliografia ignora um pequeno livro que consultei bastante, Trevelyan Lectures de Franco Venturi, onde evoca a marginalizao e a sobrevida de quatro antigas repblicas italianas- Gnova, Veneza, Lucca e So Marino - na poca em que dominavam os Estados modernos.

Blandine menciona um livro indito de Alexandre Adler, Le Projet imperial europen au XVIe sicle. Veja que interessante! Tentarei conseguir uma cpia para l-lo antes e, por que no, fazlo ser publicado em seguida. Que belo tema! A vocao prpria Frana sempre foi a de trair o Ocidente. Somos ns, os prfidos aos olhos de Albion. Vejam como o tropismo americano do Sr. Sarkozy o deixou de mos abanando, se assim posso dizer. Ele instala agora os Ruskofs [3] no Quai Branly, de onde eles podero espionar a Universidade Popular de Catherine Clment, o que no muito grave - ainda que esta, secretamente, tenha acesso a muitos documentos arquivados - e tambm o Elyse e o Quai dOrsay. Glucks tentou, mas Poutine nosso Grande Turco. A Frana tem por correlato, a humanidade, assim. entre ns que ns mobilizamos em favor de uma sria presa. Tentem mover os ingleses e depois vocs me diro se conseguiram alguma coisa. Minha amiga Victoria Woollard ficou limitada nestes tempos a escrever na Queen. Quanto aos americanos, Butler e Chomsky assinaram em Paris o Raffut por Rafah!, mas nosso barulho no impediu nem o MIT nem Berkeley de dormir. Zizek apoia os Indignados por Wall Street, mas a Sria? mas Paris? Eles no sabem muito bem onde .

Retornemos Blandine. Os franceses fizeram muito pela pintura holandesa: Claudel no LOeil coute, Proust com o pequeno lano de muro amarelo[4] e ainda Barthes, em um ensaio crtico. Cocorcoc! Descobrimos agora, graas Blandine que, sem os Franceses, sem sua artilharia conceitual, ela no teria visto o dia, a valente republicazinha que se opusera ao Imprio, Felipe II que no sem semelhana, quando sonhamos com isso, com Darth Vadere depois Lus XIV. A est, segundo Blandine, o erro dos eruditos anglo-americanos. Eles seguiram os avatares do significante repblica desde as cidades medievais italianas do sculo XI at o momento maquiavlico designado por Pocock no pensamento ingls e Calvino, o mestre de Genebra. Mas eles no captaram a diferena decisiva que sublinha Blandine, aquela que separa a repblica de cidade, cuja Antiguidade j oferece as encarnaes inesquecveis em Atenas e Roma, da repblica de Estado, que se tornar realidade nos Pases-Baixos com Guilherme dOrange, que triunfar na Inglaterra com Cromwell, dar a luz aos Estados Unidos e finalmente derrubar nossa monarquia milenar.

Como o significante da repblica se tornou fora material, isto o que nos conta este livro. Contar a palavra, pois nesta histria h elementos de um conto de fadas. As ProvnciasUnidas contra os espanhis, David contra Golias, Como Yukong moveu as

Montanhas[5] (ainda uma leitura que tivemos em comum, Blandine e eu). , guardadas as devidas propores, AMP contra IPA, ECF contra a Emenda. Teremos reconhecido meu sinthome Horatius Cocls: opor-se solitariamente contra todos, ou cem contra mil, ou mil contra dez mil. O fraco apenas dissuade o forte se, no que diz respeito aos conceitos, ele curto e grosso, ideologicamente aparelhado, denso, inexpugnvel, um bloco, sem diviso subjetiva. O objeto-causa do desejo republicano, condensador de conceitos e de gozo ao mesmo tempo, se encarnou pela primeira vez antes de Cromwell e de Robespierre, assim como antes dos escritos fundadores da repblica americana- na pessoa do prncipe dOrange. Minha afeio por Guilherme vem de longe. A mxima Eu manterei, eu a evocava durante os combates da dissoluo (1980-1981), uma vez que eu estava de fato determinado a manter os ensino de Lacan- e integralmente, passe incluso- face aos liquidantes da pequena repblica da Escola lacaniana. Indo mais longe ainda, eu me pergunto se eu no fui inicialmente seduzido pela causa holandesa por um filme que me encantou quando criana,As Aventuras de Till Eulenspiegel. Os heris flamengos, classificados por Jung como parte das encarnaes do Trickster, o Deus Fripon, representado por Grard Philipe, no auge de seus 33 anos. Ele arrancou a cmera das mos de Joris Ivens para se ocupar seu lugar de diretor (segundo a biografia de Ivens, Living dangerously).

Pedi Blandine que desse ao Lacan Cotidiano, o captulo onde ela introduz o personagem do Prncipe moderno. Minha amiga Monique Labrune, que agora dirige a PUF, deu tambm seu consentimento, de Francfort. Eu as agradeo fortemente, as duas. JAM

Guilherme dOrange ou o Prncipe moderno

O conjunto de eventos da guerra e da resistncia dos Pases-Baixos marca de fato uma pausa provisria em 1584, com o martrio de seu chefe Guilherme dOrange, que encerra um destino excepcional e trgico. A lenda conta que Melanchthon havia previsto isto no horscopo que os Nassau lhe haviam pedido no nascimento de seu filho. Este destino faz de sua vida uma saga romanesca e um mito que no cessaram, desde ento, de inspirar mltiplas biografias, donde e destacam alguns traos marcantes e reiterados. A infncia camponesa e mimada na numerosa tribo luterana dos Nassau, criada no castelo de Dillenbourg em Hesse, sob a orientao afetuosa e severa- vinda de sua me, Juliana de Stolberg. A herana cada do cu da Casa de Chalon e do principado dOrange, que lhe cai nas mos aps a morte acidental de seu primo Ren de Chalon, um tenente de Carlos I da Espanha. Tendo-se tornado subitamente prncipe do Imprio, herdeiro de uma imensa fortuna e consagrado s mais altas funes, imediatamente convertido ao catolicismo e educado pela Regente dos Pases-Baixos, Marie de Hongrie, irm do imperador, tambm uma criana arrancada precocemente do ambiente familiar que se deteriora em um mutismo precoce do qual no sair jamais. Guilherme o taciturno, este Moiss flamengo, nasce de sua adolescncia luxuosa e solitria onde cresce em meio aos palcios de Brabant, das intrigas e dos banquetes, das guerras e dos embaixadores, longe de sua famlia, feliz e...reformada. O entusiasmo marcante de Carlos I que, em todas as ocasies se apoia sobre os ombros do magnfico rapaz, subitamente tornado homem, para convenc-lo a acompanh-lo, Prncipe, fique, at no prprio dia de sua abdicao, no sem antes lhe conferir ordens militares que fizeram ranger os dentes dos capites mais experientes ou ainda de misses diplomticas de alto escalo, como a negociao do tratado de Cateau- Cambrsis. Ele encontra com Henri II e o duque de Alba, acaba descobrindo os segredos da poltica espanhola hostil aos reformados, segredos que ele mantm ocultos, mas que o fazem entrar em ao. O dio de Philippe II, enfim explode no dia da partida definitiva do jovem monarca das Provncias-Unidas, onde o espanhol o acusa de ter fomentado a atitude rebelde dos Estados-Gerais. Vs! Vs! Vs!, mesmo ele tendo se tornado o mais rico e festejado de todos os prncipes dos PasesBaixos. A vocao definitiva de seu destino um Kennedy que teria se tornado um de Gaulle antes de ser assassinado - vai dispor da longa resistncia das provncias, onde ele perde tudo para tudo ganhar. Ele abandona seus ttulos, sua fortuna, suas imensas propriedades, seus castelos, seus quadros, a religio catlica, seus irmos mortos no campo de batalha, suas sucessivas esposas, mortas por doena, por loucura ou por tristeza, seus amigos, executados diante dele, o apoio da primeira potncia mundial da Europa, a considerao das outras grandes potncias que com ele negociam duramente, sua neutralidade ou sua ajuda quando no o abandonam de todo, a vida, enfim, que lhe arrancada por um matador profissional ... Mas ele conquista um povo, fortifica um Estado, concede o acesso ao mar livre, constri a prosperidade da Provncia-Unidas por um sculo, institui uma repblica, conquista at finalmente, para seus descendentes, dois reinos, o da Holanda e do da Inglaterra, um sculo mais tarde.

Ele encarna bem um mito, mas este mito carrega tambm um novo conceito do poltico: um mito que tem a fora de um conceito. O que mais tarde Hegel chamar de Esprito e, em poltica , o esprito de um povo. Aqui, se trata somente do Esprito de um Prncipe.

Sim, antes de Henri IV e depois de Elisabeth da Inglaterra, Guilherme dOrange-Nassau o grande homem do fim do sculo XVI, o esprito do mundo sem cavalo. Porque ele o esprito

das Provncias Unidas, que o esprito da repblica moderna. Ele legou sabedoria das naes europeias as mximas tornadas proverbiais, as quais no se tem certeza de que ele seja o nico autor: o esprito da ptria conservada: Eu manterei ; o esprito da revolta e da resistncia: No necessrio esperar para agir nem alcanar para perseverar; o esprito do bem comum e do interesse geral: A unio faz a fora. Aquele que explorou todas as velhas solues para chegar nova soluo da repblica moderna. O que devemos Guilherme dOrange, seno esta passagem do acontecimento ao conceito: a evoluo no interior da poltica imperial, os agrupamentos das provncias, da aristocracia e das cidades em direo repblica, atravs de um processo novo e estranho que articula as repblicas da cidade repblica do Estado, uma inovao histrica sem precedentes ?

As repblicas da cidade souberam promover a auto-administrao, a auto-justia e o princpio final da deciso popular. Mas, diante dos imprios, elas mostraram sua fragilidade como o destino de Florena, servido de lio a todos. Entendido, largo sensu, maneira de Pocock, a vertente Courant maquiavlica, se quisermos a incluir o humanismo cvico que se desenvolveu nas repblicas italianas, tinha defendido a vida ativa, o viver civil, presente entre os magistrados holandeses, assim como entre os cortesos elisabetanos e entre as elites inglesas. Contudo, na repblica moderna, stricto sensu, o maquiavelismo foi objeto de mudana e de crticas, sobretudo aps o massacre de Saint Barthlemy, na Frana e de uma oposio certa na Holanda. Franois Hotman, Simon Goulard, Hubert Languet, Innocent Gentille, todos bradam contra o esprito talo-francs que corrompeu a Frana galesa e os pastores protestantes denunciam os crimes maquiavlicos: a mentira dos pactos no mantidos, a guerra e a matana como instrumentos da poltica.

A soluo estritamente maquiavlica consiste, de fato, em teorizar a necessidade do Prncipe, ou seja, do chefe da milcia e podestat[6] como chefes de guerra, capazes de lutar em igualdade de condies com adversrios imperiais. Mas, a fragilidade de tal soluo reside em sua externalidade e em sua imoralidade. O prncipe ocupa um lugar de um senhor imperial sem levar em conta nenhum dos valores de paz. Como sair desta encruzilhada onde, nem as repblicas antigas, nem as repblicas medievais, souberam ou puderam encontrar a sada? Como construir a doutrina de um poder e de um Estado republicanos sem obrigar os cidados e sem aniquilar a potncia? A experincia da derrota da repblica romana aps o irresistvel advento do Prncipe tornado Csar, a solidariedade quase funcional entre o desenvolvimento do Imprio e a instituio do Estado, todas estas observaes seguidas de reflexes, estiveram no cerne do pensamento poltico antigo e medieval. Solues foram buscadas de ambos os lados: inicialmente atravs da reduo do poder. Matava-se assim dois coelhos com uma cajadada s ao se limitar o poder dos Prncipes assim como o de suas instituies. Durante toda Idade Mdia, esta funo era exercida pelos clrigos e pelos juristas; a Igreja, ao proclamar a supremacia da auctoritas sobre a potestas, a supremacia da autoridade espiritual sobre o poder temporal, os doutores italianos, comentadores e ps-comentadores, ao atribuir a justia e a administrao a todas as universitates, a todas as comunidades de cidades ou de feudos. O resultado alcanado, ou seja, o despertar da diversidade feudal, se deu em detrimento unidade e ameaou tanto as unidades municipais e nacionais assim como a unidade imperial. Tambm, em seguida, foi do outro lado, na reconquista e na restaurao do poder independente

necessrio a sua unidade, que as ltimas repblicas se voltaram, elas que procuravam desesperadamente um podestat[7] aqui, um rei acol, para se defender de seus inimigos e se proteger de seus invasores. Bodin, que avalia que, desde Aristteles e Maquiavel, no houve outro pensador republicano seno ele prprio, pensa a partir de 1566 em uma soluo alternativa, a inscrio da soberania no universo da paz e a translao do essencial de seu poder para legislao. Do outro lado, denunciando a imoralidade dos prncipes maquiavlicos que desprezam, aquilo que Spinoza chamar um sculo mais tarde de fervor, a corrente calvinista e singularmente, a dos monarcmacos , os adversrios da realeza, se insurgem contra Maquiavel, sob o pretexto dele ser instrumento do tirano e reivindicam a restaurao da lei divina e da lei natural (para os que so influenciados pelo humanismo).

A soluo bodiniana da soberania legislativa retomada pelos Holandeses, mas com uma diferena fundamental prxima: a soberania ser confiada, no a um s prncipe, rei oustathouder[8], mas compartilhada entre os magistrados e o prncipe. aqui que Guilerme dOrange mostrou sua verdadeira grandeza na pedagogia da diviso do poder, onde ele vir a ser o principal educador: na sua recusa em se tornar um senhor da guerra e na sua escolha da poltica como meio soberano. Devemos a ele, ter impulsionado o sistema da representao como sistema central da repblica moderna. Na Holanda, esta representao se institui atravs da atividade prtica dos Estados-Gerais, cujo exemplo no cessar at o desencadeamento da Revoluo francesa de 1789, de fascinar o pensamento republicano renascente na Frana. Depois de 1576, nos Pases-Baixos do Norte, os Estados-Gerais se tornam, assim, o rgo central do governo, eles legislam, fixam suas reunies e a ordem do dia, negociam com os embaixadores estrangeiros, declaram a guerra e a paz, coletam impostos, controlam e financiam o exrcito e suas cadeiras representativas so muito mais vastas. Nicolas Frret, que buscar furiosamente ao longo do sculo XVIII encontrar as origens e as modalidades de convocao dos EstadosGerais franceses, o jansenista Armand-Gaston Camus, um dos artfices do Juramento do Jeu de Paume[9] e conselheiro da Famlia Hoogstraten (no final do sculo XVIII), sero o testemunho desta obsesso inabalvel. Mas, paralelamente instituio dos Estados-Gerais, a religio calvinista igualmente estabelecida na Holanda, uma vez que o humanismo nacionalista se mostra, por si s, impotente para mobilizar o fervor, em outras palavras, o sentimento nacional, a f patritica. Uma vez mais, Guilherme dOrange, inova ao se apoiar, apesar de ser erasmismo originrio, no movimento calvinista, sem contudo renunciar a humaniz-lo e a liberaliz-lo.

Representao popular, soberania, sentimento nacional, tais so, a partir de ento, a tripla exigncia da repblica moderna suscetvel de superar sua fragilidade congnita em relao aos imprios. Para simplificar, a soluo orangista, que institui apenas um equilbrio precrio destinado a ser derrubado por diversas vezes (lamentavelmente!), nos sculos seguintes, conservou o federalismo das repblicas das cidades que se unem sob o modelo dasamphictyonies[10] gregas (as Provncias-Unidas), ao adotar tambm a soluo bodiniana da soberania, ou seja, da repblica de Estado. Mas desta vez, seu titular no ser o Prncipe, mas a associao dos Estados-Gerais e do Prncipe. Esta nova frmula que conjuga a tradio das repblicas de cidade inovao do princpio da soberania o Estado republicano forteGuilherme dOrange no a elaborou sozinho, como iremos mostrar. Ele a toma emprestado de

seus conselheiros, Hubert Languet, Jean de Jonghe, Philippe Duplessis-Mornay, Philippe De Marnix de Sainte-Aldegonde... e das ideias trocadas entre eles, graas efervescncia intelectual engendrada pela guerra civil na Frana.

Que devemos ento Guilherme dOrange? Uma repblica de Estado que no naufraga as aquisies democrticas das repblicas da cidade, ao mesmo tempo que utiliza a fora de propulso de uma respublica christiana renovada.

Ao conduzir a locomotiva da luta dos Pases-Baixos, o prncipe dOrange franqueou a via do futuro europeu. Neste percurso, como mostram seus retratos, ele prprio se transformou. De sua juventude dourada de porfirogentico[11], a quem tudo dado, temos o testemunho do retrato pintado por Antonio Moro: um belo rosto de olhos ardentes, a boca voluntariosa sobre uma barba espanhola, a armadura vermelha reluzente que exalta o trax cheio de segurana masculina de um jovem militar a quem tudo est prometido... Seguro, quase orgulhoso... O contraste total com o quadro do exlio pintado por Adrien Key. O Prncipe-soldado do Imprio, armado, altivo e arrogante, deixa lugar a um pensador desconfiado, reflexivo, introvertido, ligado aos outros. O gorro substitui o capacete, a melancolia matou o fogo. Mais baixo e mais determinado, menos vestido, mais mediano, mais humano...aquele que dizia meu povo se tornou o Prncipe do povo (Paulo minora canamus). Guilherme, tomado de dvida e de meditao, pareceria mais com um filsofo do que com um chefe do exrcito, se o humanista erasmiano tolerante cheio de um sentimento aristocrtico e superioridade, no se tivesse igualmente apagado para aceitar o calvinismo do povo do Norte, e fazer de si um holands como os outros; daqueles que no renunciaram Religionsvrede, que institui a liberdade de conscincia, a liberdade de culto, o habeas corpus, todas estas sementes de liberdade vindas do humanismo que ele semeou e que acabaro mais tarde por germinar no prprio seio do calvinismo. Ele perdeu a vaidade, renunciando inclusive prpria aparncia altiva para troc-la pela preocupao com o povo: Meu pobre povo, sua ltimas palavras. O povo das provncias, os Estados-Gerais, procuravam um Prncipe para gui-los. Aqui, o Prncipe que encabeava o povo se tornou o Prncipe em busca do povo...

Seu pobre povo... Como se por ter falhado em sua poltica estrangeira o futuro do povo das Provncias-Unidas no estivesse assegurado. A Repblica das Provncia Unidas no nasceu de fato como um imprio dentro de um imprio (Spinoza) , mas na desordem de uma poltica relacionada s outras polticas europeias. necessrio agora evoc-las... Pois o Prncipe moderno inter pares.

UMA CARTA DE DANIELE LEVY


Caro JAM,

Vim ontem, como prometido, mesmo tendo perdido o incio e Nossa Martine! Eu representei Andre Lehmann e Jacques Sdat, impossibilitados, por motivo de sade, mas presentes de corao e pela inteligncia das diferentes questes. Excelente realizao desta reunio notvel, pela quantidade (o grande auditrio da Porte Maillot cheio!), e contudo, e sobretudo, porque pensamentos habitualmente no formulados afloraram e - milagre! - foram respondidos pela diversidade dos participantes, familiarizados ou no com a psicanlise (lacaniana). No teve muito a ver com um meeting. O que desenhava, assim, no era nada mais nada menos do que um campo. Em homenagem ao vivo, um pequeno apanhado de impresses e de coisas ouvidas nas duas horas e meia que passei sentada no meio da multido, fixada nos lbios das oradoras e dos raros oradores. E, primeiramente, ao mais geral, esta definio fulgurante do inconsciente, dada em meio s discusses por uma mulher que tinha medo dos lapsos: O inconsciente, essa coisa incrvel da qual no sabemos quem puxa os fios de qu (Valrie Toranian, diretora da ELLE). E ainda: Parece que o feminino no representa o universal to bem quanto o masculino (Aurlie Filipetti, deputada, ligada a F. Hollande) Laicizar nossa relao com o poder, sem violncia. Quem sabe fazendo voltar a violncia contra aquele que a impe (quem era?) A coragem das mulheres para defender a liberdade e a democracia, tema que surgiu diversas vezes. Por exemplo: no ceder sobre seu desejo, trazer a peste sem que eles saibam, exemplos de coragem no feminino (Alexandre Adler?) O mesmo Alexandre Adler, voltando in extremis na sua anlise poltica pessimista da situao na Sria, pois a revolta seria conduzida por jihadjistas que voltaram do Iraque depois de terem sidos enviados para l: Agradeo a Jacques-Alain Miller de me ter forado a no ceder frente ao meu desejo (eles se abraam, visivelmente comovidos). Porqu? Porque a insistncia de JAM lhe permitiu levar a srio a presena dos letrados, homens e mulheres, frente nas manifestaes. E ainda isso: depois que Lilia Mahjoub evocou a coragem e a engenhosidade de Rafah para instaurar um lugar (ou seja, lugares) para a psicanlise em seu pas, apesar das dificuldades e o obstculo maior, representado pela traduo de Lacan para a lngua rabe e a brecha encontrada: evocar o vocabulrio da mstica sufista, onde existe(m) palavras para dizer Gozo, Amor, eis que a presidente do Nem putas nem submissas l (s em francs, uma pena) um poema deste mesmo campo, que comea com esse verso: Meu pas, meu corpo.... Arrependo-me de no ter tomado mais notas e de no evocar muitos outros momentos notveis, mas ainda essa ideia (Blandine Kriegel): o destino reservado s mulheres e psicanlise so dois indicadores muito confiveis do nvel democrtico de um pas. Uma questo, talvez um arrependimento (mas eu no estava no incio): em seu comunicado informando a todos os membros da IPA sobre o aprisionamento de Rafah Nached, dispondo online, disposio deles, as duas peties de origem francesa e anunciando sua inteno de assinar em nome da IPA (sic), mencionando ainda a obedincia (sic! traduo?) lacaniana de Rafah, o presidente atual da IPA, um canadense de Toronto chamado Pr Charles Hanly, coloca

essa interessante questo: Aparentemente, as autoridades srias associaram seus (Rafah)esforos para ajudar os srios que sofrem de distrbios de ansiedade/de patologia do luto advindos por conta dos eventos recentes, a um comportamento subversivo. Comentrio de Andre Lehmann: Claro, isso fabrica resistentes! Em agradecimento e reconhecimento, Danile Lvy P.S.: Voc pode colocar tudo ou parte dessa mensagem num prximo LQ. Sou membro do Crculo freudiano.

Eis o link do Flash-Mob Du raffut pour Rafah! no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=Qixe5FUWnjQ

Ilustrao da pgina 1: Blandine Kriegel

Traduo: Carla Cristini Bonadio Audi

Reviso: Caroline Gajevic Assis Vilela

[1] Presses Universitaires de France, editora fundada em 1921, atravs da fuso de trs editoras: Alcan
(filosofia) , Leroux (histria) e Rieder (literature).

[2] Estudioso ou conhecedor de diferentes cincias. [3] Outra forma de se referir aos russos. [4] Morte de Bergotte em Em busca do tempo perdido [5] Documentrio francs, de 1976, dirigido por Joris Ivens sobre os ltimos dias da Grande Revoluo Cultural Proletria, movimento scio politico que teve lugar na China entre 1966 e 1976. [6] Ttulo dado ao primeiro magistrado de certas cidades italianas e provenais na Idade Mdia. [7] Primeiro magistrado de certas cidades da Itlia e do sul da Frana que detinha, na Idade Mdia, os poderes executivos e judicirios.

[8] Governador de provncia nos Pases Baixos meridionais nos sculos XVII e XVIII, figura
que nas Provncias-Unidas, fora o comando das foras militares, tinha poderes mais ou menos estendidos em uma ou vrias das sete provncias do Estado.

[9] Em 20 de junho de 1789, os deputados se reuniram no pavilho de tnis - o Jeu de Paume e proferiram um juramento de no se dispersarem enquanto a Frana no tivesse uma Constituio. [10] Federao religiosa e poltica de cidades ou de povos vizinhos, cuja mais clebre foi em Delfos nas Termopilas.

[11] (Ao falar do filho de um Imperador bizantino) Nascido durante o reinado de seu pai.

You might also like